Issuu on Google+

ornal do Cota EDIÇÃO 13 - COTA MIL IATE CLUBE - JUNHO 2016

Eleições 2016

Estamos nos aproximando das eleições do Clube, que ocorrerão em outubro de 2016. Durante os últimos quatro anos, dei sequência ao trabalho realizado pelos ex-Comodoros do Clube, com atenção especial a revitalização da estrutura, a modernização dos processos e melhoria da comunicação e do relacionamento do Cota Mil com os sócios e com a cidade. Ao assumir, submeti ao Conselho Deliberativo, o Plano de Trabalho 2013, contendo um diagnóstico completo do Cota Mil e as ações, obras e melhorias a serem implementadas. Esse Plano de Trabalho foi aprovado por unanimidade e amplamente divulgado ao quadro de associados, de igual modo: os Planos de Trabalho dos anos de 2014, 2015 e do ano 2016, que se encontra em execução. Nesse período de minha gestão, participei de todas as reuniões do Conselho Deliberativo do Clube, com o objetivo de discutir e aprovar os projetos e orçamentos das obras planejadas e também, apresentar informações e esclarecimentos importantes sobre a gestão administrativa e financeira do Cota Mil.

Existem avanços significativos conquistados e pontos de atenção para a continuidade do trabalho. O Cota Mil Iate Clube, um dos clubes de estrutura mais bonita e bem posicionada de Brasília, aguarda os seus novos dirigentes. Participem do processo eleitoral! Como Comodoro do Clube, comprometo-me a passar à próxima gestão todas as informações existentes de maneira clara, transparente, detalhada e objetiva. É meu desejo realizar no fim do ano a passagem de comando em um evento a altura da história do nosso Clube. É o meu compromisso, seguir ajudando em tudo o que for necessário. Antecipadamente, registro aqui o meu agradecimento a todos os Diretores, membros do Conselho Deliberativo, Comissão Fiscal, Comissão de Ética, funcionários e de maneira especial, ao meu grande amigo e vice-comodoro, José Raymundo. Viva o Cota! Jorge Gutierrez


SOCIAL / ESPORTE / OUTROS O que realizamos juntos nesse 1º semestre de 2016: nova sinalização das piscinas; nova placa com regulamento para a Sinuca; troca do toldo; substituição da areia das quadras esportivas; construção de uma nova quadra de areia; contenção do desmoronamento do cais; manutenção do campo de futebol society; pintura das churrasqueiras; recapeamento do piso na náutica, próximo as quadras de areia; aquisição de ventiladores para o pilates; inauguração do Autêntico Beira Lago com opções variadas de cardápio e garçons; reunião dos sócios para decisão sobre a manutenção das quadras de tênis; inauguração do novo Salão de Beleza; curso de mergulho com sorteio gratuito de vagas para os sócios; 4 paratletas da Vela Adaptada do Cota Mil participando do Mundial na Holanda; criação do Acervo de fotos e reportagens antigas no site; criação da área de Inclusão Social no site; criação da área de Obras no site; criação da área de “Faça o Seu Evento aqui” no site, com fotos, tabelas de preços e informações complementares; novo professor de Beach Tennis no Cota Atividades; aumento do tempo da aula de Dança de Salão; criação da arte dos novos uniformes para os funcionários do Cota Mil; controle rigoroso de prazos para a dedetização; instalação de álcool em gel em vários pontos do clube para higienização das mãos; atualização do Regimento da Náutica, das Regras de Churrasqueiras e do Código de Ética; participação na campanha “Maio Amarelo”, pela paz no trânsito;

início do projeto de paisagismo; aquisição de bombas de irrigação; aquisição de novas máquinas para a sauna úmida e a vapor; recuperação da drenagem da piscina; aquisição de mais lixeiras; novos barcos para a Vela Adaptada doados pela Embaixada da Austrália; aquisição de raias para piscina de adultos; recuperação do poço artesiano; novo convênio com o Banco Itaú; Eventos: Carnaval Baile do Bonfim 1º e 2º edições Night Bike das Pontes Amistosos de futebol Torneio UCB de Futevôlei Festa do Secreto Forró Ispilicute todas as sextas-feiras Almoço do Dia das Mães Torneio de Beach Tênis na Côrte II Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada Copa IADES II Corrida Comodoro de Jet Ski Torneio de Tênis da Federação de Tênis Bailinhos da Dança de Salão Torneio do Cerrado da Classe Optimist Discoteca – a festa do flasback Regata dos Voluntários Regata Comodoro Regata Ele e Ela Copa das Embaixadas IV Copa Play Tênis Obras em andamento: cozinha e banheiro do Salão Superior; novo parquinho infantil.

