INFORME CRMV-ES - DEZEMBRO 2019

Page 1

informe EDIÇÃO Nº 7 | DEZEMBRO 2019 | VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

CRMVES

crmves

www.crmves.org.br

Cães farejadores e condutores da Receita Federal são preparados em centro de treinamento no ES

Para auxiliar na fiscalização e proteger as fronteiras brasileiras da entrada de drogas e produtos ilícitos são utilizados cães farejadores treinados para detecção em portos, aeroportos e postos de fronteiras. No Espírito Santo, o curso de condutores de cães farejadores é realizado no Centro Nacional de Cães Farejadores (CNCF) da Receita Federal. A equipe de treinamento é composta por auditores, analista e pelo Médico-Veterinário Gustavo Jantorno, especialista em comportamento canino e instrutor responsável pela parte técnica do CNCF. No local, agentes e cães de diversas regiões do Brasil recebem o treinamento adequado para atender as demandas alfandegárias em estradas, portos, aeroportos e fronteiras do País. O treinamento dos cães tem duração de seis meses e esse tipo de adestramento só pode ser feito com animais de mais de um ano de idade. Os cães das raças Pastores e Retrivers são os mais usados na fiscalização, atuando em pontos estratégicos do País, segundo o Médico-Veterinário, que pondera que para o animal esse trabalho não passa de uma brincadeira à procura de um brinquedo. Na economia brasileira, as commodities representam grande parte das exportações e a entrada de pragas pode gerar prejuízos. De acordo com Jantorno, além do cão, o profissional Médico-Veterinário também faz parte desse processo de garantir a segurança do agronegócio nacional e de combater o bioterrorismo.

PÁG. 2

Editorial: Abandono de animais é crime!

PÁG. 3

Confira os prazos e descontos da anuidade 2020

PÁG. 4

Novidade: Baixe o APP do Sistema CFMV 1


EDITORIAL

ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME! Os casos de abandono estão cada vez mais presentes nas cidades e, em período de férias, a incidência é maior. Atualmente, cerca de 3,9 milhões de pets no País, principalmente cães e gatos estão em condição de vulnerabilidade. Em sua maioria, vivem nas ruas, mas recebem cuidados de pessoas, ou estão sob tutela de famílias em condição abaixo da linha de pobreza. Animais abandonados são um grave problema, que geram prejuízos para a ecologia, economia, saúde pública e bem-estar animal. A Lei 9605/98 em seu Art. 32 descreve que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. E o Art. 5 da Resolução nº 1.236 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reforça que abandonar um animal configura maus-tratos e é crime.

Dr. Marcus Braun

Médico-Veterinário Presidente do CRMV-ES

É importante que os tutores pensem muito bem, sem precipitação, sobre a decisão de ter um animal de estimação.

MÉDICOS-VETERINÁRIOS RECEBEM CÉDULA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

ENSINO NA MEDICINA VETERINÁRIA COM NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Medicina Veterinária prometem uma revolução positiva no ensino. Serão mais atividades práticas ao longo da formação, além de indicar que todas as ações pedagógicas devem ser pautadas nos conceitos de bem-estar animal, sustentabilidade ambiental, ética e saúde única. As Instituições têm dois anos para implementar as mudanças.

Na tarde do dia 17 de dezembro, dez novos Médicos-Veterinários receberam a Cédula de Identidade Profissional (CIP) do CRMV-ES, na sede da instituição, em Vitória. O documento é obrigatório para o exercício da profissão, pois garante que o profissional possui a formação necessária para atuar nas diversas áreas da medicina veterinária.

A Revista do CFMV, edição de Nº 82, fez uma matéria especial sobre o tema, destacando as principais mudanças e dúvidas dos profissionais, além de uma entrevista com o presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho de Educação Superior, Luiz Roberto Liza Curi. A matéria está disponível no site www.portal.cfmv.org.br Com informações da Comunicação do CFMV.

Os profissionais receberam informações sobre as áreas de atuação do Conselho, resoluções, código de ética, a importância do trabalho e a relevância da fiscalização em benefício da sociedade na palestra com o presidente do CRMV-ES Médico-Veterinário Dr. Marcus Braun.

