Page 1

Seja fitness este ano 15 dicas para você melhorar sua saúde física 11 e 12 | Janeiro | 2020

ILUSTRAÇÃO As novas artes que invadem a cidade

MISCELÂNEA Os primeiros destaques do entretenimento

RECEITA Neste verão, um filé de frango tropical 10/1/2020 15:02 - 1.indd


CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

>>

Algum dia vai dar certo. Se não for do jeito que a gente sonha, vai ser de um jeito muito melhor. CHRIS BROWN

<<

>>Aniversários_ Final de semana de festa para Marisa Silva Bussolo, Odete Schuster, Caroline Kessy, Tati Matos, Paulo Lopes, André Webber, Ana Luísa Franco Scur, Luciana Amarante, Leandro Ribeiro de Figueiredo, Thiago Zapelini, Katia Cristina Machado, Neusa Couto Waltrich, Marcos Koech Schmidt, Mari Zanin do Prado, Jessica Pereira Marques, Helem Capistrano, Luiz Eduardo Córdova e Byra Andrade.

Fotos: Divulgação

2

>>Na São Silvestre_ O sargento dos Bombeiros Militares de SC, Antônio Manoel Melo, hoje servindo em Otacílio Costa, participou da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre. “A prova foi difícil, mas é sempre uma emoção participar da maior corrida de Rua do Mundo”.

Débora Bombílio

deborabombilio @correiolageano.com.br

Sobre a vida do avesso Você já achou que vive do avesso? Do lado errado? Não é de admirar este sentimento que muitos têm. Não é incomum que muitas pessoas passem suas vidas com a estranha sensação de que não era bem aquilo que desejavam. Que acabaram por tornarem-se alguma coisa diferente dos seus sonhos. Que traíram a si mesmas. Nestas horas de lucidez cruel, fica fácil compreender as ácidas palavras de Paulo Leminski: “Ai daqueles que não morderam o sonho e de cuja loucura nem mesmo a morte os redimirá.”

Atendimento pediátrico na UPA se inicia na terça-feira, dia 14 Vale ressaltar que se inicia, na próxima terça-feira (14), o serviço de atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). Para a garantia de atendimento, o Município de Lages informa que tomou todas as providências necessárias para a adequação dos novos fluxos de serviço de saúde no local. Estes fluxos de atendimentos ambulatoriais serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na UPA, enquanto que os atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo feitos no Hospital Infantil.

O dia do revés Nesse mundo do “salve-se quem puder”, parece que a regra é esta: “Os outros não interessam. O importante é que eu me dê bem!”. Triste realidade… Cedo ou tarde, quem se julga todo-poderoso vai precisar de um ombro amigo. Nessa hora, haverá alguém por perto? Esta é a pergunta a ser refletida…

10/1/2020 16:20 - 2 e 3.indd

A jornalista Luciana Amarante está curtindo as férias no litoral de Garopaba. E, neste domingo, essa linda sopra velinhas. Parabéns!

>>Comemorando_ O empresário Byra Andrade festejará, neste domingo, mais um ano de vida. A feliz data será festejada com suas amadas Simone, Isabella e Isadora.


Adailton Camargo / Divulgação

>>Lages sua linda!_ Adailton Carmargo tem por hobby a fotografia, e especificamente, fotografar Lages. Sua última imagem bombou nas redes sociais. “Mais de mil compartilhamentos em uma única foto da cidade de Lages, na minha página pessoal. É disso que precisamos! Amar é ver o lado bom dos nossos pagos. Fico eternamente grato pelas pessoas que estão prestigiando este click simples, feito com o celular!”, declarou ele em suas redes. Realmente um click lindo de viver!

CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

3

O sábado será de festa para a empresária Odete Schuster. Aqui a aniversariante em um brinde especial com o marido Luciano Schuster

>>Jurerê segue na preferência de jet-setters _ Tardes ensolaradas, turistas dos quatro cantos do país e até do exterior e atrações estreladas da música eletrônica. Os últimos dias de 2019 e os primeiros de 2020 foram dos mais agitados em Jurerê Internacional. Um exemplo é o Cafe de La Musique que recebe em seus sunsets famosos e jet-setters de várias regiões. Entre eles estava o senador Romário, que curtiu o final do ano na Ilha da Magia. Nathália Lima / Divulgação

Um feliz aniversário para a querida Marisa Silva Bússolo. Aqui neste click, a aniversariante deste sábado emoldurada pela Cascata Do Avencal, em Urubici

>>Novos conselheiros para o Conselho Tutelar lageano_ O prefeito de Lages em exercício, Juliano Polese, deu posse aos cinco novos conselheiros tutelares de Lages: Lucilene Muniz, Paola Rodrigues de Souza, Fabiane Nunes, Bianca Garcia Ferraz e Anderson Luís de Moura Machado. Prestigiaram também o ato

de posse dos novos conselheiros o promotor da 4ª Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência, Giancarlo Rosa Oliveira; a coordenadora geral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Julia Cristina Marian; e a membro da comissão especial eleitoral e servidora do município

designada à condução do processo eleitoral, Ana Paula Tein. Lembrando que o Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Criado juntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi instituído pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990.

