CORREIO DE SINTRA 221 119

Page 1

Quinzenário - Gratuito | 28 de setembro a 12 de outubro 2022 - Ano XII - 119 Diretora: Tânia Tracana

Taça Barnabé

P. 6 Quinzenário - Gratuito | 28 de setembro a 12 de outubro 2022 - Ano XII - 119 Diretora: Tânia Tracana P. 5 JÁ ABRIU CACÉM P.7 Patinagem Carolina Castro convocada para o Mundial na Argentina Obra Apresentado projeto de requalificação de covas Concelho, 6 Desporto, 12 Ambiente Amigos das Árvores de Sintra assinalam 4ª aniversário Concelho., 6 Colares mais perto do céu Maior evento astronómico do país acontece dia 1 Tradição Almoçageme, Montelavar, Mira Sintra e Jardim da Correnteza, em Festa! Concelho, 8 SINTR A HIPER P.13 ABRUNHEIRA DR Aqui há gato! Porto de abrigo para animais em Massamá e Monte Abraão P. 11
Almargem arranca com o maior torneio de futsal do país. P.12

Tabaqueira investe 1,5 milhões em Parque Fotovoltaico em Albarraque

No ano em que comemora o seu 60º aniversário, a unidade de produção da Tabaqueira, em Albarraque, na Freguesia

de Rio de Mouro, no concelho de Sintra, inaugurou na passada quarta-feira, um Parque Solar Fotovoltaico com uma área superior a cinco mil metros quadrados.

O investimento insere-se no Programa Energético e Ambiental que a empresa tem em curso e que, nos últimos três anos, já aplicou 7 milhões de euros na melhoria da eficiência energética e industrial da fábrica.

Com perto de 2.600 painéis foto voltaicos que ocupam uma área de 5.525m2, o parque fotovoltaico tem uma capacidade produtiva de 1MW que garante a integração de quase 10% de energia elétrica para autoconsumo da fábrica e contribui para a redução de emissões de CO2 em mais de 800 tone

ladas por ano.

O projeto, que envolve um investi mento total superior a 1,5 milhões de euros, inclui a renaturalização de uma ribeira no perímetro da fábrica e implicou a replantação de árvores. Esta central fotovoltaica permite ainda alimentação de postos próprios de carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in que integram a frota da Tabaqueira.

Num ano particularmente importante para a Tabaqueira, que comemora 95 anos desde a sua fundação, em 1927, a inauguração deste “investimento verde” reveste-se de particular simbolismo, já que foi há precisamente 60 anos, em 1962, que a fábrica de Albarraque ini ciou a sua laboração.

Sabia que...

Castelo dos Mouros dintinguido

DR

Em foco

Informação em tempo real sobre transportes da AML

Os horários e possíveis constrangi mentos na circulação dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão estar disponíveis, em tempo real, na aplicação da Moovit, através de um pro tocolo assinado na passada semana, com empresa israelita de mobilidade. Em comunicado, a TML adiantou que esta par ceria “possibilita o acesso à informação, de forma fácil, aos cerca de 80 mil utili zadores diários da Carris Metropolitana.

A Carris Metropolitana é a marca comum sob a qual vão funcionar as operações de transporte público rodoviário na AML, gerindo as redes municipais de 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totali dade da operação intermunicipal dos 18 concelhos.

A área 1 inclui Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra; a área 2 Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira; a

DR

O Castelo dos Mouros foi esta terça -feira distinguido com o prémio de “Melhor Marco Histórico” de Portugal nos Rema rkable Venue Awards 2022.

O monumento gerido pela Parques de Sintra, foi um dos quatro nomeados nesta categoria juntamente com o Palácio de Monserrate também administrado pela mesma entidade, é um dos vencedores nacionais destes prémios de turismo que reconhecem os melhores museus e atra ções de nove países, com base em mais de um milhão de avaliações realizadas pelos clientes da plataforma Tiqets às atrações que visitaram.

Todos os vencedores nacionais dos Remarkable Venue Awards deste ano irão, agora, disputar o título de vencedor mundial nas suas respetivas categorias, evento que terá lugar dia 19 de outubro.

“Matinés Dançantes” em Casal de Cambra

A Junta de Freguesia de Casal de Cambra, promove durante os meses de setembro, outubro e novembro, as “Matinés Dançantes”.

A atividade realiza-se no Salão Nobre da Junta de Freguesia e tem música ao vivo, destinada à população com mais de 55 anos que pretendam usufruir de momentos de muita dança e confraterni zação. A iniciativa com um custo simbó lico de 2,5 euros, têm como principal obje tivo, ultrapassar situações de isolamento social promovendo o convívio e o enve lhecimento ativo. As próximas “Matinés Dançantes”, realizam-se nos dias 9 de outubro e 13 de novembro, entre as 15 e as 18 horas.

