Jf janfevmar

Page 1

JORNAL DO FARMACÊUTICO

*Retrato de Oswald de Andrade- 1922

Boletim Informativo do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará Ano VIII - N° 033 - jan/fev/mar 2017

Residência Multiprossional: nova realidade e oportunidade Págs. 03, 04 e 05

Futuros Farmacêuticos em Redenção Pág. 7

Farmacêuticos S/A, novo projeto do CRF/PA é sucesso Págs. 08 e 09

Seminário comemora Gala eBelém requinte Dia Nacional do Farmacêutico marcam Solenidade do Págs.Farmacêutico 10 e 11 2016 Pags. 10 e 11


EDITORIAL Caros colegas, A primeira edição do Jornal do Farmacêutico de 2017 tem a novidade e o trabalho (como já de praxe) como principais tônicas. Em um novo ano, mantivemos projetos já conhecidos e que já são parte da história do CRF/PA e também novos projetos vieram à tona - a exemplo do Farmacêuticos S/A. E, com Deus à frente, conseguimos concretizar planos e sonhos em favor de uma prossão maior, melhor e cada vez mais qualicada. E o trabalho não para por aí! Espero que vocês aproveitem a leitura de parte do ponto de partida da intensa jornada que será o ano de 2017. Marcada por trabalho, dedicação, abnegação mas, acima de tudo, os melhores horizontes possíveis para a prossão farmacêutica.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa Presidente do CRF/PA @danieljpc @danieljacksoncosta

Boa leitura e obrigado!

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa Presidente do CRF/PA

EXPEDIENTE CENTRAL DE ATENDIMENTO Av. Almirante Barroso, 788. Bairro: Marco - Belém/PA. CEP: 66090-000. Fone: (91) 3239-9500 Fax: (91) 3239-9510 site: www.crfpa.org.br twitter: @CRF_PA facebook: Conselho Regional de Farmácia do Pará e-mails: crfpa@crfpa.org.br / ascom@crfpa.org.br / multimidia@crfpa.org.br

Diretoria Presidente: Daniel Jackson Costa Vice-Presidente: Randolfo Audifax Coelho da Silva Junior Secretário-Geral: Deick Rodrigues Quaresma Tesoureiro: José Ricardo dos Santos Vieira Conselheiros Regionais Daniel Jackson Pinheiro Costa Randolfo Audifax Coelho da Silva Junior José Ricardo dos Santos Vieira Maria da Conceição Dantas José Luis dos Santos Vieira Marcelo Brasil do Couto Franklin Miranda Sousa Deick Rodrigues Quaresma Fábio César de Carvalho Soares Conselheiro Federal Efetivo: Walter da Silva Jorge João Redação Yuri Tembra Juliana Maués

Projeto Gráfico Roberta Cândido George Pereira

Fotos Ricardo Amanajás - DRT/PA 1410 Yosikasu Maeda - RF/GO 0006

Ilustrações George Pereira

Tiragem 4.000 exemplares

OPINIÃO DOS FARMACÊUTICOS “É com grande satisfação que venho honrosamente aqui parabenizar o belíssimo trabalho que o Conselho Regional de Farmácia vem desempenhando no Estado com comando do Presidente Dr. Daniel Jackson. É notável o zelo que esta diretoria tem pela prossão farmacêutica, fato comprovado em grandes conquistas pelo estado, que zeram muitos sonhos se tornarem realidade.” Dra. Luana Godinho (Rondon do Pará)

"É com imensa satisfação que agradeço ao Conselho Regional de Farmácia do Pará pelas lutas e conquistas em prol do nosso trabalho como farmacêuticos, além do reconhecimento adquirido para a nossa classe. Sempre pude contar com o apoio e prossionalismo de cada um dos membros componentes do nosso CRF/PA. Agradeço e aproveito o espaço para expressar a satisfação com o trabalho." Dra. Kazia Giselly Silva (Castanhal)

