










A praça central, em 1938, chamava-se Praça da Matriz. O intendente Satyro Dornelles Oliveira Filho (1938-1944) contratou o famoso urbanista Ubatuba de Farias para arquitetar uma nova praça, a qual levaria o nome de General Manoel de Cerqueira Daltro Filho, que fora interventor federal do Rio Grande do Sul. A foto é do início do projeto, entre 1938 e 1940 (de autoria do fotógrafo Fernando Anello - o homem que retratou Vacaria).
Por Adhemar Pinotti Fone/Whats: (51) 99744.1224
Vacaria da Educa ção, que nos recebeu há 119 anos! Acolheu as jovens Irmãs educadoras, nestes campos abertos, aca riciados pelo vento, arrefecidos pelo frio, mas aquecidos pelo abraço, pela acolhida e amor.
Vacaria, que com seu povo atencioso, preparou vestes de prendas para as Irmãs, para entrar tipica mente vestidas de prenda, para demonstrar sua cultura e o amar pela tradição. Por isso, sempre e, em especial hoje, destaco Vacaria da Educação!
Minha Vacaria da Fé, que acolheu Nossa Senhora da Oliveira, com sua
lenda, sua história! Pequena imagem que alicerçou a fé de seu povo devoto, piedoso! Ainda hoje, diante da linda e imponente catedral de pedras, dobra os joelhos num ato de veneração, respeitando todas as manifestações religiosas.
Minha Vacaria das parce rias, dos projetos sociais, vol tados à assistência social que cuida a todos, de uma maneira fraterna e com muito carinho e atenção.
Minha Vacaria da Saúde, do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, da ênfase no cuidado e compromisso com a vida! Uma rede de saúde nos bairros, no centro, no interior! Um olhar atento para todos, dedicando-lhes carinho e proteção.
Minha Vacaria das pessoas ami gas, educadas, sensíveis, de amizades que perduram, dos sonhos que se
As comemorações alusivas aos 172 anos de emancipação de Vacaria tiveram dias de intensa programação. Durante os festejos ocorreram muitos shows musicais, apresentações teatrais, culminando com o ponto alto da programação que foi o 1º Festival de Balonismo, iniciado na quinta-feira, dia 20, e encerrado na tarde de domingo, dia 23.
Sobre o Festival de Balonismo cabem algumas observações: foi um espetáculo grandioso, indescritível e emocionante. Na noite de sexta-feira, a carreata de fogos percorreu algumas ruas da cidade e causou admiração às pessoas. No sábado, 22, data do município, chamou a atenção a apresentação noturna com os balões inteiramente iluminados constituindose em outro momento de encantamento. Nessa noite, o Parque do Aeroporto
reunia um público enorme que ficou até o início da madrugada assistindo ao show de Héster e Helena, que são paranaenses, mas que vivem em Goiânia.
Porém, o lado cultural não foi esquecido, pois desde sábado passado até amanhã, dia 30, acontece no Mercado Público a 40ª Feira do Livro. Lá ocorreram durante a semana, além da comercialização de livros, palestras, oficinas culturais, apresentações de teatro, música e, notadamente, a presença de muitos estudantes que tiveram contato e folhearam livros, o que é muito bom. Ainda merece destaque o lançamento do livro Araucária - 1ª Antologia da Academia Vacariense de Letras, na sede da Asvaal, na noite de segunda-feira, dia 24, e se constituiu na apresentação pública e oficial da Academia. Uma semana inesquecível que poderá se repetir nos próximos anos.
concretizam! Do amor à cultura, às tradições, com seus rodeios interna cionais, seus CTGs e tantas outras formas de manifestação!
Minha Vacaria com visão de futuro! De grandes empreendedores, gestores, educadores, entre tantos outros profissionais, empenhando-se por uma Vacaria que vem conquis tando um espaço na história a nível nacional.
Minha Vacaria da imensidão dos campos verdes, com suas pastagens, animais, plantações diversificadas, matas, florestas, pinhais, da maçã, das sementes e dos trigais!
Esta é minha Vacaria! Vacaria do coração que jamais esquecerei!
Minha Vacaria da imensidão dos campos verdes, com suas pastagens, animais, plantações diversificadas, matas, florestas, pinhais, da maçã, das sementes e dos trigais, com des taque no cuidados dos animais.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a construção de uma das duas pontes no trecho gaúcho da BR 285/RS/SC. Com prazo estimado de oito meses para a construção, localizada no km 51,5 da rodovia, em São José dos Ausentes, é parte das obras de implantação e pavimentação do lote 1 do empreendimento.
A ponte terá 46 metros de extensão e 13,10 metros de largura, subdividida em duas faixas de rolamento de 6,15m e duas barreiras New Jersey de 0,40m. As equipes trabalham atu almente nas fundações dos quatro pilares que sustentarão a estrutura por meio de blocos de concreto armado assentados sobre rocha. Para a construção serão utilizadas pré-lajes apoiadas sobre as longarinas e posteriormente concreta das in loco
A outra ponte terá 66 metros e será implan tada no km 49. Sua construção deve ser inicia da após aprovação do projeto.
Ocorreram durante a semana, palestras, oficinas culturais, apresentações de teatro, música e, notadamente, a presença de muitos estudantes, o que é muito bom.”
Irmã ADELIDE CANCI Diretora-presidente do HNSO
A Vacaria que recebeu as irmãs de São José para o desempenho de seu carisma e missão merece todo nosso respeito e dedicação.”
Sempre relato que vim para Vacaria para ficar três meses, estou há 18 anos e como digo aos amigos, sem ideia ou plano de me mudar.
Escolhi Vacaria para morar, primeiramente, porque era muito seme lhante à minha terra natal, Dom Pedrito, cidade do interior, sem grandes cidades por perto, e que ainda tenta guardar suas tradições e costumes, em especial da cultura gaúcha. Os anos foram passando e “minha Vacaria” foi se formando com muitos outros aspectos e alguns deles queria agora dividir com vocês.
Claro, o frio é o primeiro marco para quem vem morar aqui. Nos primeiros dois anos foi o que mais diferenciou das demais cidades onde morei. E o frio, posso dizer, não é por sua intensidade, mas sim por sua permanência/constân cia, porém, acostuma-se e cada vez o “frio” fica menos “frio”. Hoje, quando saio da cidade e a temperatura passa dos 30 graus, já acho estranho, calor insuportá vel, esquecendo completamente da minha infância, onde a temperatura chegava aos 40 graus. Assim, acho que já adquiri a “carcaça” vacariana.
A minha Vacaria vai muito além do frio, passa pela paisagem natural,
campos, araucárias e chuva quase toda a semana. Aos prédios, Catedral, Casa do Povo, Fazenda do Socorro, e locais marcantes como a praça, parque de ro deios, e por aí vai... Mas certamente as pessoas, vacarianas ou adota das, que na sua maioria adoram sua cidade e querem cuidar bem dela e das outras pessoas que nela vivem, é o que mais me fez ficar, já que sempre tinha como ide al de vida ajudar o próximo, é que aqui os campos são férteis para isto.
Digo a novos colegas que devem cuidar das pessoas e da cidade para onde forem trabalhar como se nunca mais fos sem sair, plantar sementes, mesmo que possam não vê-las crescer, e assim vão poder chamar o lugar onde vivem de lar, lugar que somos acolhidos e acolhemos.
E hoje Vacaria é o meu lar. Lar esse que me acolheu no começo da minha carreira profissional, que me deu uma família com esposa e filhos vacarianos, e onde realizei a maioria dos meus sonhos e que agora procuro retribuir ajudando a outros a realizarem os seus. Esta é a “MINHA VACARIA”.
Um total de 16 agricultores residentes em municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande receberam recursos por adotar ações em de fesa APP (Área de Preservação Permanente). Cada um deles recebeu um prêmio no valor de R$ 2.125,00, totalizando R$ 34 mil. Ao todo, 41 pessoas se inscre veram. De Vacaria, foram premiados Cleide Rejane da Luz Rocha, Idarci Luiz Orsatto e Vilmar Bernardi. De Pinhal da Serra, Rosane Mondo da Rosa.
Vacaria para mim é a cidade Porteira do Rio Grande, cidade de pessoas trabalhadoras e hospi taleiras, que se destaca pelo seu Rodeio Crioulo Internacional, pela cultura da maçã, pela agricultura e pecuária. São 172 anos e eu, como cidadão, tenho muito orgulho em ter nascido neste chão e ter criado raízes na minha ci dade do coração, orgulho em poder criar meu filho e conviver com a minha família nesta cidade.
Vacaria dos rodeios,
Vacaria da gincana, do balonismo, dos carros an tigos e da Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Cida de que atrai e encanta seus munícipes e visitantes pela
diversidade de atividades e crença de nosso povo.
Estimo e tenho certeza que 172 anos represen tam início de uma longa trajetória deste município, que cresce a cada dia mais, fruto da sua essência, altivez e trabalho daqueles que a amam. Obrigado, minha cidade, por permitir viver a tua história e fazer parte dela.
