2º Festival de Balonismo de Vacaria já tem data marcada
Parceria entre Prefeitura e UCS garante castração de animais de rua em Ausentes
Evasão escolar preocupa e é tema de ações em Vacaria
Irmãs de São José comemoram 120 anos da chegada à região
Agro JC completa cinco anos em Muitos Capões
Unidade móvel começa a levar atendimento em saúde para comunidades de Bom Jesus
SÁBADO, 6 de maio de 2023 | Vacaria | Nº 2757 | Ano 48 R$ 2 REGIÃO | Página 13 EVENTO | Página 11 REGIÃO | Página 15 HISTÓRIA | Página 3 PREFEITURA DE BOM JESUS/DIVULGAÇÃO EDUCAÇÃO | Editorial e Páginas 4 e 5
MAICON MACIEL, PREFEITURA DE VACARIA 2022/DIVULGAÇÃO
ESPECIAL | PÁGINAS CENTRAIS
PREVISÃO DO TEMPO
EDITORIAL
A EVASÃO ESCOLAR
Um dos graves problemas da educação brasileira reside na evasão escolar, alunos que pelos mais diferentes motivos deixam de ir às aulas. É bom lembrar que a evasão traz em seu rastro inúmeras perdas para o aluno, como a falta de convivência com pessoas da mesma faixa etária, a falta do dia a dia da sala de aula, dificuldade de ingresso no mercado de trabalho, além do conhecimento cognitivo e socioemocional prejudicados.
Entre os motivos, estão a gravidez não planejada na adolescência, pouco suporte cognitivo da escola, desinteresse pelo aprendizado, aulas pouco interessantes e que não despertam o interesse do jovem, currículo engessado e inflexível e a falta de aproximação entre escola e família.
A evasão também está entre nós. Conforme a Rádio Fátima noticiou,
em nossa cidade pelo menos 600 alunos estão infrequentes na escola; no ano passado, o número bateu nos 900 estudantes. Na terça-feira, dia 2, o Ministério Público local promoveu encontro que tratou do assunto, com a participação de agentes de saúde, Primeira Infância Melhor e outras representações. A meta da reunião foi encarar o assunto de frente e, conforme o promotor Luís Augusto Gonçalves Costa, criar estratégias para diminuir este índice e localizar jovens que abandonaram a escola. Dado alarmante aponta que 80% dos evadidos daqui pertencem a famílias contempladas pelo Bolsa Família, benefício que poderá ser suspenso caso as notificações sejam ignoradas, e os pais poderão responder a processo criminal. Bom que o assunto está sendo encarado com seriedade, pois local de criança e adolescente é na escola, não nas ruas ou em casa.
Só Para Lembrar
LIVRO DE ADHEMAR PINOTTI PODE SER COMPRADO EM “FOTOCÓPIA”
A obra “Só Para Lembrar” acaba de ser liberada para venda no sistema de “fotocópia” na Foto Ismael (Totonho), localizada na Rua Marechal Floriano, 621, centro de Vacaria. De acordo com o autor, o advogado, pesquisador e historiador Adhemar Pinotti, o custo da cópia completa é de R$ 42. Lançado em 2011, o livro mostra um pouco da história de Vacaria e alguns pontos dos Campos de Cima da Serra em fotos e legendas.
Pinotti também salienta que quem quiser colaborar financeiramente com o autor, pode enviar qualquer importância para o PIX 170.852.680-34.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 2
Por Adhemar Pinotti Fone/Whats: (51) 99744.1224
“
Os pais poderão responder a processo criminal.”
HISTÓRIA
Mês de
maio é marcado pela
chegada das Irmãs de São José
A presença das Irmãs de São José tem grande contribuição, primeiro na educação, evangelização e, mais adiante na saúde. Passados 120 anos, com desafios sempre renovados, o trabalho continua inspirado no Carisma (Dom extraordinário para o bem da comunidade). Naturalmente o começo das atividades, em 1903, desde a chegada a cavalo, passando pela confecção de tijolos, de forma artesanal, para a construção do Internato, que abrigaria as meninas vindas das comunidades rurais para estudar no Colégio São José, até a luta para vencer as precariedades da época, foram etapas marcan-
tes. Hoje, tanto o Colégio quanto o Hospital, em sintonia com as novas exigências e as tendências de cada vez mais serem intensas, continuam dando as melhores respostas para toda a comunidade regional. O Hospital Nossa Senhora da Oliveira, pela natureza do serviço que presta, é conhecido como a empresa mais importante de Vacaria.
Os anos passaram, muitas coisas mudaram, a história foi sendo escrita, mas o mesmo carisma e espiritualidade da congregação das Irmãs de São José é o que nos guia e conduz.”
O Correio Vacariense teve contato com inúmeras publicações que valorizam a história e nos remetem ao início da caminhada, mostram a capacidade de adaptação
e a força para a superação das adversidades. “As atividades do Hospital Nossa Senhora da Oliveira iniciaram, oficialmente, em 4 de maio de 1935, num antigo internato da Escola São José. Possuía uma estrutura física que contava com doze quartos privativos, duas enfermarias, uma sala de cirurgia, uma sala de curativos e uma cozinha,
sendo no total dezessete peças.”
De área de internato a dependências hospitalares há 88 anos. Ainda nos resgates da história do HNSO encontramos: “Aos 22 dias do mês de outubro de 1975, foi firmado um convênio local sazonal para Assistência Médica Hospitalar aos beneficiários do Funru-
ral. Foi o primeiro convênio dessa modalidade, no estado do Rio Grande do Sul.”
Das marcas históricas aos desafios atuais, a cada dia mais fortes. Hoje o Hospital de Vacaria, que já é grande, alimenta a vontade de continuar crescendo. Um dos próximos passos é trazer para sua estrutura
o serviço de oncologia. Atualmente, trabalham no Hospital acima de 430 profissionais e mais de 80% dos serviços prestados são destinados a beneficiários do Sistema Único de Saúde. A pedido do nosso periódico, a irmã Adelide Canci, diretora-presidente do Hospital, produziu o artigo abaixo.
120 anos: não importa o tempo a caminhada continua
No dia 3 de maio de 1903, seis Irmãs de São José chegavam na pequena Vila Velha, hoje, Vacaria, uma comunidade quase dizimada por um surto de varíola. Nesta realidade, as jovens irmãs começaram a missão junto ao povo vacariense.
