História dos Valdenses

Page 168

Pasquale lemmo

quer pessoas quer escritos, é testificada por muitos historiadores, como Morland, S. V. Bompiani, E. G. White, e muitos outros. Muitos escritos e tratados anteriores ao ano 1100, perderamse nas muitas perseguições sofridas pelos valdenses através dos séculos. Alguns tratados da época de 1100, 1120 foram recuperados nas visitas feitas pelo enviado oficial do governo inglês à região do Piemonte logo após o grande massacre do ano 1655. Visitando a região ele resgatou muitos escritos originais dos valdenses, que ele levou para a Inglaterra, e estão depositados na biblioteca da Universidade de Cambridge. Entre estes tratados estão sermões, poemas históricos e doutrinários, explicações do Pai Nosso e dos Dez Mandamentos, explicações dos artigos de fé, exortação ao arrependimento e ao temor de Deus, explicação sobre as obras do anti-Cristo, etc. A leitura dos títulos das obras originais preservadas durante o massacre de 1655, e o exame desses escritos revelam que os valdenses enfatizavam a importância da lei, do arrependimento e contrição, da fé e piedade singela,da temperança e da separação dos profanos costumes do mundo, de ser um cristão ligado a Deus em concerto de submissão e obediência ao Pai, Filho e Espírito Santo, etc. TÍTULOS DE ESCRITOS ORIGINAIS DOS VALDENSES RESGATADOS POR MORLAND, EM 1655-1658, E DEPOSITADOS NA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE:

1. O Temor do Senhor 2. O anti-Cristo e suas obras 3. Explicação da Oração do Pai Nosso 4. Explicações de diversas passagens dos Evangelistas e

168


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.