Jornal do Farmacêutico Nº 34 AbrMaiJun 2017

Page 1

JORNAL DO FARMACÊUTICO Boletim Informativo do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará Ano VIII - N° 034 - abr/mai/jun 2017

Requinte marca Solenidade do Farmacêutico Págs. 08, 09 e 10

Futuros Farmacêuticos ganha capital e interior Pág. 6

Santarém recebe mais um Farmacêutico Pai D’égua Pág 11

Caminhando pelo Pará Gala e requinte Págs.marcam 12, 13 eSolenidade 14 do Farmacêutico 2016 Pags. 10 e 11


EDITORIAL Caros colegas, Chegamos ao nal do primeiro semestre do ano de 2017 e, em momentos como estes, sempre busco olhar para trás. Não com saudosismo, e sim como forma de usar os acertos e erros do passado como propulsores para crescermos cada vez mais. E confesso que, vendo a jornada que trilhamos nos últimos seis meses, me vejo orgulhoso do trabalho desempenhado. E igualmente motivado a seguir em frente aparando as arestas e tendo a prossão farmacêutica como principal norte. Anal, crescemos juntos até aqui. E o mérito é nosso. E continuaremos tendo mais motivos para nos orgulharmos de fazer parte de um exército do bem! No mais, desejo a todos uma excelente leitura e que possamos compartilhar um pouco da experiência dos últimos meses.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa Presidente do CRF/PA @danieljpc @danieljacksoncosta

Boa leitura e obrigado! Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa Presidente do CRF/PA

EXPEDIENTE CENTRAL DE ATENDIMENTO Av. Almirante Barroso, 788. Bairro: Marco - Belém/PA. CEP: 66090-000. Fone: (91) 3239-9500 Fax: (91) 3239-9510 site: www.crfpa.org.br twitter: @CRF_PA facebook: Conselho Regional de Farmácia do Pará e-mails: crfpa@crfpa.org.br / ascom@crfpa.org.br / multimidia@crfpa.org.br

Diretoria Presidente: Daniel Jackson Costa Vice-Presidente: Randolfo Audifax Coelho da Silva Junior Secretário-Geral: Deick Rodrigues Quaresma Tesoureiro: José Ricardo dos Santos Vieira Conselheiros Regionais Daniel Jackson Pinheiro Costa Randolfo Audifax Coelho da Silva Junior José Ricardo dos Santos Vieira Maria da Conceição Dantas José Luis dos Santos Vieira Marcelo Brasil do Couto Franklin Miranda Sousa Deick Rodrigues Quaresma Fábio César de Carvalho Soares Conselheiro Federal Efetivo: Walter da Silva Jorge João Redação Yuri Tembra Juliana Maués

Projeto Gráfico Roberta Cândido George Pereira

Fotos Ricardo Amanajás - DRT/PA 1410 Yosikasu Maeda - RF/GO 0006

Ilustrações George Pereira

Tiragem 4.000 exemplares

OPINIÃO DOS FARMACÊUTICOS Estou formada há pouco e as primeiras impressões que tive do CRF/PA foram excelentes. Sou extremamente bem atendida em todas as vezes que visito a sede, tenho minhas dúvidas rapidamente solucionadas seja por e-mail, ou pelo site. E sempre reconheço a sede como uma verdadeira casa. Agradeço muito ao CRF/PA e tenho certeza que esse é só o começo. Dra. Késia Sabino (Belém)

O Conselho Regional de Farmácia do Pará hoje é muito importante para todos nós. Os Cursos de Atualização proporcionados abordam temas incríveis e abrem novos caminhos e inspirações entre os prossionais. E, além disso, podemos contar com o presidente como um verdadeiro aliado em favor da prossão farmacêutica! Dr. Michael Sena (Belém)

Sou recém formada mas tenho uma história muito longa com nossa prossão: uma paixão de mais de 10 anos! Me formei como Técnica em Farmácia e, no ano de 2012, entrei na graduação. Foram 5 anos de luta e com a certeza de que um dia eu conseguiria. Amo muito o que faço. Hoje trabalho em drogarias no município de Monte Alegre e já cursando especialização em Oncologia. Indico e recomendo que nós, prossionais, aproveitemos o que é oferecido pelo CRF/PA como cursos que estão aqui ao nosso alcance e que sempre nos acrescentam algo. Anal, somos semeadores de orientações, na promoção da saúde e bem estar de nossos pacientes. Dra. Márcia Freire (Monte Alegre)


