














Na quinta-feira, 29 de setembro, ocorreu em Vacaria o workshop referente à Semana da Sustentabilidade 2022. Foi uma promoção das secretarias da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente, e parceria com a Baesa, Usina Hidrelétrica Barra Grande, que atua em nove municípios da região.
Atuaram as secretarias da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Baesa, que atua em nove municípios da região.”
Nesse dia, quatro alunos de escolas municipais que participaram do concurso de histórias do Abelhudo e a Usina Natureza foram premiados e receberam bicicletas e medalhas. Também foi apresentada a peça teatral “A Mãe Natureza pede Socorro, o Planeta Secou!”, pela Companhia Karas Arteiros do Bonja, além de apresentações culturais por alunos da EMEI Irma Toffoli e Apae.
Outro momento importante do evento, foi a divulgação dos 16 produtores
premiados no Projeto Casa Sustentável, implantado com recursos da Baesa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Eles participaram do programa de conservação de áreas de proteção permanentes e recuperaram nascentes de água em suas propriedades. Eles receberam troféus e a premiação em dinheiro, no valor de R$ 2.125,00. Do Rio Grande do Sul: Cleide Rocha, Vilmar Bernardi e Idarci Orsatto, todos de Vacaria; Rosane da Rosa, de Pinhal da Serra, mais sete produtores de Campo Belo do Sul, SC, cinco de Cerro Negro, SC.
É muito importante a promoção de concursos e ações que premiem quem conserva a mãe natureza de alguma forma. Essas ações chegam para incentivar a participação das pessoas na proteção da natureza, notadamente dos mananciais de água, um bem finito, mas que se for bem cuidado não faltará.
A vida acontece no mu nicípio e na região onde vi vemos. Com isso em mente, encarei o desafio de concor rer a deputado estadual, uma vez que Vacaria, “capi tal regional”, não apresen tou nenhuma alternativa. O propósito sempre foi traba lhar pelo desenvolvimento dos Campos de Cima da Serra, já que os nossos indi cadores de desenvolvimen to estão abaixo da media estadual, e muito abaixo da Serra Gaúcha.
Sim, sempre estive consciente das grandes di ficuldades que enfrentaria, como de fato enfrentei, desde o abissal comparati vo econômico em relação às candidaturas de outras regiões, especialmente dos atuais deputados, mas tam bém ao histórico da nossa região em depositar a maio ria dos votos para fora do território.
Infelizmente confirma da essa tendência, agora vamos para 20 anos sem conseguir eleger um depu tado com domicílio eleito
ral. Mesmo assim, entendo que a minha candidatura foi, acima de tudo, neces sária para tentar provocar e despertar a região.
Findado o processo, é para frente que se anda! Acredito e vou defender, de agora em diante, que a região, através de suas lideranças políticas e ins titucionais, como também através da imprensa, de vam provocar e antecipar o debate sobre o tema, tão logo passem as eleições municipais de 2024, como forma de preparar e cons cientizar a comunidade sobre a relevância que tem uma representação local para o desenvolvimento de todos, a exemplo do que fa zem as regiões mais desen volvidas.
Obviamente, não é uma tarefa fácil pois a classe po lítica, quando observa uma oportunidade, normalmen te se anima como opção, mas raramente se dispõe a concorrer e semear em um cenário mais adverso como o atual. Neste contexto,
para se ter maiores chan ces, a região precisa con centrar e peneirar em uma única candidatura, daí a necessidade de antecipação do debate para esclarecer esta necessidade, uma vez que, pelo reduzido número de eleitores, a divisão de votos inviabiliza o objetivo.
Por fim, gostaria de agradecer os 5.792 votos de confiança em mim deposi tados, que mesmo não sen do o suficiente para atingir o objetivo, se pretende co locar como uma semente plantada que poderá frutifi car, não para mim, pois mi nha missão foi cumprida, mas para a região, a qual procurei contribuir dentro de minhas possibilidades. Afinal, somos todos Cam pos de Cima da Serra.
ALESSANDRO DALLA SANTA ANDRADE Mestre em Desenvolvimento Regional Candidato de Vacaria a deputado estadual pelo PSB“
Neste sábado, 8, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vacaria (Apae) completa 58 anos de atividades.
Criada em 1964, a entidade já acolheu centenas de assistidos. Hoje conta com 322 matriculados, sendo 119 da área da saúde, 123 da Assistência Social e 80 na área da educação. Além de Vacaria hoje a Instituição também trabalha com assistidos de Muitos Capões, Esmeralda e Monte Alegre dos Campos.
A trajetória da Apae de Vacaria reflete a determinação de seus colaboradores, voluntários e apoiadores para que os serviços essenciais prestados continuem beneficiando centenas de atendidos. Deu início às suas atividades por iniciativa de um grupo de pais que tinham
filhos com deficiência. O intuito era oferecer condições adequadas para o desenvolvimento dessas crianças e proporcionar a inclusão delas na sociedade. Desde então, o propósito sempre foi oferecer um lugar onde as pessoas com deficiência recebessem todo tipo de assistência em estímulo e reabilitação. O tempo passou e a entidade segue cumprindo com a missão de articular e garantir ações de defesa dos direitos desses indivíduos, prezando por oferecer um serviço de excelência e manter-se como referência.
A presidente da Apae de Vacaria, Maria Rejane da Silva Vida, aproveita as comemorações pelos 58 anos para pedir à população que se sensibilize e continue colaborando com as campanhas e os
eventos realizados pela instituição, com a finalidade de captar recursos para sua manutenção.
“Os últimos anos foram bastante difíceis, mas tivemos bons resultados, conseguindo nos manter firmes perante à crise financeira, principal fator para a queda nas doações. Contudo, peço à comunidade vacariense que continue contribuindo conosco, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos usuários”.
Além das doações financeiras, que mantêm os serviços oferecidos pela Apae, existem outras formas de contribuir com a entidade, como por meio da doação de produtos de higiene e limpeza.
A proposta da inclusão social é criar e
desenvolver ações que permitam a participação de todos na sociedade e, pela primeira vez durante os 58 anos de Apae, a Escola foi convidada a ter representante no 1° Sarau da Prenda Jovem do CTG Rancho da Integração, e no XXXVII Fandango da Prenda Jovem, no CTG Porteira do Rio Grande. Os mesmos foram os responsáveis por esta ação, a qual permite e mostra na prática o que realmente significa a inclusão social.