RUBEM ANTÔNIONo dia 17 de outubro, a Uni versidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Uni versidade Estadual do Rio Gran de do Sul – UERGS deram mais um passo em favor do desenvol vimento regional. Os reitores das respectivas instituições, Gelson Leonardo Rech, Carlos André Bulhões Mendes e Leonardo Be roldt, reuniram-se na Reitoria da UCS, e discutiram um protocolo
de intenções para unir esforços em torno de ações de alto im pacto e estruturantes em prol do avanço do ecossistema de inova ção e do desenvolvimento da Ser ra Gaúcha. A agenda teve tam bém a participação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia Alsones Balestrin.
A proposta visa potenciali zar projetos e ações de pesqui sa, desenvolvimento e inovação alinhando interesses entre as
Instituições de Ensino Superior. Além da UCS, UFRGS e UERGS, o projeto prevê ainda a partici pação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A par tir do encontro, ficou decidido o modelo de colaboração entre as universidades, que terá foco no caráter técnico, científico e cul tural, e deve ser realizada por meio de projetos e de convênios específicos, mas de comum acor do entre as IES.
No dia 20 de outubro, a Po lícia Civil marcou presença no salão de atos da Escola Munici pal São Paulo de Tarso, em Pi nhal da Serra, para uma palestra educativa e preventiva sobre as consequências do uso e tráfico de substâncias entorpecentes, bem como ingestão de bebidas alcoólicas.
A atividade teve como pú blico os estudantes dos anos fi nais do ensino fundamental da
Escola Professor Tadeu Silveira e Escola São Paulo de Tarso. A palestra, comandada pelo co missário João Carlos Pinto de Abreu, teve ênfase nas conse quências das drogas na vida das pessoas, além dos que os entor pecentes causam à saúde, além de envolvimento com a Justiça. A próxima ação da Secretaria de Educação envolvendo essa te mática será direcionada aos pais e responsáveis pelos estudantes.
Um total de 3.206 pessoas privadas de liberdade do Rio Grande do Sul fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Compe tências de Jovens e Adultos (Encceja), que possibilita a conclusão dos ensinos fundamental e médio. As provas ocorreram nos dias 18 e 19.
A aplicação do exame foi feita em 95 unidades prisionais gaúchas. Para a participação, cada estabelecimento teve que indicar os respon sáveis pedagógicos que supervisionaram a aplicação do material. A participação no Encceja destinado a pessoas privadas de liberdade é voluntária, gratuita.
Com o objetivo de conhecer as discussões teóricas sobre o poder na atualidade e de aprofundar a análise política das sociedades ocidentais, a Universidade de Caxias do Sul oferece o curso de Extensão “Debates Con temporâneos em Teoria Política”. As aulas ocorrem de 3 a 24 de novembro, às quintas-feiras, das 19h às 22h, com transmissão on-line via Google Meet.
Nos encontros, serão abordados a introdução à teoria política contem porânea, os fundamentos do anarquismo organizado, a extrema-direita e o neofacismo, o neoliberalismo, a violência e o sistema penal. As inscrições podem ser feitas no site da UCS, na aba Extensão, até 28 de outubro.
Saiba mais em ucs.br.
A Universidade de Caxias do Sul realiza o curso de extensão “Uso de Grafos para Modelar Problemas: Representação e Algoritmos Fundamen tais”. Com vagas limitadas, a atividade ocorre de 3 a 11 de novembro, quin tas e sextas-feiras, das 17h às 19h30, com transmissão on-line via Google Meet. A programação vai contemplar temas como a representação de gra fos em programas de computador, como matrizes ou listas de adjacências, implementação de algoritmos de percursos em largura e em profundi dade, de árvore geradora mínima, de caminho mínimo, de colocação, de
componentes conexos e fortemente conexos e de ordenação topológica e identificação de problemas que podem ser resolvidos por grafos e seus algoritmos.
Com o objetivo de identificar problemas caracterizados como uma rede e que podem ser representados por grafos, e implementar operações para manipulá-los utilizando os algoritmos fundamentais de grafos, o evento é ministrado pela professora da UCS Helena Graziottin Ribeiro. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Instituição, na aba Extensão, até dia 31 de outubro.
Saiba mais em ucs.br.
O curso de Extensão “Escuta e Acolhimento a Pessoas Enlutadas”, está com inscrições abertas para as aulas que ocorrem nos dias 4 e 5 de no vembro, na sexta-feira, das 19h30 às 22h30 e, no sábado, das 8h às 15h30, com transmissão on-line via Google Meet. O objetivo é capacitar teórica e tecnicamente nos processos de escuta e acolhimento a pessoas que viven ciam processos de perda e luto.
A programação conta com temas como a conceituação e tipologias do luto, estressores, depressão, comunicação não violenta e terapia narrativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de novembro, no site da Univer sidade de Caxias do Sul.
Saiba mais em ucs.br, na aba Extensão.
Na Sessão Ordinária de terça-feira (25) foram aprovados projetos que preveem o repasse de verbas do legislativo a quatro entidades que prestam relevantes serviços para o município
Estiveram acompanhando a Sessão, representantes da APAE, do Sindicato dos Municipários de Vacaria, do Cededica e da AFACCS (Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra).
Haverá a destinação de R$40 mil ao Asilo Santa Isabel, para auxiliar na aquisição de secadora de roupas industrial. O projeto visa, além de melhorar o atendimento prestado aos idosos, renovar os equipamentos defasados que estão em uso na instituição os quais geram alto gasto de energia elétrica.
Ao Cededica (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) serão encaminhados R$50 mil para que sejam feitas reformas e adequações do espaço para a
implantação de Mini Cozinha e Mini Padaria na entidade. Ambas serão utilizadas para a realização de projeto ligado à profissionalização
A AMMA (Associação de Meninos e Meninas Assistidos Santa Cecília) receberá R$20 mil reais para apoiar as atividades do contraturno escolar. A entidade realiza atividades pedagógicas, culturais e esportivas com o objetivo de promover a educação integral de crianças e adolescentes
Um último, visa o repasse de R$140 mil à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para auxiliar no serviço especializado em atendimento e acompanhamento socioassistencial para pessoas com deficiência intelectual e múltipla e, em especial, nos atendimentos de fonoaudiologia dos alunos no espectro autista. Essa foi uma demanda da AFACCS (Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra), a qual foi intermediada pelo presidente do legislativo, Fabiano Vacaria.
os anos no dia 12 de outubro Também é pedida a inserção do Festival de Balonismo, que acontecerá anualmente no dia 22 do mesmo mês, data do aniversário de Vacaria.
remetem
Do vereador Betão Carneiro (PP), foi aprovada a Indicação nº 97/2022, que pede um estudo de viabilidade para a construção de uma Concha Acústica, com palco e camarins, no CAT, Centro de Atendimento ao Turista, no Parque da Aviação
com a destinação de R$30 mil.
“O Festival de Balonismo veio para ficar, pois já foi um sucesso na sua primeira edição. Sem os parceiros, nós não conseguiríamos realizar um evento tão grande e tão bonito assim para a nossa comunidade”, comentou o secretário da pasta promotora do evento, Gabriel Prado
realização
em comemoração ao aniversário de Vacaria, o 1° Festival de Balonismo
A Indicação nº 96/2022, de autoria da vereadora Clarice Brustolin (PSDB), solicita a inclusão no calendário oficial do município da comemoração ao Dia das Crianças, que será realizada todos
‘’Essa construção será de grande utilidade para a promoção de shows, eventos e demais atividades que venham a ser realizadas ali, visando dar continuidade às melhorias no local, o qual tem grande potencial de crescimento’’, pontuou Betão Carneiro
De 20 a 23 de outubro aconteceu, no Parque da Aviação, o 1° Festival de Balonismo de Vacaria, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo de Vacaria.
O evento contou com 16 balões e extensa programação cultural, além de praça de alimentação e exposição de diversas empresas. A Câmara Municipal foi parceira na realização do evento
Para o presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, eventos como esse contribuem com o crescimento da cidade: “É com iniciativas como essa que iremos possibilitar que Vacaria siga crescendo e também para que haja movimentação na nossa economia. Nosso maior objetivo é proporcionar bem-estar, cultura e entretenimento aos nossos munícipes "
poder que emana do povo
Uma noite dos sonhos para 22 prendas jovens aconteceu no último sábado (22/10).
Embaladas pelo som do grupo Matizes, as meninas foram apresentadas à sociedade gaúcha no XXXVII Fandango da Prenda Jovem.
“Tudo foi planejado com carinho para que acontecesse da melhor forma possível”, afirma a patroa do CTG Porteira do Rio Grande, Betina Rech. Ela explica que cada detalhe foi pensado a fim de que se tornasse um momento inesquecível para as debutantes e suas famílias. “Tivemos uma equipe de organização com várias pessoas de fora ajudando e apoiando também, para que aquele momento fosse único e ficasse eternizado no coração e na memória delas”.
“Conseguimos perceber o orgulho dos pais ou representantes que conduziam as prendas para o desfile e também a emoção das mães ao serem homenageadas pelas filhas”, comenta.
Durante o evento foi apresentado um vídeo com um recado das
meninas para suas mães e elas foram presenteadas com um caixa que traziam lembranças e uma carta escrita pelas filhas. “Foi lindo, foi emocionante, foi desafiador, mas muito gratificante. Lembro-me dos olhos marejados e encantados com tanta beleza refletindo a emoção daquela noite. Eu mesma, como debutante que fui um dia, pude reviver muitas lembranças cheia de emoção”, afirma Betina.
