Page 1

2. ALOJAMENTO Dada a grande afluência de trânsito a Fátima, no dia 10 de manhã, e de alguma dificuldade de os grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que os grupos venham mais cedo. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que o peçam atempadamente. Os grupos que vierem na véspera poderão contactar o Santuário, se precisarem de alojamento, indicando o número de crianças (quantos meninos e quantas meninas) e quantos adultos (um por cada 8 a 10 crianças) para: Serviço de Alojamento, Santuário de Fátima, 2496-908 Fátima ou para o email: seal@fatima.pt. 3. SECRETARIADO DA PEREGRINAÇÃO Encontra-se no Posto de Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto. 4. BONÉS Recomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar de recordação, estão disponíveis no Secretariado da Peregrinação (1 euro), a partir do dia 4 de Junho. 5. CRIANÇAS PERDIDAS As crianças perdidas, são acolhidas no Posto de Informações, junto à Capelinha. Todas as crianças deverão trazer a sua identificação e o contacto do responsável. 6. ASSISTÊNCIA MÉDICA No Posto de Socorros, atrás da Azinheira Grande. 7. ANTES DE ENTRAR NO RECINTO Os responsáveis das crianças devem aconselhá-las a comer, beber e ir à casa de banho, para que possam estar bem durante a celebração da missa. 8. Entrada no Recinto Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto, abrem às 10 horas. A partir das 10:45 as entradas fazem-se pelas zonas laterais. Aos catequistas pede-se a colaboração para manter uma atitude de silêncio dentro do Santuário.

9. Programa da Peregrinação Dia 9 18:00 20:30 21:00 21:15 21:30

Visita aos locais das aparições do Anjo: Loca do Cabeço e Aljustrel (livre) Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições Preparação da celebração, na Igreja da Santíssima Trindade Os sinos convidam à oração Com o Anjo, vamos adorar o Senhor – celebração na Igreja da Santíssima Trindade

Dia 10 09:00 09:30 10:00 11:00 15:00 16:00

Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições Toda a Criação louva o Senhor – Igreja da Santíssima Trindade Rosário, na Capelinha das Aparições Missa, no Recinto Toda a Criação louva o Senhor – Igreja da Santíssima Trindade (repetição) O meu tesouro és Tu, Senhor – celebração de despedida, Igreja da Santíssima Trindade.

Boa Viagem!

Santuário de Fátima Peregrinação das Crianças Apartado 31 2496-908 Fátima Tel. 249 539 600 | Fax. 249 539 605 www.fatima.pt | Email: 10junho@santuario-fatima.pt

PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS Santuário de Fátima, 9 E 10 DE Junho de 2011

Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro


Rev.dos Párocos, caros Catequistas, e outros responsáveis Neste primeiro ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário partiu das Aparições do Anjo e propõe como tema: Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro. Pretende-se desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade. A atitude de Adoração No crente, a atitude de adoração é o reconhecimento da transcendência de Deus; é a aceitação do Seu mistério; o desejo de O honrar e glorificar profundamente. A criança, pelo facto de ser criança, é propensa à contemplação das coisas. Não está, pois, longe de Deus e de uma atitude adorante perante o seu mistério. A preparação e a valorização da Peregrinação, ajudará as crianças a fazerem este caminho de reconhecimento da transcendência de Deus e a aprender que só a Ele devemos adorar. A Campanha de Maio Para ajudar as crianças a viver esta temática, propomos uma Campanha para o mês de Maio: semana a semana, as crianças são convidadas a fazer a descoberta de um tesouro, realizando as tarefas indicadas. O resultado destas tarefas, simbolicamente guardadas na caixinha do “Tesouro do Coração”, será trazido a Fátima na Peregrinação das Crianças e entregue no momento próprio. Cada paróquia ou grupo poderá pedir as que necessitar, solicitando-as atempadamente, até 15 de Abril, para: Santuário de Fátima | Peregrinação das Crianças, Apartado 31 | 2496-908 Fátima. Email: 10junho@santuario-fatima.pt; Telefone: 249 539 600.