EXPEDIENTE

Informativo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo * Rua Cyro Lima, 125 – Enseada do Suá – Vitória/ES * Tel.: (27) 3324-3877 e 3324-3795 * CEP: 29.050-230 * Presidente: Dr. Marcus Campos Braun CRMV-ES 1373 * Vice-presidente: Dra. Surama Freitas Zanini CRMV-ES 0430 * Secretário Geral: Dr. Rodrigo Oliveira Uvo CRMV-ES 1348 * Tesoureiro: Dr. Victor Espíndula Bauer Gava Milanez CRMVES 1353 * Conselheiros Efetivos: Dr. Luiz Fernando Pereira Vieira CRMV-ES 1520 * Dr. Anderson Márcio Borsoni Chagas CRMV-ES 0823 * Dr. Daniel Pimentel Ribeiro Bressiane CRMV-ES 1852 * Dr. André Freitas Pereira Santo CRMV-ES 0258 * Dr. Fabricio Ferreira Pagani CRMV-ES 0483 * Dr. Artur da Silva Pinheiro CRMV-ES 0212 * Conselheiros Suplentes: Dra. Bruna Mirelly de Souza Pessoti CRMV-ES 0895 * Dr. Eristeu Giuberti Júnior CRMV-ES 1408 * Dra. Roseanne dos Reis Abrante Nunes CRMV-ES 1724 * Dra. Luciana Chaves Comaru CRMV-ES 1738 * Dra. Roberta Valeriano dos Santos CRMV-ES 1962 * Dr. Eduardo Lázaro de Faria da Silva CRMV-ES 1935 * Jornalistas Responsáveis: Denise Póvoa ES 01398/JP e Lurdinha Perovano ES 01117/JP * Criar Comunicação Integrada: (27) 3345-6973 * Colaboração: Fernanda Gomes * Projeto Gráfico: Aline Freitas Diagramação: Raisa Gonçalves

2


CONFIRA OS PRAZOS E DESCONTOS DA ANUIDADE 2020 Aproveite as condições especiais e prazos para regularizar sua situação e ficar em dia com o CRMV-ES. Acesse siscad.cfmv.gov.br/anuidade e escolha a forma de pagamento desejada. Os profissionais que desejarem dividir o valor da anuidade poderão parcelar em até cinco vezes. Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail cobranca@crmves.org.br ou nos telefones (27) 3324-3877 e (27) 99841-3499 no horário de 08h às 17h, de segunda a sexta. Lembramos que após 31 de maio de 2020 haverá acréscimo de multa de 10% (dez por cento), juros de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

FOGOS DE ARTIFÍCIO EXIGEM CUIDADO EXTRA COM OS PETS É após o estrondo de fogos de artifício que aumenta a ocorrência de animais que fogem assustados, se ferem ou até morrem por medo e estresse provocados pelo barulho excessivo. Os animais epiléticos podem ter crises convulsivas desencadeadas pelo som dos fogos de artifício e alguns cães podem ter morte súbita, como ocorrem com os animais cardiopatas. Isso acontece principalmente porque cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, por isso, são mais sensíveis ao barulho. Pela primeira vez a queima de fogos do réveillon em Vitória e na Serra ocorreu com “fogos silenciosos”, que fazem menos barulho que os fogos tradicionais. O CRMV-ES defende o uso de fogos de artifícios sem ruído para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos animais. Ao longo do mês de dezembro será possível conferir assuntos sobre cuidados com a pele dos animais e abandono de animais.

AGRICULTURA OFICIALIZA PLANO ESTRATÉGICO BRASIL LIVRE DE PESTE SUÍNA CLÁSSICA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) oficializou o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica. Atualmente, o Brasil possui 95% de sua suinocultura industrial livre da Peste Suína Clássica e é reconhecido como zona livre pela Organização Mundial da Saúde Animal (dados do artigo publicado na edição 82 da Revista CFMV). Em contrapartida, o Nordeste possui áreas endêmicas da doença. O Plano será implementado nos 11 estados brasileiros considerados zona não livre, tais como, Alagoas, Amapá, Amazonas (parte), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Juntos, eles reúnem cerca de 18% do rebanho suíno nacional, com cerca de 300 mil estabelecimentos rurais, segundo o Mapa. Com informações da Comunicação do CFMV

3


PROFISSIONAIS INSCRITOS NO CONSELHO PODEM USUFRUIR DE CONVÊNIOS E PARCERIAS O Sistema CFMV/CRMVs lançou um aplicativo com

a

funcionalidade

de

Anotação

de

Responsabilidade Técnica (ART) integrada, disponível para Andorid e iOS. E ele vem cheio de inovação e transparência. É só baixar! Nele é possível que toda a sociedade acesse informações de utilidade pública e consulte os médicos-veterinários e os zootecnistas inscritos no Sistema CFMV/CRMVs, assim como as empresas registradas e o responsável técnico. Além disso, permite emitir e validar certidão, pesquisar legislações relacionadas às profissões e acessar as redes sociais do CFMV. Os profissionais podem gerar e imprimir boletos, visualizar e atualizar informações de cadastro, de formação e de área de atuação, emitir certidão negativa e verificar suas inscrições primária e secundárias e também as pendências financeiras. Com informações da Comunicação do CFMV.

FISCALIZAÇÃO NÚMEROS EM DEZEMBRO TERMOS DE FISCALIZAÇÃO: 15 AUTOS DE INFRAÇÃO: 10 TERMOS DE CONSTATAÇÃO: 122 TOTAL DE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO: 147 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.