Hoje, 120 anos depois, a missão continua, com toda a evolução, inovações em todos sentidos! As irmãs também, inevitavelmente, acompanharam a evolução para darem respostas atualizadas, eficazes e convincentes aos desafios da sociedade.
Na educação, hoje, as irmãs de São José trabalham em parceria com a Rede de Ensino Bom Jesus.
Na saúde, as irmãs são gestoras da Farmácia Nossa Senhora da Oliveira e o Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Duas Irmãs trabalham, atualmente, no hospital: uma como diretora-presidente e outra como gerente de enfermagem.
Temos, também, duas casas
de cuidados para pessoas idosas. Nestas, residem 22 Irmãs, que contam com todos os cuidados necessários para uma pessoa idosa. Quatro irmãs se distribuem no serviço de coordenação da enfermagem, na coordenação da casa e na coordenação da vida, oração e atenção às irmãs.
Nestas casas de cuidados, damos a maior atenção às irmãs que nos precederam na missão e nos deixaram um legado incomparável de vida e missão. Hoje, nos resta dar continuidade.
Em Vacaria, somos dez irmãs distribuídas em quatro comunidades, em diferentes bairros. Além de ajudar na casa de cuidados e hospital, também exercemos a missão em diversas pastorais, como: saúde preventiva, catequese, visita às famílias, grupo de família, liturgia, entre outros.
Em uma comunidade, residem duas Irmãs que exer-
cem sua missão no Hospital e suporte à casa de cuidados.
Há um trabalho, também, muito bonito e intenso com grupos de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto, que são formados por pessoas que desejam viver o Carisma e a Espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José.
Em nossas instituições, aqui no município de Vacaria,
trabalhamos com aproximadamente 550 colaboradores.
Os anos passaram, muitas coisas mudaram, a história foi sendo escrita, mas o mesmo carisma e espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José é o que nos guia e conduz.
Somos seguidoras de Cristo, o missionário do Pai. Procuramos responder aos apelos e desafios do mundo contempo-
râneo, nos passos de Jesus de Nazaré. Identificando-se com Ele, queremos olhar o mundo com os olhos de Deus, amar o povo como Deus o ama e ouvir os seus apelos como Deus mesmo ouviu o grito do seu povo (Êxodo 3, 7-8). Assim fundamentamos o Carisma de Comunhão, assumido pela Congregação das Irmãs de São José.
Louvamos o Deus da vida, que conduziu a história e acompanha nossos passos na vida e missão de cada Irmã de São José.
Somos impulsionadas por vivos desejos de alentar a renovação de nossa vida religiosa apostólica, como mulheres místicas e proféticas ao serviço do Reino, inaugurado por Jesus e continuado por nós, suas seguidoras.
Não importa o tempo, a caminhada continua.
Irmã ADELIDE CANCI diretora-presidente do HNSO
SÁBADO, 6 de maio de 2023 3 Paulo Eriberto paulo@cvacariense.com.br
“ HNSO/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇÃO DO LIVRO “SÓ PARA LEMBRAR”
Autoridades tentam ações para combater a evasão escolar em Vacaria
O maior município dos Campos de Cima da Serra foi o 10º no Estado no número de alunos que deixaram de frequentar a escola no ano passado. Em 2023, os números voltaram a alarmar, o que motivou o Ministério Público a montar novas estratégias de ação. A maior resistência para a frequência nas escolas está na camada superior aos 15 anos, com o agravante de que há drogas envolvidas em muitos dos casos
A infrequência nas escolas de Vacaria vem de muito tempo sendo uma realidade que preocupa as autoridades. Somente no ano passado foram preenchidas mais de 900 fichas de infrequência, que posteriormente passam pelo Conselho Tutelar e chegam até o Ministério Público. Somente no primeiro semestre deste ano já passam de 600 as fichas. “Isso nos preocupa muito aqui no Conselho Tutelar e a nossa maior angústia é que encontramos muitas dificuldades para promover o retorno dos estudantes para as escolas”, revela Rosângela Ramos, coordenadora do Conselho. A maior resistência está na camada de estudantes evadidos que tem mais de 15 anos. “Tentamos identificar os motivos dessa resistência e infelizmente tem muita questão de drogas envolvida.”
Outra constatação que vem do Conselho Tutelar é de que falta muita conversa com os adolescentes especialmente dentro das famílias, o que aumenta a dificuldade para o retorno à escola. “Essa falta de amparo nas famílias dificulta muito o nosso trabalho o que nos deixa extremamente preocupados e as vezes com a sensação de impotência para resolver as situações”, afirma Rosângela.
“A evasão escolar vai diminuir, mas depende muito da participação das famílias nesse processo.”
Essa foi uma das sensações da reunião realizada no plenário da Câmara Municipal, convocada pelo Ministério Público, que está muito preocupado com o ritmo crescente do problema e suas inevitáveis
consequências. “Nesse encontro procuramos reunir o maior número de pessoas que fazem parte da rede que pode e está atuando na tentativa de combater o problema”, disse ao Correio Vacariense o promotor de Justiça Luis Augusto Gonçalves Costa.
Para esse esforço maior foram chamados vários setores ligados desde a educação, assistência social,
Direito autoral sobre conteúdos digitais pauta reflexão na UCS
A Universidade de Caxias do Sul, atenta às mudanças e priorizando a excelência de ensino, realiza o evento “Direito Autoral sobre Conteúdos Digitais”. A atividade ocorre no dia 10 de maio, das 18h às 19h, com transmissão on-line, por meio do canal no YouTube.
O encontro, realizado pela Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, visa proporcionar novas reflexões e conhecimentos sobre o tema para acadêmicos e profissionais da área. As atividades serão ministradas pela doutoranda em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica e mestre em Direito Privado Elisângela Dias Menezes.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em ucs.br, na aba Eventos, até dia 10 de maio.
