Informe CRMV-ES - Março 2021

Page 1

informe EDiÇÃO Nº 15 | MARÇO 2021 | VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

CRMVES

crmves

www.crmves.org.br

Nova diretoria toma posse em cerimônia no CRMV-ES No tarde do dia 9 de março, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria eleita do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES). A solenidade foi realizada na plenária do Conselho. A nova gestão iniciou seu mandato no dia 12 de abril Tomou posse a nova Presidente do conselho, a Dra. Virgínia Emerich. No cargo de Vice-Presidente, Dr. Douglas Severo, e na Secretária Geral, Dra. Gabriela Almeida, além do cargo de Tesoureiro que será de responsabilidade de Dr. Augusto Zago. Quem conduziu a cerimônia foi o então presidente do Conselho, Dr. Marcus Braun. “Espero que as coisas sejam julgadas de forma ética, justa e adequadas. Desejo sucesso e estarei à disposição para auxiliar à nova diretoria”, finalizou ele. A nova presidente, Dra. Virgínia Emerich, declarou sentir-se muito grata com a confiança de quem votou nela. “É um sonho que se tornou desafio. E me sinto forte porque tenho pessoas que admiro muito ao meu lado nessa jornada. Assumi um compromisso de valor muito significativo, que é servir, contribuir e dar o nosso melhor em prol dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia”, disse Virgínia.

Comenda Muniz de Aragão incentiva fortalecimento da Veterinária Militar

CRMV-ES: prioridade para Médicos-Veterinários contra a Covid-19

A importância do Médico-Veterinário na inspeção e segurança alimentar

PÁG. 2

PÁG. 3

PÁG. 4 1


EDITORIAL Com muita alegria e já com saudades me despeço do cargo de Presidente Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES), que exerci durante o triênio 2018/2021. Muitos sabem dos desafios de coordenar uma autarquia com tantos inscritos. Espero que nesse período tenha conseguido alcançar os objetivos, agregando aos serviços prestados à instituição e a busca incansável pelo reconhecimento das profissões, melhorias em nosso atendimento, e em todo o aparato que o Conselho oferece à nossa classe. Espero que a nossa gestão tenha mudado um pouco a forma de se trabalhar neste Conselho, que antes também foram comandados por grandes profissionais, porém precisamos de mais e ainda há muita coisa a ser feita. Para mim, em particular, foi um crescimento pessoal e profissional, ganhei uma larga experiência na administração pública, conheci diversas pessoas em todo país e consequentemente ganhei novos amigos e colegas. Hoje fica a sensação de dever cumprido. Quero agradecer a todos os servidores do Conselho, que deram o máximo de si, cada um em seu setor, para o funcionamento de forma harmônica e perfeita em toda a nossa gestão e aos diretores e conselheiros titulares e suplentes, que sempre estiveram ao meu lado me auxiliando.

Dr. Marcus Braun Médico-Veterinário Presidente do CRMV-ES

Sobre a nova gestão, apoiamos a chapa que assume o novo triênio 2021/2024 e tenho certeza que será feito um trabalho primoroso, afinal não é sorte, é trabalho bem feito, e que será exercido pela Presidente Virgínia Emerich sua diretoria e demais conselheiros. Boa leitura e até breve!

Comenda Muniz de Aragão incentiva fortalecimento da Veterinária Militar O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) recebe indicações de Médicos-Veterinários militares que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira para concorrerem à Comenda Muniz de Aragão. Os indicados são avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cuja conclusão será analisada pelo plenário do CFMV, conforme estatuto disposto na Resolução nº 1.291, de 24 de setembro de 2019. O nome da comenda é uma homenagem ao Médico-Veterinário João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922), tenente-coronel e médico do Exército Brasileiro. Ele desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, além de ter criado e dirigido o Serviço de Defesa Sanitária Animal, embrião que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Conhece algum Médico-Veterinário Militar que tenha prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar? Indique para o CRMV-ES através do email: secretariageral@crmves.org.br

