Afoxé, Filhos do Congo

Page 1

i

i Afoxeé filhos do congo

Afoxé i Afoxeé
Afoxeé
Capa Índice Introdução Nossa História Quem Somos Carnaval (Fotos) Considerações Finais Índice 01 02 03 04 10 19 23

Introdução

Este e-book foi produzido pelos alunos do Senai Cimatec como entrega do projeto integrado do curso de Multimídia, para a disciplina de Design de publicações, tendo como docente o professor Fabio Ramon, para esta entrega entrevistamos e visitamos a organização Afoxé filhos do Congo, a equipe foi composta por Ellen Silveira, Daiene Santana, Ana Luisa, Sabrina Costa e Enzo Fernandes.

Neste ebook apresentamos a história do afoxé filhos do congo desde a sua primeira geração bem como os projetos desenvolvidos pela organização atualmente e também fotos do seu produto mais forte: o carnaval, e como diz o sábio Nadinho: Motumbá! (Seja bem vindo na língua Ioruba)

do Congo

3 Ebook
Afoxé Filhos
//
“ “
Por três gerações propagando cultura afro, cuidando das pessoas, disseminando amor, axé!”

Nossa História

Conheça a história da associação que é pioneira na cultura afro-brasileira

01
5 Ebook // Afoxé Filhos do Congo
“ ...foi Nadinho quem recebeu de seus guias a missão de levar as ruas o afoxé que homenageia a contribuição sócio-cultural dos africanos e seus descendentes, vindos da região africana do Reino do Congo.

Onde tudo começou

O Filhos do Congo de hoje é herdeiro de outras duas entidades que abrilhantaram os carnavais de Salvador. Em sua formação mais antiga era os Congos d’África, um dos afoxés pioneiros da República. O Congos d’África, criado no início dos anos 1920 era um “colossal candomblé a perambular pelas ruas” que se originou com o velho Rodrigo (Dodô), nas mediações do Dique do Tororó, lugar sagrado em cujas cercanias havia muitos candomblés. O terreiro de Dodô dedicado a Omolú, já trazia uma marca dos afoxés dedicado ao Congo: tocava ijexá, ao invés de em congo como seria de se esperar. O Congos d’África, foi sucedido pelos Filhos do Congo nos finais dos anos de 1940 liderado pelo filho de Dodô, tendo desfilado ainda por alguns anos.

E, finalmente os FILHOS DO CONGO ressurgiu em 1979 sob a liderança de Ednaldo Santana dos Santos, conhecido a partir de então como Nadinho do Congo. Os afoxés possuem íntimas relações místicas com os terreiros de candomblé e assim, foi Nadinho quem recebeu de seus guias a missão de levar as ruas o afoxé que homenageia a contribuição sócio-cultural dos africanos e seus descendentes, vindos da região africana do Reino do Congo. O guia do Filhos do Congo que comanda atualmente os destinos da entidade é o Orixá Ogum, ferreiro e senhor da guerra, patrono das artes manuais e inventor das indústrias.

7 Ebook
Filhos
// Afoxé
do Congo

Quem Somos

Uma entidade Afro-sociocultural sem fins lucrativos que desenvolve atividades culturais ao longo do ano, tendo o carnaval como chamado para ações sociais.

02

“ Temos como questões fundamentais a diversidade, a identidade cultural, a inclusão, a cidadania, a preservação e a difusão do patrimônio cultural tendo como principal objetivo promover uma visão equânime e democrática.

Congo

9 Ebook // Afoxé Filhos
do

Quem Somos

Somos uma associação comunitária e recreativa, sem fins lucrativos e de utilidade pública que visa realizar trabalhos socioculturais ao longo de todo o ano, além de abrilhantar os carnavais de Salvador.

Desenvolvemos diversas atividades culturais e ações sociais, sendo os desfiles de carnavais apenas algumas de nossas ações, sobretudo na comunidade de Cajazeiras ao qual desenvolvemos um trabalho de orientação de crianças e adolescentes, com aulas no contraturno escolar de dança e música dessa forma já contribuimos organicamente para a profissionalização de vários músicos e dançarinos que hoje desenvolvem atividades no Brasil e no exterior. No campo social, atuamos aliados a empresas privadas e órgãos públicos no aporte para o bairro de intervenções que objetivam a melhoria das condições de vida

da comunidade e na execução de projetos educacionais com o ensino da música, da dança, da capoeira, da informática e cursos preparatórios profissionalizantes.

Temos como questões fundamentais a diversidade, a identidade cultural, a inclusão, a cidadania, a preservação e a difusão do patrimônio cultural tendo como principal objetivo promover uma visão equânime e democrática.

Nosso trabalho acontece de forma integrada com a comunidade de cajazeiras e adjacências, afroempreendedores, jovens, mulheres, parceiros, apoiadores nacionais e internacionais como embaixador do Congo e a rainha Diambi Kabatusuila da República Democrática do Congo que desfilou junto ao afoxé em 2019.

10 Ebook // Afoxé
Filhos do Congo

Rota Afro

Um circuito pelos pontos afros mais importantes, recheado de momentos de imersão cultural através de danças, gastronomia e muito mais.

Carnaval

O afoxé constitui uma das manifestações culturais mais longevas do Carnaval da Bahia.

Negraflor

Uma oficina de fabricação de sabonetes e embalagens artesanais com foco no empreendedorismo negro e feminino ofertada pelo Afoxé Filhos do Congo em parceria com a Sepromi.

Oficinas

Atividades realizadas de forma integrada com a comunidade.

do

13
Ebook // Afoxé Filhos
Congo Nossos Projetos

Carnaval

Fotos dos nossos melhores momentos no carnaval

03

O afoxé constitui uma das manifestações culturais mais longevas do Carnaval da Bahia, suas origens remontam o século XIX e é marcante na história de luta e resistência cultural do povo negro. Sua trajetória, significados e sobrevivência são extraordinários e em muito é responsável pelo carnaval participativo e explorador de cultura que se desenvolveu na Bahia.

15 Ebook // Afoxé Filhos do Congo
17 Ebook // Afoxé Filhos do Congo

Ebook // Afoxé Filhos do Congo

Ebook // Afoxé Filhos do Congo
20 Ebook //
Filhos
Afoxé
do Congo
21 Ebook // Afoxé Filhos do Congo

Considerações

Considerações Finais

Agradecemos ao Senai Cimatec pela projeto proporcionado, aos nossos professores por todo apoio e orientação durante o desenvimento deste trabalho e a Associação Afoxé Filhos do Congo pela confiança, disponibilidade e pelo caloroso acolhimento durante todo o processo.

Ebook // Afoxé Filhos do Congo

23

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.