10/1/2020 16:20 - 2 e 3.indd


CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

A ilustração como identidade de uma sociedade moderna

O

design está em todo lugar. Nas ruas, nas fachadas de lojas, no cotidiano das pessoas. Alguns se destacam, por isso, é comum ver os grandes centros apostando em novos formatos, a fim de chamar a atenção. Além disso, a intenção de muitas das novas ilustrações é criar ambientes contemporâneos e, visualmente, agradáveis. Lages, aos poucos, emerge nessa tendência. Prova disso são as recentes mudanças no Centro, que levaram algumas lojas e estabelecimentos a repensarem suas fachadas, mostrando que a cidade quer acompanhar os tempos modernos. O arquiteto Rafael Krahl, por exemplo, foi responsável por uma

das recentes mudanças na loja Honolulu, que fica no centro da cidade, no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho. Segundo ele, uma alteração ousada, que visa a colocar o local em outro patamar. Mas engana-se quem pensa que o desenho foi fácil de sair do papel. Rafa explica que o processo é delicado e começa muito antes de pegar o lápis e o papel. Enquanto arquiteto, busca encontrar referências que possam transmitir o que o cliente deseja. Neste caso, em específico, a ideia era levar um visual mais clean à fachada, transmitindo a visão de moda e, também, atraindo o cliente para dentro da loja. Um trabalho que Rafa destaca não ter feito sozinho.

Enquanto muitos estabelecimentos apostam em impressões, este foi feito à mão, como pede uma boa ilustração. E para tirar do papel, ele teve ajuda do pintor Rudimar Dutra, de 42 anos. No ramo há 28 anos, Dutra faz um serviço que poucas pessoas ainda utilizam: a pintura à mão. Se antes era comum ver diversas fachadas pintadas dessa forma, hoje, ele vai contra a corrente. E esse tipo de trabalho é o objetivo inicial de uma ilustração ou design, dar identidade única. Por isso, Dutra o considera um dom. E o design tem sido um trabalho levado bastante a sério nos últimos anos. Basta entrar no Instagram para se deparar com a infinidade de perfis que mostram e

demonstram ilustrações, lettering (caligrafia) e diversos outros tipos de fazer desenhos. Enquanto a digitalização chega para vários setores, a arte ainda se mostra uma contracultura à tecnologia. Durante o lançamento de uma exposição em Munique, em 2016, o curador assistente Tonio Kröner já falava algo bastante pertinente sobre arte e a era digital. “Se pensarmos em ciclos, a pintura também poderia enfrentar esses desafios a partir das formas renovadas da crítica institucional e das práticas que focam na arte pública e global”, diz Kröner. “Será interessante ver como esse espaço que a pintura oferece poderá contribuir com essas questões.”

Ilustrações por aí Rafa já foi responsável por outros designs pela cidade. Desde uma ilustração feita no escritório da All Bekaa, onde trabalha, até em restaurantes como o Dompi e Pop Churrasquinho. Essa aptidão pelo desenho vem desde criança, quando ainda rabiscava nas folhas A4. Logo, isso se tornou parte essencial da vida, foi quando buscou aprender mais dessa arte lendo revistas especializadas. Ao entrar na faculdade de Arquitetura, levou o conhecimento consigo.

Rudimar Dutra, pintor

10/1/2020 15:19 - 4.indd

Rafael Krahl, arquiteto


Freepik / Divulgação

CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

1 2 3

Hábito: nas primeiras semanas você precisa se obrigar a cumprir um programa preestabelecido.

4

Durma mais cedo e aproveite mais sua noite de sono. Consequentemente, conseguirá acordar mais cedo, alimentar-se melhor e começar, aos poucos, a acrescentar uma rotina de exercícios físicos, seja de manhã, na hora do almoço ou à noite.

5 6

Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia à melhoria do seu condicionamento físico.