Outro momento emocionante, que deixou esse evento ainda mais especial e diferente de todos os outros, foi o desfile da assistida pela APAE, Daniela de Oliveira dos Santos.
“O CTG acolhe a todos e precisamos que isso seja só o início dessa caminhada inclusiva dentro da entidade, afinal, assim como a
Dani, muitas meninas sonham e merecem viver esse momento, o tão sonhado baile de debutantes”, diz Betina.
Betina conta que tudo começou quando veio a notícia de que a APAE teria uma aluna que tinha o sonho de debutar no CTG, a menina Daniela.
“Fizemos questão de realizar a entrega do 1° convite em mãos para a Dani”. Foi combinado com a coordenação da APAE e solicitado para que os pais estivessem presentes no momento. “A Dani aceitou, sua família apoiou e foi um momento lindo e único para nós.”
por ANELISE DONAZZOLO Assessoria de Imprensa do CTGANA CAROLINA PRANDI BORGES (Grupo de Cavalgadas Cavaleiros do 5º Distrito)
ANA GABRYELLA NERY SOLDATELLI (Cavaleiros do 5º Distrito)
ANA KELLY GODOI FREDERICO (CTG Porteira do Rio Grande)
BRENDA PIRES DE CARVALHO (CTG Porteira do Rio Grande)
CLEICYARA OLIVEIRA VIEIRA (CTG Planalto Capoense)
DANIELA DE OLIVEIRA DOS SANTOS (APAE)
EDUARDA HELENA DA CRUZ FERREIRA (CTG Alexandre Pato)
EDUARDA VENZON (CTG Porteira do Rio Grande)
ÉVELIN DE OLIVEIRA GIROTTO (CTG Porteira do Rio Grande)
GIOVANA DE OLIVEIRA SCHLICHTING (CTG Porteira do Rio Grande)
JÚLIA SILVA DE ALMEIDA (CTG Alexandre Pato)
LAÍS MAYANE DUARTE LIMA (CTG Porteira do Rio Grande)
LARA VITÓRIA DOS SANTOS LOPES (CTG Porteira do Rio Grande)
LARISSA OLIVEIRA BOENO (CTG Porteira do Rio Grande)
LÍVIA CASTILHOS DA SILVA (CTG Porteira do Rio Grande)
LUISE DE ALMEIDA ROTTINI (CTG Rancho da Integração)
LUIZA MARA OLIBONI CARNEIRO PAGNO (CTG Porteira do Rio Grande)
LUÍZE HELENA DE ALMEIDA PEREIRA (Piqueti Destino dos Gaúchos)
MARIA CLARA AUDIBERT REGINATTO (CTG Tronco do Ipê)
MARIANA RECH ROSSI (CTG Porteira do Rio Grande)
PAOLA VALIM SANTOS (Fazenda 5 Irmãos)
VALENTINA VENTURIN DA SILVA (CTG Porteira do Rio Grande)
Durante o baile todas as meninas debutantes receberam a Dani com muito receptividade e acolhimento, com uma interação muito boa entre todas.
“O baile foi tão intenso, tão real e tão mágico ao mesmo tempo, pois 22 meninas escolheram e vieram ao nosso CTG Porteira do Rio Grande, trouxeram suas famílias, seus amigos e pessoas que mais amavam para presenciarem elas sendo apresentadas oficialmente à sociedade. Isso para nós representa uma gratidão e uma honra sem tamanho”, enfatiza
Betina.
“Uma noite ímpar em nossa entidade, onde o espírito familiar preponderou e o CTG Porteira do Rio Grande foi brindado com lindas meninas com seus vestidos como flores colorindo o salão e suas famílias cultuando a tradição e mantendo viva a nossa cultura.”
Betina agradece a todos os que ajudaram e abraçaram a causa, se empenhando e desdobrando para que saísse tudo perfeito.
E em especial a cada debutante que confiou no CTG Porteira do Rio Grande e que agora tem o nome fazendo parte da história da entidade.
Segundo Andrew Jefford, inglês, crí tico de vinhos, a uva tinta Pinot Noir é a poetisa romântica, a temperamental. Serrana Verges, cronista de vinhos do Chile, aprofunda a análise “psicológica” da casta, “poderia ser definida como uma mulher sensual e elegante, porém, esqui va e instável. Poucos podem conquistá-la e obter dela o melhor”.
A enorme capacidade de gerar no vos clones nas mais diversas regiões do mundo apresenta diferentes tamanhos das bagas, intensidade de cor, aromas e taninos e, por consequência, vinhos com diferenças sutis e até mais significativas em relação às uvas de sua terra natal, a Borgonha na França (Fonte - Artigo de Gerson Lopes e Celito Crivellaro Guerra, Pesquisador da Embrapa).
Eis o desafio, apresentar a elegância dessa casta cultivada nas terras altas
e frias dos Campos de Cima da Serra, município de Monte Alegre dos Cam pos – RS, respeitando sua tipicidade. Era preciso ir a campo para desvendar e conhecer a nova casta e sua adaptação nas terras da maçã e quando se falava de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Moscatos.
Siga o líder Raul Anselmo Randon que, na virada do milênio, abriu a por teira para iniciar o plantio de uvas vi tiviníferas Cabernet Sauvignon e um experimento de Pinot Noir. Tinha mais a experiência de meu nono Francesco e meu pai Carmine com as uvas Barbera, Peverella e Trebiano, mas queria mais, a Pinot Noir. Fui desaconselhado por inúmeros produtores da serra gaúcha, alegando clima mais úmido e dificuldade para o amadurecimento das uvas e, por consequência, a falta de oferta de mudas.
Depois de embarcar fatidicamente na Cabernet Sauvignon com 45% da área, em 2006 consegui com a Rasip o clone italiano R4 e depois o 777 cedido pela Miolo.
Mas era preciso visitar o terroir da Pinot Noir e da Chardonnay na região da Borgonha, na França, para avaliar os vinhedos e as pequenas adegas fami liares e assim fizemos um estágio de três dias durante a colheita em julho de 2013, desfrutando a cozinha francesa com acompanhamento de excelentes vinhos de 25 anos, cremants (espumantes da Borgonha) e chardonnays fantásticos.
Aprendemos muito, principalmente com o enólogo Bernard Hudelot, pro prietário de vinhedo e adega de vinhos longevos.
Beirando os 70 anos, com medo que
os herdeiros dividissem a propriedade ou transformassem em zona urbana, resolveu formar um condomínio com 128 cooperados do vinhedo situado em Villars Fontaine, Dijon. Nesta visita, tive oportunidade de oferecer uma garra fa de Pinot Noir da melhor safra 2012 e surpreso me disse: “teu vinho tem as ca racterísticas da Borgonha”. Era um novo desafio, mais tarde me visitou no vinhedo em Monte Alegre dos Campos, ajustando a condução das vinhas para melhorar a qualidade das uvas.
Juntamente com meu filho Rodrigo, adquirimos uma cota do condomínio por 7 mil euros e abrimos uma porta impor tante para a pesquisa e melhoria do nos so vinho no Brasil, onde temos um terroir fantástico a mil metros de altitude nas seguintes coordenadas: Lat. 28º 34’ 08” Sul Long. 50º 46’ 48” Oeste
Num país muito importante e diverso como o Brasil precisamos abrir janelas para espiar o mundo com apoio do governo e mais nosso esforço e vontade para vencer os desafios e bater no peito com orgulho, venci.”
JOSÉ SOZO“Um bom vinho requer um louco para cultivar a videira, um sábio para vigiá-lo, um poeta lúcido para fazê-lo e um amante para bebê-lo.”
SALVADOR DALIA 25ª edição do Mondial des Pinots, realizado de 26 a 28 de agosto na cidade de Sierre, na Suíça, destacou dois vinhos brasileiros com Medalhas de Ouro e de Prata. Organizado pela Associação Vinea, o concurso avalia, exclusivamente, vinhos da famí lia Pinot (Pinot Noir, Pinot Gris/Grigio, Pinot Blanc). Este ano, foram 921 amostras de 300 produtores de 21 países.
O júri contou com a participação de 45 especialistas de 13 países. Do Brasil, o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Vagner de Vargas Marchi, que destaca a organização e o profissionalismo do concurso. “O Mondial des Pinots seguiu um alto grau de exigência, com avaliação criteriosa dos vinhos considerando suas res pectivas categorias”. Ele explica que os jurados foram divididos em oito painéis com cinco avaliadores cada. Marchi dividiu o júri com enólogos da França, Suíça, Alemanha e Eslováquia. “Foi muito interessante compartilhar nossos conhecimentos e experiên cias, e poder observar que, de fato, o estilo mundial para os vinhos de alta qualidade valoriza cada vez mais a tipicidade, elegância e equilíbrio, contrariamente à potência e exageros”, relata.
Medalha de Ouro
Sozo Terroir Pinot Noir 2022 - Sozo Vinhos Finos de Altitude Medalha de Prata Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir 2021 - Cooperativa Vinícola Aurora
Joanna Bastos Bortolon foi eleita pela Comissão Avaliadora
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria promoveu no sábado, 22 de outubro, a escolha da Glamour Girl 2022/2024. O evento ocorreu na sede da entidade e contou com a presença de familiares das candidatas, voluntárias da Liga e da Comissão Avaliadora, composta pela prefeita de Bom Jesus, Lucila Maggi Morais Cunha, a prefeita de Muitos Capões, Rita de Cássia Campos Pereira e a presidente do grupo de voluntárias Amor à Vida de Bom Jesus, Sara Cauduro.
