


















Você sabe aquela chamada para o seu celular, nos horários mais impróprios, dezenas de vezes, e quando você atende não é ninguém do outro lado, trazendo apenas irritação e incomodo? Pois é, quem faz tais ligações são robôs a serviço de algum serviço de telemarketing. Se depender da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), essas ligações geralmente em número abusivo estão com os dias contados, ou, pelo menos, deverão diminuir consideravelmente a partir de 3 de novembro.
Na terça-feira, dia 18, o conselho da entidade anunciou uma série de medidas para diminuir esta prática. Uma delas estabelece que, do total de chamadas realizadas por empresas que fazem mais de 100 mil ligações de um só número, em um único dia, não poderão corresponder a mais
de 85%. A Anatel, órgão regulador dessas atividades, informa que realiza continuamente fiscalização e promete novas medidas de punição aos infratores.
Desde o início de junho, houve uma redução de 45% no volume total de chamadas inconvenientes, diz o órgão. Acrescenta que, desde junho, 16,3 bilhões de chamadas curtas deixaram de ser realizadas no país por imposição da Agência. Quem desrespeitar a medida, poderá ter o funcionamento suspenso por 15 dias e, em reincidência, multas que podem chegar a R$ 50 milhões. Também será criado um portal na internet para que o consumidor que se achar incomodado possa saber de onde procede a ligação. Grande medida que virá, em boa hora, em benefício e defesa dos consumidores.
Vacaria viverá, entre os dias 22 e 30 de outu bro, no Mer cado Público Municipal, a 40ª Feira do Livro e a 23ª Feira do Artesanato. A patrona da feira deste ano será a escritora caxiense Josiane Scapin Dutra. Entre os livros escritos por ela, estão os roman ces As Mortes de Sofia (2008) e Para Onde Você Foi? (2016) e Espero Você (2020). Confira nes
ta edição, uma entre vista com a patrona, na página 8.
O tema da 40ª Feira do Livro será “Uma Jornada Através do Tempo” e dará desta que a todas as edições da feira realizadas até hoje. O tema foi sugestão de Maicon Maciel, que também é autor do cartaz e buscará retomar a longa caminhada da feira ao longo dessas 40 edições,
destacando ainda mais a importância da leitura nos tempos de hoje.
Para Maicon, “a Feira do Livro é feita de muitos saberes, tem histórias, tem vida e nos motiva a irmos mais além através de cada página; a escolha do tema ressalta o papel do tempo na construção do nosso conhecimento por meio dos livros.”
A 39ª Feira do Livro, realizada no ano pas sado, desenvolveu-se entre os dias 18 e 24 de outubro e o patrono foi o frei Jaime Bettega.
REALIZAÇÃO APOIADOR CULTURAL PATROCÍNIONa frente: Sestilho Rotta, Plínio Bueno, Ercílio (Garaginha),
Colombo. Atrás: Protázio Bueno, Joanin e Nenê Gargioni.
(51) 99744.1224
Quem tem interesse em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciên cia e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano precisa passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus. Os documentos com informações e orientações (editais) do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS foram publicados no site in gresso.ifrs.edu.br. Os candidatos devem ler com atenção as informações refe rentes ao curso que pretendem fazer.
As inscrições vão até segunda -feira, dia 24. A prova ocorre em 4 de
dezembro e a inscrição custa R$ 40. Os documentos com informações e orien tações (editais) do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS foram publicados no site
No campus Vacaria, os cursos com seleção de vagas neste semestre serão: Bacharelado em Agronomia; Bacha relado em Sistemas de Informação; Licenciatura em Ciências Biológicas; Tecnologia em Processos Gerenciais; Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio.
A Anatel anunciou uma série de medidas para diminuir a prática.”
“
O tema ressalta o papel do tempo na construção do conhecimento por meio dos livros.”
“
“Para nós, em primeiro lugar, é uma alegria abrir as portas da Fazenda do Socorro para um evento dessa grandeza. Está dentro da nossa missão: ser uma ferramenta importante para o nosso município a partir dessas possibilidades, que são atrair eventos de fundamento”. As palavras são do empresário Rural Sérgio De Rossi, proprietário da fazenda histórica que recebeu as duas primeiras edições do evento ‘Melhores do Ano’, atividade criada pelo Repórter Farroupilha Giovani Grizotti, reunindo
os destaques da música regionalista gaúcha.
Quem assistiu à live na noite de quinta-feira, 20, notou que a pandemia fez com que o mundo da música precisasse fazer um grande exercício de resiliência. Houve troféu inclusive para a “Melhor Live” durante a pandemia, vários dos artistas que se apresentaram na Fazenda do Socorro fizeram questão de destacar o papel social que os artistas da música gaúcha cumpriram nos últimos tempos, com lives solidárias.
A programação abriu
também espaços para os jovens a partir daqueles que brilharam no The Voice Kids.
O homenageado especial foi Renato Borguetti com a sua Fábrica de Gaiteiros. Entre outras premiações a melhor live o prêmio foi dividido no primeiro lugar entre Anelise Severo e Paulo Costa.
A dupla Érlon Péricles e Elton Saldanha venceu em duas categorias: melhor música e melhor clipe (Amigos do Tempo Antigo). Érlon Péricles também ficou no primeiro lugar em melhor cantor.
O grupo “Cuerdas y Sonidos” foi escolhido o melhor grupo de show/baile e também revelação, com dois troféus
Com a palestra “Perfil constitucional do Ministério Público no Estado de Direito brasileiro”, ministrada pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, André de Azevedo Coelho, foi aberto o ciclo de palestras da primeira edição da Semana do Ministério Público de Vacaria, na noite desta quarta-feira, 19 de outubro. Promovido em parceria com o curso de Direito da UCS campus Vacaria, o evento contou com o apoio institucional da FMP e do Ministério Público gaúcho.
Participaram o vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, o promotor de Justiça responsável pela or-
ganização do evento, Rodolfo Grezzana, o diretor da UCS campus Vacaria, Marco Pegorini, o comandante do 10° Batalhão da Polícia Militar, major Rodrigo Schwaab da Silva, o secretário-geral da OAB/ Vacaria, Rodrigo Toledo da Silva Rodrigues, os promotores de Justiça Damasio Sobiesiak, Luis Augusto Gonçalves Costa e Raynner Sales de Meira, o servidor do Ministério Público gaúcho e professor do curso de Direito da UCS, Felipe Vanin Rizzon, e a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de São José dos Ausentes e professora do curso de Direito, Aline Maria Trindade Ramos.
Durante a 40ª Feira do Livro, no dia 24, às 18h30, a Academia Vacariense de Letras (AVL) lançará a 1ª Antologia, obra que tem a participação de 11 escritores de Vacaria. O livro “Araucária” traz uma grande variedade de gêneros literários, que vão da poesia a contos e pesquisas históricas. Alguns autores integrantes da AVL também estarão comercializando livros de sua autoria. Os exemplares da antologia serão vendidos entre os dias 25 e 28, no box da AVL.
CRONOGRAMA DA CHAMADA PÚBLICA ESCOLAR 2023 - 2023/1 23ª CRE
A 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) divulgou o cronograma para o ingresso ou transferências nas escolas estaduais, ano letivo 2023.
De 07 a 27.11.2022
Pré-matrícula e Inscrição online para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; Aproveitamento Estudos do Curso Normal; Educação Profissional Subsequente ou Concomitante , no site www.educacao.rs.gov.br no link CHAMADA PÚBLICA ESCOLAR 30.12.2022
Fica visível, no Site da Secretaria da Educação, para população consultar a sua designação (escola).
Candidatos receberão e-mail com escola (designação) a qual ganharam a vaga e já está garantida, mediante entrega de documentos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que avalia o ensino e desempenho dos alunos no fim da educação básica, terá provas em 13 e 20 de novembro para cerca de 3,3 milhões de inscritos em todo o país. No Rio Grande do Sul são 146.784 pessoas inscritas.
No primeiro dia de aplicação, os inscritos fa rão provas de Linguagens,
Ciências Humanas e Re dação, com 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia, os parti cipantes resolverão ques tões de Matemática e de Ciências da Natureza, com tempo de 5 horas para re alização. Os conteúdos se rão objetivos, com exceção da Redação, que deverá ser escrita à mão, tanto na versão impressa quanto na modalidade digital.
Os estudantes podem chegar nas escolas em que aplicará a prova a partir das 12h. Os portões serão fechados pontualmente às 13h. Os estudantes que chegarem no local de pro va após esse horário não terão a entrada permitida. O início da prova será às 13h30, nos dois domingos, com o início da distribui ção dos documentos pelo responsável da sala.
De 02 a 13.01.2023
Efetivação da Matrícula – Entrega da Documentação direto na escola para qual foi designado.
De 02 a 13.01.2023
Inscrições para:
Transferência e Reingresso do Ensino Fundamental (9 anos) => 2º ao 9º Ano; Ensino Médio – 2º e 3º anos. No ato da matrícula, alunos do 2º ano deverão realizar a escolha do itinerário. Ingresso, Reingresso ou Transferência EJA – Fundamental e Médio no site www.educacao.rs.gov.br no link CHAMADA PÚBLICA ESCOLAR
30.01.2023
De 30/01 a 09.02.2023
Designação disponível no Site da Secretaria de Educação para consulta dos inscritos designados p/ Transferência ou ingresso 1º anos Candidatos receberão e-mail com escola (designação) a qual ganharam a vaga e já está garantida, mediante entrega de documentos.
Comprovação da Matrícula – Entrega da Documentação direto na escola para qual foi designado: TODOS OS INSCRITOS de 02 a 13 de janeiro: 1º ano Ensinos Fundamental e Médio; Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano; Ensino Médio – 2º e 3º ano; e EJAs.
