Page 1

Universidade do Vale do Rio dos Sinos Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas

Planejamento de comunicação Empresa: Atelier do Sabor Professora: Gabriela Gonçalves

Andrezza Nascimento Bruna Ventura Fernanda Fabian

São Leopoldo, 05 de outubro de 2012


SUMÁRIO INTRODUÇÃO

3

1. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

4

2. DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO

5

2.1. Panorama do Mercado de Restaurantes Naturais

5

2.2. Panorama da Concorrência em Novo Hamburgo

6

2.3. Contextualização da Organização

7

2.4. Mapeamento de públicos

11

2.5. Pontos fortes e pontos a melhorar

13

3. OBJETIVOS

14

3.1 Objetivo Geral

14

3.2 Objetivos Específicos

14

4. AÇÕES

15

4.1. Programa Atualização

16

4.1.1. Projeto Likes e sabores

16

4.1.2. Projeto Calendário anual

18

4.1. Programa Atraindo Públicos

20

4.2.1. Projeto Livretos

20

4.2.2. Projeto Parceria estratégica

22

5. CRONOGRAMA

24

2


INTRODUÇÃO Este plano de comunicação é destinado à empresa ‘Atelier do Sabor, realizado pelas estudantes de Relações Públicas Andrezza Nascimento, Bruna Ventura e Fernanda Fabian. A implantação do mesmo deverá ocorrer entre o período de agosto/2012 a dezembro/2012, na cidade de Novo Hamburgo/RS. O planejamento é, hoje, um instrumento imprescindível para a empresa, uma vez que ela lida com diversos públicos – fornecedores, clientes, funcionários, entre outros. Saber lidar com cada um de maneira apropriada, reflete-se em um bom andamento dos processos internos e externos da organização, garantindo, assim, uma identidade forte. Um bom relacionamento da empresa com seus públicos poderá abrir muitas possibilidades de negócios, e, consequentemente, fortalecer a marca no mercado em que atua. Desta forma, cada vez mais se faz necessário apostar no planejamento de suas ações. Este planejamento buscou abordar o contexto mercadológico em que o restaurante se encontra, perceber o negócio como um todo, visualizar pontos fortes e pontos de melhorias. Assim, foi possível alcançar projetos estratégicos para o dialogo com seus públicos. Apresenta-se a seguir uma proposta que visa identificar os atuais problemas da empresa, no que diz respeito à comunicação. Paralelo a isso, vamos sugerir algumas ações para que as mesmas sejam equacionadas.

3


1. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A) Razão Social VALDIR LUIS WAGNER JUNIOR RESTAURANTE LTDA B) Nome Fantasia Atelier do Sabor C) Gerente Geral Janine Camara D) Endereço Rua Lucas de Oliveira, 121, Centro, Novo Hamburgo/ RS. E) Telefone 3581-5935 F) Email e site marketing@atelierdosabor.net / www.atelierdosabor.net G) Contato da Organização Janine Camara H) Horário de atendimento: De segunda a sábado, das 11h30 às 14h30 I) Missão Empreendimento com proposta diferenciada no suprimento de produtos e serviços alimentares, combinando saúde, nutrição e sabor. Proporcionando aos clientes , com os mais variados gostos, uma experiência prazerosa em alimentação. J) Visão Ser reconhecido, em Novo Hamburgo, como um dos melhores e mais freqüentados restaurantes naturais da cidade. K) Valores Proximidade com o cliente, Alta qualidade de produto e serviço, respeito, Credibilidade, Honestidade, Transparência e Ética, Comprometimento com o desenvolvimento Econômico-Social, Acadêmico e Individual.