Desenvolva autoconhecimento, inteligência emocional e atenção plena a partir de curso da UCS
No dia 20 de maio, na Universidade de Caxias do Sul, ocorre o curso de Extensão “Autoconhecimento, Inteligência Emocional e Atenção Plena”. A aula programada para sábado, das 9h às 12h, com transmissão on-line, via Google Meet, tem como objetivo desenvolver a consciência para o conhecimento sobre si mesmo, promovendo reflexão sobre a complexidade pessoal e sobre como manter a atenção
saúde (especialmente agentes de saúde, que estão em contato permanente com as famílias) e ainda representantes de programas como o PIM –Primeira Infância Melhor. “Unindo forças com essas pessoas que batem nas portas das residências das famílias estamos fazendo um esforço mais concentrado ainda na tentativa, não apenas de identificar e sim atuar na solu-
ção dos problemas”. Essa estratégia de chegar ao maior número possível de famílias justifica-se também pela questão da vulnerabilidade social. Dado revelado pelo Ministério Público mostra que das mais de 900 fichas de infrequência preenchidas no ano passado 80% são de crianças e adolescentes de famílias que estão dentro dos programas sociais do Governo Federal, em especial o Bolsa Família. Em Vacaria hoje estão cadastradas nesse programa perto de quatro mil famílias, o que leva crer que em torno de 20% têm filhos fora da sala de aula. A ausência das crianças em sala de aula é motivo para suspensão do benefício.
Tendo presente que a ausência de crianças e
adolescentes nas escolas é apenas a ponta de vários problemas muito mais graves a união de forças foi a saída buscada pelo Ministério Público. “Estamos diante de uma realidade onde crianças e adolescentes e os ambientes de suas famílias estão precisando de ajuda. Então precisamos combater isso para podermos construir uma sociedade melhor”, reforça o promotor Luis Augusto. As reuniões e busca de novas ações estão acontecendo desde o mês de fevereiro. Uma das novas ações foi a criação da figura do agente de educação em cada escola para combater a evasão. “Assim seremos bem rápidos na comunicação entre escola, Ministério Público e Conselho Tutelar para a tomada de atitudes corrigindo as situações sempre o mais breve possível.”
plena em uma sociedade ágil, otimizada e fluida, desenvolvendo plasticidade cerebral e inteligência emocional.
Para isso, a professora da UCS Geisa da Silva Medeiros abordará questões sobre o despertar da consciência, o autoconhecimento, a complexidade pessoal, espiritualidade, resiliência, assertividade e antifragilidade, plasticidade cerebral, inteligência emocional e modernidade líquida.
As inscrições estão abertas até dia 16 de maio, em ucs. br, na aba Extensão.
UCS oferta especialização em pedagogia das infâncias
Com aulas previstas para iniciarem no dia 2 de junho, a Universidade de Caxias do Sul promove a especialização em “Pedagogia das Infâncias”. A qualificação, que ocorre às sextas-feiras, das 19h às 22h, com aulas semanais, é ofertada na modalidade presencial digital, com inserção de aulas EaD.
A ideia é que durante as 360 horas/aula os estudantes matriculados se tornem capazes de escutar, ética e esteticamente, as vozes, as culturas e as potencialidades das crianças, a partir da observação do cotidiano e do registro da documentação pedagógica na perspectiva da educação emancipadora, desde a infância. A especialização é dividida em três módulos que abordam as diferenciadas pedagogias das infâncias, bem como as práticas e as suas metodologias.
Saiba mais em ucs.br, na aba Ensino.
Estude na maior Universidade da região com 50% de desconto em toda graduação
A Universidade de Caxias do Sul oferece a opção de concluir a graduação investindo apenas metade do valor. A oportunidade é direcionada aos estudantes que realizarem a transferência de matrícula nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, oferecidos no Campus Universitário de Vacaria, e Comércio Internacional, ofertado no Campus-Sede, em Caxias do Sul.
Para saber mais, é possível entrar em contato pelo WhatsApp (54) 99931-3441, pelo telefone (54) 3218-2145 ou acessar ucs.br.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 4 EDUCAÇÃO
SAULO VARGAS/DIVULGAÇÃO
O poder que emana do povo
www camaravacaria rs gov br
EMPRESA TRANSPORTES CAVALINHO RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA
A T r a n s p o r t e s C a v a l i n h o f o i homenageada na sessão ordinária desta terça-feira (2) A empresa vacariense recebeu certificados de reconhecimento social e ambiental na sede da ONU, em Nova Iorque, no mês de abril.
O v e r e a d o r A n d r é R o k o s k i , d o Progressistas, foi o autor da proposição Ele entregou a placa ao diretor executivo da empresa, Paulo Ricardo Ossani, e justificou o porquê da homenagem.
- [ ] u m a e m p r e s a h u m a n a , u m a e m p r e s a q u e v ê n o s e r h u m a n o a máquina mais eficiente Porque quando n ó s f a l a m o s e m m á q u i n a s , e m c o m p u t a d o r e s - t u d o a q u i l o q u e a tecnologia traz hoje em dia - se não tiver um ser humano lá atrás para trabalhar, certamente nós teríamos aqui paredes m a s n ã o f a r í a m o s c o m q u e a q u e l e ambiente de trabalho fosse humanizado - discursou o parlamentar na tribuna.
O diretor executivo Paulo Ricardo Ossani fez um longo discurso na tribuna, citando o longo caminho trilhado pela empresa
p a r a r e d u z i r a o m á x i m o o i m p a c t o ambiental das suas operações Também ressaltou os esforços da empresa para p r o m o v e r c o n d i ç õ e s d e s a ú d e n o trabalho adequadas
- Cada dia temos frios mais intensos, c a l o r e s m a i s i n t e n s o s , s e c a s m a i s intensas e chuvas mais intensas. O setor p r o d u t i v o t e m u m a d í v i d a c o m a humanidade Se rebobinarmos 20, 30 anos atrás nós vamos lembrar que se p r o d u z i u m u i t o s e m o l h a r p r o s e r humano Sem olhar pra segurança, pra s a ú d e e p r o b e m - e s t a r d e q u e m t r a b a l h a , s e j a e m p r e g a d o r o u empregado ” - relata.
HOMENAGEM À PRIMEIRA MULHER VEREADORA DE VACARIA
A s e s s ã o d e t e r ç a t e r m i n o u c o m h o m e n a g e m à ex- p a r l a m e n t a r M a r i a Paim de Andrade Stella, primeira mulher vereadora de Vacaria, tendo participado da legislatura 1959-1963. Maria faleceu no último dia 30 de abril, mas deixa seu legado e seu nome na história.
