INFORME CRMV-ES - MAIO 2019

Page 1

informe EDIÇÃO Nº 1 | MAIO 2019 | VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO CRMVES

crmves

www.crmves.org.br

Vitória sedia XXV Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e ES Assuntos como a possibilidade de homologação da ART eletrônica pelos regionais, a atuação dos hospitais-escolas e o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba foram discutidos na XXV Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e Espírito Santo, nos dias 28 e 29 de janeiro, em Vitória. Presidentes, conselheiros, diretores e servidores de conselhos regionais participaram da reunião, que abordou ainda temas como digitalização de documentos para agilizar a tramitação de processos e reduzir o número de papéis, ações de fiscalização e as principais decisões do TCU em relação aos Conselhos de Fiscalização Profissional e as orientações, na palestra com o auditor federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União do ES Leonardo Gomes Ferreira. Pela primeira vez, segundo o presidente do Conselho Federal da Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, uma autoridade do Federal participou da reunião. “Foi surpreendente, inovador e como presidente aprendi bastante com meus colegas de regionais. Queria parabenizar toda a equipe de conselhos regionais pelas colocações e coragem de expor as dificuldades e reivindicações”, disse. Para o presidente do CRMV-ES, Médico Veterinário Marcus Campos Braun, o encontro superou as expectativas. "A participação do CRMV-ES foi muito importante para levarmos as demandas do Espírito Santo ao conhecimento dos demais Conselhos Regionais e do Federal, solicitando apoio nas ações e opinar quanto a todos os importantes itens de pauta do encontro”, ponderou.

PÁG. 2 O cenário do ensino da Medicina Veterinária

PÁG. 3

PÁG. 4

Mais de 400 profissionais capacitados em cursos de RT

Confira o Fala Vet com Amilson Pereira Said 1


EDITORAL

O CENÁRIO DO ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA Nos últimos 10 anos, vivenciamos um crescimento de 245% no número de cursos no País, segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Seis instituições de ensino estão lotadas no Espírito Santo de um total de 375 existentes no Brasil. Será que diante do aglomerado de escolas a qualidade do ensino é a mesma?

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

A indagação reflete um outro contexto, que já faz parte da educação no País: a aprovação de cursos de ensino a distância (EaD). O ensino das profissões nessa modalidade preocupa e direciona a um quadro de definhamento da Medicina Veterinária.

Marcus Braun Médico Veterinário

É importante que os futuros alunos de Medicina Veterinária pesquisem sobre a instituição onde pretendem estudar, conversem com egressos do curso que já atuam, assim como tenham em mente que o Conselho estará sempre à disposição. Leia no site o texto na íntegra: “Carta do CRMV-ES aos alunos e profissionais da área: cenário do ensino da Medicina Veterinária”.

CONSULTA PÚBLICA RESOLUÇÃO N° 1015

ESPOROTRICOSE NA SAÚDE PÚBLICA

No mês de fevereiro o CRMV-ES abriu uma consulta pública para definir as condições de funcionamento de estabelecimentos médico-veterinários, fixos ou móveis, as instalações e equipamentos para atendimento a pequenos animais.

A esporotricose é uma zoonose emergente que oferece risco a saúde pública. Em sua maioria, os felinos são os principais disseminadores por transmitir o microrganismo a partir de mordeduras ou arranhaduras. No ano passado, o assunto foi tema de um simpósio realizado pelo CRMV-ES. Cerca de 100 pessoas, entre profissionais e autoridades no assunto, estiveram reunidas para discutir sinais clínicos da doença, ações de vigilância e controle, diagnóstico e tratamento e o cenário da esporotricose.

A consulta foi uma demanda do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para que os profissionais possam contribuir com a atualização da Resolução n° 1015, de 09 de novembro de 2012, ao expor dúvidas como o tempo de adequação, entre outras questões das novas exigências. A Resolução determina as condições, especificações e demais dispositivos legais pertinentes para a abertura de estabelecimentos. O Conselho vai expor as definições da Resolução assim que definidas. A minuta da resolução encaminhada pelo CFMV está disponível no site do CRMV-ES.