7 8 9 EXPEDIENTE >> Direção geral: Isabel Baggio >> Editor-chefe: Mauro Maciel - REG. DTR. JP 0002815/SC >> Edição: Cláudia Pavão - REG. PROF. JP 0006069/SC >> Produção: Vinicius Prado - REG. PROF. 0006079/SC >> Diagramação: Gabriel Sant’Ana >> Para anunciar: 3221-3322 e 3221-3328 >> Para sugerir matéria: essencial@correiolageano.com.br

15 dicas para ser fitness em 2020

10 11 12 13

Ter uma boa rotina de sono e cultivar pensamentos positivos são algumas das recomendações para obter sucesso

14

C

15

hegou o momento de sair do sofá, deixar as desculpas no passado e dar início à vida fitness. Entre as promessas para o novo ano, as metas relacionadas ao corpo, geralmente, se repetem: cuidar melhor da saúde, praticar mais atividades físicas e entrar em forma. Para começar a ficar em dia com o corpo, é fundamental ter força de vontade, ser persistente e cumprir o planejamento com disciplina. A seguir, confira dicas para começar o ano no ritmo certo:

Tempo: dizer que não tem tempo para praticar exercícios é desculpa. Defina prioridades: marque o horário do treino na agenda como se fosse um compromisso de trabalho.

Mantenha o novo comportamento: siga a mesma rotina e treine no mesmo horário do dia. Faça mudanças na agenda somente depois de três meses.

Planejamento: incluir a atividade física na agenda depende de um bom planejamento. Verifique com antecedência o horário do dia que você sabe que geralmente tem disponibilidade. Quando bater aquela preguiça e falta de motivação, vá à academia, nem que seja para conversar, trocar ideias e ver os amigos. O importante é que o horário do treino se torne um hábito. Altere os treinos e sua rotina de exercícios: seu organismo precisa de novos desafios e o mesmo acontece com sua mente. Experimente um estímulo diferente, busque praticar atividades diferentes, divertidas e desafiadoras. Experimente várias aulas até encontrar aquela para chamar de sua: não tenha receio e faça muitas modalidades. Essa experiência ajuda a compor a rotina de treino durante a semana. Em vez de correr na esteira ininterruptamente por 30, 40 minutos, considere correr por apenas 15 minutos e, em seguida, realize exercícios de força na sala de musculação antes de voltar novamente para a esteira. Curta sua trilha sonora predileta: a música é um motivador fantástico e tem um efeito positivo no cérebro, fazendo com que suas emoções respondam favoravelmente ao exercício. Encontre um tempo para relaxar: reserve 15 minutos do dia para meditar. É um momento de autoconhecimento. Os resultados começam a aparecer com quatro dias de prática. Os benefícios são: ganho de consciência, alerta mental, habilidade e agilidade para negociar e tomar decisões, comportamento social harmonioso, sensação de calma e leveza. Acorde mais cedo: o sono é muito importante para a saúde, mas acordar 30 minutos antes do que você está acostumado para se exercitar vale o sacrifício. Mantenha uma alimentação saudável: tenha na geladeira apenas alimentos nutritivos e evite comprar produtos que possam prejudicar a sua dieta. A aquisição do hábito de praticar exercícios nos traz inúmeros benefícios: regulação do apetite, aumento da disposição, energia e, talvez, o maior benefício de todos, a garantia de dever cumprido. Pense positivo: esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades. Tenha sempre um suporte em caso de você falhar. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar transtornos como parte do caminho e fazer a vida voltar a fluir na direção certa. Fonte: Bodytech

10/1/2020 15:32 - 5.indd


CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

Miscelânea Fotos: Divulgação

A década da inteligência artificial Se antes, pareciam coisas de filme, robôs autônomos, assistentes virtuais e eletrônicos que executam tarefas por conta própria; hoje, é realidade. Tudo indica que a década de 2020 será da inteligência artificial. Prova disso são os lançamentos tecnológicos da última Consumer Electronic Show (CES), feira de tecnologia realizada nesta semana, em Las Vegas. Lá, diversas marcas como LG, Samsung, Sony, dentre tantas outras, mostraram os lançamentos para este ano e as tendências da década. Chamou a atenção a implementação de mais IA nos televisores; o robô autônomo da Samsung, e os diversos produtos para casa, que serão integrados ao smartphone. Para o Brasil, pode parecer longínqua a ideia de uma casa inteligente, mas os lançamentos de assistentes virtuais em 2019 já mostraram que o brasileiro está no caminho da automação residencial.