área 3 Almada, Seixal e Sesimbra; e a área 4 Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.
Lúcia Simões Ana Cristina, Rodrigo Silveira, Tatiana Simões
Cristina Duarte, Jorge Tavares
DR
4 Correio de Sintra 28 de setembro a 12 de outubro
 Salta à vista... A frase... História e a Cultura integram os elementos identitários que nos unem e nos permitem olhar com esperança para o futuro” Dorabela Charneca, Administradora da Parques de Sintra, na Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural, sobre o projeto de restauro do Convento dos Capuchos, galardoado com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2022, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa. “
Ficha Técnica
Av. Capitães de Abril, 38E Lj
DR
TODOSOSNOSSOSELECTRODOMÉSTICOSTEMO VALOR50%MAISBAIXO QUEOMERCADOALGUNSATÉMAIS LOUCOS PREÇOS MODERNO E INDISPENSÁVEL ELECTRODOMÉSTICOS URBANIZAÇÃO INDUSTRIAL TRAJOUCE ABÓBODA RUA ALFREDO SILVA N16 - ARMAZÉM A ABÓBODA 2785-656 SÃO DOMINGOS DE RANA MODERNO E INDISPENSÁVEL ELECTRODOMÉSTICOS @MODERNOINDISPENSAVEL MODERNOINDISPENSAVEL@GMAIL.COM 965440922 / 914111229 visite-nos!MAIS STOCK, MAIS DESCONTOS PREÇOS AINDA MAIS BAIXOS SEGUNDA A SÁBADO: 10H00 ÀS 12H30 - 13H30 ÀS 19H00 | DOMINGO ESTAMOS ENCERRADOS AGORA COM MOBILIÁRIO INTERIOR, EXTERIOR, SOFÁS E COLCHÕES AGORA REPRESENTANTES DA ELECSAN

Colares no centro do maior evento astronómico do país

de observação do país. ‘Não Há Só

Estrelas No Céu’, vai realiza-se de 1 a 3 de outubro, em simultâneo em Guima rães, Aveiro, Coimbra, Coruche, Espinho, Faro, Funchal, Ilha de São Miguel, Moi menta da Beira, Monsaraz, São Gião, Sintra (Colares), Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia).

idosos, o envolvimento com o céu de forma a ganharem uma compreensão básica do nosso ambiente astronó mico”, explica Rui Miguel Fino, do (O.Colares), ao CORREIO DE SINTRA.

remos uma sessão dedicada aos seus utentes, familiares e colaboradores”, refere Rui Miguel Fino.

Colares integra um grupo de 14 locali dades de Portugal, para assistir aquele que é o maior evento astronómico

OGrupo de Astronomia Amadora de Colares (O.Colares), foi con vidado de novo a coorganizar , juntamente com mais 13 grupos de astronomia nacionais, o evento das “100 horas de Astronomia 2022” da IAU (União Astronómica Internacional ), e vai realizar-se das 21h00 às 23h00.

“O objetivo é permitir ao maior número possível de pessoas, desde crianças a

No dia 1 de outubro, a atividade realiza-se na Escola Profissional Alda Brandão Vasconcelos (EPAV) - Av. Dr. Brandão de Vasconcelos, em Colares, entre as 21h00 e as 24h00. No dia 2 de outubro ”o objetivo é mostrar bem de perto as maravilhas da nossa estrela, o Sol”, e a observação decor rerá na ‘Aldeia da Praia - Antiga Colónia de Férias da CP’, na Praia das Maçãs, entre as 15h00 e as 18h30, com a colaboração da APPA. No dia seguinte, a atividade visita a Casa de Repouso ‘Quinta de Colares’ “onde realiza

Com entrada gratuita, a iniciativa vai contar com a participação dos SMAS de Sintra que, através do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, proporcionará a reali zação de sessões de planetário. A ini ciativa vai arrancar com uma palestra do investigador do Instituto de Astro física e Ciências do Espaço, Cédric Pereira, seguindo-se as observações com recurso a telescópios, do Grupo de Astronomia Amadora de Colares, e da APPA (Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores). As sessões de planetário, contam com visualização de vídeos imersivos e imagens de corpos celestes.

Grupo de Amigos das Árvores de Sintra assinala aniversário

OGrupo dos Amigos das Árvores de Sintra (GAAS) assinala no próximo dia 29 de setembro, quatro anos de atividade, estando pre vista uma pequena cerimónia, simbó lica, dia 1 de outubro (15h00), junto ao Jardim da Correnteza, local onde foi abatido um freixo, classificado como “Árvore de Interesse Municipal”. A decisão da autarquia motivou na oca sião o lamento e o protesto de muitos, com a partilha de imagens e comen tários de indignação do sucedido nas redes sociais, momento chave para dizer “basta” e que marcou o surgindo do GAAS.

Quatro anos depois, “estamos todos

de parabéns”, refere Florbela Veiga Frade, coordenadora do grupo que faz “um balanço positivo”, do propósito e objetivos alcançados.