“A assistida Daniela Oliveira dos Santos tem 15 anos, mora no bairro Glória, possui deficiência intelectual e será nossa representante no dia 8 de outubro, pelo CTG Rancho de Integração, e dia
22 de outubro, pelo CTG Porteira do Rio Grande. O seu par será o assistido, e também autodefensor da Apae, Josué Gomes Soares, com 22 anos. Daniela recebeu os convites entusiasmada e realizou um sonho que acreditava ser inalcançável para pessoas com deficiência, assim como ela. A família também fez grande diferença neste momento, pois é muito participativa e interessada em ofertar novas oportunidades à Daniela. Queremos agradecer os convites do CTG Rancho da Integração e CTG Porteira do Rio Grande, que realizaram este sonho através da inclusão social”, comenta a presidente Rejane Vida.
Tudo começou pela mobilização de um grupo de amigos, na maioria profissionais liberais, empresários e pessoas do agronegócio. Houve uma pausa durante a pandemia, mas agora na volta pretende criar novas inspirações para o trabalho social. “Este ano, vamos destinar todo o recurso para a Vila Divina Providência, entidade que trabalho com crianças acolhidas pela Justiça, mas já estamos pensando em ampliar nossa atuação social”, disse Preto Andrighetti ao Correio Vacariense
Preto é um dos líderes desde a primeira edição e durante a semana, em evento de preparação para o evento da próxima semana enalteceu o trabalho de todo o grupo. “Nossa ação pode ser pequena, mas representa muito para a entidade que
Este ano, o 3º Festival do Cordeiro no Fogo de Chão acontecerá no próximo dia 16, no Parque Nicanor Kramer da Luz. Já temos confirmado que assaremos no mínimo 30 cordeiros e mais uma quantidade de carne de gado, tendo em vista o paladar de alguns que não apreciam a carne de ovelha, mas que desejam participar para nos auxiliar.”
Ao todo, foram colocados à venda 600 ingressos, e pela demanda no início da semana, o lote estará esgotado a exemplo do que já aconteceu nas outras duas edições.
Com base em vistoria realizada no local e no laudo emitido pelo responsável técnico da Prefeitura de Muitos Capões, engenheiro civil José Willian, fica limitado o trânsito sobre a ponte do rio Saltinho entre os distritos de Capão Grande e Fazenda das Laranjeiras para veículos com peso bruto total de no máximo seis toneladas devido a um problema estrutural identificado. Já estão sendo tomadas as devidas providências para execução dos serviços e reestabelecimento das condições normais o mais breve possível.
“Faremos um evento solidário para arrecadar em torno de R$ 60 mil, que serão destinados a uma entidade”receberá o resultado financeiro.”
Confrorme informação da Rádio Fátima, o Núcleo de Inovação Para o Traba lho (NIT) foi inaugurado na Escola Técnica Estadu al Bernardina Rodrigues Padilha, na segunda, dia 3. A iniciativa provém de parceria entre a Secreta ria de Educação e a Su perintendência do Ensino Profissionalizante e busca oferecer cursos presen ciais para qualificação profissional com oficinas práticas. O NIT também busca modernizar as es truturas e metodologias de ensino utilizadas pe
las escolas técnicas vin culadas à Suepro, com a intenção de adaptá-las aos instrumentos e equi pamentos utilizados no mercado.
O projeto contará com formações nas áre as de Informática Básica, Introdução ao Desenho Técnico e Metrologia e, posteriormente, Informá tica Avançada.
As aulas deverão ser realizadas no período da tarde e noite e o curso será oferecido para a comuni dade escolar, sendo total mente gratuito.
Estão abertas até 13 de outubro as inscrições para a edição 2022 do Salão do Conhecimento do Instituto Fe deral de Educação de Vacaria.
O evento ocorre entre os dias 16 e 19 de novembro de 2022. Os resumos dos trabalhos podem ser submetidos através do site semac.vacaria.ifrs.edu.br (será necessário realizar login). O edital completo está no site do IFRS. Es tão abertas até 13 de outubro as inscrições para a edição 2022 do Salão do Conhecimento do Instituto Federal de Educação de Vacaria.
O evento ocorre entre os dias 16 e 19 de novembro de 2022. Os resumos dos trabalhos podem ser submetidos através do site semac.vacaria.ifrs.edu.br (será necessário realizar login). O edital completo está no site do IFRS.
“Os resultados são preocupantes, mas mais preocupante ainda é o pano de fundo. Ou seja, os dados dos anos ante riores.” É a opinião do professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto de Brasília, sobre o re sultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.
O estudo revelou uma diminuição na média de aprendizado em todas as séries avaliadas.
“As redes públicas fica ram praticamente no mes mo patamar, porque não
havia como cair. Elas não melhoram desde 2005”, aponta o presidente João Batista. De acordo com
ele, há duas razões princi pais para esses resultados. A primeira vem do fato de o “aluno não chegar pre
parado para o Ensino Médio após os anos de educação básica.” A se gunda é de que “o Ensi no Médio oferecido não é adequado, pois não há diversificação, ou perso nalização.”
Sobre o recorte da pesquisa em ano de pandemia, o professor lembra que “houve bai xo grau de participação” por causa dos índices de evasão escolar e outros fatores decorrentes des se período. “Portanto, o resultado real poderia ser ainda pior, se todos os alu nos tivessem participado.”
O governador Ra nolfo Vieira Júnior (PSDB) assinou no fi nal de setembro, um decreto para criar o programa Alfabetiza Tchê, que buscará, a partir de 2023, alfabe tizar todos os estudantes gaúchos das redes municipal e estadual até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental.
O Alfabetiza Tchê, formalmente chamado de Programa Estadual de
Apoio à Alfabetização, co meçará em novembro deste ano, quando a Secretaria Es tadual da Educação (Seduc) aplicará uma prova em estu dantes do 2º ano do Ensino Fundamental de todas as es colas públicas gaúchas, mu nicipais e estaduais, para averiguar o nível de alfabetização dos alunos.
A partir dos resultados, o governo do Estado irá elaborar materiais di dáticos para direcionar professores a
resolver as lacunas no letramento in fantil. Todos os 497 municípios gaú chos participarão do programa.
Em novembro de 2023, uma nova prova será aplicada nos estudantes do 2º ano do Fundamental. As 200 es colas com os melhores desempenhos em alfabetização receberão prêmio em dinheiro pela boa performance. Do valor, 75% será entregue na hora e 25% será condicionado à tutoria con cedida a uma das 200 escolas com os piores resultados.
A Universidade de Caxias do Sul realiza o curso de Extensão “Ga mificação e Jogos Sérios para Gestores”. Com vagas limitadas, a ativi dade ocorre no dia 15 de outubro, das 8h30 às 12h30, com transmis são on-line via Google Meet. A programação vai contemplar temas como design de jogos, definições de gamificação, atividades e ações gamificadas, resultados e melhorias na ferramenta, entre outros.