"A atuação do CRF/PA fortalece cada vez mais a categoria farmacêutica. Representados pelo presidente Dr. Daniel Jackson Costa, os farmacêuticos ganham cada vez mais avanços como, por exemplo, as assinaturas de Termos de Ajustamento de Conduta, que asseguram à população atendimento em tempo integral por farmacêuticos capacitados e habilitados a acompanhar farmacoterapeuticamente a sociedade. Sem contar a resolução de problemas de ordem de saúde pública como automedicação, enm, uma coisa é certa: acredito no trabalho que o Dr. Daniel vem desenvolvendo em busca de cada vez mais trazer benfeitorias pra nossa classe!" Dra. Ana Kamila Melo (Belém)


Ao nalizar a graduação em Farmácia, o recém-formado depara-se com um universo completamente novo de opções: são mais de 140 possíveis áreas de atuação, da farmácia comunitária à alta tecnologia; indústrias de medicamentos à logística e transporte; de alimentos aos laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; hospitais privados e públicos; e até novidades como a estética e suplementação alimentar compõem a gama de opções onde o farmacêutico pode atuar. E, em meio às novas diretrizes curriculares estabelecidas em 2002 que implantam o currículo Generalista, é natural o surgimento de dúvidas no prossional que entra no mercado de trabalho.

Diante desse novo momento, a residência em Farmácia ganhou força - principalmente a partir de 2005, com a aprovação da Lei n° 11.129, que regulamentou a residência multiprossional em Saúde. A residência é caracterizada como uma pós-graduação lato sensu, com duração de dois anos em regime integral, e oferecida por Instituições de Ensino Superior, hospitais e órgãos supervisionados pelos Ministérios da Saúde e Educação (CNRMS). Os programas têm por objetivo base a formação e fomento de experiência em serviços prossionais da área para posterior inserção do residente no mercado de trabalho - principalmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contudo, a residência em farmácia não é obrigatória e, talvez por essa razão, nem tão conhecida pelos recém-formados, inadvertidos dos inúmeros benefícios desse processo de formação, bem como os critérios para inscrição. O docente do curso de Farmácia da UFPA e conselheiro do CRF/PA, Dr. Ricardo Vieira, avalia a residência de forma extremamente positiva e destaca: “não há limite de tempo de formado para se candidatar a uma vaga”. Ou seja, qualquer prossional farmacêutico devidamente inscrito no CRF/PA pode se candidatar ao processo.

A Residência Multiprossional em Saúde é uma pós-graduação lato sensu (especialização), voltada à educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) - com exceção da área médica. Além disso, representa um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualicada dos jovens prossionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde. JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017

3


4

JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017


JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017

5


farmacêutico Pai D’égua inicia temporada de ações do CRF/PA Ação aconteceu no aniversário da primeira Igreja Batista de Belém A Primeira Igreja Batista do Pará completou 120 anos de existência e atuação na região norte. E, para celebrar esse momento, a instituição abriu as portas para a sociedade e organizou uma programação completa com cultos, ações sociais e lazer no mês de Fevereiro. Dentre os quatro dias de comemoração, dois dias (03 e 04.02) foram dedicados à prestação de serviços à comunidade em diversas áreas. Os mais de 5.000 mil participantes da ação, que formaram la para participar do momento, tiveram a oportunidade de expedir documentos como carteira de identidade, Passe Fácil, biometria, contar com atendimento médico (geriatria, oftalmologia e consulta clínica) e entrega de medicamentos gratuitamente.

Igreja Batista pioneira na Amazônia, é muito graticante, nessa ocasião, podermos servir a comunidade com qualidade. Contando com parceiros de diversas instituições, conseguimos ajudar todos que passaram por aqui”, enfatiza.