“Durante este tempo conseguimos que fosse aprovado um regulamento de gestão de arvoredo ajudando na sua redação, organizámos uma palestra com diversos especialistas nas áreas de arborismo, paisagismo e agronomia entre outros”, nota Florbela Veiga Frade, ao CORREIO DE SINTRA, acrescen tando que ao longo destes anos, “con tribuímos ainda com ideias e auxiliámos as entidades públicas, nomeadamente na definição [por exemplo] do projeto do Vale da Raposa, em Sintra.

A responsável admite que a tarefa do GAAS, “por vezes é incómoda”, recor dando o caso do abate de dezenas de tílias em Mem Martins, quase à revelia, “ninguém sabia de nada”, acto que classifica como “crime ambiental” ou mesmo no abate de uma tília histórica na Praça da República, em Sintra.

Admite que “às vezes já não é pos sível fazer nada” para salvar uma árvore, porque os casos são denunciados dema siado tarde. Por isso, “temos que estar sempre alerta com o que se passa no concelho”, refere Florbela Veiga Fraga, admitindo que a autarquia de Sintra, mais recentemente, “tem acatado as nossas preocupações, ideias e suges

Apresentado Projeto de Requalificação da Centralidade de Covas

O Município de Sintra apresentou na passada sexta-feira, o projeto de Requa lificação da Centralidade de Covas, na freguesia de Rio de Mouro, no concelho de Sintra, representando um investi mento de 900 mil euros.

Aempreitada insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, e tem como objetivos “a revitalização da identidade de Covas e o desenvolvimento do con forto e segurança da população, tendo como base o reforço das caracterís ticas singulares de uma aldeia”.

Segundo a autarquia, a requalifi cação do espaço público de Covas “irá privilegiar a circulação pedonal e outros modos de circulação suave, proporcio nando o desenvolvimento de condições para que a rua e os largos voltem a ser pontos de agregação e sociabilização das aldeias”.

As principais linhas estratégicas do projeto, passam, entre outros pontos, pela criação de “ruas partilhadas, entre os veículos e peões, de modo a rentabilizar as suas acuais dimen sões reduzidas, e introdução de sen tido único e circulatório para minimizar possíveis conflitos, manter as “carac

terísticas pré-existentes de ruralidade e de encanto de aldeia e do campo”; ainda a recuperação de parte do troço da Rua dos Malmequeres, a “intro dução de espaços de estadia para con vívio e lazer da população e requalifi cação de infraestruturas preexistentes e a criação de estacionamento organi zado sempre que haja área suficiente

DR

para o realizar.

Numa extensão de mais de 18 mil metros quadrados, as obras abran geram os largos de Paiões, da Fonte e do Arq. Adães Bermudes, a par da ligação viária principal composta pelas ruas dos Castelinhos e Máximo Silva, além de um conjunto de artérias secun dárias e o recinto do campo de futebol e parque infantil do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Paiões.

Recorde-se, em Paiões, numa emprei tada também inserida na Área de Rea bilitação Urbana de Rio de Mouro Velho, estão já concluídos os trabalhos de requalificação do centro da povoação, num investimento de 1 milhão e 27 mil euros, com 221 mil euros relativos à requalificação das infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, assim como a reno vação de contentorização. 

tões”. Um diálogo franco e honesto que se deseja, afinal, “para defender aquilo que é de todos: as árvores”
6 Correio de Sintra 28 de setembro a 12 de outubro
 Concelho
DR
 DR
7

Rosinha abre as festas de Nossa Senhora da Graça em Almoçageme Sintra em festa

Pelo 256º ano consecutivo, realizar -se entre de 30 de Setembro a 4 de Outubro, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, em Almo çageme, na freguesia de Colares, com entrada gratuita. São cinco dias onde não faltam atividades recreativas, espec táculos musicais, eventos culturais e reli giosos, os comes e bebes, entre muitos outros.

A cantora Rosinha é cabeça de cartaz e abre os festejos atuando em palco, dia 30 de setembro, às 23h30. No dia seguinte, destaque para a a realização de um Peddy Paper (10h00), seguindo-se a actuação

do Coro Geração 57 + Apria (17h00) e da Orquestra Ligeira SRMA (18h00). À noite o “Trio Classe Média”, sobe ao palco e a noite encerra com os “Sék Mimtends”.

No domingo, dia 2 de outubro, a tarde arranca com a Banda da Sociedade Filar mónica União Assaforense (SFUA). Con tudo o ponto alto das Festas, acontece pelas 15h30, com a realização de uma Missa, celebrada pelo Padre José António, seguindo-se às 16h30 a tradicional cele bração religiosa com procissão solene.

A partir das 18h00, há Concerto pela Banda de Sociedade Filarmónica União Assaforense e às 22h00, atuam os “Ténis

ISCTE Sintra promove festas em Honra de São Miguel

nova escola do ISCTE-Sintra, que acaba de iniciar o novo ano letivo no concelho de Sintra, promove no Jardim da Correnteza de Sintra, as Festas em Honra de São Miguel, iniciativa inte grada na receção aos alunos universitários do novo pólo universitário, no concelho.

O dia do ISCTE acontece no dia 1 de outubro, às 18h00, com a atuação e des file da Tuna Académica no Centro Cultural Olga Cadaval. Pelas 21h30, “Noite Acadé mica” no recinto das festas e a atuação da banda “Duo It”.

A evocação a São Miguel é no domingo a partir das 11h15, com a realização de

Procissão, que vai decorrer da Praça Fran cisco Sá Carneiro à Igreja Paroquial de São Miguel, onde terá lugar pelas 11h30, a Missa Solene. Segue-se um almoço con vívio (13h00). As festas encerram com a atuação dos RAD (21h30).

Temporada de “Grandes Bailes” em São João das Lampas

Regressou a nova temporada de “Grandes Bailes” promovidos pela Sociedade Recreativa Desportiva e Familiar de São João das Lampas, na Avenida Central, ao lado da Junta de Fre

guesia.

A iniciativa pretende criar, através da dança e do convívio, uma cultura de comu nidade ativa e saudável.

Sempre ao domingo, entre as 16h00 e

Bar” e o DJ Luis Raposo (00h15).

No dia seguinte, novo concerto, desta vez pela Banda SRMA (18h00) a atuação do Trio Maravilha (23h30) e o DJ Maz3r (00h45).

No útimo dia dos festejos, destaque para as Cavalhadas Infantis (15h00) e Adultos (17h00). Segue-se “Ramboia Total” (21h30) e a “Dupla Mete Cá Sets” (00h30) que encerra os festejos.

Há 256 anos consecutivos que os fes tejos se realizam sem interrupções, em Almoçageme, mesmo em épocas mais adversas, como aconteceu recentemente com a pandemia por covid-19. Os tradicio

nais festejos nunca foram esquecidos... é assim desde o século XVIII (1768). Segundo a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça, padroeira da terra, este ano não será excepção e elevar-se-á a "tradição" trazendo cor e alegria à aldeia. Sempre assim foi. Assim será!

Arrancaram as Festas de São Mateus em Montelavar

Depois de uma longa pausa de cinco anos, regressaram as Festas em Honra de São Mateus, a Monte lavar, a decorrer de 23 de setembro a 2 de outubro, com animação, onde não faltam os comes e bebes, o artesanato e os pro dutos da região.

Um dos momentos mais altos acon teceu no passado sábado, com a reali zação de Missa Solene, seguida de Pro cissão em Honra de São Mateus e que percorreu algumas ruas da localidade. Um momento de fé e devoção que foi acompa nhado pela Orquestra da Sociedade Filar mónica Boa União Montelavarense.

A tarde do próximo sábado, dia 1 de outubro, será dedicada à criança, com insufláveis, pinturas faciais e modelagem

de balões. Será também apresentado o livro, “O Coelho Popi Quer Voar”, de Gabriela Semedo.

No domingo, entre as 14h00 e as 20h00, destaque para o programa “Somos Portugal” da TVI, vai ser transmi tido em direto a partir de Montelavar.

as 20h00, a tarde vai ser animada com música ao vivo, que se inicia com o “Trio Renascer” a 2 de outubro. Os bailes pros seguem, com os “Som de Mais” (16), “Classe Média (23) e por fim, “Nova

Imagem” (30).

Fundada a 29 de Julho de 1911, a Sociadade Recreativa Desportiva e Fami liar de São João das Lampas, assinala este ano, 111 anos de história.

8 Correio de Sintra 28 de setembro a 12 de outubro
ADR PUB 966 577 919 | 219 170 501 RIO DE MOURO COTRIM REPARA E VENDE MÁQUINAS USADAS PUB A CEITAM - S E E N COMENDA SCantinho Café 2: 912 706 493 | R. Praia da Adraga, Almoçageme Café 1: 961 838 076 | St. André Almoçageme PUB Armazém do Campo EQUIPAMENTOS E PRODUTOS DE JARDINS E PISCINAS 920 264 521 armazemdocampo@gmail.com Rua do Modorno, nº9 Almoçageme | 2705-049 Colares armazem9docampo @armazemdocampo.9 www.armazemdocampo.pt O espaço onde pode encontrar tudo o que precisa saber sobre o seu jardim e sobre a sua piscina!
 DR

Concelho

Sintra expande recolha seletiva de Biorresíduos a todo o concelho

Antecipando em mais de um ano o que será obrigatório em todo o país (no início de 2024), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão expandir a recolha seletiva de resíduos alimentares, a partir do dia 1 de outubro, a todo o concelho de Sintra.

OMunicípio de Sintra afirma-se, assim, na linha da frente da recolha de biorresíduos, que correspondem a mais de 40 por cento do total da pro dução de resíduos, desviando-os do enca minhamento para aterro e valorizando-os através da produção de energia ou de um composto orgânico para fertilização dos solos agrícolas.

Para formalizar esta expansão, os SMAS de Sintra vão promover ações de divulgação e sensibilização na Feira de Monte Abraão, no próximo sábado, e no Largo Central de São João das Lampas, no dia 6 de outubro.

Com o alargamento a realizar no início do mês de outubro, o sistema de recolha de biorresíduos, que os SMAS de Sintra lançaram para o terreno em outubro de 2020 através de um projeto piloto, passa de 200 mil para 385 mil potenciais ade rentes, correspondentes a toda a popu

lação do concelho de Sintra.

Para aderir ao sistema, os munícipes apenas necessitam de preencher um for mulário disponível no site dos SMAS de Sintra, sendo-lhe, posteriormente, entregue em casa um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes.

Os resíduos alimentares, tanto crus como os cozinhados, deverão ser colo cados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão deposi tados nos contentores de resíduos indife renciados (lixo comum). Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o trata mento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valo rização: produção de energia ou de com posto orgânico.

À semelhança do que acontece no momento da adesão ao sistema, também o reforço dos sacos verdes poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra ou através do contacto 910 443 505, sendo a sua entrega concretizada, gratuitamente, na residência dos munícipes.

Para além do setor doméstico, os SMAS de Sintra vão incrementar a recolha de restos alimentares junto de agentes eco

nómicos do setor da restauração, assim como entidades de cariz educativo e social, como escolas e instituições parti culares de solidariedade social, que pro duzem grandes quantidades de biorresí duos.

Representando um investimento de cerca de 670 mil euros, a Operação “Sintra e os Biorresíduos” arrancou em 2021 e abrangeu 75 mil pessoas, no ter ritório da Freguesia de Colares e algumas localidades da União das Freguesias (UF) de Queluz e Belas, Freguesia de Rio de Mouro, Freguesia de Algueirão-Mem Mar tins e UF de Sintra.

Ao longo de 2022, o sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares já foi alar gado à UF de Agualva-Mira Sintra, totali dade do território da UF de Sintra, UF de Massamá e Monte Abraão e totalidade da Freguesia de Algueirão-Mem Martins, sendo expandido agora a todo o concelho de Sintra. 

Bombeiros de Algueirão-Mem Martins na segunda fase do programa “Bairro Feliz”

A Associação Humanitária de Bom beiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins , passou à segunda fase do Pro grama, “Bairro Feliz”, iniciativa promovida pela cadeia de lojas do Pingo Doce, que disponibiliza mil euros, para a aquisição de um ‘Dispositivo Emergency Plug’.

“Pretendemos adquirir o “Dispositivo ‘Emergency Plug’, que permitirá um tra balho de resgate mais seguro, devido à complexidade técnica das ocorrências de salvamento rodoviário em veículos elétricos e híbridos”.

Contudo, para conseguir o desejado dispositivo, é fundamental que a comuni dade “vote e eleja a nossa ideia”, que se encontra na loja do Pingo Doce, da Ave nida António Feijó, em Mem Martins, até ao próximo dia 22 de Outubro. Recorde -se, a cadeia de lojas Pingo Doce criou o programa “Bairro Feliz” e pretende apoiar com um valor monetário, uma causa, escolhida pela comunidade local 

O ESPAÇO PERFEITO

PARA DAR CORPO AO SEU PROJETO E SONHOS!

Se procurava um espaço para trabalhar livre de distrações e na envolvência de um ambiente pro ssional, acolhedor, moderno e tranquilo, então DDX Of ces Cintra é a solução para si!

A DDX Of ces é um centro de escritórios sediado em Mem Martins e tem como objetivo oferecer vários serviços diferencia dos e modalidades de arrendamento!

INSTALAÇÕES: GABINETES INDIVIDUAIS SALA DE REUNIÕES RECEÇÃO E COPA TOTALMENTE EQUIPADO

A
AO SEU OBJETIVO!
928 de setembro a 12 de outubro 2022 Correio de Sintra PUB LIGUE-NOS DURANTE A SEMANA. JÁ TEMOS O ESPAÇO ABERTO PARA VISITAR!!
Rua Dr. João de Barros, 93C, 2725-490 Mem Martins | 210522842/961513030 | gestao.imoveis@ddx.pt MODALIDADES DE ARRENDAMENTO ALUGUER DE GABINETES SERVIÇO DE RECEÇÃO SEDEAÇÃO DE EMPRESAS DOMICILIAÇÃO FISCAL E POSTAL INTERNET WI-FI E COMUNICAÇÕES FIXAS DÊ ASAS AO SEU PROJETO! ENCONTRE A MODALIDADE DE ARRENDAMENTO QUE MELHOR SE ADEQUA
SI E
20 de janeiro a 4 de fevereiro 2022 Correio de Sintra
DR

Festas de São Francisco de Assis em Mira Sintra Agualva - Cacém

Regressaram as Festas de São Fran cisco de Assis, em Mira Sintra, que se rea lizam nos dias 30 de setembro e 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 de outubro, no largo principal, junto à Igreja Paroquial.

Ocantor Miguel Azevedo, abre os fes tejos com a subida ao palco no dia 30 de setembro, às 21h00. No dia seguinte o destaque vai para o “Trio Mara vilha”, seguindo-se João Pereira (7) e a Banda Império (9). Dia 2 de outubro, às 15h00, destaque para a “Tarde de Tradi ções”, com a atuação da Banda Filarmó nica de Massamá, da Banda Filarmónica de Misa Sintra e o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” do Sabugo.

A Comissão de Festas preparou ainda um conjunto de atividades: Festival de Sopas (1), Zumba Color Party (4), o Musical

“O Nazareno”, que terá lugar no auditório da Casa da Cultura Lívio Morais (7) e a realização da 3ª Milha Urbana Albertino Pinto (7), entre outros.

No último dia dos festejos, pelas 11h30, realiza-se a Eucaristia Solene, em Honra de São Francisco de Assis, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém. Pelas 15h00, bênção de animais, seguindo-se a Procissão. Pelas 16h00, os festejos encerram, com a atuação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior Interge racional da Amadora e às 17h00, Dança Agitarte, pelo CECD de Mira Sintra.

De referir, na Casa da Cultura Lívio Morais, vai estar patente até 23 de outubro, uma exposição de fotografia do antigo Bairro de Mira Sintra, “Gerações dos anos 70 à atualidade”, parte II.

“Há Desporto na Cidade” de Agualva-cacém

ACidade de Agualva-Cacém, que intrega a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e a União das Freguesias do Cacém e São Marcos, celebra a Semana do Desporto que decorre até 1 de outubro, com a iniciativa “Há Desporto na Cidade”.

As atividades iniciaram-se no pas sado fim de semana, no Parque Linear da Ribeira das Jardas, com uma progra mação que ofereceu aos visitantes a possibilidade de participar em diversas aulas como a Zumba, ginástica para pais e filhos, capoeira jump, escalada e slide, body attack entre outras actividades e eventos ao ar livre. Decorreu ainda cami nhada noturna, que percorreu vários pontos da cidade. Durante esta semana não perca a oportunidade de experi mentar aulas de várias modalidades em entidades parceiras, como a União Sport Clube de Mira Sintra, o Ginásio 1º de Maio

e a Associação Cultural e Desportiva de São Marcos, com inscrições prévias.

De salientar a realização de uma con ferência dedicada ao desporto e à pro moção do mesmo na cidade de Agualva Cacém, que terá lugar no Espaço Melka, no dia 30 de setembro, pelas 19h30, ini ciativa promovida pela Câmara de Sintra.

Para assistir é necessária inscrição prévia que poderá ser feita através de formulário próprio partilhado nas redes sociais da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra e União das Freguesias do Cacém e São Marcos.

Exposição da ARPIAC

Os utentes da Associação de Refor mados, Pensionistas e Idosos do Cacém (ARPIAC), promoveram uma exposição, nas instalações da instituição, com traballhos realizados ao longo do ano. A iniciativa mereceu o aplauso e a admiração dos visitantes, entres os quais, Eduardo Quinta Nova, vereador da Câmara Municipal de Sintra, Paulo Adrego, presi dente da Junta de Freguesia do Cacém e São Marcos, Carlos Casimiro, presidente da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, autarcas e elementos da Direção da ARPIAC.

Associação de Reformados, Pensio

nistas e Idosos do Cacém, sediada no Cacém, presta apoio à comunidade sénior da Cidade de Agualva-Cacém, dispondo de lar, centro de dia e apoio domiciliário.

10 Correio de Sintra 28 de setembro a 12 de outubro
 DR
 DR PUB LARGO GAMA BARROS Nº 5/6 (PERTO ESCOLA SECUNDÁRIA GAMA BARROS) AGUALVA /CACÉM | 218 029 937 / 962 919 158 JÁ ABRIU BUFFET RODÍZIO ALMOÇO (EXCEPTO FINS DE SEMANA E FERIADOS) JANTAR (TODOS OS DIAS) ALMOÇO (FIM SEMANA E FERIADOS) ALMOÇO E JANTAR CRIANÇA (ATE 9 ANOS) 50% 13.95€ 16.95€ 16.95€ TAKE AWAY Restaurante Japonês GINZA 8 Agualva-Cacém

Queluz Aldeia dos Gatos Massamá & Monte Abraão

Festival de Sintra "Música, a Musa do Rei Artista"

"

Por uma freguesia mais solidáriaAldeia dos Gatos" foi o lema que esteve na origem da apresentação de uma proposta, no âmbito do Orçamento Participativo (OP) da União das Freguesias de Massamá em Monte Abraão, em 2019, ficando classificada em 2º. lugar.