4


2. DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO

Para realizar o diagnóstico da empresa pesquisamos o mercado, a concorrência, a organização e levantamos os seus pontos fortes e pontos de melhoria. O diagnóstico de comunicação consiste em proporcionar uma visão mais ampla, objetiva e focada sobre a empresa, seu negócio e as percepções dos públicos que dialogam com ela de maneira ativa e passiva. 2.1. Panorama do Mercado de Restaurantes Naturais A cada dia cresce o número de pessoas que optam por uma vida mais saudável, por alimentos sem agrotóxicos, a fim de garantir mais qualidade de vida e que está seja ainda mais duradoura. Com isso, o mercado de alimentos naturais está superaquecido. Os consumidores estão dispostos a investir nessa perspectiva e os pontos que vendem produtos dessa linha ganham mais clientes. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD) a venda de produtos orgânicos cresce velozmente. Uma pesquisa realizada em Stanford, em setembro deste ano (2012), os consumidores estão procurando minimizar sua exposição a resíduos de pesticidas. Sendo assim buscam por alimentos orgânicos, pois estes alimentos são os que menos recebem químicos na produção e por isso contém menos resíduos no produto final. De modo geral, pode-se dizer que existem basicamente dois tipos de consumidores orgânicos: aqueles mais antigos, motivados, bem informados e exigentes em termos de qualidade biológica do produto; e os novos consumidores, adeptos desta recente tendência nutritiva. O perfil do consumidor orgânico é, normalmente, um profissional liberal do sexo feminino (66%) e com idade variando entre 31 e 50 anos (62%). Apresenta nível de instrução elevada, com nível superior completo. Possui o hábito de praticar esportes com frequência (54,9%) e, mesmo morando na cidade, procura um estilo de vida que privilegie o contato com a natureza, frequentando parques e bosques regularmente (62,9%). No Brasil, há oportunidades de negócio em várias cidades de pequeno, médio e grande porte. Alguns dados confirmam este potencial de crescimento: O setor de alimentação saudável teve um crescimento de 870% nos últimos 10 anos. A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou nos últimos trinta anos e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. A culpa é da vida sedentária e do excesso de comida industrializada, rica em farináceos e gorduras. O efeito

5


perverso deste ganho precoce de peso é o aumento das doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2. 40% da população brasileira estão acima do peso. De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos brasileiros têm colesterol acima do nível recomendado (200 miligramas por decilitro de sangue). 80% dos jovens afirmam em pesquisas procurar alimentos mais saudáveis e naturais. 35% dos domicílios brasileiros consomem produtos diet e light 21% consomem produtos orgânicos. 47% não deixam de consumir produtos saudáveis por causa do preço.

Nessa perspectiva, o aumento na demanda do público por restaurantes com um cardápio mais saudável e ecologicamente correto oferece excelentes oportunidades de negócios para empreendedores competentes e antenados com as últimas tendências de mercado.

2.2. Panorama da Concorrência em Novo Hamburgo Com mais de 230 mil habitantes, a cidade de Novo Hamburgo está localizada próxima a capital do Rio Grande do Sul, e é conhecida por pertencer a região do Vale do Sinos e ser um pólo calçadista influente no Brasil. O mercado de restaurantes, bares e demais estabelecimentos que oferecem alimentos possui grande força. Com predomínio da cultura alemã, o hamburguense, em sua maioria, é apreciador de comida em grande quantidade e variedade. No entanto, existe, também, a necessidade local de explorar novos pratos, paladares e gostos. Por isso, nos últimos anos as opções gastronômicas diversificadas têm obtido grande sucesso e público. No que diz respeito a restaurantes naturais, as opções estão concentradas no bairro centro e são restritas a alimentos única e exclusivamente orgânicos e naturais, sem opções para acompanhantes, por exemplo. É possível apontar dois que possuem maior visibilidade e tradição na cidade: Casa Natural e Restaurante Sabor Saúde. Em ambos o ambiente é simples e íntimo, o atendimento é amigável, porém, devido a baixa demanda possuem poucos funcionários e, consequentemente, nem sempre é eficaz. A cultura destes estabelecimentos é focada na vida leve e de qualidade, possuem vendas de produtos naturais e seus clientes são fiéis e, visivelmente, conhecidos pelos funcionários. A Casa Natural é a mais antiga e tradicional, está localizada em um ponto estratégico próximo a uma academia que possui grande fluxo de pessoas, shopping e ruas 6