REUNIÃO NA CÂMARA ABORDA ALTOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR EM VACARIA
Maria e Bento Gonçalv es , municípios m u i t o m a i s p o p u l o s o s F o r a m apresentados alguns planos de ação p a r a s e r e m p o s t o s e m p r á t i c a , a depender da idade do aluno
- O que mais leva a essa evasão escolar é a d i s t o r ç ã o s é r i e - a l u n o , m a s é u m trabalho de anos que falhou - relata o promotor
Na tarde desta terça-feira (2), a Câmara sediou reunião com o promotor da Vara de Infância e Juventude de Vacaria Luís Augusto Gonçalves Costa.
A reunião, que contou com a presença da rede de apoio às escolas além de pais de alunos, abordou os altos níveis de ev as ã o e s c o l a r n o m u n i c í p i o. D a d o s apontam Vacaria conta com números absolutos de evasão muito semelhantes a cidades como Caxias do Sul, Santa
O p r o m o t o r l e m b r o u t a m b é m d a importância da frequência escolar para filhos beneficiários do bolsa-família, já que a presença em aula é requisito para manter o benefício
- Um dos requisitos para ganhar o bolsafamília é que a criança vá pra escola. E vai ser cortado [o benefício], já que acabou a pandemia [caso não tenha frequência escolar] - completa.
AÇÃO IRÁ RETIRAR CABOS SOLTOS NA RUA BORGES DE MEDEIROS NESTA TERÇA (9)
Nesta terça-feira (9), será realizada uma nova ação de retirada de fios e cabos soltos pela RGE. A ação será feita na Rua Borges de Medeiros, iniciando da BR 116 e indo em direção ao centro. A ação terá início às 8h30 e deve durar todo o dia. A retirada dos fios é uma ação conjunta promovida pela RGE, Câmara Municipal de Vacaria, setor de iluminação e fiscalização da prefeitura, Guarda Municipal e empresas de telefonia e internet.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 5 Acompanhe as Sessões pela TV Câmara nas segundas e terças-feiras às 17h30 /camaramunicipaldevacaria /camaramunicipaldevacariars
Saulo Vargas
Laura �ano�o
RECEBER CERTIFICADOS
ONU
APÓS
NA
SÁBADO, 6 de maio de 2023 7
MUITOS CAPÕES: AGRO JC REALIZA GRANDE EVENTO PARA MARCAR QUINTO ANIVERSÁRIO
Na quinta-feira, 20 de abril, a Agro JC, de Muitos Capões, comemorou cinco anos de atividades. Para marcar a data promoveu grande evento que impactou no agro do município, com mais de 220 pessoas, entre clientes, amigos e apoiadores. Na programação, foi servido café colonial na recepção, almoço, bolo de confraternização e sorteio de brindes para todos os clientes. Para tornar o evento mais representativo e de repercussão junto aos convidados, foi realizado ciclo de palestras com assuntos voltados ao interesse dos
produtores da pecuária de corte e de leite. Entre os palestrantes, esteve o médico-veterinário e coordenador da Virbac Pecuária FPA, Marcelo Mayer, que falou sobre os “Principais Desafios Sanitários na Pecuária de Corte”.
Júlio Nicolini, médico-veterinário da MSD/ Intersul, falou sobre “Verminoses e Controle Parasitário” e a médica-veterinária Érica F. de Oliveira, especialista em Nutrição e gerente-técnica e comercial de gado de corte da Tortuga
DSM no Rio Grande do Sul, destacou a “suplementação estratégica para maximizar lucros”. Eduardo Azevedo, engenheiro-agrônomo da PGG Wrightson Seeds, falou sobre “Pastagens
que geram lucros”. Entre os apoiadores, também participaram a Agro Industrial Lazzeri, o gerente da agência Sicredi Uiliam Kaspechak de Oliveira, o gerente-geral da agência do Sicoob, Ricardo Letti e laboratórios como Noxon/Madevet, Labovet, Calbos/Cassul, Elanco/Global, MSD/ Intersul e Virbac/Basso Pancote. Empresas da linha pet PuroTrato, Monello, Tutano e Rações Anhambí. Destaque para uma grande parceria fechada com a Nutriplanta, de Vacaria,
disponibilizando adubos para nutrição de cultivos.
Para o empreendedor Juliano Carvalho da Silva, proprietário da Agro JC, o evento foi um sucesso absoluto, marcando o dia como um momento de muita gratidão. “Agradecemos primeiramente a Deus, aos familiares, amigos, clientes e a todos que apoiaram, ajudaram e acreditaram no evento. Nossa mensagem final é: Acreditem nos seus sonhos, trabalhem honestamente, sejam dedicados e tenham gratidão e reconhecimento a todos que os ajudem, e tudo será possível!”
SÁBADO, 6 de maio de 2023 8
ESPECIAL
APOIO
FOTOS JOACIR DIAS/DIVULGAÇÃO
Acreditem nos seus sonhos, trabalhem honestamente, sejam dedicados e tenham gratidão e reconhecimento a todos que os ajudem, e tudo será possível!”
SÁBADO, 6 de maio de 2023 9
“ APOIO ESPECIAL
FOTOS JOACIR DIAS/DIVULGAÇÃO
Patronagem trabalha na estrutura do Parque Nicanor Kramer da Luz
Faltando praticamente nove meses para o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, a patronagem do CTG Porteira do Rio Grande está trabalhando na organização do evento.
O patrão Rubem Antonio dos Santos Filho explica que muitas decisões são tomadas com bastante antecedência, para que tudo ocorra da melhor forma possível e que o rodeio seja sustentável. Ele comenta que praticamente todos os dias são recebidos fornecedores e prestadores de serviço interessados em oferecer seus produtos para o Rodeio. “Não é uma tarefa fácil selecionálos, pois sabemos da grandiosidade do nosso evento e da responsabilidade que temos em receber nossos visitantes, por isso precisamos levar em conta a experiência que as empresas têm na realização de eventos e o custo benefício.”
Rubem destaca que o Rodeio de Vacaria acaba sendo uma forma de propaganda para esses profissionais.
“Com frequência, recebemos pedidos de outros organizadores de evento para saber quem prestou o serviço para o Rodeio.”
Além desses contatos, o patrão informa que nesta semana está sendo concluída a limpeza da área de acampamento do mato, onde todo o espaço foi roçado e rastelado. “Como o mato está parado há aproximadamente três anos e meio, sentimos a
necessidade de clarear aquela área para melhor mostrar aos interessados e visualizar as suas necessidades de instalações, sendo que até o rodeio teremos de fazer mais uma varredura e roçado”, esclarece.