Com o objetivo de apresentar a gamificação para aplicação e atu ação com a gestão nas empresas, o evento é ministrado pelo mestre e doutorando em Administração Daniel Hank Miri. As inscrições po dem ser feitas diretamente no site da UCS, na aba Extensão, até dia 11 de outubro.
Saiba mais em ucs.br.
A Universidade Caxias do Sul realiza curso de Extensão sobre “Di reito Eleitoral com o objetivo de oportunizar conhecimento, nos ter mos da legislação pertinente, da doutrina e da jurisprudência. As aulas ocorrem de 17 a 21 de outubro, das 12h às 13h30, com trans missão on-line via Google Meet.
Destinada a acadêmicos e profissionais de Direito, a programação
abordará temas como condição de elegibilidade e registrabilidade - referente ao registro de candidatura - hipótese de inelegibilidade, lei da ficha limpa, propaganda eleitoral, ações cíveis e recursos elei torais.
Com vagas limitadas, é possível se inscrever no site da UCS, na aba Extensão até dia 11 de outubro.
Saiba mais em ucs.br.
Com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o aten dimento e de planejar ações que garantam satisfação e fidelização dos clientes, a Universidade de Caxias do Sul oferece o curso de Ex tensão “Atendimento ao Cliente”. As aulas ocorrem de 18 de outubro a 8 de novembro, nas terças-feiras, das 19h às 22h, com transmissão on-line via Google Meet.
Durante o curso, serão abordados os princípios fundamentais para um bom atendimento, reflexões sobre excelência e fracasso no aten dimento, a inteligência emocional, o autoconhecimento, o heteroco nhecimento, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas no site da UCS, na aba Extensão, até 12 de outubro.
Saiba mais em ucs.br.
Foi realizada Sessão Solene em homenagem aos 40 anos de fundação e atividades da empresa Transportes Cavalinho. A proponente da homenagem foi a vereadora Silvana Montanari (PL).
A empresa vacariense atua no transporte de cargas químicas, petroquímicas e bebidas, sendo uma das maiores do país nos segmentos Para toda a logística funcionar são 750 veículos que rodam o Brasil e parte do Mercosul. Além disso, contam com 1.632 colaboradores que se dividem em 7 filiais no Brasil, além de bases de apoio na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile
‘’O segredo da alegria no trabalho está em uma palavra: excelência. Saber como fazer alguma coisa bem é gostar do que se faz. Muitos anos se passaram e todo esforço valeu a pena. Parabéns aos diretores e todos os colaboradores pela trilha luminosa que a empresa vem descrevendo’’, parabenizou a
vereadora Silvana Montanari.
Fizeram parte da mesa oficial os diretores da Transportes Cavalinho Paulo e Liliana Ossani. Também participaram da solenidade, representantes de entidades colaboradores da empresa, e membros e amigos da família Ossani.
Para o diretor executivo, Paulo Ossani, a história da empresa está apenas começando: “A Cavalinho está numa idade madura para prosseguir. O nosso slogan escolhido “A viagem está apenas começando”, é totalmente verdadeiro para o nosso negócio. Nós e nossos colaboradores sentimos e temos isso dentro do coração. Podemos ir ainda muito longe. O mais importante é termos uma relação boa com todos que nos rodeiam, porque disso nós podemos levar alguma coisa.”
Para conferir a Sessão Solene, acesse a página da Câmara no Facebook ou o canal do legislativo no YouTube
mil das suas economias para a reposição do material para estocagem e o pagamento de um curso de treinamento
Em junho deste ano, um temporal com granizo atingiu Vacaria e causou danos em mais de 1,2 mil residências. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atuou auxiliando as famílias e fornecendo, por exemplo, lonas e telhas para os reparos. Contudo, os materiais rapidamente se esgotaram, deixando órgão sem estoque, especialmente, desses dois itens
Em julho, o legislativo destinou R$ 50
“Assim que a Câmara ficou sabendo da situação, foi dado todo o respaldo para readquirir o estoque que a Defesa Civil sempre precisa num evento daquela magnitude”, comentou o coordenador Claudio Ribeiro
O presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, ao receber o contato do coordenador, realizou mobilização junto ao Poder Executivo para que o projeto entrasse em pauta: “Nos mobilizamos rapidamente pensando nas famílias que não têm condições de reconstruir as suas casas, porque o bem maior é a nossa comunidade ”
A Casa da Fraternidade Fratelli Tutti, localizada no prédio onde ficava o Lar Divina Providência, tem desenvolvido intenso trabalho social. Entre os projetos realizados está o Nosso Prato, que serve três refeições diárias a pessoas em vulnerabilidade. Através de Projeto de Lei, a Câmara realizou o repasse de R$15 mil ao projeto
Para o Ir. Flávio Rosário, que coordena a Casa da Fraternidade, o que tem
mantido vivo o projeto são as parcerias: "Estávamos passando por um momento muito difícil quando fui ao encontro dos vereadores para explanar o nosso projeto. Foi ali que ele começou a ser mais visto. Os padrinhos, como a Câmara, tem nos ajudado muito, especialmente, na compra dos perecíveis, e do pagamento da energia elétrica e do gás, por exemplo, para dar continuidade a esse projeto que tira as pessoas da margem.’’
“Tenho certeza que esse repasse será muito bem aproveitado, pois o projeto tem alcançado muitas pessoas. Nós, legisladores, temos esse olhar social e, é sim, dever da Câmara de Vereadores estender a mão para essas entidades que prestam relevantes serviços à nossa comunidade”, expôs o presidente do legislatitvo Fabiano Vacaria.
Os atletas Luciano Fernandes,
Race, receberão homenagem no próximo dia 11, terça-feira.
Na próxima quarta-feira (12), inicia o Rodeio Nacional de Vacaria e a 56ª Expovac. O evento ocorre no Parque Nicanor Kramer da Luz até domingo. O patrão Rubem Antonio dos Santos Filho espera um grande público, tendo em vista que não será cobrado ingresso de acesso ao parque. Ele destaca que apenas será cobrado o estacionamento e entrada para os bailes. “Pretendemos oferecer a nossa comunidade momentos de lazer e valorização da nossa cultura.”
Quanto ao estacionamento, o sócio titular do CTG Porteira do Rio Grande,
em dia com as mensalidades, terá desconto de 50% no valor. Para isso, será necessário apresentar o recibo ou constar o nome na lista que ficará na portaria.