principais. Já o Restaurante Sabor Saúde fica em uma das principais ruas da cidade, porém sua fachada não é atrativa, já que para ter acesso é necessário subir uma escada ao lado de várias lojas. Próximo a ele, também, existe um restaurante que oferece uma variedade de opções de comida para o almoço. Ressaltam-se nesta contextualização as demais opções gastronômicas que são concorrentes indiretos do restaurante Atelier do Sabor. O restaurante mexicano Olé e a pastelaria Mais Pastel são variações dos clientes que frequentam o restaurante. O primeiro oferece almoço e jantar com características no ambiente e no cardápio do México. Atualmente, a pouco menos de um mês, ele está localizado muito próximo ao Atelier do Sabor. Pela variedade, atendimento e valores este restaurante torna-se um forte concorrente indireto, já que dividem os mesmos clientes. Já o restaurante Mais Pastel tem como foco principal a variedade de pastéis mas oferece pratos alternativos com Buffet, sobremesas e jantares. Sua localização é afastada, porém também é referência entre os clientes. A respeito da localização do restaurante Atelier do Sabor, existem outros estabelecimentos, porém nenhum afeta diretamente seu tipo de público. Um deles possui característica de alimentação rápida e acessível, e o outro tem foco em almoços completos e satisfatórios em quantidade.

2.3. Contextualização da Organização Empreendimento O restaurante Atelier do Sabor foi inaugurado em 2011, e surgiu da visão e necessidade dos seus proprietários de mudarem de ramo de atuação, antes focado no calçadista. É uma empresa familiar e sua estrutura é composta por três sócios (um investidor, um gerente geral e um gerente administrativo). Sua localização é no bairro Centro e está de forma estratégica próximo a bancos, condomínios, comércios e ao principal tabelionato da cidade. Disponibiliza de um espaço para cem pessoas, com estacionamento privativo. O ambiente foi todo planejado e pensado pelos proprietários que reformaram todo o espaço buscando ter um local acolhedor, aconchegante e que pudesse condizer com a proposta e a identidade visual de todo o restaurante. Recebem em torno de 80 pessoas por dia e servem em torno de 2 mil pessoas por mês. Desde o início contou com a ajuda da consultoria do SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), desta forma foram feitas uma série de pesquisas e entrevistas e nestas descobriu-se que as pessoas gastam em média 20% da renda em alimentação fora de casa, por isso, identificou-se uma grande oportunidade nesta área. A pesquisa de campo oportunizou o conhecimento dos possíveis concorrentes, e com isso foi 7


visualizado que a maioria dos estabelecimentos de comidas naturais possui este foco como uma ideologia e única e exclusivamente com esta opção gastronômica. Por isso, optou-se por fazer um restaurante que suprisse a necessidade de ter uma comida natural com um aspecto de restaurante convencional. Querem ser reconhecidos como referência em comida natural na cidade. Porém os proprietários preferem a categorização de alimento saudável ao invés da titulação de natural. E apesar de pouco tempo de existência, o restaurante já recebeu um prêmio, em 2011 mesmo, da Revista Sabores do Sul, escolhido por voto popular como referência em restaurante natural em Novo Hamburgo.