F

Diante desse novo momento, a residência em Farmácia ganhou força - principalmente a partir de 2005, com a aprovação da Lei n° 11.129, que regulamentou a residência multiprossional em Saúde. A residência é caracterizada como uma pós-graduação lato sensu, com duração de dois anos em regime integral, e oferecida por Instituições de Ensino Superior, hospitais e órgãos supervisionados pelos Ministérios da Saúde e Educação (CNRMS). Os programas têm por objetivo base a formação e fomento de experiência em serviços prossionais da área para posterior inserção do residente no mercado de trabalho - principalmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contudo, a residência em farmácia não é obrigatória e, talvez por essa razão, nem tão conhecida pelos recém-formados, inadvertidos dos inúmeros benefícios desse processo de formação, bem como os critérios para inscrição. O docente do curso de Farmácia da UFPA e conselheiro do CRF/PA, Dr. Ricardo Vieira, avalia a residência de forma extremamente positiva e destaca: “não há limite de tempo de formado para se candidatar a uma vaga”. Ou seja, qualquer prossional farmacêutico devidamente inscrito no CRF/PA pode se candidatar ao processo.

F

F


Mais um passo rumo aos novos horizontes da capacitação da prossão farmacêutica foi dado pelo CRF/PA. No dia 25.04, foi realizado o 1º Workshop da área de Logística, em Belém. O curso nasceu e foi concretizado a partir de demandas dos prossionais farmacêuticos que, em Plantões da Diretoria do CRF/PA, expuseram a vontade de maior qualicação na área. E, para isso, o CRF/PA concretizou o compromisso, oferecendo subsídios aos prossionais da área e trabalhando qualitativamente as scalizações nos estabelecimentos. O curso contou com a palestra do Dr. Clayton Mangini, Coordenador e Docente do curso intensivo em Logística Farmacêutica do Instituto Racine e especialista no ramo, que falou sobre o “Controle das Operações

O Conselho Regional de Farmácia do Pará promoveu no último dia 10.04, a segunda edição do Fórum para Farmacêuticos da Saúde Pública. O evento ocorreu no Hotel Sagres e contou com prossionais e estudantes não só da região metropolitana de Belém, mas também colegas do interior do estado. E o responsável pelo início da discussão foi o Dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF/SP, que falou sobre o "Cotidiano do Farmacêutico na Saúde Pública", abordando os desaos e deveres desse prossional no setor público. Em seguida, a Dra. Sueza de Oliveira, mestre em Saúde Coletiva e Conselheira Federal por Goiás, encorajou o público ao abordar a "Importância do Farmacêutico no Controle Social do SUS", rearmando a importância da mobilização em busca de reconhecimento.

4

Logísticas de Produtos Farmacêuticos” – enfatizando a importância do trabalho farmacêutico nas distribuidoras.

Dr. Clayton Mangini aborda os desaos da logística

Em seguida, apresentando o atual panorama da atuação farmacêutica na saúde pública e do Conselho Municipal e Estadual de Saúde, foram convidados os membros Drs. Deick Quaresma e Henrique Vogado, representantes do CRF/PA no Conselho Municipal de Saúde. Proporcionando um debate de extrema importância e esclarecendo dúvidas da categoria atuante no setor. Por m, uma Mesa Redonda uniu todos os convidados do evento e foi mediada pelo Dr. Orenzio Sóler, encerrando o evento em um momento extremamente enriquecedor do ponto de vista de partilha.

JF CRF/PA

abr/mai/jun 2017

Debate sobre a saúde pública marca evento


Já no dia 13.05, Belém recebeu a 7ª edição do já tradicional Workshop em Farmácia Magistral. A programação cou a cargo do Dr. Fábio de Matos Martins, que abordou o "Atendimento como Diferencial Competitivo". Além de trabalhar o posicionamento da empresa, motivação de equipe e transformação do atendimento, os prossionais puderam encarar a prossão farmacêutica sob um novo prisma e aprendizado.

Dr. Marcelo Brasil abre Workshop de Farmácia Magistral

Na manhã do dia 12.06, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, esteve no Ministério Público para reunião com o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Dr. Gilberto Valente Martins, para discutir a inclusão do farmacêutico no sistema de Justiça do estado em diversos sentidos e a necessidade de garantia do cumprimento da Resolução 298/2016 do CNJ – que permite a participação do farmacêutico no Comitê Estadual de Saúde como colaborador do núcleo de apoio técnico ao Poder Judiciário.