A candidata vencedora foi a representante do Colégio Bom Jesus Joanna Bastos Bortolon, filha de Ernesto Bortolon Junior e Ana Rosa Bastos Bortolon. A faixa foi passada a Joanna por Luísa Rech Lisboa, glamour girl 2020/2022.
A presidente da Liga Vacaria, Maria Doralice Maciel Gil, destaca a importância da participação das jovens no trabalho voluntário da entidade. “Elas nos ajudam a fazer a diferença na vida das pessoas, tornando o mundo um lugar melhor”, resumiu ela, agradecendo a participação das demais candidatas e suas famílias.
Vivi Costa, escritora natural de Vacaria, esteve na tarde de quarta, 26, participando da 40ª Feira do Livro.
Com nove títulos infantis, oito deles da série literária Primum – O primeiro livro do mundo, da editora LFC, ela
MARCON ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EIRELI, CNPJ n°: 27.723.289/0001-23, torna público que requereu ao Departamento Municipal de Meio Ambiente – DMMA do município de São José dos Ausentes –
a Licença Prévia (LP) para a atividade de parcelamento do solo para fins residenciais e mistos, localizado na Fazenda Bom Jardim, CEP: 95280-000, denominado CONDOMÍNIO RESERVA CAMPESTRE.
realizou sessão de autógrafos.
A série Primum conta a história de dois feiticeiros, Carmina e Magnus que saem de seu castelo no Reino de Castrum para uma importante aventura no Planeta Terra. Cada um dos títulos narra um episódio desta aventura, em um país. Estão no roteiro: Brasil, Japão, Groenlândia, Angola, Austrália, França, as regiões desérticas e o Mundo Etéreo, mundo mágico onde vivem os personagens.
O mais novo título lançado por Vivi Costa é “As aventuras de Nono Felice”, com a editora Elos do Conto, um livro bilingue, Português e
Talian, que conta uma história vivenciada pela escritora em sua infância, quando seu tio-avô resolveu montar, ele mesmo, sua fubica para passear com a família. Além da história contada em dois idiomas, o livro também inclui partitura musical e link para videoclipe com a história cantada.
Além de participar da 40ª Feira do Livro de Vacaria, a escritora foi convidada por duas escolas para participar de um bate-papo com os alunos e prestigiar a mostra de trabalhos criados por eles a partir dos livros da série Primum.
“Ações como esta têm o intuito de incen-
tivar o hábito da leitura e também da diversidade cultural”, contou ela. “Busquei, em cada título, trazer curiosidades sobre um país diferente e sobre os povos originários daqueles países. Escolhi lugares que atraem meu interesse e que um dia, ainda pretendo conhecer”, completou Vivi Costa.
A autora diz que os livros foram uma forma de viajar até lugares que gostaria de visitar. “O contato com os alunos é sempre enriquecedor e motivador. Além do mais, o trabalho e esforço das professoras com alunos sempre me encantam, principalmente em Vacaria, onde cresci e também estudei quando criança.” Paraconhecer um pouco mais do trabalho da autora vacariense, ela mantém um site www. vivicosta.com. E para adquirir os livros, a venda é feita por meio do projeto que apadrinhou a série literária Primum: www.livroaovivo. com.br
O esforço das professoras com os alunos sempre me encanta, principalmente onde cresci e estudei quando criança.”
minha, a nossa Vacaria tem seus encantos, cidade Porteira do Rio Grande sempre hospitaleira com quem chega. Ouso dizer que na nossa cidade temos pessoas de quase todos os municípios do estado e também de diversos estados do país, que vêm em busca na maioria das vezes de trabalho e oportunidades para sua família.
criou uma diversidade enorme, de raças, credos e formas de ver o mundo e isso nos faz crescer como município e termos um novo olhar para o presente e o futuro.
Passamos por várias fazes de desenvolvimento, desde as sesmarias, os jesuítas com o gado, da era da madeira à mais recente da produção de grãos e maçãs. Claro, não podemos esquecer do nosso comércio e mesmo da indústria que também tem um papel importante na economia.
Aqui temos muitas potencialidades, terra, recursos naturais, água, clima, energia, infraestrutura logística, posição geográfica, temos nossa cultura mostrada no nosso
Rodeio Crioulo Internacional. A terra nos faz um polo de produção agrícola e de potencial enorme no turismo e captação de investimentos para gerar oportunidades para nossa gente. Gente essa que é nossa maior riqueza e para a qual devemos trabalhar para diminuir as desigualdades, que são grandes em nosso município.
Temos muito a evoluir na saúde, educação e geração de trabalho e renda, mas temos potencialidades e gente para isso.
Por fim, dizer que fico feliz de ter feito parte desta história de Vacaria e poder sempre ajudar para as melhorias que nossa cidade precisa.
São 172 anos de emancipação política, mas nossa história é muito maior e orgulha nosso povo.
Longa vida aos que fazem juntos a história, preparam o presente e o futuro do nosso pago. Viva nossa lendária Vacaria.
Prefeito por dois mandatos em Vacaria
Muito se fala em Turismo em nossa região. O tema mereceu um capítulo no Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030 do Corede Campos de Cima da Serra, visando formar na região um polo preceptor de turistas: “Turismo nos Campos de Cima da Serra”. Todavia, a constatação de que isso ainda está longe de consolidar. Estamos, no máximo, em fase de “pré-turismo”. A região possui atrativos naturais, como a Serra Geral dos Aparados da Serra em São José dos Ausentes, e inúmeras outras belezas naturais em todos os municípios que compõem os Campos de Cima da Serra. E a região possui vários pontos atrativos importantes em todos os municípios. Agora, a vinícola, grande carro-chefe. E no subsolo ainda temos águas termais e seu potencial.
O Turismo é uma indústria limpa, que gera empregos mais qualificados e melhor remunerados. Uma rede de consumo que movimenta a economia. Visitas, lojas de varejo, restaurantes, hotéis, artesanato, postos de combustível… Devemos prestar atenção à terceira idade de hoje, que tem um comportamento diferente
de outrora. As pessoas mais maduras, que já criaram seus filhos, têm lá sua reserva e sua renda garantida, em vez de acumularem para os herdeiros discutirem, preferem viajar, conhecer, gastar… Enfim, querem efetivamente “VIVER” nessa nova etapa. É parcela significativa da população, que só tende a crescer. Seja pelo amadurecimento da população, seja pela expectativa de vida, que aumenta a cada dia.
Dito isso, para lembrar uma das defecções que temos: nossas estradas não são aprazíveis. Não são belas, não tem atrativos que reservem surpresas boas e agradáveis lembranças. Percorra Vacaria a Ipê, por exemplo: vai-se se encontrar uma propriedade com entrada bela, árvores, taipa. No sentido a Bom Jesus: temos o José Sozo e seus pomares, suas nogueiras, os cactos…. Qual outra? Na BR 116, saída para Lages: a deslumbrante Vinícola e o pórtico; alguma outra beleza implementada?
Os Poderes Públicos precisam fomentar, asses-
sorar. Sem ser o investidor, pois isso cabe ao empreendedor ou proprietário particular.
Fazer viveiros, programas, concursos, e outras formas de apoio que devem existir. Somos cortados por duas rodovias Federais. E também a ERS 122, além de outras estradas importantes. São os caminhos que levam ao objetivo, e eles também fazem parte do turismo. Comenta-se que a nova estrada BR 285 na Serra da Rocinha será totalmente florida com árvores de Ipê e Quaresmeiras… Queiramos que isso se concretiza. Colaboraria muito para a definição de uma verdadeira rota turística.
Viajar por estradas bonitas, floridas, com vegetação aprazível, esmero nas entradas das propriedades, de pomares e de granjas. E arborização exuberante no entorno de pontos de parada, restaurantes, próximos a entroncamentos. Isso atrai o turista, torna a estrada agradável, gera surpresa em conhecer, desejo de voltar… Miremos em Gramado, cuja região iniciou sua vocação quando nos idos 1950 passaram a plantar Hortênsias nas cidades e nas estradas. Foi o início.
CARLOS ALBERTO DEFAVERI Delegado Regional de PolíciaDECRETO N 282/2022
DECRETO Nº DECRETO Nº 282/2022
“Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação imóvel urbano de propriedade de MARIA TEREZINHA MARTINS HOFMAN”.
Art. 1º - É declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, parte do imóvel contido na Matrícula R-8-14.447, de propriedade de Maria Terezinha Martins Hofman, assim descrito: “Uma fração de chácara, sem benfeitorias, sob o nº 1 da quadra D, do loteamento denominado Chácara Passo da Porteira, nesta cidade, na BR 116 entre os Km 240 e 241, dentro do perímetro urbano, segundo Lei Municipal nº4.396/2019, no seu art. 1º, com área de um mil e setecentos e cinquenta metros quadrados (1.750,00m²), confrontando, a frente com a rua Santa Barbara (exRua F), por onde mede 25m; aos fundos com parte da chácara 3 e com o rio, numa linha quebrada composta de dois segmentos que medem respectivamente 20m e 3m; na divisa esquerda com a E.M,E.F. Arthur Coelho Borges (ex-Rua A), por onde mede 68m; na divisa direita com parte das chácaras 1 e 3, por onde mede respectivamente 50m e 22,50m; dentro do quarteirão formado pelas ruas Mirage (ex-Rua A), Floresta (ex-Rua C), Primavera (ex-Rua B), São Judas (ex-Rua G), Santa Barbara (ex-Rua F) e Rio Passo da Porteira”.
