Astronomia

Page 1

Astronomia– 9ºA

Anne Maldonado Daniela Carreri Luana César Luiza Gontijo Rafael Oliveira


Astronomia O que você sabe sobre o seu Universo? A Astronomia é uma ciência que estuda o movimento dos corpos celestes. Desde a antiguidade, a formação e origem do universo tem sido fator de curiosidade entre os homens. No entanto, foi a partir do século XV com o avanço dos estudos na área, que Ptolomeu fez importantes estudos sobre os movimentos dos planetas. Também foi importante no estudo de estrelas e constelações.

a astronomia passa a ser considerada uma ciência. Os principais temas de pesquisa da astronomia são: universos, galáxias, planetas, estrelas, constelações, cometas, asteroides, lua, sol e astros.

Galileu fez várias descobertas astronômicas como, por exemplo, a existência das manchas solares, a existência de montanhas e crateras no solo lunar e os anéis de

Copérnico fez importantes estudos sobre os movimentos da Terra (rotação e translação). Com estes estudos, desenvolveu a teoria do he liocentrismo .


Surgimento da NASA Essa agência espacial estadunidense tem a função de pesquisar e desenvolver novas tecnologias, bem como cuidar da exploração do universo, buscando sempre entender como o cosmo foi criado.

A NASA foi fundada durante a Guerra Fria, em 1958, no

mandato de Dwinght D. Eisenhower, o 34° presidente dos Estados Unidos, no contexto da corrida espacial travada entre norte-americanos e soviéticos para “dominar” o espaço. A agência estadunidense substituiu a NACA “(National Advisory Committee for Aeronautics

Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica), que desenvolvia pesquisas e investigações aeronáuticas desde 1915 pela NASA, onde até hoje é responsável por muitas missões ao espaço.


PÁGINA 4

Buracos Negros Os buracos negros são compostos de poeira cósmica, asteroides, estrelas e até a luz com densidade gigantesca, resultando em uma gravidade extremamente grande sugando tudo ao redor. A partir disso, esses materiais são acelerados e aquecidos a temperaturas muito altas resultando em emissões de raios X (algo que pode ser captado aqui na terra ajudando a localizar os buracos negros). Existem três tipos de buracos negros: Os buracos negros primordiais - tão pequenos quanto um átomo, talvez, com a massa de uma grande montanha - formados no início do universo, logo após o Big Bang; Buracos negros estelares que se formam quando o centro de uma estrela muito massiva desmorona sobre si mesmo; e os buracos negros supermassivos que se formaram ao mesmo tempo que a galáxia em que se encontram( os cientistas acreditam que o tamanho do buraco negro supermassivo está relacionado com o tamanho e a massa da galáxia em que se encontra).


Via láctea A Via Láctea é uma galáxia espiral da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante que circunda toda a esfera celeste. Com poucas exceções, todos os objetos visíveis a olho nu pertencem a essa galáxia. Sua idade estimada é de mais de treze bilhões de anos, período no qual passou por várias fases evolutivas até atingir sua forma atual. Formada por centenas de bilhões de estrelas, a galáxia possui estruturas diferenciadas entre si. No seu centro, que possui forma alongada, há uma grande concentração de estrelas, sendo que o exato centro da galáxia abriga um buraco negro supermassivo.

O Sistema Solar localiza-se a meia distância entre o centro e a borda do disco, na região do Braço de Órion, que na verdade trata-se somente de uma estrutura menor entre dois braços principais. Ao redor da galáxia orbitam suas galáxias satélites, das quais destacamse as Nuvens de Magalhães. O Grupo Local é o aglomerado de galáxias esparso da qual a Via Láctea faz parte, sendo um de seus maiores componentes.


Planeta X Pesquisadores do Caltech encontraram evidências matemáticas sugerindo que pode haver um "Planeta X" no fundo do sistema solar Este planeta hipotético do tamanho de Netuno orbita nosso sol em uma órbita altamente alongada muito além de Plutão. O objeto, que os pesquisadores apelidaram de "Planeta Nove", poderia ter uma massa de cerca de 10 vezes a Terra e sua órbita solar é cerca de 20 vezes, em média, mais do que Netuno; pode levar entre 10.000 e 20.000 anos da Terra fazer uma órbita completa ao redor do sol.

O anúncio não significa que haja um novo planeta em nosso sistema solar. A existência deste mundo distante é apenas teórica neste ponto e nenhuma observação direta do objeto apelidado foi feita. A previsão matemática de um planeta poderia explicar as órbitas únicas de alguns objetos menores no Cinturão de Kuiper, uma região distante de detritos gelados que se estende muito além da órbita de Netuno. Os astrônomos estão agora procurando pelo planeta previsto.


Constelações Na astronomia moderna, uma constelação é uma área determinada no espaço formando um conjunto de estrelas. Essas áreas são agrupadas em torno de asterismos, padrões formados por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras no céu noturno terrestre. Há 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI) desde 1922. A

maioria delas inclui-se nas 48 constelações definidas por Ptolomeu no século II; as outras foram definidas nos séculos XVII e XVIII, sendo que as mais recentes se encontram no céu meridional. Existem também numerosas constelações históricas não reconhecidas pela UAI, bem como constelações reconhecidas em tradições regionais da astronomia ou astrologia, como a chinesa, a hindu ou a aborígine australiana.


Links:

https://youtu.be/RJouWLn7INM https://solarsystem.nasa.gov/planets/overvie https://solarsystem.nasa.gov/planets/earth/overview https://www.google.com/sky/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.