
2 minute read
A família em missão
De acordo com o dicionário Aurélio, Missão tem o significado de “propósito, uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, um compromisso”. Para nós cristãos, missão significa propagar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as criaturas.
O serviço, a missão, a evangelização brotam no seio da família enquanto propósito de divulgar a fé, de pregar e anunciar a Boa Nova por meio da Palavra do Senhor.
Advertisement
Para D. Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, “viver a missionariedade é ter a consciência do chamado de Deus para nossa família e nos colocar sempre à disposição da missão que nos for confiada”.
Primordialmente, uma das primeiras missões da família é ser igreja doméstica, é ser fortaleza, segurança e alicerce frente aos desafios e aos antivalores cristãos que assolam a sociedade de forma avassaladora atualmente. Ser escola dos valores cristãos, é uma tarefa, por vezes, muito difícil, pois as evoluções tecnológicas disputam os mecanismos que as famílias utilizam para que os valores se mantenham ativos e permanentes.
À
luz dessa reflexão, o Papa São
João Paulo II, afirma que a “família que reza unida, permanece unida”, ou seja, a oração é um viés, um elo valioso que sustenta as famílias proporcionando-as enfrentar os revezes impostos pela vida (Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, nº 41).
Portanto, duas maneiras para que as famílias permaneçam unidas são uma boa educação para os filhos e sua vida em oração. Conforme a mesma Carta Apostólica, rezar o terço é uma maneira de invocar de Deus o dom da paz, pois é Ele que pode agir em nós para que sejamos instrumentos de paz nos nossos lares (cf. nº 6). Essa paz começa com todos nós que esta- mos lendo esse texto. Somos agentes da paz. Permitamos que Jesus adentre em nosso coração e assim faça morada em nosso lar.
“Duas maneiras para que as famílias permaneçam unidas são uma boa educação para os filhos e sua vida em oração. Conforme a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, rezar o terço é uma maneira de invocar de Deus o dom da paz, pois é Ele que pode agir em nós para que sejamos instrumentos de paz nos nossos lares (cf. nº 6)”.
Neste ano de 2023, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou o subsídio Hora da Família que objetiva refletir sobre a temática “Família, casa da missão”. Este apresenta reflexões que promoverão o aprofundamento da dimensão missionária da fé e servirão de amparo às famílias que buscam compreender minuciosamente sobre a missão familiar. O subsídio de 2023 é o quarto publicado no formato de encontros mensais, pensado para auxiliar famílias, grupos da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais de todo o País.
Diante desta ênfase para o ano na Pastoral Familiar, que é voltada para o pilar da Missionariedade (cf. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil), o subsídio Hora da Família apresenta alguns temas para juntos refletirmos sobre: Famílias missionárias; Jesus Cristo missionário do Pai; De Cristo evangelizador a uma Igreja Missionária; O Espírito Santo protagonista da missão; Os caminhos da missão e a família; Todo cristão é missionário; Idosos e enfermos missionários; Família e espiritualidade missionário; Família, casa da missão.
A exemplo da Sagrada família de Nazaré, Jesus, Maria e José, que nossas famílias sejam “igreja doméstica”, fortalecidas na fé e no exemplo de serem imagem e semelhança de Deus, evangelizando e sendo “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14).
Joari Vieira da Silva e Sueli Correia de B. Silva
Casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar