CRA Virtual Junho 2021

Page 1

BOLETIM DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ ANO XXI

No 241

JUN 2021

BITCOIN E OUTRAS CRIPTOMOEDAS: O MÍNIMO QUE SE DEVE SABER PARA INVESTIR DE FORMA CORRETA Página 6

DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO: TODA ATENÇÃO AO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO

CURSO GRATUITO SOBRE GOVERNANÇA MUNICIPAL

Página 4

Página 5

CRA-PR Conselho Regional de Administração do Paraná


2

BOLETIM DO CRA-PR | No 241

PALAVRA DO PRESIDENTE Adm. Sérgio Pereira Lobo Presidente do CRA-PR

MOTIVOS PARA SER UM PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO

EXPEDIENTE

São inúmeros os motivos para termos escolhido ser profissionais de Administração, uma profissão que abre um leque muito amplo de possibilidades de atuação. É, também, um pré-requisito para quem deseja empreender com segurança. Seja ocupando um cargo de gestão ou gerenciando um negócio próprio, a pressão sobre os administradores é alta, o que exige formação adequada, constante – long life learning – e posso dizer que é um desafio e um estímulo à criatividade. É uma das profissões mais relevantes no mundo. Você, leitor, pode estar se perguntando por que comecei esse editorial fazendo uma ode aos administradores. A resposta está na valorização de uma profissão

que está sendo ainda mais valorizada no mercado nesse momento que estamos vivendo, e esse é um caminho só de ida. Os mercados amadureceram muito neste último um ano e meio, e, por isso, iniciativas como essa da ACAdm – Academia Corporativa da Administração – lançada pelo CFA são muito importantes. A ACAdm é uma plataforma de ensino a distância com foco na ampliação das competências profissionais. Nessa linha, estamos conduzindo pelo CRA-PR diferentes modelos de encontros online e iniciativas específicas de qualificação, por exemplo o curso de Capacitação em Governança Municipal, que discute o que existe de mais moderno nessa

função específica e de extrema importância para a sociedade. Trazemos também na edição deste boletim artigos inovadores sobre criptomoedas e outras tecnologias, temas que ditam novas tendências em todos os setores, principalmente por quebrar paradigmas de mercados tradicionais estabelecidos. E esse é o espírito do profissional de Administração: conectado, protagonista em suas funções, desde as mais técnicas até as mais criativas. Por isso, desejo a todos uma boa leitura e espero que esses temas despertem ainda mais a sede por informação e conhecimento em todos vocês. Boa leitura!

CRA Virtual é um informativo do Conselho Regional de Administração do Paraná Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1565 Cep: 80250-100 Curitiba/PR Fone/Fax: (41) 3311-5555 | Internet: www.cra-pr.org.br | E-mail: cra-pr@cra-pr.org.br | Presidente: Adm. Sérgio Lobo | Editoração: V3COM | Jornalista Responsável: Ricardo Voigt (DRT: 2860/11/50 – PR) | Fotos: Supervisão de Eventos e Arquivo. Periodicidade mensal – Distribuição exclusiva pela Internet.


3

JUNHO 2021

DICAS DICAS

CONHEÇA A ACADM, SEU AMBIENTE DE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL É senso comum que as rápidas mudanças no mercado e na sociedade exigem profissionais de Administração constantemente atualizados, preparados para atuar no cenário atual e identificar as tendências que surgem nas mais diversas áreas. Atento a essa necessidade, o Conselho Federal de Administração, por meio da Câmara de Formação Profissional, criou a Academia Corporativa da Administração, uma plataforma de ensino a distância com foco nas competências profissionais, na sustentabilidade das organizações e no desenvolvimento do país. “É com grande satisfação que o CFA, por meio da Câmara de Formação Profissional (CFP), apresenta a ACAdm. Esse é um projeto que foi pensado com todo cuidado e zelo, pois a sua missão é oferecer mais qualidade à formação dos profissionais de Administração”, afirma o presidente do CFA, Mauro Kreuz. Já foram disponibilizadas mais de 15 opções de cursos divididos por área de conhecimento, além de webinars e palestras, e haverá atualizações mensais, conforme curadoria pensada por e para os profissionais da área. O conteúdo pode ser acessado via computador ou smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar, e os participantes recebem Certificação Profissional em Administração. Todos os cursos da ACAdm são gratuitos e exclusivos para registrados adimplentes em qualquer CRA. As aulas são realizadas online na plataforma Tutor LMS, uma das mais seguras e completas em ensino a distância do mundo, acompanhadas por trilhas de aprendizagem, gerenciamento das competências dos usuários e acompanhamento individual da evolução das aprendizagens. Os alunos contam também com área de tutores para tirar dúvidas, quizzes e Q&A – Questions and Answers, (perguntas e respostas), monitoramento de estudos, comunidades de estudantes e área do aluno. Mais informações e a área para inscrição estão disponíveis em: https://acadm.cfa.org.br.

PARTICIPE! Envie suas sugestões para o e-mail boletim@cra-pr.org.br


4

BOLETIM DO CRA-PR | No 241

CRA-PR ESTÁ OFERECENDO CURSO GRATUITO SOBRE GOVERNANÇA MUNICIPAL Intuito é formar profissionais de Administração aptos a obter melhores resultados na Administração Pública O Conselho Regional de Administração do Paraná está oferecendo gratuitamente aos seus registrados um curso em Governança Municipal, com o objetivo de preparar os profissionais de Administração para o uso correto de ferramentas de diagnóstico e análise municipal, possibilitando novas formas de gestão pública, baseadas em dados, números e relatórios. Com a capacitação, o CRA-PR espera inserir mais administradores na área de gestão pública, inclusive no papel de consultores e assessores, processo que colabora para profissionalizar a administração dos municípios, com ganhos para toda a população. Um dos focos do curso será a apresentação do Índice de Governança Muni-

Serão abordados indicadores de desempenho, ferramentas de gestão municipal, organização e gestão de bancos de dados, cases de sucesso, diagnóstico de municípios, plano de ação na prática e outros conteúdos correlatos.

cipal, ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração que avalia e permite comparar a gestão dos municípios em três dimensões – finanças, gestão e desempenho –, considerando áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, entre outras. Os resultados apurados pelo IGM representam uma rica e confiável fonte de informação para embasar tomadas de decisão, tornando o planejamento mais assertivo. Serão abordados indicadores de desempenho, ferramentas de gestão municipal, organização e gestão de bancos de dados, cases de sucesso, diagnóstico de municípios, plano de ação na prática e outros conteúdos correlatos, por meio de aulas expositivas e workshops. O conteúdo está sendo ministrado à distância, com um encontro síncrono e demais aulas gravadas, por quatro membros da Câmara de Gestão Pública: • Adm. Liz Rodrigues – MBA em Administração e Marketing, MBA em Inovação na Gestão Pública, administradora na Secretaria de Governo da Prefeitura de Londrina, membro da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR.

• Adm. Leonidas Lopes de Camargo – mestre em Engenharia de Produção, professor universitário aposentado, membro da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR. • Adm. Anderson Luiz Michelin – mestre em Gestão Estratégica da Organizações, professor universitário e coordenador de curso, diretor do IRDES, membro da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR. • Adm. Fabrízio Meller da Silva – doutor em Administração, professor do programa de pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) – UEM, membro da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR.