EXPEDIENTE

Informativo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo * Rua Cyro Lima, 125 – Enseada do Suá – Vitória/ES * Tel.: (27) 3324-3877 e 3324-3795 * CEP: 29.050-230 * Presidente: Dr. Marcus Campos Braun CRMV-ES 1373 * Vice-presidente: Dra. Surama Freitas Zanini CRMV-ES 0430 * Secretário Geral: Dr. Rodrigo Oliveira Uvo CRMV-ES 1348 * Tesoureiro: Dr. Victor Espíndula Bauer Gava Milanez CRMVES 1353 * Conselheiros Efetivos: Dr. Luiz Fernando Pereira Vieira CRMV-ES 1520 * Dr. Anderson Márcio Borsoni Chagas CRMV-ES 0823 * Dr. Daniel Pimentel Ribeiro Bressiane CRMV-ES 1852 * Dr. André Freitas Pereira Santo CRMV-ES 0258 * Dr. Fabricio Ferreira Pagani CRMV-ES 0483 * Dr. Artur da Silva Pinheiro CRMV-ES 0212 * Conselheiros Suplentes: Dra. Bruna Mirelly de Souza Pessoti CRMV-ES 0895 * Dr. Eristeu Giuberti Júnior CRMV-ES 1408 * Dra. Roseanne dos Reis Abrante Nunes CRMV-ES 1724 * Dra. Luciana Chaves Comaru CRMV-ES 1738 * Dra. Roberta Valeriano dos Santos CRMV-ES 1962 * Dr. Eduardo Lázaro de Faria da Silva CRMV-ES 1935 * Jornalistas Responsáveis: Denise Póvoa ES 01398/JP e Lurdinha Perovano ES 01117/JP * Criar Comunicação Integrada: (27) 3345-6973 * Colaboração: Evelin Sala * Projeto Gráfico e Diagramação: Raisa Gonçalves

2


CRMV-ES aciona a justiça para garantir Médicos-Veterinários como públicos prioritários contra a Covid-19 Após diversas tentativas por via administrativa, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) acionou a justiça para garantir a inclusão dos médicos-veterinários como públicos prioritários contra a Covid-19. O mandado de segurança com pedido de liminar foi movido em desfavor da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (SESA-ES) e argumenta que, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 08 de outubro de 1998, a Med. Veterinária faz parte do rol de profissões da área de saúde, assim os profissionais devem ter acesso igualitário aos serviços de proteção e recuperação da saúde. Ressalta ainda que o médico-veterinário, sem qualquer distinção, foi convocado pelo próprio Ministério da Saúde, através da Portaria 639, de 31 de março de 2020, a fazer parte da Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento ao Covid-19. Desde o início da pandemia, os serviços médicos-veterinários são considerados essenciais, por seu trabalho na saúde humana, animal e ambiental nos hospitais, clínicas, laboratórios e centro de diagnósticos, e são impedidos de atuarem por telemedicina. Além do controle de zoonoses, estes profissionais atuam na indústria de alimentos e em muitas outras frentes. De acordo com o presidente do CRMV-ES, Méd. Vet. Marcus Campos Braun, "o Conselho entendeu plenamente a importância da prioridade na imunização, contudo, tão logo teve início a vacinação de outros grupos, entendeu que não houve compreensão por parte dos gestores dos riscos aos quais os profissionais estão expostos", destacou.

Relatório de Gestão de 2020 Já pode ser conferido no site do CRMV-ES o Relatório de Gestão de 2020 do Conselho. O documento amplia a transparência do Regional, com apresentação de resultados administrativos e balanços orçamentário, financeiro e patrimonial. Em atendimento à Instrução Normativa do TCU nº 84/2020 e a Decisão Normativa do TCU nº 187/2020, o CRMV-ES apresenta um documento seguindo as inovações anunciadas pelo Tribunal de Contas da União, em modelo mais visual e de leve comunicação, oferecendo visão ampla e transparente das atividades e responsabilidades do órgão, de forma que facilite o controle social por parte dos cidadãos e dos profissionais. Confira no site: https://bit.ly/3dwREwH 3


A importância do Médico-Veterinário na inspeção e segurança alimentar Um caso de uma Médica-Veterinária chamou atenção de todos para a questão da segurança alimentar. No mês de março, Priscyla Andrade morreu após 12 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região Nordeste, na capital Recife (PE). A suspeita é de que ela tenha desenvolvido a ‘Síndrome de Haff’ - mais conhecida como doença da urina preta - e a suspeita é que isto tenha acontecido após o consumo de peixe contaminado. Em paralelo à isso, aqui no Estado, em Vila Velha, a Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 700 quilos de camarões e lagostas sem nota fiscal, sem declaração de estoque e também sem nota de origem. Para que se tenha uma segurança com relação ao consumo de alimentos, em especial aos produtos de origem animal, é de suma importância o acompanhamento destes produtos desde o início de sua cadeia produtiva até o produto final.

O responsável por este trabalho é o Médico-Veterinário, que fiscaliza do ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico, desde o campo com os cuidados com a sanidade animal, passando pelos estabelecimentos frigoríficos, abatedouros, fábricas e indústrias de alimento até o comércio. Dado a importância da qualidade da alimentação - principalmente nos dias atuais – em que vivemos uma situação pandêmica, mais do que nunca o CRMV-ES reforça que devemos sempre consumir produtos inspecionados, e que produtos de origem animal sem registro de serviço oficial de inspeção podem ocasionar diversos problemas de saúde. Fique atento!

BALANÇO DE MARÇO

Termos de Fiscalização

37

Termos de Constatação

52

Autos de Infração

31

120 FISCALIZAÇÕES 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.