19 09 2017

Page 1

SEMANÁRIO

FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922 DIRETOR EDUARDO COSTA Nº 4723 - 19 DE SETEMBRO DE 2017 PREÇO 0,70 € (IVA INCLUÍDO)

Presidente Presidente da da direção direção

www.correiodeazemeis.pt O primeiro jornal profissional do distrito

94 GRANDES DEBATES Rádio AZEMÉIS FM (89.7) +

Grande debate aberto ao público > SOUBE DE ACIDENTE FATAL E CORAÇÃO FALHOU

Morre três horas após atropelamento da irmã Página 10

Foto by: Kim Ramalho

ESTA QUINTA-FEIRA, 21 de SETEMBRO, pelas 21h00, no CineCaracas

Semanário CORREIO DE AZEMÉIS (1922-2022: 100 ANOS) (Transmissão em direto no canal do Youtube Azeméis TV e na Rádio Azeméis FM Rádio (89.7 MHZ)

>HÓQUEI EM PATINS

> CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE ENCHEU-SE DE ARTE E CULTURA

Tiago Rodrigues mostra medalhas conquistadas em Europeus e Mundiais

> VIAGEM JUNTOU PESSOAS DE CINCO FREGUESIAS

Página 20

Fátima foi o destino de 600 seniores

> FUTSAL

Futsal Clube de Azeméis segue vitorioso na Liga Sportzone

Página 06

> EVENTO DECORRE ESTE FIM DE SEMANA

Concurso Municipal adoça Azeméis

Página 17

> EM LOUREIRO E TRAVANCA

Explosão em caixas ATM gera destruição Página 17

A Verdade são Factos.

>CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

A Verdade não tem cores.

Distinguido pelo Governo com Diploma de Louvor de Mérito Jornalístico e Empresarial da Comunicação Social Regional e Local

Noite Branca convidou milhares para as ruas

Páginas 04 e 05

Página 24

>BASQUETEBOL

Oliveirense vence Benfica no jogo de apresentação aos sócios

Página 25 PUB

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


02

ABERTURA

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

BILHETE POSTAL

A sua opinião conta... Última edição

+ Gostos 1º- Noite Branca cativa milhares de pessoas 2º- Passeio a Fátima junta 600 idosos 3º- “Salvaram a vida do meu pai”

Violência no namoro

A cidade de Oliveira de Azeméis já se encontra coberta de branco para receber mais uma edição da “Noite Branca”. Uma noite que cativa milhares de visitantes para assistirem a atuações e visitarem as barraquinhas espalhadas pelo centro.

EDUARDO OLIVEIRA COSTA*

“Acho que o meu homem já não gosta de mim, já não me bate, deve andar a bater noutra!”. É uma piada antiga, que julgamos cada vez menos real nos dias que correm. Mas, e se não for assim?! Segundo dados recentes, a violência tem vindo a crescer, assustadoramente, entre os adolescentes e jovens que namoram. Surpresa, ou talvez não. O mais preocupante é que as jovens (pois esta violência é exercida pelo sexo masculino) têm a tendência de achar o mesmo que as tetravós! “Se me dá uma estalada, ou me insulta e controla é porque me ama, são ciúmes...”. Nos dias de hoje, em que as adolescentes e jovens conquistaram o mesmo direito que o sexo masculino, no que respeita a sair e divertir-se, ou a conhecer outros parceiros e amigos, a atitude de controlo sobre as namoradas é muito mais frequente e considerada “normal”. Há dias uma jovem dizia-me achar perfeitamente

natural que o seu namorado tivesse acesso às suas redes sociais, para controlar as suas conversas com amigos. Estavam num “intervalo”, imposto por ele. Mas, o controlo continuava. “Eu amo-o, acho que ele me ama também, mas quer divertir-se com outras”. Os especialistas recomendam que os adultos estejam atentos aos comportamentos das filhas que namoram, ou que têm casos em aberto, pois os sintomas de violência, perseguição, controlo e outros são visíveis, como súbitas e anormais perdas de apetite, nódoas negras, nervosismo, tristeza, ansiedade, sentimentos de culpa, baixa auto-estima, depresso, isolamento, baixo rendimento escola ou abandono.

Cabaça vira fenómeno da natureza em S. Roque

+ Comentários 1º- GNR salva homem desaparecido 2º- Grande debate das Autárquicas 2017 3º- Rodrigues Backstage aberta ao público na Noite Branca

Foi no quintal da sua habitação que António Teixeira plantou uma semente que veio a originar o crescimento de uma cabaça com 1,17 metros de comprimento. O sanroquense não encontra uma explicação para o fenómeno. “Fiz tudo normal, não usei nenhum produto, apenas a reguei. Quando vi, nem queria acreditar na grandeza do vegetal”, confessou. Maria José, esposa de António Teixeira mencionou que “S. Roque é uma terra de fertilidade”. O vizinho, César Mota, ficou surpreendido quando viu o vegetal no carrinho de mão. “Quando vi aquilo decidi logo dar a conhecer este fenómeno da natureza porque nunca tinha visto nada igual. É digno de ser conhecido e mencionado”. A cabaça irá agora ser oferecida ao supermercado local para venda. “Não iremos ficar com ela porque é demasiado grande para ser usada por nós”, referiu Maria José.

Militares da GNR localizaram, na segunda-feira, ao início da noite, um homem que estava desaparecido em Cidacos desde sábado passado.

+ Partilhas 1º- Noite Branca 2017 2º- Grande Debate Autárquicas 2017 3º- GNR salva homem desaparecido No próximo dia 21 de setembro, às 21h00, não perca no Cineteatro Caracas, debate com os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, promovido pela AZEMÉIS FM (89.7 Mhz). Debate aberto a todos os oliveirenses. Com transmissão em direto no canal do youtube Azeméis TV (https:// www.youtube.com/channel/UCT-iUmyJoYW73KpOqfCGtMw) e na Rádio Azeméis FM Rádio (89.7 MHZ)....

*JORNALISTA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA IMPRENSA REGIONAL

Informação Azeméis FM Rádio Agenda diária: 08h00, 10h00, 13h00, 16h00, 18h00, 20h00 Revista de imprensa de 2ª a 6ª: das 12h00 às 14h00 Entrevistas e Programas 20 de setembro 15h00: Entrevista com o escritor sanjoanense, Júlio Oliveira, autor do livro ‘Um balão ao vento, nada e pequenas coisas’, a ser apresentado no dia 22 de setembro, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 18h00-19h30: Debate Autárquicas: Candidatos à Assembleia de União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta,

Travanca e Palmaz (Repetições no dia 22 de setembro, às 07h00 e às 23h00) 19h30-21h00: Debate Autárquicas: Candidato à Assembleia de Freguesia de Ossela (Repetições no dia 23 de setembro, às 07h00 e às 23h00)

às 11h00, e no dia 24 de setembro, às 07h00 e às 23h00) 22 de setembro 12h00-13h00: Fórum Rádio Azeméis FM

18h00: Programa Desporto do Nosso Concelho, nos estúdios da rádio Azeméis FM

18h00-19h30: Debate Autárquicas: Candidatos à Assembleia da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl (Repetições no dia 25 de setembro, às 07h00 e às 23h00)

21h00 – Grande Debate Autárquicas: Candidatos à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis no Cineteatro Caracas aberto ào público. (Repetições no dia 23 de setembro,

19h30-21h00: Debate Autárquicas: Candidatos à Assembleia de Freguesia da Vila de Cucujães (Repetições no dia 26 de setembro, às 07h00 e às 23h00)

21 de setembro


ABERTURA

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

SEMÁFORO

Oliveirices...

GNR resgata homem preso num silvado Um homem de 61 anos foi encontrado ao final de dois dias, caído num silvado, pela GNR. A família da vítima mostrou-se grata pelo trabalho desenvolvido pela força de segurança. O alerta foi dado na noite de sábado (dia 19 de setembro), mas só ao início da noite de segunda-feira é que a família de Ilídio Gonçalves recebeu boas notícias. A GNR localizou a vítima sobre um silvado existente num terreno situado a cerca de 100 metros da sua residência. O sexagenário apresentava ferimentos e estava num estado bastante debilitado, mas já se encontra em casa, bem de saúde.

ca Os mecos que marcam a grande obra de estéti ínio Herm Sr. urbanística nas avenidas da cidade do de Além es. Tavar Loureiro e do seu vice, Ricardo de ser um atestado de menoridade a quem tem carta condução. Vitor Leite, Oliveira de Azeméis

> COBERTURA JORNALÍSTICA DA AZEMÉIS FM E CORREIO DE AZEMÉIS

Eleições 17: Um reconhecimento justo O semanário ‘Correio de Azeméis’ optou por estar presente com os seus profissionais em todos os mais de uma centena de eventos das várias candidaturas, em todo o concelho. Os seus profissionais tem feito o trabalho com rigor e isenção, desprendidos de qualquer simpatia partidária pessoal ou influência. A ‘Azemeis FM’ tem promovido debates com todas as candidaturas, publicando também no ‘Correio de Azeméis’ o conteúdo dos mesmos. Os espaços, tempos e destaques dados a cada candidatura tem sido respeitados com rigor, garantindo a pluralidade e igualdade. Todo este trabalho dos nossos profissionais, que somará no fim cerca de mais de uma centena de reportagens no curto espaço de um mês, representa um esforço imenso. Procuramos cumprir o nosso dever de esclarecer os oliveirenses para que melhor escolham quem vai governar as nossas freguesias e o nosso município nos próximos quatro anos. Também a oportunidade para que todas as forças partidárias candidatas melhor possam esclarecer, debater e cativar os votos dos eleitores. Apesar de orgulhosos da capacidade e serviço público prestados, com pluralidade, isenção e rigor, apenas cumprimos o nosso dever, reconhecendo com orgulho que estaremos a fazer das melhores coberturas eleitorais de que há memória, o que devemos ao zelo profissional, dedicação e competência dos nossos profissionais. Qualquer falha é involuntária e, alertados, será de imediato retificada.

A DIREÇÃO DA ´CORREIO DE AZEMEIS’ E DA ‘AZEMÉIS FM’

Noite Branca encheu Oliveira de Azeméis A Noite Branca reuniu no passado sábado milhares de pessoas no centro histórico de Oliveira de Azeméis, para uma noite de magia diferente de todas as outras. Música, dança, teatro, artesanato, estátuas vivas e outras animações e artes populares encheram as ruas do centro da cidade, com estabelecimentos comerciais abertos até altas horas. No evento estiveram presentes cerca de 70 associações oliveirenses, que abrilhantaram a sexta edição da Noite Branca. O evento, que celebra a paz, a solidariedade e o humanismo, bateu recordes de participação este ano, de acordo com a organização.

03

ARQUIVO HISTÓRICO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS O grupo dramático Invicta e Orfeão de Santiago –no Teatro Progresso de Cucujães O Grupo Dramático Invicta do Outeiro de Santiago, realisou nos últimos domingos, dias 15 e 22, no Teatro Progresso, de Cucujães, dois espetáculos com a revista “Borda d’Água”, em dois actos.

28 de maio de 1938

O Outeiro de Santiago e o seu desenvolvimento O Outeiro de Santiago é uma das pequenas povoações do nosso concelho que, nos últimos tempos, melhor tem vindo vindo a marcar o seu lugar entre os semais. Os seus habitantes dão mostras de terem sido sacudidos pelo vento de progresso que se sente por quasi toda a parte.

25 de junho de 1938

Dois multibancos explodiram em Oliveira de Azeméis Durante a madrugada de quartafeira passada, assaltantes fizeram explodir duas caixas ATM situadas, uma, em Loureiro, e outra em Travanca, deixando um rasto de destruição e milhares de prejuízo no segundo local. As instalações da antiga Junta de Freguesia de Travanca, onde funciona atualmente a Associação de Solidariedade Social da localidade, com a valência de ATL, sofreram danos na fachada e o no interior. Os assaltantes não conseguiram levar dinheiro de nenhuma das máquinas, sendo que numa delas as notas ficaram tingidas de negro.

Mês do ‘União’ Como prevíramos, terminaram poe forma brilhantíssima os festejos que o “União Desportiva Oliveirense” levou a efeito para comemorar a passagem do XVI ano da sua fundação, e os quais se denominaram “Mês do União”. 02 de julho de 1938

www.correiodeazemeis.pt geral@correiodeazemeis.pt

Fundador: BENTO LANDUREZA (1922) SEDE: Edifício Rainha, 4º piso Telefs. 256 049 890 • Telm.: 939 628 533 3720 - 232 OLIVEIRA DE AZEMÉIS Horário de 2ª a 6ª • 9.00/18.30H Assinatura anual : (C/IVA 6%) (Entre Douro e Vouga) 22,50 (Resto do País) 25,00 (C/IVA 6%) (Europa) 70,00 (C/IVA 6%) (Resto do Mundo) 100,00 (C/IVA 6%)

Diretor: Eduardo Costa (Cart. Prof. nº 1738) • Redatores: • Diana Cohen (diana.cohen@correiodeazemeis.pt - Cart. Prof. nº 9479) • Ana Catelas (ana.catelas@correiodeazemeis.pt) • Editor Desporto: Ana Catelas • Editor Freguesias: Filipa Gomes (filipa.gomes@azfm. com) • Editor Concelho: Diana Cohen • Secretária da Redação: Marisa Gonçalves (marisa@correiodeazemeis.pt) • Ana Filipa Pereira •CORRESPONDENTES: Loureiro: Manuel Terra; Carregosa: António Amorim: Cesar: Carlos Costa Gomes; Macieira de Sarnes: Manuel Lopes; Macinhata da Seixa: António Magalhães; Nogueira do Cravo: Alírio Costa; Ossela: A. Jesus Gomes; S. Martinho da Gândara: Arlindo Gomes e Sérgio Tavares; S. Roque: Eduardo Costa; Ul: Olímpio Costa. • Dep. Administrativo e Comercial: Paulo Silva (comercial@correiodeazemeis.pt) • Serv. Publicidade: José António (comercial1@correiodeazemeis.pt) • Dep. Marketing: Paula Pinho (Coordenação: mktmng@azfm.com) • COLABORADORES: • António Santos • Renato bastos • Frederico Bastos • Hugo Tavares • Joaquim Silva • Manuela Inês • Manuel Alves Paiva • Maria Emília Costa • Manuel Laia • Paulo Rui • Rui Duarte • Samuel Oliveira • Sérgio Costa • Aurélio Gomes. (Os artigos assinados são da inteira responsabilidade dos seus autores não vinculando necessariamente a opinião da direção) Os textos do Correio de Azeméis já obedecem às regras do acordo ortográfico, salvo os da responsabilidade de autores ainda não aderentes.

Propriedade: Popquestion - Unipessoal, Ld.ª NIF: 513 577 432 Ed. Rainha, 4º Piso • Oliveira de Azeméis Telef.: 256 049 890 • Fax 256 046 263 Impressão: CORAZE Oliveira de Azeméis Telf.: 256 040 526 / 910 253 116 / 914 602 969 e-mail: geral@coraze.com Depósito Legal nº 27755/89 Nº ICS 104639 Tiragem média: 6.500 exemplares


04

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

CONCELHO

> NA QUINTA DA JULIETA, EM CESAR

Almoço de confraternização dos ex-alunos do Colégio O próximo almoço de confraternização dos ex-alunos do Colégio de Oliveira de Azeméis realiza-se no dia 30 de setembro. O convívio irá decorrer na Quinta da Julieta, em Cesar, das 12h00 às 20h00. Terá um custo de 25 euros por pessoa, sendo que as crianças até aos três anos não pagam e aquelas com idade entre os quatro e os dez anos pagarão 12,5 euros. Os antigos alunos poderão levar consigo amigos e familiares. Para inscrições ou mais informações contactar 911180692 (Alfredo Costeira), 919430929 (Fernando Cruz) ou 919009460 (Maria Lopes).

UL> NO EVENTO HÁ FESTA NA ALDEIA

Associação da Freguesia de UL agradece dedicação A direção da Associação da Freguesia de UL vem por este meio agradecer a todos os amigos da AFUL, que com o seu trabalho e dedicação contribuíram para o sucesso de mais um Há Festa na Aldeia. “Agradecemos também a todos, particulares e empresas, que nos ajudam, assim como a todos aqueles que nos honraram com a sua visita. Deste modo, pouco a pouco o sonho da AFUL vaise construindo e tornando realidade. A todos o nosso profundo reconhecimento”, referiu a direção da AFUL. A associação aproveitou ainda para apelar a todos os ulenses e demais amigos que se juntem a à coletividade, tornado-se associados. “Precisamos de todos para tornar a AFUL mais forte”, conclui a associação.

> ORGANIZADA PELO CENTRO LÚDICO

Caminhada na Praia da Barra O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis promove, hoje, terça-feira, pelas 14h30, a atividade ‘MEXER’, com uma caminhada na Praia da Barra. A iniciativa é aberta a toda a população a partir dos nove anos e, para participar, é necessária a realização de uma inscrição prévia.

Grupos de percussão desfilaram pelas ruas da cidade e imprimiram ritmo ao evento

Show Aéreo ‘Magic Moon’ proporcionou momentos de pura magia na Praça da Cidade

> ANIMAÇÃO INVADIU CENTRO HISTÓRICO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Milhares celebraram a paz, a arte e a cultura

Oliveira de Azeméis vestiuse de branco no passado sábado para a sexta edição da Noite Branca, um evento que fez da cidade um ponto de paragem obrigatória para pessoas de vários pontos do país. A noite foi dedicada à paz, à solidariedade e ao humanismo e reuniu nas principais artérias da cidade milhares de pessoas que celebraram a arte e a cultura, muitas delas até à manhã de domingo. FILIPA GOMES

Milhares de pessoas percorreram no passado sábado as ruas do centro histórico de Oliveira de Azeméis, num evento que é sinónimo de magia, paz, harmonia, cultura e arte. Atrações não faltaram com espetáculos a decorrer em simultâneo nos vários palcos desta sexta edição. Música, dança, teatro, artesanato, estátuas vivas e outras animações e artes populares deram vida às ruas do centro da cidade, que vibrou até à manhã de domingo. O frio não foi um obstáculo para aqueles que quiseram vestir o branco e conhecer de perto os talentos que brotaram ao longo de toda a noite. “Foi uma noite fantástica. Sentimos que as pessoas gostaram muito do upgrade de expansão do espaço, da presença de grupos internacionais e também do facto de apostarmos na prata da casa”, afirmou o presidente do município, Isidro Figueiredo, que considera que o evento “alcançou um novo patamar”, superando também os números do ano passado, estimados em cerca de 60 mil pessoas. “A Noite Branca é já um dos grandes eventos da região e do país”, atestou, sublinhando a presença de pessoas de vários pontos do país num evento que apelou à “aproximação

Espetáculos internacionais de cariz aéreo surpreenderam o público

das pessoas, à solidariedade e a uma noite sem preconceitos”.

Noite Branca catapulta comércio tradicional

Para Isidro Figueiredo, a Noite Branca, como outros eventos de Oliveira de Azeméis, ajuda a catapultar o comércio oliveirense. “O comércio tradicional tem vindo a definhar e penso que uma das formas para que se volte a reerguer é quebrar as regras, quebrar os horários estabelecidos e alinhar-se com eventos como a Noite Branca. Isto não resolve o problema, naturalmente, mas é um incentivo para que as pessoas conheçam e frequentem o comércio tradicional noutras alturas”, afirmou.

Espetáculos aéreos proporcionaram momentos mágicos O grande ‘upgrade’ da Noite Branca centrou-se na contratação de espetáculos internacionais. “Esta é uma noite quase sagrada para os oliveirenses e neste tipo de eventos é importante dar o salto qualitativo. Estes espetáculos já passaram por grandes palcos e dificilmente são vistos em Portugal”,

Associativismo disse “presente!” Numa noite de paz, solidariedade e união, também as associações aderiram em massa e estiveram representadas em diversos pontos do recinto, semelhante à edição anterior. Na Praça da Cidade e Jardim Público, as zonas de maior incidência deste evento, juntamente com as ruas Bento Carqueja e António Alegria, Dr. Artur Correia Barbosa e Cruzeiro, marcaram presença muitas associações vindas de todas as freguesias do concelho. Nesta noite, o associativismo aproveitou para divulgar os seus produtos e angariar receitas imediatas.

no local. O dinheiro fica cá, no nosso movimento associativo, no comércio tradicional. Não há um lugar vago nos restaurantes e hóteis de Oliveira de Azeméis esta noite”, apontou, destacando ainda a colaboração da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, da Associação de Artesãos de Terras de Santa Maria, dos comerciantes, dos artistas locais e de todas as associações para o sucesso do evento.

“É visível o brio das nossas associações”

Com cerca de 70 associações presentes na Noite Branca, não há margem para dúvidas de que o evento espelhou a força das coletividades do concelho, afirmou o presidente da FAMOA, António Grifo. “Existem poucos concelhos com um movimento associativo como o nosso. Esta é a prova evidente que a simbiose entre a autarquia e as associações funciona considerou o vereador da Câmara em pleno. É visível o brio das nosMunicipal, Pedro Marques, que sas associações na preparação de defende que a aposta do município um evento como este”, constatou, se reflete diretamente nos diferen- deixando uma mensagem de apretes agentes envolvidos no evento. ço a todas as associações envolvidas “Este investimento tem um retor- no evento.


CONCELHO “Esta é a nossa segunda vez na Noite Branca. Valorizamos muito estes eventos e gostamos de ir convivendo com as pessoas que nos vão visitando para divulgarmos o nosso trabalho”

“Está a ser uma noite espetacular, está ao nível das edições anteriores, mas a afluência de pessoas que está melhor que no ano passado”

ALBINO MARTINS, LOUREIRO

HÉLDER RAMOS, MEMBRO DA CONFRARIA DO SANTÍSSIMO DA PARÓQUIA DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

“A Noite Branca significa para o NAC uma oportunidade de estarmos próximos de toda a gente”

Praça José da Costa foi o palco escolhido para a atuação de vários DJ’s

“A Associação Académica não podia faltar a este evento e é para manter esta presença. Acho que é muito bom Oliveira de Azeméis ter um espirito de união e de diversão. É uma noite diferente do habitual”

A banda oliveirense Paradigma foi um dos vários grupos locais chamados para atuar na Noite Branca

“Está a ser uma noite interessante, é uma boa ideia e devem continuar com esta iniciativa”

JOSÉ BASTOS, OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Comércio local de portas abertas

JOSÉ DAVID RODRIGUES, PRESIDENTE DA BANDA DE MÚSICA DE PINHEIRO DA BEMPOSTA

Milhares de pessoas ficaram rendidas aos espetáculos que se desenrolaram pelas ruas

ISABEL COSTA, PAPELARIA CENTRAL

“A importância da Noite Branca para a cidade é ótima. Acho que não devia ser noite branca mas sim fim de semana branco. É uma lufada de ar fresco para a cidade”

FANNY RODRIGUES, LOJA RODRIGUES BACKSTAGE

SÓNIA MARTINS, S. MARTINHO DA GÂNDARA

MARIA BASTOS, OLIVEIRA DE AZEMÉIS

“Sem dúvida alguma que este evento tem muita importância para as associações e é sempre com enorme prazer que participamos. Este convívio é bom”

“Esta iniciativa é muito boa e deveria ser feita mais vezes por ano e não só uma vez por ano”

“Um evento que traz uma noite de paz de espirito e união é excecional”.

“Noite interessante, com muita gente. Um evento que deve continuar, porque traz imensa gente a rua e isso é fundamental para dinamizar o comércio”.

DIANA MOTA, NÚCLEO DE ATLETISMO DE CUCUJÃES

ANDRÉ CORREIA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

05

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

Animação circulante assegurou entretenimento durante toda a noite

Milhares de visitantes foram atraídos pela diversidade de atuações e atividades que encheram as ruas do centro de Oliveira de Azeméis. Quem aproveitou a enchente de público foram os estabelecimentos comerciais, que alargaram o seu horário de funcionamento e estiveram de portas abertas, muitos até às 05h00. O evento contou com a participação de 15 estabelecimentos locais que aproveitaram a iniciativa para dar a conhecer os seus produtos e gerar alguma receita.


06 > NA NOITE DE SÁBADO

Desfolhada à Moda Antiga Realiza-se, no próximo sábado, a Desfolhada à Moda Antiga organizada pelo Grupo Folclórico de Cidacos. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, terá lugar na Praça da República, em frente ao edifício da autarquia, a partir das 21h30.

> NO ÂMBITO DA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Cãominhada pela cidade A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove, no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade 2017, a 4ª edição da Cãominhada, hoje, dia 19 de setembro, pelas 21h30. A iniciativa privilegia o uso das ruas do centro urbano, zona desportiva e escolar da cidade para passeio e caminhada de peões acompanhados com os seus amigos de estimação. Com início e chegada no Largo da República (em frente ao edifício da Câmara Municipal), o percurso tem uma distância de aproximadamente quilómetros e um grau de dificuldade baixo. A participação está sujeita a inscrição.

> NA BIBLIOTECA MUNICIPAL FERREIRA DE CASTRO

Apresentação do projeto Memórias de OAZ A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai apresentar o projeto Memórias de OAZ, que reúne, numa monografia, uma síntese histórica do território e num portal o inventário do património arqueológico, arquitetónico e imaterial do concelho. A apresentação terá lugar no dia 21 de setembro, quinta-feira, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

> ‘UM BALÃO AO VENTO, NADA E PEQUENAS COISAS’ É O NOME DA OBRA

Júlio Oliveira apresenta livro Na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, pelas 21h00, a biblioteca municipal recebe o escritor Júlio Oliveira, que vai apresentar o seu novo livro ‘Um balão ao vento, nada e pequenas coisas’. Sob a temática ‘Um escritor apresenta-se…’, Júlio Oliveira apresentará assim a sua mais recente obra, uma publicação da Chiado Editora.

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

CONCELHO

> VERBAS FORAM APROVADAS NA ÚLTIMA REUNIÃO PÚBLICA DE CÂMARA

Câmara apoia associações com meio milhão de euros Na última reunião pública de Câmara foram aprovados alguns Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo com vários clubes e associações, mas outros foram retirados da ordem de trabalhos por não estarem devidamente clarificados.