“Para buscar medidas que possam contribuir para redução de casos no Estado, a Comissão de Saúde Pública do Conselho vem realizando reuniões e estudos sobre a doença, em um trabalho conjunto com profissionais de organizações governamentais”, pondera o presidente da Comissão de Comunicação do CRMV-ES, Fabricio Pagani.

EXPEDIENTE Informativo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo * Rua Cyro Lima, 125 – Enseada do Suá – Vitória/ES * Tel.: (27) 3324-3877 e 3324-3795 * CEP: 29.050-230 * Presidente: Marcus Campos Braun CRMV-ES 1373 * Vice-presidente: Surama Freitas Zanini CRMV-ES 0430 * Secretário Geral: Rodrigo Oliveira Uvo CRMV-ES 1348 * Tesoureiro: Victor Espíndula Bauer Gava Milanez CRMVES 1353 * Conselheiros Efetivos: Luiz Fernando Pereira Vieira CRMV-ES 1520 * Anderson Márcio Borsoni Chagas CRMV-ES 0823 * Daniel Pimentel Ribeiro Bressiane CRMV-ES 1852 * André Freitas Pereira Santo CRMV-ES 0258 * Fabricio FerreiraPagani CRMV-ES 0483 * Artur da Silva Pinheiro CRMV-ES 0212 * Conselheiros Suplentes: Bruna Mirelly de Souza Pessoti CRMV-ES 0895 * Eristeu Giuberti Júnior CRMV-ES 1408 * Roseanne dos Reis Abrante Nunes CRMV-ES 1724 * Luciana Chaves Comaru CRMV-ES 1738 * Roberta Valeriano dos Santos CRMV-ES 1962 * Eduardo Lázaro de Faria da Silva CRMV-ES 1935 * Jornalistas Responsáveis: Denise Póvoa ES 01398/JP e Lurdinha Perovano ES 01117/JP * Criar Comunicação Integrada: (27) 3345-6973 * Colaboração: Fernanda Gomes * Projeto Gráfico e Diagramação: Aline Freitas 2


“MÉRITO ACADÊMICO” HOMENAGEIA RECÉM-FORMADOS Estimular a formação acadêmica com foco na responsabilidade e no compromisso com o exercício profissional. Esse é o objetivo do “Mérito Acadêmico”, prêmio criado para homenagear o aluno que conquistar o primeiro lugar da turma de graduação, nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária do Espírito Santo, indicado pela instituição de ensino. “É uma forma de valorizar o estudante e de aproximar o CRMV-ES dos estudantes e das instituições de ensino do Estado, fortalecendo a medicina veterinária e a zootecnia, valorizando seus princípios éticos”, destaca o presidente do CRMV-ES Médico Veterinário Marcus Braun. As primeiras homenageadas foram duas formandas: Nágila Scarpi Nespoli do curso de Zootecnia e Hissa Ribeiro Carvalho da Silva do curso de Medicina Veterinária, ambas da Ufes, em Alegre. A entrega da placa foi realizada na solenidade de colação de grau pelo Presidente do CRMV-ES.

Alunos da turma de Medicina Veterinária, professores e o presidente do CRMV-ES, Médico Veterinário Marcus Braun.

MAIS DE 400 PROFISSIONAIS CAPACITADOS EM CURSOS DE RT No último ano, 427 profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia foram qualificados em curso de Responsável Técnico (RT) no ES. Ao todo, foram dois cursos de RT para pet shops, consultórios, clínicas e hospitais veterinários, um curso de RT em estabelecimento avícolas comercial e um outro de habilitação de responsabilidade técnica para fábrica de ração. O objetivo dos cursos é capacitar e apresentar aos profissionais a responsabilidade de ser um RT, um agente que representa a legalidade com a finalidade de assegurar a saúde pública, o bem-estar animal e a qualidade dos produtos. “A atualização na Medicina Veterinária e Zootecnia é uma constante na vida do profissional e os cursos de RT permitem o contato com novos conceitos, legislação, fiscalização, troca de conhecimento e experiências tão necessários para que os profissionais ofereçam o melhor para os pacientes, tutores e a sociedade em geral”, diz o presidente do CRMV-ES Médico Veterinário Marcus Braun.

