Informativo Concórdia Saudável

Page 1

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

1

TEXTO

EDIÇÃO: 002 FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL 2016

1 2 3

Foto: Lidiane Onetta

Novos hábitos

Salete Chiaparini emagreceu 8kg e redu ziu o uso de medicações com a prát ica de at i v idade f ísica regular Pg. 05

4 5

Sífilis na gravidez pode deixar graves sequelas ao bebê Pg. 04

Aproveite o Carnaval e não esqueça de proteger sua saúde Pg. 04

Atenção! Abandonar animais de estimação é considerado crime Pg. 06

Conheça os 10 mandamentos da posse responsável Pg. 06

Confira a agenda de at ividades para os próximos meses Pg. 07


2

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

Viva com Saúde É com muita sat isfação que apresentamos a segunda edição da Revista Concórdia Saudável. Além de most rar um pouco das inúmeras ações que são realizadas pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, nosso principal objet ivo é levar informações sobre a relação benéfica que há ent re est ilo de vida e saúde. Sabemos que não é fácil mudar hábitos que muitas vezes são repet idos por décadas. Mas também sabemos que apenas o uso de medicações não é a solução para garant ir uma vida saudável e feliz. Seguir as orientações repassadas pelos profissionais, ser persistente na prát ica de at ividade f ísica e aderir a uma alimentação saudável garantem ót imos resultados. A Secretaria Municipal de Saúde sempre está atenta às demandas dos concordienses e t rabalha incansavelmente para facilitar o acesso da população ao atendimento médico e aos t ratamentos medicamentosos. E também cuidamos com muito carinho das polít icas públicas que incent ivam a mudança de est ilo de vida, porque sabemos que essa é a melhor forma de termos uma Concórdia cada vez mais saudável. Boa leit ura! Alessandro Vernize Secretário Municipal de Saúde

Foto Destaque

Os números são referentes ao ano de 2015.

Hábitos Saudáveis

=

Saúde e Mais Qualidade de Vida

Trago aqui uma reflexão baseada no compromisso de as pessoas assumirem o autocuidado com a saúde, com atitudes que contribuem, evitando complicações à saúde e melhorando a qualidade de vida. Estudos comprovam que a origem de muitas doenças está associada ao comportamento da pessoa como o sedentarismo, o estresse, má alimentação, sono insuficiente, tabagismo, álcool, drogas e automedicação. Podemos explicar a maioria das doenças com comportamentos simples ligados aos hábitos de estilo de vida. E a melhor maneira de combater doenças é por meio da mudança de comportamento. Entendo que é difícil mudar um hábito. Talvez esse seja o grande desafio. A melhor forma de encontrar novos resultados é promover a mudança. Ao assumir o autocuidado sobre a saúde, as pessoas apreciarão o próprio senso de gerenciamento, o ganho de controle e o aumento dos benefícios em decorrência de atitudes

A partir do mês de fevereiro a Secretaria de Saúde de Concórdia estará atendendo em novo endereço, na Rua Dr. Maruri, nº 1.324, 2º andar. O atendimento nesse local será provisório até a construção do Centro de Especialidades, previsto para 2016.

pró-ativas. As pessoas perceberão que não precisam depender somente do consultório médico para consertar tudo quando está doente, mas engajar-se a melhorar o próprio dia a dia por meio de mudanças saudáveis. A procura pela solução imediata das doenças crônicas remete a ideia de que médicos devem apenas prescrever pílulas para tratar e remediar os sintomas, mas isso tende a culminar a longo prazo com o deterioramento da qualidade de vida. O exercício físico tem sido relacionado ao alívio da ansiedade, reduzindo o estresse e tensão muscular, controle do colesterol, triglicerídeos, melhora os níveis de energia e o estado de alerta de todos os sistemas, bem como auxilia no sono e relaxamento. É importante lembrar que adotar um comportamento é relativamente fácil, mas manter esse comportamento é a parte mais difícil. Claudecir Evandro Meneghett i Enfermeiro Comunitário

Fundo Municipal de Saúde de Concórdia CNPJ 10.455.823/0001-65 Rua Atalípio Magarinos, 326, Centro – Concórdia/SC Tiragem: 20 mil exemplares Gráfica: Sul Oeste Jornalista Responsável: Analu Slongo SC 2907 JP Fotografias: Analu Slongo, Adriana Onetta e Lidiane Onetta Textos: Analu Slongo e Adriana Onetta Diagramação e criação: Foco Propaganda Conforme Lei nº 4.334, de setembro de 2011 - 20.000 un. R$ 7.400,00