Apoios financeiros aprovados

ANA CATELAS

Se algumas atribuições de verbas não mereceram contestação (ver caixa), o mesmo não se pode dizer de outras para as quais os vereadores do PS pediram explicações. Numa altura em que se aproximam as eleições, a socialista Ana de Jesus defendeu que vai manter o seu “rigor” até final do mandato, apesar do “custo político” que daí possa advir. A autarquia atribuiu ao Futsal Clube de Azeméis (FCA) uma verba de 36.860 euros, dos quais 1.860 euros são referentes à formação. Contudo, “o clube diz que tem 32 atletas na formação e o valor atribuído diz respeito a 62 atletas”, alertou Ana de Jesus, acabando o ponto por ser retirado da ordem de trabalhos. A atribuição de uma verba de 50 mil euros à Escola de Ciclismo Bruno Neves também suscitou dúvidas, levando à necessidade de ser corrigido o

Alguns subsídios mereceram contestação por parte dos vereadores do Partido Socialista

protocolo de forma a esclarecer ao que se destina o apoio. Já o Contrato com a FAMOA, que este ano organizou a ‘Noite Branca’, no passado fim de semana, e que contemplou a atribuição àquele organismo de uma verba “até 80 mil euros”, gerou alguma discussão na reunião com os vereadores socialistas a afirmarem não conhecer onde seria aplicado o dinheiro e a lamentarem não existir um mapa de custos. A atribuição foi aprovada com a abstenção dos vereadores do PS e com Ana de Jesus a justificar esta posição, considerando “os gastos exagerados numa só noite”. Já o protocolo de colaboração

Os vereadores do executivo e da oposição aprovaram, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de 152 mil euros ao Futebol Clube Pinheirense para a concretização das obras do relvado sintético. Foram, igualmente, aprovadas por unanimidade as contribuições financeiras do município à Associação Columbófila de Oliveira de Azeméis, no valor de quatro mil euros, pelas organizações do Campeonato Concelhio 2017, Clube de Fundo Azeméis é Vida e Campeonato de Yearlings 2017; ao Clube Desportivo de Loureiro, no valor de 7.260 euros, para apoio à formação e desenvolvimento da prática desportiva, referentes às épocas 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017; e ao Real Clube Nogueirense, um subsídio de 138 710 euros, referente ao arrelvamento do seu campo de futebol.

com a Fábrica da Igreja de S. Martinho de Cucujães, destinado ao arranjo dos espaços exteriores da capela, foi aprovado apenas com o voto de qualidade do presidente Isidro Figueiredo, uma vez que a vereadora Gracinda Leal não estava presente no momento da votação. Os elementos do PS votaram contra, considerando que a autarquia estaria a abrir um precedente ao apoiar as obras de uma capela. “A Câmara deve ser parceira e não colaborar na totalidade”, sugeriu a vereadora socialista Ana de Jesus, que consi- dá 70 mil. Porquê?”, questionou derou “excessivo” o valor de 70 mil Joaquim Jorge (PS), alertando que euros para as obras previstas. “A este valor “é o orçamento anual de Comissão pede 67 mil e a Câmara algumas juntas de freguesia”.

> ESCOLA FERREIRA DE CASTRO ORGANIZOU VISITA QUE PASSOU TAMBÉM PELA HOLANDA

Alunos de Biologia e Geologia conheceram a Islândia Vinte e nove alunos de Biologia e Geologia da Escola Ferreira de Castro foram os protagonistas de uma viagem de sonho até à Islândia, com escala na Holanda. Partiram na madrugada do dia 08 de setembro e conheceram de perto o património natural islandês numa experiência que os enriqueceu e lhes permitiu aplicar conteúdos adquiridos ao longo do ano letivo. Acompanhados pelos professores Alexandra Esteves, Marco Ferreira e Paula Catela os alunos da apanharam o voo para a Islândia, mas com uma escala na Holanda, onde conheceram alguns locais atrativos. Entretanto era chegada a hora de partir para a Islândia, um dos “locais mais maravilhosos do ponto de vista geológico”, onde admiraram, entre outras “maravilhas”, o Parque Nacional de Thingvellir, onde se encontra o mais

O Parque Nacional de Thingvellir foi um dos locais visitados pelos 29 alunos

antigo parlamento do mundo fun- deduzir o passado: ser capaz de dado em 930, cascata de Gullfoss observar a natureza e explicar os (cascata dourada) e até uma pe- fenómenos naturais que tiveram quena aurora boreal vista a partir como resultado aquela maravilhosa paisagem”, afirmou. Inês da baía de Reykjavik. Para a aluna Sara Franco, esta é Valente partilha da opinião e sente uma experiência que ficará grava- que a viagem a fez sair da sua zona da na memória. “O mais entusias- de conforto. “A Islândia é um país mante foi observar as fantásticas repleto de magníficas paisagens paisagens da ilha e conseguir e diversos lugares fantásticos a

nível geológico, o que proporcionou algumas aulas de geologia durante os longos percursos que fazíamos todos os dias”, expressou. Mas o melhor da viagem ficou reservado para o fim, já a caminho do aeroporto, com uma imensidão de auroras boreais a encher os céus e a emocionar os alunos.


CONCELHO

07

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

>UNIÃO DE FREGUESIAS DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS ORGANIZOU VIAGEM

Passeio a Fátima reuniu 600 seniores O presidente da União de Freguesias, Carlos Silva, salientou que o dia foi repleto de emoção e de alegrias.

“Já é a terceira ou quarta vez que participo e acho muito importante para nós, até para o exercício”.

IDALINA BASTOS

“É a segunda vez que venho e corre sempre tudo bem. O convívio é sempre bom e saudável”.

MARIA SANTOS

ANA FILIPA PEREIRA

A Junta da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl organizou, no passado sábado, um passeio convívio até à cidade de Fátima. A iniciativa juntou cerca de 600 pessoas das cinco freguesias pertencentes à União. A programação iniciou-se com a chegada ao Santuário de Fátima, onde teve lugar um momento de oração e devoção. Na hora de almoço ao participantes seguiram para a Quinta Dão Nuno, localizada a dez quilómetros de Fátima, onde os esperava um programa com diversas atividades, almoço e muita animação musical. O presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, Carlos Silva, acompanhou a viagem e referiu a importância destas iniciativas para a população.

“Espero que haja sempre muita alegria e muito convívio nestas iniciativas”

MARIA BASTOS

Convívio uniu pessoas de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl

“Este tipo de evento acaba por valorizar a nossa população sénior. Para muitos, esta é a única oportunidade que têm para sair de casa durante um ano e é um grande momento de emoção e recompensa para nós por isso”. O presidente concluiu ainda que foi “um dia muito feliz para aquelas pessoas que menos têm e para as mais carenciadas, que acabam por ter a oportunidade de terem um pouco de alegria na sua vida”.

“A iniciativa é muito importante. Esquecemonos um pouco do dia-a-dia e é sempre bom”

PIEDADE DIAS

“Estas iniciativas são muito importantes para a pessoa espairecer um bocadinho”

MANUEL DIAS

Baile animou os seniores depois do almoço

>PARTIDO APRESENTOU MAIS DOIS COMPROMISSOS

PS promete uma nova centralidade para o concelho Em conferência de imprensa, no passado sábado, Joaquim Jorge, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, prometeu a construção de um parque urbano no centro da cidade para fomentar a prática desportiva e hábitos de vida saudáveis. “Queremos criar um espaço verde de lazer, um espaço fundamental para a nossa cidade, e queremos fazê-lo em pleno centro da cidade para facilitar o acesso dos oliveirenses”, defendeu. De modo a criar uma nova centralidade no concelho, Joaquim Jorge manifestou também a pretensão de construir de uma praça maior junto ao edifício autárquico. “No espaço de estacionamento da Câmara pode ser feita uma grande praça, com uma nova centralidade instituída”, propôs. O parque continuaria a existir, mas subterrâneo, e a parede que o divide seria reconstruída com o objetivo de permitir a construção de um edifício para a maioria dos serviços autárquicos, que neste momento se encontram espalhados pela cidade. Para este projeto, Joaquim Jorge estima um orçamento a rondar os

Os socialistas pretendem o alargamento da praça junto ao edifício da autarquia

3,5 milhões de euros. A intervenção no jardim ao lado da Câmara é outro dos planos do candidato, “O jardim não tem qualquer utilidade, só mesmo como passagem, e nós podemos aproveitá-lo para também ter alguma centralidade”. Caso vença as eleições, o PS pretende colocar estes compromissos em prática com “a maior brevidade possível”. ANA FILIPA PEREIRA


08 > DEVEM SER LEVANTADOS ATÉ AO DIA 30 DE OUTUBRO

Comissão de Festas de La Salette divulga prémios Pode conferir, através desta lista, se a rifa que adquiriu junto da Comissão de Festas de La Salette, no âmbito do já habitual sorteio da tômbola, tem um prémio associado. Primeiro prémio: Toldo monobloco 4x3 – n.º 3940; Segundo prémio: Colchão de casal – n.º 1625; Terceiro prémio: Colchão de solteiro – n.º 2931; Quarto prémio: Fritadeira solac – n.º 1625; Quinto prémio: Panela de pressão Silampos 15L – n.º 2322; Sexto prémio: Conjunto de lareira – n.º 00576ºPremio; Sétimo prémio: Panela pressão Silampos 6L – n.º 1389; Oitavo prémio: Grelhador elétrico Flama – n.º 2570; Nono prémio: Ventilador Becken – n.º 1618; Décimo prémio: Rebarbadora – n.º 2693. O prazo para o levantamento dos prémios termina no próximo dia 30 de outubro 2017. A Comissão de Festas de Nossa Senhora de La Salette agradece “a toda a indústria e comércio local que tornaram possível esta angariação de produtos para a realização desta tômbola”.

> CRIANÇAS VÃO PASSAR NOITE ANIMADA NO ESPAÇO

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

CONCELHO

EXCLUSIVO> FAMÍLIA DE ILÍDIO GRATA À GNR POR TER CONSEGUIDO ENCONTRÁ-LO COM VIDA

“Salvaram a vida do meu pai” Homem de 61 anos foi encontrado ao final de dois dias, caído num silvado. A família sente-se grata pelo trabalho desenvolvido pela força de segurança.

“Alguns militares chegaram a ajudar nas buscas mesmo depois de terem terminado o horário de serviço”

DIANA COHEN

O pior já passou, mas a família de Ilídio Gonçalves, que esteve desaparecido durante mais de dois dias, no lugar de Aldas, ainda tem bem presentes os momentos de sufoco que viveu naquele fim de semana. Saiu de casa ao início pelas 14h00 de sábado (dia 09) para se dirigir à sede do Grupo Folclórico de Cidacos, de que faz parte. Como, nessa tarde, o grupo iria atuar em Ul, no ‘Há Festa na Aldeia’, a família calculou que Ilídio também iria e ficaria por lá. No entanto, quando a mulher acordou, de madrugada, e não o viu em casa, estranhou. A família alertou, logo nessa

Emanuel Gonçalves, filho de ‘Lidinho’, sublinha que os militares da GNR foram incansáveis

noite, a GNR e iniciou as buscas. O telemóvel do homem, de 61 anos, estava ligado, mas ninguém atendia. Com o passar das horas, a preocupação foi aumentando e o Destacamento Territorial de Oliveira de

em cima de silvas e não se conseguiu levantar mais”, contou um dos filhos, Emanuel Gonçalves, ao Correio de Azeméis. Apesar da situação desesperante, enquanto procuravam Ilídio, os familiares sentiram-se confortados pela GNR. “Ficámos muito conAzeméis montou uma operação de tente com o trabalho deles. Foram busca, solicitando o apoio de binó- incansáveis e alguns militares mios cinotécnicos do Comando do chegaram a ajudar nas buscas mesmo depois de terem terminaPorto. Finalmente, ao início da noite do o horário de serviço. Houve de segunda-feira, perto das 20h00, muita gente a procurar pelo meu Ilídio Gonçalves foi localizado pai, desde familiares a vizinhos e deitado sobre um silvado existente amigos”. ‘Lidinho’, como é conhecido, foi num terreno situado a cerca de 100 metros da sua residência. O sexa- conduzido às Urgências do Hospigenário apresentava ferimentos e tal da Feira, onde esteve internado encontrava-se bastante debilitado, durante alguns dias, tendo já regressado a casa. “Ficou muito asmas estava consciente. A família percebeu, depois, o que sustado com o que aconteceu. Afiacontecera. “Depois de ter estado nal, esteve mais de 50 horas sem na sede do rancho veio para casa, beber e comer. Mas já conseguiu mas parou num terreno onde cos- rir-se do que aconteceu”, referiu tumava apanhar fruta para ver se Emanuel, contente com o desfecho havia castanhas. Caiu de cabeça do episódio.

> PREJUÍZOS AVULTADOS NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE TRAVANCA

Dois multibancos explodiram em menos de 15 minutos

Aventuras Noturnas no Centro Lúdico Na noite de 22 para 23 de setembro, o Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis promove a atividade ‘Aventuras Noturnas’, destinada a crianças e jovens com idades entre os sete e os 12 ,anos residentes no concelho. Os participantes terão oportunidade de passar uma noite mágica e divertida, repleta de jogos lúdicos, ateliers e atividades pedagógicas com muitas surpresas e mistérios. De casa, deverão trazer sacocama e almofada, colchão, pijama ou fato de treino, chinelos, roupão/agasalhos, material de higiene pessoal (incluindo um toalha de rosto, escova de dentes, etc.) e uma muda de roupa para o dia seguinte. As inscrições deverão ser feitas no Centro Lúdico.

Sede da Associação de Solidariedade Social de Travanca foi arrasada pela explosão

Durante a madrugada de quarta-feira passada, assaltantes fizeram explodir duas caixas ATM situadas, uma, em Loureiro, e outra em Travanca, deixando um rasto de destruição e milhares de prejuízo no segundo local. As instalações da antiga Junta de Freguesia de Travanca, onde funciona atualmente a Associação de Solidariedade Social da localidade, com a valência de ATL, sofreram danos na fachada e o no interior. Para além de os vidros das janelas terem partido, a explosão, tudo, indica, com recurso a gás, arrancou a porta que separa o espaço da receção aos alunos do refeitório,

A primeira tentativa de roubo ocorreu na Caixa de Crédito Agrícola de Loureiro

divisórias em pladur, danificou rança”, afirmou o presidente da no edifício da Junta de Freguesia. uma parede e o sistema de dete- Câmara Municipal de Oliveira de Neste caso, os indivíduos tentação de incêndios. “Pelas contas Azeméis, Isidro Figueiredo, após ram ainda forçar a entrada no banque fiz, estarão aqui uns 50 mil uma peritagem realizada por téc- co, mas sem sucesso. Contudo, os euros de prejuízo, o que para nós nicos de engenharia municipais. danos resultantes da explosão não é incomportável para nós, uma “Trabalhámos em conjunto com a foram tão relevantes. Segundo apurou o Correio de vez que as IPSS’s, hoje, não têm Junta de Freguesia e a associação dinheiro”, lamentou o presidente para que tudo fosse rapidamente Azeméis, ambos os assaltos foresolvido”, acrescentou o autarca, ram frustrados, não tendo sido da associação, Aureliano Cabral. Em virtude do sucedido, a ins- adiantando que o seguro foi acio- roubadas quaisquer quantias. Em Travanca, as notas terão mesmo tituição funcionou, durante o dia nado. A tentativa de assalto à caixa ficado tingidas de negro. de quarta-feira, a ‘meio gás’, conA GNR esteve nos dois locais, fecionando refeições somente para multibanco de Travanca ocorreu alguns alunos, mas no dia seguinte cerca das 05h00, alguns minutos mas, tendo em conta os contornos já estava tudo pronto para funcio- depois de um episódio idêntico dos casos, a investigação do caso ocorrido na ATM da dependên- encontra-se sob a alçada da Polícia nar a ‘100 por cento’. “Não há danos em termos es- cia da Caixa de Crédito Agrícola Judiciária. truturais nem risco para a segu- de Loureiro, também instalada DIANA COHEN


FREGUESIAS

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

EXCLUSIVO> SANTIAGO DE RIBA-UL: PROGRAMA ‘A HORA DA GRANDE IDADE’ FOMENTOU DEBATE

Seniores colocaram à prova candidatos à União A Hora da Grande Idade, um programa da Azeméis FM em parceria com a Pró-Outeiro, decorreu nas instalações da associação na tarde de sexta-feira e convidou os candidatos à União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl a expor as suas propostas e a responder às questões do público presente. FILIPA GOMES

Com as eleições autárquicas a aproximarem-se a passos largos, na tarde de sexta-feira passada, o programa ‘A Hora da Grande Idade’ rumou até à Associação de Melhoramentos da Pró-Outeiro e fomentou uma sessão de esclarecimentos com quatro candidatos à União de Freguesias. O isolamento, a mobilidade e os transportes foram alguns dos temas abordados pelos seniores da Pró-Outeiro, num frente a frente com Alexandra Nicolau (CDS-PP), António Alves (CDU), António Rosa (PSD) e Manuel Alberto (PS). Ao longo de duas horas, os candidatos tiveram a possibilidade de se apresentar, dar a conhecer as suas propostas, mas também de responder às questões colocadas pelo público e perceber os seus anseios. A criação de uma união de institui-

Seniores quiseram participar no debate e questionaram os candidatos sobre as suas propostas

ções sociais para fomentar sinergias, as redes de água e saneamento, as desigualdades sociais, o isolamento e solidão da terceira idade, e a mobilidade foram alguns dos temas abordados pelo público, que se mostrou atento durante toda a sessão.

CDS-PP promete “proximidade”

Alexandra Nicolau, candidata do CDS-PP, garantiu, caso vença as eleições, que fará um trabalho de proximidade, criando uma “linha direta de apoio para situações urgentes” e trabalhando de forma articulada com as instituições no apoio aos mais desfavorecidos.

Maria Xará completou 82 primaveras Antes do final do programa, a rádio Azeméis FM e todos os presentes da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro cantaram os parabéns em direto a Maria Xará, que na sexta-feira completou 82 primaveras.

seu conhecimento.

PS defende Passeio Sénior para todos

Para o candidato do PS, Manuel Alberto, é fundamental combater os obstáculos à mobilidade, uma rede social “ativa e atenta” e organizar passeios seniores que não “excluam ninguém”. Manuel Alberto assumiu ainda a vontade de lutar, em parceria com a Universidade Sénior, por instalações condignas para a instituição.

CDU anuncia apoio à terceira idade

António Alves, candidato da CDU, propôs-se a apoiar os idosos e as instituições de solidariedade PSD quer catapultar social, defendendo que é necesinstituições sociais sário “apostar nas pessoas”. O O candidato do PSD, António Rosa, assumiu como prioridade deu a importância do legado das candidato defendeu ainda que é dar visibilidade e projeção às ins- gerações mais velhas, propondo necessário “ouvir” os seniores e tituições sociais para que “possam estimular o “voluntariado sénior” apoiá-los até “ao último dia das chegar a mais pessoas” e defen- para transmitir aos mais novos o suas vidas”.

a A NOZ levou 60 pessoas aos Passadiços do Paiv izou um passeio até No passado fim-de-semana, a Associação A Noz organ 60 pessoas aderiram de Cerca aos Passadiços do Paiva, localizados em Arouca. , presidente Braga car Amíl nte. a esta iniciativa e passaram uma tarde difere “Foi um tiva. inicia na ada regist o adesã d’A Noz mostrou-se satisfeito pela ritariamaio as, pesso as Algum bem. muito sábado diferente e correu tudo s oito quilómetro pelos mente idosas, não quiseram fazer o percurso dos pela nossa chegada à passadiços, mas vieram pelo convívio e aguardaram fizeram um piquenis praia”, afirmou. A seguir à caminhada, os participante ho e seguiram Arein do praia que convívio com merenda trazida de casa na te a tarde. duran r melho cer conhe para o centro de Arouca, que ficaram a

09 S. ROQUE> NO DIA 01 DE OUTUBRO

Comissão organiza tômbola a favor dos Bombeiros No dia 01 de outubro, a Comissão Social de Freguesia de S. Roque promove no edifício da Junta de Freguesia, uma tômbola a favor dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. “Aqui fica o apelo à simpatia e generosidade dos sanroquenses, sempre prontos, solidários e disponíveis para colaborar particularmente com quem nos garante a tranquilidade e segurança nos momentos mais difíceis e imprevisíveis”, considerou a Comissão Social de Freguesia.

S. ROQUE> ÀS PRIMEIRAS QUARTAS-FEIRAS DE CADA MÊS

Comissão Social de Freguesia concede apoio jurídico Através de um protocolo celebrado entre a Comissão Social de Freguesia de S. Roque e a advogada Sónia Resende, será disponibilizado apoio jurídico nas primeiras quartas-feiras de cada mês, das 14h30 às 18h00, na secretaria da Junta de Freguesia.

S. ROQUE> NO DIA 23 DE SETEMBRO

Homenagem a Manuel Oliveira Tavares A Junta de Freguesia de S. Roque vai prestar homenagem a Manuel Oliveira Tavares, criador e cuidador dos jardins de Bustelo. A distinção irá realizar-se no dia 23 de setembro, pelas 18h00, e contará com o apoio e simpatia de colegas, amigos e admiradores deste voluntário e benfeitor ao serviço de Bustelo e de S. Roque. A Junta de Freguesia informa ainda que no dia 18, Às 21h00, terá lugar a última Assembleia de Freguesia do mandato 2013/2017, na sede da autarquia local. PUB


10

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

FREGUESIAS

LOUREIRO> ATROPELAMENTO DE CAMIÃO DO LIXO RESULTA EM TRAGÉDIA

Idosa morre ao saber que irmã foi atropelada Maria Preciosa, de 73 anos, e Rosalina Duarte, de 76, morreram com cerca de três horas de diferença. O coração da mais velha não suportou a dor da perda.

Foto Xavier Silva

MACIEIRA DE SARNES

Colheita de sangue O Lions Clube de Azeméis promove, hoje, dia 19 de setembro, uma colheita de sangue. A iniciativa irá decorrer entre as 09h00 e as 13h00 na Escola EB1 de Macieira de Sarnes.

> NO CENTRO CULTURAL DE CUCUJÃES

‘Aqui há Dança’ põe os seniores em movimento

DIANA COHEN

Uma mulher, de 73 anos, morreu depois de ter sido atropelada por um camião do lixo, em Loureiro, e a sua irmã acabou também por falecer quando teve conhecimento da tragédia. Ao final da tarde de sábado, Maria Preciosa Duarte saiu de casa, na Rua Nossa Senhora da Esperança, onde residia com a irmã, para se dirigir, a pé, para a Igreja Matriz de Loureiro. No entanto, não chegou ao seu destino. Quando circulava na Rua Cónego Leite Rainho, a cerca de 100 metros da sua habitação, foi colhida por um camião de recolha do lixo. Alegadamente, a vítima mortal terá contornado o veículo pesado no momento em que iniciou a marcha

Acidente aconteceu a cerca de 100 metros da casa onde as duas mulheres moravam juntas

depois de os funcionários terem recolhido lixo de contentores. O condutor, que ficou em estado de choque, não se apercebeu da presença da septuagenária, que morreu no local, pelas 18h20. “Já não havia nada a fazer para salvar a vida da senhora”, contou fonte dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, esclarecendo que “os graves ferimentos causados pelo veículo pesado im-

possibilitaram as equipas de proceder a protocolos de reanimação até à chegada da Viatura Médica de Emergência e Reanimação”. A irmã de Maria Preciosa, Rosalina Duarte, de 76 anos, costumava também ir à missa aos sábados à tarde, mas decidiu dessa vez ficar em casa. Assim que soube da notícia trágica, foi ao local do acidente e, abalada, regressou a casa, mas o coração

falhou e acabou por morrer cerca de três horas depois do sinistro, na habitação, tendo o óbito sido declarado por um médico do INEM. Um irmão das vítimas também sentiu uma indisposição e necessitou de receber tratamento hospitalar. Os contornos do acidente estão a ser investigados pela GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação.

O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis promove, amanhã, dia 20 de setembro. pelas 14h30, o projeto ‘Aqui há Dança’, no Centro Cultural de Cucujães. O ‘Aqui há Dança’ visa oferecer às pessoas, em geral, e às do escalão sénior, em particular, uma melhor atividade física através da alegria, do movimento e do convívio, num ambiente musical diversificado, com temas que atravessam os mais variados géneros e origens. A entrada é livre.

PUB


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

11

FAJÕES> > PARTIDOS DISCUTIRAM PROPOSTAS NO DEBATE DA AZEMÉIS FM

Debate aceso com os candidatos a Fajões António Rocha (CDU), Jorge Paiva (PSD) e Óscar Teixeira (PS) foram os protagonistas de um debate quente e aceso, que se centrou em quesílias do passado e na dívida da freguesia de Fajões. Se por um lado António Rocha afirmou querer ser uma ponte de diálogo para uma freguesia mais pacífica, Jorge Paiva apontou a “dívida colossal” deixada por anteriores executivos, apontando exemplos de “má gestão”. Óscar Teixeira afirmou que mais importante do que olhar para o passado é pensar o futuro da freguesia, prometendo mais dinamismo para Fajões.

Jorge Paiva (PSD), António Rocha (CDU) e Óscar Teixeira (PS) nos estúdios da Azeméis FM num debate moderado pelo jornalista Eduardo Costa

FAJÕES> PARTIDO PRETENDE ELEGER UM ELEMENTO PARA A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

CDU quer ser a ponte para uma freguesia mais pacífica António Rocha, o segundo da ao associativismo e com vontade tem que se bater fortemente de passeios e o melhoramento da António Rocha afirmou no debate organizado pela rádio lista da CDU à freguesia de Fa- de desenvolver a freguesia de Fa- por isso. Um concelho não se sinalética. Reforçando que a CDU é pode alhear quando um quarto Azeméis FM que o objetivo do jões, considerou que o partido jões. Entre as prioridades, o mem- no seu território não tem água um “símbolo de confiança”, partido é eleger um membro para poderá ter um relevante papel a Assembleia de Freguesia de Fa- “em estabelecer a ponte entre bro da lista da CDU considerou potável e esgotos”, sublinhou António Rocha apelou ao voto numa equipa que considera caser de extrema importância o António Rocha. jões, assumindo que a Coligação dois extremos”. A conservação dos caminhos e paz. “Prometemos ser ponte de Apontando que as matérias acabamento da via do nordeste. Democrática Unitária (CDU) terá a capacidade de ser a ponte do passado relativas à dívida “A Junta de Freguesia pode ter a ruas da freguesia foi outro com- diálogo entre as partes. Não é entre dois extremos. Promover da Junta de Freguesia de Fajões sua quota parte de influência”, promisso assumido pela Coli- fácil fazer essa ponte, mas é a conclusão da via do nordeste devem ser resolvidas na justi- assumiu, uma ideia que trans- gação Democrática Unitária no essencial para termos de uma e pugnar pelo desenvolvimento ça, António Rocha apresentou o planta também para a questão debate da rádio Azeméis FM. O freguesia mais pacífica”, afirdas redes de água e saneamen- cabeça de lista à freguesia de Fa- das redes de água e saneamento. partido prometeu também zelar mou António Rocha no final do to foram algumas das propostas jões, Raul Silva, como “um ho- “A Junta de Freguesia não pode pela segurança dos peões na fre- debate. mem conhecido” na vila, ligado ficar alheia a este problema, guesia, promovendo a construção elencadas. FILIPA GOMES

FAJÕES> JORGE PAIVA, CANDIDATO DO PSD, PRETENDE CONTINUAR A EVOLUIR A FREGUESIA

“Estou aqui para dar o litro por Fajões” No debate da Azeméis FM, Jorge Paiva, candidato do PSD, acusou anteriores executivos de lhe deixarem “uma dívida colossal” nas mãos no último mandato. Disposto “a dar o litro por Fajões”, o candidato definiu como prioridades, entre outras propostas, a conservação da rede viária, a conclusão da via do nordeste e o apoio às escolas primárias e às coletividades. Determinado a continuar a liderar o leme da Junta de Fregue-

sia de Fajões, Jorge Paiva focou- coragem e de dedicação”, afirse durante o debate na dívida que mou, reivindicando que muito encontrou quando assumiu o mais poderia ter sido feito pela executivo, defendendo que o que vila de Fajões se a situação finano move é o amor à sua terra. “É ceira fosse outra. “Gastou-se 60 por eles que eu quero continu- mil euros em juros quando poar, apesar das dificuldades que deriam ter sido gastos em pasencontrei a nível de penhoras e seios. O passado dói, mas tem de uma dívida colossal de 232 que ser real”, vincou o social demil euros, que é lamentável, e mocrata, sublinhando a vontade com cheques à mistura”, atirou de continuar a servir a freguesia: o candidato, prosseguindo: “Tive “Estou aqui para dar o litro, o o azar de herdar este passado, povo de Fajões merece muito mas sou um homem de luta, de respeito”.