Serviços Existe uma grande atenção para oferecer alimentos naturais, frescos e saudáveis. Prima-se por obter uma comida caseira, mas com apelo ao natural e ao sabor. O restaurante abre apenas para almoços de segunda à sábado oferecendo opções de Buffet self-service livre e por quilo, com variados pratos quentes, saladas e sobremesas. Aos sábados possui Buffet temático alusivo a alguma culinária, como japonesa, italiana, alemã... também possui alguns pratos a là carte para hipertensos, celíacos, intolerantes a lactose e pratos divertidos para crianças. Além disso, oferecem filés grelhados (a là carte), e uma vasta variedade de sucos feito na hora. Existe, também, o armazém com produtos naturais, orgânicos, congelados, chocolates de soja, amargo etc. Não existe uma grande atenção para este espaço e a procura anteriormente não era forte, porém em uma pesquisa de satisfação com os clientes foi visualizado que era necessário ter melhorias neste ponto. O espaço do restaurante também está aberto para eventos pequenos no turno da noite e aos domingos. Os clientes podem ser divididos em dois tipos de públicos: os diários e os de eventos. Não existe cadastro diferente ou separado entre eles, todos recebem os mesmos e-mails e informativos. A divulgação do espaço de eventos acontece pelo Facebook, e-mail e cartazes expostos pelo salão do local. Os clientes de eventos surgem de forma informal, seja pela visibilidade do espaço ou pelas fotos no Facebook. Uma opção que será lançada pelo mês de outubro é a de receber eventos menores, jantares, para aproximadamente vinte pessoas. O foco serão as empresas com seus eventos corporativos de final de ano. Público O público conquistado é fiel e criterioso. É formado, principalmente, por empresários e funcionários dos estabelecimentos próximos, referenciados acima. É um público que carrega muita informação sobre alimentação e produtos, ou seja, sabem o que estão consumindo e com isso o grau de exigência sobre ingredientes passa a ser maior. Possuem 8


uma grande preocupação com o bem-estar e a alimentação. Com tudo isso, é necessário ter muito cuidado com a divulgação das informações e com as novidades no cardápio, já que algumas vezes é possível que eles estejam à frente no conhecimento sobre aquilo. Seu foco de público é atender pessoas que querem uma alimentação saudável sem perder a oportunidade de atender, também, os acompanhantes que não gostam da mesma. Entre as alternativas estão, por exemplo, a disponibilidade de dois tipos de arroz (integral e normal). É possível perceber a lealdade dos clientes por meio do programa de fidelidade que existe desde o início e consiste no preenchimento de dez almoços acima de R$7,00 para ganhar uma cortesia. Atualmente, o restaurante recebe uma média de cinco a oito cartelas preenchidas por dia. Em termos de custos e controle, oito cortesias diárias representam um grande volume de investimento para o restaurante. Os meses de junho e julho representaram uma queda de 40% no faturamento. Por isso o custo das cortesias acaba sendo alto em alguns períodos. Compreendem que não é possível retirar mais este beneficio, já que ele foi concedido e pensado muito bem não pode mais ser cancelado. Não se importam de dar cortesias ou descontos, porém o custo deve ser bem calculado e pensado. Entre os públicos variados que visam atingir estão as nutricionistas, endócrinos, psicólogos (e demais médicos da área), academias, personal trainee, e pessoas que possam influenciar sobre a opção alimentar das pessoas. Porém até hoje não foi feito nenhum tipo de trabalho com esses grupos. No que diz respeito a público interno, para ser ideal poderia ter mais uma pessoa, mas em termos de custos atualmente é inviável. Existem funcionários que estão desde o inicio e frequentemente existem mudanças. O clima é bom, porém é preciso trabalhar com intensidade. As necessidades deste público são bem especificas e requer acompanhamento de um serviço de RH. Todos que passam a integrar a equipe recebem treinamento e estão querendo criar uma cartilha para explicar detalhadamente tudo. Os fornecedores não são fixos, é limitado e variado pela disponibilidade, qualidade e valores que são oferecidos. Existe um grande trabalho de buscar novos. Procuram utilizar as mesmas marcas, porém os representantes mudam justamente por não venderem sempre as mesmas marcas. É um público que a empresa não tem interesse de dar muito foco para trabalhos de comunicação. No local, existem algumas formas de comunicação, como cartazes e display de mesa, dispostos ao longo de todas as mesas. Ao entrar no restaurante é possível visualizar o cardápio do dia, localizado em um display no balcão do caixa,