Estande do CRF/PA foi concorrido

Ação atendeu centenas de pessoas na capital paraense

O Conselho Regional de Farmácia do Pará não cou de fora da iniciativa, ao realizar uma versão do tradicional Farmacêutico Pai D'Égua no local, oferecendo serviços como medição do índice glicêmico, aferição da pressão arterial e testes rápidos de hepatite B e C, além da oportunidade de orientar e informar o paciente sobre o uso correto de medicamentos e outros cuidados básicos à saúde. Para D. Carminha de Almeida, uma das organizadoras do evento, a satisfação em realizar esse momento de assistência à sociedade é grande. "Para nós, como

6

JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017

Parte do grupo de trabalho Farmacêutico Pai D'Égua desde o início, Dr. Rubnilson Pereira parabeniza a iniciativa e comemora mais uma oportunidade de estar ao lado da sociedade. “Esse foi um convite que tivemos a honra de receber e concretizar, além de mais uma oportunidade de trazer a iniciativa Pai D'Égua. Iniciativa que signica estar sempre disposto a atender a população da melhor maneira possível, realizando exames, orientando os pacientes e informando sobre a importância da prossão. Buscamos sempre avançar e prestigiar esse tipo de iniciativa, anal, aprendemos muito em qualquer lugar que vamos. E aqui não foi diferente.”, celebrou. O Farmacêutico Pai D’Égua visa a conscientização da população acerca do papel do farmacêutico para a população e do descarte correto de mesdicamentos em desuso, além de oferecer gratuitamente testes rápidos.


REDENÇÃO

V CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o CRF/PA teve a oportunidade de promover, em Redenção, a quinta edição do evento Futuros Farmacêuticos - que apresenta uma proposta diferente por ser voltado exclusivamente aos acadêmicos de Farmácia, preparando-os para a vivência prossional. O curso foi realizado na Faculdade Integrada Carajás e contou com forte adesão dos estudantes. Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, mudar a vida dos futuros prossionais farmacêutico não tem preço "Estamos aqui em Redenção fazendo a diferença na vida dos farmacêuticos no sul do Pará. E não deixaremos as fronteiras territoriais impedirem o trabalho", arma.

presidente do CRF/PA Dr, Daniel Jackson Pinheiro Costa, Dr. Henrique Vogado e o integrante da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar, Dr. Luís Fernando Mendonça. No segundo dia, o Dr. Orlando Campos, Supervisor Técnico Farmacêutico das Drogarias Big Ben S.A, abordou as principais "Resoluções Sanitárias no Cotidiano Farmacêutico nas Farmácias", sucedido pelos Drs. José Ricardo Vieira e Lucas Ribeiro, diretor Tesoureiro do CRF/PA e Residente Multiprossional em Atenção ao Paciente Crítico, respectivamente, que ministraram a palestra sobre as "Residências Multiprossionais e Caminhos Percorridos pelos Futuros Farmacêuticos". Para falar sobre os desaos da Farmácia Magistral, apresentou-se o Dr. Fábio Costa, gerente e sócio da Farmácia Artesanal, de Redenção. Por m, o evento foi encerrado pelo Dr. Eduardo Arruda, Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, abordando os "Aspectos Legais, Técnicos e Perspectivas da Atuação em Análises Clínicas".

Presidente do CRF/PA abordou o panorama da prossão

Com um viés mais prático e cotidiano, o Futuros Farmacêuticos tem como principal objetivo a apresentação dos principais aspectos prossionais, ampliando as perspectivas de atuação e preparando os discentes de forma intensiva para o mercado de trabalho. É nesse contexto, que o curso contou com oito palestras, abrangendo diversas áreas de conhecimento farmacêutico. "Desaos Clínicos do Farmacêutico na Prescrição" foi a temática que iniciou o curso, abordada pelo Dr. Henrique Vogado, integrante da comissão de Educação Continuada do CRF/PA e vice-presidente do SINFAR/PA. Em seguida, foi sucedido pelo presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, que ressaltou o atual "Panorama na Prossão Farmacêutica". Em seguida, o painel "Perspectivas Prossionais no Pará e atuação das entidades de classe" uniu grandes nomes da prossão farmacêutica para debates - O

