Issuu on Google+


3a ConferĂŞncia

Mobilidade Urbana Setembro 2013

Veja toda a cobertura do evento no site do jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/projetos/cidadesverdes/


Apresentação

O Instituto OndAzul, organização não governamental brasileira, desempenha importante papel na área ambiental, com projetos executados com ênfase na defesa das águas brasileiras e ecossistemas associados, do clima e do meio ambiente, através de um diálogo permanente com os diversos setores da sociedade, da multiplicação de competências e da promoção do exercício da cidadania. Desde 1990, ano de sua fundação na Bahia, o OndAzul realizou inúmeros projetos e iniciativas em defesa do meio ambiente que resultaram em mudanças concretas, tanto na conscientização da população quanto no impacto direto na natureza. Foi assim com projetos como “Verde Mais”, de reflorestamento de encostas, o “Recult”, de reaproveitamento de resíduos sólidos e o projeto “Mangue Vivo” na Baía de Guanabara que recuperou 19,2 hectares do ecossistema do mangue na praia de Mauá, distrito do município de Magé, benecifiando centenas de famílias que vivem em seu entorno.


Conferência Cidades Verdes já faz parte do calendário do Rio de Janeiro

A partir de 2011, com o objetivo de ampliar a atuação do Instituto e com isso envolver mais segmentos da sociedade na discussão e implementação de ações sustentáveis, o OndAzul criou a Conferência Cidades Verdes. Na primeira edição da Conferência, foram apresentados projetos como o sistema BRT como uma das soluções para o deslocamento de pessoas, o uso da energia solar como fonte limpa e inesgotável de eletricidade e propostas de cobrança de taxas-engarrafamento, tratamento apropriado do lixo e muitas outras ideias que podem melhorar e muito a qualidade de vida dos cidadãos nas grandes metrópoles. Durante os dois dias do evento, foram ouvidos palestrantes renomados, autoridades e especialistas, como Sergio Besserman, Laura Valente, Jeb Brugmann, Fábio Feldman, prefeito Eduardo Paes e muitos outros.


Um ano depois, o instituto OndAzul repetiu a experiência com igual êxito. Num momento em que a cidade se preparava para receber a Rio+20, e debatia sobre os grandes eventos esportivos que estão para acontecer, o fórum apresentou propostas e analisou impactos referentes ao crescimento e ao desenvolvimento das metrópoles, na busca por uma melhor qualidade de vida. Também foram discutidas questões como o aquecimento global e catástrofes ambientais. Estiveram presentes nomes como Claudio Langone, Dan Epstein, André Trigueiro e Susan Brownell. O evento se consolidou como uma referência na produção de propostas viáveis para o crescimento sustentável das metrópoles, ajudou a manter o Rio de Janeiro no centro das discussões internacionais sobre o meio ambiente e o clima e partiu para sua terceira edição com cada vez mais consistência.

Em suas 3 edições, o Cidades Verdes reuniu 90 palestrantes e mais de 4 mil participantes. Mais de 30 mil pessoas assistiram ao vivo o evento.


Cidades Verdes 3a Edição:

MAIS UM SUCESSO DE PÚBLICO E REPERCUSSÃO

A terceira edição da Conferência Cidades Verdes levou para discussão uma questão prioritária da pauta mundial: a Mobilidade Urbana. Não por acaso, o evento foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro, mês em que é comemorado o Dia Mundial sem Carro. O propósito foi promover uma reflexão sobre a mobilidade nas grandes metrópoles e propor soluções para melhorar o fluxo nas cidades brasileiras. O evento contou com a participação de mais de 30 debatedores e painelistas como Jaime Lerner, Sérgio Bello, Maria Lúcia Navarro, e Isabel Maria Madeira.


Sucesso de público presencial, mais de 1500 pessoas passaram pelo auditório da Firjan, nos dois dias do evento, a Conferência Cidades Verdes contou com uma audiência de mais de 10 mil internautas que acompanharam os debates pela transmissão ao vivo feita pelo jornal O GLOBO, mídia partner do evento.

1500 participantes nos 2 dias de evento


Todos os segmentos da sociedade estavam representados na Conferência Cidades Verdes

Agostinho Vieira

Alfredo Sirkis

Alex Ricardo Jiménez

Alexandre Lafer Frankel

Aspásia Camargo

Carlos Roberto Osório

Ernesto Timm

Laura Valente

Luis Antonio Lindau

Ma Linwei

Manoel Mendes

Márcio Nigro

Fábio Feldmann

Fernando Mac Dowell

Henrique Torres

Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior

Jaime Lerner

João Gouveia

Joubert Flores

Richele Cabral

Riley Rodrigues

Ronaldo Balanssiano

Sérgio Bello

Tadeu Caldas

Miguel Lago

Willian Alberto de Aquino

Pierre Serne

Zé Lobo


2 anúncios de 1/2 página mais 2 anúncios de 1/4 de página no jornal O Globo

Visibilidade e retorno institucional

O material gráfico e de comunicação do evento garantiu a visibilidade para as marcas envolvidas com anúncios, suplemento especial, pastas, folders, crachás, certificados e painéis.


