Correio de Venezuela 746

Page 21

SEXTA-FEIRA 31 DE AGOSTO DE 2018 CORREIO DA VENEZUELA /# 746

MISCELÂNEA | 21

CURIOSIDADES

Sabia que os gatos podem sofrer de anorexia? A alimentação em gatos é um fator fundamental para o seu desenvolvimento, quando estes ficam doentes, um indicio é que eles deixam de comer, a tal ponto que 95% das doenças que apresentam são devido a um certo grau de anorexia, informação recolhida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNAM. A especialista Tamara Iturbe, ressaltou que os gatos não atingem diretamente à anorexia; inicialmente comem pouco e cada vez o fazem menos, até não comerem mesmo nada. Se estão dois ou três dias sem se alimentarem, é necessário ir ao veterinário. Entre as principais causas da anorexia em gatos estão: anemia, tumores, gengivite, dentes em mau estado e infeções respiratórias. Esta última é produzida pela secreção nasal severa que se espalha à volta das suas narinas e, por tanto, não se alimentam porque

não sentem o cheiro da comida. Quando os gatos param de comer por um período prolongado de tempo, podem surgir problemas como a lipodosis do fígado, que é semelhante à anorexia.

É por esta razão que os alimentos devem ter uma textura ao seu gosto e muito condimentada e apetecível. “Embora os veterinários não saibam o que causou a falta de apetite, é necessário alimentá-los através de sondas para evitar complicações”, disse a especialista.

ECOLOGIA

Brookesia micra é consideradoo réptil mais pequeno do mundo Foi descoberto em 2012 e teve lugar durante uma investigação nas terras africanas da ilha de Madagáscar, localizada na zona norte. Embora a ilha seja bastante pequena, caracteriza-se pela sua ampla fauna e pela sua enorme quantidade de riqueza, também vista no filme “Madagáscar”.

Os investigadores chegaram à hipótese do surgimento desta pequena criatura e acreditam que se trata de um caso extremo de nanismo insular, como resultado de uma adaptação à área em que vive. Acredita-se que este raro evento seja um processo evolutivo natural que os animais sofrem. O estudo completo da Brookesia micra foi realizado por um grupo de investigadores, cientistas e biólogos da Alemanha e dos EUA, publicado pelo “Journal Plos One” há algum tempo. Devido às suas características, assim como sua capacidade de camuflagem, a Brookesia foi descoberta durante a noite, quando dorme e permanece imóvel nas folhas e galhos das árvores, algo que não acontece durante o dia. O Brookesia vive a norte de Madagáscar e não mede nem 30 mm de comprimento. Geralmente tem cor castanha com tons de verde e durante a noite dorme e permanece imóvel nas folhas e galhos das árvores, isso não é feito durante o dia.

SAÚDE

Dicas para evitar acidentes domésticos nas crianças A Dra. Pilar Camacho, do Hospital Quirónsalud Sagrado Corazón de Sevilha, publicou uma lista de passos que podem ser seguidos para evitar acidentes domésticos em casa, já que até 80% dos acidentes infantis ocorrem em casa. A mortalidade infantil devido a acidentes domésticos estima-se, segundo dados da União Europeia, em 8,1 óbitos por 100.000 habitantes. A doutora afirma que a cozinha é um campo minado para crianças, estando a cozinhar ou não. Referese a que este local em particular uma vez que o espaço é partilhado com facas, tesouras, frigideiras e panelas no fogo, sem contar com os produtos que podem ser tóxicos. Por essa razão, a cozinha deve ser mantida com uma ordem específica, por outras palavras, cada objeto deve estar longe do alcance das crianças, pois é muito difícil ter uma criança longe da cozinha. Outra dica a ter em consideração, se tens vários filhos ou tens em casa crianças de várias idades, é que a mistura de brinquedos pode ser

prejudicial para os mais pequenos. “É necessário sensibilizar os mais velhos, pedindo-lhes que separem os seus brinquedos e não os deixem por perto dos mais pequenos. Os jogos dos menores de 6 anos deviam de ser presenciados por um adulto, tanto em casa como no exterior”, recomenda a Dra. Camacho. A chave para a segurança das crianças mais novas é saber onde estão as ameaças e saber como as evitar e desta forma poder agir a tempo.

SEGREDOS DE COZINHA

Pudim de Leite Ingredientes: —1 copo grande (2 dl) de ovos ; a mesma medida de açúcar e a mesma medida de leite ; —1 colher de sopa de sumo de limão

Confecção: Com um pouco de açúcar retirado à porção total e o sumo de limão faz-se um caramelo com que se barra uma forma de pudim.

Bate-se o açúcar com os ovos. Junta-se o leite frio e deita-se o preparado na forma. Tapa-se e leva-se a cozer em banhomaria durante 1 hora a hora e meia. Desenforma-se depois de frio. Na panela de pressão o pudim coze durante 30 minutos. Antigamente punham-se cinzas quentes sobre a tampa da forma para evitar a criação de gotas de vapor que muitas vezes provocam bolhas no pudim depois de cozido.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.