5

JUNHO 2021

DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO: TODA ATENÇÃO AO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO Em junho, a Diretoria de Fiscalização deu continuidade a ações importantes que vêm sendo desenvolvidas há meses e obteve bons resultados. A primeira delas se refere à fiscalização da supervisão dos estágios em Administração, que deve ser realizada, obrigatoriamente, por profissionais da Administração com registro ativo no CRA-PR, o que garante que os estudantes sejam orientados por administradores que estejam exercendo a profissão de maneira legal. Até o momento, os resultados obtidos foram os seguintes:

Supervisores de Estágio

Acervo técnico

Fiscalização OPs

Ofícios da fiscalização fora do Implanta (solicitando supervisores de estágio)

128

Processos PF supervisão de estágio

59

Atestados registrados

60

Certidões de RCA

49

Certidão de Acervo Técnico

17

Fiscalização de licitações e concursos

17

Neste período, também foram feitas cinco impugnações de editais de licitação com base em pesquisa online. Dessas, uma foi indeferida, uma foi deferida, uma não obteve resposta e duas ainda estão em período de análise. Juntas, essas iniciativas fortalecem a área da Administração e garantem o exercício legal da profissão no Estado do Paraná.

EVENTO ACONTECEU EM JUNHO 2 D E J U N H O Cubo ESG – compliance sustentável Em 2 de junho, o CRA-PR transmitiu uma palestra online sobre Cubo ESG, uma ferramenta que permite melhor visualização dos pilares fundamentais para a implementação de uma governança baseada em uma cultura de finanças sustentável. O conteúdo foi ministrado por Andréa Leoni, especialista em Compliance e Integridade.


6

BOLETIM DO CRA-PR | No 241

BITCOIN E OUTRAS CRIPTOMOEDAS: O MÍNIMO QUE SE DEVE SABER PARA INVESTIR DE FORMA CORRETA – Por Carlos Alexandre Rodrigues

Criado para ser uma alternativa ao mercado financeiro tradicional a partir da crise de 2008, que quebrou dezenas de instituições financeiras tradicionais, o Bitcoin e a sua tecnologia subjacente, o blockchain, nasceu com pretensões altamente libertárias e contrárias ao mercado tradicional, como uma moeda que não era emitida por Bancos Centrais e não dependia de instituições financeiras para funcionar como meio de troca ou unidade de conta (como uma moeda corrente) ou como reserva de valor (como o ouro). Por conta disso, foi natural que, nos primórdios, os principais usuários do Bitcoin fossem unicamente pessoas físicas com alto grau de conhecimento específico em informática e computação. Sendo mais direto: no início, somente se interessavam por essa “moeda digital” os chamados geeks ou nerds, que costumam ser os primeiros a ser atraídos por avanços em tecnologia. A partir do ano de 2011, quando começaram a surgir as primeiras corretoras de criptomoedas (cryptoexchanges), esse público dos early adopters e cypherpunks foi expandido, chegando a algumas pessoas mais atentas e que começaram a estudar e compreender melhor a utilidade de criptomoedas descentralizadas ou, principalmente, se entusiasmaram com a possibilidade de crescimento exponencial em um investimento alternativo. De todo modo, somente a partir do ano de 2017, quando o Bitcoin atingiu a sua (então) máxima histórica de 20 mil dólares, é que pessoas fora do nicho de informática, além de empresas e investidores institucionais que até então passavam longe do investimento em criptomoedas – dentre outros pontos, por estarmos falando de um mercado não regulado em quase todos os países do globo e ainda, para alguns, incompreensível e ligado a crimes na deep web em seus primórdios – começaram a se interessar pelo assunto. E como se interessam. No momento atual, em que o Bitcoin atingiu novas máximas históricas (chegou próximo de 65 mil dólares, em abril de 2021; atualmente, quando escrevo este artigo, em junho/2021, seu preço é de

cerca de 39 mil dólares por unidade, bem abaixo da máxima histórica, mas ainda assim o dobro do valor de 2017), o assunto passou a fazer parte do mainstream, com influenciadores, casas de análise, jornais especializados e mesmo a imprensa “comum” dando grande destaque às criptomoedas, seus preços e sua volatidade. Embora isto não seja um fenômeno isolado (na verdade, no Brasil estamos diante de um momento de migração dos investimentos de renda fixa, como a poupança, para um maior interesse em investimentos em renda variável; com isso, o número de investidores pessoas físicas cadastrados na Bolsa de Valores brasileira “tradicional”, a B3, mais que dobrou entre 2019 e 2020), é certamente um momento em que muitos desses novos investidores podem ser prejudicados por aproveitadores, que se valem da aura de futurismo e vanguarda das criptomo-


