Page 1

2. ALOJAMENTO Dada a grande afluência de trânsito a Fátima, no dia 10 de manhã, e de alguma dificuldade de os grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que os grupos venham mais cedo. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que o peçam atempadamente. Os grupos que vierem na véspera poderão contactar o Santuário, se precisarem de alojamento, indicando o número de crianças (quantos meninos e quantas meninas) e quantos adultos (um por cada 8 a 10 crianças) para: Serviço de Alojamento, Santuário de Fátima, 2496-908 Fátima ou para o email: seal@fatima.pt. 3. SECRETARIADO DA PEREGRINAÇÃO Encontra-se no Posto de Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto. 4. BONÉS Recomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar de recordação, estão disponíveis no Secretariado da Peregrinação (1 euro), a partir do dia 4 de Junho. 5. CRIANÇAS PERDIDAS As crianças perdidas, são acolhidas no Posto de Informações, junto à Capelinha. Todas as crianças deverão trazer a sua identificação e o contacto do responsável. 6. ASSISTÊNCIA MÉDICA No Posto de Socorros, atrás da Azinheira Grande. 7. ANTES DE ENTRAR NO RECINTO Os responsáveis das crianças devem aconselhá-las a comer, beber e ir à casa de banho, para que possam estar bem durante a celebração da missa. 8. Entrada no Recinto Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto, abrem às 10 horas. A partir das 10:45 as entradas fazem-se pelas zonas laterais. Aos catequistas pede-se a colaboração para manter uma atitude de silêncio dentro do Santuário.

9. Programa da Peregrinação Dia 9 18:00 20:30 21:00 21:15 21:30

Visita aos locais das aparições do Anjo: Loca do Cabeço e Aljustrel (livre) Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições Preparação da celebração, na Igreja da Santíssima Trindade Os sinos convidam à oração Com o Anjo, vamos adorar o Senhor – celebração na Igreja da Santíssima Trindade

Dia 10 09:00 09:30 10:00 11:00 15:00 16:00

Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições Toda a Criação louva o Senhor – Igreja da Santíssima Trindade Rosário, na Capelinha das Aparições Missa, no Recinto Toda a Criação louva o Senhor – Igreja da Santíssima Trindade (repetição) O meu tesouro és Tu, Senhor – celebração de despedida, Igreja da Santíssima Trindade.

Boa Viagem!

Santuário de Fátima Peregrinação das Crianças Apartado 31 2496-908 Fátima Tel. 249 539 600 | Fax. 249 539 605 www.fatima.pt | Email: 10junho@santuario-fatima.pt

PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS Santuário de Fátima, 9 E 10 DE Junho de 2011

Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro


Rev.dos Párocos, caros Catequistas, e outros responsáveis Neste primeiro ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário partiu das Aparições do Anjo e propõe como tema: Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro. Pretende-se desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade. A atitude de Adoração No crente, a atitude de adoração é o reconhecimento da transcendência de Deus; é a aceitação do Seu mistério; o desejo de O honrar e glorificar profundamente. A criança, pelo facto de ser criança, é propensa à contemplação das coisas. Não está, pois, longe de Deus e de uma atitude adorante perante o seu mistério. A preparação e a valorização da Peregrinação, ajudará as crianças a fazerem este caminho de reconhecimento da transcendência de Deus e a aprender que só a Ele devemos adorar. A Campanha de Maio Para ajudar as crianças a viver esta temática, propomos uma Campanha para o mês de Maio: semana a semana, as crianças são convidadas a fazer a descoberta de um tesouro, realizando as tarefas indicadas. O resultado destas tarefas, simbolicamente guardadas na caixinha do “Tesouro do Coração”, será trazido a Fátima na Peregrinação das Crianças e entregue no momento próprio. Cada paróquia ou grupo poderá pedir as que necessitar, solicitando-as atempadamente, até 15 de Abril, para: Santuário de Fátima | Peregrinação das Crianças, Apartado 31 | 2496-908 Fátima. Email: 10junho@santuario-fatima.pt; Telefone: 249 539 600.