A educação bá sica do país pode enfrentar um déficit de 235 mil profes sores até 2040, se o interesse por jovens em cursos de licen ciatura não alcançar o envelhecimento do corpo docente dos últimos anos. Esta é a avaliação do diretor executivo do Instituto Semesp, Ro drigo Capelato, entidade responsável pela projeção, considerada “preocupante” pelo professor, para a educação básica do país.
“A quantidade de ingressantes nas carreiras de licenciaturas nos últimos dez anos cresceu apenas 29,7% de 2010
a 2020, enquanto nas demais carrei ras, esse dado foi de 49,8%”, afir mou.
A isso, soma-se o envelhecimento dos professores da rede de ensino, “com destaque para o número crescente de profissionais prestes a deixar o cargo”, como aponta o relatório do instituto.
Os motivos: desvalorização da carreira e remuneração baixa; a falta de infraestru tura nas escolas; por fim, a insegurança é um impeditivo para a formação de novos professores.
A Universidade de Caxias do Sul abre o processo de ingresso para o curso de Medicina - Bacharelado. O período de inscrição para o Vestibular de Verão 2023 segue até dia 20 de novembro, com a oferta de 50 vagas para o turno da manhã e tarde.
Os candidatos realizarão uma prova de redação e de questões objetivas em: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhe cimentos Gerais, Biologia e Química. Com duração máxima de 5 horas, a prova marcada para o dia 27 de novembro ocorre presencialmente no Campus-Sede, em Caxias do Sul.
Para se inscrever, basta acessar o site da UCS e preencher o formulário disponível.
Saiba mais em ucs.br.
Pela quarta vez consecutiva incluída no Times Higher Education World University Rankings (THE), a Universidade de Caxias do Sul figura entre as melhores universidades do mundo. A edição 2023 do levantamento, elaborado pela publicação mais prestigiada sobre o Ensino Superior e considerado o maior e mais diverso ranking de universidades, foi divulga da no dia 12 de outubro e considerou quase 1,8 mil universidades de 104
Entre as 62 instituições brasileiras que figuram na classificação, a UCS é a 29ª da lista (posição que compartilha com 33 universidades). Conside rando as oito Instituições do Rio Grande do Sul presentes no levantamen to, aparece como a quinta elencada - e a terceira listada entre as privadas comunitárias. Dentre as 11 instituições brasileiras de Ensino Superior com característica privada e comunitária, ocupa a sexta posição (junto a outras cinco instituições).
Saiba mais em ucs.br, na aba Notícias.
O curso de Extensão “Inteligência Emocional”, que ocorre de 28 de ou tubro a 11 de novembro, nas sextas-feiras, das 19h às 22h, busca oportu nizar a reflexão sobre ações e qualidade emocional, a partir de técnicas e ferramentas essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal. A atividade será ministrada pela psicóloga, consultora em Gestão de Recur sos Humanos e Psicologia Organizacional Sabrina Rugeri.
A aula será síncrona, ou seja, com transmissão on-line, via Google Meet. A proposta é apresentar temas como o cérebro e as emoções, compe tências da inteligência emocional, armadilhas da mente, síndrome do pensamento acelerado e equilíbrio emocional em tempos difíceis. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 24 de outubro, no site da Universidade de Caxias do Sul.
Saiba mais em ucs.br, na aba Extensão.
A Câmara Municipal foi palco de diversas homenagens na noite de terçafeira, 18, em alusão ao aniversário de Vacaria, que completa 172 anos. Na oportunidade, foram entregues os Títulos de Cidadãos Vacarienses e a Medalha Destaque Esportivo Também foi prestada homenagem a uma importante entidade do município
O Título de Cidadão Emérito é concedido a todo cidadão ou cidadã nascida em Vacaria, que se destaca com seu trabalho e sua vivência, contribuindo com a comunidade vacariense. Neste ano, um dos títulos foi entregue à matriarca da família Maraschin, donos dos postos Maraschin e da Distribuidora São Rafael, Ignês Marcon Maraschin, através de proposição da vereadora Silvana Montanari (PL).
“Mulher dedicada à família, religiosa, humana, sensível, espirituosa e generosa, mostrou-se sempre firme em suas convicções e posições Tem uma linda trajetória que reforça que é merecedora da homenagem, Quanto orgulho podes e deves sentir da sua trajetória, vendo seus e filhos e netos dando continuidade ao que você e seu marido começaram”, disse a vereadora Silvana.
Também recebeu o Título de Cidadão Vacariense, o vendedor ambulante de picolés ,José de Alencar Duarte, o Pelé que atua há 45 anos no ramo em Vacaria. A homenagem foi sugerida por Anderson Fiorio: “Me sinto muito honrado em poder ser o proponente desta homenagem ao nosso amigo Pelé. Foi ele que lá atrás me ensinou a vender picolé. Quero te dar os parabéns Pelé, continue assim, você é um grande exemplo a ser seguido por todos nós, pela sua simplicidade, humildade e pelo seu trabalho ”
A Medalha Destaque Esportivo, que também foi entregue na ocasião, é uma honraria concedida desde 2021, pela Câmara, para pessoas que se destacam no esporte de alguma maneira, seja como atleta, incentivador ou
O homenageado deste ano foi Neto Ferreira. Neto é locutor e narrador de futebol, que atua diretamente com o esporte de Vacaria há pelo menos 14 anos, sempre buscando levar o nome do município mais longe e auxiliando os esportistas na divulgação de suas atividades. A homenagem foi proposta pelo vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB).
“O Neto é uma pessoa que sempre esteve envolvida com o esporte. Ele tem 30 anos de idade e 15 anos de rádio Teve propostas para ir para outras cidades, mas preferiu permanecer aqui em Vacaria. Só que a gente sabe que essa permanência na nossa cidade é temporária. Nós temos aqui um narrador, e falo com toda a franqueza do mundo, ele tem lugar em qualquer rádio do Brasil. A gente sabe que logo ele será uma referência nacional”, disse Mauro
Também na ocasião, foi prestada homenagem aos 65 anos do Lions Clube de Vacaria pela sua importante contribuição à comunidade vacariense A entidade tem como missão capacitar voluntários para que possam servir às suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.
Como Leão, posso falar que o Leonismo é uma escola de aperfeiçoamento humano e traz a possibilidade de sonhar com o ideal de servir. Hoje, estando dentro do clube, posso resumir que essa grande família trabalha muito em prol do próximo, num mundo em que as pessoas vivem de forma mais individualista, nós fazemos a nossa parte, e saímos deste processo, tão ou mais realizados do que aqueles que servimos. Vida longa à família Lions Clube Vacaria’’, disse o vereador proponente em sua fala.
Você pode conferir a solenidade, que foi transmitida ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal do legislativo no Youtube,
A Câmara Municipal de Vacaria é uma casa aberta a todos os cidadãos Todas as segundas e terças-feiras, às 17h30, acontecem as Sessões Ordinárias, em que são discutidas questões que influenciam na
Venha
Caso não possa comparecer, estamos ao vivo no Facebook
www camaravacaria rs gov br
O poder que emana do povo
CÂMARA REALIZA SOLENIDADE COMEMORATIVA AO ANIVERSÁRIO DE VACARIA COM HOMENAGENSFotos: Saulo Vargas A vereadora Silvana Montanari e Ignês Marcon Maraschin Anderson Fiorio e José de Alencar Duarte, Pelé O vereador Mauro Deluchi Schuler acompanhado de Neto Ferreira (esq.) e do presidente do Lions Clube Vacaria, Fernando Lopes (dir.)
Otítulo acima é a avaliação que a patronagem do CTG Porteira do Rio Grande fez ao finalizar o Rodeio Nacional de Vacaria. Na modalidade de laço foram 2.249 inscritos. O evento, que estava previsto para ocorrer em fevereiro, mas devido à pandemia precisou ser transferido, tinha previsão de ser menor, mas foi tomando grandes proporções. Um exemplo foi modalidade seleção, em homenagem a Rui de Oliveira Barcelos, que reuniu 28 equipes compostas por 10 laçadores.
Para o patrão Rubem Antonio dos Santos Filho, o Rodeio foi uma festa marcante, à altura de Vacaria. Ele ressalta a quantidade de competidores e público presente, tendo em vista a época do ano, em que não é um período de férias”. E deixa um recado: “O 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, previsto para fevereiro de 2024, será o maior de todos os tempos”.
João Paulo Tonial
Silva Alan Soares Josue de Souza Thaian de Ávila
FORÇA B Cauan Bueno Tobias de Lima Rodrigo Padilha Alis dos Santos
FORÇA C Kaue Casagrande Alan Ferraz Leonardo Marques Alexandre Borges Moacir Grumoski
Roberto Mota e Jaqueline Mota Antonio Mendes e Fabiana Mendes Neltair Sutil e Dienifer Sutil
João Andrade e Joelsio Andrade Jonas Vargas e Felipe Vargas Jorge Machado e Matheus Machado Valtuir Moreno e Marcelo Lima Sena e Seninha Pereira
FORÇA A Pablo Frosa e Pedro Zanin Tiago Martins e Tobias de Lima Guilherme Figueiredo e Pedro de Jesus Iago Schumuller e Junior Cordova
FORÇA B Antonio Agusto Rossi Vieira e Eduardo Presa Motta Renan Simão e Josué de Souza Rafael Burgel e Valtair
FORÇA A Ana Laura Rech Parizotto Edna Fernanda Schmitz
FORÇA B Alexandra Oliboni
Lili Tomasini Aline Lima Dienifer Chinelatto
LAÇO VETERANO Antonio Ademir Borges Gilmar Mendes Mario Graziotin
LAÇO VAQUEANO Mário Pinheiro Closvaldino Santos da Silva
LAÇO PIÁ Lucas de Lima da Rocha Eldir Henrique Aliprandini Rigon Rafael Tonial
LAÇO GURI Antony Cunha Eduardo Motta
LAÇO PIAZITO Luiz Otavio Souza de Andrade
LAÇO PRENDA JUVENIL Maria Eduarda Cadore Beatriz Cassol Sguarizi Yasmin Panisson de Oliveira
LAÇO PRENDINHA Rosa Catarina Rigon
LAÇO QUARTO DE MILHA AMADOR Rodolfo Baldasso Cleo Keller Luis Otavio Bergamo
LAÇO QUARTO DE MILHA LIGHT Dalvi Longui Frabricio Vieira Nunes Henrique Andersen Kretzer Nicolau Bueno
LAÇO QUARTO DE MILHA ABERTO Claudio Silva Tobias de Lima Josué de Souza Fernando Mendes Leandro Rafaeli Alan Soares
LAÇO QUARTETO
FORÇA A Thiago Bergamo Alessandro Dorneles Luis Otavio Bergamo
O patrão da Campeira, Jeferson Camargo, diz que o rodeio foi um sucesso e tudo ocorreu dentro do esperado. “A maior parte das modalidades com inscrição encerrada antes do início e na maioria não precisou usar encurtamento de raia”, comenta. Ele destaca que a área do acampamento da campeira estava lotada. “Só temos a agradece a todos que vieram e ajudaram a fazer o sucesso do primeiro Rodeio Nacional. Ele agradece também aos coordenadores da campeira, que realizaram suas atividades do começo ao fim, fazendo que tudo acontecesse como o planejado, sem receber nada em troca”.