O curso trouxe momentos únicos aos futuros prossionais

Representantes do CRF/PA foram parte do momento

JF JF CRF/PA CRF/PA

jan/fev/mar jan/fev/mar2017 2017

77


Dr. Daniel Jackson introduz a palestra do Dr. Cadri Awad

Empreendedorismo e mudanรงa foram palavras de ordem no dia


AdesĂŁo foi signiď€ cativa no oeste do estado

Dr. Marcelo Cristian contagiou os presentes


Ser farmacêutico é mais do que uma prossão, é o cuidado acima de tudo, é priorizar a vida de cada indivíduo. Foi com essa ideologia que, no dia 20.01, ocorreu a 12ª edição do Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, no Hotel Sagres. O curso fez parte da programação alusiva às comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico por parte do Conselho Regional de Farmácia do Pará e contou com um auditório lotado por mais de 200 pessoas entre prossionais e acadêmicos de farmácia da região metropolitana, preparados todos os dias para qualicar seu atendimento. Nas palavras de Ingrid Silva, farmacêutica atuante na cidade de Belém, é possível perceber a importância de se realizar momentos como esse:.

É de extrema importância que estejamos e tenhamos sempre esse contato com pessoas capacitadas. A capacidade do CRF/PA em promover eventos como esse, sempre visando o aprimoramento dos profissionais da capital e interior, é reenergizante.

10

JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017


Após abertura realizada pelo presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa, o dia de atividades teve ponto de partida com palestra do Dr. Eduardo de Abreu (RS), consultor técnico de Farmacologia e Suplementos de Saúde e vice-presidente da Anfarmag r e g i o n a l , c o m a p a l e s t r a “A c o m p a n h a m e n t o Farmacêutico e Prescrição de Suplementos”, assunto extremamente atual e instigante.

SEMINÁRIO BELÉM

mais procurados no campo farmacêutico, apresentando quais os cuidados e procedimentos que o prossional deve tomar para manter a legitimidade e ter seu próprio negócio. Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, a ocasião foi um momento ímpar de trocas. "O intercâmbio que os colegas tem em dias como esses é enorme. Fico extremamente satisfeito de ter a oportunidade de acompanhar e participar do crescimento coletivo. Principalmente em um dia tão especial quanto o Dia Nacional do Farmacêutico".

Dr. Eduardo Abreu abordou a prescrição de suplementos

Nonononononono A palestra colaborou para melhor percepção e desmisticação de temas relativos à área. Para o palestrante, a oportunidade foi ímpar. “A alta adesão dos farmacêuticos nos eventos é notável, provavelmente UNIDOS CONTRA DENGUE, resultado de sucessos prévios. Fui muito bem recebido e tratado como da família, sempre com naturalidade. Espero que minha participação tenha colaborado para o engrandecimento da prossão e parabenizo todos os envolvidos”, enfatizou o Dr. Eduardo Abreu. Pela parte da tarde, Dr. Orlando Campos, especialista em Farmacologia Clínica, com ênfase em Prescrição Farmacêutica e Supervisor Técnico Farmacêutico, abordou o tema "Principais Legislações no Cotidiano das Drogarias – Ações Clínicas, Ações Preventivas, Ações Clínicas e Consultório Farmacêutico". Uma nova abordagem qualicada em um dos assuntos

Drs. Marcelo Brasil, Eduardo Abreu e Daniel Jackson

ZIKA E CHIKUNGUNYA

Farmacêuticos comemoram o dia Nacional do Farmacêutico em companhia do presidente

manhã café da

Público manteve adesão exemplar

Além do Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, os prossionais de Belém e região metropolitana, Marabá e Santarém puderam contar com um café da manhã especial em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico. Além de um momento de reencontro, representou a confraternização em favor da prossão farmacêutica.