Art. 2º O imóvel objeto do presente Decreto destina-se à instalação do pátio, futura construção de quadra poliesportiva e parquinho infantil, todas as adequações necessárias para o funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Arthur Coelho Borges.
Art. 3º Revoga-se o Decreto Municipal nº 91/2022.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se e Publique-se.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE VACARIA, 21 de Outubro de 2022.
AMADEU DE ALMEIDA BOEIRA - Prefeito Municipal
Fico feliz de ter feito parte desta história e ajudar as melhorias que nossa cidade precisa.”
“Uma indústria limpa, que gera empregos mais qualificados e melhor remunerados e uma rede de consumo que movimenta a economia.”
Vacaria é para mim um lugar especial, dife rente, privilegiado, uma cidade promissora que vem nos dando ótimos motivos para acreditar, idealizar e sonhar com a Vacaria dos nossos sonhos. Estamos nos trilhos, rumando para a Vacaria que realmente queremos e precisamos para que nossos filhos cresçam, per maneçam e se desenvolvam junto com a cidade.
Vacaria é para mim hoje, uma cidade que preocupa-se em cuidar melhor da nossa gente e tem se preocupado em estruturar melhor a nossa cidade, investindo em diversas políticas públicas voltadas para a melhora de vida dos seus muníci pes e que tem avançado, deixando legados para os seus cidadãos, trabalhando e olhando para o futuro das próximas gerações, uma cidade que tem buscado incentivar e pro mover melhores condições de ensino e educação, que vem realizando investimentos em áreas importantes e se dedicado em trazer novas opor tunidades de trabalho e geração de emprego e renda para as pessoas.
O caminho rumo ao futuro e ao crescimento está traçado! Vemos e temos a percepção dos avanços e conquistas nestes 172 anos de lutas e vitórias!
A história recente nos mostra especialmente o potencial, o pro
gresso, a pujança e o quanto Vacaria evoluiu e cresceu na última década. Eu credito no desenvolvi mento e crescimento ainda maior da nossa lendária e amada Vacaria nos próximo anos.
Para tanto, a política, os políticos, os empresários, as entidades de classe, as lideranças e as forças vivas do nosso município não podem e não farão sozinhas as transformações que a nossa cidade ainda precisa para desenvolver-se e crescer ainda mais.
É preciso que o povo vacariano e o cidadão participem, colaborem e deem a sua contribuição para esta evolução e transformação!
Vacaria é para mim, uma ter ra de amigos, de um povo hospita leiro, solidário e trabalhador, que também merece e precisa crescer junto com a cidade!
É nisso que reside hoje a honra de poder trabalhar e estar a frente do Poder Legislativo Vacariano, poder unir forças, somar esforços, poder contribuir com iniciativas e realizar um trabalho que melhore a vida dos Vacarianos!
Parabéns, Vacaria, pelos seus 172 Anos de lutas , conquistas e vitórias!
VEREADOR FABIANO VACARIA Presidente do LegislativoVacaria para mim é um lugar maravilhoso que me acolheu há 24 anos atrás quando aqui cheguei como 2º tenente recém-formado da Academia de Polícia Militar. Fui muito bem recebido pelas pessoas desta terra, pessoas ma ravilhosas que conheci e que passaram a fazer parte da minha vida. Elegi Vacaria como mi nha casa, pois por diversas vezes fui movimen tado para outras cidades da região por necessi dade do serviço, mas sempre busquei retornar para cá. Aqui fiz a minha vida profissional e a minha vida pessoal, cresci em ambos os aspec tos e acompanhei a cidade também crescer e se desenvolver gradativamente.
Com frequência recebo novos Policiais Militares designados para trabalhar em Vacaria e na região, sempre digo a eles sobre a qualidade de vida que temos aqui em Vacaria, o quanto o povo é bom e acolhedor, o quanto essa cidade é aconchegante, o quanto é prazeroso encontrar pessoas conhecidas e amigos diariamente na rua e nos mais diversos estabelecimen tos comerciais.
Muitos aspectos me fazem amar esta cidade, como por exemplo, o clima de cidade do interior, das pessoas que trabalham para fazer deste um local melhor para se viver, as amizades feitas ao longo da vida, as belas paisa gens dos campos de cima da serra, os lugares turísticos e o enorme potencial nessa área para desfrutar o lazer, o reconhecimento das pessoas pelo trabalho da Brigada Militar sempre velando pela segurança de todos.
O sentimento de pertencimento a esta cidade e toda a sua rica e impor tante história para o nosso Estado me
A terra dos rodeios, da maçã, do povo amigo e hospita leiro.
Os tempos estão mudando em nossa cidade, o desenvol vimento está se acelerando, o empresariado está animado com os movimentos feitos pelo poder público a fim de fomentar o turismo, indústria essa que gera receita imediata, movi menta nosso comercio e possi bilita maior poder de consumo do vacariano.
Acredito que estamos no caminho certo, porém vejo oportunidades sendo desper diçadas pelo povo vacariano; principalmente na área do turismo e gastronomia, onde recebemos um número alto de visitantes, seja pelo aconteci mento de uma Expovac, rodeio, balonismo entre tantos eventos que acontecem aqui.
Essas áreas geram receita direta, e nós acabamos não aproveitando -as, como no rodeio onde a maioria das empresas de alimentação não são de Va caria, ou no balonismo onde a maioria dos foodtrucks são de fora, os próprios restau rantes que não abrem no domingo à noite restando apenas as pizzarias e xis que ficam lotados, os hotéis que estão acostumados com o fluxo de clientes “viajantes” e acabam não olhando para o público do turismo, que
enche de orgulho. Agradeço a Deus
ter me con duzido para cá. Parabéns, Vacaria, pelos 172 anos! Parabéns ao povo Vacariano por construir essa bela história! Muito Obrigado, Vacaria!
quer ficar bem instalado e com algumas comodidades a mais.
Amigo leitor, não me inter prete mal, não é uma crítica, sei das dificuldades de empreender, dos riscos que temos que assu mir e da dificuldade com a mão de obra e acesso a crédito, mas vejo que temos uma oportunida de gigante a nossa frente, cabe a nós aproveitá-la.
Na área do desenvolvimento tecnológico, o povo Vacariano está ficando cada vez mais co nectado, atualmente 75% da po pulação possui acesso à inter net, desse montante apenas 5% é utilizado em negócios (físico e digital), o restante apenas para entretenimento, ou seja, nós somos grandes consumidores, mandamos diariamente grande parte do nosso dinheiro para outras cidades e estados, visto que aqui não temos grandes empresas vendendo no digital.
Vejo isso também como uma oportuni dade, afinal temos um aeroporto e duas BRs que permitem a criação de uma malha de distribuição.
Acredito que um trabalho entre iniciativa privada e poder publico neste sentido pode fomentar ainda mais o desenvolvimento da minha, da sua, da nossa Vacaria!
ANDERSON BORGES Diretor da CyberflyParafraseando uma música conhecida, Vacaria é a cidade onde eu nasci, onde cresci e onde quero viver.
Vacaria é uma cidade próspera, com muitas opor tunidades e possibilidades. Cresceu muito nos últimos anos. Como todo município, ainda apresenta algumas limitações e necessidades, mas possui uma população trabalhadora, empreen dedora e ativa, disposta a superar desafios na busca de melhores condições de vida, e consequentemente acelerar o progresso do município.
Neste contexto, o desafio é aproximar mais esses dois fatores: criar e encurtar o caminho dos munícipes às oportunidades, fomentar o desenvolvimento, dar condi ções a quem não as têm, com isso o progresso virá mais fácil, mais rápido e será mais homogêneo.
Nos dá muito orgulho ver a nossa cidade ativa e promisso ra, isso é resultado da atitude e do comportamento de todos os seus munícipes. São pessoas que trabalham e constroem o progresso, o que nos enche de orgulho e satisfação. Os an seios são os mesmos, os obje tivos são os mesmos, portanto
unimo-nos para alcançá-los. Buscar resultados positivos através de uma permanente inovação de processos, sejam eles de aprendizado, incentivo ou criação, é objetivo cons tante, desta forma estaremos contribuíndo para a constru ção de um futuro melhor para nossa cidade.
TITO CESAR BORGES Presidente da CICAtualmente, 75%
população
acesso
“O desafio é criar e encurtar o caminho dos munícipes para as oportunidades e fomentar o desenvolvimento.”
Vacaria comemora seus 172 anos em grande estilo através da 40ª Fei ra do Livro e 20ª Feira do Artesanato Municipal. A patrona é a escritora ca xiense Josiane Scapin Du tra. De acordo com a or ganização, um “presente a todos os vacarianos” foi a abertura oficial ocorrer no Parque da Aviação, junto ao 1º Festival de Balonis mo, onde o público esti
mado foi de aproximada mente 20 mil pessoas.
A patrona Josiane re cebeu homenagem do Ro tary Club de Vacaria, das mãos do seu presidente, Fernando Verdi Guazzelli e da secretária munici pal de Educação, Simone Gobetti Boeira. Também foram homenageadas as pessoas que contribuíram e contribuem para que a “festa das letras” seja
realizada nos decorrer dos anos: pela Educa ção, a escritora Taiane Santi Martins, pela Associação dos Artesãos de Vacaria, Sônia Val morbida Barcellos, pelo Rotary Club de Va caria, professor Nelson Francisco Benvenut ti e uma homenagem póstuma a João Brizo la, que em 1978, deu os primeiros passos para que
No domingo, 23, foi descer rada placa em homenagem póstuma a João Brizola. O ato ocorreu na Casa do Povo e foi realizado pelo Rotary Club de Vacaria. O evento contou com a presença
filhos, Carlos e Magali Brizola, rotarianos, a secretária de Educação, Si mone de Fátima Gobetti Boei ra, e da
da Feira do Livro, Josiane Scapin Dutra.
a Feira do Livro pudesse ser realizada até hoje.
A “festa das le tras”, que começou no dia 22, segue até domingo, dia 30 de outubro, no Mercado Público Municipal, com variadas atra ções como a tradicio nal comercialização de livros, artesanato, atividades culturais e praça de alimentação.
A secretária Simo ne Gobetti Boeira reforçou
o convite a toda a comuni dade para se fazer presen te no Mercado Publico. “O espaço está lindo e temos a honra em ter como pa trona, a escritora Josiane Scapin Dutra, que se faz presente todos os dias de feira, compartilhando seu conhecimento literário. Vacaria merece o melhor e nada mais justo em co memorarmos com nosso povo”, enfatizou Simone.
Um ‘presente a todos os vacarianos’ foi a abertura oficial ocorrer no Parque da Aviação, junto ao 1º Festival de Balonismo.”
Um sentimento de alegria e pertencimento nos invade quando podemos falar um pouco sobre a nossa terra e os nossos cos tumes. E a nossa Vacaria dos Pinhais vai passando pelo filme da nossa vida e se mostra cada vez mais pu jante, mais amadurecida, mais feliz com o passar dos anos. Este sentimen to é de um filho adotivo desta terra, mas que junto com ela aprendeu a entender o seu povo, suas tradições e seus costumes. As atividades econômicas cada vez mais se conso lidam, fruto do acerto e direcionamento dos líde res que precederam estes dias, bem como o seu crescimento demográfico, a despeito das passadas emancipações, continua como polo aglutinador de múltiplas atividades na nossa região.
Mas uma área, entre outras, nos chama par ticularmente a atenção, o serviço social. Temos ouvido com frequência, que mesmo com as dificuldades naturais que ainda são enfrentadas, nossa cidade já tem o reconhecimento de muitas outras cidades e do estado, que nesta área
Temos uma rede de proteção da criança ao idosos, que serve de referência para muitos municípios, pois a visão mais integral do ser humano, deixa de ser um mero número, para ser um elemento de atenção e cuidado.”
específica, temos uma rede de proteção da criança ao idosos, que serve de referência para muitos municípios o que muito nos alegra e envaidece, pois a visão mais integral do ser humano, biológico, psico lógico e social, deixa de ser um mero número, para ser um elemento de atenção e cuidado. Os poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, à medida que o tempo passa,
cada vez mais dedicam suas atenções para esta área, contribuindo decisi vamente para um melhor resultado e eficiência no uso dos recursos e das políti cas públicas, tendo como resultado um acolhimento e proteção mais efetivas dos nossos cidadãos. As enti dades do terceiro setor, de mãos dados com as áreas afins dos poderes públicos constituídos, cada vez mais se especializam e se aprofundam na melhor forma de atender e pro teger os seus tutelados, ampliando e interagindo cada vez mais nessa rede de proteção de todas as idades, e as empresas de todos os segmentos profissionais, aliadas às pessoas físicas, muito tem contribuído para a manutenção e melhoria de todas estas atividades
Que bom podermos vi ver e conviver com pessoas que têm esse olhar mais abrangente e sensível na área das relações humanas. Que o Senhor da Vida e dos Mundos, continue ampa rando e protegendo a todos nós, seus filhos diletos.
JAIME PERIN
Líder social, comunitário e espírata
A professora Cecília Andresa da Cruz Silva Radatz, em parceria com a Secretaria da Saúde de Muitos Capões, realizou no dia 19 de outubro, a primeira edição do evento “Guerreiras Vestem Rosa”. Em momento repleto de emoção, houve desfile com as mulheres que lutam e que já lutaram contra o câncer, mostrando histórias de luta e muita fé.
Prestigiaram o evento a prefeita Rita de Cássia Campos Pereira, a viceprefeita Elenise Cabral Pereira, autoridades locais, professores e alunos.
A professora Cecília agradeceu o apoio da Administração Municipal, bem como da Secretaria da Saúde e a todos que se fizeram presentes, “obrigada por abraçarem esta causa nobre conosco”.
A prefeita de Bom Jesus, Lucila Ma ggi, entregou oficialmente no dia 25, a escritura do terreno doado pelo municí pio ao grupo Amor à Vida. A cerimônia foi realizada durante o chá beneficente promovido pela entidade no salão paro quial.
A partir de agora, o grupo conta com
o apoio da comunidade em geral para arrecadar os recursos e materiais neces sários para a construção da sede própria.
O grupo conta com as doações da comu nidade para realizar seu trabalho. Atual mente a presidente é Sara Cauduro que destaca que em média 20 pessoas estão sendo acompanhadas pelo Amor à Vida.
A união estável está cada vez mais popular em nosso País, mas ainda existem muitas dúvidas acer ca da sua configuração, requisitos, legalidade e garantias de direitos, principalmente patrimoniais.
Acerca de sua configuração, bas ta que sejam preenchidos alguns requisitos previstos em Lei, quais sejam: convivência pública, con tínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.
É importante destacar que não existe um tempo mínimo estipula do para que se configure a união estável, bem como também não é necessário que o casal resida na mesma casa. Porém, a Lei prevê impedimentos à configuração des ta união, como por exemplo, entre pessoas casadas.
No que se refere a dissolução da união estável, os procedimentos são
semelhantes ao do divórcio, poden do ser realizada extrajudicialmente, quando não há divergências acerca do término da relação e nem acer ca de eventual partilha de bens. Ressalta-se que o casal que possua filhos menores de idade não pode optar pela dissolução extrajudicial.
Já quando há litígio entre o ca sal, a dissolução da união estável e a partilha do patrimônio será reali zada judicialmente, de acordo com o regime de bens escolhido pelo casal, e conforme já mencionamos em artigos anteriores, na falta de estipulação do regime, aplica-se o da comunhão parcial.
Assim como o casamento, a união estável também assegura ao casal todos seus direitos, e tanto para constituí-la como para dissolvê-la é de extrema necessidade o acompa nhamento de um profissional habi litado.
A prefeitura de Monte Alegre dos Campos lem bra aos pais da pesagem obrigatória das crianças incluídas no Programa Auxílio Brasil para a ga rantia do benefício.
Devem ser pesadas crianças entre 0 a 7 anos e também gestantes e mulheres de 14 a 44 anos, nas unidades bási
cas de saúde onde estão cadastradas. Além disso, as gestantes precisam fa zer o acompanhamento pré-natal.
É preciso levar no momento da pesagem o RG do responsável fa miliar, além da carteira de vacinação de crianças menores de 7 anos para atualização, e controle
de pré-natal para ges tantes. Esta ação tem o objetivo de acompanhar a saúde das mulheres e crianças que estão inse ridas no programa.
As participantes do Programa Auxílio Bra sil deverão comparecer nas unidades básicas de saúde até dia 31/10 para garantirem o benefício.
A administração de Campestre, através da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, construiu uma capela no cemitério municipal. O novo espaço tem nove metros quadrados, além de dois banheiros. Ainda dentro das melhorias no local foi colocado calçamento paver no corredor principal de acesso. Os serviços foram executados com recursos próprios do orçamento.
Uma equipe da Secretaria de Obras está re alizando a pintura do meio-fio no entorno da praça Raul Luiz Gobbi. Outros serviços estarão sendo realizados visando deixar a praça pre parada para sediar os eventos de final de ano. Recentemente foram realizadas reformas no banheiro feminino.
Há um mês, a empresa vencedora da licitação vem fazendo a recuperação do trecho entre a BR 116 e a ponte do Refugiado, na divisa com Va caria. Está sendo feito o alargamento da estrada em uma extensão de 4,3 quilômetros, bem como nivelamento necessário da pista de rodagem e a drenagem. O investimento é de R$ 71.800,00.
Na sexta-feira, 21, a Administração Municipal de São José dos Ausentes recebeu um caminhão-caçamba que será destinado à Secretaria de Obras do
município. Em comunicado, a Prefeitu ra destaca que o veículo será de grande utilidade nas obras e manutenção de es tradas.
UBSs de Monte Alegre realizam pesagem de crianças para o Auxílio Brasil
r i a n ç a s c o n e c t a d a s , e s t ã
desenvolvendo uma nova visão de mundo, porém perdendo o seu momento.
Crianças e adolescentes inseridos na prática desportiva, ocupam seu tempo em uma a t i v i d a d e c u j o s b e n e f í c i o s p o d e m s e r : desenvolver as capacidades físicas, aprimorar as h a b i l i d a d e s m o t o r a s , m e l h o r a r a c o g n i ç ã o , combater a obesidade, estimular a integração s o c i a l , r e s p e i t a r a s r e g r a s , l i d a r c o m a s frustrações, diminuir o risco de doença mental.