Rubem faz seu agradecimento à população que compareceu no Parque para prestigiar o evento e a todos os apoiadores, patrocinadores e equipe de trabalho. Ele ressalta ainda a importância do comprometimento da patronagem, que se dedica voluntariamente ao CTG Porteira do Rio Grande.
FORÇA B Miller Alexandre Pereira Adrian Pereira Pedro Henrique Leo Munis
Ivo Neto Marcelo Lima Tiago Borges de Lima Marcelo Neri Antonio Augusto Rossi Veira Eduardo Motta Josué de Souza Renan Simão
FORÇA C Ronaldo Cardoso Felipe Vargas Matheus Machado Jonas Vargas Guilherme Aguiar Natan Favaretto Matheus Telles Kiones dos Santos
1º LUGAR Gustavo Vieira Eduardo Mota Leo Munis Adrian Pereira Eder Schimidt Gabriel Pereira Josué de Souza Renan Simão Iago Schumuller Junior Cordova
2º LUGAR Ivo Neto Alan Soares Juliano Souza Marcelo Lima Rodrigo Moretto Gilbraz Velozo Tiago Borges de Lima Rudah dos Passos Marcelo Neri Thain de Avila
3º LUGAR Gilmar de Jesus Silva
Vinicius da Silva Maicon Joanir Fortes Pedro Henrique Cassiano Santos Erik Barros Jean Garcia Elizandro da Silveira Mauro Boeira Eriam Andrade
FORÇA A Renan Simão e Josué de Souza Alan Soares e Thaian de Avila Iago Schmuller e Junior Cordova
FORÇA B Juliano Souza e Rodrigo Moreto Adrian Pereira e Miller Alexandre Pereira Pedro Henrique e Leo Munis Fernando Mendes e Olivério Neto Antônio Mendes e Adão Camargo Tiago Moraes e Cassiano Santos Guilherme Figueiredo e Vinicius Oliveira Jardel Pereira e Claudio Andrade Tiago Borges e Marcelo Lima
FORÇA C Fabio de Oliveira Teles e Alcidino Teles Leonardo Marques e Eduardo Sousa Carlos Alexandre e Reginaldo Oliveira Alessandro Rotini e Rodrigo Boeno Alex Camargo e Vanderlei de Abreu
lugar: Nicolas Oliveira
lugar: Leonardo Marques
lugar: Thainan Lopes
lugar: Marciel Paulo de Souza (montando por Alex Ribas)
lugar: Kevin Ribeiro Melhor Tropilha: São Jorge (São José dos Ausentes)
VACA-PARADA BONEQUINHA
lugar: Sophia Marcon (Otacílio Costa/SC)
Amanda Moura (Tapejara/RS)
Kerollyn Victória (Vacaria/RS)
PIAZINHO
lugar: Maurício Grumoski (Bento Gonçalves/RS)
lugar: Luiza Fortuna
lugar: Rosa Catarina Rigon
lugar: Nadyne Bastos
lugar: Luis Vanderlei Menezes
lugar: Rafael Ramos
lugar: Samuel Salvador dos Santos
lugar: João Pedro Simonatto
lugar: Júlia Severo
lugar: Isabella Guerra
lugar: Jean Carlo Godoy
lugar: William Andrade
lugar: Eduardo Santos
lugar: Romeu Weber
lugar: Silvana Andrade
lugar: Jadir Oliveira
lugar: O Estranho (Matheus Costa )
lugar: Bem Vindo (Adão Bernardes)
lugar: Cordas e Acordes (Silvio Genro)
lugar: Kailon Jacob Pereira
lugar: Marlos Baschera
lugar: Erick Pop
lugar: Miguel Lampert
lugar: Vitor Hugo Beneti Alano
ADULTA
lugar: Leonardo Maizon
lugar: Bruno Schenato
lugar: Matheus Onazar
Heitor Ramos Senem (Lages/
Augusto Ribeiro (Vacaria/RS)
lugar: Douglas Boeira
lugar: Julio Arruda Antunes
lugar: Mario Arruda
Aos 17 anos, Josiane Sacpin se deu conta de que as perdas são como tatuagens: até podemos apagá-las, mas sempre estarão lá, em alguma camada da pele. Cuidando do namorado com leucemia no hospital, a jovem que buscava compreender os altos e baixos da vida escreveu pensamentos e passagens num diário. E depois noutro. E noutro. Foi assim por três meses, até que o rapaz faleceu. Dez anos mais tarde, ela então revisitou aqueles diários e, aos 30 anos, publicou “As Mortes de Sofia” (2008). “Eu queria que a história fosse eternizada”, contou a patrona da Feira do Livro 2022 de Vacaria, para a reportagem do Correio Vacariense. Seu primeiro livro já está na terceira edição. Em 2016, ela lançou “Para Onde Você Foi?” e em 2017, participou da antologia “Amores em Metamorfose”, com os contos “Aurora” e “Nova Vida em Nossas Vidas”. A obra foi lançada na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Em 2020, em meio à pandemia do coronavírus, lançou “Espero Você”, “uma continuação do livro de 2016”. Hoje formada em Gestão de Recursos Humanos e técnica em Contabilidade, trabalha como executiva de Soluções de Negócios em uma empresa de softwares na área comercial. Nascida em Caxias do Sul, casada com Olen Dutra, é mãe de Natália, 17 anos, e Arthur, 4. “Me senti abraçada pelos leitores, os precursores para que isso acontecesse”, resumiu, ao dizer o que sentiu quando foi convidada para ser patrona. Sobre um novo livro, Josiane diz que está escrevendo mais um romance, “mas ainda não tenho ideia de quando será lançado”.
De 22 a 28 de outubro, durante a 1ª Semana Cultural 172 anos de Vacaria, serão realizados espetáculos de teatro que apresentam temas como a preservação do meio ambiente e à vida, acessibilidade com superação das dificuldades, não violência, relacionamentos abusivos, questões existenciais e motivacionais. As apresentações ocorrem em um local coberto, com cadeiras e área reservada para pessoas com deficiência e entrada franca. Confira os espetáculos:
CV - Como a literatura entrou na tua vida?
A literatura entrou fortemente na minha adolescência, era o meu refúgio, principalmente nos momentos difíceis que enfrentei por muitos dias, meses e anos. Os livros tornaram-se meus melhores amigos em alguns momentos na minha vida.
CV - Quem são teus ídolos na literatura?
Nora Roberts, Sidney Sheldon, Stephen King e Danielle Steel.
CV - O que você sentiu quando publicou o primeiro livro?
Alegria com uma mistura de satisfação por ter realizado um sonho que eu tinha desde os 17 anos quando uma história real passou a ser o motivo da minha escrita. Eu queria que a história fosse eternizada e nada melhor que em forma de livro, sendo que sempre fui fascinada por eles.
CV - Como foi receber o convite para ser pa-
trona da Feira do Livro de Vacaria?
Eu não esperava. Foi uma bela surpresa, fiquei muito feliz, senti um misto de alegria e gratidão. Foi gratificante, pois é o resultado do trabalho que sempre fiz com muito amor e carinho. Me senti abraçada pelos leitores que foram os precursores para que isso acontecesse.
CV - Qual você acredita que seja o impacto dos livros na vida de uma pessoa?
A leitura é importante na vida do ser humano, incentiva a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico. Os livros salvam, falam, alegram. O livro é companhia quando se está só.
CV - Você conhece o perfil do teu leitor?
São variados, mas a maioria adolescentes e adultos jovens.
CV - As redes sociais e a digitalização de quase tudo que se refere à cultura ajudam ou
Acredito que ajuda na divulgação e dá visibilidade para artistas e escritores, têm um importante papel informativo e social.
CV - Com a popularização dos celulares, ainda é possível estimular as crianças e adolescentes para a leitura?
Sim, acredito que as crianças precisam ter contato com os livros e histórias desde pequenos, na escola, em casa e, assim, criarão o hábito da leitura, estendendo até a adolescência, seguindo para a vida toda.
CV - Deixe uma mensagem aos leitores do Correio Vacariense que estão se preparando para vivenciar a Feira do Livro...
Venham prestigiar a Feira do Livro de Vacaria, venham ter contato com a literatura, com a arte, com a música. A feira está com atrações diversas para todas as idades e você pode fazer parte deste evento.
A partir de uma profunda pesquisa sobre a dramaturgia da cena, teatro de animação e números circenses, El Grand Scaramouche apresenta uma dramaturgia original, em um espetáculo cômico voltado ao público infantil. O Scaramouche é conhecido por ser um pilantra, um mentiroso bufão, contador de farsas e covarde. Essas características, que obviamente, parecem ofensivas e degradantes à primeira vista, na verdade são humanas. Os servos, os pobres e pairas, por não possuírem força ou poder, tomavam seu espaço a partir da mentira e sua chamada covardia vinha justamente do conhecimento dos castigos: só não teme quem não conhece a pena. A apresentação será dia 22, às 15h no Mercado Público.
