
1 minute read
Comunidade Nossa Senhora da Esperança celebra 20 anos


Advertisement
A Comunidade Nossa Senhora da Esperança (CNSE) é um movimento de apoio espiritual e religioso para viúvas, viúvos e pessoas sós. Baseou-se na experiência do Pe. Caffarel que, ao longo da 2ª Guerra Mundial, atendeu um pedido das jovens viúvas francesas (das Equipes de Nossa Senhora), cujos maridos haviam falecido em campos de batalha, iniciando com elas um trabalho de apoio no campo espiritual. Foi trazido e organizado no Brasil, por dona Nancy Moncau, e em fevereiro completou 20 anos. Hoje espalha-se por muitos estados brasileiros constituindo dezenas de grupos que buscam na CNSE viver a espiritualidade em pequenas comunidades de vida, de fé e amor.
A proposta básica desse movimento é oferecer apoio espiritual e religioso às viúvas e viúvos em geral e também às pessoas sós, ou seja, solteiras(os), acima de 40 anos; separadas(os) que continuam sós.
Em Toledo o movimento iniciou em 27 de abril de 2006. Conta com orientação gerais e material próprio além da retaguarda de casais e viúvas ligadas às Equipes de Nossa Senhora, de quem esse novo movimento é “filhote”.
Seu funcionamento é extremamente simples. Basta se agrupar em oito ou dez pessoas, que morem de preferência no mesmo bairro ou paróquia, com o acompanhamento de um sacerdote ou uma religiosa e, na falta desses, um diácono, ou seminarista, já cursando Teologia. Nesses grupos com objetivos claros e bem definidos, buscar-se-á uma convivência amiga e fraterna, de tal maneira que seja instrumento de superação das dificuldades próprias de quem vive esse estado de vida.
Nos planos espiritual e religioso a preocupação primeira é louvar e servir a Deus, buscando com insistência novos caminhos que levem a Cristo, nosso redentor e salvador. Ao mesmo tempo, sob o olhar materno de Nossa Senhora da Esperança procurar-se-á renovar a confiança de uma vida digna, alegre e feliz. As reuniões são mensais e ocorrem nas casas dos participantes.
“Deus não quer que estejamos sós” e esse movimento nos convida a fazer uma ligação cada vez maior com Deus e com essas pessoas que também vivem a experiência da viuvez e da solidão. Convidamos você a fazer essa experiência conosco, pois as CNSE oferecem um convívio harmônico e fraternal nesses grupos, que são verdadeiras comunidades de fé, amizade, oração e também de lazer.
Coordenadores de pastorais, também as viúvas, (os) e pessoas sós que quiserem outras informações, basta entrar em contato com a Coordenação Regional ou local, com Clenar Viezzer Formighieri (45) 99919-0056 e Maria Dilonê Pizzato (45) 99944-9911.