Dessa forma, o que se tem discutido é o conceito de iniciação e treinamento precoce no e s p o r t e , u m a p r e p a r a ç ã o i n t e g r a l p a r a a competição e para a vida.
E s t a r n o â m b i t o d o e s p o r t e competitivo, na ótica da formação global do jovem, é uma iniciativa louvável dos pais, professores. Já o treinamento precoce envolve u m a s é r i e d e d e b a t e s e m r e l a ç ã o a psicomotricidade futura dos mesmos. Para isso
Coalguns conceitos precisam ser compreendidos. Destacam-se a avaliação física inicial e novas avaliações para mensurar os ganhos, perdas e fazer ajustes nos treinos Na periodização define-se os objetivos e o calendário, a duração e i n t e n s i d a d e d o s t r e i n o s A l i m e n t a ç ã o adequada Dar os estímulos adequados de a c o r d o c o m a i d a d e , o o b j e t i v o , v o l u m e , intensidade, carga. O descanso adequado, peçachave para a performance.
A d i s c i p l i n a e o t r e i n a m e n t o p s i co l ó g i c o , o c a r r o c h e f e d o t r e i n a m e n t o d e s p o r t i v o p a r a c r i a n ç a s e a d o l e s c e n t e s excepcionalmente nas competições.
O início dos jovens no esporte tem sido visto como uma boa iniciativa como um t o d o A s c o m p e t i ç õ e s c o n s t i t u e m a p a r t e p r i n c i p a l d a p r e p a r a ç ã o i n t e g r a l , d a n d o possibilidades de reunir a técnica, a tática, a preparação física e a psicológica em um único sistema dirigido ao alcance de altos resultados.
Fiat/Uno Way 1.0 2012 - vermelho - 52.220 Km. Direção hidráulica, ar quente/frio, vidros elétricos, desembarçador. Manual completo, chave reserva. ÚNICA DONA. Carro em ótimas condições. Fone/Whats (54) 9.8416-6869
†
MARIA DO CARMO PEREIRA DE ALMEIDA NASC: 31/03/1936 FALEC: 17/10/2022
† RAUL DA SILVA SANTOS NASC: 06/05/1962 FALEC: 13/10/2022
†
MARIA DO CARMO GONÇALVES LUZ NASC: 12/10/1955 FALEC: 20/10/2022
† VALMIR LAURENTINO FERREIRA NASC: 01/02/1938 FALEC: 20/10/2022
† CLEIDE SALETE SITON NASC: 12/12/1958 FALEC: 22/10/2022
† CATARINA RODRIGUES DA SILVA NASC: 08/03/1931 FALEC: 24/10/2022
† EURIDES DE OLIVEIRA VIEIRA BIANCHI NASC: 08/09/1942 FALEC: 25/10/2022
A Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo secretario-geral Dr. Rodrigo Toledo da Silva Rodrigues, participou do evento promovido pelo Ministério Público em nossa comarca, através da palestra “Perfil Constitucional do Ministério Público no Estado de Direito Brasileiro “.
A organização do evento se deu pela Universidade de Caxias do Sul, tendo a presença de diversas autoridades locais.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PREFEITURA MUNICIPAL DE ESMERALDA SECRETARIA MUNICIPAL DA
A Prefeitura Municipal de Esmeralda vem através deste, convocar os seguintes contribuintes para comparecer o mais breve possível na Secretaria da Fazenda para tratar de assunto de seu interesse:
- Acílio Teixeira da Costa;
- Adalmir Padilha Fogaça;
- Adão Donizete da Luz;
- Adão Maria de Campos;
- Ademir Corrêa da Costa;
- Ademir Luiz Rodrigues de Souza;
- Adilson Flores;
- AGRO GUAMIRIM LTDA;
- Ailton da Silva;
- Alceu Correia de Carvalho;
- Alcir Kurmann;
- Altemir Scortegagna;
- Ana Rita Vieira de Oliveira;
- Anastácio Mamedes Soares;
- André Subtil Paim;
- Angela Maria Moraes Borges;
- Antônio Antunes de Souza;
- Antônio dos Santos Nunes;
- Antônio Eurico Teles Verlins;
- Antônio La Hire Correa dos Santos;
- Antônio Lemos dos Santos;
- Antônio Salvador Teixeira do Amaral;
- Ardoino Rodrigues;
- Augusto dos Santos Soares;
- Babina Domingues Borges;
- Beatriz Antunes de Souza Santos;
- Bernardina Varela Fragoso;
- Bruno Birck da Mota;
- Carla Costa de Matos;
- Carlos Luis Bertin;
- Carlos Ulrich;
- Cediléia de Oliveira Matias;
- Celso Marques Pacheco;
- Cláudia Inês Luz Alves;
- Claudiomiro Ferreira da Silva;
- Cleber Luiz dos Santos;
- Cleomar dos Santos Amaral;
- Cristina Aparecida Vingla Fernandes;
- Daiane Aparecida Castilhos de Souza;
- Daiane Maccari;
- Dalva Borges da Rocha;
- Dari Rodrigues Subtil;
- Darlan André Spanholo;
- Delci Terezinha Ribeiro da Silva;
- Denise Gonçalves da Silva;
- Dercílio Rodrigues da Rosa;
- Derli Rodrigues Varela;
- Diego Borges da Costa;
- Edenilson Vieira dos Santos;
- Edmar Souza de Oliveira;
- Elenice Copetti do Amaral;
- Elisa Rosane Todero;
- Eliza Nunes Rodrigues;
- Eloisa Ramos Piardi;
- Elvori Paim;
- Emerson Eronei de Moura Dick;
- Erico Alves Figueira;
- Espólio de Ana Maria Pereira;
- Espólio de Carlos Kramer de Almeida;
- Espólio de Casemiro Moreira;
- Espólio de Cenira Oliveira de Abreu;
- Espólio de Delir José Dall Agnol;
- Espólio de Edmar da Motta Kramer;
- Espólio de Elba de Lourdes Moreira;
- Espólio de Fabrício Alves da Costa;
- Espólio de Gelso de Oliveira Pacheco;
- Espólio de José Alves de Souza;
- Espólio de Juraci Lemos dos Santos;
- Espólio de Maurilio Saugo;
- Espólio de Nelci Marques Figueiredo;
- Espólio de Nicanor da Costa;
- Espólio de Saure Affonso Sgorla;
- Eunice Stoffel Mondadori;
- Eva Beatriz Silva de Oliveira;
- Evelise de Fátima Fernandes;
- Everaldo Piamolini;
- Ezamilio Amarantes Lopes;
- Fabrecildo Dal Bosco Perotoni; - Fabrício Alves da Costa; - Fátima Rosenilda Antunes Soares; - Fernando José Bernardes de Lima; - FERRAGEM CAXIENSE S.A IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO; - Francisca de Matos Ribeiro; - Francisco Barboza de Lima; - Francisco Evanir R. da Costa; - Francisco Teixeira Paim; - Gentil Aristides Cheme; - Gessi Alves de Abreu; - Getulio Rodrigues; - Gilvani Leite do Prado; - Guimara Costa de Matos; - Hebraina Pacheco; - Helenita Inês Kuze da Silveira; - Henrique Cunha de Lemos; - Herdeiros de Ari da Silva Pacheco; - Herdeiros de Dinarte Martins Velho; - Herdeiros de Fabrício Alves de Oliveira; - Herdeiros de Graciolino Defaci; - Herdeiros de Podalírio Alves Subtil; - Herdeiros de Sebastião Rodrigues dos Santos;
- Herdeiros de Sezefredo Bernardino de Lemos; - Herdeiros de Theodoro Matias de Oliveira; - Homero Afonso Bortoline de Melo;
- Idalécio Deoclecir Velho Duarte;
- Ignácia Martins de Souza;
- Ilidina Borges D’avila; - Jair Pizzi;
- Janete Gomes da Silva;
- Jardelina Rodrigues; - Jarves dos Santos Medeios;
- Joana Maria Pimentel D’avila;
- João Batista Ferreira; - João Carlos Oliveira da Silveira; - João Luis dos Santos; - João Maria Conrado; - João Orly Paim de Oliveira; - João Oscar da Silva Ramos;
- Joelma Rodrigues Pereira da Rosa; - Joemil de Oliveira; - Joice da Silva Morais;
- Jonathan dos Santos Almeida; - Jorge Macedo da Silva; - José Anastácio de Oliveira; - José Cabral Teixeira; - José Celso do Amarante; - José Jaime Nunes Teixeira; - José Kosinski da Silva; - José Luis Oliveira Velho; - José Maria Pacheco; - José Martins Velho; - José Matias de Oliveira; - José Orli Cheme; - Julia Rodrigues; - Juliana de Fátima Soares de Lima; - Juliana Dias Perotoni; - Juliano Xavier; - Julio Antunes Vieira; - Julio Iran de Moura Dick; - Juremir Antônio Corlassoli; - Juvedio Matias de Abreu; - Laira Cristina Cordeiro dos Santos;
- Leci Rodrigues Subtil; - Lemir Maria Ciotta Stedile; - Leonice Rodrigues de Lima;
- Leopoldo Rubens de Sá;
- Lindonor Rodrigues da Silva; - Lory Vargas da Silva; - Lourdes de Fátima dos Santos Lima;
- Luciane de Fatima Correia;
- Lucimar dos Santos Amaral;
- Luis Waltrick da Silva;
- Luiz Antônio Alves de Vargas;
- Luiz Carlos Almeida de Jesus;
- Luiz Carlos Rodrigues;
- Luiz Francisco de Paulo;
- Manoel João Rodrigues da Silva Neto;
- Manoel Lisboa Pimental;
- Mara de Fátima de Souza Pinto;
- Marcelo Rodrigues da Silva;
- Marcinei Machado dos Santos;
- Marcos Batista de Oliveira Rodrigues;
- Marcos S. Cavalheiro;
- Maria Angelina de Lima;
- Maria Aparecida Batista Longhi;