9


Comunicação A comunicação com os clientes acontece no dia-a-dia com abordagem da equipe de atendimento aos clientes. Possuem também um banco de mailing com uma média de 500 a 600 e-mails, para o qual é enviado duas vezes por semana um informativo sobre o cardápio da semana. Destaca-se que é inviável o envio de apenas um pelas possíveis mudanças nos ingredientes. Neste mesmo é colocado dicas e novidades. Também, no meio digital, é utilizado a fan Page do empreendimento no Facebook diariamente, e neste é postado os destaques do Buffet do dia e outros comunicados. Atualmente não é feito nenhum tipo de veiculação em mídia. Para a inauguração foram destinados em torno de R$5 mil reais em anúncios. Após isso não foi alcançado um capital de giro oportuno para novas veiculações. Possuem investimentos em eventos, como os que aconteceram durante o mês de aniversário: um curso de culinária gratuito e uma palestra. Outro que aconteceu foi em comemoração ao dia do nutricionista para buscar aproximar deste público. Não possuem nenhum tipo de controle de datas comemorativas. Mas possuem interesse em fazer ações em algumas datas oportunas, como o aniversario do restaurante. A empresa adotou a execução de uma pesquisa anual junto aos seus clientes, e já foi realizada uma em julho de 2011, com três meses de inauguração, e outra em julho de 2012, já com um ano de atuação. Algumas necessidades indicadas pelos clientes já foram implantadas, porém a ultima pesquisa não foi tabulada por completo. Um dos principais pontos positivos destacados pelos clientes foram o ambiente e o salmão, que é um prato muito requisitado pelos clientes. O ponto negativo é as sobremesas, que utiliza ingredientes caros e é algo mais difícil para criar, com leite condensado light, por exemplo, além de ser ingredientes caros. A solução encontrada foi criar uma sobremesa para o acompanhante que não é adepto a comida natural, porém é cobrada uma taxa sobre ela. A comunicação interna acontece de forma informal e pontual, sempre que existe alguma alteração no cardápio, algum comunicado aos clientes ou eventuais novidades todos os funcionários são chamados e o grupo é informado, desde a pessoa da limpeza ao garçom.

10


2.4. Mapeamento de públicos

O mapeamento de públicos tem como objetivo identificar com quais os públicos a empresa interage e quais são suas expectativas e pontos a melhorar com relação a organização e da organização com relação a esse público. Esse mapeamento permite analisar pontos importantes essenciais ligados a forma de relacionamento que a empresa tem como cada público, além disso, permite enxergar pontos de melhoria e possibilidade de mudanças e aprimoramento.

Públicos

Proprietários (2 pessoas)

Sócio majoritário (1 pessoa)

Fornecedores

Clientes - Bancos - Tabelionato Ficher - Médicos - Advogados - Estabelecimentos próximos - Pessoas interessadas em comida saudável

O que a organização espera do público?

O que o público espera da organização?

Uma boa gestão, comprometimento, transparência no andamento dos trabalhos.

Reconhecimento, valorização e transparência nos objetivos da empresa.

Prestação de um serviço de qualidade e de acordo com a missão e os valores da empresa.

Pagamento pontual, reconhecimento, valorização e respeito.

Um bom relacionamento, pontualidade, prazo, qualidade, comprometimento.

Fidelidade (compra), pontualidade, pagamento em dia.

Parceria, fidelidade, um bom relacionamento, pagamento em dia.

Pontualidade, prazo, qualidade, bom atendimento, comprometimento com o serviço e promoções prestados.


Parceiros - CVC Viagens - Nutritécnica

Bom relacionamento, boa imagem da organização.

Oportunidade e comprometimento.

Concorrentes - Olé Restaurante Mexicano - Mais Pastel - Casa Natural e Restaurante - Sabor Saúde

Disputa leal

Disputa leal

Estratégicos - Nutricionistas - Médicos - Universidades

Bom relacionamento, espaço para divulgação, prospecção de parceria.

Bom serviço, alimentos de qualidade e bom atendimento.