Também já estão sendo mapeadas as áreas do mato, comercial e campeira para início do projeto de instalação elétrica. “Pretendemos adquirir os materiais e instalar
de forma fixa no parque”, destaca Rubem. A previsão é que para a próxima semana inicie a abertura de valas para fazer a rede hidráulica da campeira, totalmente nova e setorizada com registros, tendo mapeamento das águas. “Iremos ainda analisar as condições dos banheiros, avaliando a viabilidade de reformas ou instalação de containers com banheiro/chuveiro.”
por ANELISE DONAZZOLO Assessoria de Imprensa
ARTÍSTICO ESTÁ EM TURVO
Os integrantes do Departamento Artístico do CTG Porteira do Rio Grade participam nesse final de semana, em Turvo/SC, da 1ª Etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha. O evento é promovido pelo CTG Vale da Amizade de Turvo –SC. A patronagem deseja boa sorte a todos!
SÁBADO, 10 APOIO:
ANOS 56 N A T U A SINTONIA
SÁBADO, 6 de maio de 2023 11
† MARIA DE LOURDES MACHADO DE CARVALHO
NASC: 10/02/1937 FALEC: 28/04/2023
† KÁTIA TAVARES RODRIGUES
NASC: 01/03/1950 FALEC: 30/04/2023
† SONIA MARIA AMARAL DOS SANTOS
NASC: 28/08/1973 FALEC: 01/05/2023
† MARA LUCIA RIBEIRO GONÇALVES
NASC: 13/05/1968 FALEC: 01/05/2023
† JOÃO MARIA RIBEIRO DA SILVA
NASC: 27/04/1936 FALEC: 01/05/2023
† FLORIBAL RANGEL
NASC: 20/10/1953 FALEC: 01/05/2023
† LUIZ EDUARDO GRAZZIOTIN
NASC: 23/12/1964 FALEC: 02/05/2023
† LINDOLFO DA SILVA VARGAS
NASC: 09/09/1944 FALEC: 02/05/2023
† IGOR JEAN DA LUZ FRIGOTTO
NASC: 08/08/1994 FALEC: 02/05/2023
A OAB Subseção de Vacaria, recebeu a visita do comando do 10° Batalhão Militar de Polícia, nas pessoas do Tenente-Coronel Luís Fernando Becker e do Major Marcelo Almeida de Souza.
A visita de caráter institucional, visa preservar e aperfeiçoar a boa relação entre as entidades, momento em que a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil apresentou e ouviu sugestões que objetivam melhorar a desenvoltura do trabalho dos advogados, bem como trabalhar em conjunto em prol de demandas que beneficiem a comunidade de Vacaria e região.
Por fim, a OAB agradece a cordial visita dos comandantes e reconhece a importância institucional da Brigada Militar e seu papel frente a nossa comunidade.
PREFEITO
REFORÇA PARCERIA
a Brigada Militar, parceria que vem rendendo bons frutos com as ações preventivas que a corporação do município realiza diuturnamente, gerando tranquilidade e segurança aos munícipes. No encontro, Comandante e Prefeito, abordaram assuntos importantes relativos à segurança do município, como a implantação de câmeras de segurança em pontos sensíveis de Pinhal da Serra.
Na tarde de sexta-feira, 28 de abril, o prefeito de Pinhal da Serra, José Robson Rodrigues Duarte (Robito), realizou uma visita cortesia ao novo Comandante do 10° BPM, tenente-coronel Luís Fernando Becker, em Vacaria.
Na oportunidade, o prefeito Robito deu as boas vindas ao novo comandante lhe desejando sorte à frente deste que é um dos mais antigos e tradicionais Batalhões da Brigada Militar, e ainda ratificou a parceria entre o Poder Executivo Municipal e
Ao final, o comandante do 10° BPM, tenente-coronel Becker, agradeceu a visita do prefeito de Pinhal da Serra e se colocou à disposição para resolução de eventuais demandas relativas a segurança pública do município, reafirmando a importância da manutenção da parceria dos dois órgãos para a comunidade.
Estiveram presentes o 1° tenente Claudio, comandante da 2ª Companhia do 10° BPM e o primeiro-sargento Domingues, comandante do 5° GPM – Pinhal da Serra.
A Secretaria de Saúde de Campestre da Serra está executando o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS). Nas quartas-feiras, no salão comunitário Pedro Cecaמּo são realizados encontros com as integrantes do Grupo de Convivência. Na oportunidade, a médica Uelen Mon-
ESQUERDA PRA DIREITA: Rodrigo Toledo (de azul), major Souza, Monique Dall’Acua, Matheus Zingalli Cunha e o tenente-coronel Becker
ENCONTROS TRATAM SOBRE SAÚDE MENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
dadori e a enfermeira Rosemeri Antunes Vieira repassam informações e orientações sobre os dois temas dessa fase do programa: saúde mental e alimentação saudável. O terceiro encontro será dia 17 de maio com uma palestra sobre ansiedade. As atividades que contam com o apoio da Secretaria de Assistência Social serão realizadas até dia 14 de junho.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 12
REGIÃO
AO
COM A BRIGADA MILITAR EM VISITA
NOVO COMANDANTE DO 10°BPM
NOVO COMANDANTE DA BM VISITA OAB
*OS TEXTOS NESTA COLUNA SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.
Ausentes e UCS Vacaria acertam castração de animais de rua
No dia 25 de abril, o prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Valim Boeira, recebeu o diretor do Campos Vacaria da UCS, professor Marcos Pegorini. A pauta da reunião foi a presença da Unidade Móvel de Castrações da Universidade de Caxias do Sul, ao município. A iniciativa, será uma parceria desenvolvida entre o curso de Medicina Veterinária da UCS e a Secretaria Municipal de Agricultura.
Segundo o prefeito, os animais de rua
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTS/DIVULGAÇÃO
são uma questão de saúde pública, que deve ser prevenida controlada, e isso se dá através da castração. “Estamos vendo também com o dr. Marcos Pegorini a possibilidade de uma ação de controle de zoonose em São José dos Ausentes. Buscamos parcerias que gerem resultados positivos a todos os munícipes.” Em 2021, através de parceria, foram castrados mais de 200 animais, entre cães e gatos.