Cota Beleza 2


21 de abril, aniversário da cidade, um evento especial

Um dia muito especial com sol e muitos ventos, presentearam a 2ª Taça Brasília de Vela Adaptada, com a presença do Sr. Rodrigo Rollemberg, Governador do Distrito Federal, Sra. Márcia Rollemberg a primeira dama, a Secretária de Esportes e Lazer, Sra. Leila Barros, o Administrador do Plano Piloto, Sr. Marcos Pacco, o Comodoro do Cota Mil, Jorge Gutierrez, o Diretor de Náutica Miguel Cleto, o Presidente da Vela Adaptada, Mauro Osório e o Coordenador do Projeto de Vela Adaptada, Bruno Guaraciaba Pohl. Esta edição, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de abril, homenageou o centenário de Rudolf Pohl, considerado o pioneiro do iatismo em Brasília ao chegar na capital em 1958. Seu filho, Bruno Pohl, coordena a Federação Brasiliense de Vela Adaptada, projeto que ensina pessoas com deficiência, tanto física quanto neurológica, a arte de velejar, trazendo diversos benefícios para os praticantes, tais como: melhora da autoestima, redução dos casos de depressão e a inclusão social. Para o Cota Mil é um orgulho ter esses paratletas treinando no Clube e mostrando que garra e superação não tem limites.

6 horas de Dingue no Katanka

Um dia de muita alegria e descontração, mesmo sem a ajuda dos ventos. Foram assim as 6 horas de Dingue no Katanka, no dia 1º de maio. Parabéns aos vencedores do Cota Mil com: 1º lugar Ricardo Pires, Matheus Calonico, Marco Calonico, Rodrigo Fernandes e, com a embarcação Danada e em 3º lugar Eugenio Gerth, Regina Gerth, Daniel Torres e Rodrigo Torres. Parabéns a todos os participantes.

Cota Mil nas Olimpíadas O Cota Mil e os seus sócios participaram deste momento histórico para a nossa cidade, acompanhando um pedaço do trajeto da Tocha Olímpica em Brasília, no Lago Paranoá. A Tocha Olímpica desceu por rapel da Ponte JK e seguiu em direção ao Pontão do Lago Sul, acompanhada por uma grande comitiva de lanchas, veleiros, jet skis e canoas havaianas. 3 de Maio, dia para ficar guardado na memória daqueles que participaram.

3


Um dia especial de homenagem as mães no Cota Mil O Dia das Mães marcou uma tarde maravilhosa, ao som da intérprete e cantora Célia Rabelo, com Buffet servido pelo Autêntico Beira Lago. Homenagear a pessoa mais especial de nossas vidas tem que ser assim, no Cota Mil.

Regata Comodoro 2016

Nos dias 28 e 29 de maio, o Cota Mil realizou mais uma edição da Regata Comodoro, uma tradição comemorada todos os anos desde 1959. As águas do Lago Paranoá foram agitadas pelos 25 veleiros que participaram dos dois dias de competição, na raia sul do lago e a premiação dos vencedores foi feita na tarde ensolarada do domingo, em meio a muita animação e ao som da cantora Jey Dottore. Na Regata A o vencedor foi o veleiro Aconchego, do Cota Mil, seguido do Fugitivo em segundo lugar. O primeiro lugar da Regata B foi ocupado pelo barco Cirrus, e na Delta 26 o Kilauea foi o grande vencedor. O veleiro Lung Tá ocupou o topo do pódio na categoria Fast 230, e o Kauai na categoria Ranger. Na categoria SMP2, o veleiro Nau Caleuche, do Cota Mil, levou o troféu transitório para casa. O prêmio Fita Azul no percurso longo ficou com o Pakato, que completou a prova em 1 hora e 47 minutos. Parabenizamos os vencedores da Regata Comodoro e agradecemos a presença de todas as equipes

que vieram prestigiar o evento, em especial as tripulações dos veleiros do Cota Mil Iate Clube: Aconchego, Fugitivo, Rocket II, Cutty Shark, Banzu, Nau Caleuche, Xope e Pakato.