Dr. Orlando Campos naliza as atividades do dia


CAMINHANDO PELO PARÁ

Parauapebas e Marabá recebem curso de capacitação Nos dias 18 e 19.01, o sudeste paraense recebeu edições do Curso de Atualização Farmacêutica e do Plantão da Diretoria em momentos intensivos de capacitação e organização da categoria farmacêutica nos municípios de Parauapebas e Marabá, respectivamente. Parauapebas recebeu a nona edição e Marabá recebeu a décima primeira. Ambos contando com adesão exemplar e trouxeram à tona discussões de temáticas extremamente importantes e pertinentes à categoria - o Aconselhamento Farmacêutico na Suplementação Alimentar, abordada pelo Dr. Eduardo Abreu, vice-presidente da Anfarmag (RS) e diretor da Fitonfarma, e que despertou grande interesse nos presentes; além do "Papel do Farmacêutico na Vigilância Sanitária", palestra ministrada pela Dra. Brenda Batista, farmacêutica atuante no departamento de Vigilância Sanitária.

Os momentos ímpares de intercâmbio técnicocientíco e social trouxeram o que há de mais atual nos ramos e, às vésperas do Dia Nacional do Farmacêutico, fomentaram a formação dos prossionais da região.

Protagonismo farmacêutico marcou evento em Parauapebas

CRF/PA qualifica profissionais em Altamira e Abaetetuba Ainda no mês de janeiro, mais dois Cursos de Atualização foram realizados pelo CRF/PA – a 7º edição em Altamira, no dia 24.01, e em Abaetetuba, no dia 30.01. Em Altamira, os prossionais presentes puderam acompanhar palestras de prossionais renomados em âmbito regional e nacional, a exemplo da Dra. Amouni Mourad, doutora em Ciências da Saúde, que abordou o tema "Conhecer as Interações Medicamentosas como Estratégia para o Sucesso do Tratamento", estimulando os prossionais da região oeste a entender atemática de forma mais contundente. O segundo curso, explorado pelo Dr. Alexandre Mansuê, doutorando em Saúde Baseada em Evidências, trouxe uma temática atual e crescente no âmbito farmacêutico - "A Judicialização da Saúde e a Atuação do Farmacêutico Parecerista" - mostrou a importância do papel do parecerista no contexto atual e como tal campo

12

JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017

Dra. Amouni Mourad conduzindo palestra em Altamira

é promissor para o farmacêutico. Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson, ter participado diretamente da realização do evento foi graticante e enriquecedor, "participando, promovendo e prestigiando, construiremos cada vez um novo panorama de valorização prossional", enfatiza. Já em Abaetetuba, a programação foi iniciada com a palestra "Atuação do Farmacêutico na Saúde Estética: um desao promissor", tratado pela Dra. Camila Ghani, farmacêutica generalista e integrante da Comissão de Práticas Integrativas do CRF/PA. Na oportunidade, a prossional atuante na área apresentou as possíveis alternativas e conhecimentos para quem deseja atuar como esteta, campo extremamente promissor na prossão. Também com forte adesão da categoria, o evento foi encerrado com palestra do Dr. Alexandre Mansuê, especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica e doutorando em Saúde Baseada em Evidências, que abordou "A Judicialização da Saúde e a Atuação do Farmacêutico Parecerista", mostrando a importância do papel do parecerista no contexto atual da saúde pública

Dr. Alexandre Mansuê falou sobre a "A Judicialização da Saúde e a Atuação do Farmacêutico Parecerista" em Abaetetuba


CAMINHANDO PELO PARÁ Santarém recebe 11º Curso de Atualização Dando continuidade ao início de ano intenso e agitado, Fevereiro e Março contaram com mais dois cursos de capacitação. No dia 16.02, Santarém recebeu a 11º edição do Curso de Atualização Farmacêutica.