CONCÓRDIA SAUDÁVEL

TEXTO


4

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

Os riscos da sífilis na gravidez Doença pode causar sequelas graves na criança

A sífilis é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada t reponema pallidum. Geralmente acomete órgãos e tecidos, como pele, ossos, mucosas e o sistema nervoso central. A médica pediatra Gabriella Piccoli explica que a transmissão pode ser pelo contato sexual e também vertical, que passa da mãe para o bebê durante a gestação, caso a doença não seja tratada. Nesta situação é chamada de sífilis congênita, que pode ser facilmente evitada, desde que a mulher infectada seja tratada imediatamente. Em 2015, Concórdia registrou 19 casos de sífilis em gestantes e 10 casos de sífilis congênita. Uma das principais causas é que as gestantes não fazem corretamente o pré-natal e o tratamento indicado. A doença é facilmente combatida com antibiótico, que é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde de Concórdia.

Tratamento para o casal Além da gestante, que deve fazer o tratamento com antibiótico até o final da gravidez, é importante que o parceiro também o faça. A sífilis na gravidez pode ter cura quando o tratamento é feito corretamente.

As gestantes devem realizar exame de sangue para detecção da sífilis, pois a transmissão materna pode ocorrer em qualquer fase da gestação. A sífilis congênita não é brincadeira, se não for tratada ela pode provocar aborto espontâneo ou as crianças nascerem com deformações nos dentes, surdez, alterações oculares, dificuldades de aprendizagem e retardo mental. “É fundamental fazer o pré-natal, já que a única forma de evitar a transmissão para o bebê é pelo tratamento, que pode ser realizado durante todo o período da gravidez”, afirma a pediatra. Prevenção A sífilis pode ser evitada com o uso de preservativos nas relações sexuais. É muito importante que todas as mulheres em idade fértil e os parceiros façam o exame preventivamente antes de engravidar.

Prevenção às DSTs é fundamental Nessa época do ano o assunto é recorrente. Com a proximidade do Carnaval as campanhas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são intensificadas. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma DST, mas 30% não buscaram atendimento médico. “É importante ressaltar que os problemas causados por essas doenças podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus HIV”, diz a responsável pelo Programa de Prevenção às DSTs, Cleidi Schmidt. Sexo sem camisinha, objetos pessoais compartilhados e uso de banheiros coletivos são fatores de risco para contrair uma DST. Apesar dessas doenças serem transmitidas principalmente pelas relações sexuais sem proteção, também existem outras maneiras de contaminação. “Usar camisinha é fundamental, mas além do contato sexual é preciso outros cuidados. A herpes, por exemplo, pode ser passada por objetos contaminados”, explica Cleidi.

DSTs aumentam entre os jovens Apesar da facilidade no acesso à informação e aos métodos de proteção, o número de casos de DSTs está crescendo entre os jovens. Mesmo que os tratamentos tenham evoluído, diminuindo sintomas e complicações, a prevenção ainda é o melhor remédio. Nos postos de saúde são disponibilizados gratuitamente preservativos masculinos e femininos e, além disso, podem ser realizados os testes rápidos.


5

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

Viver bem é o melhor remédio Mudança no est ilo de vida pode garant ir uma vida saudável e feliz A medicina ocidental, principalmente no Brasil, trabalha muito a cura de doenças ou alívio dos sintomas com o uso de medicações. Mas nem sempre a escolha mais saudável e eficiente é apenas o uso de remédio. Adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e prática de atividade física pode apresentar resultados surpreendentes. Salete Chiaparini, moradora do bairro São Cristóvão, sabe muito bem como é essa experiência. Há cerca de um ano ela resolveu seguir os conselhos dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro e começou a praticar exercício com regularidade. “Deixei a preguiça de lado e faço caminhadas quase todos os dias. Emagreci 8kg, uso menos medicações e minha pressão arterial está mais controlada”, conta. Salete adotou um estilo vida saudável após diagnosticar um problema no músculo do coração e alterações na pressão arterial. Ela relata que há sete anos perdeu o pai e o marido em uma diferença de poucos meses e, depois disso, surgiu a doença. “O médico disse que a origem do meu problema foi emocional e eu resolvi que iria levantar a cabeça e sorrir bastante.