Quanto às linhas orientadoras da sua candidatura, Jorge Paiva pretende continuar o trabalho desenvolvido até agora, apostando na política de apoio às escolas primárias, no acompanhamento das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Fajões, na preservação de fontanários, na requalificação da rede viária, na conclusão da via do Nordeste e no apoio a agricultores e coletividades. Manter as ruas da freguesia

limpas, repovoar o rio Antuã de peixes, dar vida ao monte de S. Marcos, dotar o Centro Cívico da freguesia com iluminação led, colocar um relvado sintético para assegurar condições de trabalho ao Grupo Desportivo de Fajões, continuar a promover ações na área social, como passeios e caminhadas, e prosseguir com a dinamização da Semana Cultural de Fajões foram outras propostas adiantadas pelo candidato. FILIPA GOMES

FAJÕES> ÓSCAR TEIXEIRA, CANDIDATO DO PS, DEFENDE MAIS DINAMISMO

“Queremos trazer mais cultura e desporto para Fajões” Afirmando que a vila de Fa- Recreativa de Fajões (ACREF) jões está parada no tempo, Óscar para trabalhar em cooperação Teixeira, candidato do PS, afir- com a Junta de Freguesia “em mou no debate da Azeméis FM prol dos fajoenses”, dinamique pretende criar mais eventos zando eventos que potenciem a na freguesia que fomentem a vila de Fajões. “Queremos uma cultura e o desporto. O candida- gestão diferente, que implica to assumiu que é necessário um algum investimento que possa modelo de gestão diferente para trazer retorno à própria Junta Fajões e enumerou como uma de Freguesia para equilibrar as das prioridades a conclusão da contas”, afirmou o candidato. “Queremos trazer mais cultura via do nordeste. No debate organizado pela e desporto para Fajões”, salienrádio Azeméis FM, Óscar Tei- tou. “Quando não se tem ideias, xeira afirmou que pretende reativar a Associação Cultural e fala-se no passado”, apontou

Óscar Teixeira a Jorge Paiva, afirmando que Fajões “não anda para a frente, porque está parado no tempo” e apontando que as questões levantadas pelo candidato social democrata no debate relativas à dívida e má gestão devem ser resolvidas nos locais próprios: “Não vale a pena estarmos sempre a bater no ceguinho. O problema deve ser posto aos tribunais. Deixemos à justiça o que é da justiça”. O estado das redes de água e saneamento são uma preocupação para Óscar Teixeira, que as-

sume também como prioridade ma do candidato socialista. Óscar concluir a via do Nordeste. “É Teixeira referiu ainda que a sua importante acabar a via do nor- candidatura surgiu por ter sido deste para que Fajões integre de “interpelado pelo povo de Fajões” uma vez por todas o concelho”, a concorrer, um desafio que aceitou, constituindo “uma equipa joapontou. Requalificar os fontanários da vem, dinâmica, empreendedora freguesia, promover workshops e sobretudo capaz” para liderar na área social, criar um ponto os destinos da freguesia. “Somos de informação na freguesia para uma equipa e continuaremos que a população possa aceder aos em conjunto a levar Fajões para eventos que irão decorrer e esti- a frente nos próximos quatro mular a vila de Fajões com even- anos”, defendeu Óscar Teixeira tos que captem pessoas e resultem no término do debate da rádio em receita fazem parte da lista de Azeméis FM. intenções que constam no prograFILIPA GOMES


12

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

CARREGOSA> > CANDIDATOS DEBATERAM IDEIAS NA AZEMÉIS FM

Melhoria do Parque Verde é consensual António Aguiar (PSD), Constança de Melo (PS) e Maria Helena Moreira (CDS-PP) apresentaram as suas propostas para Carregosa no debate promovido pela Azeméis FM e concordaram que o melhoramento do Parque Verde e a requalificação da rede viária são necessidades da freguesia. António Aguiar defendeu que é fulcral potenciar a zona industrial, Maria Helena Moreira apelou à criação de um Centro de Convívio Operacional para a terceira idade, e Constança de Melo afirmou que a sua candidatura olha com especial atenção para as pessoas mais desfavorecidas.

Constança de Melo (PS), Maria Helena Moreira (CDS-PP) e António Aguiar (PSD) em debate na Azeméis FM com o jornalista Eduardo Costa

CARREGOSA> ANTÓNIO AGUIAR, CANDIDATO DO PSD, QUER ATRAIR MAIS INVESTIMENTO

“A zona industrial tem de ser uma aposta forte” Recandidato à Junta de Fre- tem vindo a ser feito”, afirmou rando urgente a requalificação da pirações invocadas pelo social deguesia de Carregosa, António o candidato no debate da rádio Avenida Ferreira de Castro para mocrata. Quanto ao Lar de Idosos, o Aguiar (PSD), quer dar conti- Azeméis FM, expressando que a dar melhores condições às emcandidato afirmou que o Centro nuidade aos projetos que levou vila “está bem e recomenda-se”, presas de Carregosa. O desenvolvimento do Parque Social está “a delinear um trabaa cabo nos últimos anos. Alargar apesar de ter as suas dificuldades. O estado da rede viária e das Verde de Carregosa, um projeto lho para que possa ser uma realio cemitério da vila, promover o desenvolvimento do Parque Ver- redes água e o saneamento são que tem vindo a ser desenvolvido dade” na freguesia. Para António de, estimular a zona industrial de lacunas, reconheceu António de forma voluntária pelos carre- Aguiar, o Centro de Atendimento Carregosa e apoiar as instituições Aguiar, que entende como priori- gosenses e que aguarda fundos Temporário, localizado na antiga e associações da freguesia são dade o alargamento do cemitério, de uma candidatura ao Portugal escola de Teamonde, atualmente 2020, que prevêem, entre outros, desativada, é um projeto pioneiro atualmente “lotado”. prioridades do candidato. “A zona industrial tem de ser a construção de um circuito de de “tremendo valor” que merece “A candidatura nasceu de uma forma natural, quero dar uma aposta forte”, reivindicou manutenção, área de piquenique ter continuidade por apoiar pescontinuidade ao trabalho que ainda António Aguiar, conside- e um passadiço, foi outra das as- soas desfavorecidas, sendo um

projeto que envolve a Comissão Social de Freguesia de Carregosa. “Esta é uma lista de continuidade, disposta a trabalhar por Carregosa e de coração aberto para fazer o melhor pela freguesia”, afirmou António Aguiar, acrescentando: “Os carregosenses estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos”, vincou, adiantando que a sua equipa está “para servir e para fazer por Carregosa”. FILIPA GOMES

CARREGOSA> CONSTANÇA DE MELO, CANDIDATA DO PS, ASSUME APOIO AOS MAIS DESFAVORECIDOS

“Não sou pessoa de prometer o que não posso cumprir” Requalificar os passeios da vila de Carregosa, intervir na Ponte da Calçada, em Azagães, colocar a mini Etar a funcionar em pleno e apoiar as pessoas mais carenciadas são matérias urgentes para a candidata do PS, Constança de Melo, que sublinhou no debate da rádio Azeméis FM que não fará promessas que não pode cumprir. No debate com os candidatos a Carregosa, Constança de Melo

defendeu ter um plano estruturado para levar mais longe a freguesia, olhando com especial atenção para a população mais carenciada e propondo-se a prestar apoio na compra de medicamentos. “A nossa maior necessidade é a água e o saneamento”, considerou a candidata socialista, que prometeu diligências junto da Indaqua para uma mini Etar totalmente funcional. “Infelizmente por vezes descarregam-

se coisas que nao deviam para o rio. É lamentável não termos a mini Etar a funcionar em pleno”, considerou. “As vias pedonais estão terrivelmente em mau estado”, apontou ainda Constança de Melo, comprometendo-se a intervir neste campo, defendendo também que a construção de um lar seria uma “obra extraordinária para Carregosa”. “Os idosos precisam de um espaço para

estar. Não está nas nossas mãos, mas com a luta tudo se faz”, vincou. O melhoramento do Parque Verde da vila de Carregosa também foi um compromisso assumido pela candidata socialista, que afirmou estar disposta a “ampliar muito mais a zona”, procurando outros fundos para que o parque “seja verdadeiramente de lazer”. No debate, Constança de

Melo concordou ainda com a necessidade de alargar o cemitério da freguesia. “Não sou pessoa de prometer o que não posso cumprir, estou disposta a trabalhar pela minha terra e pelo bem-estar dos carregosenses”, sublinhou a socialista, afirmando que conta com uma equipa competente e unida pelo “propósito de trabalhar por Carregosa”. FILIPA GOMES

CARREGOSA> LISTA REÚNE VÁRIOS INDEPENDENTES QUE QUEREM FAZER MAIS POR CARREGOSA

CDS-PP quer ser “verdadeira alternativa” para a vila Apresentando-se como a “ver- defendem uma Junta de Fregue- o passado e o futuro”, afirmou fende uma intervenção que “vá mais além”, sugerindo a criação dadeira alternativa” nestas elei- sia que “sirva realmente a popu- durante o debate. Maria Helena Moreira con- de um passadiço desde a Ponte ções, a lista do CDS-PP à fregue- lação” e “de porta aberta”, sublisia de Carregosa promete uma nhou a candidata do CDS-PP no siderou “imprescindível dotar de Ínsua à Ponte do Testamento. visão jovem e renovada para debate da organizado pela rádio a freguesia de um centro de “É uma forma engraçada de asconvívio operacional de modo sociarmos Azagães ao Parque a vila. Dotar a freguesia de um Azeméis FM. Contando com Diamanti- a promover a atenção às pes- Verde”, considerou a candidata Centro de Convívio Operacional e proceder ao melhoramento do no Melo como segundo da lista, soas mais velhas”, um “sonho” do CDS-PP, que anseia dotar o Parque Verde foram alguns com- “uma figura incontornável da que existe desde os anos 80 e parque com equipamentos para promissos assumidos pela candi- freguesia”, Maria Helena Mo- que importa concretizar com atividades desportivas, de lazer e de convívio e, simultaneamendata do CDS-PP, Maria Helena reira afirmou que a sua candi- urgência. Entre outras prioridades, Ma- te, realizar algumas intervendatura congrega diferentes geraMoreira. A candidatura do CDS-PP ções unidas pela vontade de fazer ria Helena Moreira elegeu tam- ções no rio para evitar cheias “surgiu de uma situação muito mais pela freguesia de Carrego- bém o melhoramento do Parque durante o inverno. O alargamento do cemitério, particular” e reúne na sua maio- sa. “Costumo dizer que a nossa Verde da freguesia de Carregosa. ria cidadãos independentes que candidatura é um abraço entre Nesse sentido, a candidata de- a intervenção na Avenida Fer-

reira de Castro e a requalificação de passeios foram ainda outras ideias defendidas pela candidata do CDS-PP. “A política para nós é uma arte nobre”, afirmou Maria Helena Moreira no final do debate entre os candidatos à vila, salientando ter “capacidade de gestão e coragem” para comandar os destinos de Carregosa, promovendo uma política de proximidade com a população da freguesia e contando com o apoio de toda a sua equipa. FILIPA GOMES


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

13

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

UF NOG. CRAVO/PINDELO> DEBATE NA RÁDIO AZEMÉIS FM

Rede viária preocupa candidatos Os candidatos à União de Nogueira do Cravo e Pindelo, Joana Leite (CDU), Manuel Rebelo (PSD) e Ricardo Sá (PS) apresentaram as suas estratégias, concordando que é urgente requalificar a rede viária. Uma das prioridades elencadas por Joana Leite passa por reabrir a tempo parcial o Centro de Saúde de Pindelo, ao passo que Manuel Rebelo defendeu a criação de melhores condições para as escolas, para fixar população jovem nas freguesias. Por seu turno, Ricardo Sá definiu como crucial apoiar as famílias mais carenciadas e catapultar a zona industrial.

Joana Leite (CDU), Ricardo Sá (PS) e Manuel Rebelo (PSD) em debate nos estúdios da Azeméis FM com o jornalista Eduardo Costa

UF NOG. CRAVO/PINDELO> RICARDO SÁ ( PS) ASSENTA A CANDIDATURA NO DIÁLOGO COM A POPULAÇÃO

Ricardo Sá defende mais apoio social A liderar uma equipa “jovem e O candidato socialista, Ricardo Sá, prometeu no debate da dinâmica” que quer “fazer mais Azeméis FM auscultar os cida- pela União de Freguesias de Nodãos da União de Freguesias de gueira do Cravo e Pindelo”, RiNogueira do Cravo e Pindelo e cardo Sá assumiu como bandeira agir de acordo com as suas neces- “dar voz aos cidadãos da União sidades. Dotar a zona industrial para saber onde investir”. Distinguir anualmente jovens de melhores condições para atrair investimento, criar um gabinete e seniores que se destacam em de apoio a famílias carenciadas e diferentes áreas, promover um proceder à requalificação da rede gabinete de apoio às famílias caviária são questões cruciais para renciadas e proporcionar apoio pedagógico aos alunos com difio candidato.

Defendendo que não existem que considera ainda importante culdades nas escolas foram algumas das propostas elencadas pelo “utentes suficientes para manter a reabilitação dos espaços públicandidato socialista. “Tínhamos o Centro de Saúde de Pindelo cos, a requalificação da sinalética, um projeto para requalificar a aberto”, Ricardo Sá apontou a promoção da limpeza das ruas escola, mas quem não se mos- como alternativa a disponibili- das freguesias e a requalificação trou disponível para o fazer foi zação de transporte à população da rede viária. O pavilhão da Associação A a Câmara Municipal”, atirou o pindelense para a unidade de NoNoz não foi esquecido no debate: candidato em resposta a Manuel gueira do Cravo. Pugnar pela requalificação da “Vamos lutar pela construção do Rebelo, afirmando que a Junta da União de Freguesias de Nogueira zona industrial, dotando-a de sa- pavilhão d’A Noz, estamos disdo Cravo e Pindelo “não pode neamento e passeios de forma a postos a colaborar com todas as resolver todos os problemas so- atrair mais investimento, foi uma associações locais”. garantia deixada pelo candidato, zinha”. FILIPA GOMES

UF NOG. CRAVO/PINDELO> JOANA LEITE (CDU) DEFENDEU IMPORTÂNCIA DA UNIDADE NO DEBATE

“Queremos abrir o Centro de Saúde de Pindelo a tempo parcial” Melhorar a sinalética e proceder Joana Leite defendeu no debate a opinião que a autarquia local deve abandono”, constatou. No âmbito da requalificação de à limpeza das florestas e dos rios foabertura a tempo parcial do Centro intervir em matérias como a rede de Saúde de Pindelo e prometeu criar de saneamento, a cultura e os trans- vias, Joana Leite afirmou que mais ram outras propostas da candidata, importante é a “segurança dos que prometeu uma Junta alinhada mais segurança para os peões através portes. No debate, a candidata da CDU peões”, dando o exemplo de da com o ambiente. “Temos probleda construção de passeios e melhoria da sinalética. O ambiente é uma reivindicou a abertura do Centro de Avenida dos Descobrimentos, em mas ambientais nesta União de matéria que a candidata não descura, Saúde de Pindelo a tempo parcial. Nogueira do Cravo, propondo-se Freguesias e é preciso resolvê-los. propondo-se a resolver os casos de “Os meus colegas propõem um a criar um “circuito estudado” com As zonas industriais são importanpoluição da União de Freguesias de transporte para Nogueira do Cra- ruas de sentido único para poder tes, sem indústria não há emprego vo, nós queremos abrir o Centro construir passeios para as pessoas e sem emprego não há investimenNogueira do Cravo e Pindelo. Apesar dos escassos recursos de de Saúde de Pindelo a tempo par- com idade avançada ou com mobi- to, mas a nível ambiental a segurança é nula. Se queremos chamar que a Junta dispõe, Joana Leite é da cial. É um edifício bom que está ao lidade reduzida.

novas empresas temos de cuidar das que já temos”, afirmou. Joana Leite afirmou ainda ser contra a União de Freguesias, propondo-se a defender esta causa. “Os nogueirenses e pindelenses são um só agora. Se possível queremos desunir as freguesias”, disse a candidata, prometendo uma ação centrada no “trabalho, honestidade e transparência”. FILIPA GOMES

UF NOG. CRAVO/PINDELO> MANUEL REBELO, CANDIDATO DO PSD, QUER FIXAR POPULAÇÃO JUVENIL

Manuel Rebelo reclama melhores condições para as escolas O candidato do PSD, Manuel Rebelo já liderou Nogueira do Cravo no passado e está agora disposto a comandar os destinos da União de Freguesias onde se insere também Pindelo. No debate, o social democrata defendeu, entre outras propostas, dotar as escolas das freguesias com melhores condições, reconstruir o pavilhão da Associação A Noz e melhorar a rede viária. Zelar pelas escolas da União

de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo está entre as prioridades do candidato, com vista a fixar crianças e jovens nas freguesias. “Se não dermos uma imagem credível, os pais levam as crianças para outro lado. Há apoios para escolas e em quatro anos eu não vi mudar nada na União”, denunciou, prometendo encontrar soluções que tornem os estabelecimentos de ensino mais atrativos.

Quanto ao Centro de Saúde de Pindelo, Manuel Rebelo considerou que a sua abertura está “neste momento fora de questão”, mas espera que no futuro a mesma volte a abrir portas. A requalificação da rede viária é crucial para melhorar a qualidade de vida e a mobilidade da população nogueirense e pindelense aos olhos do candidato social democrata, mas também para atrair mais indústria que “fortaleça” a

União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, que “ficou estagnada nos últimos quatros anos”. Manuel Rebelo prometeu ainda dar apoio logístico ao Lar de Idosos, apoiar as associações, pugnar por espaços de lazer, construir o pavilhão da Associação A Noz, impulsionar o crescimento da indústria para alavancar investimento e melhorar a rede viária, que se encontra num “estado

muito degradado”. “Não tenho qualquer problema em liderar esta união, até porque já liderei Nogueira do Cravo. Os nogueirenses e pindelenses vão dizer sim à nossa equipa”, afirmou o candidato convicto no final do debate, declarando ter uma equipa capaz e dinâmica para o ajudar a comandar os destinos da União de Freguesias. FILIPA GOMES


14

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

S. ROQUE> PS, PSD E CDS-PP APRESENTARAM AS SUAS VISÕES PARA A VILA

Passado e futuro da vila dominaram debate Amaro Simões (PS), Nuno Pires (PSD) e Pedro Maia (CDSPP), candidatos à freguesia de S. Roque, debateram nos estúdios da Azeméis FM o passado da vila e a sua evolução ao longo dos anos, bem como os projetos que definiram para os próximos quatro anos. Os candidatos do CDS-PP e PSD, Pedro Maia e Nuno Pires, defenderam que está na hora de mudar o rosto da Junta de Freguesia, apontando “desgaste e cansaço” ao atual executivo. Já Amaro Simões evocou a experiência adquirida enquanto autarca e acusou o município de travar o desenvolvimento de S. Roque durante este mandato.

Pedro Maia (CDS-PP), Amaro Simões (PS) e Nuno Pires (PSD), apresentaram propostas no debate da Azeméis FM, conduzido pelo jornalista Eduardo Costa

S. ROQUE> CDS-PP DEFENDE DESENVOLVIMENTO PARA FREGUESIA “ESTAGNADA”

Pedro Maia quer atrair jovens casais para S. Roque As descargas de cisternas vinO candidato do CDS-PP pro- anunciou a vontade de aplicar Afirmando que a freguesia de S. Roque está a perder valências meteu trazer um novo fôlego medidas que fixem jovens ca- das de outras freguesias é outra fruto de um mandato que é sinó- para a vila no debate da rádio sais na freguesia. “Há dez anos situação que indigna o candidato. nimo de “cansaço”, o candidato Azeméis FM. Pedro Maia reco- tínhamos muita gente a com- “É uma vergonha a freguesia ser do CDS-PP, Pedro Maia, prome- nheceu o trabalho levado a cabo prar casas em S. Roque. Temos atravessada de dez em dez miteu no debate da rádio Azeméis por Amaro Simões nos primei- de lutar para voltar a ter essas nutos e levar com o cheiro das FM implementar medidas que ros mandatos à frente da fregue- pessoas na freguesia”, apontou. cisternas”, denunciou. Potenciar a construção da A rede viária é um calcanhar estimulem a fixação de jovens sia de S. Roque, mas afirmou casais. O estado da rede viária e que o atual executivo acusa um de Aquiles para o centrista, apon- zona industrial de S. Roque está as descargas de saneamento de “cansaço” que é necessário com- tando como exemplo o estado da nos planos de Pedro Maia, que freguesias vizinhas em S. Roque bater. “A freguesia está a per- estrada principal da freguesia: olha para a localização estratégica são motivo de indignação para o der valências e enquanto san- “Se fosse o presidente da Junta já da vila como uma potencialidade candidato, que quer uma solução roquense não posso permitir tinha fechado aquela estrada. É que deve ser explorada. “Estamos a falar de macro empresas isso”, afirmou Pedro Maia, que um perigo”. para o problema.

que vão trazer desenvolvimento e postos de trabalho”, enumerou, apontando também os benefícios para o comércio tradicional da freguesia. No debate, o candidato do CDS-PP comprometeu-se ainda a criar um ringue fechado para fomentar a prática desportiva na freguesia, afirmando que está disposto a trabalhar para o desenvolvimento da freguesia de S. Roque. FILIPA GOMES

S. ROQUE> AMARO SIMÕES, CANDIDATO DO PS, ACUSA CÂMARA DE TRAVAR EVOLUÇÃO DA FREGUESIA

“Enquanto eu estiver, não páram S. Roque” Apesar dos “constrangimen- saneamento de outras freguesias O candidato do PS, Amaro “Enquanto eu estiver, não páram Simões defendeu no debate que S. Roque”, afirmou o candidato, tos”, Amaro Simões declarou é “uma vergonha”, afirmando se continuar a liderar os desti- que acusou a Câmara Municipal que foi possível fazer obras gra- que há momentos em que a frenos da freguesia, S. Roque irá de Oliveira de Azeméis de “im- ças aos recursos próprios da Jun- guesia parece “uma alfândega”. progredir. O candidato acusou o pedir S. Roque de crescer” nos ta de Freguesia, destacando que “É um dos constrangimentos de município de tentar travar o cres- últimos quatro anos por questões S. Roque tem virtudes invejadas não haver saneamento no norcimento da freguesia nos últimos partidárias. “A aposta da Câma- por outras freguesias do concelho. deste do concelho”, apontou, quatro anos e apelou ao voto em ra é não fazer nada para depois “Sinto que outras freguesias gos- afirmando estar disponível para Joaquim Jorge para poder fazer dizer que não está feito. Foi esta tavam de ter os equipamentos encontrar a solução e acusando a estratégia montada, mas este que nós temos”, referiu, apon- o candidato do CDS-PP, Pedro mais pela vila. Com mais de vinte anos de mandato foi mais agressivo”, tando como exemplos o auditó- Maia, de “acordar agora” para o dedicação à vida autárquica, atirou, afirmando, porém, que rio da Junta de Freguesia, a rede problema. A falta de uma zona industrial Amaro Simões sente que reúne quando Isidro Figueiredo to- viária, apesar das fragilidades, e na freguesia de S. Roque é a prinas condições necessárias para le- mou posse, no início do ano, fez o parque escolar. Para Amaro Simões, receber o cipal lacuna para Amaro Simões, var a cabo o seu último mandato. “justiça” à freguesia.

que apontou o dedo ao município por ainda não ter sido concretizada, imputando responsabilidades à autarquia por “afastar o investimento” da freguesia. Sentindo “o carinho da população”, Amaro Simões anseia continuar a liderar S. Roque, elegendo como prioridades a resolução do problema da zona industrial, alavancar a rede de saneamento e reabilitar a rede viária, nomeadamente na rua das Marcadas. FILIPA GOMES

S. ROQUE> CANDIDATO DO PSD AFIRMA QUE É A HORA DE MUDAR

Nuno Pires reclama uma freguesia mais moderna O candidato do PSD, Nuno Pires, quer imprimir uma nova dinâmica a S. Roque, propondose a criar uma vila mais atrativa de forma a fixar população, a impulsionar o comércio e a indústria e a requalificar a rede viária, nomeadamente a rua das Marcadas. O candidato referiu no debate que está na altura de S. Roque virar a página. Nuno Pires afirmou que é altura de mudar a história da freguesia, dividindo a governação

de Amaro Simões em duas fases distintas. Se por um lado elogia o que foi feito pelo atual presidente da Junta de Freguesia de S. Roque nos primeiros 12 anos de exercício autárquico, por outro considera que está na altura de Amaro Simões se retirar, defendendo que o atual executivo acusa “desgaste” e falta de dinamismo. “Teve o seu mérito, conseguiu cativar muitas obras nos primeiros 12 anos, mas agora S. Roque está mais do que parada

no tempo”, afirmou, dando o foram outras propostas elencaexemplo do “património degra- das pelo candidato do PSD, que considerou essencial apostar na dado” da freguesia. “Estamos a ficar para trás, es- atração do investimento. “Nos tamos a ficar esquecidos”, aler- últimos anos perdemos cerca de tou o candidato social democrata, 1300 postos de trabalho”, consque defendeu a atração de popu- tatou Nuno Pires, números que lação para S. Roque, construindo o candidato quer inverter através uma vila moderna, com maior do apoio às empresas e ao comérmobilidade, com brio pelos es- cio local. O social democrata reivindicou paços públicos e com uma rede ainda “mais eficiência” para a Junviária digna. A criação de um parque cani- ta de Freguesia de S. Roque, prono e de uma biblioteca funcional metendo horários acessíveis a to-

dos os fregueses e um novo site, já que o atual se encontra “obsoleto”. “Com o perímetro urbano a crescer para norte”, o candidato social democrata afirmou ainda que é crucial “explorar a Escola Superior Aveiro Norte”, fomentando parcerias com a indústria sanroquense. “Precisamos de uma lufada de ar fresco”, rematou Nuno Pires, considerando ter a “equipa melhor preparada” para fazer essa transição. FILIPA GOMES


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

15

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

CARREGOSA> DIAMANTINO MELO, QUE JÁ FOI PRESIDENTE DA JUNTA, INTEGRA A LISTA

Independentes querem revitalizar Carregosa Helena Moreira, candidata independente à presidência da Junta de Freguesia de Carregosa, e Diamantino Melo, número dois da lista, entendem que “Carregosa vale muito mais que uma cor politica” e que é preciso dar novamente vida à freguesia. Durante a apresentação da equipa, que recebe o apoio do CDS-PP, no passado sábado, no auditório da Junta, a cabeça de lista referiu também que não iria fazer promessas, nem estabelecer compromissos, mas apenas ter uma preocupação pela qualidade de vida dos carregosenses, garantindo que “esta candidatura é a verdadeira alternativa para Carregosa”. Na sessão, que contou ainda com a presença dos deputados do CDSPP eleitos por Aveiro, João Almeida e António Carlos Monteiro, e de António Pinto Moreira, líder do partido em Oliveira de Azeméis, Diamantino Melo explicou quais

Lista dos candidatos da lista ‘Acreditar Carregosa’ à Assembleia da Freguesia

os motivos que o levaram a voltar a concorrer. “Quando olho para a terra que me viu nascer e a vejo regredir por minha culpa, fico revoltado comigo mesmo, porque eu apoiei o atual presidente e Carregosa só está assim por minha culpa”, lamentou, revelando ainda que o comendador Fernando Pinho Teixeira lhe disse

para ir em frente. “Vai que eu tenho mais anos do que tu e ainda aqui ando”, disse-lhe. Já emocionado, Diamantino Melo afirmou: “Estou aqui como sempre estive para Carregosa. Sempre servi esta terra e nunca a mim próprio. Carregosa é a minha única motivação”. “Acolhemos esta lista e estaremos

sempre para vos ajudar e respeitaremos as vossas decisões”, afirmou, por sua vez, António Pinto Moreira. Após a apresentação de Helena Moreira para a presidência da Junta de Freguesia de Carregosa, foi inaugurada a sede de campanha pelo CDS-PP.