Dr. Daniel Jackson e Dr. Gilberto Valente discutem rumo da prossão

Entre as pautas, também constaram as ações contra os estabelecimentos públicos e privados, não apenas a respeito da presença dos farmacêuticos nas Unidades, mas principalmente sobre as condições adequadas de trabalho sob as quais o prossional farmacêutico deve atuar – estabelecidas per Art.11 da Lei 13.021/14. Outra demanda foi a solicitação de Concursos Públicos para selecionar farmacêuticos que atendam as demandas de todas as Unidades Públicas e Vigilância Sanitária. Na ocasião, o presidente também pode evidenciar com dados que 70% dos estabelecimentos farmacêuticos do Pará estão concentrados nos municípios albergados pelos Termos de Ajustamento de conduta, comprovando assim a ecácia da judicialização. Para o presidente do CRF/PA, essa reunião é um marco para o avanço e “agora é trabalhar para que esses pequenos passos tragam grandes resultados palpáveis e favoráveis à prossão farmacêutica e à sociedade”, enfatiza Dr. Daniel Jackson Costa.

JF CRF/PA

abr/mai/jun 2017

5


CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

O Conselho Regional de Farmácia do Pará promoveu nesse trimestre, três edições do Curso de Aperfeiçoamento para Futuros Farmacêuticos, incluindo a inédita realização de dois cursos no mesmo dia. Sim, no dia 24.04, o evento foi realizado pela parte da tarde no Auditório da Fibra – exclusivo para alunos da faculdade – e a noite a mesma edição ocorreu somente para alunos da Esamaz, no auditório da Instituição. O terceiro curso foi no município de Santarém, dia 09.06, no Instituto Esperança de Ensino Superior e contou com cerca de 100 estudantes de todas as faculdades da região, antecedendo a ação do Farmacêutico Pai D'Égua. Diferente dos demais cursos, além de ser ofertado somente para estudantes, o Futuros Farmacêuticos também preza por uma dinâmica mais prática e cotidiana, apresentando os principais aspectos da prossão e ampliando as perspectivas de atuação do prossional farmacêutico, preparando os discentes para os desaos e oportunidades do mercado de trabalho.

Nas duas edições em Belém, o Dr. Lucas Ribeiro, Residente Multiprossional pela UFPA, falou das suas experiências no programa de pós-graduação com a palestra sobre “Residências Multiprossionais e os Caminhos a serem Percorridos pelos Futuros Farmacêuticos”. “Estamos muito esperançosos com os novos residentes que entraram esse ano, mantendo o padrão de trabalho e o desejo de trazer inovações para o serviço”, comenta o residente sobre as expectativas de entrada dos próximos alunos.

Dr. Daniel Jackson saúda acadêmicos

Com a comunidade crescente de acadêmicos que logo adentrarão o mercado de trabalho, o CRF/PA pode e deve intensicar as ações com esses futuros colegas. Apresentar o panorama, sanar as dúvidas e fazer com que os alunos de cada uma das IES do estado sejam inseridos na prossão da melhor forma possível. Daniel Jackson Costa Presidente do CRF/PA

6

JF CRF/PA

abr/mai/jun 2017

Falsicação de medicamentos é tema abordado

Em seguida, a palestra sobre “O papel do farmacêutico no combate à falsicação de medicamentos” foi apresentada pelo Dr. Adilson Bezerra, delegado e especialista em falsicação de medicamentos, que trouxe a realidade preocupante sobre o comércio de medicamentos clandestinos e como os farmacêuticos podem contribuir para diminuir os índices.


Já em Santarém, quem iniciou a noite foi o Dr. Henrique Vogado, integrante da Comissão de Educação Continuada do CRF/PA, Consultor do Ministério da Saúde e Vice-presidente do SINFAR-PA, que abordou os “Desaos Clínicos do Farmacêutico na Prescrição”, esclarecendo dúvidas recorrentes sobre o tema. Em seguida, o assunto foi a “Farmácia Magistral: Desaos e Âmbito Prossional”, ministrada pelo Dr. Fábio Mendes, especialista em Bioquímica Clínico-Diagnóstico e Ciências Farmacêuticas, com anos de experiência em Manipulação Magistral. O Dr. João Roberto, Diretor Presidente do COOFARMI e especialista em Atendimento ao Público com ênfase em Marketing pela UFRJ, apresentou aos futuros colegas o mais novo empreendimento da categoria – A Cooperativa dos Farmacêuticos Independentes – a segunda cooperativa da categoria no estado do Pará.

