#TECNOLOGIA</EM>DESTAQUE 15 / maio / 2019
Newsletter n.º 21
Periodicidade semanal
Carros elétricos devem fazer barulho: UE vai obrigar um alerta acústico a partir de 2021 Os carros elétricos têm vantagens óbvias para as cidades e para quem nela circula. A poluição é um dos primeiros pontos onde se nota, mas aparentemente nem tudo são pontos positivos. Pode parecer um contrassenso, mas os carros elétricos e os híbridos estão a ter problemas de ruído.
Mas, e ao contrário dos carros com motor de combustão, este problema está no barulho que não fazem. Isto reflete-se nos peões, que não têm uma noção da aproximação destes veículos.
LER MAIS Fonte: www.pplware.pt
NASA: A Lua da Terra está a encolher e a tremer Temos como um “bem adquirido” o nosso satélite natural, a que chamamos de Lua. Contudo, este astro tem estado em transformação e algo se passa com ele. Segundo um estudo agora disponibilizado, a Lua está a encolher lentamente ao longo do tempo, os sismos têm causado rugas na sua crosta.
Estas informações foram recolhidas pelas fotos captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA.
LER MAIS
Fonte: www.pplware.pt
Investigadores criaram blocos de 1,5 toneladas que podem ser movidos à mão Há uma série de construções pré-históricas e medievais que ainda hoje deixam os especialistas inquietos. Sem equipamentos avançados como temos hoje, como poderão ter feito esses monumentos, erguido pedras de toneladas ou encaixado blocos para finalizar uma pirâmide? A resposta pode estar no
método usado de construção. Num experiência interessante do ponto de vista da engenharia, investigadores criaram pedras que pesam toneladas e podem ser movidas sem ferramentas.
LER MAIS Fonte: kids.pplware.sapo.pt
IA consegue melhores resultados que médicos a prever situações de morte
Fonte: www.noticiasaominuto.com/tech
Uma investigação apresentada numa conferência internacional em Lisboa revelou que sistemas de Inteligência Artificial (IA) são melhores a identificar situações de morte do que médicos humanos. A investigação foi liderada pelo Dr. Luis Eduardo Juarez-Orozco do Centro Turku PET na Finlândia, que
contou como a equipa treino um algoritmo de ‘machine learning’ com dados reunidos a partir de mil pacientes.
LER MAIS
1