O remédio ajuda, mas o mais importante é ser feliz”, aconselha. Além da caminhada diária, a dança também é uma companheira inseparável de Salete. “Nas quartas-feiras, sábados e domingos vou com meu namorado (foto) e com as minhas amigas dançar nos encontros dos idosos. Quando estou estressada saio de casa para dançar e volto dando risada”, destaca Salete. Na alimentação ela não consome embutidos e evita gorduras e frituras. “Na minha casa sempre tem muita fruta e pouco doce”, acrescenta. O enfermeiro comunitário da ESF do bairro São Cristóvão, Claudecir Meneghetti, conhece bem a história de Salete. “Ela teve muitos ganhos com a mudança de estilo de vida, como autoestima elevada, controle da pressão arterial, redução das taxas de colesterol e alívio das dores nos joelhos”, afirma o enfermeiro.

Salete contou com a ajuda do enfermeiro comunitário Claudecir

A dica de Meneghetti para quem quer aderir a hábitos mais saudáveis é começar escolhendo atividades físicas que deem prazer. “Os benefícios surgem em pouco tempo e em longo prazo já se percebe muitas diferenças. Com o passar do tempo, o exercício fará parte da rotina e não será mais uma obrigação”, destaca.

Prevenção

Concórdia Saudável

Hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física com regularidade são importantes aliados para manter uma boa saúde. Em Concórdia são realizadas ações permanentes de prevenção e promoção à saúde.

Em 2015 foram realizadas sete edições do programa “Concórdia Saudável” e nesses eventos a população teve acesso a vários tipos de exames e orientações repassadas gratuitamente. Dois atos ocorreram na Rua Coberta e os demais nos bairros e comunidades do interior. Entre todas as edições foram prestados mais de 9,3 mil atendimentos em serviços de saúde. O secretário de Saúde, Alessandro Vernize, diz que além de permitir o acesso da população ao atendimento médico, as políticas públicas municipais estão focadas na mudança de estilo de vida. “Queremos que as pessoas entendam a importância dos hábitos saudáveis e se cuidem sempre”.

O Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) trabalha com o projeto “Concórdia Saudável” e promove diariamente a prática de atividade física nos bairros, além de ações com os grupos de gestantes, de Combate ao Tabagismo e palestras, que são realizados gratuitamente. Quem quiser participar pode entrar em contato com a equipe do NASF pelo telefone (49) 3442 0248.


6

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

Abandono de animais é crime

Não importa se é cão ou gato. Ter um bichinho de estimação é bonito e muito divertido, mas é preciso saber que é necessária muita responsabilidade. Além de carinho e atenção, é fundamental garantir a saúde e o bem-estar dos animaizinhos. Por isso, antes de comprar ou adotar um bichinho de estimação é importante ter ciência das responsabilidades. Deixar os animais passarem fome ou sede, machucá-los ou abandoná-los é considerado crime, conforme prevê a legislação federal (Lei nº 9.605/08) e a municipal (Lei nº 4.373/2011). Quem tiver essas atitudes irresponsáveis pode ser detido pelo período de três meses a um ano e pagar multa em dinheiro. Para o crime de abandono de animais, que também é considerado maus tratos, não é necessário flagrante. Em Concórdia, as denúncias devem ser feitas à Fundação do Meio Ambiente (Fumdema), que está localizada na Rua Marechal Deodoro, 232 – Centro. É necessário ir até a Fumdema pessoalmente e informar o endereço da pessoa que está sendo denunciada, para que o veterinário possa fazer a averiguação.

População de cães e gatos A Vigilância Sanitária Municipal e alunos do curso de Medicina Veterinária do IFC realizaram em 2015 um censo de cães e gatos em 71 bairros e comunidades do interior de Concórdia. Foram visitados 3.364 domicílios e cadastrados 2.871 cães e 1.253 gatos. A média é de 1,23 animal por residência visitada.

10 Mandamentos da Posse Responsável 01 - Adote um amigo ao invés de comprá-lo; 02 - Antes de adotar, pense se você e sua família terão condições de cuidá-lo; 03 - Os animais precisam de espaço para se movimentar. Se for realmente necessário deixá-lo preso em uma corrente, cuide para que esta seja longa, utilize uma espia e coleira adequada; 04 - Cuide para que seu animalzinho não fique solto na rua; 05 - Cuide da saúde do seu amigo, procurando o veterinário quando necessário;

06 - Cães e gatos precisam de atenção, cuidado e carinho; 07 - Recolha os dejetos (cocô) de seu animal de modo apropriado; 08 - Identifique o seu animal, assim será mais fácil encontrá-lo em caso de fugas; 09 - Evite crias indesejáveis, castre machos e fêmeas. A castração é um ato de amor; 10 - Maltratar animais é crime. Lei Municipal n° 4.373/2011. Fonte: Arca Brasil Associação Humanitária de Proteção e Bem-estar animal.