Presidente do CRF/PA em abertura do curso em Santarém

O evento foi iniciado pelo Dr. Alexandre Mansuê, especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica e doutorando em Saúde Baseada em Evidências, que trouxe uma temática atual e crescente no âmbito farmacêutico - "A Judicialização da Saúde e a Atuação do Farmacêutico Parecerista" - mostrou a importância do papel do parecerista no contexto atual e como tal campo é promissor para o farmacêutico. Em seguida, o Dr. Eduardo Arruda, doutor em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, comandou a palestra sobre "Dengue, Zika e Chikungunya: mitos e verdades", atualizando os convidados sobre o panorama de contágio no país e os reais riscos à população. E para encerrar, a palestra de "Aspectos Básicos das Interações Medicamentosas", ministrada pelo Dr. Fábio Ribeiro, doutor em Farmacologia pela USP e coordenador da comissão de Educação Farmacêutica do CRF/SP – trouxe os cuidados que o farmacêutico deve tomar na hora de auxiliar o paciente.

Farmacêuticos de Castanhal recebem o curso pela oitava vez Por m, Castanhal recebeu no dia 27.03, a oitava edição do Curso de Atualização Farmacêutica. O curso ocorreu pela parte da tarde e noite, na Faculdade Estácio e contou com cerca de 60 farmacêuticos e estudantes dispostos a aperfeiçoar seus conhecimentos no campo farmacêutico. A palestra de abertura tratou de um tema completamente inovador na área: a “Nanotecnologia: Brasil e Inovação na Área Farmacêutica”. Comandada pelo Dr. Luann Wendel, mestre em ciências farmacêuticas e doutorando em inovação farmacêutica, animou os participantes com informações preciosas sobre a área.

Posteriormente, o Dr. Orlando Campos, supervisor técnico-farmacêutico regulatório das drogarias Big Ben, explanou sobre as Principais Legislações no Cotidiano das Drogarias - Ações Preventivas, Ações Clínicas e Consultório. Outro tema abordado no curso foi a "Segurança dos Alimentos no Cotidiano Farmacêutico", ministrada pelo Dr. Henrique Vogado, Consultor do Ministério da Saúde e Integrante da Comissão de Educação Continuada do CRF-PA, que tratou o assunto com o cuidado necessário. Encerrando o dia intenso de atividades, a Dra. Brenda Batista, farmacêutica no Departamento de Vigilância Sanitária da SESMA, falou um pouco sobre o Papel do Farmacêutico na Saúde Pública e Vigilância Sanitária, suas especicações, atenções básicas e o preparo fundamental do prossional para essas áreas.

Dr. Luann Wendel ministrando palestra sobre "Nanotecnologia: Brasil e Inovação na Área farmacêutica" Dr. Orlando Campos nalizou as atividades do Curso com êxito

JF CRF/PA

jan/fev/mar 2016

13


CAMINHANDO PELO PARÁ 4 TAC’s foram assinados no primeiro trimestre No primeiro trimestre de 2017, o Conselho Regional de Farmácia foi responsável por mais quatro novas assinaturas de TAC's no estado do Pará, abrangendo cada vez mais os espaços de atuação do farmacêutico. Os municípios contemplados dessa vez foram os de Tailândia (13.01), Salinas (17.01), Dom Eliseu e Ulianópolis (23.02). Os trâmites legais das quatro regiões ocorreram em Audiência Pública, com membros da promotoria e representantes farmacêuticos. Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, os TAC's representam um grande avanço para o estado que abre portas para o empreendedorismo e respeito da prossão no estado. "Depois de uma série de discussões, conseguimos rmar esses TAC's importantíssimos. Tenho certeza que mais oportunidades surgirão para a categoria, a sociedade passará a contar com algo que lhe é de direito e acima de tudo, o farmacêutico poderá fazer mais diferença na vida das pessoas", conclui.

Farmacêuticos comemoram assinatura do TAC em Tailândia

Agora já são 28 TAC's e 15 integralidades assinados pelo CRF/PA, o que representa o crescimento da prossão no estado e o reconhecimento dos prossionais farmacêuticos.