Médicos Veterinários no curso de RT com o carioca Sérgio Lobato

Alunos da turma de Zootecnia e o presidente do CRMVES, Médico Veterinário Marcus Braun.

CONSELHO PARTICIPOU DA PET FAIR ES Pela primeira vez, o CRMV-ES participou da Feira Pet Fair ES. Na ocasião, o membro da Comissão de Saúde Pública do CRMV-ES, Médico Veterinário Bruno Rediguieri, ministrou a palestra “Esporotricose: aspectos gerais e perspectivas no Espírito Santo" para tutores e médicos veterinários, que se informaram sobre a doença. N o e s t a n d e d o Co n s e l h o, p ro fi s s i o n a i s e v i s i t a n te s aproveitaram para se informar e tirar dúvidas, onde também receberam informes educativos sobre a importância da medicina veterinária e zootecnia para sociedade, saúde única, posse responsável, o papel do RT e como fazer denúncia de maus-tratos. A feira aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, no Espaço Patrick Ribeiro, na Área de Eventos do Shopping Vila Velha.

3


Presidente no CRMV-ES no período de 2003-2006, o Médico Veterinário Dr. Amilson Pereira Said é formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atua há 46 anos na profissão, principalmente na área de inspeção e tecnologia de produtos de animal. Abaixo, uma parte da entrevista com Amilson. O conteúdo completo está disponível no site do Conselho, intitulado “Fala Vet: Amilson Pereira Said, ex-presidente do CRMV-ES e Médico Veterinário”. Na sua opinião, qual a importância do Médico Veterinário/Zootecnista na saúde única? E na sociedade? A profissão de médico veterinário vem a cada ano ganhando mais notoriedade e sendo cada vez mais inserida no contexto de saúde única – “One World, One health”. Não se faz saúde pública, sem a participação efetiva e o conhecimento científico do médico veterinário. O controle e prevenção das doenças, não só as consideradas zoonoses, requerem a atuação de equipes multidisciplinares. Nesse contexto, a sociedade entende o importante papel do profissional, valorizando ainda mais os resultados desse trabalho permanente para o bem comum. Quais são as dificuldades enfrentadas hoje pela profissão? E os desafios? Entendo que a educação continuada é ainda o maior desafio. O sucesso ou insucesso na execução de uma atividade técnica irá repercutir não só no currículo do profissional, mas também na credibilidade da profissão pela sociedade, daí a necessidade da constante atualização de conhecimentos técnicos e a efetiva aplicação nas ações desenvolvidas, além da ética profissional.

COMO EMITIR A ART ELETRÔNICA? O CRMV-ES implantou a ART eletrônica! A ferramenta veio para dar mais agilidade e rapidez no tempo de homologação e emissão do documento. Veja abaixo como emitir. 1) Acesse o site https://siscad.cfmv.gov.br/ e faça o login com seus dados já cadastrados no SISCAD. Caso seja o primeiro acesso, siga as instruções do passo a passo que estão na cor laranja. 2) Será enviado um e-mail de confirmação para o endereço cadastrado junto ao CRMV-ES. Acesse o link deste e-mail para cadastrar uma senha. 3) Após o cadastro, retorne à página inicial e faça o login com a senha cadastrada. 4) Confira seus dados no sistema e faça a inserção da ART, incluindo todos os dados da empresa, carga horária e atividade exercida. 5) Em seguida, o sistema vai gerar um boleto para homologação. É necessário estar atento às informações inseridas, pois depois que é feito o pagamento da taxa, não é mais possível alterar a ART online. 6) No dia seguinte ao pagamento, a ART estará liberada. Imprima apenas uma via, assine e pegue a assinatura do proprietário para deixar documentado dentro da empresa.

FISCALIZAÇÃO NÚMEROS DE ABRIL TERMOS DE FISCALIZAÇÃO: 153 AUTOS DE INFRAÇÃO: 35 TERMOS DE CONSTATAÇÃO: 177 TOTAL DE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO: 365

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.