Identidade Visual Instituto Humanitas

Page 1

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS


BRIEFING (RESUMO) Anualmente o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) lança sua campanha institucional. O material é apresentado aos colaboradores em um seminário que ocorre todos os anos, em Julho. Foi solicitado o planejamento e criação de uma campanha de comunicação, contendo as seguintes peças: marca página, templates para redes e desktop, adesivo porta vidro, folder institucional e banner. O cliente optou por seguir uma linha diferente do que já havia sido usado em campanhas anteriores do Instituto, fugindo do "visual institucional". As principais referências passadas pelo cliente foram a inteligência artificial, o transhumanismo e a imagem da divisão do cérebro.


PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Professores, pesquisadores, alunos, funcionários da Universidade e a comunidade em geral.


REFERÊNCIAS


REFERÊNCIAS • Recortes de rostos; • cores já utilizadas pelo Instituto, porém aplicadas de forma diferente; • elementos aplicados de forma abstrata; • cérebro humano – que remete ao conhecimento, à criatividade e ao pensamento filosófico; • cores vibrantes e que contrastem com o laranja, mostrando a personalidade do Instituto de uma forma mais ousada.


CORES Sabemos que as cores podem despertar certas sensações. Pensando nisso – e também na harmonia estética das mesmas – escolhemos a seguinte paleta de cores. O laranja foi escolhido por ser a cor oficial do IHU e também por remeter à alegria, prosperidade e sucesso. O azul, além de complementar o laranja, está relacionado à tranquilidade e a nobreza. A cor roxa lembra o mistério e a criatividade, seu significado combina com a presença do cérebro na peça. O amarelo, além de estimular a criatividade e o raciocínio, é usado para representar otimismo.


CONCEITO O ato de questionar faz parte da natureza humana, assim como a reflexão e a constante busca por respostas. Partindo desse princípio, optamos por trazer a figura humana – mais especificamente um rosto – como parte central da identidade do projeto. Como não é possível que apenas um rosto represente a todos, escolhemos utilizar a face de uma escultura. A estátua escolhida possui características andróginas, para que não seja possível identificar o gênero da mesma. Com base nessa cabeça desconstruída, inserimos outros elementos para simbolizar os tópicos abordados e estudados pelo IHU. A tecnologia, a natureza, a inteligência artificial e o transhumanismo, por exemplo, estão presentes em elementos interligados à figura humana. O propósito não é fazer com que os temas citados sejam percebidos e interpretados de forma óbvia, para que o observador reflita sobre a imagem.


ARTE-FINAL

Capa facebook


Faixa

Banner


Marca Pรกgina Frente

Marca Pรกgina Verso


EQUIPE Estagiários responsáveis: Acrides Júnior Isabella Woycickoski Josiel Sousa Letícia Rosa Kur Matheus Antunes Nadine Kern Coordenação: Cybeli Moraes Professores orientadores: Anelise Zanoni, Débora Gadret, Márcio Gomes, Nadege Lomando, Robert Thieme. Profissionais: Cristiane Rodrigues, Larissa Schmidt e Marcelo Santos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.