Por m, o Dr. Cassiano Saatkamp, farmacêutico pós-graduado em Bioengenharia, explanou sobre os “Aspectos Legais, Técnicos e Perspectivas de Atuação em Análises Clínicas”.

Na última terça-feira, dia 23.05, o Conselho Regional de Farmácia do Pará promoveu a 13ª edição do Seminário Belém de Atualização Farmacêutica – evento tradicional do calendário da prossão farmacêutica na capital paraense. Os prossionais da área lotaram a sala do Hotel Sagres em um momento intensivo de intercâmbio de conhecimentos. E quem cou encarregado da condução do evento foi o Dr. Diogo Marçal, mestre em Farmacologia pela USP, que suscitou um debate extremamente importante sobre o “Cuidado Farmacêutico na Cardiologia" e os cuidados no tratamento da Hipertensão, Diabetes e Dislipidemias. Um tema inovador e parte da agenda da prossão em nível nacional.

“Estamos caminhando em busca de qualicação, garantia de Assistência Farmacêutica e assegurando ao farmacêutico condições adequadas de trabalho e atuação”, enfatiza.

Para o Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, essa é mais uma oportunidade ímpar ofertada pelo CRF/PA aos prossionais em busca da qualicação em todo o estado.

Adesão exemplar marcou evento em Santarém

Farmacêuticos da capital marcaram presença


O primeiro sábado do mês de Junho cou marcado pela elegância e valorização prossional no último dia 03.06, na edição 2017 da Solenidade do Farmacêutico. Mais de 600 pessoas participaram de um momento ímpar de congraçamento e união, e puderam acompanhar as homenagens aos dezoito expoentes prossionais que zeram a diferença em diversos segmentos da prossão farmacêutica em 2016. Após a execução dos Hinos, o primeiro discurso da noite cou a cargo do presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa. "Temos vivido uma série de evoluções e conquistas capitaneadas pelo Conselho Federal de Farmácia e pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará com apoio de diversas entidades e prossionais. Mas será que devemos permanecer confortáveis e na mesmice se quisermos fazer a diferença? Certamente não.", desaou o presidente do CRF/PA.

Dr. Walter Jorge João, presidente do CFF

Considerando a trajetória durante o ano de 2016 e de acordo com votação feita por e-mail e no portal do CRF/PA, foram dois prossionais escolhidos pela representatividade em 8 segmentos da prossão farmacêutica. Além da Farmacêutica do Ano e o Destaque Nacional, principais honrarias da noite e recebidas, respectivamente, pelos Drs. Cinthya Francinete e Fábio Ribeiro (SP).

Análises Clínicas Dr. Daniel Jackson Costa, presidente do CRF/PA

Em seguida, foi a vez do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, mostrar satisfação ao ver os rumos cada vez mais positivos da prossão no seu estado natal e nalizar o momento convidando todos para o I Congresso Nacional de Ciências Farmacêuticas, que será realizado no mês de novembro, em Foz de Iguaçu, precedendo as homenagens individuais. 8

JF CRF/PA

abr/mai/jun 2017

Ana Kênila Frota Silva

Stela Angélica da Costa Brito


Ensino Farmacêutico

Ricardo Luiz Dantas Machado

Waldiney Pires Moraes

Farmácia Comunitária

Roberta de Amorim Pampolha

Sharlene Cruz Cidade

Farmácia Magistral

Raimunda Pereira Américo

Adriana Almeida Macedo

Farmácia Hospitalar

Vanja Margareth Vieira

Adam George dos Santos

Perícia Criminal

Vanja Maria Nascimento Pinto

Edêmia de Fátima Rolim Nuayed

Saúde Pública

Telma Lúcia Araújo

Auriekson Noronha Queiroz

JF CRF/PA

abr/mai/jun 2017

9


Empreendedorismo

José Eduardo Contente

Mário Martins Farias

Após as homenagens por segmentos, chegara a hora de anunciar o prossional cuja atuação fez a diferença em favor da prossão não só em nível regional - mas sim em nível nacional. O que foi o caso do Dr. Fábio Ribeiro da Silva, paulista e com um coração quase paraense considerando a extensiva atuação no estado e, por essa razão, eleito Destaque Nacional. Foi criador do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Farmácia Hospitalar Oncológica do Hospital A.C. Camargo exerce hoje a função de coordenador do curso. Além disso, também coordena o Curso de Farmácia da Faculdade Piaget, no qual atua na docência. E, sobretudo, possui caminhada extensiva como colaborador voluntário do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo desde 2002 na função de membro da Comissão Assessora de Educação, disseminando bons préstimos e conhecimento aos prossionais farmacêuticos dos quatro cantos do Brasil.