Conforme o patrão da campeira, Jeferson Camargo, uma das novidades no Rodeio Nacional é a participação da narradora Vivi Kremer. “Será a primeira vez que uma mulher irá narrar na Cancha Ferradura”. Ele informa que haverá prova de laço em diversas modalidades. Já está confirmada a participação de laçadores de vários estados, entre eles Santa
18 horas – Oração da Ave Maria
19 horas – Gineteada Continuação Laço Quarteto
Final Quarto de Milha Aberto
Sábado (15/10)
8 horas – Laço Veterano e Vaqueano
Laço Piá, Guri, Pizito Laço Quarto de Milha Categoria Amador Laço Quarto de Milha Categoria Light Laço Vaca-Parada Laço Duplas do Rodeio (2ª classificatória)
Quinta-feira (13/10)
8 horas – Individual de Laço
Laço Pai e Filha e Laço Pai e Filho Laço Taça Cidade de Vacaria (duplas)
18 horas – Oração da Ave Maria 19 horas – Gineteada Continuação da Taça Cidade Sexta-feira (14/10)
8 horas – Laço Prenda Laço Quarto de Milha Categoria Aberto
Laço Seleção Rui de Oliveira Barcelos (1ª e 2ª voltas) Laço Duplas (1ª classificatória) Laço Quarteto
Laço Seleção (3ª e 4ª voltas) Continuação Laço Duplas
18 horas – Oração da Ave Maria
Eliminatória Laço Duplas Força C, B e A 19h30min – Gineteada
Domingo (16/10)
8 horas – Semifinal do Laço Duplas (Força C, B e A)
Final Laço Quarto de Milha (Amador, Amador Light)
Final Quarteto (Força C, B e A)
14 horas - Laço Seleção (4ª volta)
Final Laço Duplas (Força C, B e A)
17 horas – Semifinal Gineteada
Final da Gineteada
18 horas – Oração da Ave Maria
Catarina, Paraná, Mato Grosso e Piauí, além dos do Rio Grande do Sul. A premiação no laço será de aproximadamente 120 mil e cada campeão ganha uma inscrição para o 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
Outra atração é a gineteada, que acontecerá todas as noites. As inscrições para as provas campeiras podem ser realizadas com antecedência através do WhatsApp (54) 99616-6362, com Adilson. Restam poucas vagas para o Laço Quarteto.
Na programação artística haverá o
Continuação da final do Laço Duplas
Sábado (15/10)
14 horas: Concurso de Declamação Infantojuvenil Tributo a Aparícios Silva Rillo 16h30min: I Festival Porteira da Poesia Entrega de premiação do I Festival Porteira da Poesia (após show)
Domingo (16/10) 13h30min: Concurso de Chula “Campeão dos Campeões, CTG Porteira do Rio Grande” 18 horas: Entrega de premiação do Concurso de Chula
PROGRAMAÇÃO SHOWS
Quarta-feira (12/10) a partir das 14 horas Irmãos Vilante Swing sem razão Dona Thereza Roque Serrano
Quinta-feira (13/10) após Gineteada Grupo Parceria Gaúcha João Luiz Corrêa
Sexta-feira (14/10) após Gineteada Cassiano Paim Fábio Soares Uilian Michelon
Quarteto Coração de Potro
Sábado (15/10) após entrega da premiação do I Festival da Poesia Luiz Marenco Cesar Oliveira e Rogério Melo
por ANELISE DONAZZOLO Assessoria de Imprensa do CTGI Festival Porteira de Poesia, Concurso de Declamação Infantojuvenil com tributo a Aparício Silva Rillo e Concurso de Chula Campeão dos Campeões.
No domingo, a gestão de prendas e peões do CTG Porteira do Rio Grande promove uma conversa com o tema dos Festejos Farroupilhas “Etnias do Gaúcho: Rio Grande terra de muitas terras”. O palestrante será Ramiro Grethe Bregles, 1º Peão Farroupilha do RS 2021/2022. O evento será na sede dos Escoteiros, no Parque Nicanor Kramer da Luz, às 9h30min. Haverá certificado para os participantes.
Ingressos antecipados individuais: R$ 30 cada Informações: (54) 99604-7377
Quinta-feira (13/10)
PROGRAMAÇÃO BAILES (Circão de Lona)
Quarta-feira (12/10) 20 horas Candieiro Bailaço
Quinta-feira (13/10) 23 horas Sorriso Lindo Paulinho Mocelin
Sexta-feira (14/10) 23 horas Banda Primeira Dama JJSV
Sábado (15/10)
23 horas Tchê Chaleira Tô de Novo
Domingo (16/10)
15 horas
Os Vacarianos (entrada gratuita)
INGRESSOS PARA BAILES
Pontos de venda: Casa da tradição, Madames Boutique, Xis do Gordo ou pix 54 996047377
1° LOTE: Passaporte: R$ 80 para todas as noites
09 horas – Abertura dos portões para recepção dos setores comerciais e industriais e entrada dos animais.
Sexta-feira (14/10)
8 horas – Recebimento de animais para a exposição 9h30min – Oficina de Cordeiros 13h30min – Concentração de Machos Crioulos Prática de cortes e preparação de pratos 20 horas – Jantar com pratos de carne ovina
Sábado (15/10)
8 horas – Admissão dos animais da Morfologia 8h30min – Julgamento Morfológico Cavalo Crioulo
9 horas – Inícios das palestras 9h30min – Julgamento Morfológico equinos, bovinos e ovinos
19 horas – Arremate Quarto de Milha
Domingo (16/10)
12 horas – 3º Festival do Cordeiro
18 horas – Liberação dos animais 22 horas – Encerramento da Exposição
Luiz Alberto Andrighetti, ou simplesmente Kid Andrighetti, acumula em seu Curriculum o fato de ter sido um dos primeiros (há quem diga que foi o primeiro) a correr de Kart em Vacaria. “Eu tinha pouco mais de 20 anos quando chegou em Vacaria o primeiro Kart trazido pelo Frédi Feijó. Nossas primeiras corridas de rua aconteceram na rótula em frente à sede da Rede Ferroviária, na Rua Júlio de Castilhos”, lembra Kid, que nesse final de semana é o homenageado na 4ª etapa do Citadino de Kart de Vacaria. Recém completou 70 anos e esta
semana participou de treinos com o neto Leonardo Tonini Andrighetti, 10 anos. O Homenageado da Associação de Automobilismo de Vacaria – AAVA orgulha-se pelo fato de os filhos Preto e Gustavo também seguirem participando e apoiando o esporte.
A foto que ilustra a matéria é da primeira prova de kart em Vacaria na década de 70 na conhecida rótulas do Moinho.
“Nesse dia centenas de pessoas se acumularam nas calçadas para acompanhar a novidade e de lá para a frente não paramos mais”, lembra o homena-
geado, que guarda na memória a trajetória do Kart em Vacaria, que depois do Moinho passou pelo bairro Barcelos e agora se estabeleceu no bairro Parque dos Rodeios com uma das mais modernas e bem elaboradas pistas do estado. Kid foi escolhido para representar Vacaria em competições no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Treinar com o meu neto foi, além de um privilégio, a afirmação de que quando você faz de uma atividade esportiva uma paixão ele tem a capacidade de passar de geração em geração.”