Histórias D’água é um espetáculo infantil da Companhia KHAOS Cênica. O trabalho de teatro de bonecos que aborda desde temas como a não violência, relacionamentos abusivos, empoderamento feminino e questões existenciais, tem como norte uma história ecológica de uma gota, chamada Espirro, buscando encontrar seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, Espirro não deve somente percorrer diversos caminhos, ele deve ultrapassar suas próprias dificuldades em uma legítima jornada de construção do herói. Para tanto, o espetáculo traz figuras antropomórficas nos bonecos, sensíveis e empáticos, enquanto os humanos perdem sua humanidade pelo distanciamento, silêncio e antipatia. Assista o espetáculo no dia 23, às 14h30, no Mercado Público de Vacaria.
Banda Serafim, a mais alegre do teatro de bonecos
A peça conta a história de quatro simpáticos animais, um jumento chamado Joca, que queria tocar um instrumento, era muito simpático, porém muito asmático. Uma girafa, a Josefina, queria ser bailarina mas tinha as pernas muito finas. Um cachorro, o Nicolau, queria ser trapezista, mas era muito míope e não servia nem para malabarista e a Angelita, uma gata sonhadora que queria ser cantora, mas não tinha ouvido para nada. Os quatro animais acabam se encontrando, superando suas dificuldades e formando uma banda, para tocar no Circo do Seu Serafim. A peça será apresentada dia 25, às 15h, no Mercado Público.
A peça conta a história de um menino chamado Zé e de seu amigo João, e de suas aventuras pelo sertão. Isso porque o Zé era um menino sonhador que queria ter um circo, e virar um apresentador. Porém se depara com a realidade dura de sua vida e a contrariedade de sua família, mas encontra na escola e no professor, aquele que será o seu motivador, pra que ele um dia se torne um grande realizador. O espetáculo ocorre dia 26, às 14h, no Mercado Público.
A peça retrata as confusões que o macaco Simão e sua turma enfrentam para salvar a floresta do brejo do rio e seus moradores, da sujeira e destruição causadas pelo Seu Porcalhão, que quer destruir a natureza. Para defender o meio ambiente em que vivem, o macaco Simão, o jumento Joca, a gata Angelita, a girafa Josefina e o cachorro Nicolau, se unem a cobra Ana (Anaconda) para expulsar o Seu Porcalhão, o destruidor da floresta. A peça busca, a partir da necessidade de mudar a percepção da sociedade sobre o mundo em que vivemos, chamar a atenção para questões relacionadas à preservação do meio ambiente e à preservação da vida. Neste sentido, o espetáculo se apresenta como um estimulo para despertar e promover as necessárias mudanças de atitude e os cuidados com o meio ambiente. Assista o Segredo da Floresta no dia 24, às 15, no Mercado Público.
O Grupo Tholl, com duas décadas de história, está chegando para uma única apresentação do espetáculo Cirquin no dia 27, às 21h, no Mercado Público Municipal, com entrada franca. Cirquin conta uma apaixonante história de amor, que encanta pela alegria e estética visual dos figurinos. São danças, acrobacias, técnicas circenses e muitos romances em uma montagem inspirada no teatro mambembe. São quatro personagens que se apaixonam pela bailarina do circo, no decorrer da narrativa todos viajam em busca do amor.
A 1ª Semana Cultural dos 172 anos de Vacaria é uma realização de Ju Tonini, apoio da Prefeitura de Vacaria e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Patrocínio de Resfriar, Vinícola Campestre e Pedreira Vacaria. Financiamento Pró-Cultura e Governo do Estado.
Autoridades do setor agrícola dos estados do Sul emitiram um alerta crítico para o risco de incidência da sarna-da-macieira, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Principais polos produtores da maçã brasileira, os estados do Sul, neste momento, combinam condições de temperatura e molhamento foliar que transferem suscetibilidade à
cultura frente à sarna-da-macieira, segundo resume o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil.
“Após o início da brotação, agora, a maioria dos pomares está em florescimento, com tecidos novos e a presença de inóculos da sarna-da-macieira indicada nos coletores de esporos. O cenário é altamente favorável à disseminação
do fungo Ventura inaequalis, causador da doença”, reforça Freitas. Para ele, o risco mais elevado de incidência da doença ocorre em 13 pontos da região serrana catarinense, além de nove áreas do Norte e Oeste do estado.
Os tratamentos ancorados no fungicida entregaram eficácia de controle de 99% no controle da sarna-da-macieira nas folhas, e acima de 95% nos frutos da maçã.
A Apae de Vacaria promove no dia 10 de novembro, uma quinta-feira, a 1ª edição do Festival do Cachorro-Quente. O valor por pessoa será de R$ 8,00.
A retirada dos cachorros-quentes foi estabelecida entre 17h e 19h. Na ocasião, também haverá comercialização de bebidas.
Os ingressos poderão ser adquiridos com os colaboradores, com integrantes da diretoria e na APAE.
REPRODUÇÃO DA INTERNETJá estão definidos os horários das missas para o Dia de Finados (2/11) nas paróquias e cemitérios municipais de Vacaria. Serão rezadas missas nos seguintes horários: às 9h, nos cemitérios Santa Clara e São Francisco; às 10h, na matriz de Fátima; às 16h, no Cemitério Santa Clara, na igreja de Fátima e igreja da Glória e às 18h, na catedral Nossa Senhora da Oliveira. Após as missas, haverá a bênção nas sepulturas.
Segundo informou a Rádio Fátima, depois de algumas reuniões e negociações, o Sindicato do Comércio Varejista de Vacaria (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários definiram, no dia 18, a nova Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.
Está previsto reajuste de 10,80% para os comer-
ciários, sendo que este valor será pago sem encargos na folha de outubro para os meses de abril, maio e junho. No que diz respeito aos meses de julho, agosto e setembro, o reajuste será pago em folha no mês de novembro com os encargos previstos pela legislação.
Outra decisão: a partir
deste mês, as lojas podem abrir em todos os feriados, exceto Natal e 1º do Ano, mediante solicitação prévia de uma certidão emitida pelos sindicatos laboral e patronal. Também ficou estabelecido que funcionário que trabalhar em feriados receberá bônus de R$ 70,00 com um dia de folga ou R $110,00 sem folga.
Pedro Di Iulio Ilarri, Oficial do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Vacaria, faz saber que pretendem casar:
Edital nº 13944: ROBSON TRINTIN DOS SANTOS, solteiro, pintor automotivo, natural de Vacaria-RS, residente e domiciliado em Vacaria e DARA MARQUES DA SILVA , solteira, do lar, natural de Vacaria-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Edital nº 13951: JOEL BARBIERO, solteiro, agricultor, natural de Ibiraiaras-RS, residente e domiciliado em Muitos Capões e THAÍS DEBONA, solteira, engenheira agrônoma, natural de Lagoa Vermelha-RS, residente e domiciliada em Muitos Capões. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Edital nº 13949: ANDERSON SILVEIRA DE LIMA, solteiro, delegado, natural de Vacaria-RS, residente e domiciliado em Vacaria e ALINE GODINHO ZEN, solteira, assistente social, natural de Vacaria-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Edital nº 13950: DAVI GUILHERME GUIMARÃES DOS SANTOS, solteiro, tratorista , natural de Cruz Alta-RS, residente e domiciliado em Vacaria e CASSIÉLI RIBEIRO DIAS, solteira, do lar, natural de Tenente Portela-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Edital nº 13952: JONIR RODRIGUES DOS SANTOS
JUNIOR, solteiro, despachante , natural de Vacaria-RS, residente e domiciliado em Vacaria e EDUARDA BORGES
DOS SANTOS, solteira, auxiliar de despachante , natural de Vacaria-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Edital nº 13953 : ODAIR MARASCHIN , solteiro, administrador , natural de Ipê-RS, residente e domiciliado em Vacaria e ALINE MICHELON RIZZI , solteira, administradora , natural de Vacaria-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Edital nº 13954: ÉDSON PEREIRA RODRIGUES, solteiro, vendedor externo , natural de Vacaria-RS, residente e domiciliado em Vacaria e MARCILENE DA ASSUNÇÃO SILVA, solteira, assistente de RH , natural de Vacaria-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens. Edital nº 13955 : ESTÁCIO PEREIRA SILVEIRA solteiro, militar, natural de Dom Pedrito-RS, residente e domiciliado em Vacaria e ANELISE DA SILVA FONSECA, solteira, confeiteira , natural de Vacaria-RS, residente e domiciliada em Vacaria. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.
Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Cláudio Rech, 332. | (54)3232-0362 | rcpnvacaria@yahoo.com.br
Você nos move para o futuro
Neste sábado, 22 de outubro, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria promove a escolha da Glamour Girl 2022/2024. O evento ocorre na sede da entidade, às 14h, com a presença de integrantes da diretoria, voluntárias e comissão avaliadora e familiares. As candidatas são:
Desde a publicação da Instrução Normativa 06/2019, que estabeleceu as regras para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais no Rio Grande do Sul e a necessidade de o produtor prestar informações sobre o uso deste tipo de produto, o Estado atingiu, em outubro de 2022, a marca de 10 mil aplicadores cadastrados.
Para fazer parte do cadastro, o interessado tem que passar por um curso de capacitação sobre boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos.
“O Rio Grande do Sul é o único estado que exige o curso para capacitar o aplicador a não gerar derivas durante a
aplicação”, conta o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Rafael Lima.
Como o curso não pode ser oferecido na modalidade à distância, ofertas de novas turmas ficaram suspensas durante a pandemia, o que impactou na evolução do número de cadastrados. “Ainda tem espaço para crescer, uma vez que são quase 90 mil CPFs registrados como pessoas que adquiriram algum herbicida hormonal no ano de 2021”, conclui Rafael.