JUNHO 2021

edas para oferecer a desavisados produtos que prometem rendimentos surreais (é comum propagandas que falam em robôs investidores e garantem rendimentos fixos de 10% ao mês, por exemplo), mas que são, na verdade, golpes. Talvez por isso, muitos ainda associem as criptomoedas a pirâmides, a um “esquema Ponzi” infinito e assim se afastem de investir ou ao menos de conhecer o mundo das criptomoedas e do blockchain; pior ainda, muitos acreditam nisso e investem da forma errada, desconhecendo o risco que o mercado de criptos – ainda em sua pré-adolescência – pode infligir a desavisados ou gananciosos extremos. Pensando nisso, apresentamos abaixo as três formas possíveis para o investimento em criptomoedas, como o Bitcoin ou o Ethereum (as mais conhecidas, neste momento de hype), por pessoas físicas, que não envolvem riscos com pirâmides ou empresas golpistas: 1. Aquisição peer-to-peer: neste modo, uma pessoa vende a moeda digital a outra, trocando por reais, por exemplo, e a recebe diretamente em sua carteira (wallet) pessoal, que pode ser um aplicativo de celular, um software de computador ou mesmo um código impresso (caberia outro artigo somente para falar a respeito dessa transação, mas por ora o interessante é saber que ela existe), sem intermediários, como bancos, corretoras ou casas de câmbio. Também é possível trocar serviços por moedas digitais diretamente, vendendo bens ou prestando serviços mediante pagamento em criptomoedas. Essa foi a forma originalmente pensada pelo sistema Bitcoin, que, como vimos, visava justamente substituir o sistema monetário tradicional e seus midllemen (intermediários).

2. Aquisição em exchanges: este é, atualmente, o modo mais popular. As corretoras de criptomoedas cumprem o papel de aproximar as pontas vendedoras e compradoras das mais variadas criptomoedas (existem milhares delas, conhecidas como altcoins, ou seja, as moedas alternativas ao Bitcoin) e cobram uma taxa por isso. Existem corretoras nacionais e internacionais, e nesses ambientes é possível trocar moedas “oficiais”, como o real ou o dólar, por criptomoedas, bem como uma cripto por outra, sem qualquer conhecimento técnico sobre as criptomoedas em si. Funcionam exatamente como uma corretora de valores mobiliários na bolsa, porém, não são reguladas pela CVM, tampouco fazem parte do sistema financeiro “tradicional”, portanto é preciso cuidado em sua escolha e utilização – não se recomenda, por exemplo, que sejam utilizadas como “cofres” ou “carteiras” das criptomoedas adquiridas. 3. Aquisição de ETFs: os ETFs (sigla em inglês para Exchange Traded Funds) são fundos de investimento negociados em bolsa de valores pelo mundo que funcionam como um “espelhamento” de determinados índices do mercado – como o índice Ibovespa ou a Nasdaq americana. Assim, quem opta por investir em um ETF acaba por investir em todos os papéis que compõem determinado índice, sem ter de comprar todos os papéis (ações, por exemplo) que compõem o referido índice, simplificando o investimento, ao mesmo tempo em que o diversifica. O Brasil foi o segundo país do mundo (o primeiro foi o Canadá, em fevereiro) a aprovar, por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dois ETFS de crip-

7 toativos: um que replicará apenas a variação do Bitcoin e outro composto por uma “cesta” com seis criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Chainlink, BitcoinCash e Stellar). Ambos são negociados na Bolsa de Valores e estão disponíveis a qualquer investidor, inclusive pessoas físicas interessadas em investir em criptomoedas, mas com pouco conhecimento sobre os padrões necessários para atuar peer-to-peer ou por meio de corretoras. Cumpre verificar ainda que, pela legislação brasileira, não há nada que impeça uma empresa (melhor, uma pessoa jurídica constituída) a possuir investimento em criptomoedas. Desde que cumpra as normas previstas na IN 1888/19 a título de declaração de movimentações e tenha alguns outros cuidados jurídicos mínimos, é possível utilizar-se da criptomoeda para suas atividades, sem qualquer empecilho legal. Por fim, um alerta: tão importante quanto a atenção aos meios corretos para a aquisição dos ativos aqui resumidos, é fundamental que o interessado tenha um conhecimento mínimo sobre o que está adquirindo, mesmo porque a volatilidade das criptomoedas ainda é um fator de afastamento para muitos não familiarizados com o ecossistema. Além disso, não se deve investir grandes somas até que o mercado atinja certa maturidade, procurando, sempre que possível, profissionais e pessoas sérias desse ramo para auxiliar nos investimentos, para evitar golpes ou promessas irreais. Carlos Alexandre Rodrigues é advogado em Londrina-PR, autor de Criptomoedas e Blockchain – Aspectos Jurídicos, pela Editora Juspodium, atualmente em sua segunda edição. Contatos em seu site: www.caradvogados.com.br.


8

BOLETIM DO CRA-PR | No 241

BOAS-VINDAS AOS NOVOS REGISTRADOS

49ma Consultoria Empresarial Ana Paula Moreira dos Santos André Luiz de Almeida Figueiredo Junior Bianca Schuster Paes Carlos Roberto Ribeiro Junior Daniela Seidel Debora Andrea Liessem Vigorena Guevara Dgx Terceirizacao de Servicos Eireli Diego Marlon Marcondes Edison Luiz Outeiro Evelyn da Costa Ribeiro Felipe Gomes dos Santos Fernando Cruz Ferreira Franciele Pereira Oliveira Jailson Junior Malaquias dos Santos Jose Luis Ceccon Fagnani Loreny Ferreira da Silva

Lucas Baiak Luciane Millarch Nogaroli Luis Felipe Gusso Marcos Antonio Rodrigues Massaro Maria Auzana Nicolli Mariana Rosa Milanez Neida Pinheiro de Menezes Ribeiro Patricia da Silva Priscilla Alves Leite Rafael Silva de Moraes Rogers Martins dalmas Saulo Lucio Godoy Thalita Santos Felisbino Thamires Marcondes das Dores Thiago Yabonski Wesley Marlon Guedes da Silva

CRA-PR REALIZA WEBINAR DE BOASVINDAS A NOVOS REGISTRADOS A Diretoria de Eventos do CRA-PR promoveu em 7 de junho mais um evento virtual de b o as-vindas aos novos registrados. Esse encontro online é uma oportunidade para conhecer a estrutura do Conselho, as formas de atuação, a importância para os profissionais de Administração e as vantagens pessoais em manter o registro ativo, como as ações de capacitação e aprimoramento profissional e os descontos exclusivos na rede de estabelecimentos parceiros. Essa é uma ótima oportunidade também para os registrados há mais tempo que não participaram das edições anteriores e têm dúvidas sobre os trabalhos desenvolvidos pelo CRA-PR. Se esse é o seu caso, preste atenção à data do próximo evento no nosso site e participe!


9

INVESTIMENTO PARA TODOS Os grandes volumes de dinheiro movimentados na Bolsa de Valores podem chegar a assustar quem busca dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Notícias sobre aberturas de capital (IPO) que envolvem bilhões de reais e enormes lucros e prejuízos podem mascarar uma informação bastante interessante para quem busca uma forma de poupar: o mercado de ações pode ser uma ótima opção para pequenos investidores. Você já pensou nisso? As opções mais tradicionais e conhecidas pela segurança, como a poupança, deixaram de ser um investimento atrativo pela baixa rentabilidade, que não vai muito além dos índices de inflação (podendo inclusive apresentar ganho real negativo, como nos últimos 12 meses) e é nesse cenário que a Bolsa de Valores se destaca, com sua possibilidade de retornos muito superiores. Com um valor próximo a R$ 100, já é possível adquirir as primeiras ações e começar a aventura pelo mercado financeiro, mas é preciso ter disciplina para obter os resultados esperados. Para quem acredita não ter renda suficiente para investir, o conselho é criar uma planilha e anotar todos os gastos realizados. Você pode se surpreender com quanto desperdiça de dinheiro com coisas desnecessárias. Para isso, crie duas colunas, uma com seus ganhos e outra com suas despesas, como uma forma muito simplificada de um Balanço Patrimonial, e preste atenção nos supérfluos que puderem ser cortados. O objetivo nesse momento é evitar, de qualquer maneira, que você gaste mais do que ganha. Se você tiver dívidas, foque na quitação delas e não crie novas. Para isso, evitar compras por impulso é primordial. Se, após o controle de gastos, ainda não sobrar mensalmente um valor a ser investido, não há outro caminho a não ser aumentar a renda. Busque qualificações, que podem ser gratuitas (por exemplo, os cursos da ACAdm, apresentados na página 3), e concentre-se em conseguir uma promoção no trabalho ou, se não for possível, uma atividade complementar ou um novo emprego, com melhor salário. Para os empreendedores, a revisão

de processos e a redução de despesas fixas certamente vão ajudar. O importante é aumentar a renda sem aumentar as despesas, senão você nunca sairá desse ciclo e sempre vai trabalhar apenas para pagar contas. QUAIS SÃO AS MELHORES OPÇÕES DE INVESTIMENTOS? Não há uma resposta única para essa pergunta, pois há opções para todos os perfis de investidor, por exemplo títulos públicos, títulos de renda fixa (como CDBs, LCIs, LCAs), ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos, fundos de previdência privada, entre outros. Para escolher qual deles mais se encaixa ao seu propósito, é importante definir se seu objetivo é de curto, médio ou longo prazo e se o seu perfil é conservador, moderado ou arrojado, lembrando que, em muitos casos, as opções de maiores riscos podem trazer maior rentabilidade. A dica é que recursos para objetivos de curto prazo (até 2 anos) sejam investidos de forma mais conservadora; os de médio prazo (entre 2 a 5 anos), em opções moderadas; já os recursos para longo prazo (a partir de 5 anos) podem ser investidos de forma mais arrojada. Para qualquer horizonte, a sugestão é procurar uma corretora que ajude a decidir qual é o melhor conjunto de investimentos de forma diversificada e de acordo com o seu perfil e seus objetivos, pois essas empresas conseguem consolidar em uma só plataforma o acesso a todas essas modalidades de investimentos, de modo que o investidor tenha o melhor retorno para o seu capital, que pode ir muito além do que o oferecido pela poupança e, muitas vezes, com a mesma segurança que ela oferece. Adm. Regilaine Specia de Arruda é agente de investimentos CVM, sócia da Sal Investimentos AAI, assessora de investimentos credenciada à XP, colunista da Rede AERP/PR – Coluna Saúde do Bolso, membro da Câmara da Mulher Administradora do CRA-PR.


10

BOLETIM DO CRA-PR | No 241

FRAUDES NA INTERNET – Por Rafael Vianna | Analista De Sistemas do CRA-PR

Assim como a tecnologia, os criminosos evoluem. Engana-se, porém, quem acha que isso diz respeito apenas às ferramentas utilizadas, pois – em grande parte – os bandidos têm acesso às mesmas interfaces que um cidadão comum. Assim, o ponto de atenção deve recair sobre a criatividade utilizada pelos atacantes para corromper o cotidiano das pessoas contra elas mesmas. Para se proteger de tais perigos e não “morder nenhuma isca”, é primordial manter-se atualizado em relação aos golpes utilizados. Primeiro, deve-se entender que é cada vez mais difícil lograr êxito em empreitadas contra instituições bancárias ou comerciais, pois elas contam com cada vez mais recursos de proteção cibernética. Consequentemente, o foco passou para o usuário comum, que possui menos recursos e conhecimento, apresentando-se em quantidade infinitamente maior na rede, devido à democratização da tecnologia. Dessa forma, os golpistas têm observado o uso da internet e elaborado técnicas de engenharia social focadas no dia a dia das pessoas para enganá-las e – na quantidade – lucrar mais do que seria possível lesando grandes empresas. Os golpes são os mais variados possíveis, contudo a base de todos é a mesma desde os primórdios da humanidade: abusar da confiança ou do medo. Nessa linha, um dos mais básicos existente é o furto de identidade. Esse ataque busca conseguir dados que os próprios usuários postam nas redes, a fim de ter conteúdo suficiente para criar perfis ou contas falsas e praticar mais fraudes. Não obstante, a partir de tais contas, costuma-se praticar o famoso phishing, envio de mensagens falsas que induzem os contatos de quem teve a identidade furtada a acessar links, baixar arquivos, enviar dados ou até dinheiro. A solução é se aperfeiçoar cada vez mais na prevenção: questionar-se por que alguém entraria em contato sem pedido prévio é a primeira coisa a se fazer. Ainda, deve-se sempre desconfiar de mensagens que apelem por atenção, que imponham tempo de resposta ou indiquem penalidades caso não sejam respondidas. Dessa forma, a prudência é aliada da segurança. Caso não haja certeza, deve-se entrar em contato com a empresa ou o conhecido por meio de sites e telefones oficiais, sem ceder aos links e contatos contidos em mensagens duvidosas.

FRAUDES MAIS COMUNS • Furto de identidade O que é: ato de obter informações suficientes para tentar se passar por uma pessoa ou empresa. Como ocorre: os atacantes reúnem dados que estejam com visibilidade pública em redes sociais ou sites e os utilizam para criar contas falsas. Pode, também, ocorrer com o acesso indevido a contas de e-mail utilizando recursos de recuperação de contas e mudança de senhas com os dados pessoais garimpados ou por meio de mascaramento de campos de mensagens de e-mails, alterando o texto exibido na indicação do remetente. Quanto mais informações da própria vida pessoal alguém coloca na internet, mais fácil se torna realizar o furto de identidade. Consequências: perdas financeiras, ações judiciais e prejuízos à reputação são os impactos mais comuns. Prevenção: restringir ao máximo a visibilidade de dados pessoais em redes sociais e em sites; postar somente o necessário em relação a sua rotina e vida pessoal; não utilizar senhas baseadas em dados pessoais ou de parentes; questionar-se sempre sobre a real necessidade de criar contas ou utilizar algum dado em redes sociais e sites. • Golpe da antecipação de recurso O que é: solicitação de dados pessoais ou pedido de antecipação de quantia financeira com a promessa de recebimento de benefício ou faturamento futuro. Como ocorre: por meio de mensagens, ligações ou acesso a sites fraudulentos. Geralmente envolve uma história comovente ou excitante que inclui o envio de dados ou dinheiro. Um exemplo famoso é o Golpe da Nigéria, em que se solicita um intermediário para uma transação internacional de fundos de alto valor monetário, com a promessa de lucro de um percentual da transferência. Geralmente é dito que seu contato é uma indicação por ser uma pessoa confiável e honesta. Suas variações envolvem loterias internacionais, oferta de crédito fácil, doação de animais de raça, ofertas de emprego, busca de namorados ou namoradas, entre outros.