Vacaria terá uma comemoração de aniversário da emancipação diferente. O maior município dos Campos de Cima da Serra será palco da gravação do programa “Brasil Em Foco TV”, que vai ao ar na Band TV para os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Batizado de “jantar empresarial”, o evento será realizado no CTG Porteira do Rio Grande, às 19h30 da quinta-feira, dia 27 de outubro.
Apresentado por Vilson Silva, o programa tem percorrido diversos territórios do Sul do Brasil para mostrar um pouco da pujança e diversidade de cada muni-
“Jantar
cípio. Na programação do dia 27, já estão confirmados shows regionais e homenagens. “Além da gravação, serviremos um belo jantar aos empresários e autoridades presentes”, antecipa o apresentador.
Com episódios inéditos aos sábado, a atração busca valorizar e contar histórias na TV aberta. “Claro que disponibilizamos tudo em nosso canal do YouTube, para que as pessoas possam rever e compartilhar o Brasil Em Foco TV”, ressalta Vilson Silva.
Ele se mostra empolgado com a vinda a Vacaria e já convidou a equipe do Correio Vacariense para a parceria. “Será sensacional”, resume.
O programa Brasil Em Foco TV vai ao ar nas manhãs de sábado, às 7h30, na Band RS e Band PR, e às 8h30 na Band SC.
Os preparativos para a festa que acontece neste final de semana iniciaram faz bastante tem po. Mais recentemente, dia 30 de setembro, teve início a novena que traz como lema “Com Nossa Senhora de Fátima, missionários a serviço da vida, da paz e do bem.” O lema traz presente a história dos freis Capuchinhos que chegaram no Rio Grande do Sul há 126 anos e nos Campos de Cima da Serra há 122 anos. Durante a novena houve reflexões sobre as várias dimensões do trabalho dos capuchinos nas missões, pastorais e nos projetos sociais.
“A cada ano nossa festa tem um brilho especial, uma espiritualidade diferente. Em 2019 foi os 60 anos da Paróquia, 2020 os 50 anos de construção da igreja e, no ano passado, quando o mundo todo estava envol vido em uma pandemia, o lema esteve voltado para a valorização da vida”, lembra frei Ademir Benet, pároco da igreja de Fátima. Ele acrescenta que todas as noites da novena tiveram grande participação, inclusive com o envolvimento dos colégios da cidade.
A festa deste ano será também o primeiro evento en volvendo a comunidade paroquial, tendo o novo salão como espaço de integração. “Teremos a alegria de receber nossos paroquianos neste novo espaço, que já demons trou o quanto ele ficou acolhedor e vai cumprir com sua missão.” A manifestação é de Gilseo Silva presidente do Conselho Paroquial. Ele comenta o sucesso que foram os dois primeiros eventos realizados no novo salão, a Noite Italiana e Homens na Cozinha. Neste sábado à tarde, dia 7, o salão já vai estar aberto para visitação da comunidade. “Teremos ali uma estrutura de cozinha com pastéis fritos na hora e um bar funcionando para acolher nossa comuni dade e assim já entrar no clima da festa”, comenta Gilseo.
Às 17 horas deste sábado, haverá a procissão moto rizada, saindo do Parque dos Rodeios com bênção aos automóveis em frente à Igreja e posterior a missa as 19 horas. Para domingo haverá a acolhida de todas as comu nidades da paróquia com seus padroeiros. Na parte social no domingo haverá a venda de churrasco para levar e al moço que será servido no salão paroquial.
Eles chegaram no Rio Grande do Sul há 126 anos e nos Campos de Cima da Serra, há 122 anos e, desde então, realizam missões, pastorais e projetos sociais
SANDRA MARION MELO CALDAS
NASC: 14/05/1954 FALEC: 20/09/2022
CLAITON UILIAM DE LIMA
NASC: 28/11/1991 FALEC: 17/09/2022
HILDO LUIZ FOREST
NASC: 04/09/1945 FALEC: 17/09/2022
SEBASTIANA MAINERI PAIM
NASC: 30/04/1926 FALEC: 19/09/2022
CELESTINO DAL´PRÁ
NASC: 07/10/1959 FALEC: 20/09/2022
OSMAR DE SOUZA
NASC: 19/08/1954 FALEC: 21/09/2022
DINORÁ DE SOUZA LIMA
NASC: 04/12/1944 FALEC: 21/09/2022
MARIA ZENAIDE FERNANDES PINTO
NASC: 01/07/1941 FALEC: 23/09/2022
FÁTIMA MARIA BUENO ANTUNES
NASC: 23/10/1960 FALEC: 24/09/2022
Na terça-feira, dia 4, a Guarda Municipal realizou fiscalização de veículos de transporte escolar que atuam no interior do município, sendo constatadas diversas irregularidades.
Nas localidades do Capão da Herança e Coxilha Grande, dos cinco veículos fiscalizados, três apresentaram problemas, que resultaram em 12 autos de infração.
Durante a operação foram autuados dois veículos no artigo 230, falta de autorização para transportar escolares, sendo um deles uma caminhonete. Duas autua-
ções foram por defeito na iluminação; uma autuação de iniobservância do artigo 237 - Veículo Desacordo com Especificações/ identificação (Dístico) e mais duas autuações pelo mau estado de conservação, janelas amarradas, bancos rasgados, pneus, sinaleiras quebradas; e três por inobservância do artigo 230, IX, equipamento ineficiente ou inoperante – tacógrafos, para-choques, cintos de segurança, extintores e duas autuações no 230, IX – sem equipamento obrigatório.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com os demais membros do Conselho, no uso de suas atribuições legais, convoca para Assembléia Geral, a ser realizada no dia 24 de outubro de 2022, segunda–feira, na sede do COMDICA, na Rua Ramiro Barcelos, 876, na cidade de Vacaria/RS, às 08h 30 min. Em primeira chamado com 2/3 dos conselheiros e as 9h em segunda chamada com qualquer número, com a seguinte ordem do dia: “ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, Biênio 2022/2024. Tem direito ao voto todos os conselheiros titulares designados pelos órgãos e entidades que compõe o conselho, ou suplentes no caso de impossibilidade do titular.
As inscrições devem ser realizadas na secretaria dos Conselhos até o dia 20 de outubro de 2022, na sede do COMDICA, na rua Ramiro Barcelos, 876.
Vacaria, 07 de outubro de 2022.