Helena Moreira, Diamantino Melo, Armando Marcelino, Vera Aguiar, José Correia, Daniel Tavares, Ana Maria Almeida, José Silva, José Bastos, André Moreira, António Sousa, Maria Dolores Couto, Humberto Rodrigues, Alcides Santos, Maria João Queirós, Fernando Teixeira, Célia Campos, Carlos Almeida, Ilídio Ladeira, José Almeida, Maria Inês Bernardo, António Correia, João Silva, Ana Maria Correia.

ANA FILIPA PEREIRA

S. MARTINHO DA GÂNDARA> CANDIDATA DO PSD GARANTE SABER LIDAR COM AS DIFICULDADES

Celina Costa quer fazer da freguesia uma referência Foi na Escola de Vide, que, no passado domingo, Celina Costa apresentou a sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia de S. Martinho da Gândara. A candidata do PSD apresentou-se como uma pessoa responsável e capaz de lidar com as dificuldades presentes da freguesia. “Acredito em mim e nas minhas capacidades. Quero fazer de S. Martinho da Gândara uma freguesia de referência no concelho de Oliveira de Azeméis”, disse. Celina Costa garantiu que, com muito trabalho e união, irá elevar o nome da freguesia. “Temos a no-

“Somos pequenos neste concelho, mas temos direito a ser ouvidos”, disse Celina Costa

ção de que somos pequenos neste concelho, mas temos direito a ser ouvidos e de colmatar os problemas desta freguesia. Queremos sempre mais e é por esse mais que vamos trabalhar”. Para Ricardo Tavares, candidato à presidência da Câmara Municipal, S. Martinho da Gândara precisa de alguém como Celina Costa à frente dos seus destinos. “É desta energia e vitalidade que esta freguesia precisa e nós queremos o melhor para S. Martinho da Gândara. A Celina representa o futuro e os são martinhenses irão querer esse futuro” concluiu.

Celina Costa, Paulo Brandão, Teresa Leite, Pedro Lopes, Irene Silva, Cláudia Melo, Luís Costa, António Silva, Sandra Gomes, Paulo Resende, Edgar Pinho, Belmira Lopes.

ANA FILIPA PEREIRA

CARREGOSA> PARQUE VERDE E CENTRO DE ACOLHIMENTO SÃO PRIORIDADES DO CANDIDATO

“Estamos aqui para continuar aquilo que começámos” Construir o Centro de Acolhimento, em Teamonde, e prosseguir a construção do Parque Verde para os carregosenses foram os principais compromissos assumidos pelo candidato do PSD a Carregosa, António Aguiar. Para trás ficam “quatro anos de luta e de trabalho” e no horizonte António Aguiar ambiciona mais um mandato ao leme da Junta de Freguesia. “Estamos aqui para continuar aquilo que começámos”, sublinhou o candidato do PSD, destacando a empresa Ferpinta como um aliado fundamental do executivo nos últimos quatro. Lembrando as obras levadas a cabo no último mandato, como pequenos alargamentos, conduções de águas pluviais

Lista dos candidatos do PSD à Assembleia da Freguesia de S. Martinho da Gândara

António Aguiar faz-se acompanhar de uma equipa constituída por várias gerações

Lista dos candidatos do PSD à Freguesia de Carregosa António Manuel Aguiar; Marco António Azevedo; Ana Patrícia Almeida; António Amorim; Júlio Rodrigues; Paula Rocha; Maria Teixeira; António Ribeiro; Sara Vieira; Renato Oliveira; Domingos Pinho; Susana Moreira; Virgílio Bastos; Fernando Santos; Joana Melo; Juvêncio Aguiar; Hélder Oliveira; Carla Cardoso; Carlos Almeida; Amilcar Valente; Patrícia Rocha; Valdemiro Bastos; Rui Almeida; Maria Duarte; Carlos Correia; Paula Aguiar.

Ricardo Tavares, candidato à Câ- ses no dia 04 de setembro e contou e a reabilitação de ruas, o candidato social democrata mostrou vontade mara Municipal pelo PSD, apontou com os discursos do mandatário da de continuar a lutar pelo desenvol- António Aguiar como o candidato candidatura do PSD, Casimiro de vimento da freguesia. “Quero cons- certo para liderar a freguesia e decla- Almeida, e de Joana Melo, mandatátruir o Centro de Acolhimento, já rou que, caso seja eleito presidente do ria da candidatura do PSD em Caraprovado pela Câmara Municipal município, o seu executivo será um regosa. Jorge Teixeira, do Grupo candidatura, em suporte de vídeo. O e Portugal 2020, um projeto inova- “parceiro ativo na concretização dos Ferpinta, também marcou presença Correio de Azeméis não esteve presente na apresentação porque não foi na apresentação. dor para a região, bem como conti- projetos das Juntas de Freguesia”. Nota da direção: O material da informado. O auditório Diamantino Melo nuar a construir um Parque Verde encheu-se de apoiantes e carregosen- notícia foi cedido gentilmente pela para os carregosenses”, defendeu. FILIPA GOMES


16

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

Tuaz a passar em Macinhata da Seixa Cláudia Oliveira, ‘braço direito’ do candidato António Rosa em Macinhata da Seixa, apresentou um conjunto de propostas. O aumento do número de ecopontos e caixotes do lixo, “para manter as ruas asseadas”, é uma delas, bem como uma rede de transportes mais eficaz. “Já temos o Azeméis SIM, mas seria bom uma linha do TUAZ passar aqui”, afirmou. A representante de António Rosa em Macinhata da Seixa defende também a reabilitação do campo de futebol, “dando-lhe uma cara lavada” e a criação de um espaço verde para lazer e convívio, de forma a tirar partido da paisagem da freguesia. Para Silvares, Cláudia Oliveira, ligada ao Grupo Musical Macinhatense, propõe a melhoria do Largo da Capela. “Se se reabilitou a capela, porque não criar ali um espaço de convivo para as famílias?”, questionou.

> PRETENDE CONCILIAR A IDENTIDADE DE CADA FREGUESIA COM A FORÇA DA UNIÃO

António Rosa defende uma União inovadora Candidato do PSD quer criar condições para melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e seniores. DIANA COHEN

Primeiro Macinhata da Seixa, depois, Madaíl, Santiago de Riba-Ul, Ul e, por fim, Oliveira de Azeméis. A perda, em dez anos, de cerca António Rosa, candidato do PSD à de 400 habitantes em Ul, bem União que agrupa estes cinco territócomo a baixa taxa de natalidaAntónio Rosa, que apresentou a sua candidatura em cada uma das localudades que compõem a União, quer tirar partido da coesão território rios, apresentou a sua equipa em cada de, preocupam Mário Cunha, um deles, garantindo, em todos, que representante de António Rosa irá trabalhar em prol da inovação e nesta freguesia, que propõe a sustentabilidade caso seja eleito nas respeitando a identidade de cada para as pessoas, sustentável e res- “Queremos uma União de Freguedinamização da aldeia, com a ponsável pelo meio ambiente”. E, sias que se preocupe com os mais um dos locais”, reforçou. autárquicas de 01 de outubro. criação de espaços públicos de “Acarinhar a vivência na União” para António Rosa, esse objetivo velhos e com aqueles que por alSão três os pilares em que assenlazer, de um espaço urbano que ta o projeto de António Rosa, que é o terceiro ponto fulcral do pro- só será alcançado através da pro- guma circunstância da vida se promova a criação de empredefende, por um lado, a valoriza- grama eleitoral do candidato social moção de uma participação cívica sentem marginalizados”, frisou. gos ou a instalação de uma Não menos importante, para o ção da identidade de cada fregue- democrata, que defende a consoli- “que atraia os jovens”, da criação caixa ATM e de uma farmácia. sia, e, por outro, o fortalecimento dação de uma “União de Fregue- de “melhores condições para as candidato, será valorizar a arte e a A percentagem da cobertura da União. “Esta união de esforços sias que seja inovadora, atrativa crianças crescerem” e da inclusão. cultura. das redes de saneamento e que foi feita para estes cinco terabastecimento de água também ritórios não pode beliscar a idennão satisfaz Mário Cunha, que Requalificação da Rua Apoiar mais Refeitório na escola tidade das nossas cinco freguesias, critica igualmente a insuficiênVisconde de Santiago as associações primária de Madaíl por isso, em tudo o que fizermos cia da rede de transportes. da cidade daremos uma especial atenção à O social democrata não esquepreservação e valorização daquiceu a riqueza cultural da fregueJosé António Andrade, Para José Manuel Pinto, uma lo que caracteriza Santiago de sia e, defendendo a valorização representante de António das situações mais preoA limpeza e segurança Riba- Ul, Ul, Macinhata da Seixa do Pão de Ul, propôs a venda Rosa em Madaíl, referiu que cupantes em Santiago de das escolas, a evolução da e Oliveira de Azeméis”, sublinhou deste produto em padarias exisa conclusão das obras na Riba-Ul é o estado do piso iluminação para aumento da o social democrata. tentes fora desta localidade. rua de São Mamede e entre da Ria Visconde de Santiago. segurança ou um maior apoio António Rosa pretende também Mário Cunha considera que, a rua Padre Albergaria e a “Felizmente ainda não houve ao associativismo são algumas que se tire partido da proximidade, da mesma forma, a questão rua Joaquim Moreira são vítimas mortais, mas a sorte das propostas apresentadas por comunhão de territórios, fluxos e ambiental, designadamente, as uma prioridade, mas entende não vai durar para sempre”, Freddy Castro, representante pessoas da União. “Procuraremos constantes descargas poluentes também ser importante a disse o representante de de António Rosa em Oliveiter sempre em mente esta caracteno Rio Ul, deverá ser tida em execução de um refeitório na António Rosa na freguesia. ra de Azeméis. “Devemos rização – um único território urconta, sendo, para isso, necessáescola primária para evitar O elemento da lista social-decriar novos eventos para as bano, moderno, coerente, sempre rio “atuar já”. deslocações entre escolas na mocrata considera igualmenassociações estarem presentes, hora de almoço. te importante insistir junto porque já percebemos que O estudo e formulação dos da empresa de recolha de este é um meio trabalhoso, Lista dos candidatos do PSD à União de sentidos de trânsito para lixo para que esta realize um mas muito gratificante, para Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago possibilitar a execução de melhor serviço. O aumento conseguir angariar fundos de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl passeios de forma a facilitar da cobertura da rede de água para fazer obras, passeios e a mobilidade, a pintura das e saneamento é também comprar material”, referiu passadeiras e linhas de trânessencial para José Manuel Freddy Castro. António Rosa, Freddy Castro, Cláudia Oliveira, José Pinto, Mário sito, a colocação de lombas Pinto, bem como a despoluiO representante sublinhou Cunha, Maria Paço, José Andrade, António Xará, Maritza Valente, de redução de velocidade na ção dos rios. “Se à população também a importância de Paulo Bastos, Anabela Almeida, João Azevedo, Ana Cristina Santos, rua da Gândara, a execução não são permitidas descarserem criadas condições de Jorge Coelho, António Silva, Célia Coelho, Rui Libras, Ana Filipa Pinho, de um telheiro na capela gas, não podemos permitir higiene pública “que digniJosé Almeida, Sérgio Correia, Diana Semblano, Diogo Rosa, Carla mortuária e de uma cobertuà indústria e à ETAR que fiquem diferentes eventos e Reis, Marta Monte, António Ferreira, Ana Parreira, José Rodrigues, ra no jardim-de-infância são continuem a fazer descargas locais com muitos visitantes, Paula Coutinho, Marco Silva, Adriana Santos, Carla Almeida, António outras das propostas apresenfrequentes e poluidoras como por exemplo, o Parque Coelho, Vasco Martins, Maria do Rosário Ferreira, Rui Mesquita, Filipa tadas por José António de para o rio que é de todos”, La-Salette”. Santos, Licínio Soares, José Carvalho, Eliana Silva, Ricardo Ferreira, Andrade. insistiu. Rui Almeida, Helena Carvalho, João Soares, Paulo Bastos

Fixar jovens em Ul


FREGUESIAS/ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 Comendador António Rodrigues descontente com agregação

do

O comendador António da Silva Rodrigues marcou presença na apresentação, em Ul, do candidato António Rosa à União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de RibaUl, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, manifestando o seu apoio ao social democrata. Durante a sua intervenção, o fundador do Grupo Simoldes emocionou-se ao falar sobre a terra que o viu nascer, confessando que a agregação de freguesias o entristeceu. “Não fiquei feliz com esta união, fiquei triste, mas se alguém com poder acima o ditou, resta-nos fazer da situação uma oportunidade”, afirmou António Rodrigues, que considera que dela deverá resultar o fortalecimento do território, sem, contudo, “nunca beliscarmos a cultura e as gentes” de cada uma das freguesias. A presença do comendador e da sua mulher, Aldina Valente, na apresentação de António Rosa, traduziu-se, segundo referiu, na demonstração de “uma prova de confiança” a Ricardo Tavares, candidato à presidência da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, “pela competência e valores humanos”. António Rodrigues deixou ainda uma mensagem aos mais novos. “Temos de dizer aos nossos jovens que precisamos e acreditamos deles e que este concelho tem potencial para corresponder às expectativas deles”.

Carlos Silva acredita que o seu trabalho terá continuidade “Um humanista”, “um líder”, “um lutador” e “um autarca experiente”. Assim adjetivou Carlos Silva - atual presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl - o candidato à presidência da União, António Rosa. Apelando à continuidade do trabalho que realizou neste mandato, Carlos Silva, que é também mandatário da lista de António Rosa, afirmou: “Queremos as nossas freguesias unidas e a lutar por um objetivo comum”. “O teu trabalho inspira-me e motiva-me a continuar. Espero estar à altura”, respondeulhe António Rosa.

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

O. AZEMÉIS> INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL ESTE FIM DE SEMANA

Concurso apela à doçaria criativa Criatividade e originalidade são palavras de ordem na 4ª edição do Concurso Municipal de Doçaria, uma iniciativa que põe à prova pastelarias e padarias do concelho, para confecionar doces de Terras de La Salette. O evento decorre já este fim de semana, no Pavilhão Municipal. Pelo 4º ano consecutivo, a Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra (ACCOAVC), em parceria com o município, volta a dar visibilidade ao que de melhor se faz ao nível da doçaria no concelho. O Manuel Tavares, presidente da concurso apela à participação de Accoavc, com expectativas em padarias e pastelarias oliveirenses alta para a 4ª edição que podem concorrer a duas categorias distintas: Melhor Iguaria 2017 e Iguaria Saudável 2017. O açúcares, os bolos que se candidadoce saudável foi uma inovação tam à categoria de Iguaria Saudável que surgiu no ano passado devi- são a opção ideal para provar este do ao projeto piloto do município fim-de-semana. ‘Não Há Diabetes’. Portanto, para “Apenas entram a concurso iguaquem gosta de doces mas teme os rias de Oliveira de Azeméis”, explica

o presidente da ACCOAVC, Manuel Tavares, acrescentando: “Temos produtos tão bons como o pão de Ul, que é um ex-libris do concelho, que faz todo o sentido delimitarmos ao que se faz no concelho.”.

Cantor Nuno Norte atua no sábado à noite

Para o presidente da ACCOAVC esta é uma edição que reúne os ingredientes chave para um evento de sucesso. “É um evento importantíssimo. A quarta edição tem tudo para ser melhor do que a terceira no aspeto do espetáculo, já que tem um cartaz mais atrativo”, aponta. No palco estará o vencedor da primeira edição do programa Ídolos, da SIC, Nuno Norte (no sábado, às 21h00), os artistas André e Álvaro (no domingo, às 16h00), assim como vários talentos locais. No sábado, às 15h00, terá lugar uma Arruada pelo Grupo de

OSSELA> SOCIAL DEMOCRATA FRISOU QUE IRÁ TRABALHAR ATÉ AO ÚLTIMO

José Santos quer continuar a merecer a confiança dos osselenses

José Santos sublinhou que deixou as contas da freguesia “em ordem”

O parque do Pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo de Ossela encheu-se de laranja no passado domingo durante a apresentação de José Santos, candidato à presidência da Junta de Freguesia pelo PSD. O espaço ficou repleto de apoiantes que se juntaram para ouvir as promessas e conhecer a equipa liderada por José Santos. Durante a sessão, o candidato mencionou que iria continuar a trabalhar pelos osselenses até ao último minuto do seu

Ricardo Tavares, candidato do mandato. “Quando me candidatei disse que ia trabalhar para isso. O PSD à presidência da Câmara Mutrabalho foi feito e irá continuar nicipal, esteve presente na apresena ser feito até ao fim, sem nunca tação, durante a qual afirmou ser, desistir”, disse o social democrata, para si, um orgulho ver José Santos realçando que “as contas da Jun- candidatar-se novamente à Junta. ta de Freguesia estão em ordem”. “Vejo no José Santos uma paixão José Santos concluiu o seu discurso inqualificável por Ossela e é uma garantindo que dará “o seu melhor pessoa sempre disponível para topara que Ossela, daqui a quatro dos os osselenses. Se há presidente anos, esteja ainda melhor do que com orgulho na sua freguesia é o está agora”. “Espero continuar a José Santos. Ele representa o futumerecer a vossa confiança”, referiu. ro de Ossela”, concluiu.

JSD começou Noite Branca mais cedo

17 Pequeno-almoço para os primeiros 100 visitantes no domingo Com entrada gratuita, o evento terá ainda uma “novidade interessantíssima” este ano, considera o presidente da ACCOAVC, já que oferecerá aos primeiros 100 visitantes no domingo de manhã um pequeno almoço com Pão de Ul, regueifa de Ul e bebida. Concertinas ‘Amigos da Gandaia’, seguindo-se, às 16h30, a atuação do grupo ‘Rua do Barro Branco’. No domingo, o programa musical conta com ainda com a performance do quarteto de saxofones da Academia de Música de Oliveira de Azeméis, às 11h00, e no período da tarde, às 14h30, terá lugar a atuação do Duo Musical ‘Som Real’. O evento não se esgota em animação musical, contando também com a exposição de artigos e equipamentos para a atividade, assim como atividades para o público infantil, como pinturas faciais e insufláveis, para além de música ambiente nos intervalos e serviço de bar permanente. FILIPA GOMES

Lista dos candidatos do PSD à Assembleia da Freguesia José Santos, António Gomes, Sílvia Martins, Adelino Fazenda, Sílvio Nogueira, Fernanda Valente, Joaquim Gomes, Leonel Castro, Anabela Coimbra, Rui Oliveira, Diogo Gomes, Liliana Pinho, Armando Pinheiro, Tiago Silva, Magda Pinho, Manuel Sousa, José Rodrigues, Ana Bastos, António Costa, Pedro Almeida, Ana Bastos, Rui Pinheiro, Diogo Soares, Ana Almeida, Rui Soares, António Oliveira, Florbela Bastos, António Brandão, Luís Morais, Sónia Costa, Moisés Augusto, Manuel Pinheiro, Verónica Almeida, José Ferreira, António Ribeiro, Belmira Pinho, António Martins, Fernando Duarte, Maria Soares, Manuel Silva, Maria Barbosa.

Azeméis A Juventude Socia l Democrat a de Oliveira de Hotel Dido ório Girat no o, sábad do passa no organizou, ghton, um ‘War m Up’ para a Noite Branca. eventos mais Um início de noite diferente antes de um dos O ‘War m éis. Azem de especiais do concelho de Oliveira tas de Garo , Cruz Tiago de Up’ contou com as atuações es. Borg Ipanema e do DJ Nuno


18

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

> CANDIDATA À CÂMARA MUNICIPAL DEFENDE REDE DE ÁGUA PÚBLICA

CDU quer contrato com a Indaqua cancelado Numa conversa aberta intitulada ‘Rumos para o ambiente’, a CDU de Oliveira de Azeméis debateu os problemas ambientais que afetam o concelho e defendeu o cancelamento do contrato entre a autarquia e a Indaqua, considerando que a água deve ser objeto de domínio público. ANA CATELAS

A CDU de Oliveira de Azeméis reuniu os camaradas na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro para abordar um tema que faz parte das propostas do partido para as próximas eleições autárquicas: o meio ambiente. As principais preocupações centram-se na necessidade de responsabilizar as entidades pelos crimes ambientais, proceder à despoluição dos rios e terrenos e prevenir futuros danos para a natureza. Promover a educação ambiental, construir melhores e mais eficientes estações de tratamento de lixos e águas residuais, incentivar à reciclagem foram outras das medidas do partido no âmbito das suas preocupações com

Joana Alves e Armando Morais manifestaram as preocupações da CDU quanto à situação ambiental no concelho

o meio ambiente. Um dos assuntos abordados nesta iniciativa da CDU foi o contrato assinado entre a Câmara Municipal e a Indaqua e que a candidata à autarquia, Joana Alves, considerou uma “sentença de morte”. “É um contrato ruinoso e uma situação escandalosa, mas continua a ser uma das bandeiras do candidato do PSD, que acha que a assinatura deste contrato foi uma vitória”, criticou Joana Alves, que manteve a sua linha de pensamento. “A privatização da água e saneamento só trouxe problemas para este concelho”, referiu a candidata pela

CDU à Câmara Municipal, frisando a companhia do candidato n.º 2 à que a rede de saneamento existente Câmara Municipal, Armando Monão dá resposta às necessidades da rais, que lamentou, por exemplo, o população e “só está a aumentar estado do rio Ul nos últimos tempos os problemas de saúde e do meio e sobretudo em alturas de eventos ambiente”. Para a CDU, a solução como o ‘Há Festa na Aldeia’. “É uma passa por cancelar o contrato com a provocação para as forças polítiIndaqua e voltar a tornar pública a cas que ali estão presentes”, opinou rede de água e saneamento. “A água Armando Morais, afirmando que é um bem básico e universal e não não tem conhecimento de qualquer vamos compactuar com este con- auto que tenha sido levantado às trato que não está a ser cumprido e empresas prevaricadoras. Num consó nos trouxe problemas”, afirmou celho com tantas associações, como Joana Alves, que lamentou ainda a o próprio reconheceu, o candidato inexistência de ecopontos nas fre- n.º 2 da CDU lamentou ainda que nenhuma delas centre o seu trabaguesias oliveirenses. Nesta conversa, Joana Alves teve lho na defesa do meio ambiente.

> OBRA É PREFACIADA PELO SECRETÁRIO DE ESTADO PEDRO NUNO SANTOS

Sonhos de Joaquim Jorge para o concelho compilados em livro O vereador da oposição e candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, deu a conhecer, na Biblioteca Municipal, um livro da sua autoria sobre a sua visão de Oliveira de Azeméis. Joaquim Jorge revelou que o livro ‘Uma Visão de Oliveira de Azeméis’ é uma anális subjetiva e comprometida do passado, do presente e do futuro de Oliveira de Azeméis. “Limitei-me a organizar os meus pensamentos e fiz um exercício refletivo, com todos os meus sonhos e ambições sobre o concelho”, explicou durante a apresentação da obra, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. O livro, composto por cinco capítulos, apresenta primeiramente os pensamentos e sentimentos do autor. O segundo capítulo é composto por um conjunto de reflexões de opinião pública. Na terceira parte, Joaquim Jorge faz uma breve análise sobre o futuro

Joaquim Jorge explicou que o livro é o resultado de uma reflexão sobre o município oliveirense

do município, a história do concelho é retratada no quarto capítulo e o quinto apresenta alguns indicadores do município. “Quero dar o meu contributo para tudo o que me rodeia enquanto estou de passagem. Somos um concelho com uma história muito rica e aquilo que eu faço é escrever uma história digna do concelho de Oliveira”, afirmou. O livro foi apresentado por Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, que

afirmou que, nos dias de hoje, as autarquias têm um baixo nível de transparência e que as pessoas deviam ter mais conhecimento daquilo que se passa no seu concelho. “Joaquim Jorge abriu-se e mostrou o que quer fazer por Oliveira de Azeméis através deste livro. Quem gere uma Câmara sabe que cinco por cento é inspiração e 95 por cento é transpiração e Joaquim Jorge quer fazer mais pela sua terra. E quanto mais fizermos pela nossa terra

melhor, porque todos precisam do nosso esforço”, referiu. O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e líder nacional do PS, Pedro Nuno Santos, que prefacia o livro, sublinhou que Oliveira de Azeméis é um dos concelhos mais importantes do nosso país, que conta com gente trabalhadora e empreendedora, dando um contributo decisivo para o desenvolvimento nacional. Contudo, considera que, apesar do enorme potencial, nas áreas que dependem do poder político, o concelho tem ficado para trás, precisando de uma nova visão estratégica para o seu desenvolvimento. “Os oliveirenses sentirão um grande orgulho nesta visão de Oliveira de Azeméis que nos é oferecida pelo autor. Uma visão que é sobretudo uma mensagem de confiança na capacidade dos Oliveirenses e de uma esperança num futuro melhor”, assinalou. ANA FILIPA PEREIRA

OLIVEIRA DE AZEMÉIS> SERÁ ELEITA A MELHOR IGUARIA DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Quarto Concurso Municipal de Doçaria A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, promove, nos dias 23 e 24 de setembro, o 4º Concurso Municipal de Doçaria. O objetivo principal do concurso, que irá decorrer no Pavilhão Municipal Professor António Costeira, é premiar, promover, valorizar, criar ou recriar e divulgar os doces genuínos de Oliveira de Azeméis. É com a intenção de acrescentar à doçaria de Oliveira de Azeméis um toque de inovação e também de prover as tradições enraizadas, privilegiando a matéria-prima de Oliveira de Azeméis, ou aqui transformada, que este concurso elege a melhor iguaria, enriquecendo os ‘Sabores de Azeméis’, que já contam com o prémio Terra de Culinária 2015.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS> OBJETIVO É ANGARIAR FUNDOS

Bombeiros organizam 6.ª Caminhada A 6.ª Caminhada organizada pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis realizase no próximo domingo. dia 24 de setembro (domingo), com início previsto para as 09h30, sendo o local da partida e chegada no novo quartel situado na Avenida D. Maria I. O valor angariado será destinado à aquisição de Fatos de Proteção Individual para Combate a Incêndios Estruturais Urbano e Industrial As inscrições devem ser feitas na secretaria da associação (novo quartel) ou no antigo quartel, entre as 09h00 e as 18h00 e através dos nossos colaboradores habituais. A organização garante a oferta de uma t-shirt para as primeiras 1200 inscrições (entregue no momento da inscrição). Haverá lugar também para tradicional recolha do produto alimentar que reverte a favor dos Vicentinos de Oliveira de Azeméis. Os produtos alimentares devem ser entregues no próprio dia, sendo que, junto ao local de partida, estará uma equipa dos vicentinos a fazer a recolha. Para mais informações, contactar 256 600 670.


