Moda para terceira idade ciped 2009[1]

Page 1

Moda para terceira idade: concebendo uma coleção a partir do estudo de caso em uma Faculdade Sênior Fashion for seniors: designing a collection from the case study in a Senior Faculty FISCHER, Monica Mestre em Sociologia, Faculdade de Arte e Design / FACED VÍCTER, Cristiane Gontijo Designer de Moda, Faculdade de Arte e Design / FACED TEIXEIRA, Cíntia Mestranda em Filosofia, Faculdade de Arte e Design / FACED Palavras-chave: Terceira idade, design, criatividade. Este trabalho enfoca os resultados da pesquisa já concluída, para subsidiar o desenvolvimento de coleção para senhoras na terceira idade. Objetiva, ainda, ampliar o conceito de moda e a aplicação do design no vestuário deste segmento, levando-se em conta seu comportamento, sua vivência e percepções, no desenvolvimento da coleção proposta. Keywords: Old age, design, creativity. This study focuses on the results of research already completed, to support the development of the collection for women in old age, extending the concept of fashion design for the clothing in this segment, taking into account their behavior, their experiences and perception for the development of this collection.

1 – Introdução Os idosos representam hoje um grupo de 14 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base no Censo 2000. O Instituto considera pessoas idosas aquelas com mais de 60 anos, sendo o mesmo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década o número de idosos no Brasil cresceu 17%. O envelhecimento da população brasileira é um reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com mais de 75 anos no total da população. A expectativa de vida da população brasileira hoje é de 79 anos para homens e 82 anos para mulheres. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no país deva chegar a 30 milhões de pessoas, ou seja, será de 13% do total. Dentro das expectativas mundiais do aumento da longevidade e do aumento da população idosa, o estudo sobre comportamento humano e a psicodinâmica do consumo muito têm a contribuir para a moda e o design para a terceira idade. A moda, para Barthes (2005, p.282), “é um fato completo em cujo estudo se recorre ao mesmo tempo à história, à economia, à etnologia, podendo até ser – como veremos em breve – uma lingüística”. “A moda e a indumentária são, portanto, algumas das maneiras pelas quais a ordem social é experimentada, explorada, comunicada e reproduzida. Englobam assim, práticas significantes, modos de gerar significados, que produzem e reproduzem aqueles grupos sociais ao mesmo tempo em que suas posições de poder relativo. Ou seja, moda e indumentária não são usadas apenas para indicar ou fazer referência a posições sociais e culturais, mas para construir e marcar, em primeiro lugar, aquela realidade social e cultural. Caracterizam-se, por conseguinte, nas maneiras pelas quais a sociedade é produzida e reproduzida, e não meramente uma reflexão de grupos sociais” (BARNARD, 2003, p. 64).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.