Copa das Embaixadas

O Cota Mil sediou a Copa das Embaixadas no dia 4 de junho, evento que reuniu 180 jogadores do mundo inteiro, em uma competição de futebol. Os jogos começaram às 8 da manhã e foram até as 3 da tarde, com a final emocionante e um placar de 4X0, entre os Estados Unidos e o time dos Países do Norte Europeu. O terceiro lugar foi ocupado pelo time do Reino Unido. Além disso, um jogador do Reino Unido recebeu o prêmio de melhor goleiro da Copa, levando apenas um gol, e dois receberam o prêmio de artilheiros, dos Estados Unidos e do Equador, com 6 gols cada. Um dia emocionante para se guardar na memória e levar como exemplo de que é possível reunir vários países do mundo na prática de um esporte com o propósito de paz e confraternização.

4


Regata Ele&Ela O veleiro Rocket II, do Cota Mil, ficou em 1º lugar na Regata B (RGS-DF) da Ele &Ela, que aconteceu no domingo dia 5 de junho. Na Flotilha Fast 230, o 1º lugar ficou com o Cutty Shark, velejado por Rosângela Monteiro Olyntho e Ezequiel Roberto Costa Medeiros. Fernando Cunha e Karine Bonfim, que velejaram no Aconchego, conquistaram 3º lugar na Regata B. A regata Ele & Ela acontece há quase 40 anos no Cota Mil e não pretende ser uma competição, mas sim um passeio que bota em uso a técnica e a agilidade dos participantes, e comemora o dia dos namorados em meio às águas do Paranoá. Depois da prova, a cerimônia de premiação reuniu os participantes e sócios do Clube na beira do lado, embalados pelo samba da banda Mano a Mano, oferecida pelo restaurante Autêntico Beira Lago.

Confira a classificação abaixo: RGS-DF Regata A – Vencedor: Pakato Regata B – Vencedor: Rocket II FLOTILHA Fast 230 – Vencedor: Cutty Sark Ranger 22 – Vencedor: Tre-le-le RGS GERAL RGS A – Vencedor: Pakato RGS B – Vencedor: Rocket II

Vem aí Na Roça do Cota

Na Roça do Cota, ‘ôcê num podi perdê!’

Tem festa boa chegando: Na Roça do Cota, o São João mais tradicional de Brasília! Dia 8 de julho (sexta-feira), a partir das 19h, a orla do Cota Mil Iate Clube se transforma em um grande e animado arraial para toda a família! No palco principal, shows de DKS e Eu Tu Ela & Nina Sanfoneira e o forró pé de serra do DJ Fabrício Bravim. O Prof. Charllys Reis comanda a aula de forró e o Quadrilhão Ispilicute que é pra todo mundo entrar no clima da noite. Muito arrasta pé, barracas com comidas típicas, cerveja gelada, quentão, fogueira, quadrilha Formiga da Roça, brinquedos para as crianças, espaço soneca, brinquedoteca, queima de fogos, área coberta para mesas e cadeiras, estacionamento interno seguro (para os não sócios R$ 10,00) e ainda um segundo ambiente com o DJ Nando e o melhor do forró estilizado e outros ritmos. Mais uma realização Cota Mil Iate Clube e Forró Ispilicute que promete agitar a temporada julina da capital federal. Garanta o seu ingresso antecipado mais barato e venha festejar!

Ingressos:

Antecipados 1º Lote: Não Sócios – R$ 30,00*( até esgotar ou até dia 1º julho) Sócios – R$ 15,00 (até o dia 1º julho, R$ 20,00 após) Crianças até 12 anos não pagam. *Na hora R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 (meia para estudantes, profissionais da educação, PCD e idosos mediante comprovação). Valores sujeitos a alteração.

Pontos de Vendas:

Secretaria do Clube Cota Mil – 3225-4489 Forró Ispilicute – 8442-3155 Classificação: menores de 16 anos após as 20h, somente com documento de identificação e acompanhados pelos pais, conforme Portaria VIJ 006 de 18 de abril de 2016.