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

> LISTA INDEPENDENTE É ENCABEÇADA PELO ATUAL PRESIDENTE DA UNIÃO DE FREGUESIAS

O partido de Armindo Nunes é a sua terra > ARMINDO NUNES DEFENDE

“O trabalho autárquico ao nível de uma freguesia precisa de todos aqueles que podem contribuir para melhorarem a vida das pessoas sem preocupações com as sensibilidades partidárias”, assinalou Armindo Nunes durante o seu discurso

Para Armindo Nunes, mais importante do que o partido a que as pessoas pertençam é o seu reconhecimento, sensibilidade social ou sentido de comunidade. DIANA COHEN

O presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, Armindo Nunes, eleito pelo PS em 2013, candidata-se Apesar de independente, a lista de Armindo Nunes recebe o apoio do PSD e PS novamente às autárquicas, mas agora através de uma lista independente, por considerar que numa autarquia local os ideais políticos são o menos > NORBERTO MARTINS, Lista dos importante. MANDATÁRIO DA LISTA candidatos Naquela que foi a primeira de INDEPENDENTE, APELA AOS da ‘O Nosso três apresentações, no Pinheiro da SEUS ELEMENTOS Bemposta, o candidato destacou o Partido é a Nossa “Estejam sempre “espírito inovador, coragem cívica Terra’ à União atentos às e vontade firme” que a sua equipa de Freguesias necessidades das demonstrou ao “colocar em pride Pinheiro meiro lugar o interesse” dos seus freguesias e unidos” da Bemposta, conterrâneos, lançando esta lista de Travanca e Palmaz cidadãos eleitores. Foi por entender que, “em terras Designada ‘O Nosso Partido é a relativamente pequenas, é meNossa Terra’ (NPNT), a lista encalhor que existam projetos que “Todos somos capazes de colobeçada por Armindo Nunes agrupa não são partidários” que Norcar os nossos préstimos acima pessoas de diferentes faixas etárias, berto Martins, atual presidente das nossas diferenças para algumas jovens, outras “com cabeda Assembleia de Freguesia, servirmos a nossa freguesia”, los brancos”, mas também elemenaceitou ser mandatário da lista assegurou Armindo Nunes ao tos de diferentes “sensibilidades ‘O Nosso Partido é a Nossa Terra’. apresentar os elementos que partidárias” de vários lugares de “Fiquei satisfeito com o facto constituem a lista NPNT: Adaltodas as freguesias da União. “Mas de existir uma lista assim, berto Caçoilo, Isabel Quintela, todas têm um passado e presente determinada pela vontade de José Lourenço, Cátia Monde participação e entrega as suas as forças se unirem sem olhar teiro, Guilherme Soares, João comunidades através de associaa cores, tentando uma união Paulo Vieira, Eduardo Ferreira, ções e ações concretas”, realçou o maior”, afirmou o professor Renata Pinho, José Esparrinha, líder. durante a apresentação, em PiJosé Coelho, Marisol Faria, Armindo Nunes decidiu avançar nheiro da Bemposta, da equipa Pedro Leitão, Luísa Martins, com uma lista independente – que, de Armindo Nunes. José Carlos Silva, Miguel Silva, neste caso, tem o apoio do PSD e Essencial, para Norberto Carla Marques, Diamantina do PS – depois de, ao final de tantos Martins, é que o poder local Marques, Fernando Almeida, anos à frente dos destinos da junta, esteja “perto da população, Sónia Marinheira, Rui Pedro ter chegado à conclusão de que “o não esquecendo que o nosso Soares, Ana Martins, Roberto que realmente conta para as eleipartido é a nossa terra”, mas Lima, Ana Maria Pires, Sofia ções das freguesias é ter um contambém ter sempre em mente Fernandes e José Rui Rodrijunto de pessoas com provas da“as estruturas necessárias para o gues. das, sensibilidade social, sentido desenvolvimento da União de de comunidade, com vontade de Freguesias, modificando aquilo colocar as suas aptidões ao serviço Pinheiro da Bemposta, Travanca que for preciso para que as do seu próximo”. “Não importa a e Palmaz “é um trabalho sério” e pessoas sintam a sua terra mais que partido pertencem”, sublinhou não “uma aventura, uma experifelizes”. o candidato, que considera que re- ência, um mero exercício tático de presentar a União de Freguesias de um partido politico”.

19

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

Reforço das competências das juntas crucial para o seu desenvolvimento “A promoção de linhas estratégicas de ação através de candidaturas e de parcerias com a Câmara Municipal” e o “reforço das competências das juntas, que devem seguir o desenvolvimento integral das pessoas” são os principais princípios defendidos pela lista NPNT. No que respeita à descentralização de competências, Armindo Nunes enumerou algumas que, no seu entender, deverão passar a ser assumidas pelas juntas. Reclama, assim, a participação nas estratégias municipais de desenvolvimento local, a articulação com a rede nacional de loja do cidadão ou a função de atendimento ao munícipe com acesso a toda a informação e competência de encaminhamento dos processos. Para o candidato independente, o aumento da base de receitas próprias com a participação do IMI dos prédios rústico e urbanos dos territórios das freguesias deveriam também refletir-se no fundo de financiamento das freguesias. Armindo Nunes defende também que a junta passe a participar na elaboração dos Planos Plurianais de Investimento municipais, na definição dos critérios de intervenção, “seja na conservação, seja na requalificação”, da rede viária. A gestão dos processos de licenciamento ou a ampliação de competências nas obras das escolas são outras das decisões que, na opinião do candidato, deverão passar para a alçada do poder local.

> ASSENTA EM NOVE PILARES

O manifesto da lista ‘O Nosso Partido é a Nossa Terra’ São nove os pilares que a equipa de Armindo Nunes considera mais importante para o desenvolvimento da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz. Em primeiro lugar, o candidato independente compromete-se a lutar, junto da Câmara e Assembleia municipais, por um plano de recuperação de toda a rede viária, “começando pelas ruas mais degradadas e pela ordem de prioridade que a junta, ouvindo a população, vai definir”. Já no que respeita ao assunto da agregação de freguesias, Armindo Nunes garante que irá “ouvir a população e agir em consonância com o que ela decidir”. As obras de requalificação urbanística serão também uma prioridade, entre elas, a intervenção do Largo do Cruzeiro (Pinheiro da Bemposta) - cujo projeto, já elaborado, contempla a aplicação de cubos de granito, a reorganização do trânsito e espaço verde -, a requalificação da rotunda dos laticínios, em Travanca, ou a requalificação do parque Bento Carqueja e da marginal do Caima, em Palmaz, criando ali uma zona de lazer. Na área do desporto, são propostas medidas como a conclusão do relvado e beneficiação do campo do Futebol Clube Pinheirense, a requalificação do Polidesportivo de Travanca, do campo de futebol de Palmaz e suas áreas envolventes e a criação de um clube de marcha e corrida. A lista NPNT tem ainda em conta as escolas, propondo-se a trabalhar em prol da sua conservação, em parceria com a Câmara Municipal, e a continuar a lutar para que todas se mantenham em funcionamento. Relativamente à ação estratégica de desenvolvimento, a criação de um albergue para peregrinos e a requalificação das margens e marginal do Rio Caima são algumas das propostas. Armindo Nunes mostra também vontade em realizar benfeitorias de embelezamento do território, designadamente, a construção de valetas de drenagem de águas pluviais, a construção de passeios nas principais vias e a recuperação e melhoramento da sinalética. Modernizar os serviços de apoio ao cidadão e reforçar o apoio às instituições, ajudando-as a desenvolver o seu trabalho são outras ações que a lista NPNT quer levar a cabo.


19 de setembro de 2017

desporto

EXCLUSIVO> TIAGO RODRIGUES, GUARDA-REDES DA OLIVEIRENSE, SOMOU MAIS UM TÍTULO

A vencer Europeus e Mundiais desde 2013 Aos 19 anos já tem no seu palmarés a conquista de dois títulos europeus e outros tantos mundiais, um destes ganho há dias no campeonato que se realizou na China. Tiago Rodrigues é guarda-redes da equipa de juniores da Oliveirense e está a fazer a pré-época com a equipa sénior, onde espera vir a jogar. ANA CATELAS

Portugal conquistou o tricampeonato no Mundial que se realizou na China, entre 27 de agosto e 01 de setembro. Na final, a seleção nacional derrotou a rival espanhola num jogo em que o guarda-redes português realizou uma exibição soberba e só ao alcance de verdadeiros campeões, muito contribuindo para a conquista deste título. O seu nome é Tiago Rodrigues e é o guarda-redes da equipa de juniores da Oliveirense. O jovem, natural de Vale de Cambra, revalidou o título, conquistado há dois anos, em Espanha, naquela que foi a sexta final consecutiva disputada entre estes dois países. Mas, a caminhada vitoriosa deste atleta começou no ano 2013 quando se sagrou campeão europeu de sub 17. No ano seguinte, voltou a subir ao pódio, mas desta feita para receber

Tiago Rodrigues exibe as cinco medalhas conquistas em Europeus e Mundiais

a medalha de bronze no Europeu de sub 17 realizado em França. Daí para cá, venceu mais um Europeu (2016) e dois Mundiais (2015 e 2017) no escalão de sub 20. “As coisas têm corrido muito bem e isso deve-se ao trabalho que já vem desde os sub 17 não só da minha geração, mas de outras anteriores e temos provado que o hóquei em patins português está vivo”, referiu Tiago Rodrigues que, pouco tempo depois de aterrar em Portugal, após a conquista deste título, já estava novamente a calçar

os patins para integrar a pré-época da equipa sénior da Oliveirense, que estava sem os seus dois guardaredes (Xavi Puigbi na Seleção de Espanha e Domingos Pinho lesionado). “Tenho que ter os pés bem assentes na terra e regressar ao trabalho”, reconheceu, motivado por estar a treinar entre alguns que considera serem os “melhores do mundo”. Recordando as emoções que viveu em território chinês, Tiago Rodrigues salienta que um dos principais problemas com que a equipa se

deparou foi a adaptação à alimentação, mas ao fim de poucos dias isso já tinha sido ultrapassado e nem foi impeditivo para a equipa conquistar o troféu. Contudo, a confiança no sucesso chegou apenas após o encontro das meias-finais. “O jogo mais difícil é o das meias-finais, porque é o jogo que nos dá uma medalha. Depois os jogadores jogam a final mais descansados e mais descomprimidos”, confessou o guarda-redes, testemunhando a confiança que a equipa transpirava no jogo decisivo. “Estávamos muito confiantes na final. Sabíamos que a Espanha era uma grande equipa mas, qualquer que fosse o adversário, íamos dar tudo para vencer. Ficamos muito felizes e foi mais um título para Portugal”, afirmou, orgulhoso, o jogador que começou a patinar no Hóquei Académico de Cambra aos seis anos de idade. Tiago Rodrigues, que defendeu duas grandes penalidades aos espanhóis, rejeita que tenha tido uma prestação decisiva na conquista do título Mundial e atribui os louvores a toda a equipa. “Eu fui tão importante como todos os meus colegas”, referiu o atleta, recordando o regresso a Portugal e a receção “muito calorosa” no aeroporto. “Fomos quase recebidos como estrelas”, disse Tiago Rodrigues, defendendo mais apoios para esta modalidade “que dá muitos títulos a Portugal”.

FUTEBOL – II LIGA> FORMAÇÃO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS SOMOU UM PONTO EM BRAGA

Bonilla marca na estreia com a camisola da Oliveirense A Oliveirense foi a casa do ‘lanterna vermelha’ arrancar um empate a um golo. O reforço Nelson Bonilla, na estreia com a camisola da Oliveirense, marcou o golo do empate e evitou males maiores para o conjunto de Oliveira de Azeméis à passagem da sétima jornada. A formação da casa adiantou-se no marcador ainda antes da meia hora de jogo na transformação de uma grande penalidade por Ogana,

que já havia desperdiçado uma flagrante oportunidade de golo logo nos instantes iniciais da partida quando surgiu isolado na cara de Júlio Coelho. Na segunda parte, o Braga B voltou a estar perto de se adiantar no marcador, mas o guarda-redes da Oliveirense levou a melhor sobre Simão. A partir daqui, a Oliveirense assumiu as rédeas do jogo e chegou com perigo à baliza

adversária até que ao minuto 66 surgiu o golo do empate por Bonilla, que fintou o guarda-redes antes de rematar para o fundo das redes. Poucos minutos depois, o avançado ficou perto de virar o marcador, mas desta vez Tiago Sá não o permitiu. No próximo domingo, a Oliveirense desloca-se ao reduto do Vila Real, dos distritais, para discutir a continuidade na Taça de Portugal.

No hóquei em patins por amor O bicampeão mundial garante que não se sente uma estrela no hóquei em patins e definese como um “rapaz divertido que adora jogar hóquei”. Tiago Rodrigues admite que joga por prazer e acrescenta que é “o amor pela modalidade” que faz com que os títulos e o sucesso apareçam. “Se algum dia chegar ao ponto de jogar sem vontade as coisas não vão correr bem e não vale a pena entrar em campo”. O guarda-redes garante que ainda tem muitos objetivos pela frente e reconhece que os títulos conquistados até aqui de nada adiantam se não conseguir dar o salto para uma equipa sénior da Primeira Divisão. “Posso ter conquistado isso tudo, mas agora é que temos que dar o salto. Se não entrarmos numa equipa sénior para jogar e ir crescendo não nos vale de nada este título, porque vamos acabar numa segunda ou numa terceira (divisão) e as pessoas acabam por se esquecer de nós”. Tiago Rodrigues, que vai iniciar o 2º ano na Faculdade de Desporto, reconhece que leva vantagem por jogar na Oliveirense. “É uma boa equipa que tem lutado pelos títulos nacionais e está recheada de grandes jogadores e, treinar ao lado deles, é ótimo para mim para crescer”, afirmou o campeão do Mundo que ambiciona “conquistar tudo no hóquei em patins”.

BRAGA B, 1 OLIVEIRENSE, 1 Braga B: Tiago Sá; Anthony D’Alberto, Thales (André Ribeiro, 75’) , Inácio Miguel, Lucas Cunha, Simãozinho, Miguel Crespo Francisco Trincão, 58’), Didi, Edelino Lá, Ogana, Luther Singh (Felipe Villagrán, 71’). Treinador: João Aroso.

Filipe Gonçalves em dúvida O médio da Oliveirense, Filipe Gonçalves, sofreu um toque no pé direito e teve que ser substituído logo ao minuto 20. Ontem, no regresso da equipa aos trabalhos, o médio fez apenas tratamento não havendo ainda previões para o seu regresso aos treinos. Filipe Gonçalves está em dúvidas para o encontro do próximo domingo.

Oliveirense: Coelho; Alemão, Sérgio Silva, Mathaus, Ricardo Tavares, Filipe Gonçalves (Gabim 20’), Sérgio Ribeiro (Nelson Bonilla, 46’), João Amorim (João Mendes, 77’), Oliveira, Riascos e Serginho. Treinador: Pedro Miguel. Estádio Municipal 1º de Maio, em Braga. Árbitro: Daniel Cardoso. Cartão amarelo: Oliveira (44’), Riascos (77’) e Bonilla (90’). Marcadores: Ogana (27’, g.p.) e Bonilla (65’)


DESPORTO FUTEBOL> CAMPEONATO DE PORTUGAL PRIO

Cesarense vence e espreita a liderança O Cesarense venceu o Sousense, na 4ª jornada do Campeonato de Portugal, e subiu ao segundo lugar da tabela classificativa, a dois pontos do líder Cinfães. No próximo domingo, o Cesarense recebe o Águias do Mordal em jogo da 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

FUTEBOL> 1ª DIVISÃO DISTRITAL

A vitória frente ao Sousense valeu ao Cesarense a subida ao 2º lugar

jogo direto, com muito pontapé para a frente, de alguma forma inconsequente, pois a defensiva do Cesarense esteve sempre muito atenta, ‘arrumando a casa’ sempre que necessário. Na frente, Júlio Alves e parceiros sempre à espreita de nova oportunidade. Aos 52’ e aos 81’, Júlio dispôs de duas excelentes oportunidades de golo, mas a bola teimou em não entrar, assim como Caué, aos 76 minutos, numa excelente cobrança de um livre direto, a enviar a bola aos ferros. Carlos Secretário, com as substituições operadas, deu mais

consistência defensiva à equipa e colocando na frente Banana deu mais dores de cabeça à equipa da casa. O Cesarense, nos últimos minutos, não teve a vida fácil, com a equipa da casa a arriscar tudo em busca do golo do empate mas o resultado não viria a sofrer mais alterações. Mais um resultado positivo para o Cesarense, premiando a melhor qualidade de jogo e, acima de tudo, a disponibilidade, o enorme espírito de solidariedade e entreajuda que a equipa evidenciou em toda a partida, especialmente nos últimos minutos.

Foto: Anybal Bastos

Cucujães surpreendido pela Ovarense No arranque do Campeonato Promoção Feminino sénior (série C), o Cucujães recebeu a Ovarense a saiu derrotado do jogo com dois golos sem resposta. Na bancada do Campo Municipal de Jogos da Vila de Cucujães, o selecionador nacional, Francisco Neto, assistiu a um bom jogo de futebol e viu a cucujanense Jéssica Silva, ao minuto 21, a responder ao tento da Ovarense. As forasteiras acabaram por chegar à vitória já na reta final do encontro. O jogo do Cesarense, que também está no mesmo grupo, frente ao Viseu 2001, foi adiado para o dia 30 deste mês.

FUTEBOL> 1ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE AVEIRO

Cucujães ‘apagado’ na estreia

S. Roque segue na Taça

MANSORES, 6 CUCUJÃES, 0

S. ROQUE, 2 PINHEIRENSE, 0

Mansores: David Santos; Nelson Ferreiro, Sérgio Carvalho, João Oliveira, António Teixeira, Rui Rodrigues, Luís Rocha, Luís Barbosa (António Tavares, 61’), Paulo Oliveira, Pedro Fiães (Fábio Vasconcelos, 76’) e Hugo Feiteiro (João Teixeira, 69’). Treinador: Hugo Xavier.

S. Roque: Rui; Ruben, Marcelo, Santos,Xavi, Dani, Emanuel(Ivan), Pepe, Miguel, Torres(Chula), Coelho(Brunito). Treinador: Joca.

Cucujães: Penetra; Xavi, Deco (Mauro, 51’), Stephane, Filipe Pinho, Cerqueira (Tiago Silva, 54’), Bruno Resende, Márcio Leal (Márcio Oliveira, 51’), Toninho, Julinho e Roscas. Treinador: Marco Abreu.

R. CASTRO

O Cesarense entrou bem no jogo, muito dominante, jogando em velocidade e ao ataque. Logo nos minutos iniciais uma jogada de ataque bem conseguida e que deu em golo, mas prontamente anulado pelo árbitro em consequência de hipotético fora de jogo. Alguns minutos depois, bola bem colocada na frente pela defensiva do Cesarense com Ângelo, descaído sobre a direita, a dominar bem o esférico e a tirar um defensor da frente. Bola ao segundo poste surgindo Júlio Alves que só teve de encostar para golo. O Cesarense continuou a pressionar com a equipa da casa a ter algumas dificuldades em assentar o seu jogo e criar oportunidades de golo. Na segunda parte, o Sousense reagiu bem ao resultado desfavorável, mas recorrendo muito ao

21

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

Estádio das Relvas, em Mansores. Árbitro: Joel Sousa. Cartão amarelo: Luís Barbosa (34’), Nelson Ferreira (43’), David Santos (60’), Toninho (71’), João Teixeira (78’), Julinho (78’), António Tavares (85’), Fábio Vasconcelos (90’), João Oliveira (90’), Roscas (90’+3’). Marcadores: Pedro Fiães (9’), Hugo Feiteiro (30’+49’), António Tavares (75’ e 87’), João Teixeira (90’+4’).

Diante de uma equipa que se reforçou bem para a Primeira Divisão Distrital, o Cucujães procurava vencer para reforçar as boas indicações dadas na préépoca, mas o Mansores entrou bem melhor no jogo e logo aos 9 minutos aproveitou um ressalto na ala direita com Pedro Fiães a abrir o marcador. O Cucujães procurou, depois, assentar o jogo e conseguiu estar melhor a partir dos 15 minutos mas, contra a corrente do jogo, a equipa da casa dilatou a vantagem à passagem da meia hora por intermédio de Hugo Freitas, que aproveitou uma falha da defesa contrária. Até ao intervalo, o Cucujães tentou reduzir, mas a defensiva do Mansores não deu qualquer espaço para os atacantes forasteiros. Na segunda parte, mais uma desconcentração e o Mansores faz o 3-0. A formação visitante continuava a remar contra a maré e aos 60 minutos Tiago Silva ficou perto de reduzir. No último quarto de hora, o Cucujães descompensou-se na defesa e acabou por sofrer no resultado final. Nesta primeira jornada do Campeonato, o Cucujães averbou um resultado muito pesado para aquilo que foi o jogo, mas também reflete o trabalho que a formação de Marco Abreu tem pela frente. SÉRGIO COSTA

Pinheirense: Zé Paulo, Monteiro,Caxana, Bruno, Beja,Rafina(Lameiras), Rafa, Fábio, Sousa, Carvalho(Rui), Tiago(Cavalo). Treinador: Ribeiro. Complexo Desportivo do Calvário, em S. Roque. Árbitro: Christian Correia. Auxiliares: Fábio Sá e Alexandre Santos. Cartão amarelo: Dani, Monteiro, Beja e Carvalho. Marcadores: Miguel (57’) e Ruben (62’)

A primeira eliminatória da Taça Distrital de Aveiro colocou frente a frente dois clubes do concelho oliveirense com o S. Roque, em casa, a levar a melhor sobre o Pinheirense. Numa partida muita disputada a meio campo, só aos dez minutos surgiu o primeiro remate à baliza num livre de Torres, mas sem perigo. Pouco depois, o Pinheirense respondeu e, com um grande remate, Rafina obrigou Rui à defesa da tarde. Aos 20 minutos, Tiago aproveitou uma má colocação da bola em jogo por parte do guarda-redes da casa, mas isolado rematou ao lado. O intervalo chegou, assim, com a formação do Pinheirense a dispor das melhores oportunidades para se adiantar no marcador, mas sem conseguir fazer mexer o placar. Os golos estavam guardados para a segunda parte, que arrancou com um lance polémico com Carvalho a cair na área do S. Roque, mas o árbitro a entender que foi simulação e a mostrar o amarelo ao jogador pinheirense. Aos 57’, a equipa de Joca adiantou-se no marcador através de um remate ao angulo de Miguel. Cinco minutos depois, o S. Roque amplia a vantagem num remate de Ruben à baliza com a bola a ressaltar num defesa e a passar por cima de Zé Paulo. De registar que, até final, o Pinheirense procurou reduzir a desvantagem, mas o S. Roque conseguiu controlar o resultado. Já em cima do apito final, Caxana, na marcação de um livre, viu Rui negar-lhe o golo com uma defesa quase por instinto. Com este triunfo, os ‘canarinhos’ vão marcar presença no sorteio da segunda eliminatória da Taça Distrital de Aveiro.


