7CTDTCCPEX01 MAPEANDO ÁREAS, DESCOBRINDO TERRENOS: UMA AÇÃO TOPOGRÁFICA Alan Audo Viana Chianca (1) ; André Ricardo de L. Araújo (2) , Henrique Sérgio R. H. Sá Sobrinho (2) (2) (2) , Jean Kleber Finizola de Oliveira , Marcus Aurélio C. Barreto Filho , Antônio Paulo Cabral (3) (5) de Melo , Claudionor Crisóstomo de Sousa Centro de Tecnologia/Departamento de Tecnologia da Construção Civil/PROBEX RESUMO O projeto “Mapeando áreas, descobrindo terrenos: uma ação topográfica” se caracteriza por ser um projeto de extensão de área técnica que se abre para o social objetivando um crescimento da comunidade na busca da cidadania, no conhecimento de instrumentos técnicos importantes para a sua luta comunitária, no relacionamento das diferenças e dos diferentes, utilizando o caminho da solidariedade e da fraternidade (valores éticos levados em conta, hoje em dia no meio cientifico, e, sobretudo pelas organizações altermondialistas)Para tal, o nosso projeto se dispõe a uma complementação do mapeamento existente da área em questão, aproveitando para a realização de uma reambulação e de um cadastramento um pouco mais pormenorizado, utilizando para isso o corpo discente da graduação (Engenharia Civil / Topografia I e II). PALAVRASCHAVE: Cidadania, Tecnologia, Organização social.
INTRODUÇÃO Diante da necessidade de melhor conhecer a comunidade de São Rafael situada na outra margem da BR230 em relação ao Conjunto Habitacional Castelo Branco, visando o desenvolvimento integrado dos programas de extensão que se desenvolvem no bairro, sob a égide do Programa de Bolsa de Extensão/PróReitoria para Assuntos Comunitários (PROBEX/PRAC/UFPB), apresentamos o presente Projeto de Extensão. É imperativo ressaltar que estes programas de extensão vêm sendo desenvolvidos há seis anos consecutivos a partir de uma concepção multidisciplinar envolvendo professores de formação acadêmica nas áreas de Biblioteconomia, Administração, Engenharia civil, Farmácia e Medicina, visando desenvolver ações comunitárias buscando a interdisciplinaridade. Desta feita, um novo programa se junta ao nosso projeto: tratase de “Segurança e Saúde na atividade: colaborando com a qualidade de vida da comunidade” da área de Engenharia de Segurança, da autoria das alunas Laudicéia Ramalho Dionízio e Sandra Maria S. Ideião. Durante o desenvolvimento do nosso projeto 2006 nos encontramos para planejar e avaliar as ações. Na atual fase de implementação destes programas, o grupo de professores e alunos envolvidos sentiram a necessidade de levantar subsídios acerca da comunidade São Rafael, no que tange as condições de moradia (condições, instalações, conservação, segurança, higiene, etc), número de crianças residentes, ociosidade de crianças e adolescentes fora da escola ou na escola, mas fora de faixa; atuação da Associação de moradores de São Rafael e de outras associações atuantes na área tais como: rádio comunitária Voz Popular, AMAZON, AA, EBE e outras; potencialidades da comunidade em relação ao cultivo, conhecimento e utilização das plantas medicinais para os tratamentos das enfermidades que são acometidos, conhecimentos das zoonoses e outras necessidades. Neste sentido, acreditamos que os dados levantados acerca das informações relativas à comunidade serão extremamente importantes para o desenvolvimento das ações extensionistas, considerando o objetivo da busca de interação entre a universidade e a comunidade, a partir da troca de conhecimentos de forma bidirecional, com ênfase no hábito da leitura, prevenção de doenças, promoção da saúde e da cidadania. Outrossim, temos conhecimento de dados levantados por pesquisa desenvolvida pela Igreja Católica e associações de moradores por ocasião da instalação do programa Fome Zero do Governo Federal.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (1) (5)
(2)
(3)
Aluno(a)Bolsista; Aluno(a) Voluntário(a); Prof(a) Orientador(a)/Coordenador(a); Servidor Técnico/Colaborador
(4)
Prof(a) Colaborador(a);