Imprensa - NH - VS

Bom relacionamento, espaço para divulgação e visibilidade.

Compromisso, novidades e transparência nas informações,

12


2.5. Pontos fortes e pontos a melhorar

Servir alimentação saudável (produtos de excelente qualidade) Possui identidade visual Empresa familiar: aproximação dos membros da diretoria Relacionamento próximo com clientes

Pontos Fortes

Boa localização Empresa competitiva no mercado É mantida constante atualização sobre novidades da alimentação natural (produtos, receitas, etc.) Possui cartão de fidelidade Realiza ações de relacionamento com cliente (cursos, promoções, etc.) Empresa busca satisfazer o acompanhante do seu cliente (arroz integral e branco, por exemplo) Mesmo que informal e pontual, a comunicação interna ocorre Excelente infraestrutura (iluminação, decoração, estacionamento)

Pontos a melhorar

A empresa não é divulgada/ relacionamento com a imprensa não existe Dificuldade de encontrar funcionários qualificados Alta rotatividade de funcionários Dificuldade de relacionamento com fornecedores Pouco ou nenhum relacionamento com públicos estratégicos (nutricionistas, academias, endocrinologistas e etc.) Falta de um calendário anual, que possibilite planejamento de ações de relacionamento.

A partir destes pontos procurou-se identificar projetos que possibilitem sanar alguns dos pontos a melhorar e que possibilitem que a empresa possa desenvolver uma participação mais ativa e duradora com seus públicos estratégicos.


3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Ampliar a fatia de mercado da empresa e fidelizar os novos clientes

3.2 Objetivos Específicos

- Criar oportunidades de relacionamento com públicos estratégicos; - Proporcionar maior conhecimento da empresa pelos seus clientes; - Desenvolver uma organização pontual e interna para datas comemorativas

14


4. AÇÕES

PROGRAMA ATUALIZAÇÃO

PROGRAMA ATRAINDO PÚBLICOS

Projeto “Likes e Sabores”

Projeto Livreto

Objetivo: Gerar maior engajamento e participação dos fãs da marca no Facebook.

Objetivo: Divulgar e ampliar o conhecimento do nome do restaurante para os clientes

Projeto Calendário Anual

Projeto Parceria Estratégica

Objetivo: Desenvolver uma ferramenta de organização interna, contendo as principais datas comemorativas relevantes para a empresa.

Objetivo: Estreitar e oportunizar o relacionamento com públicos estratégicos que a empresa não trabalha atualmente.

15


4.1. Programa Atualização

Apresentação Este programa visa proporcionar melhorias na presença do restaurante Atelier do Sabor junto com seus públicos variados. A criação de ações pontuais visa sanar um dos pontos identificados anteriormente que diz respeito ao próprio planejamento de negócio a fim de trazer organização interna e gerar oportunidades de relacionamento com públicos diversos.

4.1.1. Projeto Likes e sabores

Apresentação O Facebook é uma das mídias sociais com maior inserção no Brasil. No entanto, a rede social tem dificultado alguns pontos para não anunciantes, e o que é indicado é que cada publicação de uma fan page consiga atingir em torno de 16% de todos os fãs. Por isso, as empresas precisam voltar a atenção cada vez mais para gerar um bom conteúdo neste canal. Entre as características do público, está o fato de que as pessoas não costumam ler tudo que é postado, elas possuem pressa. Por isso, imagens geram muito mais participação, pois requer a atenção apenas visual para compreender. A vida útil de uma postagem pode ser mais curta do que se imagina, por isso é necessário executar diariamente testes de horários e de conteúdo e analisar de tempos em tempos o retorno de cada teste.

Objetivo Gerar maior engajamento e participação dos fãs da marca no Facebook.

Públicos Clientes e fãs que curtem a fan page da empresa. Período e frequência de realização A execução das atividades deverão ocorrer diariamente no gerenciamento do canal.