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Sede: Rua Ramiro Barcelos, 876 – Centro. Vacaria/RS. CEP 95.200-127. Fone: (54) 3231-6585
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) realizou entre os dias 15 e 16 de setembro em Brasília, o Seminário Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho Rural. A advogada Ana Paula Carvalho de Medeiros, procuradora da República e coordenadora-adjunta do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos falou sobre uso de agrotóxicos e adoecimentos.
As Cadeias Produtivas e Agrotóxicos, com mediação da Contar, teve
como convidados Leomar Daroncho, procurador do Trabalho e especialista em Direito Sanitário e integrante do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; e Rômulo Machado e Silva, subsecretário de Inspeção do Trabalho, Ministério do Trabalho e Previdência.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, Sérgio
Poletto, observa que o que se ouviu em relação ao agrotóxico traz mais preocupação, principalmente em relação às intoxicações e mortes pelo uso indevido e isso tem trazido ao país dados alarmantes.
Na delegação da Fetar-RS estiveram o presidente Nelson Wild, o 2º secretário Sérgio Poletto, a coordenadora estadual de Mulheres, Maria Felícia da Luz e Castro, a assessora sindical, Juliana Oro, e Vanderleia da Silva Monteiro, que trabalha como tratorista agrícola na empresa Frutini de Vacaria.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Vacaria informa aos produtores que queiram adquirir mudas da gramínea tifton, que já estão abertos os pedidos. Os pagamentos poderão ser efetuados até o dia 1º/12, sendo que a entrega será em 8 de dezembro.
Os pedidos podem ser feitos pessoalmente, por e-mail meioambiente@vacaria.rs.gov.br ou por whatsapp 3231-6523.
O tifton é uma gramínea do gênero
Cynodon e foi desenvolvido com o objetivo da obtenção de alta produtividade e qualidade forrageira, sendo uma ótima opção para pastejo e também para produção de feno.
Pelo presente Edital de Encerramento de Atividades, Claudia de Fátima Paganin, proprietária da empresa CLP – Consultoria e Assessoria Empresarial, Prestação de Serviços e Representação S/C LTDA, com sede na Rua Ramiro Barcelos, 800 – sala 208, Centro – Vacaria/RS, vem informar que a partir de 21/09/2022, a empresa que prestava serviços da área de consultoria e assessoria em gestão empresarial, encerrou suas atividades e posteriormente estará encaminhando sua baixa da Inscrição no Cadastro Nacional.
Vacaria/RS, 04 de Outubro de 2022.
Claudia de Fátima Paganin - Proprietária
O presidente da ASSOCIAÇÃO PRÓ RENAIS CRÔNICOS DE VACARIA, Dalva Holmer Dos Santos, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os associados, membros da diretoria e os pacientes renais crônicos, para a eleição da nova diretoria desta associação, biênio 2022/2024. O processo eleitoral se realizará nos dias 25 e 26 de outubro de 2022, na sede da Associação no horário das 8h30min ás 17 horas. As 17h e 30min. será apurado os votos e divulgado o resultado, sendo que o(a) presidente eleito(a) será empossado(a) no prazo de 8 dias após a eleição.
A forma de eleição consistirá na apresentação de chapas, as quais deverão conter os cargos, os nomes completo dos candidatos correspondentes e acompanhadas de número do documento de identidade pessoal. O Registro de chapas deverá ser apresentado à Secretaria da Associação Pró Renais Crônicos, no horário das 09:00 às 11h00min e das 13h 30min às 17 horas, no período de 20 dias da publicação deste edital, ou seja, dia 24 de outubro de 2022, ultimo dia para inscrição.
Podem compor as chapas de candidatos todos os associados, desde que em pleno gozo de seus direitos estatutários e legais diante das legislações vigentes. Sendo que cada candidato somente poderá participar de uma única chapa.
No caso de chapa única, será apresentada uma cédula com apenas duas alternativas: “sim” ou “não”, representando que as eleições dar-se-ão por aclamação expressa à única chapa apresentada.
A eleição será feita por voto universal, direto e secreto.
O Edital de convocação das Eleições encontra-se fixado na sede da Associação Pró Renais Crônicos, centro de Hemodiálise Hospital Nossa Senhora da Oliveira e imprensa em geral.
Vacaria RS, 03 de Outubro de 2022.
Dalva Holmer dos Santos - Presidente
Rua Luiz Marcantonio nº 04 - B. Sta. Terezinha - Vacaria – RS. Fone: (54) 3232.5946 / 3231.7000 CEP.: 95200.000
CNPJ: 00.106.045/0001- 45 E-mail: aprorcv_vacariars@yahoo.com.br
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VACARIA- RS DECRETO Nº 91/2022
AMADEU DE ALMEIDA BOEIRA, Prefeito Municipal de Vacaria, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e,
Considerando o Art. 55, VII da Lei Orgânica Municipal, da competência privativa do Prefeito para declarar utilidade pública para fins de desapropriação;
Considerando o Art. 5º, XXIV da CF/88, que determina que a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro;
Considerando o Art. 5º, “m” do Decreto-Lei nº 3.365/1941, que considera caso de utilidade pública, a construção de edifícios públicos, monumentos comemorativos e cemitérios.
Art. 1º É declarada de utilidade pública “Uma fração de chácara, sem benfeitorias, sob n° 1 da quadra D, do loteamento denominado Chácaras Passo da Porteira, nesta cidade, na BR 116 entre os kms. 240 e 241, dentro do perímetro urbano, segundo lei ordinária n° 4396/2019, no seu art. 1°, com área de um mil e setecentos e cinquenta metros quadrados (1.750,00m²), confrontando, a frente com a rua Santa Bárbara (ex. Rua F), por onde mede 25m; aos fundos com parte da chácara 3 e com o rio, numa linha quebrada composta de 2 segmentos que medem respectivamente 20m e 3m; na divisa esquerda com a E.M.E.F Arthur Coelho Borges (ex. Rua A), por onde mede 68m; na divisa direita com parte das chácaras 1 e 3, por onde mede respectivamente 50m e 22,50m; dentro do quarteirão formado pelas ruas Mirage (ex. Rua A), Floresta (ex. Rua C), Primavera (ex. Rua B), São Judas (ex. Rua G), Santa Barbara (ex. Rua F) e Rio Passo da Porteira”.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE
PREFEITO MUNICIPAL DE VACARIA,
“Declara de utilidade pública para fins de desapropriação, o imóvel que descreve”
*13/06/1955 +29/09/2022
OLINDO DEMETRIO DE VARGAS *09/10/1945 +30/09/2022
LEOCRECIA LAGO LIBERALESSO *02/03/1940 +30/09/2022
CLAIR DE FÁTIMA LISBOA RODRIGUES *13/09/1954 +30/09/2022
ALEXANDRE AMARAL DE GODOY *16/08/1989 +02/10/2022
ZIDIONE DE FATIMA GODINHO DE SOUZA *18/06/1960 +05/10/2022
TEREZA DE LIMA PALMEIRA *18/01/1931 +06/10/2022
Nasceu em 10 de abril de 1954. Bom marido, excelente Pai, muito carinhoso com as netas. Gostava de visitar os amigos, e assistir os jogos do time de seu coração o Grêmio. Faleceu em 5 de outubro. (Informações Ethernus Cerimoniais)
Nomes que não constam em nosso obituário semanal, é por não ter o desejo ou autorização por escrito assinada previamente pelos familiares. As informações do obituário são de responsabilidade da Funerária Sagrada Família (54) 3231-1002.
A 7ª edição do evento que este ve parado durante o período da pan demia, ocorrerá do dia 4 a 20 de novem bro deste ano. Vol tado para a gastro nomia, valori zando o tradicional prato italiano, tem também a vocação de atrair turistas para o município e região. A praça central de Antônio Prado, onde está o Centro Histórico Municipal, cer cado de belezas naturais e arquitetônicas, com o maior conjunto de casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, terá uma área coberta com mais de 3 mil metros qua drados. “Nessa estrutura,
no entorno da Praça Ga ribaldi, teremos diversos expositores dos segmen tos alimentício, de bebi das, lanches e comércio”, conta o presidente da Fe naMassa Zulmir Testolin.
A comitiva de divulga ção do evento esteve em visita ao jornal Correio Vacariense. A princesa Larissa Simioni come mora o retorno da Fena Massa. “Estamos muito felizes em podermos reto mar o evento que significa muito para Antônio Pra
do e que valoriza a nossa cultura e atrai visitantes de vários municípios da região.”
A entrada para visita ção é gratuita sendo pago apenas o consumo nos restaurantes instalados no local.
Para conferir a pro gramação completa, os restaurantes, cardápios, expositores e outras ativi dades, basta acessar o site FenaMassa.com.br ou as redes sociais @fenamas sa, concluiu Larissa.
O município de Muitos Capões comunica a abertura de processo licitatório – Pregão Presencial tipo menor preço.
OBJETO: contratação de oficina mecânica para veículos que preste serviços técnicos de manutenção preventiva e corretiva de veículos automotores leves e pesados. A abertura do pregão será no próximo dia 13 de outubro, às 9h. O edital completo encontra-se no site do município de Muitos Capões, link licitações.
Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (54) 3232-5707, Setor de Licitações.
No dia 18 de outubro, o grupo bom -jesuense de teatro Karas Arteiros do Bonja apresenta a peça “Leitura: Auto biografia - A Mãe Natureza Pede Socor ro - O Planeta Terra Secou!”, durante o Festival Internacional Rosário em Cena, em Rosário do Sul.
Este espetáculo teatral é uma mon tagem que utiliza a linguagem artística para conscientização quanto à premên cia da cultura entre os setores de desen volvimento, destacando-se aqui a “leitu ra” e o “uso racional da água”. Assim, a assistência é convidada a raciocinar e se
ambientar para a problemática propos ta, ao passar, à entrada do teatro, por ambientes cênicos que representam “O Mundo que Queremos” e “O Mundo que Temos”.
O grupo de teatro estudantil e ama dor foi criado em 2005 a partir da ofi cina de iniciação teatral em Bom Jesus ministrada por Duclerc João da Silva. O grupo tem como participantes diversas pessoas da cidade e alunos das escolas, jovens e adolescentes, mas também al guns já mais experientes nas artes da representação.
A Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990, dispõe que é impenhorável o bem de família, ou seja, esse não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de qualquer que seja a natureza, contraída pelos seus proprietários que nele residam.
Assim, o imóvel urbano ou rural, juntamente com os acessórios, usados como moradia da família não poderão ser tomados por credor de dívida contraída por algum dos membros da família.
veículos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos.
Se tratando de imóvel locado, a impenhorabilidade aplica-se aos bens móveis quitados que guarneçam a residência e que sejam de propriedade do locatário. Já nos casos em que a residência familiar se constituir em imóvel rural, a impenhorabilidade restringir-se-á à sede de moradia, com os respectivos bens móveis.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Campestre da Serra está realizando uma oficina de decoupage na comunidade de São Manoel, nas quintas-feiras, e na Casa Amarela, na sede do município, nas segundas e terças. As participantes estão realizando a decoupage de vários temas, tais como o Natal.
A decoupage é uma técnica que
consiste na colagem de desenhos prontos nas mais variadas superfícies. Além da decoupage aplicada em peças de MDF e tecido, temos ainda a que é feita em superfícies de vidro como potes, xícaras, vasos, pratos, jarras e garrafas recicladas.
Ao todo são 60 participantes na oficina de decoupage organizada pelo CRAS de Campestre.
A impenhorabilidade compreende o imóvel sobre o qual se assentam a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou móveis que guarnecem a casa, desde que quitados. Frisa-se que não se enquadram nas normas da impenhorabilidade os
Quando a entidade familiar possuir mais de um imóvel como moradia, a impenhorabilidade recairá sobre o de menor valor, exceto se outro tiver sido registrado, para esse fim, no Registro de Imóveis.
Assim como todos os temais temas jurídicos, a impenhorabilidade é uma matéria muito ampla e com algumas exceções, necessitando de um maior estudo e, em casos práticos, o acompanhamento de um advogado.
De acordo com o Tri bunal Superior Eleitoral (TSE), a votação realizada no domingo, 2 de outubro, seguida da apuração, cor reu dentro do planejado.
Houve registro de demo ra em vários municípios, mas também, segundo o TSE, nada que tenha fugi do do controle. Por volta de 22 horas, os brasileiros
já tinham a informação de que haverá segundo turno para a Presidência da Re pública, marcado para 30 de outubro.
A disputa será entre Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-presidente Lula fez 48,4% dos votos válidos (57.259.504) e Bolsona ro, 43,2% (51.072.345). A senadora Simone Tebet (MDB) teve 4.915.423 de votos (4,2%) e ficou em terceiro.
No Rio Grande do Sul,
o Tribunal Regional Elei toral (TRE) declarou que haverá segundo turno en tre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).
O primeiro recebeu 2.382.026 votos (37,50%) e o segundo, 1.702.815 votos (26,81% dos votos válidos). O deputado es tadual Edegar Pretto, que concorria ao Plácio Piratini pelo PT, recebeu 1.700.374 votos (26,77%), e disputou voto a voto com o segundo colocado. A diferença final
foi de 2.441 votos atrás do ex-governador Leite.