- Maria Cleusa da S. dos Santos;
- Maria Danzilia da Silva;
- Maria de Fátima da Silva;
- Maria de Fátima Matias Soares;
- Maria de Lourdes Santos;
- Maria Isabel de Lima Brasil;
- Maria Luiza Vieira dos Santos;
- Maria Rosa de Sá Almeida;
- Maria Vanda de Souza Xavier;
- Mariana Mondadori Kramer;
- Mario Sales da Silva;
- Marli de Fátima Moreira Branco;
- Maximilia Moura da Luz;
- Micael Rogério Stedille;
- Miriam Martins de Oliveira;
- Neide Tadeu da Silveira;
- Nelci Matias Paim;
- Nestor Lourenço da Silva;
- Neura Salete Correa de Cândido;
- Nilza Pacheco;
- Niso Francisco de Souza Amaral;
- Nubia da Lima Vieira;
- Olisses Ferreira Ferraz;
- Orilda Terezinha Campos de Moura;
- Orlando Melo de Souza;
- Paulo Armindo Alves de Souza;
- Paulo Rogério Lemos Pereira;
- Pedro Almeida de Jesus;
- Pedro Armindo Delfes de Souza;
- Plinio Fernandes Vieira;
- Podalírio Pereira de Almeida;
- Raquel Suzana Duarte da Silva;
- Rita Aparecida Loregian Spanholo;
- Rodrigo Deitoz Posser
- Rosa Nassur Moreira;
- Rosalina Rodrigues Monteiro;
- Rosane Cavalheiro da Silva;
- Roseli de Fátima Vaz;
- Sandro Rosa da Silva;
- Sebastião Alves Cordeiro Mendes;
- Sebastião Borges Xavier;
- Sebastião Rodrigues Borges;
- Sebastião Vieira da Silva;
- Sidnei Grafe de Campos;
- Simone de Macedo Santos;
- Soleci de Fátima Vieira;
- Tania Beatris Nunes;
- Tania Maria Pereira Rodrigues;
- Telmo Soares Neymayer;
- Tereza Tavares de Souza;
- Thais Rodrigues Liria da Silva;
- Therezinha Mello de Lemos;
- Valdemar Correia Rodrigues;
- Valdevina de Jesus Lima;
- Vanderlei Alves de Vargas;
- Vergilio Lemos Teixeira;
- Virginia Maria Bertin;
- Vivaldino Antunes Vaz;
- Zelinda de Fátima Lemos de Lima.
Esmeralda/RS, 26 de Outubro de 2022. Márcio Luís Muller - Secretário Municipal da Fazenda
ESPORTE
O Glória encerrou as atividades do departamento de futebol profissional desta temporada no último dia 16. No total, em 2022, foram disputadas 25 partidas divididas em quatro competições.
Entre janeiro e outubro, o torcedor acompanhou a Copa do Brasil, a Recopa Gaúcha, a Divisão de Acesso e a Copinha FGF.
O ápice de toda essa caminhada foi a histórica classificação à segunda fase da Copa do Brasil, com uma emocionante vitória em cima do Brasil de Pelotas, tradicional adversário, numa noite em que o Altos da Glória foi tomado pela alegria e pelas cores azul e branco.
A segunda fase da disputa nacional também foi acompanhada de outro feito histórico: a primeira vez que uma delegação do Leão da Serra viajou de avião para realizar uma partida. No nordeste brasileiro, en-
frentou o Vitória-BA e viu a esperança de chegar à terceira etapa escapar aos 44 min do segundo tempo, após um pênalti sofrido.
Mas a temporada não acabava ali, muito pelo contrário. O Glória ainda viu o estádio lotar mais uma vez, na disputa da Recopa contra o Grêmio.
O clube de Porto Alegre não vinha a Vacaria desde 2004.
O belo desempenho na Copa do Brasil fez também o torcedor criar uma grande expectativa de retornar à elite do Gauchão. Mas o sonho foi novamente adiado. Desta vez de forma precoce, sendo eliminado nas quartas de final da Divisão
de Acesso.
Para a Copinha a direção reformulou o elenco, contratou jogadores mais qualificados em relação ao grupo anterior. O renomado técnico Luis Carlos Winck foi o escolhido para buscar o bicampeonato. Mas nada disso adiantou e o clube ficou pelo caminho.
Considerada por muitos como a temporada mais importante da história do Glória, certamente 2022 deixará um legado para os anos que estão por vir. Nas próximas semanas, a direção capitaneada pelo presidente Eugênio Marques definirá o futuro do futebol do clube.
NETO FERREIRACLAUDIA DEMETERKO WICHINHESKI *13/05/1934 +21/10/2022
EDSON LUIZ GOULART BORGES *29/12/1971 +21/10/2022
MARCELO SANTOS DA SILVA *20/09/1983 +22/10/2022
JOÃO DA SILVA MACIEL *24/10/1959 +23/10/2022
LEOPOLDINA DA SILVA BRANCO *12/03/1939 +26/10/2022
LUIZ INÁCIO DE OLIVEIRA *07/09/1946 +27/10/2022
Nomes que não constam em nosso obituário semanal, é por não ter o desejo ou autorização por escrito assinada previamente pelos familiares.
As informações do obituário são de responsabilidade da Funerária Sagrada Família (54) 3231-1002.
A programação do aniversário de Vacaria fez do mês de outubro um período bastante diferenciado. De forma abrangente, foram enfatizados a cultura, as tradições, o turismo e criaram-se muitos atrativos para as famílias. Os arredores do Centro de Atenção ao Turista (CAT) receberam milhares de pessoas, atraídas por uma programação que estimulou inclusive a vinda de turistas para a cidade. Os hotéis ficaram lotados.
programações diferenciadas conseguiram envolver a comunidade do princípio ao final dos dias. As atividades do 1º Festival de Balonismo de Vacaria foram promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, com apoio da Federação Gaúcha de Balonismo e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
A convite do Correio
Vacariense, o secretário de Desenvolvimento, Gabriel Prado (de óculos na foto abaixo), falou sobre o evento, que foi uma inovação, deu certo e mereceu muitos elogios, inclusive na Câmara de Vereadores.
“A ideia do 1º Festival de Balonismo, surgiu quando recebi uma ligação no início deste ano, do presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Ricardo Lima, contando sobre sua passagem pela região, o qual relatou ter encontrado em Vacaria um grande potencial geográfico, ou seja, o local adequado para a prática de balonismo.
Com isso, em conversa com o diretor-executivo João Airton, abraçamos a ideia pensando no desenvolvimento da nossa cidade,
tanto no aspecto econômico, cultural e turístico.
Assim, logo contamos com o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, patrocinadores e Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo e demais secretarias municipais, na qual não mediram os esforços para que tudo fosse um grande sucesso.
Com certeza, o evento ficou para a história de Vacaria. É maravilhoso poder ver que nossa população e região, desfrutaram de um evento tão magnífico, contando também
com show nacional, apresentações artísticas, não esquecendo da nossa praça de alimentação com diversos food trucks
Todos os dias foram inesquecíveis, mas com certeza o que mais marcou foi a noite do Night Glow, onde todos os balões foram inflados e suas chamas foram acesas, neste momento toda a população pôde acompanhar de pertinho esses balões que coloriram o céu de Vacaria e nada melhor que o presente de 172 anos de Vacaria um belíssimo evento como foi.
Ver a população contente é o que nos move e pensando nisso, anunciamos a todos que no ano de 2023 teremos o nosso 2º Festival de Balonismo de Vacaria.
Agradeço imensamente aos envolvidos neste evento, por todo o apoio e pelo empenho que tiveram desde o início, até porque, ‘juntos fazemos melhor’ e convido a todos a participarem em 2023, do nosso 2º Festival de Balonismo. Em breve, divulgaremos a data, com a certeza de que também vamos proporcionar dias inesquecíveis.”
“Nesta data em que comemoramos 172 anos de emancipação política de nosso município, é com muita honra que eu, como gestor, posso ver o crescimento de nossa comunidade, onde a Vacaria de alguns anos atrás tem deixado espaço para uma Vacaria com mais empregos, atrações turísticas e crescimento socioeconômico.
E em poder proporcionar a todos uma festa tão linda através do balonismo, um espetáculo a parte onde colorimos o nosso céu pela primeira vez, onde o público recorde
de mais de 20 mil pessoas pôde contemplar tal beleza o Parque da Aviação se tronou sim um local de reunião de famílias, lugar de comemorações e é para isso que fomos eleitos, para fazer a diferença positiva no papel que nos foi designado pelo povo.”
BOEIRA