Dinâmica

16


- A criação das postagens do cardápio do dia podem ser modificados. Por exemplo: não é necessário falar diariamente que existe arroz integral. Pode ser aproveitado o espaço para falar apenas dos pratos principais (ou os de destaque – como uma salada diferente). - É preciso tomar cuidado com os horários das publicações, para isso é aconselhado usar a ferramenta de agendamento de postagens localizado no próprio Facebook. - É possível, também, ao invés de citar todos os pratos enfatizar apenas um e falar sobre os ingredientes dele, e até mesmo falar dos benefícios deles. - Procurar continuar postando fotos, principalmente com filtros do Instagram, é possível ‘brincar’ com os filtros também. - Postagens alternadas com conteúdos variados. É preciso mostrar mais sobre os benefícios dos produtos servidos em horários alternados. Para isso, é indicado fazer uma curadoria de conteúdo ao menos uma vez por semana com agendamento de postagens no mínimo três vezes por semana para horários em que o restaurante não esteja aberto. Nestas postagens podem ser trabalhadas imagens, vídeos e links. Caso as nutricionistas e demais parceiros tenham blogs e sites com bom conteúdo pode ser postado e mencionado. - Publicações sobre os demais serviços também devem acontecer esporadicamente, e em períodos como durante finais de semana, para atingir públicos diferentes. Recursos

Atividade

Previsão de Recursos Humanos Materiais

Curadoria de conteúdo

Disponibilidade de uma pessoa para organizar conteúdos

Postagens e agendamentos das publicações

Disponibilidade de uma pessoa para organizar postagens

Financeiro

Controle/Avaliação A ferramenta Facebook Analytics deverá ser utilizada, no mínimo, mensalmente para verificar a participação dos públicos e os resultados dos testes.

17


4.1.2. Projeto Calendário anual

Apresentação Como não há ações de relacionamento específicas previamente orçadas e voltadas ao

relacionamento

com

públicos

estratégicos,

percebe-se

a

necessidade

de

desenvolvimento de uma ferramenta de organização interna, como forma de alcançar este objetivo proposto. Isso acarretará um melhor planejamento da empresa em relação às suas ações de relacionamento com seus públicos de interesse durante o ano. Objetivo Desenvolver uma ferramenta de organização interna, contendo as principais datas comemorativas relevantes para a empresa. Público Diretoria.

Período e frequência de realização A frequência de realização é permanente. A empresa poderá utilizar-se do calendário durante todo o ano para auxiliá-la no planejamento de ações, apenas sendo necessárias as atualizações ano após ano. Instrumentos de comunicação Internet e e-mail. Dinâmica Com o auxílio de um profissional de comunicação, deve-se fazer uma substanciosa pesquisa em livros e sites, na busca por datas comemorativas que possam ser úteis para desenvolvimento de eventos, promoções e etc. com os públicos que interessam a empresa. Após as datas mapeadas e confirmadas, desenvolver um calendário com layout acessível e que seja fonte fidedigna para consulta da diretoria. Recursos

Atividade Desenvolvimento do calendário

Previsão de Recursos Humanos Materiais Algum funcionário da área de comunicação

Financeiro

Livros e sites

18


Controle/Avaliação A avaliação dos resultados do projeto será feita por meio do número de ações de relacionamento que forem realizadas através da consulta da ferramenta para auxílio no planejamento da empresa.

19


4.1. Programa Atraindo Públicos

Apresentação Instigar a participação dos clientes e públicos estratégicos é a proposta deste programa. Com projetos selecionados para a ampliação do conhecimento da marca do restaurante, as propostas a seguir serão executadas pela equipe de planejamento deste planejamento.

4.2.1. Projeto Livretos

Apresentação Este projeto possibilitará a distribuição e conhecimento da primeira edição do livreto Atelier do Sabor. Por meio de ações disponibilizas abaixo será possível a execução de uma ou todas.