Ipê volta a realizar a Festa da Boa Colheita
Na tarde de 29 de abril, foi realizada a abertura da 1ª Festa da Boa Colheita, em Vila Segredo, 2º Distrito de Ipê. O prefeito Cassiano De Zorzi Caon, acompanhado vice-prefeito, José Mário Grazziotin, secretários municipais e soberanas do município estiveram na abertura do evento.
A Festa da Boa Colheita foi realizada pelos primeiros moradores da comunidade entre 1950 e 1970 e agora volta a ser celebrada como forma de
resgate aos costumes. O prefeito, Cassiano de Zorzi Caon, falou da satisfação na realização da festa. A programação contou com exposições, painéis,
espaço cultural, exposição artesanal, máquinas e implementos agrícolas, concurso fotográfico, praça de alimentação, entre outras atrações.
CUIDADO COM A MALHA FISCAL DE IMPOSTO DE RENDA
Todas as declarações de ajuste anual do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF recebidas pela Receita Federal são eletronicamente processadas, havendo um cruzamento de dados da declaração com informações prestadas por outras entidades. Caso sejam constatadas divergências entre a declaração e as informações cruzadas, ou haja a necessidade de auditoria, será realizada análise mais detalhada da declaração, ou seja, ficará retida em malha fiscal, popularmente conhecida como malha fina.
Recebida a intimação, você deverá apresentar documentos que comprovem as informações constantes na declaração, para que sejam resolvidas as divergências. Enquanto isso, a declaração permanecerá retida.
Assim, é necessário atentar para os documentos solicitados na intimação
e apresentar seus respectivos comprovantes.
Caso tenha recebido apenas uma notificação de lançamento, você poderá retificar o lançamento ou impugnar a notificação, conforme a situação demandar ou se perceber mesmo sem ter sido notificado, algum erro no preenchimento da declaração, é possível efetuar a retificação.
Ressalta-se que só é possível efetuar a retificação antes de ser recebida intimação. Assim, se faz importante o acompanhamento do extrato da DIRPF após a entrega da declaração a Receita Federal.
Salientamos a importância de contatar um contador de sua confiança para melhor solucionar dúvidas e resolver imprevistos, evitando maiores complicações.
FONTE: Receita Federal do Brasil
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS
Estatuto registrado no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas no Livro A-1, sob n. º 76 de 25/05/65; Registro no Conselho Nacional de Assistência Social –CNAS processo n. º 54673-65 de 13/12/65;
Utilidade Pública Municipal: Decreto n. º 776 de 17/08/1971; Utilidade Pública Estadual: Decreto do Governo Estadual nº 94.054 de 24/02/1987;
Registro na Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul n. º 102376 de 01/02/1973;Registro no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS nº 005/2002;
Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA nº 02/2010;
Filiada à Federação Nacional das APAEs nº 157 de 08/10/1973;
Filiada à Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul;
Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social:
Portaria nº 91 de 03/08/21, concedido pelo Ministério da Cidadania, 235874.0022870/2020 de 13/02/2021 a 12/02/2024;
Cadastro no CNEAS N. º 85.32-4-99;
Matrícula INPS n.º 19 226 00 92/77
Cadastro no PRONAS/PCD – 25000.415150/2017-00 –
Credenciado Portaria n. º 1.270 de 13/12/2017;
Cadastro no Conselho Estadual de Educação – CEED/RS
matrícula nº 219.
Portaria de Autorização de Funcionamento da Escola
Especial Irmão Getúlio - Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul nº 63.456 de 27/11/1981.
CNPJ nº 87 902 888/0001/36
FUNDADA EM: 08/10/1964
Rua: General Osório, 80, Centro
e-mail: vacaria@apaers.org.br
Fone: 54 – 3232-6000
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE VACARIA/RS
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vacaria, neste ato representada por sua Presidente, Sra. Maria Rejane da Silva Vida, 2no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 35, II, do Estatuto, para fins do artigo 25, I, CONVOCA todos os associados, através do presente Edital, para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no dia 05 de junho de 2023, às 14 horas em primeira convocação e às 14 horas e trinta minutos, em segunda convocação, a ser realizada no Ginásio da APAE, localizado na rua General Osório, n.º 80, centro, com a seguinte ordem do dia:
1. Homologar as alterações estatutárias deliberadas pelo Conselho de Administração da Federação Nacional das APAES em 14 de dezembro de 2022.
A Assembleia Geral será constituída pelos associados especiais e contribuintes que a ela comparecerem, quites com suas obrigações sociais e financeiras. (art.23)
Terão o direito de votar os associados especiais que comprovem a matrícula e a frequência regular há pelo menos 1 (um) ano nos programas de atendimento da Apae, e os associados contribuintes, exigindo-se destes a adesão ao quadro de associados da Apae há, no mínimo, 1 (um) ano, e que estejam em dia com suas obrigações sociais e financeiras. (art. 23, §1º).
No caso de procuração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório, sendo que o outorgante e o outorgado deverão ser associados da Apae. (art. 23, §2º)
Não se admitirá mais de uma procuração por associado especial ou contribuinte. (art. 23, §3º).
A Assembleia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, e nos termos do art. 25, I, para a finalidade de homologar as alterações do estatuto, será exigido o voto concorde da maioria simples dos associados da Apae na Assembleia Geral Extraordinária especialmente convocada para esse fim. (art. 27, § único).
Vacaria, 03 de maio de 2023.
MUITOS CAPÕES REALIZA LICITAÇÃO
A Prefeitura de Muitos Capões comunica a abertura de processo licitatório, pregão eletrônico, tipo menor preço, para a aquisição de armações e lentes de grau para pacientes com atendimento pelo SUS do município, projeto Muitos Capões Olhando para o Futuro.
A sessão pública será no dia 9 de maio, às 9h. O edital poderá ser encontrado nos sites:
www.muitoscapoes.rs.gov.
br/licitacoes e www.bll.org.br.
Informações pelo telefone (54) 3232-5707 do Setor de Licitações.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 13
Maria Rejane da Silva Vida Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vacaria/RS
REGIÃO
Guarda Municipal de Vacaria inicia comemorações dos 30 anos de existência
Em 27 de julho de 2023, a Guarda Municipal de Vacaria completará 30 anos de existência e de serviços prestados à comunidade. Atualmente, a corporação conta com 100 funcionários de carreira, sendo 74 homens e 26 mulheres que desempenham diversas funções na área da Segurança Pública municipal. Com o advento das leis Federal (13.022/14), Estatuto Geral das Guardas Municipais e 13.675/18, do Sistema Único de Segurança Pública, a Guarda de Vacaria passou a trabalhar na Segurança, auxiliando
efetivamente as polícias Civil, Militar e Rodoviária no combate à criminalidade. Como é de costume, todos os anos são feitas competições esportivas e culturais elaboradas em conjunto com a Associação da Guarda Municipal e que envolvem toda a comunidade. Neste domingo, 7 de maio, iniciam as comemorações com a segunda edição da Rústica da Guarda Municipal que contará com a presença de aproximadamente 200 atletas, divididos em categorias, dentre elas a exclusiva para os integrantes da
Segurança Pública.