O projeto “Aldeias dos Gatos - Mas samá & Monte Abraão”, foi concretizado à cerca de três anos e recomenda-se, pelo menos para os animais que vivem na rua e que encontram aqui um porto seguro, que com sete colónias, denominadas, Alto de Tercena; Cidade Desportiva I; Cidade Des portiva II; Escola Stuart Carvalhais; Monte Abraão; Rua de Goa e Escola EB1.

Elsa Oliveira, coordenadora do pro jeto faz um balanço “muito positivo” des tacando o envolvimento e empenho da comunidade. “A partir das colónias de gatos existentes na freguesia, foram criadas as condições adequadas para que as pessoas possam alimentar os animais”. Estes pontos de abrigo, além de “proteger os animais abandonados”, são também uma forma de “combater a exclusão social”, refere a responsável.

Antes, “as pessoas conheciam-se de vista e agora partilham conversas e con

tactos, para tratar dos animais”, refere Elsa Oliveira.

Criar espaços públicos agradáveis, ensinar aos mais novos no respeito pelos animais e estimular o espírito de comuni dade, são propósitos fundamentais, prati cados naturalmente nas Aldeias de Gatos - Massamá & Monte Abraão.

“Muitos dos vizinhos, que durante anos não se conheciam, passaram a criar rela ções de amizade”, sobretudo na popu lação sénior que se sente útil e integrada ao participar voluntariamente no pro jeto. Por outro lado, “as crianças e jovens desenvolvem relações saudáveis com os animais” e isso é “muito importante e motivo de orgulho” e regozijo de toda a comunidade.

Montepio encerra em Monte Abraão

Adependência bancária do banco Montepio Geral, em Monte Abraão, fechou portas, sem aviso prévio. “Consideramos este encerra mento inadmissível, e que prejudica diretamente milhares de habitantes, bem como o sector empresarial exis tente no território”, reagiu em comuni cado, Pedro Brás, presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, acrescentando que “um serviço bancário junto das populações não se

pode resumir a ATM e a aplicações no telemóvel”.

O autarca manifesta o seu “total repúdio e desagrado" pela decisão, considerando a decisão desprovida de “fundamentação e mesmo raciona lidade”, tendo em conta a densidade populacional da freguesia onde residem 48 mil habitantes. O autarca, fez saber que vai proceder com “as necessárias diligências, para inverter a decisão de encerramento.

Prossegue a programação da 56.ª edição do Festival de Sintra, com um programa vasto, sob o mote de “Música, a Musa do Rei Artista” em homenagem a D. Fernando II, que inclui desde concertos e récitas de ópera até masterclasses e conferências.

Esta sexta-feira, dia 30 de setembro, às 21h00, no Palácio de Queluz, o Fes tival de Música de Sintra, deixa um tri buto à arte da dança, tornada prá tica social burguesa no século XIX, com obras de Liszt, Bartok, Stravinski e Chopin, interpretadas ao piano por Jeffrey Swan.

Seguem-se a 1 e 2 de outubro, Sete Lágrimas, um dos mais internacionais e mais aclamados grupos portugueses de músicas antigas, com atuações no Palácio de Queluz (1) e Igreja de Colares (2).

No dia 2, às 21h00, é a vez de Ale xander Gavrylyuk, que se apresenta em Portugal pela primeira vez, na senda da grande tradição pianista do Festival de Sintra, no Palácio de Queluz.

A 7 de outubro, às 21h00, no Palácio

de Queluz, é a vez do Quinteto com Piano. Nos dias 8 e 9 de outubro, Centro Cultural Orla Cadaval, em Sintra, há Ópera, “l’occasione fa il ladro (1812) de Gioachino Rossini, com versão por tuguesa dos recitativos de Alexandre Delgado e direção musical de Pedro Car neiro.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline e no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Algumas propostas são gratuitas, mediante reserva e levan tamento de bilhete.

1128 de setembro a 12 de outubro 2022 Correio de Sintra PUB PADARIA e PASTELARIA DE FABRICO PRÓPRIO JÁ ABRIU NOS NEGRAIS Venha Deliciar se VISITE-NOS E EXPERIMENTE OS NOSSOS SABORES Rua das Tomadas nº 2 2715-352 Negrais Rua Largo do Jogo da Bola, 1 Almargem do Bispo 21 150 38 10 28 a 12 de 2022 Correio Sintra
DR
 PUB

Lazer e Desporto

Arrancou a Taça Barnabé o maior evento de futsal do país

putado de 23 de setembro a 19 de novembro, em cinco pavilhões, reunindo 425 atletas, de diferentes escalões etá rios, em representação de 15 clubes e coletividades, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, no concelho de Sintra.

Já arrancou a 15ª. edição da Taça barnabé, o maior evento de Por tugal em futsal, que será ser dis

“A realização da Taça Barnabé, é motivo de orgulho e alegria para todos nós, pelo seu significado, por ser um dos maiores eventos desportivos orga nizado pela junta de freguesia e coleti vidades e depois pelo retomar da tra dição”, que foi interrompida durante dois anos devido à pandemia, refere Rui Maximiano, presidente da União das Freguesias.

