PLUG 2011 - O Jornalismo em Profundidade

Page 8

apresentação

tempo de fazer maurício barros

N

ós, jornalistas, temos o poder de esticar o tempo. Como explicar que a gente consiga fazer tanta coisa diferente, e tudo junto? Algumas vezes isso é um problema, acabamos literalmente arrumando pra cabeça. Na maioria dos casos, porém, como o desta PLUG, é justamente aí que está a nossa “cachaça”, o que alimenta a paixão pela profissão: adoramos fazer coisas novas, botar projetos de pé, produzir, inventar. Todos esticamos o tempo na edição 2011 da PLUG. A começar pelos alunos do Curso Abril de Jornalismo — jovens jornalistas, designers, ilustradores, fotógrafos. A proposta foi produzir a maior parte do conteúdo que você tem em mãos durante o curso, aproveitando a presença física deles no edifício da Editora Abril. Pinçamos um

Da esq. para a dir.: maurício barros, alexandre Deruiz e Jardel sebba.

8

REVISTA PLUG 2011

grupo para trabalhar mais diretamente na revista, jogamos em suas mãos a batata quente. E eles agarraram. Enquanto assistiam a suas palestras e cumpriam as obrigações relacionadas aos dez projetos, os alunos arrumaram um tempinho para pensar em pautas, discutir conceitos de capa, idealizar um projeto gráfico, agendar e realizar entrevistas e viajar para apurar as reportagens. Eu, o editor Jardel Sebba, o diretor de arte Alexandre Deruiz e o gerente de treinamento editorial Edward Pimenta também cavamos brechas improváveis em nossas agendas e, sob a batuta de Thomaz Souto Corrêa, regemos a orquestra, buscando orientar, esmiuçar as dúvidas, apontar os caminhos. Mas jamais fazer o trabalho. Esta PLUG é o resultado do talento dos 66 alunos do CAJ 2011, muitos deles já devidamente absorvidos pelas dezenas de redações da Editora Abril.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.