Banners Web no Globo Online

Site do evento na no Globo Online

Evento acompanhado ao vivo POR 10.000 INTERNAUTAS

3,8 milhão de visualizações dos BANNERS do evento A terceira edição do evento Cidades Verdes foi um grande sucesso. Realizada na Firjan nos dias 26 e 27 de setembro, a conferência reuniu 32 palestrantes e foi assistida no local por 1500 pessoas. Todo o conteúdo dos debates e palestras foi transmitido ao vivo para o site do jornal O Globo e foi acompanhado por mais de 10 mil internautas. Um resultado comemorado pelos patrocinadores. Os banners do evento na web tiveram mais de 3,8 milhão de visualizações, o site registrou mais de 40 mil page views. No Twitter, mais de 500 postagens foram feitas nos dois dias de evento. No mesmo período, mais de 40 matérias foram publicadas no site do GLOBO.


Cobertura completa

No Twitter, mais de 500 postagens foram feitas nos dois dias de evento. Mais de 40 matérias foram publicadas no site do GLOBO

Contando com uma ampla campanha de divulgação com anúncios, banners, hotsite e email marketing para mais de 100 mil assinantes, o Cidades Verdes confirmou-se como um evento de primeira qualidade que traz valor e visibilidade para as marcas participantes.


Como aconteceu em suas edições anteriores, os debates de alto nível geraram conteúdo para um suplemento especial no jornal O Globo, ampliando ainda mais a repercussão do evento. O site do Cidades Verdes permanece no ar e continua sendo acessado como fonte de informação e referência.

Suplemento especial encartado no jornal O GLOBO, mais de 1,6 Milhões de leitores


Depoimentos “A nossa proposta é de que esse evento possa trazer recomendações para que as autoridades, o Poder Concedente em última instância, e a sociedade, como parte integrante, possam trabalhar em conjunto na busca das soluções que as cidades precisam.”

“Esse evento é de suma importância porque a gente está trocando experiência com outras cidades internacionais. Tem gente de várias cidades do mundo, de diversas áreas, de transporte, de meio ambiente. Então você tem a visão do arco da sociedade como um todo. Isso é o que na verdade ajuda a mudar a cultura.”

Paulo Fraga Diretor de Comunicação da Fetranspor

Altamirando de Moraes Prefeitura

“A prefeitura apoia o evento por entender que esse é um fórum de debate extremamente importante, com ideias inovadoras sendo trazidas para que a gente possa aproveitar no mundo real. Então, discutir mobilidade com sustentabilidade, só podia ser no Rio.”

“O primeiro evento Cidades Verdes, há 3 anos, abordou vários temas como energia e urbanismo verde. No ano passado, foi dedicado ao impacto de grandes eventos nas metrópoles. E neste ano, nós já havíamos definido o tema da mobilidade quando ocorreram as manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus. Então caiu muito a propósito.”

Carlos Roberto Osório Secretário Municipal de Transportes do Rio

Alfredo Sirkis Deputado Federal - PV Rio de Janeiro

“Nós queremos transformar a Supervia em um metrô de superfície, pra dar mais qualidade aos passageiros, mais qualidade ao carioca e potencializar ainda mais o transporte sobre trilhos. E essa transformação tem tudo a ver com esse tema. Por isso, a importância deste evento.”

“Hoje, você pensar em programas de mobilidade integrada ao seu entorno significa mudar a tecnologia do transporte. Não é só dar mais velocidade à cidade. É salvar vidas.”

João Gouveia Diretor de Operações da SuperVia

“Acho que esse evento abre um espaço de diálogo importante. E é interessante porque junta atores diferentes. Junta o poder público; junta o parlamento; junta concessionárias de serviço público, que geralmente não falam muito, e junta a sociedade civil.” Miguel Lago Co-fundador da Mobilizadora Meu Rio

Riley Rodrigues Especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema FIRJAN “A ideia é passar que a acessibilidade no transporte, na infraestrutura das cidades, é um direito de todas as pessoas. Mas, mais do que isso é uma solução. Porque você tendo transporte acessível, embarque em nível, pontos de integração, todos eles preparados e planejados...você faz com que o fluxo seja mais rápido. Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior Ex- Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Apoiadores e patrocinadores da Terceira Edição do Cidades Verdes Parceria de Mídia:

Apoio:

Parceria Institucional:

Patrocínio:


Apoie o Instituto OndAzul e participe da próxima edição da Conferência Cidades Verdes. Sua marca e o meio ambiente agradecem. Endereço: Av. Gal Justo, 275 - sala 307 - Centro CEP 20021-130 - Rio de Janeiro - RJ Tel: 21 2551.7215 / email: ondazul!ondazul.com.br


Veja toda a cobertura do evento no site do jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/projetos/cidadesverdes/


Relatorio Cidades Verdes 2013 - Mobilidade Urbana