Mais informações: www.agricultura.rs.gov.br/hormonais
O volume acumulado das exportações de milho entre janeiro e setembro de 2022 atingiu 24,66 milhões de toneladas. O montante equivale a um aumento de 92,3% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando as vendas exter-
nas do grão alcançaram o patamar de 12,82 milhões de toneladas. A informação foi publicada pela Conab.
O forte crescimento foi impulsionado pela alta dos preços internacionais, bem como pela queda na produção mundial do cereal.
Com o efeito, percebe-
-se uma diminuição do ritmo exportador na comparação das vendas externas entre os meses de agosto e setembro de 2022, com redução de 9,2%.
As principais origens do milho exportado foram os estados de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Pará.
A Empresa
CEI
Rural , Vacaria
48h,
Na manhã do dia 18, integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizaram reunião ordinária in loco quando os conselheiros que representam 22 entidades do município verificaram a ampliação dos açudes localizados no Parque
Nicanor Kramer da Luz, visando à prevenção durante os períodos de estiagem.
A obra foi executada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Associação Rural de Vacaria, Corsan e instituições que compõem o Conselho. O con-
junto de açudes localizados na área do parque faz parte do sistema de abastecimento público da área urbana de Vacaria.
Esta ação do Condema ocorreu para marcar o Dia Municipal da Água, a Semana Estadual da Água e a Semana Interamericana da Água.
Praticamente metade dos assentados da Reforma Agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas beneficiários do SOS Estiagem sacaram o valor de R$ 1 mil nos primeiros dois dias de pagamento, entre 13 e 14 de outubro. De acordo com dados do Banrisul, 6.097 dos 12.978 contemplados já resgataram o benefício.
O apoio financeiro, com recursos do Tesouro do Estado, é destinado às famílias residentes em áreas rurais que foram
altamente impactadas com as perdas provocadas pela estiagem na última safra de verão.
Para ter direito ao recurso, o beneficiário desse primeiro grupo tem que possuir inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) em 29 de março de 2022 e residir em município que teve seu decreto de situação de emergência ou de calamidade pública homologado entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022.
prazo
comparecimento de MIQUÉIAS DOS SANTOS WANTZ, RG 3136719055 SSP/ RS, CTPS 1430027, Série 0060, com última presença no serviço dia 01.09.2022.
O não comparecimento, implicará com Abandono de Emprego, conforme artigo 482, alínea “i” da CLT. Vacaria/RS, 22 de Outubro de 2022.
Para as irmãs de São José, o mês de outubro é um mês muito significativo: no dia 6 celebramos a data de nascimento do fundador padre Jean Pierre Médaille, padre missionário Jesuíta e, no dia 15, a oficialização da Congregação das ISJ em 1650.
No período de 1640 a 1669, padre Médaille exercia sua missão nas montanhas da França, onde conheceu a triste realidade vivida pelas pessoas num período de pós-guerra. Em suas andanças, também conheceu jovens e viúvas, desejosas de dedicar-se ao serviço do próximo. Assim, ele reuniu essas jovens e viúvas que assumiram o cuidado dos pobres, dos doentes, das crianças, das viúvas e idosos abandonados.
Para promover e expandir essa missão, organizou-as em pequenos grupos, com não mais que três pessoas em cada grupo. Na época, não havia religiosas sem clausura e, por isso, corriam o risco de serem perseguidas e proibidas de exercerem sua missão.
Com o passar do tempo, os grupos cresceram e não conseguiam mais permanecerem despercebidos. Seu trabalho era visto e reconhecido.
O jovem missionário procurou o bispo Henry de Maupas. Apresentou-lhe a dificuldade de como manter esses grupos ocultos. O bispo, prontamente suge-
riu-lhe fundar uma congregação.
O jovem sacerdote não queria enclausurar porque não podia
retirar as missionárias do meio do povo. Padre Médaille sonhava com um ‘Pequeno Projeto’, que não aparecesse: uma congregação religiosa fora dos muros da clausura.
O bispo, profundo conhecedor do padre
Médaille e de seu projeto, deu-lhe todo apoio para que fun-
dasse uma congregação de vida apostólica ativa, junto ao povo, isto é, fora do claustro. Assim, a Congregação das Irmãs de São José foi uma das primeiras congregações religiosas femininas, fundada para exercer sua missão junto às pessoas.
Assim, no dia 15 de outubro de 1650, dom Henry de Maupas oficializa a Congregação das Irmãs de São José. Em 15 de outubro de 2022, celebramos os 372 anos da fundação da Congregação.
Atualmente, para dar continuidade a esta missão, as irmãs de São José proporcionam a seus colaboradores, encontros de formação sobre ‘Eficácia e missão’. Ele acontece em Le Puy-en-Velay, França, onde nasceu a congregação.
A seguir, veja um depoimento da Mirela Rissardi Marcon e Andrea Carnino que tiveram a oportunidade de participar do encontro formativo, no Le Puy-en-Velay, em setembro de 2022.
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde –SES/RS, realizou nesse último dia 22/09/2022, o pagamento de R$ 1.000,000,00 (Um milhão de reais) para a reforma da Unidade de Internação Obstétrica SUS.
Neste encontro tivemos a oportunidade de trocar experiências e trabalhar com pessoas de diversos países, como Dinamarca, Canadá, EUA, País de Gales, França, Noruega e Itália. Foi uma semana onde pudemos conhecer e interagir com outras pessoas que também estão envolvidos na missão das Irmãs de São José.
Viver a experiência de compartilhar com outros leigos que pensam da mesma forma não apenas nos energizou, mas também nos deu fôlego a continuar nosso trabalho com comprometimento e dedicação. Percebemos que a nossa caminhada é uma parte pequena, mas importante em todo o projeto das
Irmãs. Fazer o melhor na situação que Deus nos colocou e deixar o resto em suas mãos, ele sabe como completar e obter os melhores resultados. Foram dias incríveis!
Conhecer as origens e trabalho realizado pela congregação, onde as mesmas precisaram reiniciar suas atividades após a Revolução Francesa foi gratificante. As dificuldades enfrentadas por elas nos dão coragem para continuar com a missão e fazer um trabalho melhor para a vida profissional e pessoal.
MIRELA RISSARDI MARCON Gerente Administrativa - HNSO ANDRÉA CARNINO Gerente Contábil e Financeira
O Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO) desempenha papel de fundamental importância para o município de Vacaria e região, pois além de ser referência nos Campos de Cima da Serra, atende uma população de aproximadamente 120 mil pessoas.
O HNSO se caracteriza como um hospital geral de médio porte com 143 leitos, destinando mais de 70% de sua estrutura aos pacientes do Sistema Único de Saúde (S.U.S). Em média realiza em torno de 100 partos/mês.
Nossa expectativa com a reforma da maternidade é ofertar um atendimento cada vez mais humanizado
e qualificado aos pacientes do SUS. As instalações irão proporcionar maior conforto e acolhimento, em ambientes individuais e
coletivos, conforme patologia e intensidade de cuidados.
Programa Avançar fazendo a diferença para Vacaria e região.
A advocacia tem seu papel fundamental na busca da justiça e na defesa da população, afinal de contas, o advogado representa as pessoas na persecução de seus direitos. Sendo assim, para que haja equidade entre todos os atores as prerrogativas não podem ser desres peitadas, pois não há hierarquia entre juízes, promoto res e advogados.
Atualmente, ainda existem casos de violação das prerrogativas profissionais, o que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito, não podendo o advo gado ser calado ou intimidado diante de enfrentamen tos em defesa da justiça e de garantias legais e consti tucionais. O instrumento de trabalho do advogado é a escrita e a fala, representando aqueles que não tem voz. Tão importante quanto exercer a profissão com li berdade em todo o território nacional, é a garantia ao respeito das prerrogativas profissionais, que estão previstas na Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e também complementada pela Lei 14.365/22, onde fortifica essa qualidade, aumentando a pena para o desrespeito às prerrogativas, passando a estabelecer pena detenção de dois a quatro anos e multa. A luta em defesa das prerrogativas da advocacia acontece todos os dias, pois violar as prerrogativas é também desrespeitar a democracia, o devido processo legal e a garantia de quem busca seus direitos perante a Justiça. Desta forma, o advogado não pode se calar, pois quando se cala, imutavelmente silencia também a voz da população. Por isso precisamos lutar pela valo rização e respeito da profissão!
Saiba mais sobre os principais direitos do advogado, acessando o QR Code ao lado.
Começou na quinta -feira, dia 20, no Par que do Aeroporto, o 1º Festival de Balonismo de Vacaria. Com a parti cipação de 15 balões de competição e pelo me nos outros dois com for matos especiais, o evento continua neste sábado, 22, e domingo, 23.
De acordo com a Fe deração Gaúcha de Ba lonismo, os preparativos para o evento começa ram no início do ano. A entidade informou que a geografia da região é bastante adequada para a prática de balonismo, considerado um espor te. No mês de fevereiro, houve um voo teste para avaliação também do cli ma, o roteiro foi conside rado “excelente”.
Os voos competitivos começaram na sexta, 21. Além das atividades es pecíficas da competição de balonismo, foram programadas apresen tações artísticas, shows musicais, oficina de chi marrão e gincana cultu ral.
A
† ALVERINA FELICITA CASA MURARO NASC: 21/05/1927 FALEC: 11/10/2022
† ILVANI PORTELA DA LUZ NASC: 09/07/1938 FALEC: 07/10/2022
† ORESTES ANTONIO DAL PIAZ NASC: 14/07/1966 FALEC: 11/10/2022
† PEDRO ELI MARQUES VARELA NASC: 01/05/1947 FALEC: 12/10/2022
† JOSÉ SIDINEI DA CRUZ BORGES NASC: 19/11/1983 FALEC: 15/10/2022
† ANTONIO ROBERTO TEIXEIRA NUNES NASC: 29/07/1957 FALEC: 15/10/2022
† HONORINA MOTA CABRAL NASC: 08/10/1936 FALEC: 16/10/2022
† MARIA DO CARMO PEREIRA DE ALMEIDA NASC: 31/03/1936 FALEC: 17/10/2022
A Secretaria da Fazenda de Bom Jesus, está lançando a campanha Natal de Prêmios. A iniciativa consiste em motivar os moradores a fazer suas compras de fim de ano no comércio local e concorrer a prêmios em dinheiro. O sorteio se dará através do programa
Nota Fiscal Gaúcha. Neste sentido, se faz necessário que o consumidor tenha o CPF cadastrado no sistema, o que pode ser feito acessando o site do programa https://nfg. sefaz.rs.gov.br.
A campanha vale para as compras realizadas desde o dia 1º de outu-
bro até 30 de novembro.
A premiação consiste em dez prêmios de R$ 500,00 e cinco de mil reais. O sorteio será realizado dia 8 de dezembro.
Importante lembrar que para concorrer o consumidor tem que pedir para que seja inserido o CPF na nota fiscal da compra.
Os alunos da rede municipal de ensino - do terceiro ao sétimo ano do Ensino Fundamental - participam do programa Super Autor, uma aventura na escola. A iniciativa tem como objetivo estimular a escrita e a leitura, entre outros aspectos. É uma atividade onde os alunos escrevem e ilustram seus próprios livros. A coordenação do projeto é da professora de Informática Cassiana Carraro.
Esta ferramenta pedagógica foi inserida nas salas de aula após a primeira etapa do nivelamento realizado com os alunos e professores, coordenada pela Universidade de Caxias do Sul.
A primeira etapa, coordenada pela UCS, realizada em maio diagnosticou a necessidade de se dar uma atenção maior para a escrita, leitura e interpretação após o período de pandemia. Na última semana de novembro deverá ser realizada a segunda etapa desse nivelamento pedagógico, e em seguida serão definidas as estratégias para o ano que vem.
Os participantes do programa Super Autor produzem os textos e ilustrações de forma digital, porém, a editora do programa fará a impressão dos livros, e no final haverá uma sessão de autógrafos com os alunos escritores.
São
(livre)
Las Serranas A x Las Gringas (feminino)
As equipes vencedoras da edição deste ano do Campeonato Municipal de Futsal de Campestre da Serra receberão o troféu José Antônio Gardelin (In memorian).
A homenagem da Secretaria de Cultura, Desporto e Cidadania se deve ao envolvimento que o “Seu Gardelin”, teve com o esporte local, sempre incentivando, especialmente o futebol com a criação das escolinhas de base.
O secretário Fabiano Hoffman, acrescenta que como técnico e incentivador de muitos jovens, seu Gardelin conquistou o respeito de toda uma geração.
Para o secretário, seu Gardelin era assertivo em suas palavras e atitudes. “Hoje, ao lembrarmos deste grande mestre, trazemos na bagagem a história de um sonhador, que não ficava sentado esperando as coisas caiarem do céu, ele simplesmente fazia.”
São Roque x Unidos da Serra (veteranos)
Vila Real x EC Milão (livre)
Los Caça Tatu x Paraguai (livre)
As finais do campeonato nas modalidades livre, feminino e veteranos estão previstas para ocorrerem dia 17 de dezembro no ginásio municipal de esportes Maurilio Zanotto.
A Secretaria da Saúde de Pinhal da Serra realizou uma programação especial de ações voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. O evento ocorreu no dia 4, na Câmara de Vereadores.
A promotora de justiça da comarca de Vacaria Bianca Acioly de Araújo abriu a programação rela-
tando sobre a desvalorização das mulheres, desde o passado até os tempos atuais e contou sobre atendimentos de casos de violência doméstica, com o objetivo de incentivar as mulheres pinhalenses a agirem de forma diferente.
A fisioterapeuta Caroline Simonetto informou e descontraiu a tarde com orientações referentes à importância de atividades físicas no dia a dia e realizou alongamentos com as participantes. A enfer-
meira Gabriela Roessler conduziu sua fala sobre os cuidados de exames preventivos relacionados à saúde da mulher.
As profissionais de saúde, Camila Pires, Caroline Simonetto, Evelise Antunes e Natália Engroff apresentaram o novo projeto que será desenvolvido pela Secretaria da Saúde, Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), e uma das atividades propostas para o momento foi meditação guiada e relaxamento.
No domingo, dia 16, o Centro de Eventos de An tônio Prado foi palco do concurso de escolha da Rainha Regional da Ter ceira Idade, com público de mais de 1.500 pessoas, grupos de terceira idade de cerca de 17 municípios e 12 candidatas.
A comissão de juradas, avaliou diversos critérios das candidatas, entre eles, elegância, postura e desenvoltura. As torcidas
organizadas também fo ram avaliadas, sendo um dos critérios a animação.
Os participantes fo ram recepcionados com café da manhã e música ao vivo. Na sequência foi servido o almoço e reali zado o desfile individu al das candidatas. Logo após, foi realizado um desfile coletivo e foram anunciadas as sobera nas da Terceira Idade. A nova corte de soberanas
foi composta pela rainha Maria Ângela Monego de Nova Roma do Sul, princesas Sirlei Terezi nha Ferrasi Megiolaro de Monte Belo do Sul e Cecília Boschi de Vista Alegre do Prata. Já a tor cida campeã foi a de Nova Roma do Sul, levando o prêmio de R$ 500. O evento encerrou com um animado baile de Rogério dos Passos e Grupo Mar ca Serrana.
Ocorreu no domingo, dia 9, o Pe dal Trilhas de Ipê. O evento teve como ponto de partida a Escola Leonel Brizo la, onde os atletas foram recepcionados com café da manhã a partir das 7 horas e a largada aconteceu às 8h15min.
O pedal contou com três percursos: 18, 30 e 40 quilômetros e com 60 inscri tos de vários municípios: Ipê, São Mar
cos, Caxias do Sul, Antônio Prado, Nova Prata, Veranópolis, Bento Gonçalves, Nova Bassano e Flores Da Cunha.
O término aconteceu as 13h30min quando os últimos ciclistas cruzaram a linha de chegada.
O evento realizou-se em parceria en tre Prado e Ipê Bike e Secretaria de Tu rismo, Desporto e Lazer de Ipê.
No dia 6, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente Tatiane Girotto Pa risotto e o secretário de Administração de Ipê Fabiano Farinea apresentaram na Câmara de Vereadores o Proder – Programa de Desenvolvimento Rural. O prefeito Cassiano De Zorzi Caon também esteve presente na audiência pública. O programa faz parte das ações de desenvolvimento rural de Ipê e do programa de governo da Administração Municipal para o fortalecimento e apoios da agri cultura e dos produtores rurais.
A Secretaria da educação de Muitos Capões está desenvolvendo uma pesquisa online com o objetivo de coletar informações acerca do interesse dos capoenses em formações. A partir dos dados, serão organizados cursos cuja demanda tenha sido manifestada pela população.
É de grande importância a sua participação para a assertividade na escolha dos cursos para o ano de 2023.
Para mais informações, cesse http://www.muitoscapoes.rs.gov.br
No dia 13 de outubro, Benir Lemos de Almeida (mãe) e Agamenon Lemos de Almeida (filho) comemoraram, juntos, mais um ano de vida. Com muita saúde e alegria, ela, completou 99 anos e ele 70 anos. Na oportunidade receberam os cumprimentos dos demais familiares e amigos.
Boa localização, 29 hectares, casa 7x9, galpões, 4 açudes, nascentes de água, àrea de campo com aptidão para cultura de grãos anuais e/ou pecuária extensiva Valor R$ 800.000,00 (negociável)
Contato 54 991371876 - Luis Souza
DEISE SUZIN ARMILIATO, Oficial Designada dos Registros Públicos de Esmeralda, Comarca Vacaria – RS, no uso de suas atribuições legais: Através do presente edital, torna-se público, e quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi autuado (007/2022) e protocolado nesta Serventia em 06/07/2022, sob nº 30.396, o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião pelo requerente: ADELMO MAZAROPE ALEXANDRE DE MELO, brasileiro, maior, solteiro, agricultor, inscrito no CPF sob nº 844.184.949-87, portador da Carteira de Identidade nº 6141329951, emitida pela SSP/RS, em 06/07/2021, residente e domiciliado na localidade Barra Grande, nº 350, casa, bairro Interior, no município de Pinhal da Serra/RS, representados por sua procuradora constituída, Dra. Mariza Brehm Moreira, OAB/ RS nº 69.539, nos termos do art. 216-A, da Lei n. 6.015/1973, o pedido visa: Uma área rural medindo 167.000,00 m² (cento e sessenta e sete mil metros quadrados), denominada Sitio do Adelmo, sem benfeitorias, localizado na Capela Barra Grande, interior do Município de Pinhal da Serra, RS. A área apresenta as seguintes dimensões e confrontações: Ao Norte: Inicia-se no P01 (Lat: -27 50’ 20,16226’’ / Log: -51 07’ 48,16708’’), segue sentido Leste por 721 metros até chegar ao P02 (Lat: -27 50’ 09,52595’’ / Log: -51 07’ 26,81340’’), confrontando-se com o eixo do Rio Pelotas. Ao Leste: Inicia-se no P02 (Lat: -27 50’ 09,52595’’ / Log: -51 07’ 26,81340’’), segue sentido sul por 210 metros até chegar ao P03 (Lat: -27 50’ 15,95993’’ / Log: -51 07’ 27,54181’’), confrontando-se com o eixo do Rio Pelotas; e na extensão de 397 metros até chegar ao P04 (Lat: -27 50’ 26,29757’’ / Log: -51 07’ 35,90764’’), confrontando-se com terras de propriedade de Marinesia do Carmo Alexandre Pereira. Ao Sul: Inicia-se no P04 (Lat: -27 50’ 26,29757’’ / Log: -51 07’ 35,90764’’), segue sentido oeste na extensão de 231 metros até chegar ao P05 (Lat: -27 50’ 28,22811’’ / Log: -51 07’ 43,35092’’), confrontando-se com terras de propriedade de Bento Getúlio Duarte. Ao Oeste: Inicia-se no P05 (Lat: -27 50’ 28,22811’’ / Log: -51 07’ 43,35092’’), segue sentido norte na extensão de 291 metros até chegar no P01 (Lat: -27 50’ 20,16226’’ / Log: -51 07’ 48,16708’’), confrontando-se com terras de propriedade de Luiz Carlos Vingla. Observação: O presente levantamento está vinculado a ART nº 11487565. Mapa e memorial descritivo assinados pela Engenheira Agrônoma Kassiane Andolfato, CREA/RS 207327. Pleiteia o reconhecimento da propriedade pela modalidade Usucapião Extraordinária, alegando a posse há mais de 16 anos. Pelo presente edital de intimação, ficam intimados terceiros eventualmente interessados e os titulares de direitos reais e de outros direitos em relação ao pedido, inclusive os herdeiros de Fernandes Marcolino Alexandre, que compareceram como acordantes no Termo de Acordo Extrajudicial para Transferência de Posse de Imóvel Rural, firmado em 02/05/2022, para, querendo, se manifestarem em relação ao pedido de usucapião, apresentando impugnação escrita perante esta Oficial do Registro de Imóveis, com as razões de sua discordância em 15 (quinze) dias corridos a contar da publicação deste, cientes de que, caso não contestado, no prazo previsto, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) Requerente(s), e o silêncio implicará anuência ao pedido de reconhecimento de usucapião extrajudicial, sendo reconhecida a usucapião extrajudicial, com o competente registro, conforme determina a Lei. Maiores informações no Registro de Imóveis de EsmeraldaRS. Esmeralda/RS – 20/10/2022. A Oficial Designada do Registro de Imóveis. Deise Suzin Armiliato.
DEISE SUZIN ARMILIATO, Oficial Designada dos Registros Públicos de Esmeralda, Comarca Vacaria – RS, no uso de suas atribuições legais: Através do presente edital, torna-se público, e quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi autuado (012/2022) e protocolado nesta Serventia em 21/07/2022, sob nº 30.449, o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião pelo requerente: WAGNER ALVES BORGES, brasileiro, maior, solteiro, vigilante, filho de Alcides Tadeu Farias Borges e de Maria Leonir Alves Borges, inscrito no CPF sob nº 031.253.710-74, residente e domiciliado na Avenida São José, nº 1109, bairro Centro, no município de Pinhal da Serra/RS, representado por sua procuradora constituída, Dra. Mariza Brehm Moreira, OAB/RS nº 69.539, nos termos do art. 216-A, da Lei n. 6.015/1973, o pedido visa: Um terreno urbano, constituído do lote nº 01 A, da quadra nº 58, com área medida de 250,00m² (duzentos e cinquenta metros quadrados), localizado no quarteirão formado pelas ruas: Rua Professor João Laurindo de Souza, Avenida Natalino Giordano, Rua Adelino Paganella e Rua Juarez Antonio da Costa, lote distante 26 metros da esquina formada pela Avenida Natalino Giordano e Rua Professor João Laurindo de Souza, tendo sua testada medindo 12,50 m(doze metros e cinquenta centímetros) voltada para a Rua Professor João Laurindo de Souza, centro do Perímetro Urbano do Município de Pinhal da Serra, RS. O imóvel urbano apresenta as seguintes medidas e confrontações: Ao Norte: Na extensão de 12,50 m (doze metros e cinquenta centímetros), confronta-se com a Escola Estadual São Paulo de Tarso. Ao Sul: Na extensão de 12,50 m (doze metros e cinquenta centímetros), confronta-se com a Rua Professor João Laurindo de Souza. Ao Leste: Na extensão de 20,00 m (vinte metros), confronta-se com lote 01B, de propriedade de Jair Longhi. Ao Oeste: Na extensão de 20,00 m (vinte metros), confronta-se com o lote 01, de propriedade de João Jorge Scaim da Silva. Observação: O presente levantamento está vinculado a ART nº 11914930. Mapa e memorial descritivo assinados pela Engenheira Agrônoma Kassiane Andolfato, CREA/RS 207327. Pleiteia o reconhecimento da propriedade pela modalidade Usucapião Extraordinária, alegando a posse há mais de 19 anos. Pelo presente edital de intimação, ficam intimados terceiros eventualmente interessados e os titulares de direitos reais e de outros direitos em relação ao pedido, inclusive os senhores Rodrigo Vieira Duarte e sua mulher Clerene Oliveira da Costa Duarte, os quais compareceram como vendedores no Contrato Particular de Compra e Venda, firmado em 16/02/2022, para, querendo, se manifestarem em relação ao pedido de usucapião, apresentando impugnação escrita perante esta Oficial do Registro de Imóveis, com as razões de sua discordância em 15 (quinze) dias corridos a contar da publicação deste, cientes de que, caso não contestado, no prazo previsto, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) Requerente(s), e o silêncio implicará anuência ao pedido de reconhecimento de usucapião extrajudicial, sendo reconhecida a usucapião extrajudicial, com o competente registro, conforme determina a Lei. Maiores informações no Registro de Imóveis de Esmeralda-RS. Esmeralda/ RS – 20/10/2022. A Oficial Designada do Registro de Imóveis. Deise Suzin Armiliato.
DEISE SUZIN ARMILIATO, Oficial Designada dos Registros Públicos de Esmeralda, Comarca Vacaria – RS, no uso de suas atribuições legais: Através do presente edital, torna-se público, e quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi autuado (013/2022) e protocolado nesta Serventia em 12/08/2022, sob nº 30.513, o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião pelos requerentes: ANTONIO FELIPE MILCZAREK, agricultor, inscrito no CPF sob nº 090.463.480-91, portador da carteira de identidade nº 4002957811, emitida pela SSP-RS, em 29/07/1975, e sua mulher ALZIRA OLIVIA MILCZAREK, aposentada, inscrita no CPF sob nº 410.517.770-20, portadora da carteira de identidade nº 9030783998, emitida pela SSP-RS, em 18/08/2011, ambos brasileiros, maiores, casados pelo regime da Comunhão Universal de Bens, anterior a vigência da Lei 6.515/77, nos termos da certidão de casamento sob matrícula nº 100107 01 55 1959 2 00001 074 0000084 16, assento de casamento lavrado em 20/06/1959, no Registro Civil de Coronel Bicaco/RS, residentes e domiciliados na Rodovia RS 456, nº 4610, casa, bairro Interior, no município de Pinhal da Serra/RS, representados por sua procuradora constituída, Dra. Mariza Brehm Moreira, OAB/RS nº 69.539, nos termos do art. 216-A, da Lei n. 6.015/1973, o pedido visa: Uma área de terras rural, com área total de 16.400,00 m² (dezesseis mil e quatrocentos metros quadrados), localizada na Rodovia RS-456, encruzilhada com a Estrada Municipal de acesso a Capela São Cristóvão, no lugar denominado CHÁCARA DA PALMEIRA, interior do Município de Pinhal da Serra/RS, em formato triangular, partindo do P1 (Lat: -27 54,23628’ / Log: -51 10,25100’), na extensão de 178 m (cento e setenta e oito metros) até chegar ao P2 (Lat: -27 54,14080’ / Log: -51 10,25211’), tendo como testada principal voltada para a Rodovia RS 456, orientação oeste; um lado partindo do P2 (Lat: -27 54,14080’ / Log: -51 10,25211’) na extensão de 222 m (duzentos e vinte e dois metros) até chegar ao P3 (Lat: -27 54,21066’ / Log: -51 10,14204’), confrontando-se com propriedade de Roney Casagrande; e o outro lado, partindo do P3 (Lat: -27 54,21066’ / Log: -51 10,14204’) na extensão de 186 m (cento e oitenta e seis metros) chegando ao P1 (Lat: -27 54,23628’ / Log: -51 10,25100’), confrontando-se com a Estrada Municipal de Acesso a Capela São Cristóvão. Observação: O presente levantamento está vinculado a ART nº 11977647. Mapa e memorial descritivo assinados pela Engenheira Agrônoma Kassiane Andolfato, CREA/RS 207327. Pleiteia o reconhecimento da propriedade pela modalidade Usucapião Ordinária, alegando a posse há mais de 12 anos. Pelo presente edital de intimação, ficam intimados terceiros eventualmente interessados e os titulares de direitos reais e de outros direitos em relação ao pedido, inclusive Guimara Costa de Matos, a qual compareceu como vendedora no Contrato Particular de Compra e Venda, firmado em 07/07/2016, para, querendo, se manifestarem em relação ao pedido de usucapião, apresentando impugnação escrita perante esta Oficial do Registro de Imóveis, com as razões de sua discordância em 15 (quinze) dias corridos a contar da publicação deste, cientes de que, caso não contestado, no prazo previsto, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) Requerente(s), e o silêncio implicará anuência ao pedido de reconhecimento de usucapião extrajudicial, sendo reconhecida a usucapião extrajudicial, com o competente registro, conforme determina a Lei. Maiores informações no Registro de Imóveis de EsmeraldaRS. Esmeralda/RS – 20/10/2022. A Oficial Designada do Registro de Imóveis. Deise Suzin Armiliato.