5


Faça uma viagem na história do Cota Mil

Com o passar dos anos, percebemos que um olhar, um momento e uma foto falam mais do que mil palavras. Com o passar dos anos, percebemos que os nossos pais escreveram sim, uma maravilhosa história. Com o passar dos anos, percebemos que tudo mudou, menos o valor de uma amizade. Com o passar dos anos, nos percebemos fortes e destemidos, por tantas realizações, tropeços e conquistas. Com o passar dos anos, mostramos ao mundo que temos laços, que não estamos sós, que somos uma grande família. E como uma família, precisávamos juntar e organizar a nossa história. Com agradecimento a equipe de marketing liderada pela Kátia Matozo, ao Gerente Administrativo

Rafael Mouta e a todos os demais funcionários e sócios que colaboraram, entregamos uma importante parte de nossa história com a criação do acervo virtual. Acrescentamos que a construção desse acervo do Clube é um trabalho contínuo e por essa razão, convidamos a todos que possuam fotos, jornais, recortes... que contatem a secretaria do Clube ou mandem e-mail para marketing@cotamil.com.br para que possamos enriquecer ainda mais a nossa história. Nos ajude a identificar as pessoas das fotos, faça parte do resgate dessa bonita história. Para ter acesso navegue pelo: www.cotamil.com.br/paginas/conteudo/historia

Restaurante Autêntico Beira Lago

O que acha de almoçar beira lago saboreando um delicioso peixe assado na brasa? Além disso, Happy Hour todas as quintas, com música ao vivo e muita animação. Almoço de terça a sexta para sócios e público externo. Sábados, domingos e feriados exclusivo para os sócios. Desconto de 10% nas bebidas para os sócios, no almoço e Happy Hour. Sócio não paga o couvert artístico de R$ 5,00 nos Happy Hours. Horário de funcionamento: 8h às 23h Mais informações e reservas pelo 99816-1958.

Novo salão de beleza no Cota Mil

Atendendo os pedidos dos sócios, o novo salão de beleza unissex do Cota Mil foi inaugurado, o Cota Beleza. Aproveite os seus momentos de descontração no Clube para cuidar do visual. Conheça os descontos especiais para os associados. Agende a sua hora com Fabíola pelo 99693-1603 ou 3710-4489.

6


2º Lugar no mundo ministra aulas de tênis no Cota Mil

Tenista brasiliense, com alta colocação nos rankings do esporte, ministra aulas no Cota Mil Iate Clube

Quem disse que um atleta de ponta precisa ser jovem? O tenista Carlos Antônio Gomes discorda, e possui um fôlego de dar inveja em muita gente mais nova. Com seus 56 anos de idade, Carlos Gomes se mantém ativo praticando o esporte com maestria, destacando-se no ranking mundial da ITF, a Federação Internacional de Tênis. Carlos Gomes participa na categoria Sênior, abrangendo atletas entre 55 e 60 anos de idade e compete tanto sozinho quanto em dupla. Carlos Gomes brilha ocupando o segundo lugar em dupla e o oitavo lugar solo no ranking brasileiro. No ranking internacional, o tenista também faz bonito, ocupa a posição de número 157 competindo no individual, o que não é nada mal considerando os mais de 1300 competidores de todo o mundo e a posição 33 jogando em dupla. Sua classificação poderia ser ainda muito melhor se tivesse apoio ou patrocínio.

7

Entre os dias 18 e 23 de abril, Carlos Gomes participou da sétima edição do campeonato ITF Sêniors de Brasília, no qual competiram 161 tenistas. O atleta fez bonito, chegando à semifinal da categoria individual e ganhando nas duplas, com Eduardo Peixoto comoseu parceiro. O torneio valeu pontos no ranking internacional, e ajudou o tenista a reforçar sua já alta colocação. Para completar o seu amor pelo Tênis, Carlos Gomes dá aulas há vários anos de segunda a sexta no Cota Mil Iate Clube, entre as 7 e as 22 horas. Não há limite de idade para praticar este esporte viciante que traz muitos benefícios à saúde e seus alunos são das mais variadas faixas etárias, de 13 até 87 anos! Venha conhecer mais sobre esse atleta tão dedicado e aproveite para assistir uma de suas aulas. É uma excelente oportunidade para ingressar no esporte aprendendo com um dos grandes tenistas do Brasil e do mundo. Esperamos você! Mais informações com o Professor Carlos Gomes, pelo número 98485-1325.