22

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

DESPORTO

FUTEBOL> 1ª DIVISÃO DISTRITAL

Macieirense entra a perder no campeonato rense entrou mais audaz e, logo aos 48 minutos, podia ter chegado ao empate, porém, Alfredo, com um ligeiro desvio, cabeceou um pouco Oliveira do Bairro: Luís, Rato, Hernâni (Luís Pires 19’), Miguel, Bruno, Hugo, por cima do travessão. Marito, Leandro, Carnoto, Barreto (Futre À passagem do minuto 64, Car71’) e Ronan (André Vaz 84’) Treinador: Tó Miguel noto rematou cruzado para uma boa defesa de Cris e, pouco depois, Macieirense: Cris, Dani, Leitinho, Alfredo, Ronan teve nos pés a possibilidade Rosas, Lúcio, Huguito (Talhas 58’), Rúben (Hélder 74’), Abel (Chinês 52’), João Luís de bisar, no entanto, na conversão e Dani Alves de uma grande penalidade, atirou Treinador: Borges ao lado. Estádio Municipal de Oliveira do Bairro A formação de Macieira de SarÁrbitro: Renato Oliveira Assistentes: Marcelo Adriano e Daniel nes nunca deixou de lutar por um Pinto resultado positivo, mas viu esse obCartão amarelo: Carnoto (22’), Cris (69’), jetivo complicar-se, aos 87 minutos, Lúcio (75’) e Rato (86’) Marcadores: Ronan (35’), André Vaz (87’) quando André Vaz, num chapéu, fez e Lúcio (90+3’, g.p.) o 2-0 para o Oliveira do Bairro. Em período de descontos, os visitantes ainda reduziram por intermédio de Na jornada inaugural Lúcio, na conversão de um castigo da 1ª Divisão Distrital, o máximo, o que acabou por não ser Macieirense não conseguiu suficiente para chegar ao empate. levar pontos na sua Numa partida de início de temApós a derrota nesta jornada, o Macieirense vai procurar conquistar a primeira vitória no jogo frente ao Oiã porada, onde é normal as equipas deslocação a Oliveira do ainda não estarem no seu melhor, Bairro. o Oliveira do Bairro acabou por merecer a conquista dos três ponprimeira meia hora de jogo, dispôs confuso na área forasteira. PAULO RUI O intervalo chegou com a vanta- tos. No próximo domingo, a equiapenas de uma oportunidade para gem para a formação da casa, após pa de Macieira de Sarnes faz o seu A jogar na casa de um assumido marcar, desperdiçada por Ronan. Numa altura em que não esta- uma primeira parte onde o futebol primeiro jogo, no Campo do Viso, candidato à subida, a equipa orientada por Borges entrou na expeta- va a merecer, o Oliveira do Bairro praticado não foi de grande quali- diante do Oiã e conta com o apoio dos seus sócios e adeptos para contiva, não procurando dar muitos inaugurou o marcador por inter- dade por ambas as equipas. No segundo tempo, o Maciei- seguir a primeira vitória. espaços ao seu adversário, que, na médio de Ronan, após um lance

OLIV.O BAIRRO, 2 MACIEIRENSE, 1

FUTEBOL> CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO DE JUNIORES A (ZONA NORTE)

Cesarense volta a vencer seguiram criar um lance de golo, na sequência de um livre marcado ainda de longe. Para a segunda parte, o jogo conCesarense: Tiago, Vareiro, Jaques, Joel, tinuou a ser muito disputado, espeLeandro, Batistuta (André, 59’), Ruela cialmente na zona central do terreno, (Henrique, 82’), Miguel Angelo, Nuno, Gonçalo Azevedo, Zé Leite (Magalhães, mas ambas as equipas a serem muito 65’) precipitadas na fase de construção de Treinador: Pedro Alves. jogo mas com o Cesarense a ter mais Chaves: Francisco, Luis Borges (Jorginho, posse de bola. Aos 60 minutos, gran76’), Pedro, Opara, Nuno Santos, Baltazar, de penalidade a favorecer o CesarenDavid (Semedo, 57’),Tibulth, Pami, Telmo, Ibraima (Edu, 62’). se por derrube novamente de Nuno. Treinador: Ricardo Chaves. Jaques novamente na cobrança mas, Complexo Desportivo do Mergulhão, desta vez, a permitir a defesa a Franem Cesar. cisco. Quando tudo parecia decidido, Árbitro: João Casegas (AF Viseu) Marcadores: Jaques (5’), Gonçalo Azeveo Chaves, já em desvantagem nudo (35’), Telmo (76’). mérica, ganhou nova vida com um Cartão amarelo: Zé Leite (41’), Batistuta golo de belo efeito, numa jogada de (49’), Luís Borges (60’), Edu (84’), André (89’) contra-ataque . O Cesarense acusou Cartão vermelho: Nuno Santos (67’). o golo e teve alguma dificuldade para manter a bola em sua posse e criar lances de perigo recorrendo a muito O Cesarense entrou muito bem jogo individualista e inconsequente. na partida, encarando o adversário Os minutos finais foram de algum nos olhos e ao ataque. Logo aos 5 Depois da vitória diante do Boavista, o Cesarense voltou a vencer, sufoco para os auri-negros, mas a viminutos, derrube em falta de Nuno desta feita, o Chaves tória já não escapou. Um prémio medentro da área adversária e grande recido, pois foi a equipa que mais fez penalidade. Chamado a cobrar Japara chegar à vitória, especialmente ques não facilitou e abriu o ativo a rada e à meia hora de jogo, de ângulo segundo golo para equipa da casa. favor da formação de Cesar. muito difícil, Gonçalo Azevedo mete Só nos últimos minutos da pri- na primeira parte. A toada de jogo manteve-se inalte- a bola pelo buraco da agulha e faz o meira parte, os transmontanos conR. CASTRO

CESARENSE, 2 CHAVES, 1

F U T E B O L> C A M P E O N ATO SAFINA

Vitória justa do Bustelo em casa BUSTELO, 1 ALVARENGA, 0 Bustelo: Penetra; Catarino, Nuno,Tiago Resende, Raul; Nélson,Vaz, Luis Rebelo, Charneca (Fábio Raul, 85’); Napoleão (Joel, 60’), Ricardo Tavares (Álvaro, 91’). Alvarenga: Henrique, Vitinha, Luiz Demathe, Zé Manel, Lucas, Goachupé (Pedro Prates, 81’), Milton, Traquina, Marcos, Diego Lima (Wallace, 68’), Mateus. Estádio da Quinta do Côvo, em Bustelo. Árbitro:Tiago Santos(Aveiro). Cartão amarelo:Vitinha (25’), Charneca (26), Napoleão (39’), Wallace (68’), Milton (77’), Goachupé (78’) e Vaz (80’). Marcador: Nuno (32’).

No primeiro jogo da época, o Bustelo procurava entrar com o pé direito na prova, uma vez que jogava perante os seus adeptos, e era fundamental garantir os três pontos para poder enfrentar, com mais tranquilidade, o difícil calendário nas próximas jornadas, onde vai defrontar quase todos os mais sérios candidatos ao título. Nos minutos iniciais ambos os conjuntos demonstravam alguma ansiedade, mas aos poucos a equipa local foi controlando essa ansiedade e foi conseguindo dominar, dispondo de algumas boas ocasiões para abrir o placar, sobretudo em lances de bola parada, mas também através de algumas boas jogadas. O golo não tardou com Nuno a confirmar a veia de defesa goleador vinda da temporada passada, e fazendo jus à sua elevada estatura, com um excelente cabeceamento a dar o melhor seguimento a um canto. Os locais poderiam até ao intervalo ter dilatado o marcador, mas foram penalizados pela sua baixa eficácia na finalização. No reatamento do encontro, o Bustelo continuou com o seu ascendente sobre o seu adversário, mas sem materializar em golos o seu domínio, desperdiçando algumas boas situações, como foi o caso em que Ricardo Tavares rematou à trave e na recarga Luís Rebelo acabou mesmo por cabecear para o fundo da baliza, mas o lance viria a ser anulado por fora de jogo. A equipa local não conseguiu aumentar a vantagem e, na parte final, acabaria por ter de sofrer um pouco com o jogo direto do seu adversário que procurava o golo do empate. O apito final trouxe assim a primeira vitória para a equipa de Miguel Oliveira que na próxima jornada se irá deslocar ao reduto do candidato Pampilhosa, que curiosamente é orientado pelo técnico Carlos Manuel que já comandou a equipa do Bustelo durante várias temporadas e que na época passada levou o Espinho ao título.


DESPORTO

23

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

FUTSAL> TREINADOR ESPERA A CHEGADA DE UM REFORÇO EXPERIENTE PARA FECHAR O PLANTEL

Plantel do CDC

CDC apresentou equipa para a época de estreia no futsal A nova equipa de futsal do Clube Desportivo de Cucujães (CDC) foi apresentada, na tarde de domingo, aos sócios num encontro amigável diante do Futsal Clube de Azeméis, que teve lugar no pavilhão do Cucujães. No final, a formação visitante venceu (4-5) um encontro marcado pelo elevado número de adeptos na bancada.

Guarda-redes: - Fábio Costa - 1ª vez federado (24 anos) - Pires - ex-júnior Fundo Vila (18 anos) - Patrick - ex-Arrifana (26 anos) Fixos: - Jorge Amorim - 1ª vez federado (23 anos) - Tiago Xavier - 1ª vez federado (23 anos) Alas: - Diogo Almeida - 1ª vez federado (23 anos) - Diogo Cardoso - 1ª vez federado (24 anos) - Sérgio Martins - ex-júnior Fundo Vila (20 anos) - Tiago Rodrigues - ex-júnior Fundo Vila (19 anos) - Marcelo Oliveira - 1ª vez federado (23 anos) - Diogo Almeida (Gazela) ex-júnior do Futsal Azeméis (19 anos)

O Cucujães apresentou aos sócios a sua equipa de futsal, que se vai estrear no campeonato

mais é difícil nesta altura, mas já a chegada de mais um reforço, que que o objetivo passará depois por se vê progressos na equipa”, afir- terá de ser alguém com experiência “fazer o melhor possível”. “Vamos Ricardo Dias, treinador da for- mou o técnico, já com 12 anos de na modalidade, como pede Ricardo entrar em cada jogo para ganhar mação cucujanense, reconheceu experiência de treinador, tendo já Dias. Isto porque, segundo adian- e não vamos passear”, avisou o que o jogo decorreu dentro das ex- passado por emblemas como o Aza- tou, 85 por cento dos seus jogadores treinador de 41 anos, natural de São João da Madeira. pectativas, mas espera que a equipa gães, Dínamo Sanjoanense e Fundo “nunca jogou futsal federado”. Recorde-se que a secção de fut“O objetivo é lançar o clube na evolua até ao início do campeonato de Vila. Contudo, defende Ricardo da 2ª Divisão Distrital de Futsal de Dias, “no início do campeonato es- modalidade”, referiu o líder da sal está a ser criada por um grupo equipa técnica de um projeto que de jovens, liderado pelo diretor Aveiro, no próximo dia 05 de ou- peramos estar bem melhor”. No que diz respeito ao plantel do está a começar a ganhar forma. Re- Fábio França, juntamente com a tubro. “Ainda estamos numa fase de preparação, mas o jogo correu CDC, composto até ao momento conhecendo as limitações existen- Direção do CDC, presidida por Arconforme esperávamos. Fazer por 13 atletas, o técnico conta com tes no plantel, Ricardo Dias adianta mindo Brandão. ANA CATELAS

Pivot: - Rafael Neto - 1ª vez federado (23 anos) - Tiago Tavares (Postiga) - exAzagães (20 anos)

ATLETISMO> ASSOCIAÇÃO DE CUCUJÃES PROMOVE O ATLETISMO NO PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO

Meia centena de jovens atletas nas corridas organizadas pelos ‘Leões do Monte’

Escalão dos 13 aos 15 anos, masculinos e femininos

Escalão dos 9 aos 12 anos, masculinos e femininos

Escalão dos 6 aos 8 anos, masculinos

Escalão dos 6 aos 8 anos, femininos

Escalão até aos 5 anos, masculinos e femininos

Este fim de semana, os ‘Leões do Monte’ organizaram também um torneio de sueca e na foto estão os vencedores

No âmbito das comemorações do seu 43º aniversário, o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural ‘Os Leões do Monte’ proporcionou, na manhã do passado domingo, a prática do atletismo a cerca de meia centena de crianças até aos 15 anos de idade e divididas em qua-

tro escalões. “Pretendemos dar às crianças, que nunca praticaram o atletismo, a possibilidade de participar numa prova que não é federada e permite a participação de todos os interessados”, explicou Sérgio Ferreira, dirigente da coletividade de Cucujães, lamen-

tando, contudo, que alguns clubes das redondezas não tenham aceitado participar com os seus atletas nas corridas, “o que nos deixou tristes”. A associação organizadora da prova convidou diversas pessoas responsáveis envolvidas em vários

centros de atletismo, bem como associações, clubes e crianças da zona a participar nestas corridas que pretendem também dar a conhecer a modalidade. A corrida realizou-se no Lugar do Monte, com partida e chegada sempre na sede dos ‘Leões do Monte’ e foi notório o entusias-

mo com que os pequenos atletas participaram no evento. No final, a organização distribuiu prémios aos cinco primeiros classificados de cada escalão, masculinos e femininos, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. ANA CATELAS


24

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

DESPORTO

FUTSAL> DUAS VITÓRIAS EM DOIS JOGOS NA LIGA SPORTZONE

Futsal de Azeméis mantém série vitoriosa A jogar perante os seus adeptos, no passado sábado, o Futsal Clube Azeméis by Noxae queria pontuar e manter a sua série vitoriosa e conseguiu uma vitória por 3-2. Um jogo em que as equipas entraram bem, com lances de parte a parte e com os respetivos guardaredes a serem chamados a atuar e a responderem com classe. A equipa forasteira abriu o marcador no último minuto da primeira parte por Paulo David. Na segunda parte, a equipa oliveirense entrou com mais desejo

FUTSAL DE AZEMÉIS, 3 BELENENSES, 2 Futsal de Azeméis: Cristiano; Ruca, Emerson, Israel e Nandinho. Jogaram ainda: Gerson Pinho, Spock, Quaresma, Eli Júnior, João Silva, Tiago Sousa, Paulinho Roxo. Treinador: Ricardo Canavarro.

O Futsal de Azeméis venceu no primeiro jogo em casa, diante dos seus adeptos, para o Campeonato

de vencer, conseguindo criar mais oportunidades de golo. Os golos apareceriam por Paulinho Roxo (28’), depois de recuperação de bola de Eli Júnior, e Nandinho a bisar na partida (30’ e 31’) depois de dois

contra-ataques bem executados. Até ao fim da partida, o Belenenses conseguiu reduzir por Tunha (38’), mas não mais beliscou a equipa visitante que conseguiu uma importante vitória.

Na próxima jornada, o Futsal Clube de Azeméis by Noxae irá deslocar-se ao Pavilhão João Rocha para defrontar os bicampeões nacionais na 3ª Jornada da Liga SportZone.

Belenenses: Carlos Paulo; João Pires, Dura, Jander e Liléu. Jogaram ainda: Tiago Gomes, Cláudio Marques, Bruninho, Jota, João Marques, Paulo David, Fábio Armando e Tunha. Treinador: Carlos Teixeira. Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis. Árbitro: Vítor Rocha. Marcadores: Paulo David (19’), Paulinho Roxo (28’), Nandinho (30’ e 31’) e Tunha (38’).

FUTSAL> CLUBE OSSELENSE APRESENTOU EQUIPA PARA A NOVA TEMPORADA

Futsal Cup reuniu 400 atletas em Ossela

Benjamins

Infantis

Iniciados

Juvenis

Juniores

Seniores

Ao longo do último fim de semana, equipas dos vários escalões para a futsal, proporciona outras atividades o Ossela levou a efeito o Futsal Cup, nova temporada, desde os benjamins a pequenos e graúdos, tais como a ginástica, cicloturismo, zumba, atleuma prova que teve por objetivo não até aos seniores. “Queremos continuar a motivar tismo e pesca desportiva. Também só apresentar as equipas dos diversos escalões do emblema osselense, mas os jovens para a prática desta mo- no aspeto cultural e recreativo marca também continuar a motivar os jo- dalidade em Portugal, que é um presença em diversas iniciativas do dos países mais fortes no futsal e concelho, como o Mercado à Moda vens para a modalidade. Com a organização do Futsal Cup, com muitos praticantes”, afirmou o Antiga e a Noite Branca. o Grupo Cultural e Recreativo de Os- presidente José Carlos Rego em ensela proporcionou uma festa do des- trevista na Azeméis FM. Já o diretor Companheirismo e porto e do futsal a cerca de 400 crian- desportivo, Osvaldo Pinto, acrescen- amizade acima dos troféus ças e jovens não só de Ossela, mas tou que a organização do Futsal Cup Os objetivos para a época que está também de clubes que aceitaram o pretende, igualmente, “dinamizar prestes a começar são os mesmos convite do emblema de Oliveira de o futsal na zona de Oliveira de que a Direção já vem a anunciar nas Azeméis para estarem presentes, tais Azeméis”, marcando o arranque da últimas temporadas. “Temos uma como Branca Ativa, Dínamo San- época desportiva, embora as equipas identidade e o que pedimos a todos joanense, ACR Vale Cambra, Acad. já venham a participar em diversos os atletas, dirigentes e treinadores é, Leça, Fundo de Vila, Granja, PARC torneios de forma a prepararem-se em primeiro lugar, que os valores da melhor maneira para o início dos humanos estejam à frente de quale ADREP Palhaça. Neste evento, que encheu as ban- campeonatos. quer conquista”, recordou José CarJosé Carlos Rego salientou a los Rego, frisando que o clube privilecadas do Pavilhão de Ossela, o clube presidido por José Carlos Rego apre- “grandeza” do GCR Ossela, clube que, gia valores como o companheirismo sentou também aos seus adeptos as embora sendo mais conhecido pelo e a amizade.“Tentamos manter os

atletas unidos e queremos que, no final da época, a paixão, em termos de clubismo, seja o Ossela e não o troque por outro clube”, acrescentou o presidente. O dirigente máximo do clube adianta que este vai ser um ano de “grandes dificuldades”, apelando à união e tolerância dos jogadores da equipa de juniores que vai militar “entre os melhores clubes de Portugal”. “O objetivo é manter a equipa na 1ª Divisão Nacional, mas se isso não for possível não será nenhuma catástrofe”, garantiu José Carlos Rego. Nesta entrevista, o presidente deixou alguns recados à Câmara Municipal e também à Junta de Freguesia, apelando a apoios financeiros para o clube. “Quero que sejam justos, que estejam atentos e que premeiem não programas para o ano seguinte, mas programas do ano anterior para

verem aquilo que foi feito em vez daquilo que clubes, e não só, dizem que vão fazer”, começou por atirar o dirigente, continuando: “Também é justo que, quem tem o poder para atribuir protocolos e verbas, reconheça o Ossela não só com prémios e louvores, mas tambémcom apoios económicos, porque caso contrário é muito complicado disponibilizar um conjunto de meios inerentes a toda esta dinâmica. Para este torneio reunimos um conjunto de amigos e firmas que nos ajudam com os troféus e refeições e tornam possível a organização deste evento”. Na próxima quinta-feira, o Ossela arranca com os treinos da equipa de traquinas, às 18h00. Osvaldo Pinto convida os pais a levar os filhos, nascidos em 2009 e 2010, ao pavilhão de Ossela “para serem campeões”. ANA CATELAS


DESPORTO

25

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

BASQUETEBOL> ÚLTIMO MINUTO DO JOGO FOI MUITO DISPUTADO COM O BENFICA A TENTAR CHEGAR À VITÓRIA

Oliveirense vence Benfica na apresentação aos sócios No jogo de apresentação aos sócios, a Oliveirense venceu o Benfica num encontro em que os dois treinadores fizeram mesmo deste um jogo de treino, rodando frequentemente todos os jogadores do banco.

Foto Tiago Pinto

procurou defender a todo o campo, mas ia falhando sucessivos lances de ataque, perante um adversário que se revelou mais assertivo na hora de Oliveirense: João Abreu (9), João Balseiro (19), João Guerreiro (5), Raijon Kelly (10) lançar ao cesto. No último período, a e Arnette Hallman (12). Jogaram ainda: Oliveirense, com alguns turn overs Nelson Costa (0), José Barbosa (8), Renato Azevedo (0), Rui França (0), Eduardo Guimae com dois minutos sem marcar rães (0), Eric Coleman (11), Luka Nikolic 5). qualquer ponto, permitiu ao Benfica Treinador: Norberto Alves. aproximar-se no marcador (58-56), Benfica: José Silva (8), Cláudio Fonseca (8), retornando a emoção à partida. À João Soares (6), Antywane Robinson (18) e Oliveirense foi valendo a superioridaJesse Sanders (8). Jogaram ainda: Nuno Oliveira (5), Tomás Barroso (6), Carlos Andrade de debaixo da tabela de Eric Coleman ANA CATELAS (4), Raven Barber (10), Nikolas dos Santos (1). e um triplo de João Guerreiro numa Treinador: José Ricardo. altura em que o público decidiu puNa Oliveirense, o reforço João BalPavilhão Dr. Salvador Machado, em xar pelos homens de Norberto Alves seiro esteve em evidência não só por Oliveira de Azeméis. (67-61). Com a Oliveirense a manterter sido o melhor marcador do jogo Árbitros: Jorge Braga e Diogo Bastos. Ao intervalo: 43-34. se sempre na frente do marcador, o (19 pontos), mas pela forma como O reforço oliveirense Eric Coleman converteu todos os lançamentos ao Por períodos: 22-17; 21-17; 15-15; 21-25. Benfica aproximou-se no último mijá está adaptado à equipa e como fez cesto, somando 11 pontos na conta pessoal nuto, colocando a diferença em três jogar. O americano Travant Williams pontos. Com sucessivas paragens e (ex-Tskaltubo, Geórgia), que chegou na véspera do Alasca, após mais de brado, a Oliveirense marcou os dois equilibrado. Apenas no último mi- acabando por não mais sair da lide- lançamentos livres, a Oliveirense teve ‘mão certeira’ para não desperdiçar 30 horas de voo, viu o jogo do banco. primeiros pontos por João Abreu nuto, os jogadores de Norberto Alves rança. Num primeiro período equili- numa fase em que o jogo foi muito voltaram a tomar conta do marcador, No segundo período, o Benfica uma vitória moralizadora.

OLIVEIRENSE, 79 BENFICA, 74

BASQUETEBOL> NA ÚLTIMA VEZ EM PORTUGAL FOI FINALISTA AO SERVIÇO DA ACADÉMICA E AGORA QUER MAIS

Norberto Alves ambiciona um posto acima do 2º lugar Depois de quatro anos em Angola, no Recreativo de Libolo, Norberto Alves regressou a Portugal para estar junto da família e acabou a treinar a Oliveirense. O técnico, de 49 anos, defende que o objetivo principal passa por estar no momento das decisões das provas e depois vencê-las. Norberto Alves, que se estreou com uma vitória frente ao Benfica, no jogo de apresentação aos sócios, tece elogios à organização da Oliveirense e ao clube e promete ambição para superar o segundo lugar alcançado ao serviço da Académica no último ano em que esteve em Portugal. - Como está a ser a sua adaptação à Oliveirense? Eu fui muito bem recebido e,

Foto Tiago Pinto

é longa e aqui a minha adaptação foi fácil, é um clube bem organizado, com jogadores que sentem o clube bem e que transmitem a quem chega uma ideia de compromisso com o clube e, por isso, foi fácil.

- Quais são os objetivos para a época? Nós queremos estar nos momentos onde se podem ganhar coisas e nesses momentos queremos ganhar coisas. Sabemos que há equipas com um potencial grande, se calhar superior ao nosso, mas nunca vão ouvir de mim a conversa do ‘coitadinho’. Nós quando assim é, a adaptação é mais jogamos para vencer, jogo a jogo, vão fácil, mas isso tem muito a ver com haver bons dias e outros piores, mas a nossa personalidade e com a nos- faz parte do processo de crescimento sa experiência. A minha carreira já de uma equipa. O primeiro objetivo

é estar nos momentos decisivos e o segundo é vencer coisas. - O ano passado, a Oliveirense chegou à meia-final do play-off. Isso coloca alguma pressão para esta época? Já estou habituado a ligar com pressão. Por onde passei sempre me colocaram objetivos grandes. Se me tivessem colocado objetivo pequenos eu não estava aqui. Eu quero ter pressão para ganhar. A última vez que estive em Portugal fiquei em segundo lugar com a Académica. Este ano apenas desejo subir mais um lugar. É simples. - O que o levou a regressar a Portugal e a aceitar o convite da Olivei-

rense? Foi o querer estar com a família. Já estava em Portugal quando surgiu o convite da Oliveirense. Achei que era o clube certo para mim. - Qual é a sua opinião acerca do plantel que tem para esta temporada? Ainda estamos a conhecer-nos, mas tivemos o cuidado de tentar escolher jogadores com caraterísticas coletivas, que sejam boa gente, porque há pilares que sustentam tudo e os pilares comportamentais são decisivos: compromisso, ambição, ter a capacidade de ser altruísta e passar a bola ao colega que está melhor colocado. Mas só nos conhecemos bem nos momentos difíceis. ANA CATELAS

BASQUETEBOL> BASE VAI PARA A SEGUNDA ÉPOCA CONSECUTIVA NA EQUIPA SÉNIOR DA OLIVEIRENSE

José Barbosa quer mais que na última época José Barbosa vai para a segunda temporada ao serviço da Oliveirense. O base, que brilhou nas oito temporadas anteriores na Ovarense, onde chegou a ser capitão, acredita que a formação de Oliveira de Azeméis pode melhorar a prestação da última época e, quem sabe, chegar aos títulos. “O objetivo passa por tentar bater-nos com as equipas de topo. Sabemos o nosso valor e o quanto trabalhamos e espero que corra melhor que o ano passado, porque não ganhámos nada”, analisou o jogador de 26 anos, acrescentando que

Foto Tiago Pinto

“não vamos afirmar que vamos lu- “Cresci aqui”, recorda, emocionado, tar pelo campeonato ou pela Taça. o seu regresso à Oliveirense. ContuPasso a passo vamos construindo do, e apesar de ser uma casa que “tão a equipa e se aspirarmos a ganhar bem conhece”, a adaptação não foi fácil. “Ao início foi um bocado difíum título vamos lutar por ele”. José Barbosa começou a jogar cil, porque sentia-me nervoso por basquetebol na Oliveirense no ano estar a jogar perante toda a gente de 1998, onde permaneceu até aceitar que conheço. Mas, ao longo da époo convite do emblema de Ovar, em ca fui-me sentindo mais à vontade, 2008, numa altura em que a equipa fui crescendo e, às vezes, as adversisénior do basquetebol da Oliveiren- dades servem para nós crescermos”, se estava suspensa. Oito temporadas explicou o camisola 6 da Oliveirense. A prestação, na última época, valeu depois, o atleta regressou à casa onde fez os primeiros dribles até se tornar ao base nova chamada à Seleção Nano jogador de referência que é hoje. cional, depois de uma interrupção de

dois anos, para o estágio inicial da préqualificação do Mundial de basquetebol de 2019. Internacional em todos os escalões, José Barbosa confessou que as suas expectativas foram superadas. “Correu bem, felizmente, acima das minhas expectativas. Fui apenas para tentar melhorar e fui criando o meu espaço lá dentro e cheguei a assumir um papel de alguma relevância até”, disse o jogador, que deixa uma mensagem a todos os adeptos da Oliveirense: “Continuem a vir aos jogos apoiar a nossa equipa”. ANA CATELAS


26

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

FUTEBOL> NO JOGO DE APRESENTAÇÃO E NUM TORNEIO TRIÂNGULAR

CLASSIFICAÇÕES Campeonato Distrital 1.ª Divisão Distrital

Liga NOS

Resultados – 6.ª Jornada Paços Ferreira 1 0 V. Setúbal Marítimo 2 1 Desp. Aves Boavista 2 1 Benfica Sporting 2 0 Tondela Belenenses 2 1 Estoril Praia Rio Ave 1 2 FC Porto Braga 2 1 V. Guimarães Portimonense Feirense Chaves Moreirense Classificação J V E D F - C FC Porto 6 6 0 0 14 - 1 Sporting 6 6 0 0 15 - 3 Marítimo 6 5 0 1 7 - 3 Benfica 6 4 1 1 13 - 5 Rio Ave 6 3 1 2 7 - 5 SC Braga 6 3 0 3 7 - 8 Feirense 5 2 2 1 7 - 5 Belenenses 6 2 1 3 5 - 10 V. Guimarães 6 2 1 3 5 - 12 V. Setúbal 6 1 3 2 5 - 5 P. Ferreira 6 1 3 2 6 - 7 Boavista 6 2 0 4 5 - 7 Estoril Praia 6 2 0 4 8 - 12 Tondela 6 1 2 3 8 - 9 Moreirense 5 1 2 2 3 - 7 Desp. Aves 6 1 1 4 5 - 10 Portimonense 5 1 0 4 5 - 9 Chaves 5 0 1 4 3 - 10 Próxima Jornada – 24 Setembro FC Porto - Portimonense (22/09) Estoril Praia - Chaves (23/09) Moreirense - Sporting (23/09) Benfica - Paços Ferreira (23/09) Feirense - Belenense V. Guimarães - Marítimo Tondela - Braga Desp. Aves - Rio Ave V. Setúbal - Boavista (25/09)

