Issuu on Google+

Versos para prevenir e combater o bullying

Turma de 4e/8º ano da Secção Portuguesa do Liceu internacional de Saint-Germain-en-Laye (2012-2013)


O BULLYING NÃO É PIADA, QUEM O FAZ PERDE A RAZÃO, Ao agir com covardia E falta de educação, Pois riso que causa dor Não é riso: é perversão! QUEM FAZ BULLYING QUER, COM ISTO SUA FORÇA DEMONSTRAR Ao zombar dos companheiros E os ridicularizar. É ato de covardia Que devemos denunciar.

Depois de contactado, o escritor brasileiro Fábio Sombra redigiu as duas estrofes que se seguem para estimular os alunos a criarem os seus próprios textos de combate ao bullying:


O - BU-LLYING –NÃO- É –PI-A-DA, QUEM –O- FAZ- PER-DE A –RA-ZÃO, Ao- a-gir- com –co-var-di-a E –fal-ta- de e-du-ca-ção, Pois- ri-so- que- cau-sa- dor Não- é- ri-so: é- per-ver-são!

QUEM- FAZ- BU-LLYING- QUER,- COM –IS-TO SU-A –FOR-ÇA- DE-MONS-TRAR Ao- zom-bar- dos- com-pa-nhei-ros E –os- ri-di-cu-la-ri-zar. É –a-to- de- co-var-di-a Que- de-ve-mos- de-nun-ciar. Procedemos à divisão das duas estrofes em sílabas métricas (contagem até à sílaba tónica da última palavra do verso) e à identificação da rima cruzada em cada estrofe:


Regras para a construção das estrofes de prevenção:  

Desenvolver o mote dado por Fábio Sombra respeitando o tema de prevenção do bullying; Respeitar a métrica dos versos de Fábio Sombra, ie cada verso deve ter sete sílabas métricas (redondilha maior); Criar versos com rima cruzada (obedecer ao som final do verso dois do mote).


O bullying não é piada Quem o faz perde a razão Todos somos iguais Um pequeno não é cão É pessoa como tu Não tens de o deitar no chão Quem faz bullying quer, com isto, Sua força demonstrar Mas não é boa ideia Nós devemos nos amar Ajudarmos uns aos outros Em vez de ameaçar

dp


O bullying não é piada Quem o faz perde a razão Isso será castigado Surgirá uma punição Se tu fosses uma vítima Prestarias mais atenção

jr


O bullying não é piada Quem o faz perde à razão Com licença todo mundo, Quero ter a vossa atenção. Precisamos achar jeito Pôr cobro à situação!

mm


Quem faz bullying quer, com isto, Sua força demostrar O fraco a golpear A bater e machucar O público a olhar Sem reagir nem falar

nc


Fazer bullying não é piada Quem o faz perde a razão Faz sofrer muitas pessoas Sem motivo nem perdão Instala-se a tristeza Quem faz bullying é mauzão.

aa


O bullying não é piada Quem o faz perde a razão Em cada insulto dado Temos nova agressão Bem marcada ficará Gravada no coração.

mmp


Quem faz bullying quer, com isto, Sua força demonstrar Quando bate na pessoa É só pra aterrorizar Não pensa no mal que faz Pois faz isto sem pensar.

ad


O bullying não é piada Quem o faz perde a razão O que diariamente Sofrer esta exclusão Vive com dificuldade Vamos prestar mais atenção?

md


Quem faz bullying quer, com isso, sua força demonstrar é castigo para alguém é mais do que humilhar sem razão para fazer isso deve já parar

ld


O bullying não é piada Quem o faz perde a razão Não te sintas obrigado Podes sempre dizer não E pensa sempre que podes Parar uma humilhação

apdc


Quem faz bullying quer, com isto, Sua forรงa demonstrar Mesmo se isso nรฃo serve Todos podem perguntar Para que serve troรงar E com o medo gozar?

op


O bullying não é piada Quem faz perde a razão A insultar, a bater Atos sem justificação E quem começa a bater Mais tarde irá para a prisão

hf


Quem faz bullying quer, com isto, sua força demonstrar Bullying é muito cruel Maneira de magoar! Diferenças a voar Nós devemos respeitar.

da


O bullying não é piada Quem o faz perde a razão Ao sofrer todos os dias É uma grande humilhação Ao dizê-lo com vaidade Vai destruir um coração.

ar


Quem faz bullying quer, com isto, Sua força demonstrar Mesmo se tem medo disso Com alguÊm tem que falar Com adultos, com amigos, O bullying tem que parar.

mla


O Bullying é a chantagem dos que perdem a razão Ameaçando colegas batendo até no chão felizmente há estrelas que nos guiam à solução Vítima de tantos gozos de desprezo e humilhação Não existe dor pior, Conduz à resignação! Além disso há quem chore, Quem estrague o coração

tf


O bullying não é piada 4e