GERAL Mundial de Vela Adaptada com paratletas do Cota Mil

EXPEDIENTE

Superação, determinação e espírito de equipe, esses são os atributos que os velejadores da Vela Adaptada, que compõem o Time CotaMil/BRB, levaram em suas bagagens para o Campeonato Mundial da modalidade em Medemblik - Holanda, que ocorreu de 3 a 9 de junho. Para participarem dessa competição os atletas treinaram muito e desenvolveram suas técnicas nas aulas que são dadas no Cota Mil de forma gratuita para as pessoas com deficiência. Iniciada no último dia 4 de junho, a competição contou com 124 velejadores em 92 barcos divididos em cinco classes (Hansa 2.3, Hansa 303 Dupla e Simples, Liberty e Skud18). A equipe do Cota Mil foi representada por quatro velejadores na Classe Hansa 303, Pablo Maya (19º lugar), Estevão Carvalho (13º lugar) Viviane Silvestre (16º lugar) e Ana Paula Marques (12º lugar). Na abertura do campeonato, a sensação eram os nossos atletas que estavam sendo recebidos com euforia por comporem a primeira delegação brasileira e das Américas a participar do Campeonato Mundial da Classe e terem vindo de tão longe. Passada a solenidade de abertura, chegou o momento tão aguardado DIRETORIA Comodoro: Jorge Daniel Sette Gutierrez Vice Comodoro: José Raymundo Martins Presidente do Conselho: Antonio Sérgio Martins Melo Diretor Tesoureiro: Augusto Fabiano Codeceira Diretor de Obras: Guilherme de Siqueira Barros Diretor Jurídico: Alcino Junior de M. Guedes Diretor Técnico: Luiz Paschoal Filho Diretor de Náutica: Miguel Cleto Moreira Neto Diretor de Futebol: Paulo Janot Borges Junior Diretor de Futevôlei: Marcus Rafael de Souza Diretor de Tênis: Marcos Gutemberg Lima Silva Diretor Beach Tênis: Carlos Gomes

8

pelos velejadores de todos os 16 países representados. Mas para os nossos atletas aquele momento de se lançar nas águas holandesas tinha algo de especial, representava o resultado de um projeto - sonhado e realizado - desde a primeira passagem pela portaria do clube, quando de forma tímida se aproximaram do imponente galpão do Cota Mil e dos barcos ali guardados que, por sua vez, reservavam muitas surpresas aos novos velejadores. Pois bem, qual daqueles calouros velejadores poderia imaginar que ganhariam o mundo numa viagem para representar o Clube, a cidade e o país, na mais importante competição mundial da categoria? E, nesse misto de encantamento e de novidade, nossos personagens, com a coragem e orgulho de serem brasileiros, enfrentaram as muitas ondas, o frio e os fortes ventos holandeses nas primeiras regatas do evento e bravamente mostraram ao mundo que a vela adaptada brasileira está no caminho certo. O campeonato foi realizado com muito vento e ondas, cenário que não é muito comum aos nossos atletas, mas mesmo assim eles demonstraram muita garra para enfrentar adversidades e buscaram mostrar, regata a regata, que os brasilienses têm potencial para alcançar lugares mais altos nos pódios internacionais. O Cota Mil Iate Clube e seus associados estão orgulhosos por terem sido representados por tão valiosa equipe, que levou o belo trabalho social e esportivo aqui desenvolvido para o outro lado do mundo, simbolizando que a solidariedade não tem fronteira. A equipe participou do Campeonato Mundial com o apoio do Clube, da Confederação Brasileira de Clubes, do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Compete Brasília, contando, ainda, com o patrocínio do BRB – Banco de Brasília, TravelAce, IoTProvider, Iades Instituto Americano de Desenvolvimento, Caiçara e AustralianAid.

Diretor de Vôlei: Lúcio Melre da Silva Diretor de Sinuca: Gilberto Fontoura Dutra Diretor de Peteca: José Bráulio Brito Lopes Diretora de Parques e Piscinas: a definir Ouvidoria: Margarino Moreira Soares Superintendente: Israel Soares Mouta O jornal do Cota mil é uma publicação interna produzida pela equipe de Marketing. Reportagem: Kátia Matozo e Victor Correia Diagramação: Lucas Landim Secretaria do Cota Mil (61) 3225-4489 Fotos: Lucas Landim, Victor Correia e Marcelo Matozo


Jornal do Cota 13º Edição