Por outro lado, “há muitos atletas que

Judo do Shotokai de Queluz com nova direção técnica

OMestre Renato Kobayashi, assumiu a direção técnica da modalidadede Judo do Centro Shotokai de Queluz, em parceria com a Escola de Judo “A Turma dos Jodoki nhas” .

O objetivo é “impulsionar e promover a modalidade de Judo na comunidade

do concelho de Sintra, em especial das freguesias de Queluz e Monte Abraão, o Centro Shotokai de Queluz e a Escola de Judo a Turma dos Judokinhas”, nos escalões de formação 4-12 anos.

No próximo dia 6 de outubro, o Centro Shotokai de Queluz e a Escola de Judo a Turma dos Judokinhas convidam toda a

já percorreram todos es escalões do tor neio e isso diz muito da sua importância às novas gerações de atletas”, refere Rui Maximiano, considerando o evento

“já faz parte da vida de todos nós”. A Taça Barnabé foi criada em 2006 com o objectivo de fomentar a prática do futsal entre os habitantes e des portistas da freguesia e rapidamente se tornou num dos grandes aconteci mentos desportivos do país, na moda lidade de futsal. O torneio presta home nagem ao General, Barnabé António Fer reira, que viveu no século XIX, e que é o grande benemérito da freguesia de Almargem do Bispo a quem deixou todos os seus bens. Apesar de ter residência em Lisboa, era na Quinta do Rebolo, que tinha uma propriedade que se refugiava muitas vezes. Em sua homenagem a freguesia erigiu uma estátua no centro da povoação.

comunidade para assitir as duas aulas abertas, dos 4 aos 14 anos (18h45 às 19h30) e a partir dos 15 anos (19h30 ás 21h30). Para quem quiser praticar a modalidade, as inscrições estão abertas a partir dos 4 anos, com vários horários disponíveis de 2.ª a 6.ª feira.

Carolina Castro convocada para o Mundial na Argentina

Carolina Castro atleta da Socie dade Recreativa de Santa Susana e Pobral (SRSSP), na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, foi convocada para repre sentar a seleção nacional no Campeo nato do Mundo 2022 de Patinagem Artística de Dança, que irá decorrer em

Outubro, na Argentina.

A informação foi confirmada de acordo com o Plano anual das Selec ções Nacionais, a Federação de Pati nagem de Portugal.

A atleta do concelho de Sintra, conta com um número considerável de parti cipações internacionais. Já este ano

conquistou o 1º lugar da 2º meia final da Taça do Mundo 2022, participou na final da Taça do Mundo, na Alemanha e conquistou o 3º lugar do Campeonato da Europa 2022 em Andorra. Carolina Castro, vai agora participar no Campeo nato do Mundo 2022.

Maria e José em “65-66-67” - a história de um amor

AbYfurcação teatro prepara a estreia do espetáculo "65-66-67" que se baseia nas tragédias ocor ridas em Sintra de 1965, 1966 e 1967: incêndio na Serra de Sintra, desastre de comboio em Mem Martins e as cheias que assolaram o concelho nesses anos.

Pode uma tragédia ter um lado posi tivo? José acredita que sim. Maria acre dita que não. Sabe que não.

Em 1965, um acidente de comboio entre as estações de Mem-Martins e

Sintra assinala o começo de uma his tória de amor.

Em 1966, um grande incêndio na serra de Sintra põe em causa o futuro de dois jovens a começar a vida como casal.

Em 1967, cheias no vale do Tejo fazem perceber que não há horizonte para quem vive sob o peso do punho de ferro da uma ditadura.

Sessenta e cinco, seis, sete… retrata a vida de um casal. Maria e José, dois

jovens a tentar ser adultos num país que limita o sonho, que atira jovens rapazes para uma guerra em África, que limita o sonho dos que ficam na metrópole. Um país onde sonhar já não é escape para nada.

O espetáculo que terá lugar dias 14, 15 e 16 de outubro, em três locais dis tintos do concelho de Sintra (ainda por confirmar). Tome nota e aponte na sua agenda. Obrigatório.

12 Correio de Sintra 28 de setembro a 12 de outubro
DR
DR
DR
DR
SINTR A HIPER TUD O I STO E MUI TO MAI S PA R A S I E PA R A O S EU L A R Rua Thilo Krassman, 2 - Fração D, E, G, 2710-141 Abrunheira JÁ ABRIU NA ABRUNHEIRA 30 % PROMOÇÃO EM ARTIGOS DE HALLOWEEN *até 27/10 MODA BAZAR PET SHOP FERRAMENTAS ELETRICIDADE BRINQUEDOS DECORAÇÃO TÊXTEIS LAR SINTR A HIPER

Articles inside

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.