1. Celebração a caminho de Fátima

(silêncio)

Catequista 1 – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen. Quem é que já viu pessoas ajoelhadas na igreja? (...) E quantos de vós já se ajoelharam alguma vez? (...) Para quê? (...) – Diante de quem é que a gente se ajoelha? (...) diante de Deus, para O adorar, porque só Ele merece a nossa adoração... A nossa Peregrinação deste ano vai ajudar-nos a perceber melhor o que é adorar a Deus e como O devemos adorar... Agora, vamos pedir a Nossa Senhora que nos acompanhe na nossa viagem. Peçamos-lhe que caminhe connosco:

Muito devagarinho e a pensar nas palavras que dizemos, vamos rezar a oração que o Anjo da Paz ensinou aos Pastorinhos e adoremos o Senhor.

Cantemos – Vem, vem connosco a caminhar, Santa Maria vem (CT 550). 1. Pelos caminhos da vida tu não caminhas só: contigo pelo caminho Santa Maria vai.

Catequista 2 – Ouvimos a Palavra de Deus, rezámos, cantámos. Mas há ainda outra coisa que devemos fazer: o que será? (...) – Devemos esforçar-nos por viver cada dia em atitude de adoração: louvando a Deus pelas coisas criadas, pelas pessoas que vivem connosco, pelo que aprendemos na escola, pelo que fazemos em casa, pelas brincadeiras, pela alegria de viver e por sentirmos que Deus é tudo para nós. Ele é o nosso maior tesouro! Temos que O guardar bem dentro do nosso coração. Se assim fizermos, estamos sempre a adorá-l’O!

Catequista 2 – Já todos sabemos que o Anjo da Paz, na sua 1ª Aparição, ensinou aos Pastorinhos uma oração muito bonita para adorar o Senhor, que nós até já rezámos muitas vezes: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos...” E sabem o que nos diz a Palavra de Deus sobre a adoração ao Senhor? – Ora escutem: (silêncio) Leitura do livro do Apocalipse (14, 6-7; 15, 4) Outro Anjo voava do mais alto dos céus. Era portador de uma Boa Nova para todas as nações. E clamava: Prestai reverência a Deus e dai-lhe glória; adorai o Criador do céu e da terra, do mar e das nascentes das águas! Senhor, quem não prestará reverência ao teu nome? Quem não lhe dará glória? Palavra do Senhor. R / Graças a Deus. Catequista 1 – Pelo Anjo, o Senhor disse-nos, que Ele é o Criador e Senhor de tudo quanto existe. Por isso, devemos adorá-l’O e louvá-l’O por todas as Suas obras e por tudo o que Ele é para nós. Adorar o Senhor no nosso coração e dizer-lhe um “obrigado” muito especial por todo o amor que nos tem. “Quem não Lhe dará glória?” – Uma pergunta que também é para nós... Vamos todos pensar e dar-Lhe glória no silêncio do nosso coração.

Oração – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão, para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. Cantemos aos Pastorinhos Refrão – Cantemos alegres a uma só voz; Francisco e Jacinta, rogai por nós (bis).

Catequista 1 – Em Fátima, se estivermos atentos, vamos compreender melhor tudo isto. Vamos fazer um esforço nesse sentido, está bem? Vamos, então, em paz e Nossa Senhora e os Pastorinhos nos acompanhem. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen. Cântico final – Vamos aprender e cantar, um cântico muito bonito, que também é o hino da Peregrinação que cantaremos em Fátima: Refrão – Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro. 1. A Deus, meu Pai e meu Senhor, que me criou com tanto amor! O meu louvor! 2. Diante de tão grande amor, eu me inclino com fervor! Deus e Senhor!

43300_desdobravel_4d74a5269742c  

4. BONÉS Recomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar de recordação, estão disponíveis no Secretari...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you