Beato João Paulo II

Page 27

sua “ligação de sangue” com Fátima: “Fiquei arrebatado com as poucas palavras do Santo Padre que se convenceu, de forma ainda mais profunda, da missão de sofrimento a que tinha sido chamado. A sua maior encíclica não terá sido talvez o mistério do seu sofrimento? Não morrera devido ao atentado mas, de qualquer forma, morria dia a dia na oblação da sua vida consumada pelo bem da Igreja. Foi o atentado que, de certa maneira, o fez morrer dia a dia. Mesmo a doença de Parkinson deve-se muito provavelmente àquele acontecimento criminoso. Wojtyla sentiu-se ainda mais ligado a Nossa Senhora, a Fátima. A bala foi encastrada na coroa da Virgem da Cova da Iria e o anel, presente do primaz da Polónia, cardeal Stefan Wyszynski, foi deposto pelo Papa aos pés da Imagem de Maria. (in “A última vidente de Fátima”) Se ainda houvesse dúvidas e fosse necessário mais algum sinal destas ligações, a Providência encarregou-se de o revelar com a data da morte e suas coincidências. Foi uma espécie de fenómeno dois-em-um...! João Paulo II morreu no primeiro sábado de abril. E também nas vésperas litúrgicas da Festa da Divina Misericórdia: O Papa mariano do Totus Tuus e, ao mesmo tempo, o grande apóstolo da Misericórdia de Deus, o

AGÊNCIA ECCLESIA

Papa do “Não tenhais medo, abri as portas a Cristo!”, foi levado para o Céu numa extraordinária coincidência de datas. O seu dies natalis – 2 de abril de 2005 - foi duplamente abençoado, por Maria e Jesus. Um abraço final que selou o envolvimento do pontificado de João Paulo II com Fátima e Cracóvia. Isso mesmo também sublinhou, durante as exéquias, o cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa: “Divina Misericórdia: O Santo Padre encontrou o reflexo mais puro da misericórdia de Deus na Mãe de Deus. Ele, que tinha perdido a mãe na tenra idade, amou ainda mais a Mãe divina. (...) Podemos estar certos de que o nosso amado Papa está agora à janela da casa do Pai, a ver-nos e a abençoar-nos. Sim, abençoa-nos Santo Padre. Nós confiamos a tua querida alma à Mãe de Deus, tua Mãe que te conduziu todos os dias e te conduzirá agora à glória eterna do Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor” (Homilia, 08.04.2005) Assim, a data escolhida para a sua beatificação, não podia ser melhor: João Paulo II será elevado aos altares no primeiro dia do mês de Maria que, neste ano, é também o Domingo da Divina Misericórdia.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.