Ponto de Observação

Page 1

Ponto de Observação: breves considerações Palavras chave: Ponto de observação, fixo, móvel, centro, periferia, obra de arte, ponto de fuga, observador, hipertexto, Giotto, instalação, bizantina, mosaicos, sujeito, objeto, Santo Apolinário, renascimento, Leonardo da Vinci, Jan van Eyck, Velásquez, Merzbau, Antonio Manuel, Cildo Meireles.

O ponto de observação fixo é aquele que está ligado ao ponto de fuga e tem um lugar fixo na pintura. Possui um centro e o observador não deve se deslocar. Um exemplo é a Igreja de Santo Apolinário. O observador está sempre frente a frente com o mosaico. É a arte Bizantina. Giotto, algum tempo mais tarde criou pinturas que são verdadeiros hipertextos. Não há ponto fixo para a leitura da obra. Não tem um começo estabelecido. O observador vê a pintura como um todo. Bons exemplos são os afrescos da Igreja de São Francisco de Assis. Jan van Eyck no início do renascimento pinta o “Casal Arnolfini” dentro de um quarto que é um paralelogramo e no espelho podemos ver o observador, nós. Todos se olham mas o ponto de observação ainda é fixo. “A última ceia” de Leonardo da Vinci é exemplar quando se quer pensar em uma pintura que também é instalação. Ela foi feita de forma que os monges faziam suas refeições junto ao Cristo e os 12 apóstolos. Mas não paramos aí. Velásquez apresenta ao mundo “ As meninas” e todos olham para o público menos o cão, que dorme. Ele institui um sistema que deixa sempre a dúvida do tema que ele está pintando. Será o casal de reis? Todas estas obras de arte pedem um ponto de observação fixo, mas no inicio do século XX, as instalações criam o ponto de observação móvel. O observador tem que se deslocar e geralmente percorre um espaço. Podemos dizer que nestes casos, como “Merzbau” de Kurt Schwitters, “Desvio para o vermelho” de Cildo Meireles e “ O fantasma” de Antonio Manuel não possuem ponto de observação fixo. O observador deve caminhar pelo espaço como achar conveniente. É preciso destacar que nem todas as instalações possuem ponto de observação móvel, onde não há centro nem periferia, mas usamos os melhores exemplos para apresentar o Ponto de observação móvel.

Ponto de Observação: breves considerações


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ponto de Observação by Cristina Pape - Issuu