DEISE SUZIN ARMILIATO, Oficial Designada dos Registros Públicos de Esmeralda, Comarca Vacaria – RS, no uso de suas atribuições legais: Através do presente edital, torna-se público, e quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi autuado (010/2022) e protocolado nesta Serventia em 21/07/2022, sob nº 30.447, o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião pelos requerentes: JAIR LONGHI, agricultor, inscrito no CPF sob nº 721.668.350-15, portador da carteira de identidade nº 1063365488, emitida pela SSP-RS, em 09/09/2010, e sua mulher SANDRA TEREZINHA LIMA LONGHI, trabalhadora rural, inscrita no CPF sob nº 669.920.790-34, portadora da carteira de identidade nº 8065923388, emitida pela SSP-RS, em 09/09/2010, ambos brasileiros, maiores, casados pelo regime da Comunhão Universal de Bens, na vigência da Lei 6.515/77, nos termos da certidão de casamento sob matrícula nº 098657 01 55 1994 2 00002 197 0000596 83, assento de casamento lavrado em 11/02/1994, por este Ofício dos Registros Públicos de Esmeralda/RS, residentes e domiciliados na estrada Pinhal da Serra, nº 3600, casa, Interior, no município de Pinhal da Serra/RS, representados por sua procuradora constituída, Dra. Mariza Brehm Moreira, OAB/RS nº 69.539, nos termos do art. 216-A, da Lei n. 6.015/1973, o pedido visa: Um terreno urbano, constituído do lote nº 01 B, da quadra nº 58, com área medida de 280,00m²(duzentos e oitenta metros quadrados), no quarteirão formado pelas ruas: Rua Professor João Laurindo de Souza, Avenida Natalino Giordano, Rua Adelino Paganella e Rua Juarez Antonio da Costa, lote distante 38,50 metros da esquina formada pela Avenida Natalino Giordano e Rua Professor João Laurindo de Souza, tendo sua testada medindo 14,00 m(quatorze metros) voltada para a Rua Professor João Laurindo de Souza, centro do Perímetro Urbano do Município de Pinhal da Serra, RS. O imóvel urbano apresenta as seguintes medidas e confrontações: Ao Norte: Na extensão de 14,00 m (quatorze metros), confronta-se com a Escola Estadual São Paulo de Tarso. Ao Sul: Na extensão de 14,00 m (quatorze metros), confronta-se com a Rua Professor João Laurindo de Souza. Ao Leste: Na extensão de 20,00 m (vinte metros), confronta-se com a Escola Estadual São Paulo de Tarso. Ao Oeste: Na extensão de 20,00 m (vinte metros), confrontase com o lote 01A, de propriedade de Wagner Alves Borges. Observação: O presente levantamento está vinculado a ART nº 11914915. Mapa e memorial descritivo assinados pela Engenheira Agrônoma Kassiane Andolfato, CREA/RS 207327. Pleiteiam o reconhecimento da propriedade pela modalidade Usucapião Extraordinária, alegando a posse há mais de 19 anos. Pelo presente edital de intimação, ficam intimados terceiros eventualmente interessados e os titulares de direitos reais e de outros direitos em relação ao pedido, inclusive os senhores Rodrigo Vieira Duarte e sua mulher Clerene Oliveira da Costa Duarte, os quais compareceram como vendedores no Contrato Particular de Compra e Venda, firmado em 13/05/2022, para, querendo, se manifestarem em relação ao pedido de usucapião, apresentando impugnação escrita perante esta Oficial do Registro de Imóveis, com as razões de sua discordância em 15 (quinze) dias corridos a contar da publicação deste, cientes de que, caso não contestado, no prazo previsto, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) Requerente(s), e o silêncio implicará anuência ao pedido de reconhecimento de usucapião extrajudicial, sendo reconhecida a usucapião extrajudicial, com o competente registro, conforme determina a Lei. Maiores informações no Registro de Imóveis de EsmeraldaRS. Esmeralda/RS – 20/10/2022. A Oficial Designada do Registro de Imóveis. Deise Suzin Armiliato.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – MUNICÍPIO DE ESMERALDA REGISTRO DE IMÓVEIS – DEISE SUZIN ARMILIATO OFICIAL DESIGNADA EDITAL DE INTIMAÇÃO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – MUNICÍPIO DE ESMERALDA REGISTRO DE IMÓVEIS – DEISE SUZIN ARMILIATO OFICIAL DESIGNADA EDITAL DE INTIMAÇÃO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – MUNICÍPIO DE ESMERALDA REGISTRO DE IMÓVEIS – DEISE SUZIN ARMILIATO OFICIAL DESIGNADA EDITAL DE INTIMAÇÃO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – MUNICÍPIO DE ESMERALDA REGISTRO DE IMÓVEIS – DEISE SUZIN ARMILIATO OFICIAL DESIGNADA EDITAL DE INTIMAÇÃO
Conforme já mencionamos em artigos anteriores, Holding é uma sociedade gestora matriz de participações sociais, que tem por finalidade, em regra, administrar e controlar empresas.
Dentre as modalidades de Holding destaca-se a familiar, que é uma ferramenta para concretização de um planejamento sucessório de uma família, ainda em vida.
A Holding familiar está se popularizando cada vez mais em nosso país por oferecer uma série de vantagens, tais como a dispensa do inventário judicial, diminuição de tributos e a facilidade e celeridade na transmissão dos bens.
Já no âmbito empresarial, as Holdings oferecem uma série de be-
nefícios como controle e garantia da administração sobre o próprio negócio, aperfeiçoamento e otimização do controle empresarial, desenvolvimento das atividades operacionais e gerenciamento do capital social.
Além disso, qualquer das modalidades de Holding proporcionam segurança jurídica, uma vez que estão amparadas por Lei.
Porém, é necessária uma análise minuciosa, tanto para Holding Familiar quanto para Holding Empresarial. Isso porquê cada modalidade possui diferentes finalidades, exigindo cautela na decisão de qual se enquadra melhor em cada situação, razão pela qual é indispensável o acompanhamento de um profissional habilitado.
PEDRO HENRIQUE RODRIGUES ARTUZO *30/12/1991 +13/10/2022
PEDRO VENÂNCIO DE FREITAS *02/10/1945 +14/10/2022
EDUARDO LUIZ SARTOR *26/07/1938 +14/10/2022
MARTA DA SILVA VIEIRA *02/02/1975 +15/10/2022
EDNEI DE SOUZA LIMA *21/08/1972 +16/10/2022
IRACEMA MONTANARI GOZZI *14/08/1949 +16/10/2022
LEDA DE FÁTIMA SANTOS *08/07/1958 +17/10/2022
JOSÉ CLÓVIS LISBOA DE ABREU *14/03/1946 +17/10/2022
PEDRO GONÇALVES DE OLIVEIRA *24/02/1942 +18/10/2022
ALZIRA REIS DA SILVA *06/02/1932 +18/10/2022
ROGÉRIO LUIZ SALVADOR *16/09/1960 +18/10/2022
NAIR PEREIRA PAIM
Nasceu em 5 de julho de 1942. Trabalhadora, honesta, prestativa, sempre disposta a auxiliar todos que precisassem. Pessoa do bem, religiosa, gostava de ir à missa. Adorava visitar as vizinhas e cuidar do seu lar. Faleceu em 13 de outubro. (Informações Ethernus Cerimoniais)
Nomes que não constam em nosso obituário semanal, é por não ter o desejo ou autorização por escrito assinada previamente pelos familiares. As informações do obituário são de responsabilidade da Funerária Sagrada Família (54) 3231-1002.
A 40ª Feira do Livro será realizada entre os dias 22 e 30 de outubro, no Mercado Público. Não faltarão atrações na feira deste ano, incluindo shows artísticos, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, oficinas literárias, teatro, palestras e comercialização de muitos livros. A Feira do Artesanato terá a venda de muitos produtos feitos aqui e em municípios vizinhos. Confira os principais destaques da programação:
Sábado, 22/10, das 14h às 19h, UCS Comunidades. A abertura oficial será às 19h seguindo-se show de abertura com Héster e Helena.
Domingo, 23/10, das 8h30 às 20h – Comercialização de livros, artesanato, atividades culturais e praça de alimentação; às 10h, na Biblioteca Municipal, às 10h, homenagem póstuma ao Senhor João Brizola, um dos idealizadores da primeira Feira do Livro em 1978.
Segunda-feira, 24/10, no Mercado Público, às 9h, no espaço Rotary Club, lançamento do livro – Vacaria: Terra dos Rodeios e Terra da maçã; às 10h, no palco central, Contação de Histórias,
com Luciana Marinho; às 10h, no Atelier Livre, oficina de fotografia com Eric Roberty; 14h, no palco central, teatro infantil; às 16h, no espaço Rotary, sessão de autógrafos com Luciana Marinho; às 18h30min, no Atelier, lançamento da 1ª Antologia da Academia Vacariense de Letras, O Mordomo, por Milena Paim, Devaneios de Euforia de João Vitor Tóffoli e Sons da Tapera com Flávio Camargo; às 19h30, roda de conversa com a patrona Josiane Scapin Dutra, na EMEF Romeu Biazus.
Terça-feira, 25/10, no Mercado Público, às 8h30min, oficina com Fabiana Parisotto Fernandes da UCS; 9h, palestra para alunos do ensino médio – Giro de profissões, por representantes da UNO-
PAR; 10h, no palco central, Auto da Miséria com o Grupo Ritornelo de teatro; 14h, palco central, lançamento do livro Eu Acredito em Fadas! E você?, de Lili Ana Minuzzo Vieira; 16h, contação de histórias com alunas do mestrado em Letras e Cultura da UCS; 17h30, no espaço Rotary, palestra e sessão de autógrafos com o autor Felipe Castilho; 19h30, sarau do projeto Café Com Leitura – IFRS
Quarta-feira, 26/10, Mercado Público, às 9h, oficina de fotografia e palestra com Eric Roberty; 10h, palestra e oficina de escrita criativa com Felipe Castilho; 14h, lançamento do livro infantil Série Histórias para Educar Volume 1, de Carla Bochese; 19h, no palco central, show com
a banda Los Marias.
Quinta-feira, 27/10, no Mercado Público; 9h30, oficina com com Fabiana Parisotto Fernandes UCS; 14h, contação de histórias para crianças de educação infantil e séries iniciais com alunos da Uninter; 19h30, encontro aberto do Clube de Leitura 205 – IFRS
Sexta-feira, 28/10, no Mercado Público, às 15h, no espaço Rotary Club, lançamento do livro infantil – Conhecendo o Museu, com Manoela Grazziotin Rodrigues.
Sábado, 29/10, no Mercado Público, comercialização de artesanato e livros e praça de alimentação e a mesma programação ocorrerá no domingo, 30