Aproveitando a leitura nas férias

Verão é sinônimo de fruta

Passear é bom; ir na praia, também é bom; ficar de boa na piscina, imagina só... Mas férias também deve ter um lugar especial e reservado para a leitura. Quando chega aquele momento de pernas pro ar, nada melhor do que se aventurar em alguma história e tornar o período de descanso produtivo. A dica deste fim de semana vai para a obra O Caminho do Artista. Lançado em 1992 pela escritora Julia Cameron, o livro reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.

Chegada a temporada preferida dos brasileiros, é possível aproveitar muitos alimentos, alguns nem tão saudáveis, como refrigerantes, sorvetes e sucos industrializados. Contudo, existem outros, bastante ricos em vitaminas, ferro e minerais, que podem substituir, perfeitamente, as guloseimas. As frutas são grandes aliadas para aproveitar a estação mais quente do ano sem se esquecer da saúde. Abacaxi, ameixa, laranja, mamão, melancia, melão e pêra, por exemplo, estão na lista das frutas que devem ser inseridas na rotina alimentar da estação, pois possuem mais de 70% de água em sua composição.

Netflix não morreu Os últimos lançamentos da Netflix estão provando que o serviço de streaming ainda está firme e forte. Com The Witcher, Messiah, Drácula e os futuros lançamentos como Locke & Key, a terceira temporada de Sabrina, a segunda de Sex Education, dentre tantas outras estreias em 2020, a plataforma prova que sabe o seu lugar e como fazer entretenimento. De acordo com dados compartilhados recentemente pela

10/1/2020 15:23 - 6.indd

Parrot Analytics, empresa especializada em estatísticas em consumo de mídia, The Witcher é a série mais assistida da atualidade. Mesmo com a Amazon Prime e a Disney+ na cola, a Netflix teve quatro indicações ao prêmio de melhor filme no Globo de Ouro, e também conquistou 30 indicações em TV e cinema. Em menos de uma década, demonstrou que é o futuro do entretenimento, gostem ou não.


CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS CRUZADAS

NOVELAS >>ÉRAMOS SEIS_ 18h20, Globo. Carlos e Inês examinam Clotilde e decidem levá-la a um hospital. Isabel se insinua para Felício. Lola passa a noite com Clotilde no hospital. Virgulino pensa na proposta feita por Hilton. Julinho conta para Almeida que Clotilde está internada. Emília se enfurece quando Adelaide entrega uma nova caixa de lápis de cor para Justina. >>BOM SUCESSO_ 19h30, Globo. Mauri avisa que Nana perdeu o bebê. Mário e Nana sofrem. Diogo humilha Yuri. Gisele pede demissão para Jeremias. Gisele fica chocada

ao ver o mural da vingança de Diogo. Diogo não deixa Gisele ir para casa. Mário conta a Nana que Silvana terá gêmeos.

>>AMOR DE MÃE_ 21h15, Globo. Lurdes e Danilo socorrem Camila, que está desacordada. Camila é levada para o hospital. Marconi consegue fugir e Belizário ameaça Farula. Wesley registra a proximidade entre Farula e Belizário. Wesley afirma a Miriam que Belizário está envolvido em assassinatos. Vitória lamenta sua ausência em casa para amparar Tiago, e Álvaro se irrita com a advogada.

Os resumos dos capítulos (sexta-feira, 14) de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, e estão sujeitos a eventuais alterações.

www.coquetel.com.br

7 © Revistas COQUETEL

Emaranhado; desordenado Radiação utilizada em microcirurgias

Casa de espetáculos que abriga Mauro (?), a Cia de Ópera e Balé Prover da dramaturgo da cidade de Moscou energia Ofensa Invento primitivo das usinas pessoal

Recomeçar (relacionamento) (?) senso: falta ao desajuizado

(?) Saraceni, diretora de TV

Financia habitações (sigla) Lividez

Extensão do verbo pronominal

Pugilista Puxão de que propõe (?): rea luta ao preensão campeão (gíria)

Rio que banha Paris e Rouen

Importante porto suíço No lugar (latim) Mesmo, (?) em inglês Ribeiro, Capacetes novelista medievais brasileira

Esposa de Napoleão Bonaparte

>>FROZEN 2_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 11h50 (3D) - 12h30 - 13h30 - 14h10 (3D) - 15h (3D) - 15h50 - 16h30 (3D) - 17h30 (3D) - 18h15 - 19h (3D) - 20h (3D) , dublado. dublado. Marrocos, 17h30 20h30, dublado. Classificação: Livre. >>MINHA MÃE É UMA PEÇA 3_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h40 - 16h10 - 18h50 - 20h40 - 21h30 - 22h20, original. Classificados: 12 anos. >>STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 21h20, dublado. Classificação: 12 anos.

Parte do esqueleto da bacia (Anat.)

A Sereia da Disney A árvore, no bonsai

Veneno utilizado em inseticidas (?) Sharif, ator egípcio

Leão, em inglês

BANCO

Profissional como Alok

O homenageado de 24 de junho

Isenta de enfermidades

Compact (?), substituto do LP

4/disc — lion — same. 5/reato. 6/in loco.

CINEMA

52

Solução

Câncer

21/06 a 21/07

Vários planetas apontam crescimento financeiro e poder de negociação. Bom para acordos, contratos e atividade comercial.

Libra

23/09 a 22/10

Boa hora para recomeçar a vida ou iniciar um empreendimento.Cuide da beleza, do corpo e areje a cabeça.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Momentos carinhosos no amor ou no convívio com os filhos darão sabor ao dia. Aproveite tudo isso.

21/04 a 20/05

Muita coisa para resolver em pouco tempo. Liste as prioridades e adie o que não for urgente.

Leão

22/07 a 22/08

Carinho e romantismo esquentarão o clima na vida íntima. Espere por surpresa gostosa no amor, hoje.

Escorpião 23/10 a 21/11

O humor poderá oscilar no trabalho ou atividade cotidiana. A motivação virá de novas amizades e da união com a equipe

Aquário

21/01 a 19/02

Aproveite a inspiração para atividades criativas e curta as coisas boas da vida. Planeja uma viagem.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Hora de cuidar dos assuntos íntimos e de família. Reencontro carinhoso. Busque equilíbrio.

R A D O S E R I S E A L S F H E I A N A A N I T N I E L L O I S C O Ã O

Encare conversas delicadas e receba um apoio importante hoje. Planos de futuro envolverão o amor e a carreira.

Touro

N R E D I O L A D E N E A T O M R A S I L S E F I I V E NI C O L A R M A R O N D S Ã O J

21/03 a 20/04

T E R A T R B O B J O L R S A H O I

Áries

L

horóscopo

Virgem

23/08 a 22/09

Sentimentos generosos harmonizarão a vida em família. Bom para se aproximar de irmãos ou ajudar alguém em situação mais frágil.

Sagitário

22/11 a 21/12

A saúde cobrará atenção. Evite excessos e não assuma novas responsabilidades nesta fase.

Regras do jogo: • Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. • Cada grade menor, contendo 9 quadradinhos, deverá conter números de 1 a 9. • Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez. • O objetivo do Sudoku é preencher cada quadrado com o número de 1 a 9 considerando que o número deverá aparecer apenas uma vez na horizontal, na vertical e na grade menor.

Respostas:

Peixes

20/02 a 20/03

Você poderá se surpreender com novidades ou uma paixão. O coração pulsará mais forte na troca de mensagens e encontro especial.

10/1/2020 15:23 - 7.indd


CL CORREIO LAGEANO 11 e 12 | Janeiro | 2020

POR CHEF DANIELA BINATTI Olá! Verão sempre pede receitas práticas e leves. Que tal um prato único, que mescla sabor, leveza, praticidade e é muito saudável? Então, mãos à obra!

Filé de frango tropical INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

>> 1/2 kg de filé de frango cortado em tirinhas >> 200 g de arroz cozido >> 1/2 abacaxi picado >> 8 cerejas >> 1 caixinha de creme de leite >> 200 ml de água >> 1 tablete de caldo de galinha >> 50 g de queijo ralado >> 1 cebola picada >> 100 g de margarina >> 1 colher de sopa de curry >> Suco de 1 limão >> Sal e pimenta a gosto

>> Tempere o frango com sal, limão e pimenta. Numa frigideira grande ou panela, coloque a margarina e a cebola para refogar com o frango, junte a água e o caldo de galinha e deixe cozinhar. Acrescente o creme de leite, o curry e o arroz, e deixe reduzir. Coloque o abacaxi e as cerejas cortadas. Coloque tudo em um refratário polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Lembre-se: Vai com fé, depois me conta como ficou ;)

10/1/2020 15:21 - 8.indd

Profile for Correio Lageano

Essencial - Edição #235  

15 dicas para se tornar uma pessoa mais fitness // A ilustração toma conta das ruas de Lages, e dos estabelecimentos também // Neste calor,...

Essencial - Edição #235  

15 dicas para se tornar uma pessoa mais fitness // A ilustração toma conta das ruas de Lages, e dos estabelecimentos também // Neste calor,...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded