Issuu on Google+

PALESTRANTES THE RIO CLIMATE CHALLENGE 2013 28 DE OUTUBRO DE 2013


PARTICIPANTES DA AGENDA RIO CLIMA 2013 28 DE OUTUBRO DE 2013.


ALFREDO SIRKIS •

Deputado Federal, membro das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Comissão Mista de Mudanças Climáticas, Grupo de Trabalho destinado a estudar e elaborar propostas referentes à Reforma Política e à consulta popular sobre o tema, e Subcomissão Especial para acompanhar as atividades da COP 19


ASPÁSIA CAMARGO •

Deputada Estadual-PV RJ, Doutora e Professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), atualmente, foi eleita novamente como presidente da Comissão Permanente de Saneamento Ambiental da casa e está neste presente ano, exercendo também, a presidência da Comissão Especial de Governança Metropolitana.


BEATRIZ MARTINS CARNEIRO Advogada, é Coordenadora-Geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Entre outras funções, foi DiretoraExecutiva no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), trabalhou no Departamento de Apoio ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, e no WWF-Brasil, como coordenadora jurídica. Possui mestrado nos Estados Unidos na área de Direito Comparado, e na França, na área de Direito Ambiental.


CARLOS ALBERTO MUNIZ À frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde o início do governo Eduardo Paes, Carlos Alberto Muniz, Muniz como prefere ser chamado, tem 66 anos, é economista, e já dirigiu a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), entre 1987 e 1990, e comandou a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).


CARLOS LOUREIRO •

Gerente geral da Canadian Solar para os mercados sul-americanos, tem sido fundamental no estabelecimento das operações da Canadian Solar nos mercados emergentes, aprofundando relacionamento com clientes e parceiros, expandindo o sucesso na empresa nas Américas. .


DANIEL COHN-BENDIT •

Nascido em Montauban, França, porta-voz e líder dos representantes da Revolução de Maio em Paris nos anos 60. É, desde 1994, eleito como Membro do Parlamento Europeu no Grupo Verde e Co-Presidente do Grupo Verde – EFA desde 2002.


EDUARDO VIOLA •

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador Sênior do CNPq é Coordenador da Rede Brasileira de Relações Internacionais e Mudanças Climáticas desde 2010 e membro do Earth System Governance Program (Lundt University).


EDUARDA LA ROCQUE Presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) desde agosto de 2012. No IPP, coordena o programa UPP Social. Mineira de Uberaba, Eduarda La Rocque tem cursou Economia e fez Doutorado, também em Economia, pela PUC-Rio. É reconhecida por sua gestão inovadora na Secretaria Municipal de Fazenda, onde obteve empréstimo de US$ 1 bilhão junto ao Banco Mundial (BIRD) – fato inédito para municípios –, implantou o projeto “Nota Carioca”, que ajudou a reduzir a evasão fiscal e saneou as finanças públicas e rendeu ao Rio o grau de investimento por três agências internacionais de rating.


EMÍLIO LA ROVERE •

Professor Titular do Programa de Planejamento Energético (PPE), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e PósGraduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA) e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CENTRO CLIMA).


EVERTON LUCERO •

Ministro - Chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores. Diplomata de carreira, Everton Frask Lucero ingressou no Serviço Exterior brasileiro em 1992, após completar os estudos no Instituto Rio Branco.


FÁBIO FELDMANN abio Feldmann dirige seu escritório de consultoria o qual trabalha com questões relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Eleito Deputado Federal, por três mandatos consecutivos (1986 – 1998), atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre 1995 e 1998, é autor de extensa legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais. Também esteve como relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Em 2000, participou na criação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, do qual foi secretário executivo até o ano de 2004. Colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual foi secretário executivo até 2010.


IVONICE CAMPOS •

Consutora da IR Consultores Associados.


JOSÉ ELI DA VEIGA •

Professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) Publicou 20 livros e é colaborador permanente das colunas de opinião do jornal Valor e da revista Página22.


LUIZ PINGUELLI ROSA •

É doutor em Física, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Diretor da Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da UFRJCOPPE, por quatro mandatos, ex-presidente da Eletrobrás, atualmente é Diretor da COPPE e Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.


MASAHIRO NOZAK •

Economista Sênior na Divisão de Políticas de Despesa do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional. Trabalha no FMI desde 2003 e tem um PhD em Economia pela Brown University. Colaborou extensivamente no relatório recém-publicado pelo FMI “Energy Subsidy Reform: Lessons and Implications”.


RAFAEL KELMAN •

Diretor da PSR Soluções e Consultoria em Energia- RJ ,vem coordenando estudos nas áreas de recursos hídricos, possibilidades de geração de energia, avaliação e auditoria de projetos de energia, avaliação de potencial de bacias hidrográficas para hidrelétricas, energia alternativa (solar e resíduos sólidos), estudos de mercado e economia de carbono.


SÉRGIO BESSERMAN •

Preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Governança Metropolitana do Rio de Janeiro. Pertence ao conselho de diversas organizações não-governamentais, entre elas a WWF. Ele também se dedica a debater a cidade do Rio nas questões econômicas, sociais e ambientais.


SÉRGIO MARGULIS •

Economista e Secretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE - Secretaria de Assuntos Estratégicos . Foi Assessor Especial da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, trabalhou por 22 anos no Banco Mundial onde ocupou diversas posições terminando como economista líder do meio ambiente.


SERHAN SÜZER •

Fundador da EKO Renewable Energy Inc., empresa de energia eólica. EkoRE quer construir e operar quantos projetos de energias renováveis quantas puder na Turquia e em outros lugares do mundo. É membro do Greenpeace desde seus anos de faculdade.


SUZANA KAHN RIBEIRO •

Sub Secretária de Economia Verde – Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro é Presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudança Climática, Vice Presidente do Grupo de Mitigação do IPCC Painel Intergovernamental de Mudança Climática.


Palestrantes 29 de outubro