JUNHO 2021

Prevenção: suspeitar de histórias que envolvam prazos e solicitação de sigilo. Atentar para erros gramaticais grosseiros. Ligar para a polícia ou instituições de defesa do consumidor para verificar se não se trata de uma fraude. • Phishing O que é: obtenção de dados pessoais ou financeiros por meio do envio desses dados em sites ou e-mails fraudulentos, utilizando-se de engenharia social para envolver e enganar as vítimas. Como ocorre: os atacantes enviam e-mails e mensagens ou criam sites copiando a interface e a linguagem utilizada por instituições oficiais. Utilizam sempre de textos ou imagens que estimulem a curiosidade ou apelem para as consequências da não realização da atividade. Buscam a obtenção de dados por meio de links ou arquivos específicos. Um exemplo é o recebimento de e-mails que citem fotos tiradas com uma pessoa e peçam para a vítima abrir o arquivo ou de boletos atrasados com ameaça do envio para protesto. Prevenção: verifique o remetente e, no caso de e-mails, os metadados para validação do real remetente. Entre em contato com as instituições por meio de telefones ou sites oficiais, evite abrir anexos ou entrar em links duvidosos e busque o site diretamente na internet. Antes de clicar nos links, passe o mouse por cima e verifique se o texto do link não oculta outro link realmente diferente. Certifique-se sobre a validade do certificado digital do site ou do documento assinado. Consulte a polícia e as entidades de defesa do consumidor sobre a existência de golpes semelhantes. • Pharming O que é: um tipo de phishing que envolve o comprometimento de serviços de DNS (Domain Name System). Quando se acessa um site específico ao digitar uma URL no navegador, o serviço corrompido redireciona para um site falso (cópia do original). Como ocorre: com ataque a servidores DNS da internet (extremamente raro), códigos maliciosos que alteram o funcionamento do serviço de DNS do computador do usuário (comum) e ataque ao serviço de redirecionamento de roteadores (comum). Prevenção: uso de antivírus e antimalwares nos computadores pessoais e senhas fortes em modems e roteadores. Atenção a mudanças repentinas em sites (podem indicar que se trata de

11

um site falso). • Golpe do comércio eletrônico O que é: sites que exploram a confiança de consumidores expondo produtos com preços geralmente abaixo do mercado. Podem ser páginas criadas especificamente para esse fim ou vendedores que utilizam o espaço de sites legítimos. Como ocorre: com a criação de sites falsos, extremamente parecidos com os legítimos, que simulam a existência de grande fluxo de venda de produtos. Ainda, pode ocorrer em sites legítimos de venda coletiva, com a simulação de venda de produtos com preços vantajosos e prazos curtos de oferta. Prevenção: realize pesquisa de mercado em relação ao preço do produto e à reputação do vendedor. Procure comprar de quem tem grande quantidade de produtos vendidos e boas avaliações. Não informe os dados pessoais caso a página não ofereça conexão segura. Evite comprar por impulso. Realize pesquisas em sites de reclamações. Peça o CNPJ do vendedor para realizar a sua validação. Marque o encontro para recebimento do produto em locais públicos. • Hoax (boato) O que é: mensagens com conteúdo e títulos apelativos, geralmente com assuntos do cotidiano. Como ocorre: geralmente por e-mails, mensagens ou posts envolvendo temas do dia a dia que estão em alta, com linguagem apelativa e tentativa de alarmar o leitor. Em geral, buscam alterar a opinião do leitor ou fazer com que entrem em sites ou realizem alguma atividade maliciosa. Costumam pedir para que a informação seja repassada. Prevenção: leia mais de uma vez a mensagem para verificar desvios de lógica. Busque mais informações em sites oficiais de notícias ou órgãos governamentais. Pesquise em sites especializados em boatos e notícias falsas para realizar a validação (www.fraudes.org ou www.symantec.com/avcenter/ hoax.html). Prefira sites que comecem com https. Pesquise se o site é hospedado em uma plataforma PCI. Pesquise em ranks e listas negras de sites, como Reclame Aqui, eBit, Procon etc. Importante: em qualquer um dos casos, procure os órgãos de segurança pública e defesa do consumidor e reporte o fato!



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.