7

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

FEVEREIRO 5 a 9 - Campanha do Carnaval - nas unidades de saúde e escolas: Intensificação de orientações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e ao uso de drogas. 13 - Campanha Mutirão de Visitas aos domicílios, 2ª etapa de Controle ao Mosquito da Dengue.

MARÇO 19 - Campanha Dia D de coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites em todas as unidades de saúde da área urbana.

ABRIL 9 - Concórdia Saudável na Rua Coberta.

Caça-palavras X Z U E Q T E A F H K A L A P W L C O Q C E R I A I U P B J M S T D Ç F

E M C O N C O R D I A S A U D A V E L A V A B N Y G J P R B O I U I J I I E

X P L P A U Y T G R E W Q W G U E K P A E W M E Ç R R A Y U A I O S A S D W F

I U I R T O T X N R R G R Y L T G R O Ç L I N B E X C E Z Ç T L I X J H G

J E J E P Q P B E A S D F G H J E L Ç Z A Q S E M A G R E C I M E N T O D F G H

A V C V U T B W N Ç X M W Q W S E R X Y I A E I Y B X U B V H P U A S

B X Y N U R I B L O B P P A B S F P G V B N T M T M J A M F Q O L A N Q E A V

A N J A T T K E K P Ç P W X A V B A U H E Q P E P E I C W P I U B A X Q

N Q A T D P F G W B H J K E L A A E D E S A E G Y P T I S A U D A V E L C O

D Y W A Ç O E R B T E Y U H M X T M V X V C X P R Y T A B X W L Ç M U X C Z Q A

O O S L G E I Q V E Y T C B Y N L M C O N C O U O W A X S W M D N V B L X T

N A B B Q M E I Q G J C F A P H N P Ç L K J H G F D C S A Z X C V B N M

O X U E Q T E A F H K A L A B W L C O Q C E R I A I U N B W J M S T D Ç F

N Q B T D P G W B H J K E L A A E D E Q A E G Y P T I L S A U D V E L C O

RESPOSTAS - 1 – Pré-natal, 2 – Camisinha, 3 – Emagrecimento, 4 – Concórdia Saudável, 5 – Abandono, 6 – Aedes Aegypti.

Agenda:

1 – Acompanhamento que é oferecido às gestantes e é importante para evitar muitas doenças, a exemplo da sífilis congênita. 2 – Preservativo que é distribuído gratuitamente e evita a contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). 3 – Benefício causado pela prática da atividade física. 4 – Programa que é realizado em Concórdia para incentivar o cuidado com a saúde e a prevenção de doenças. 5 – Atitude que configura crime no cuidado com os animais. 6 – Mosquito que é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya e se prolifera na água parada.


8

CONCÓRDIA SAUDÁVEL

Sem trégua ao mosquito Eliminar os locais com água parada é dever e responsabilidade de todos Agora são três doenças, mas o mosquito continua sendo um só. O Aedes Aegypti pode transmitir Dengue, Zika e Chikungunya. O perigo aumentou e a responsabilidade de todos também. Nessa época de chuvas frequentes, o cuidado precisa ser redobrado para evitar a proliferação do mosquito e eliminar qualquer local que possa acumular água, pois são nesses locais que o Aedes Aegypti se reproduz. Carme Pletsch (foto), moradora do bairro São Cristóvão, não dá trégua ao mosquito. Todas as semanas ela verifica os locais da casa e do terreno para garantir que não tenha água parada. “Meus vasos de flor nem têm mais os pratinhos para não acumular água, a caixa d’água é bem fechada e limpamos as calhas. Com as bromélias tenho um cuidado especial, depois de qualquer chuva vou e retiro o excesso de água”, conta Car-

me. A dona de casa diz que conversa com os vizinhos sobre a importância de manter tudo limpo e sem água parada. “Todos participam das ações. Na nossa rua nunca foi encontrado um foco do mosquito”, enfatiza. No ano passado foram encontrados 32 focos do mosquito em Concórdia, inclusive com o inseto adulto. O Município registrou três casos da doença em pessoas que foram contaminados em outros lugares e depois vieram para Concórdia. A enfermeira que atua no programa de Combate à Dengue, Roseli Magro, explica que as equipes realizam durante todo o ano um trabalho intenso de monitoramento, mas a população precisa continuar colaborando. “É fundamental que todos fiquem atentos, não deixando água parada, eliminando criadouros e impedindo que o mosquito se desenvolva”, destaca.

Dicas para combater o Aedes Aegypti


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.