P 18 18 15 13 10 9 8 7 7 6 6 6 6 5 5 4 3 1

Ledman Liga Pro

Resultados – 7.ª Jornada Académica 4 2 Sporting B Braga B 1 1 Oliveirense FC Porto B 2 1 Nacional Cova da Piedade 2 0 Benfica B Real 3 1 Penafiel U. Madeira 0 2 Leixões Gil Vicente 1 2 Santa Clara Varzim 0 0 Arouca Ac. Viseu 2 1 V. Guimarães B Sp. Covilhã 1 1 Famalicão Classificação J V E D F - C P Santa Clara 7 6 0 1 13 - 6 18 Ac. Viseu 7 5 1 1 10 - 5 16 Nacional 7 4 2 1 12 - 5 14 FC Porto B 7 4 1 2 11 - 8 13 Leixões 7 4 1 2 10 - 11 13 Famalicão 7 3 3 1 8 - 6 12 Gil Vicente 7 3 2 2 8 - 7 11 Académica 7 3 1 3 12 - 11 10 Sporting B 7 3 1 3 11 - 12 10 Cova da Piedade 7 3 0 4 9 - 7 9 Varzim 7 2 2 3 10 - 8 8 U. Madeira 7 2 2 3 9 - 8 8 Benfica B 7 2 2 3 8 - 8 8 Penafiel 7 2 2 3 7 - 12 8 Arouca 7 1 4 2 16 - 7 7 V. Guimarães B 7 2 1 4 7 - 13 7 7 1 3 3 6 - 9 6 Oliveirense Real 7 2 0 5 11 - 14 6 Sp. Covilhã 7 1 2 4 8 - 11 5 Braga B 7 0 4 3 5 - 10 4 Próxima Jornada – 27 Setembro Arouca - Sporting B (20/09) Famalicão - Braga B Leixões - Gil Vicente FC Porto B - Cova da Piedade Penafiel - Académica Santa Clara - Varzim V. Guimarães B - U. Madeira Nacional - Real Oliveirense - Ac.Viseu Benfica B - Sp. Covilhã

Campeonato de Portugal - Série B

Resultados – 4.ª Jornada Gondomar 0 0 Camacha Sousense 0 1 Cesarense Trofense 1 0 Freamunde Salgueiros 0 1 Felgueiras Amarante 1 3 Cinfães Pedras Rubras 1 0 Sp. Espinho Sanjoanense 3 2 Canelas Coimbrões 4 1 A.de Gandra Classificação J V E D F - C P Cinfães 4 3 1 0 8 - 4 10 4 2 2 0 5 - 3 8 Cesarense Freamunde 4 2 1 1 8 - 2 7 Amarante 4 2 1 1 8 - 5 7 Felgueiras 4 2 1 1 4 - 2 7 Trofense 4 2 1 1 3 - 2 7 Sp. Espinho 4 1 2 1 6 - 5 5 Coimbrões 4 1 2 1 10 - 9 5 Canelas 4 1 2 1 8 - 8 5 Camacha 4 1 2 1 3 - 6 5 Sanjoanense 4 1 1 2 5 - 6 4 A.de Gandra 4 1 1 2 5 - 7 4 Gondomar 4 0 3 1 0 - 1 3 Pedras Rubras 4 1 0 3 1 - 4 3 Sousense 4 1 0 3 2 - 8 3 Salgueiros 4 0 2 2 3 - 7 2 Próxima Jornada – 30 de Abril Felgueiras - Gondomar Cesarense - Trofense A.de Gandra - Freamunde Cinfães - Salgueiros Canelas - Amarante Coimbrões - Pedras Rubras Sp. Espinho - Sanjoanense Camacha - Sousense

Campeonato Safina

Resultados – 1.ª Jornada Bustelo 1 0 Alvarenga Beira-Mar 2 1 Pampilhosa Ovarense 0 1 S. João Ver Famalicão 1 3 Vista Alegre Alba 4 1 Canedo Paivense 0 0 U.Lamas Carregosense 1 2 Esmoriz Fiães 0 2 Avanca Lust. Lourosa 2 0 Estarreja Classificação J V E D F - C Alba 1 1 0 0 4 - 1 Lust. Lourosa 1 1 0 0 2 - 0 Avanca 1 1 0 0 2 - 0 Vista Alegre 1 1 0 0 3 - 1 Beira-Mar 1 1 0 0 2 - 1 Esmoriz 1 1 0 0 2 - 1 S. João Ver 1 1 0 0 1 - 0 1 1 0 0 1 - 0 Bustelo U. Lamas 1 0 1 0 0 - 0 Paivense 1 0 1 0 0 - 0 Ovarense 1 0 0 1 0 - 1 Estarreja 1 0 0 1 0 - 1 Pampilhosa 1 0 0 1 1 - 2 1 0 0 1 1 - 2 Carregosense Alvarenga 1 0 0 1 0 - 1 Fiães 1 0 0 1 0 - 2 Famalicão 1 0 0 1 1 - 3 Canedo 1 0 0 1 1 - 4 Próxima Jornada – 24 de Setembro Pampilhosa - Bustelo Estarreja - Beira-Mar S. João Ver - Lusit. Lourosa Alvarenga - Famalicão Vista Alegre - Alba Esmoriz - Paivense Avanca - Carregosense Canedo - Fiães U. Lamas - Ovarense

Resultados – 1.ª Jornada Milheiroense 1 1 Mosteirô FC Carqueijo 0 5 Calvão S. Vic.Pereira 2 0 JuveForce Mealhada 2 1 Mourisquense Valecambrense 1 0 Fermentelos Oliv. Bairro 2 1 Macieirense EF Rui Dolores 3 2 P. Brandão Mansores 6 0 Cucujães Oiã 0 1 ACDR Mosteirô Dif Classificação 13 J V E D F - C P 12 Mansores 1 1 0 0 6 - 0 3 4 Calvão 1 1 0 0 5 - 0 3 8 Vic.Pereira S. 1 1 0 0 2 - 0 3 2 Bairro Oliv. 1 1 0 0 2 - 1 3 -1 Valecambrense 1 1 0 0 1 - 0 3 2 Mealhada 1 1 0 0 2 - 1 3 -5 EF Rui Dolores 1 1 0 0 3 - 2 3 -7 ACDR Mosteirô 1 1 0 0 1 - 0 3 0 Milheiroense 1 0 1 0 1 - 1 1 -1 Mosteiro FC 1 0 1 0 1 - 1 1 -2 P. Brandão 1 0 0 1 2 - 3 0 -4 Oiã 1 0 0 1 0 - 1 0 -1 Fermentelos 1 0 0 1 0 - 1 0 -4 Mourisquense 1 0 0 1 1 - 2 0 -5 1 0 0 1 1 - 2 0 Macieirense -4 JuveForce 1 0 0 1 0 - 2 0 -7 Carqueijo 1 0 0 1 0 - 5 0 1 0 0 1 0 - 6 0 Cucujães o para Próxima Jornada – 24 de Setembro Mosteiro FC - Mealhada Calvão - Milheiroense JuveForce - Carqueijo Mourisquense - Valecambrense Fermentelos - Mansores Macieirense - Oiã P. Brandão - Oliv. Bairro Cucujães - EF Rui Dolores ACDR Mosteirô - S. Vic. Pereira

Resultados – 4.ª Jornada Moreirense 2 1 Braga Cesarense 2 1 Chaves Paços Ferreira 0 3 Gil Vicente Leixões 0 0 FC Porto V. Guimarães 3 1 Rio Ave Des. Aves 2 3 Boavista Classificação J V E D F - C FC Porto 4 3 1 0 10 - 1 4 3 1 0 6 - 2 DifMoreirense Braga 4 2 1 1 8 - 6 7 Leixões 4 1 3 0 6 - 4 5 V. Guimarães 4 2 0 2 8 - 7 7 Paços Ferreira 4 2 0 2 6 - 7 3 4 2 0 2 6 - 7 Cesarense -1 Rio 4 1 1 2 5 - 5 2 Ave Gil 4 1 1 2 6 - 8 1 Vicente Boavista 4 1 1 2 6 - 9 1 Desp. Aves 4 1 1 2 6 - 11 -1 Chaves 4 0 0 4 2 - 8 2 2 Próxima Jornada – 23 de Setembro FC Porto Paços Ferreira (22/09) 1 Boavista - Chaves 0 -5 Braga - Cesarense 9 Gil Vicente - Moreirense -6 Rio Ave - Leixões -3 Desp. Aves - V. Guimarães

P 10 10 7 6 6 6 6 4 4 4 4 0

Penafiel 2 1 Feirense Arouca 1 1 Oliveirense Padorense 4 2 Paredes Sp. Espinho 2 2 Ac. Viseu Sousense 3 1 Nogueirense Classificação J V E D F - C Penafiel 3 3 0 0 8 - 3 Feirense 3 2 0 1 6 - 3 Padroense 3 1 2 0 6 - 4 Ac. Viseu 3 1 2 0 6 - 5 Sp. Espinho 3 1 2 0 5 - 4 Arouca 3 1 1 1 5 - 5 Sousense 3 1 1 1 5 - 6 3 0 1 2 3 - 5 Oliveirense Nogueirense 3 0 1 2 3 - 6 Paredes 3 0 0 3 3 - 9 Próxima Jornada – 23 de Setembro Feirense - Arouca Oliveirense - Padroense Paredes - Sp. Espinho Ac. Viseu - Sousense Dif Nogueirense - Penafiel 4

P 9 6 5 5 5 4 4 1 1 0

-3 -32ª Div. Nacional Futebol - Juniores -5 Série B Resultados – 3.ª Jornada o para

Rio Ave 4 2 1 1 8 - 6 Sp. Espinho 4 2 1 1o para 4 - 4 Paços Ferreira 4 2 0 2 5 - 11 Coimbrões 4 1 1 2 3 - 6 Freamunde 4 1 1 2 5 - 10 Leixões 4 0 1 3 0 - 5 4 0 1 3 1 - 11 Oliveirense Penafiel 4 0 0 4 4 - 15 Próxima Jornada – 24 de Setembro Oliveirense - Paços Ferreira Penafiel - Boavista Sp. Espinho - FC Porto Feirense - Leixões Rio Ave - Freamunde Coimbrões - Dragon Force

Liga SportZone

P 3 3 3 3 3 3 3 3 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0

Seniores e traquinas do Nogueirense em ação

Dif

6 5 2 1 1 1 1 1 0 0 -1 -1 Real Nogueirense: Parreira, Vítor -1 Pinto, Miguel, Diogo, Filipe Gama, -1 -1 Filipe, Alemão, Soares, Rafa, -2 Marquitos e Bino. -5 Jogaram ainda: Jorge, Marques, -6

NOGUEIRENSE, 3 S. ROQUE, 2

Neves, Antunes Soarez e Ruben. o para

São Roque: Luís, Brandão, Dani, Manú, Vasco, Pereira, Marcelo, Miguel, Batista, Ruben, Xavier. Jogaram ainda: Rui, KiKi, PP, Coelho Torres e Xula.

1ª Div. Nacional Futebol - Juniores Zona Norte

2 Nacional Futebol - Iniciados 6 Série B 3 Resultados – 4.ª Jornada 2 Paços Ferreira 1 4 Boavista 1 Dragon Force 2 2 Rio Ave 1 FC Porto 7 0 Oliveirense 1 Leixões 0 1 Sp. Espinho 0 Freamunde 2 0 Feirense -3 Coimbrões 2 1 Penafiel -1 Classificação -2 J V E D F - C -1 FC Porto 4 4 0 0 28 - 3 -3 Feirense 4 3 1 0 10 - 3 -6 Boavista 4 3 0 1 13 - 9 -4 Dragon Force 4 2 1 1 6 - 4

DESPORTO

P 12 10 9 7 7 7 6 4 4 1 1 0

Resultados – 2.ª Jornada Benfica 7 1 U. Pinheirense Desp. Aves 2 5 Qt. Dos Lombos Braga 7 5 Fabril Barreiro AD Fundão 1 3 Sporting Futsal Azeméis 3 2 Belenenses Dif Modicus 8 4 Burinhosa 3 Leões Porto Salvo 3 2 Rio Ave 2 Classificação 2 J V E D F - C P 2 Sporting 2 2 0 0 11 - 2 6 1 Benfica 2 2 0 0 11 - 3 6 1 Braga 2 2 0 0 12 - 5 6 1 2 2 0 0 7 - 5 6 Futsal Azeméis 1 Modicus 1 1 0 0 8 - 4 3 0 Qt.dos Lombos 1 1 0 0 5 - 2 3 0 Ave Rio 2 1 0 1 4 - 4 3 -1 Leões Porto Salvo 2 1 0 1 4 - 10 3 -1 Belenenses 2 0 1 1 5 - 6 1 -1 AD Fundão 2 0 1 1 4 - 6 1 -1 Fabril Barreiro 2 0 0 2 8 - 11 0 -1 Desp. Aves 2 0 0 2 3 - 7 0 -2 Burinhosa 2 0 0 2 6 - 12 0 -2 U. Pinheirense 2 0 0 2 1 - 12 0 -3 Próxima Jornada – 23 de Setembro Sporting - Futsal Azeméis o para U. Pinheirense - Modicus Fabril Barreiro - Benfica Rio Ave - Qt.dos Lombos Belenenses - Braga Burinhosa - Desp. Aves Leões Porto Salvo - Fundão

O Nogueirense recebeu o S. Roque na apresentação aos sócios

Complexo Desportivo da Mina do Pintor, Nogueira do Cravo. Árbitro: Hélder Resende. Assistentes: Bruno Vieira e Tomás Paiva. Marcadores: Vítor Pinto, Soares e Rafa; PP e Torres. Dif

9 4

A22 equipa sénior do 1 Nogueirense recebeu -1 -1 o0 vizinho S. Roque no -2 -3 jogo de apresentação -5 -6 aos sócios no novo relvado sintéticoo para da Mina do Pintor. O clube organizou ainda um torneio triangular para o escalão de traquinas, integrando a nova equipa do clube de Nogueira do Cravo. Dif

O Nogueirense organizou um torneio triangular de traquinas no novo relvado sintético

5 3 2 1 ALÍRIO COSTA 1 0 -1 -2 Para que o estádio -3 -6 Complexo Desportivo

do da o para Mina do Pintor recebesse o tapete verde de relva sintética, o Real Nogueirense não participou na época passada 2016/2017 nos campeonatos distritais de futebol organizados pela Associação de Futebol de Aveiro. A aspiraDif 25 ção do clube era criar uma 7 4 ou mais equipas de futebol 2 2 de 0 formação mas, por falta -6 -3 de praticantes, só foi possí-5 -5 vel formar uma equipa para -10 -11 competir na classe de traquio para nas para além dos seniores. Com pouco mais de um mês de treinos orientados pelo mister Canana, coadCampeonato Promoção Femenino Série C

Resultados – 1.ª Jornada Cucujães 1 2 Ovarense Nespereira ANU Valadares 9 Viseu ADI Cesarense 8 Fiães ADI Tarei 7 Classificação 2 4 J V E D F - C P 3 Ovarense 1 1 0 0 2 - 1 3 0 Cesarense 0 0 0 0 0 - 0 0 -6 Nespereira 0 0 0 0 0 - 0 0 -1 -2 Viseu 0 0 0 0 0 - 0 0 -3 Valadares 0 0 0 0 0 - 0 0 -4 Tarei 0 0 0 0 0 - 0 0 -6 Fiães 0 0 0 0 0 - 0 0 -11 1 0 0 1 1 - 2 0 Cucujães para Próxima Jornada – 08 deoOutubro Ovarense - Fiães Tarei - Nespereira Valadares - Viseu Cesarense - Cucujães

Dif

O Carregosense também marcou presença no torneio triangular

juvado por Franquelim, a equipa de seniores apresentou-se ao público associado frente ao G D de São Roque, tendo a equipa do Real Nogueirense vencido o encontro por 3-2. Este foi um jogo interessante de seguir com a equipa do Nogueirense ‘dona e senhora’ na primeira parte, terminando com uma vantagem de três golos sem resposta. Na parte complementar Dif do 1 encontro, o São Roque, 0 mercê da superioridade 0 0 numérica em virtude da 0 0 expulsão do defesa Diogo, 0 tomou conta do jogo redu-1 zindo para a margem o para mínima com golos de PP e de Torres. Para além dos cinco

golos marcados, Nogueirense e São Roque ainda desperdiçaram boas ocasiões para aumentar o marcador, nomeadamente bolas nos ferros e com Parreira a defender uma grande penalidade. De registar que o Real jogou mais de uma hora reduzido a dez unidades por expulsão de Diogo não por jogo violento mas por agarrar Ruben dentro da grande área. O Nogueirense esteve bem a nível coletivo, embora individualmente alguns tenham dado nas vistas.

Traquinas também entraram em campo O clube de Nogueira

do Cravo organizou um torneio triangular entre as equipas de traquinas do RC Nogueirense, JD Carregosense e Fermedo com esta equipa a vencer por 5-1 o Nogueirense. De salientar a presença de bastante público na bancada apesar de muitos nogueirenses, por diversos motivos, não terem estado presentes para poder avaliar a nova equipa que, na próxima época desportiva, vai defender o emblema de Nogueira do Cravo. Se as condições para os jogadores são boas, para os assistentes falta cobrir a bancada, o que a seu tempo também acontecerá.


DESPORTO

TÉNIS> PROVA DECORRE NO CLUBE DE TÉNIS DE AZEMÉIS DE 25 A 30 DE SETEMBRO

Open Azeméis é o ITF Future mais importante do país As emoções do ténis ao mais alto nível estão de regresso aos courts do Clube de Ténis de Azeméis (CTA), entre os dias 25 e 30 deste mês, com a quarta edição do Open Azeméis, uma competição internacional, que está entre as provas de categoria máxima do calendário das provas da Federação Internacional de Ténis. ANA CATELAS

Este ano, são várias as novidades introduzidas neste evento, que continua a atrair promissores atletas até Oliveira de Azeméis. Além do prémio de 25 mil dólares, a organização oferece a estadia aos tenistas do Quadro Principal, o que faz com que a categoria do torneio aumente e passe a atribuir 35 pontos ATP. Isto torna o Open Azeméis no torneio ITF Future “mais importante do país”, como revelou João Moreira, diretor da prova, adiantando outra novidade, ou melhor, uma contrapartida resultante da parceria com a Federação Portuguesa de Ténis. Assim, este ano, caberá ao CTA atribuir apenas um Wild Card, enquanto

O diretor da prova, João Moreira (ao centro), ladeado pela vereadora Manuela Pinho e pelo dirigente do CTA, Paulo Domingues

a Federação será responsável pela de jogadores “mais equilibrado”. entrega dos restantes três convites “Conseguimos cativar jogadores do Top 280”, revelou João Moreipara o Quadro Principal. “Esperamos que seja novamen- ra, confidenciando que alimenta a te um sucesso e que traga muita ambição de organizar um Torneio gente às bancadas do CTA”, referiu Challenger em Oliveira de Azeméis. João Moreira, diretor da prova, que “O clube tem recursos humanos, este ano não vai contar com a pre- mas é difícil angariar patrocinadosença do tenista oliveirense João res, porque a logística não é igual Domingues, que já se encontra a à de um Torneio ITF”, reconheceu disputar torneios Challenger, uma o dirigente. Em representação da Câmara categoria de torneios mais próxima da elite mundial do ténis. No en- Municipal, a vereadora Manuetanto, Oliveira de Azeméis e o CTA la Pinho salientou a “tradição” estarão representados por duas que o CTA já tem na organização promessas oliveirenses, que vão dis- deste género de eventos e confesputar a prova de qualificação: Tia- sou “orgulho” pelo “embaixador go Sousa e João Ferreira. O diretor internacional” que Oliveira de da prova antevê ainda um quadro Azeméis tem nesta modalidade “mais competitivo”, com um nível numa alusão ao tenista João Do-

mingues. Por sua vez, o diretor do Clube de Ténis oliveirense, Paulo Domingues, recordou a importância da organização deste torneio para o crescimento da modalidade no concelho, bem como a sua relevância a nível nacional. “São torneios muito importantes para o ténis em Portugal, porque permite aos jovens jogar e participar em provas de nível superior, o que aumenta a competitividade”, justificou o dirigente, adiantando que o torneio tem vindo a crescer a cada ano que passa, “não só devido ao nosso empenho, mas também pelo apoio dos nossos patrocinadores e das empresas locais”.

> PRESIDENTE JOAQUIM CORREIA VAI PARA O 15º ANO À FRENTE DOS DESTINOS DA COLETIVIDADE

NAC elegeu novos órgãos sociais Os sócios do Núcleo de Atletismo de Cucujães elegeram, na Assembleia Geral da passada sexta-feira, os novos órgãos sociais para o biénio 2017/2019. A única lista apresentada a sufrágio e eleita por unanimidade, através de voto secreto, mantém Joaquim Correia como presidente desta associação pelo 15º ano consecutivo. A tomada de posse dos novos elementos decorreu apenas ontem na reunião da Direção, uma vez que nem todos os elementos eleitos estiveram presentes na Assembleia Geral. Além das eleições, os associados foram chamados também para votar o Relatório de Atividades e Contas referente ao segundo e último ano do mandato da Direção cessante, que decorreu entre setembro de 2016 e 31 de agosto passado. “O Relatório de Contas continua a espelhar as enormes dificuldades sentidas na gestão desta nossa Associação”, referiu o tesoureiro,

Os sócios aprovaram o Relatório de Atividades e Contas referente ao segundo e último ano do mandato da Direção cessante

António Araújo, garantindo que a preocupação da Direção foi sempre “honrar os nossos compromissos”. Com uma receita de 27.564,64 euros e uma despesa de 21.274,19 euros, o NAC fechou as contas a 31 de agosto de 2017 com um saldo de 6.290,45 euros. Segundo explicou o tesoureiro, este saldo surge devido ao pagamento de subsídios por

27

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

parte da autarquia referente aos últimos três anos. As maiores parcelas de receitas advém de subsídios de entidades oficiais, bem como do meio empresarial, o que significa que “as empresas estão a acreditar em nós”. No que toca às despesas, o atletismo é o que absorve a maior fatia dos gastos da coletividade, sobretudo com as deslocações para

Frederico Gil presente no Open Azeméis O Open Azeméis é já uma tradição e prova disso é a presença novamente de repetentes nesta competição, como é o caso de Yannick Mertens, finalista vencido do ano passado, e Hubert Hurkacz e Vivero Gonzalez, finalista e o vencedor do 2º Open de Azeméis, respetivamente. O cabeça de série número 1 é o tenista egípcio Maamoun (347 do ranking) e o número 2 é o alemão Masur (259 do ranking). A nível nacional são quatro os tenistas portugueses inscritos neste torneio: Frederico Gil, ex-número 1 nacional, João Monteiro (o nº5 nacional), Nuno Deus e Francisco Cabral.

Jogos em direto online Outra das novidades da 4ª edição do Open Azeméis é o facto dos jogos realizados no Court Central poderem ser vistos online e em direto, através de um canal próprio criado pela organização. “Trata-se de mais um avanço qualitativo da prova, que é feito a pensar nos apaixonados pelo ténis que não podem estar presentes fisicamente no CTA para assistir aos jogos. Ao mesmo tempo, garante um maior retorno do investimento dos patrocinadores”, afirmou o diretor da prova, João Moreira.

Órgãos sociais do NAC Assembleia Geral:

competições. No que toca às atividades realizadas e participadas, a lista é extensa, sendo elas de cariz cultural, recreativo e, sobretudo, desportivo. Destaque para a 29ª edição das ‘Noites Quentes de Inverno’; o 34º Open de Xadrez, que é o torneio de xadrez mais antigo do país; a 5ª edição da Rota do Cuco em btt; o arraial de S. João; os passeios à Régua e a Óbidos; e as comemorações do seu 41º aniversário. O Relatório de Contas e Atividades foi aprovado por unanimidade. O Conselho Fiscal deu o seu parecer favorável ao documento e acrescentou ainda um voto de louvor, igualmente aprovado por unanimidade, à Direção cessante “pelo trabalho realizado”. Antes de encerrar os trabalhos, o presidente Joaquim Correia apelou à colaboração de todos os elementos dos órgãos sociais “para dar continuidade ao crescimento do NAC”. ANA CATELAS

Presidente: António Pinho Vice-presidente: Samuel Leal 1º Secretário: Rosa Leite 2º Secretário: Luís Assunção Vogal: Vasco Alves

Direção: Presidente: Joaquim Correia Vice-presidente: Leandro Gonçalves 1º Secretário: Ana Correia 2º Secretário: José Pinho 1º Tesoureiro: António Araújo 2º Tesoureiro: Samuel Brandão Vogais: Francisco Santos; Débora Gregório e Vítor Ferreira

Conselho Fiscal: Presidente: António Silva Secretário: Diana Mota Relator: Pedro Almeida Vogais: Ramiro Monte e António Leite


28

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

DESPORTO

O Grupo Recreativo Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC) vem, desta forma, prestar as suas mais sinceras condolências aos familiares do falecido Paulo José da Costa, sócio nº 56, e ex-jogador da nossa equipa de bilhar. Amigo de longa data, prestável a todos os níveis, a sua perda deixa, entre os seus amigos, um vazio enorme. Que a sua alma desfrute de tudo de bom que possa existir do outro lado. Muito mais poderíamos dizer acerca do Paulo José Costa, mas a sua memória jamais será esquecida por esta associação que tanto ajudou. Descanse em paz.

J.C.

Rota do Cuco tem cada vez mais participantes

stas participaram na 6ª edição Na manhã do passado domingo, cerca de 200 beteti Bike Team. Os participantes, da Rota do Cuco, uma organização da equipa NAC rreram 45 quilómetros por perco , que têm vindo a aumentar a cada ano que passa na íntegra na próxima tagem repor a Leia éis. estradas e trilhos de Oliveira de Azem edição. PUB

Venerando Graça - 86 Anos - Ínsua- Vila de Cucujães -

Sua esposa, filhas e neto vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que será celebrada no próximo dia 22 de setembro, pelas 19h00, na Igreja da Vila de Cucujães. Funerária Cristino Ld.ª - Santiago de Riba-Ul - Telf.: 256 682 451 * Telm.: 919 697 374

Maria Lucília Bastos - 78 Anos - Nogueira do Cravo -

Seu marido, filha, genro, netos e demais família vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que será celebrada no próximo dia 23 de setembro, pelas 19h00, em Nogueira do Cravo. António Oliveira & Guedes, Lda - Agência Funerária - Rua do Casal n.º 68 - 3700-732 Milheirós de Poiares Fax: 256 811 124 - Tlm: 968 685 709 / 965 815 114 - E-mail: agencia.funeraria.ag@hotmail.com

Manuel da Silva Rodrigues - 72 Anos - S. João da Madeira -

Sua esposa, filhos, noras, netos e demais família vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que será celebrada no próximo dia 21 de setembro, pelas 19h00, em S. João da Madeira.