Objetivo Divulgar e ampliar o conhecimento do nome do restaurante para os clientes

Públicos Clientes Período e frequência de realização Durante os meses de outubro e novembro de 2012

Dinâmica Opção 1: teste seus conhecimentos sobre os pratos do Atelier do Sabor Objetivo: atingir clientes que tem conhecimento sobre o restaurante e seus pratos e gerar cadastro dos clientes. Dinâmica: os clientes vão responder no restaurante um quiz com perguntas do dia-a-dia. Além das perguntas existirá um espaço para colocar nome, endereço completo, e-mail e data da inscrição. O quiz do Atelier do Sabor estará disponível por um mês, e ao final todos os que acertarem as questões vão receber em casa o livreto. Será limitado em xx livretos, se houverem mais pessoas que acertarem será considerado a data da inscrição.

20


Divulgação: Facebook, e-mail marketing, nos displays de mesas, mural. Além de existir uma decoração especial no espaço para preenchimento localizado no lado esquerdo, em frente ao caixa. Opção 2: Adivinhe a receita Objetivo: buscar aproximação com os clientes e com os fãs no Facebook Dinâmica: serão lançadas algumas perguntas sobre as receitas que estão no livreto. As 10 primeiras pessoas que responderem podem retirar um livreto no caixa. Opção 3: dia comemorativo Objetivo: fazer um dia diferente e especial e convidar clientes para prestigiarem o dia Dinâmica: será um almoço diferente que contará no cardápio as receitas (não precisa ser todas, mas seria bom), e todos que estiverem naquele almoço vão ganhar o livreto. Terá cartazes, decoração especial e a distribuição será de um por casal/ família no caixa. Divulgação: iniciará duas semanas antes no Facebook, e-mail etc...

Controle/Avaliação A avaliação será feita por controle da participação e interação dos clientes com as ações.

21


4.2.2. Projeto Parceria estratégica

Apresentação O público médico e de demais especialistas que possam influenciar nas opções alimentares das pessoas é estratégico para o Atelier do Sabor. Por este motivo vislumbrouse a realização de uma ação que seja em longo prazo mas com possibilidades de resultados em curto prazo.

Objetivo Estreitar e oportunizar o relacionamento com públicos estratégicos que a empresa não trabalha atualmente. Públicos Nutricionistas,endócrinos, psicólogos (e demais médicos da área), academias, personal trainee,

Período e frequência de realização A partir do mês de outubro.

Dinâmica A dinâmica do projeto acontecerá seguindo a ordem abaixo: - serão listados os nomes e endereços destes profissionais - será enviado por Correio o livreto de receitas, uma carta de apresentação assinada pela gerente e um cupom com uma porcentagem de desconto Os próximos passos são propostas para serem desenvolvidas em longo prazo: - os profissionais que apresentaram o cupom de desconto e prestigiaram o local vão ser convidados, posteriormente, para um coffee (semelhante a happy hour) com chás da casa, café e/ou pequenos aperitivos. - No evento do coffee os profissionais serão convidados para uma parceria para a segunda edição do livreto de receitas. Neste livreto será mostrada a receita em uma página e na outra terá um espaço com dicas/ informações oferecidas por eles e com a devida identificação. - Posteriormente poderá ser realizado ações para a entrega dos livretos para os próprios parceiros/ profissionais e seus clientes.

22


Recursos

Atividade

Previsão de Recursos Humanos Materiais

Listar nomes e endereços

1 pessoa (equipe planejamento

Criação e impressão das cartas e cupons

1 pessoa (equipe planejamento)

Envio dos materiais por correio

1 pessoa (equipe Atelier do Sabor)

Financeiro

Impressora

Valores das cartas

Controle/Avaliação A avaliação acontecerá pelo controle dos retornos dos cupons (que serão personalizados para cada profissional). Além disso, o contato pessoal com estes públicos irá indicar sobre a potencialidade da ação.

23


5. CRONOGRAMA

Projeto Likes e Sabores Projeto Calendário anual (permanente) Projeto Livretos Projeto Parceria estratégica

Outubro

Novembro

Dezembro

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

24

2 planejamento restaurante ii 2