Releituras da História do Rio Grande do Sul

Page 163

Releituras da História do Rio Grande do Sul

tritos apenas à questão da produção e do abastecimento. Existiu forte interesse em promover um processo de valorização fundiária decorrente do processo de povoamento de terras, que passaram a constituir-se como um elemento de grande importância nesse cenário. Esse processo de valorização fundiária esteve diretamente ligado à Lei de Terras, de 1850, que, além de gerar uma diminuição da oferta de terras, contrastaria com o aumento da demanda decorrente da política migratória. É possível encontrar estas práticas especulativas mesmo antes de 1850. No período da fundação de São Leopoldo, objetivando o povoamento da área das antigas Missões, foi feita a transferência para São João das Missões. Além da questão do povoamento, foi buscada a valorização fundiária da área. O isolamento da região acabou inviabilizando o projeto (PETRONE, 1982, p. 17). A política migratória trouxe para a então província a expectativa do desenvolvimento de outros setores da economia, bem como a possibilidade de implementar serviços de infraestrutura na região. Por meio do agenciamento, o Governo Imperial recrutou, em vários estados germânicos, simultaneamente, colonos e soldados, buscando definir, inclusive, questões de soberania nacional. Pensar na criação de classes sociais intermediárias no Sul do País como forma de atenuar o poder das elites latifundiárias e escravocratas era outra preocupação existente. Enfim, a pequena propriedade, o mercado interno, a ocupação do território e a constituição de efetivos militares são algumas das razões que levaram a uma política colonizatória por parte do Império brasileiro.

3 O cenário europeu diante da política imigratória A menor influência, se comparado com a Inglaterra e a França, diante do cenário brasileiro, não impediu que, no século XIX, o País recebesse uma quantidade significativa de 163


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.