Também está sendo realizado o Campeonato de Futsal que envolve somente funcionários da Administração Municipal, concurso para a criação e gravação do Hino da Guarda Municipal e, em junho e julho, os torneios de vôlei e futebol sete (este somente para integrantes da Segurança Pública). As comemorações serão finalizadas no dia 5 de agosto, com um jantar-baile para convidados e apresentação do hino escolhido, além do guarda municipal destaque do ano.
Faltando 90 dias para o início da programação, mais da metade dos estandes da 2ª Fevac já foi comercializada pela comissão organizadora. A feira multissetorial será realizada de 4 a 6 de agosto no salão da paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Os empreendedores interessados em vender seus produtos deverão entrar em contato com a Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria. A Fevac vem se tornando um importante espaço de negócios dos mais diferentes setores da economia local e regional. Foram disponibilizados 46 estandes, sendo que haverá uma praça de alimentação e área de brinquedos infláveis para as crianças. De acordo com a diretora de Cursos e Eventos da CIC, Marília Gasparini, está sendo elaborada uma programação cultu-
ral diversificada. “Queremos que as famílias se sintam bem acolhidas, e para isso vamos ter atrações tanto para os adultos como para as crianças.”
A presidente da CIC, Luciana Vieira de Brito, adianta que, mais uma vez, a Fevac terá o apoio da Prefeitura de Vacaria e da Câmara de Vereadores e de um grupo de patrocinadores. “Com estas parcerias fortes e com o apoio da comunidade vamos consolidando a feira como um dos grandes eventos do município.”
Nos próximos dias, a embaixadora da Fevac, Pâmela Carneiro e os demais integrantes da comissão organizadora iniciarão uma agenda com visitas a eventos, autoridades e empresários de Vacaria e região.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CIC Vacaria
Convite para missa de 7º dia de falecimento e Agradecimento
Maria Paim de Andrade Stella
Esposo Zulmiro Stella (in memorian), filhos Adalberto (in memorian), Cilon, Mione, Airton, Marcelo (in memorian) e Maristela, genro, noras, netos, bisnetos, irmãs, cunhado e sobrinhos, convidam os demais familiares e amigos para missa que será celebrada, hoje dia 06 de Maio, às 18h, na catedral Nossa Senhora da Oliveira.
Os familiares vem a público agradecer ao Dr. Flávio Nery e Dra. Lenise Macedo, pelo atendimento e carinho dispensados, à Cláudia Ichtchuck e cuidadoras pela atenção, zelo e amor demonstrados para com a vó Maria. Agradecem, também, a todos que se fizeram presentes na sua despedida ou através de mensagens nas redes sociais, trazendo palavras de conforto e paz.
UM MÊS SEM VOCÊ, MEU PAI ORLY CLÁUDIO MARCIANO
“Pai, eu acreditava em Super Herói, aquele com super poderes, algo mágico, de ficção e imortal mas você me ensinou diferente Me mostrou que heróis são de carne e osso, sem Super Poderes Especiais, apenas com poderes reais de amor, bondade, companheirismo e lealdade Virtudes essenciais em um homem E, isso aprendi com você, meu Super Herói
Porém, você me mostrou que Super Heróis não são imortais como eu sonhava, eles são sim mortais eles têm medo e adoecem como qualquer pessoa O meu Super Herói acabou adoecendo e partindo mais cedo
Felizmente consegui ser seu anjo da guarda e assim ter você por alguns momentos a mais junto a nós, pelo menos tempo suficiente para dizer a ti o quanto te amamos e o quanto sou grato nesta vida por ser teu filho!”
Te amo eternamente, meu Super Herói!
Felipe Nicheli Marciano
HÁ UM MÊS EU TE DISSE ADEUS ORLY...
MAS NUNCA PERMITIREI QUE ESSA DESPEDIDA
LEVE AS MEMÓRIAS LINDAS DE TUDO O QUE VIVEMOS ..
Já se passou um mês que você se foi, e a saudade parece crescer a cada novo amanhecer. É como se você continuasse aqui ao meu lado, mas de um outro jeito; de uma outra forma Sinto tanto sua falta!
Eu sei que jamais vou esquecer as coisas que passamos, as histórias que escrevemos e as risadas que demos, bem como as lágrimas que escorreram do nosso rosto A união sempre foi o melhor que tivemos
E, eu prometo que a sua partida não é o final de nossa união...é diferente, mas não é o fim Vou honra a sua vida! Nós voltaremos a ser felizes juntos!
Até Breve. Te amo!
Alda Rita Nicheli Marciano
SÁBADO, 6 de maio de 2023 14
18.10.1925 30.04.2023
GERAL
2ª Fevac: Metade dos estandes já comercializados
REGIÃO
Começa atendimento móvel de saúde em Bom Jesus
A Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus divulgou o cronograma de atendimentos que serão realizados no interior do município, a partir de maio, pela unidade móvel. A equipe é composta por médico, técnicos, enfermagem, dentista e auxiliar de dentista. Os moradores precisam apresentar documentos pessoais e o cartão SUS durante o atendimento. A unidade móvel de saúde foi adquirida recentemente pela Administração Municipal para descentralizar alguns serviços prestados à comunidade.
DATAS E LOCAIS DE ATENDIMENTO: Já foram feitos atendimentos nos dias 2, no Passo dos Varões e dia 4, na Boca da Serra. Os próximos ocorrem dia 8, às 9h, no Hortêncio Dutra; dia 8, às 13h30, no Caraúno; dia 9, às 8h30, no Rincão dos Tordilhos; dia 11, às 9h, na Barra do Moraes; dia 15, às 9h, Santo Inácio; dia 15, às 13h30, na Harmonia; dia 16, às 13h30, no Passo dos Varões; dia 18, às 8h30, Vila da Madeira; dia 22, às 9h, Capela São Francisco; dia 22, às 14h, na Capela São Luiz; dia 29, às 14h, na Casa Branca
Capão Bonito do Sul recebe compactador
A Administração de Capão Bonito do Sul recebeu na semana passada um rolo compactador de última geração para a frota da Secretaria de Infraestrutura. O investimento foi de R$ 600 mil por meio de emenda parlamentar com contrapartida do município.