O TRE informou ain da que 6.890.016 eleitores (80,17%) compareceram às urnas, dos 8.593.469 ap tos a votar. Foram 129.343 (1,88%) votos em branco e 122.915 (1,78%) nulos.
Para a vaga no senado, foi eleito Hamilton Mou rão (Republicanos) que obteve 2.580.715 votos (44,50%). Também foram eleitos novos deputados federais e estaduais.
Antônio Prado
JAIR BOLSONARO
73,49% (6.469 votos)
LULA 18,68% (1.644 votos)
ONYX LORENZONI 58,44% (5.006 votos)
EDUARDO LEITE 17,27% (1.479 votos)
Bom Jesus LULA 49,00% (3.086 votos)
JAIR BOLSONARO 43,51% (2.740 votos)
ONYX LORENZONI
34,66% (1.953 votos)
EDUARDO LEITE 30,83% (1.737 votos)
Cambará do Sul
JAIR BOLSONARO 59,50% (2.318 votos)
LULA 34,47% (1.343 votos)
ONYX LORENZONI 39,49% (1.468 votos)
EDUARDO LEITE 29,46% (1.095 votos)
Campestre da Serra
JAIR BOLSONARO
74,58% (1.605 votos)
LULA 18,91% (407 votos)
ONYX LORENZONI 54,41% (1.136 votos)
EDUARDO LEITE 16,91% (353 votos)
Esmeralda
JAIR BOLSONARO 48,14% (996 votos)
LULA 45,82% (948 votos)
EDEGAR PRETTO 38,66% (752 votos)
ONYX LORENZONI 38,05% (740 votos)
Ipê
JAIR BOLSONARO 71,12% (3.164 votos)
LULA 20,88% (929 votos)
ONYX LORENZONI 53,02% (2.298 votos)
EDUARDO LEITE 16,59% (719 votos)
Jaquirana
JAIR BOLSONARO 46,52% (1.208 votos)
LULA 46,21% (1.200 votos)
ONYX LORENZONI 31,64% (772 votos)
EDUARDO LEITE 26,89% (656 votos)
Monte Alegre dos Campos
JAIR BOLSONARO 55,16% (1.316 votos) LULA 37,55% (896 votos)
ONYX LORENZONI 36,63% (825 votos) EDEGAR PRETTO 21,49% (484 votos)
Muitos Capões
JAIR BOLSONARO 63,34% (1.332 votos)
LULA 30,77% (647 votos)
ONYX LORENZONI 63,92% (1.302 votos)
EDUARDO LEITE 15,02% (306 votos)
Pinhal da Serra
JAIR BOLSONARO 48,91% (901 votos)
LULA 41,97% (773 votos)
EDEGAR PRETTO 33,30% (595 votos)
ONYX LORENZONI 30,61% (547 votos)
São José dos Ausentes
JAIR BOLSONARO 57,09% (1.345 votos)
LULA 37,27% (878 votos)
ONYX LORENZONI 46,48% (1.017 votos)
EDEGAR PRETTO 21,39% (468 votos)
Nesta página, fizemos um resumo dos resultados das urnas para presidente e governador nos municípios de abrangência do Correio Vacariense, além da votação em Vacaria para deputa do estadual e federal. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Secretaria Municipal de Desenvolvi mento Social realizará no dia 27 de novem bro a 14ª edição do Casamento Comunitá rio. Poderão participar 40 casais. As vagas serão ofertadas apenas para noivos residen tes em Vacaria. As inscrições são gratuitas
e poderão ser feitas até 11 de novembro de 2022, diretamente na secretaria.
Os casais interessados em participar deverão apresentar toda a documenta ção necessária que consta no site da Pre feitura de Vacaria.
O pacto antenupcial diz respeito a um ins trumento notarial previsto nos artigos 1.653 a 1.657 do Código Civil, que dispõe acerca da vontade das partes no relacionamento, in cluindo o regime de bens pretendido (exceto a regra geral - comunhão parcial -), estabe lece regras, disciplina obrigações (lealdade, fidelidade etc.) e direitos de cada envolvido, bem como prevê sanções por descumpri mento dos termos.
Dentre as cláusulas que podem integrar o pacto, estão a de bens/créditos e forma de divisão, pensão alimentícia, bem como guar da, convivência familiar e alimentos aos filhos que possam nascer, assim como dívidas e situ ações vindouras, referindo como serão resol vidas em hipótese de fim do relacionamento.
Quaisquer condições podem ser colocadas em cláusulas no pacto antenupcial, desde que não violem disposição legal, e tudo conforme a peculiaridade de cada casal.
Será obrigatório o pacto antenupcial no caso da comunhão universal, separação de bens e participação final nos aquestos.
Diante do exposto, incontestáveis os bene fícios do pacto, pois além de levar seguran ça jurídica ao casal, previne litígio em caso de fim da relação, assegurando a celeridade desse deslinde, evitando maiores mágoas e transtornos.
O Casamento Comunitário viabili zará a união de 40 casais que ainda não formalizaram sua união, promovendo a regularização jurídica dessas pesso as que não tiveram condições ou oportu nidade de realizar o casamento.
A cerimônia terá celebração ecumênica, no espaço histórico da Fazenda do Socorro.
A última edição havia sido realizada em 10 de novembro de 2019, na Casa do Povo, quando se uniram 43 casais. Não ocorreu nos anos seguintes devido à Covid-19.
O Atelier Livre de Vacaria abriu inscrições para o edital do II Salão de Artes Visuais Asvaal – 2022, que propõe aos artistas e coletivos, o eixo temático “o habitar como disparador da poética artística”. A ideia é fomentar, valorizar e premiar a diversidade das linguagens artísticas por meio de uma exposição coletiva a ser realizada no espaço expositivo do Ate-
lier Livre no período de dezembro de 2022 a janeiro de 2023. Entre os trabalhos, serão selecionados até 15 artistas e/ou coletivos e três deles receberão prêmios destaque de primeiro lugar, com R$ 500, segundo lugar, com R$ 300 e terceiro, com R$ 200
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 23h59min do dia 20 de outu-
bro de 2022. Para acessar o edital completo e o formulário de inscrições, acesse hמּps://drive. google.com/drive/folders/1zZqVhfN7aT0eTzF_ MSAq82iO-2-XVY0I. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail convocatoria. asvaal@gmail.com
O Atelier Livre também tem inscrições para dois cursos inteiramente gratuitos. Os cursos
serão na área de pintura para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos e será orientado por Maicon Ricardo, todas as terças-feiras das 14h às 16h, no Atelier Livre. O outro será de ilustração para crianças de 10 a 12 anos, orientado por Dyene Corrêa, às quintas-feiras, das 9h às 11h, também no Atelier Livre. Para mais informações ligue o WhatsApp 3232-3373