/0487483001313908953

Page 30

Sociedade

30

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Domingo, 21 d Diário do Am

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

METEOROLOGIA

O ar seco bateu recorde em todo o Brasil nos meses de julho e agosto

As temperaturas nos últimos dias ultrapassaram os 36 graus centígrados, mas a sensação térmica de quem precisa estar em ambiente aberto ultrapassa os 40 graus centígrados, principalmente entre as 10 e 16h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Condições extremas do A climaassustam os manauaras

TEXTO ÁlissonCastro FOTO DaniloMello MANAUS

Temperaturas elevadas ear seco preocupammeteorologistas

s condições extremas do clima, como calor excessivo, baixaUmidadeRelativa do Ar (URA) e ausência dechuvas,devem ser vivenciadas pelos moradores de Manaus pelo menos até novembro, segundo a superintendentedoInstitutoNacionalde Meteorologia (Inmet) no Amazonas,LúciaGoulart. Para a meteorologista, os manauaras que moram nos bairros mais centrais da capital sãoos quemais estãosendo atingidos pelas condições climáticas. “Imagine todos estes elementos adversos aliados à poluição atmosférica”, alertou.

Aopiniãodameteorologista é confirmada pelo secretário do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), Antonio de Pádua. “A umidade do ar é importante para proteger os pulmões da poluição, sem partículas de água na atmosfera o corpo absorve apenas partículas sólidas contendo materiais tóxicos como dióxido de carbono”, ressaltou Pádua. AartesãMariaLiduínaOliveira de Souza informou que nos últimos dias tem sofrido mais comas crises de renite. “A garganta também já começou a doer e os espirros estão mais frequentes, sinto ainda que o ar estámais quente. Para reduzir os efeitos do clima, tenho deixadoo quintaldacasaconstantemente úmido para evitar acúmulodepoeira”,contou.

Segundo a chefe do Inmet no Amazonas, a umidade de ar ideal é acima de 60%. “Ao baixar deste índice, as condições já podem ser consideradas ruins para a vida humana”. Quantoaprevisãoparaos próximos anos, Goulart afirma não ser possível fazer uma previsão confiável, mas alerta que as mudanças climáticas já são um fato vivenciado atualmente pela população mundial. “O clima em que estamos vivendo não é mais o mesmo de quando éramos crianças. É obvio que está havendo uma mudança. O que temos que fazer é nos adaptarmos a ele, tomando cuidados que antes não tínhamos. Se nos próximos anos voltar a ocorrer baixas umidades em Manaus, nesta época do ano, os órgãos de saúde devem fornecer in-

formações par rências de doe plo”,opinou. Para o sup Serviço Geoló Marco Antoni é cedo para av ciadechuvae provocar um v queanopassa em Manaus, das águas do r nor índice já órgão em 24 2010. “Oíndiced je,estáacimad no mesmo dia Ou seja, aind afirmar que o co será super disse.

FALE COM O ED cidades@d24am


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.