1. Celebração a caminho de Fátima

(silêncio)

Catequista 1 – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen. Quem é que já viu pessoas ajoelhadas na igreja? (...) E quantos de vós já se ajoelharam alguma vez? (...) Para quê? (...) – Diante de quem é que a gente se ajoelha? (...) diante de Deus, para O adorar, porque só Ele merece a nossa adoração... A nossa Peregrinação deste ano vai ajudar-nos a perceber melhor o que é adorar a Deus e como O devemos adorar... Agora, vamos pedir a Nossa Senhora que nos acompanhe na nossa viagem. Peçamos-lhe que caminhe connosco:

Muito devagarinho e a pensar nas palavras que dizemos, vamos rezar a oração que o Anjo da Paz ensinou aos Pastorinhos e adoremos o Senhor.

Cantemos – Vem, vem connosco a caminhar, Santa Maria vem (CT 550). 1. Pelos caminhos da vida tu não caminhas só: contigo pelo caminho Santa Maria vai.

Catequista 2 – Ouvimos a Palavra de Deus, rezámos, cantámos. Mas há ainda outra coisa que devemos fazer: o que será? (...) – Devemos esforçar-nos por viver cada dia em atitude de adoração: louvando a Deus pelas coisas criadas, pelas pessoas que vivem connosco, pelo que aprendemos na escola, pelo que fazemos em casa, pelas brincadeiras, pela alegria de viver e por sentirmos que Deus é tudo para nós. Ele é o nosso maior tesouro! Temos que O guardar bem dentro do nosso coração. Se assim fizermos, estamos sempre a adorá-l’O!

Catequista 2 – Já todos sabemos que o Anjo da Paz, na sua 1ª Aparição, ensinou aos Pastorinhos uma oração muito bonita para adorar o Senhor, que nós até já rezámos muitas vezes: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos...” E sabem o que nos diz a Palavra de Deus sobre a adoração ao Senhor? – Ora escutem: (silêncio) Leitura do livro do Apocalipse (14, 6-7; 15, 4) Outro Anjo voava do mais alto dos céus. Era portador de uma Boa Nova para todas as nações. E clamava: Prestai reverência a Deus e dai-lhe glória; adorai o Criador do céu e da terra, do mar e das nascentes das águas! Senhor, quem não prestará reverência ao teu nome? Quem não lhe dará glória? Palavra do Senhor. R / Graças a Deus. Catequista 1 – Pelo Anjo, o Senhor disse-nos, que Ele é o Criador e Senhor de tudo quanto existe. Por isso, devemos adorá-l’O e louvá-l’O por todas as Suas obras e por tudo o que Ele é para nós. Adorar o Senhor no nosso coração e dizer-lhe um “obrigado” muito especial por todo o amor que nos tem. “Quem não Lhe dará glória?” – Uma pergunta que também é para nós... Vamos todos pensar e dar-Lhe glória no silêncio do nosso coração.

Oração – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão, para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. Cantemos aos Pastorinhos Refrão – Cantemos alegres a uma só voz; Francisco e Jacinta, rogai por nós (bis).

Catequista 1 – Em Fátima, se estivermos atentos, vamos compreender melhor tudo isto. Vamos fazer um esforço nesse sentido, está bem? Vamos, então, em paz e Nossa Senhora e os Pastorinhos nos acompanhem. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen. Cântico final – Vamos aprender e cantar, um cântico muito bonito, que também é o hino da Peregrinação que cantaremos em Fátima: Refrão – Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro. 1. A Deus, meu Pai e meu Senhor, que me criou com tanto amor! O meu louvor! 2. Diante de tão grande amor, eu me inclino com fervor! Deus e Senhor!

43300_desdobravel_4d74a5269742c  

4. BONÉS Recomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar de recordação, estão disponíveis no Secretari...

43300_desdobravel_4d74a5269742c  

4. BONÉS Recomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar de recordação, estão disponíveis no Secretari...

Advertisement