Conforme o secretário Jultir Colla, “o rolo vem para complementar o parque de máquinas, visto que o município possui um grande número de obras e será empregado de forma a garantir a qualidade dos trabalhos na área urbana e no interior”.
O rolo compactador soma-se à prancha para transporte de máquinas e aos novos veículos para a Saúde e a Educação, adquiridos pela Administração e en-
tregues recentemente. “Buscamos renovar a frota para gerar mais qualidade nos serviços e economia aos cofres públicos. Com essas aquisições, celebramos mais uma entrega no mês de abril, trazendo mais a evolução ao nosso município”, enfatizou o prefeito Felippe Rieth.
MARCOS AURÉLIO DA SILVA ROSSETO *10/10/1975 +27/04/2023
CLEUSA DE FÁTIMA MORAES FERNANDES *09/04/1973 +28/04/2023
MARIA TRINDADE DA ROZA *08/01/1947 +29/04/2023
NELSON ROVEDA *26/08/1932 +29/04/2023
MARIA PAIM DE ANDRADE STELLA *18/10/1925 +30/04/2023
JOSÉ CARLOS MACIEL *29/10/1951 +01/05/2023
MARCELO DE CAMPOS *02/07/1962 +01/05/2023
CLÁUDIO BORGES DE SIQUEIRA *13/02/1976 +01/05/2023
ALTAIR NORONHA NUNES *26/04/1969 +02/05/2023
MARIA FERNANDES ZAMBONI *26/12/1935 +02/05/2023 OSMAR JOÃO FOREST *27/07/1946 +02/05/2023
FRANCISCO GOULART RODRIGUES *05/09/1950 +03/05/2023
Nomes que não constam em nosso obituário semanal, é por não ter o desejo ou autorização por escrito assinada previamente pelos familiares.
As informações do obituário são de responsabilidade da Funerária Sagrada Família (54) 3231-1002.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 15
PREFEITURA DE CAPÃO BONITO DO SUL/DIVULGAÇÃO
STR fará Semana Sindical
O Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões realizou reunião de Lideranças e Diretoria e Conselho Fiscal em 20 de abril. Entre os assuntos apresentados houve a decisão do cancelamento dos roteiros de reuniões nas comunidades do meio rural que deveriam acontecer neste ano. No entanto, ficou decidida a realização de uma Semana Sindical nas empresas que trabalham com a cultura da maçã. Será a primeira desse segmento no Brasil.
O presidente Sérgio Poletto reitera que essa atividade será inédita e contará com representantes da Fetar-RS e Contar. O intuito é demonstrar aos trabalhadores os benefícios de ser associado e também explicar sobre os direitos e pleitos que estão sendo realizados pelo sindicato, junto às empresas e governos, tanto estadual como também federal. A Semana Sindical deve ocorrer entre os meses de setembro e outubro.
Outros temas abordados foram a Reforma Sindical, Programa Troca-troca de sementes, safra de milho 2022/2023. Ao final da reunião foi feita a prestação de contas 2022 do STR de Vacaria e Muitos Capões com parecer do Conselho Fiscal. No dia 20 maio, a partir das 14h, na sede do sindicato acontecerá assembleia geral extraordinária com assalariados rurais onde serão definidas as bases a serem pleiteadas para o novo piso da categoria.
SÁBADO, 6 de maio de 2023 | Vacaria | ANO 48 | Nº 2757
EDIÇÃO FINALIZADA
ÀS 17h45 DE SEXTA
CONTRACAPA
DNIT conclui ponte em São José dos Ausentes
Redação e Administração
Rua Libório Rodrigues, 48, Bairro Centro, CEP: 95200-124, Vacaria, RS redacao@cvacariense.com.br contato@cvacariense.com.br
Acompanhe-nos /correiovacariense
/correiovacariense @CVacariense www.cvacariense.com.br
Assine ou Anuncie
54 3231.2595
R$
Abrangência
2
VACARIA, Antônio Prado, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou a ponte do lote 1 das obras de implantação da BR-285/RS, em São José dos Ausentes. Com 46 metros de extensão, a estrutura possui quatro pilares duplos sustentados por blocos de concreto armado. A autarquia segue trabalhando na região para a implantação da rodovia.
De acordo com o DNIT, a execução das obras em pontes e viadutos conta com uma série
de medidas para prevenir impactos ambientais. Junto aos cursos hídricos, por exemplo, são realizadas ações para evitar a ocorrência de processos erosivos e a contaminação da água. Durante a abertura do caminho para acesso ao local da ponte, foram resgatados cerca de 60 exemplares da flora nativa da espécie Cambajuva Ulei. Endêmica dos campos de altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a planta é considerada ameaçada de extinção.
A Educação 4.0 (que busca o desenvolvimento total do aluno) procura fornecer uma base de conhecimento para auxiliar gestores e professores em “como fazer inovação de verdade” em cada escola brasileira. Esta é a avaliação do professor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, pesquisador e presidente do Instituto Galileu Galilei. Para ele, o modelo “vai valorizar o desenvolvimento do estudante, ao longo de toda a sua vida.”
A escola, então, “carrega a oportunidade de apresentar o desenvolvimento das competências, dons e talentos de cada aluno, para sermos capazes de formar uma nação mais forte.”
O especialista defende que cada escola é única, ou seja, “não tem sentido falar em
inovação como se fosse caixinha mágica aplicada para todas as escolas. Com essa base, estamos com atraso da ordem de 30 anos em termos de conhecimento dos nossos professores.” Cassiano explica que isso acontece porque os programas brasileiros do final do século XX, por exemplo, “não dão respostas aos jovens que, hoje, são digitais. O mais importante é a escola desenvolver a competência dos nossos estudantes”, completou. Para ele, o mais importante é ter visão de programa nacional que valorize alta qualificação profissional de gestores e professores.
REPRODUÇÃO DA INTERNET
Pesquisador diz que conhecimento de professores está defasado 30 anos
DNIT/DIVULGAÇÃO