Salinas passa a contar com o Termo de Ajustamento de Conduta

Dr. Daniel Jackson assinando o termo de Dom Eliseu e Ulianópolis

Plantões da Diretoria O Conselho Regional do Pará realizou, no período de janeiro a março de 2017, oito edições do Plantão da Diretoria nos municípios do estado. O primeiro do ano, logo no dia 10.01, foi destinado exclusivamente aos farmacêuticos da SESMA, em Belém. Outros foram realizados em Castanhal (11.01), Tailândia (13.01), Belém (01.02), Paragominas (14.02), Novo Progresso (14.02 e 30.03), Santarém (03.03) e Bragança (30.03). Nas ocasiões, os Plantões seguem o objetivo de alinhar procedimentos administrativos, solucionar questões scais, debater assuntos atuais e garantir de forma crescente as prerrogativas prossionais dos farmacêuticos, promovendo a aproximação entre o prossional e a diretoria do CRF/PA.

14

JF CRF/PA

jan/fev/mar 2017

BRAGANÇA CASTANHAL BELÉM

SANTARÉM

NOVO PROGRESSO

PARAGOMINAS TAILÂNDIA


NOTÍCIAS DO CFF

CFF promove capacitação em serviços de cuidado farmacêutico no SUS e consultoria para farmácias de farmacêuticos O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está promovendo o projeto "Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) – Capacitação em Serviços" e, em parceria com a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF) e a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), o projeto de consultoria para farmácias cujo proprietário é farmacêutico. A primeira oportunidade de qualicação foi elaborada pelo Grupo de Trabalho sobre saúde pública/CFF, sob a coordenação geral do vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, e receberá inscrições entre os dias 1º e 28 de abril. Os interessados devem formar grupos de 40 a 50 farmacêuticos em suas regiões, buscando o apoio da entidade farmacêutica mais próxima, do Conselho Regional de Farmácia, de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) ou da secretaria ou regional de Saúde. O segundo projeto, nomeado de “Implantação de um novo modelo de gestão para farmácias de farmacêuticos - Excelência Farmacêutica Avançada”, também é coordenação pelo vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, sendo o Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária/CFF o responsável pela avaliação e publicação dos resultados. Os farmacêuticos devem inscrever seus estabelecimentos com um investimento de R$ 1.500 à vista, ou dividido em 5 parcelas de R$ 300 para execução e gerenciamento pela Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF) e pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC).

Para o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João, com a realização desse projeto, que demandará ao todo 11 meses de trabalho, o CFF terá condições de acompanhar o desenvolvimento da assistência farmacêutica nos municípios brasileiros, oferecendo todo o apoio necessário. “O custo-benefício disso, para o CFF, é muito interessante, e para o farmacêutico, uma chance de participar de um projeto desburocratizado, intermediado pelo CRF da sua região, e conseguir implantar o cuidado farmacêutico, tornando este prossional muito mais útil para a sua região, já que muitos farmacêuticos, que atuam no SUS, sentem-se subutilizados em funções administrativas”, explica o presidente. A capacitação terá carga horária total de 80 horas, distribuídas em cinco módulos presenciais de 16 horas, que serão ministrados a cada 15 dias. O projeto prevê a criação de 14 centros de formação, em 2017, para atender cerca de 300 municípios com a capacitação e a implantação de serviços de cuidados farmacêuticos nos postos de saúde do SUS. Para ingressar no projeto, o farmacêutico deve, obrigatoriamente: - Estar inscrito no curso "Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados", constante na plataforma do Programa de Suporte Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar), disponível gratuitamente no endereço https://profar-cff.org.br, ou já possuir o certicado de conclusão deste curso; - Ter vínculo formal com o município. Pa r a p a r t i c i p a r, v i s i t e o s i t e d o C F F (www.cff.org.br).

DADOS DE FISCALIZAÇÃO E ATENDIMENTO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARÁ EM 2017

FISCALIZAÇÃO

Período de referência: 04.01 à 31.03

Total de visitas: 2.459 Total de autos: 248

de referência: ATENDIMENTO Período 04.01 à 31.03 Sede:2.802 Seccional Sudeste: 1.207 Seccional Oeste: 984



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.