Correio da Venezuela 426

Page 17

29 de setembro a 08 de outubro de 2011 • correio de venezuela

publireportagem

17

34ª Festa da Vindimas levou milhares ao Estreito

A

34ª festa Festa das Vindimas, que decorreu entre 2 e 4 de Setembro, na vila do Estreito de Câmara de Lobos, levou, mais uma vez, milhares de madeirenses, emigrantes e turistas a esta pitoresca localidade câmara-lobense para celebrar a época das vindimas, o vinho e homenagear todos aqueles que se dedicam à produção de vinho. A vindima, que será porventura um dos pontos mais altos na vida dos habi-

tantes de uma freguesia que se dedica à produção de vinho, mais do que uma simples actividade agrícola, representa o fim do ciclo da produção das uvas e o inicio do ciclo do vinho. O tradicional cortejo das Vindimas, que decorreu, como é habitual, durante a festa, procurou recriar estas tradições e representou o ponto alto das festividades, que antecederam a apanha da uva e o seu transporte para os trabalhos pisa e repisa.

Seguiram-se vários momentos de animação, com diversos grupos de folclore. Numa organização da Junta de Freguesia do Estreito e ACRE, com a colaboração da Secretaria Regional da Cultura, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, e com a prestigiosa cooperação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a realização da festa das vindimas tem vindo alcançar um grande mérito ao longo dos últimos anos, trazendo prestígio assinalável à freguesia do

Estreito e a todo o Concelho de Câmara de Lobos. A edição deste ano não foi excepção, como ficou bem patente a presença massiva de turistas, madeirenses e emigrantes, que puderam apreciar, diversos muitos momentos de convívio e de festa proporcionados pela animação musical e folclórica, e ainda saborear as muitas iguarias que foram servidas na praça de restauração que foi instalada na Rua João Augusto de Ornelas.

Inauguração da Nova Igreja de Santa Cecília Mais de mil pessoas participaram na dedicação e bênção da nova igreja de Santa Cecília, realizada em 11 de Setembro último. A cerimónia foi presidida por D. António Carrilho, Bispo do Funchal, e contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira , Alberto João Jardim, e do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes. O início da construção da nova igreja data de Novembro de 2007, com a “bênção” da primeira pedra, o edifício apresenta uma arquitectura moderna e em “forma de barco”, evoca a “barca de Pedro” e a população formada (outrora) de pescadores e foi edificado através de um contrato programa entre o Governo Regional e a Paróquia. Este empreendimento é constituído pela Igreja e pelo Centro Paroquial, num total de 895 metros quadrados de área de construção e possui 850 lugares sentados e 150 de pé. O Centro Paroquial com 394 metros quadrados é composto por recepção, cartório, sala de reuniões, 5 salas de catequese e duas salas de confraria, vocacionados para melhorar as condições de apoio social à população. Possuí, ainda, um espaço de convívio que irá contribuir para as reuniões da comunidade paroquial daquela freguesia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.