Destaque Nacional

Destaque Nacional, Dr. Fábio Ribeiro agradeceu a honraria

10

JF CRF/PA

abr/mai/jun 2017

A entrega da outorga que considerou a atuação prossional durante o ano de 2016 foi destinada à Dr. Cinthya Francinete Pereira, que faz a diferença no cotidiano da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará desde 2006. E diferença essa que já foi vista em 2009, quando recebeu, nesta mesma cerimônia, o título de Destaque Farmacêutico no Segmento Hospitalar. Fato que propulsionou ainda mais a trajetória belíssima da prossional. Atualmente conduz com retidão a Diretoria de Apoio Técnico Operacional da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará desde 2012. Além de exercer a docência com amor e dedicação tanto no curso de Farmácia, quanto ajudando a formação de outros.

Farmaêutica do Ano

A apoteose da noite cou à cargo da Farmacêutica do Ano

União marca Solenidade do Farmacêutica 2017


Imprensa local garante ampla divulgação no evento

Mais de 600kg de medicamentos vencidos ou em desuso





NOTÍCIAS DO CFF

CFF lidera movimento pela regulamentação dos serviços de vacinação em farmácias As farmácias têm permissão para dispor de vacinas e soros para atendimento à população, desde 2014, quando foi publicada a Lei nº 13.021, mas, na prática, apenas as clínicas de vacinação podem prestar esse serviço à população. Quase três anos depois, a lei ainda não foi regulamentada. O Conselho Federal de Farmácia (CFF), junto com os conselhos regionais e demais entidades farmacêuticas, defendem a imediata publicação de uma norma pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que venha corrigir essa distorção. Sem uma norma de alcance nacional, alguns estados já deniram as suas próprias regras para a aplicação de vacinas em farmácias, entre os quais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. “A expectativa é a de que, encerrada a consulta pública n° 328/17, a agência publique uma resolução padronizando as normas sanitárias de forma a nalmente permitir a ampla participação das farmácias e dos farmacêuticos nessa importante ação de saúde pública”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. Os conselhos encaminharam sua contribuição para o aperfeiçoamento da proposta da Anvisa e defendem um melhor detalhamento do ato normativo quanto à inclusão das farmácias no rol de estabelecimentos que prestam os serviços de vacinação, conforme autorizado pela Lei nº 13.021/14. Outra reivindicação é que, mesmo nos estabelecimentos que realizem a vacinação e não sejam farmácias, o armazenamento, a guarda e a dispensação destas sejam privativos do farmacêutico, conforme previsto no Decreto nº 85.878/81. Vacinas, segundo denição da própria Anvisa são medicamentos, e para medicamentos

em geral essa exigência já é prevista em outras normas sanitárias. Atualmente, as clínicas de vacinação não são cobradas quanto a essa exigência. Por último, as entidades defendem que as farmácias e os farmacêuticos possam contribuir com a dispensação e administração de vacinas para doenças evitáveis contempladas no calendário ocial do Programa Nacional de Imunização (PNI), independente de prescrição médica. Os farmacêuticos têm um compromisso de bem servir às necessidades de saúde da população e a disponibilização dos serviços de vacinação em farmácias. “Contribuir para ampliar o acesso à prevenção de doenças faz parte desse compromisso”, naliza Walter Jorge João.

A população ganhará com aplicação das vacinas em farmácias. Veja por que:

1 - A regulamentação vai ampliar o acesso à prevenção de doenças, especialmente na população adulta. Há vacinas que são asseguradas na rede pública apenas para algumas faixas etárias e grupos prioritários. 2 – Com a exclusividade de que usufruem desde a publicação da portaria conjunta Anvisa/Funasa nº 01/2000, as clínicas especializadas chegam a cobrar preços 300% superiores aos dos insumos.

DADOS DE FISCALIZAÇÃO E ATENDIMENTO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARÁ EM 2017

FISCALIZAÇÃO

Período de referência: 01.04 à 30.06

Total de visitas: 3.114 Total de autos: 310

de referência: ATENDIMENTO Período 01.04 à 30.06 Sede:1.038 Seccional Sudeste: 985 Seccional Oeste: 806



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.