Associação Melhoramentos Pró-Outeiro

CONVOCATÓRIA Nos termos do n.º 3 do artigo 22.º dos Estatutos, convoco assembleia geral da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro (AMPO), a reunir em sessão extraordinária, em Rua Pedro Maria da Fonseca, 144 - Outeiro - Santiago de Riba Ul, no próximo dia 30 de setembro de 2017 pelas 10H30, com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS 1. Deliberar sobre o pagamento antecipado do empréstimo a decorrer no BBVA no montante de cento e oitenta e sete mil, seiscentos e cinquenta euros e libertação da respetiva hipoteca; 2. Deliberar sobre solicitar à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira de Azeméis e Estarreja, CRL, um empréstimo até ao montante quinhentos e trinta mil euros; 3. Deliberar sobre hipotecar, em segurança do referido empréstimo, respetivos juros e despesas, os prédios urbanos situados na união de freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, Concelho de Oliveira de Azeméis, inscritos nas respetivas matrizes sob os artigos n.º 3783, 3741, 5269 e 6908 e descritos na Conservatória dos Registos Civil, Predial, Comercial e Automóveis de Oliveira de Azeméis sob os números 1618/20050203, 792/1993031, 2474/20120816 e 2572/20150917, freguesia de Santiago de Riba Ul; 4. Dar poderes à Direção para assinar a competente escritura, contratos e toda a documentação necessário para o referido no ponto 3; 5. Outros assuntos de interesse para a Instituição; De acordo com as disposições estatutárias nos termos do n.º 6 do art.º 23, se à hora indicada não estiver presente o número de associados previstos, a assembleia geral terá início ao fim de meia hora depois da inicialmente marcada, pelas 11h00,com qualquer número de associados presentes. Oliveira de Azeméis 15 de setembro de 2017 O presidente da Mesa da Assembleia Geral (António Xará) C. A. n.º 4723 de 19/09/2017

António Oliveira & Guedes, Lda - Agência Funerária - Rua do Casal n.º 68 - 3700-732 Milheirós de Poiares Fax: 256 811 124 - Tlm: 968 685 709 / 965 815 114 - E-mail: agencia.funeraria.ag@hotmail.com

António Aniceto dos Santos - 83 Anos - Romariz -

Sua esposa, filhos, genro, noras, netos, bisnetos e demais família vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que será celebrada, amanhã, quarta-feira, pelas 19h00, em Romariz. António Oliveira & Guedes, Lda - Agência Funerária - Rua do Casal n.º 68 - 3700-732 Milheirós de Poiares Fax: 256 811 124 - Tlm: 968 685 709 / 965 815 114 - E-mail: agencia.funeraria.ag@hotmail.com

Benilde Rosa - 84 Anos

- Rua Nossa Senhora do Livramento-Loureiro -

Seu filho, nora, netos, bisnetos e demais família profundamente sensibilizados, vêm por este meio agradecer, reconhecidamente, a todas as pessoas que se dignaram incorporar-se no funeral da saudosa extinta realizado no dia 18 de setembro, ou que de outra forma lhes manifestaram o seu pesar. Para todos a sua profunda gratidão. Agência Funerária Resende, Lda. - Tlf.: 256 502 200 - Tlm.: 918 684 233 - 919 764 922

Custódio Tavares da Silva - 88 Anos

Rosalina da Silva Duarte Marques - 76 Anos

Sua filha, genro, neto e demais família vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que é celebrada, hoje, terça-feira, pelas 19h30, em Nogueira do Cravo.

Sua filho, neta e demais família profundamente sensibilizados, vêm por este meio agradecer, reconhecidamente, a todas as pessoas que se dignaram incorporar-se no funeral da saudosa extinta realizado no dia 18 de setembro, ou que de outra forma lhes manifestaram o seu pesar. Para todos a sua profunda gratidão.

- Nogueira do Cravo -

António Oliveira & Guedes, Lda - Agência Funerária - Rua do Casal n.º 68 - 3700-732 Milheirós de Poiares Fax: 256 811 124 - Tlm: 968 685 709 / 965 815 114 - E-mail: agencia.funeraria.ag@hotmail.com

Faça-se assinante do Correio de Azeméis

Ligue-nos: 256 049 890

- Rua Nossa Senhora da Esperança-Loureiro -

Agência Funerária Resende, Lda. - Tlf.: 256 502 200 - Tlm.: 918 684 233 - 919 764 922

8.º Aniversário Lutuoso - 17/09/2017

Cremilda Brandão Correia Pereira - Vila de Cucujães -

Pela passagem de mais um aniversário da sua morte, a família de Cremilda Brandão Oliveira Pereira recordam-na com saudade. Saudade de marido, filhos, noras e netos. Descansa em Paz.


necrologia

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

29

Aniversário (Caso Fosse Vivo) - 24/09/2017

Faz hoje precisamente 3 anos - 19/09/2017

Fernando Ferreira da Silva Santos - S. Roque -

No dia em que se completa o 3.º aniversário sobre o falecimento de Fernando Ferreira da Silva Santos sua esposa, filha, genro, neta, irmãos e restante família recorda com profunda e eterna saudade. Mandam celebrar missa pela sua alma no dia 30 de setembro, pelas 19h00, na Igreja de S. Roque. 8.º Aniversário Lutuoso - 23/09/2017

Miquelina Rodrigues Leite - Vila de Cucujães -

Deste-nos a vida com amor; Um dia partiste, choramos Ainda sofremos com dor; De te ter perdido, a mãe que amamos Pela passagem do 8.º aniversário sobre o falecimento de Miquelina Rodrigues Leite, seus filhos, genros, noras e netos recordam com profunda e eterna saudade este seu ente querido. Comunicam a todas as pessoas da sua família e amigos que será celebrada uma missa por sua alma no próximo dia 23 de setembro, pelas 19h00, na Capela de Casaldelo.

4.º Aniversário Lutuoso - 18/09/2017

Manuel Maria Correia - Pinhão -

Ainda nos é difícil de aceitar A tal viagem que a todos é certa Mesmo com o tempo assim a passar Mais e mais a nossa dor desperta Sua família manda celebrar missa em sufrágio pela sua alma no próximo dia 24 de setembro, pelas 08h30, na Capela de Pinhão e agradecem a todas as pessoas que nela participem.

16.º Aniversário Lutuoso - 20/09/2017

Manuel Pinto de Carvalho - Madail -

No dia em que se completa o 16.º aniversário sobre o falecimento de Manuel Pinto de Carvalho sua família recorda com profunda e eterna saudade este seu ente querido. 32.º Aniversário Lutuoso - 17/09/2017

Adelino Moreira - Travanca -

Adelaide Gomes da Silva - Cucujães Um presente para quem tanto merece! minha mãe não perdi de verdade! Neste dia de celebração Neste dia de festividade, Recebe esta lembrança de gratidão.

minha mãe não perdi a verdade! Mãe guerreira, lutadora, bom coração, corajosa, justa, generosa, mãe de amizade. Meu símbolo, meu marco de admiração! MÃE, sorriso encantador! Teus olhos resplandeciam ternura, Tudo em ti era doçura, Tudo em ti era amor! Obrigado!! Porque para ser quem sou, ninguém como tu a filha amou!.

8.º Aniversário Lutuoso - 23/09/2017

Avelino José da Silva Benvinda F. Carvalho

Neste mês de Setembro 12 e 22 de setembro eram os nossos aniversários pai e mãe que o vosso descanso no céu seja tão doce como os vossos corações na terra. Recordamo-vos sempre com muita saudade e tristeza da vossa filha, genro, netos, bisneto e trinetos do coração.

Nair de Oliveira Castro - 95 Anos

- Praça Nossa Senhora de Alumieira-Loureiro -

Sua irmã, cunhado, sobrinhos e demais família profundamente sensibilizados, vêm por este meio agradecer, reconhecidamente, a todas as pessoas que se dignaram incorporar-se no funeral da saudosa extinta realizado no dia 14 de setembro, ou que de outra forma lhes manifestaram o seu pesar. Para todos a sua profunda gratidão. Agência Funerária Resende, Lda. - Tlf.: 256 502 200 - Tlm.: 918 684 233 - 919 764 922

14.º Aniversário Lutuoso - 01/09/2017

Joaquim Pais Ferreira da Silva 12.º Aniversário Lutuoso - 27/09/2017

Inês da Conceição Dias de Pinho - Fajões -

A vossa presença sempre continuará no meio. Jamais o tempo vos fará esquecer No dia em que se completa mais um aniversário sobre os vossos falecimentos seus filhos, noras, genros, netos e bisnetos recordam com profunda e eterna saudade estes seus ente queridos. Mandam celebrar missa em sufrágio pela sua alma no próximo dia 27 de setembro, pelas 19h00, na Igreja de Fajões.

Maria Carminda Soares Pereira - 79 Anos - Lugar de Damonde de Cima-Travanca -

“Um dia a saudade deixa de ser dor e vira história para contar e guardar para sempre. Algumas pessoas são eternas e ficam guardadas para sempre dentro de nós.” Sua esposa, filhos, noras, genros, netos, bisnetos recordando esta data, agradecem a todas as pessoas que participaram na missa em sua memória, no passado Sábado (dia 16), na Igreja Matriz de Travanca.

Seu marido, filhos, nora, genro, netas e demais família agradecem reconhecidamente, a todas as pessoas que acompanharam as ceri­ mónias fúnebres, assim como na missa do 7º dia, ou que de outra forma, lhes manifestaram o seu pesar.

1.º Aniversário Lutuoso - 25/09/2017

António Marques - 69 Anos

Maria Alice Gomes

A sua presença sempre continuará no meio de nós e jamais o tempo fará esquecer. No dia em que completa o 1º aniversário sobre o falecimento de Maria Alice Gomes, seus filhos, genros, netos e bisnetos. Mandam celebrar missa em sufrágio pela sua alma no dia 25 de setembro, pelas 19h00, na Igreja de Cucujães.

Agência Funerária Beira-Mar – Rua Conde Santiago de Lobão, n.º 230 – Oliveira de Azeméis Velório: Rua António Pinto de Carvalho, nº 149 (Farrapa) - OAZ Telf.: 256 682 905 * Telm.: 917 533 018 / 912 340 749 / 918 961 969

- Ul -

Sua esposa, filho e demais família agradecem reconhecidamente, a todas as pessoas que acompanharam as cerimónias fúnebres, ou que de outra forma, lhes manifestaram o seu pesar, assim como na missa do 7º dia, que será celebrada quinta-feira, dia 21 de setembro, pelas 19h00, na Igreja Matriz de Ul. Agência Funerária Beira-Mar – Rua Conde Santiago de Lobão, n.º 230 – Oliveira de Azeméis Velório: Rua António Pinto de Carvalho, nº 149 (Farrapa) - OAZ Telf.: 256 682 905 * Telm.: 917 533 018 / 912 340 749 / 918 961 969

José Amaral da Silva Petiz - 78 Anos

José Manuel de Almeida Pereira - 55 Anos

Sua esposa, filhos e demais família vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que será celebrada no próximo dia 22 de setembro, pelas 19h00, na Igreja da Vila de Cucujães.

Sua esposa, filhas e neto vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram tomar parte das cerimónias fúnebres ou que, de outra forma se lhes associaram na dor. Renovam profunda gratidão pelas presenças amigas na liturgia do 7.º dia em sufrágio pela sua alma que será celebrada no próximo dia 22 de setembro, pelas 19h00, na Igreja da Vila de Cucujães.

Funerária Cristino Ld.ª - Santiago de Riba-Ul - Telf.: 256 682 451 * Telm.: 919 697 374

Funerária Cristino Ld.ª - Santiago de Riba-Ul - Telf.: 256 682 451 * Telm.: 919 697 374

- S. João da Madeira -

- Vila de Cucujães -


30

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

PUBLICIDADE ALUGA-SE

Bodas de Prata - 19/09/2017

Fernando Manuel Monteiro Silva Maria Idalina Pinho Almeida da Silva

Para loja ou armazém Área cerca 300 mts2 No Cruzeiro O. Azeméis

- Pinheiro da Bemposta -

Desejamos que se mantenham unidos e sempre com amor, respeito e muito carinho. Vocês são a base da família e são tudo aquilo que desejo para mim. Agradecemos por tudo e parabéns!

964 016 608

No dia em que Fernando Manuel Monteiro Silva e Maria Idalina Pinho Almeida da Silva completam o 25.º aniversário sobre o dia que uniram as suas vidas, seus filhos desejamlhes muitas felicidades. Será celebrada missa de aniversário, amanhã, quarta-feira, às 18h00, na Igreja do Pinheiro da Bemposta.

-SE VENDE

Apartamento na Torreira

Frente à Ria (Próximo da estalagem Riabela)

Contatar: 914 605 117

PRECISA-SE

Empregado/a de sala para Restaurante ‘River’ Em São João da Madeira

Contato: 917 524 086

ELETRICIDADE E PICHELARIA

Prestam-se serviços de instalação e manutenção de eletricidade, canalizações, pinturas, serviços de trolha, estores, restauro, mudanças, cabos de rede...

Contactar: Sérgio Vinagre - 936 739 193

Avaliação de Imóveis Perito avaliador certificado

Avaliações para partilhas (urbanos e rústicos) Avaliações para fins fiscais (IMI) Avaliações para fins contabilísticos (SNC)

Não compre nem venda, sem avaliar

OLIVEIRA DE AZEMÉISͲ 967 822 700

NARCISO BP IMOB. - IND.

S. Roque Aluga

Escritórios - Lojas - Pavilhões

Telem.: 935 130 880

BATAS ESCOLARES Confecções Deodora, Lda

Rua Alão de Morais, n.º 96 (Junto à Biblioteca) 3700-019 S. João da Madeira Tel/Fax: 256 829 556 E-mail: mdoranunes@hotmail.com

ALUGA-SE Moradia T2

Rua Frei Caetano Brandão OAZ

Contatar: 919 253 776

T3 NOVOS C/ EXCELENTES ÁREAS Junto a S. J. Madeira e O. Azeméis

Móveis de cozinha, placa, forno, exaustor, esquentador, combinado, microondas, vidros duplos, ar condicionado, aspiração central, estores elétricos, roupeiros embutidos... Spread reduzido... CONDIÇÕES ESPECIAIS DE FINANCIAMENTO

Contactos.: 917 224 575 ou 919 015 363

ALUGA-SE T2

Na Rua Professor Ascenção Gândara Santos Condomínio fechado

917 242 269

INTERRUPÇÃO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A INDAQUA OLIVEIRA DE AZEMÉIS ira efetuar trabalhos de manutenção/reparação na rede de Abastecimento de Água na zona envolvente à rua da habitação/comércio de Vossa Exª.. Por esse motivo será necessário proceder à interrupção do fornecimento de água à população nos seguintes locais: Dia 21-09 das 08:00 às 12:00 – Freguesia Carregosa - Rua Cam Folhetas - Rua do Vale - Rua Costa - Rua João Borges Almeida - Largo N. Sra. Ribeira - Rua Fontanheira - Rua D. Manuel II - Cam. Moinho Santa - Tv. Pinhal - Rua Manuel Joaquim Tavares da Costa - Rua Cavadinha - Rua Serrado - Rua Chintoa - Rua D. Eduarda Vasques - Rua Combatentes - Rua 13 Julho - Rua Quinta - Rua Restauração - Rua Padre António Carvalho - Cam. Vale da Giesta - Rua Sousa Brandão - Rua Lomba - Rua do Alto - Rua da Paula - Cam. Fonte do Vale - Av. Juventude Desportiva Carregosense - Rua Picorelli - Rua Casal Dario - Av. República - Rua Morgado - Rua Linho - CC Outeiro Santa - Rua Presigo - Rua Saudade - Rua Alto Subida - Rua da Matã - Rua Pe. Alírio de Melo Caso as vossas instalações não tenham reservatório interior, onde se garanta a reserva de água suficiente para as necessidades no período de tempo previsto para a interrupção, recomendamos que procedam à reserva de água nas vossas instalações. Apelamos à sua compreensão para os inevitáveis incómodos. Qualquer esclarecimento, ou caso surjam problemas na fase de restabelecimento do serviço, alguma avaria/anomalia, deverão contactar a INDAQUA OLIVEIRA DE AZEMÉIS através do telefone 256 690 166. C. A. n.º 4723 de 19/09/2017

Este espaço pode ser seu

PRECISA-SE

Contate-nos: 256 049 890

Oliveira de Azeméis

Churrasqueiro Cozinheiro/a

Contatar: 961 020 018

PASSA-SE

VENDE-SE

PRECISA-SE

EM BOM ESTADO. BOM PREÇO

Empregado/a de mesa polivalente em Oliveira de Azeméis

Café em S. Roque

Contatar: 256 386 200

Junto às bombas

Máquina de abrir costuras e por fita

Contatar: 919 439 296


AGENDA CINEMAS

S. João da Madeira 8ª Avenida (Shopping) Telefone para marcações:

256203030

It

SALA 1

2D - M/16 Sessões: 15h50, 18h40, 21h30, 00h15* Carros 3 2D VP - M/6 Sessões: 13h30**

SALA 2 Emoji: O Filme

2D VP M/6 Sessões: 13h10**, 15h10, 17h10, 19h10

O Guarda-Costas e o Assassino 2D - M/16 Sessões: 21h10, 23h40

SALA 3 Dia de Surf 2

2D (VP) M/69 Sessões: 16h50

Barry Seal: Traficante Americano

2D M/12 Sessões: 14h20, 18h50, 21h20, 23h50* 23h50*

SALA 4 Bigfoot Júnior

2D (VP) - M/6 Sessões: 12h50*, 14h50, 17h00

Sorte à Logan

2D - M/12 Sessões: 19h00, 21h30, 00h05 *

SALA 5 Assassino Americano

2D - M/16 Sessões: 15h00, 19h20, 21h40, 00h00*

Um Voo Em Grande

2D VP - M/6 Sessões: 12h40**, 17h20

ESTANTE

Vento do Norte Graça Aguiar

Com o olhar perdido nas águas escuras do Douro, Sara volta a chorar a sua dor. Acredita que jamais conseguirá ultrapassá-la, tal é o sofrimento que carrega dentro de si. Acredita, também, que nada nem ninguém a poderá libertar do eterno pesadelo que a abalroou há dez meses atrás. Deus! Sofrera inúmeras perdas ao longo da vida, mas nada tão atroz quanto esta. É como se o chão se tivesse aberto e engolido o seu mundo mais que perfeito.

ÚTEIS

EVENTOS DA SEMANA S. ROQUE> ESTE SÁBADO NA SEDE DO SPORTING CLUBE BUSTELO

> ‘UM BALÃO AO VENTO, NADA E PEQUENAS COISAS’ É O NOME DA OBRA

Lions organiza recolha de sangue

Júlio Oliveira apresenta livro

O Lions Clube Oliveira de Azeméis promove este sábado, dia 23 de setembro, uma recolha de sangue na freguesia de S. Roque. A sede do Sporting Clube de Bustelo acolhe a iniciativa, das 09h00 às 13h00. Podem dar sangue todas as pessoas entre os 18 e os 65 anos. Esta recolha resulta de uma parceria entre o Lions Clube de Oliveira de Azeméis e o Instituto Português do Sangue.

> NA QUINTA DA JULIETA, EM CESAR

Almoço de confraternização dos ex-alunos do Colégio O próximo almoço de confraternização dos ex-alunos do Colégio de Oliveira de Azeméis realiza-se no dia 30 de setembro. (Ver pág. 04)

> NO ÂMBITO DA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Cãominhada pela cidade A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove, no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade 2017, a 4ª edição da Cãominhada, hoje, dia 19 de setembro, pelas 21h30. (Ver pág. 06)

> NA BIBLIOTECA MUNICIPAL FERREIRA DE CASTRO

Apresentação do projeto Memórias de OAZ A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai apresentar o projeto Memórias de OAZ, que reúne numa monografia uma síntese histórica do território e num portal o inventário do património arqueológico, arquitetónico e imaterial do concelho. (Ver pág. 06)

> NA NOITE DE SÁBADO

Desfolhada à Moda Antiga Realiza-se, no próximo sábado, a Desfolhada à Moda Antiga organizada pelo Grupo Folclórico de Cidacos. (Ver pág. 06)

No próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, pelas 21h00, a biblioteca municipal recebe o escritor Júlio Oliveira, que vai apresentar o seu novo livro ‘Um balão ao vento, nada e pequenas coisas’. (Ver pág. 06)

> CRIANÇAS VÃO PASSAR NOITE ANIMADA NO ESPAÇO

Aventuras Noturnas no Centro Lúdico Na noite de 22 para 23 de setembro, o Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis promove a atividade ‘Aventuras Noturnas’, destinada a crianças e jovens com idades entre os sete e os 12 ,anos residentes no concelho. (Ver pág. 08)

S. ROQUE> NO DIA 01 DE OUTUBRO

Comissão organiza tômbola a favor dos Bombeiros No dia 01 de outubro, a Comissão Social de Freguesia de S. Roque promove no edifício da Junta de Freguesia, uma tômbola a favor dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. (Ver pág. 09)

S. ROQUE> NO DIA 23 DE SETEMBRO

Homenagem a Manuel Oliveira Tavares A Junta de Freguesia de S. Roque vai prestar homenagem a Manuel Oliveira Tavares, criador e cuidador dos jardins de Bustelo. (Ver pág. 09)

> NO CENTRO CULTURAL DE CUCUJÃES

‘Aqui há Dança’ põe os seniores em movimento O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis promove, amanhã, dia 20 de setembro. pelas 14h30, o projeto ‘Aqui há Dança’, no Centro Cultural de Cucujães. (Ver pág. 10)

OLIVEIRA DE AZEMÉIS> SERÁ ELEITA A MELHOR

31

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

IGUARIA DE O. AZEMÉIS

Quarto Concurso Municipal de Doçaria A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, promove, nos dias 23 e 24 de setembro, o 4º Concurso Municipal de Doçaria. (Ver pág. 18)

> NA GALERIA TOMÁS COSTA

Trabalhos do escultor Arlindo Pereira em exposição A galeria Tomás Costa, situada na Praça da Cidade, em Oliveira de Azeméis, acolhe, até ao dia 01 de outubro, a exposição ‘Torgas Vivas’, do escultor autodidata Arlindo Pereira. O projeto ‘Torgas Vivas’ apresenta esculturas em torga, isto é, raíz da urgueira, arbusto frequente nas serras, bastante robusto, cujas formas irregulares despertaram a imaginação de Arlindo Pereira. Tratam-se, pois, de esculturas figurativas que recorrem ao imaginário comum. A exposição será inaugurada no dia 09 de setembro, pelas 16h00.

> AZEMÉIS SOBRE RODAS

Passeio intergeracional de bicicleta No âmbito da programação da Semana Europeia da Mobilidade a autarquia promove, na sexta-feira, dia 22 de setembro, pelas 21h30, a 5ª edição do ‘Azeméis sobre Rodas’. Será um passeio intergeracional onde a bicicleta assume o papel principal como meio de transporte, percorrendo as principais artérias de ligação na cidade, passando pelos principais serviços de justiça, escolas, saúde, lazer e compras, privilegiando a utilização dos troços de ciclovia. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória, para efeitos legais e de seguro da atividade. Para proceder à inscrição, os interessados deverão enviar e-mail para o endereço de correio eletrónico ‘eventos.azemeis@cm-oaz. pt’, com a indicação do nome e da data de nascimento, ou inscrever-se no dia do evento no local da concentração, na Loja Interativa de Turismo, na Praça da Cidade.

Táxis...............................................256 682 230 Bombeiros Voluntários Fajões...................256 851 122 Voluntários O. Azeméis.........256 682 122 GNR Oliveira de Azeméis................256 600 740 Cucujães......................................256 890 283 Cesar..............................................256 851 772 Centros de Saúde O. Azeméis..................................256 664 070 Cucujães......................................256 891 666 Carregosa....................................256 412 197 Cesar..............................................256 851 584 Loureiro........................................256 692 409 Nog. Cravo..................................256 866 151 Ossela............................................256 482 013 P. Bemposta................................256 999 339 S. Roque.......................................256 871 400 Serviços de saúde Amb. Cruz Vermelha..............256 688 901 Hospital (OAZ)...........................256 600 800 Hospital (SJM)...........................256 837 500 Hospital (Feira)..........................256 379 700 Corpusmed.................................256 092 412 Policlínica de Azeméis...........256 682 842 Gab. Rad. de Azeméis............256 661 200 C. Enfer. Teixeira........................256 682 370 C. Enferm. Geral........................256 682 619 Indumed......................................256 687 035 Cliaz................................................256 660 818 Invistasaúde...............................256 285 040 Clinica dos Afectos..................256 040 859 C. Méd. Priv. Azeméis.............256 667 231 C. Dent. Oliveira & Lamas........256674301 Multiópticas..........................256 601 107 C. M. Dr. José Belmiro........256 681 759 Menina do Olho...................256 668 808 ÓPTICAZEMÉIS......................256 686 601 Farmácias Falcão............................................256 682 018 Gomes da Costa.......................256 682 563 Moderna......................................256 682 151 Farmácia Santiago...................256 668 235 Amorim (Carregosa)...............256 412 165 Pindelo..........................................256 607 101 Cesar..............................................256 851 284 Bessa (Cucujães).......................256 890 797 Cunha e Silva (Cucujães)......256 890 233 Farmácia de Loureiro.............256 692 099 Conceição (Nog. Cravo)........256 868 124 Santos (Ossela)..........................256 482 107 Valente (S.M. Gândara)..........256 674 178 Ferraz (S. Roque)......................256 871 116 Pinheirense (P. Bemposta)...256 999 138 Finanças O. Azeméis..................................256 665 230 CTT - Correios de Portugal O. Azeméis..................................256 660 630 Carregosa....................................256 412 051 Cesar..............................................707 262 626 Cucujães......................................256 899 000 Loureiro........................................256 692 168 Nogueira do Cravo..................256 866 128 Pinheiro da Bemposta...........256 991 125 S. Martinho da Gândara........256 687 920 S. Roque.......................................256 871 275 Centro de Distrib. Postal/Z. Industrial.......... .........................................................256 600 793 Câmara Municipal Geral..............................................256 600 600 Indaqua Geral..............................................256 690 150 Serviço Recolha Monos Geral..............................................800 204 215 Juntas de Freguesia Carregosa.............................256 412 393 geral@jf-carregosa.pt Cesar.......................................256 852 246 junta.cesar@net.novis.pt Cucujães...............................256 890 210 jfcucujaes@gmail.com Fajões.....................................256 851 522 geral@fajoes.jfreguesia.com Loureiro................................256 692 000 junta.freg.loureiro@sapo.pt Mac. Sarnes.........................256 834 861 jfmsms@gmail.com Nog. Cravo, Pindelo....... 256 866 128 jfnogcravo@gmail.com Oliveira de Azeméis, Santiago de RibaUl, Macinhata da Seixa, Madail e Ul ...................................................256 674 181 geral@ufoaz.pt Ossela....................................256 484 885

junta.ossela@mail.telepac.pt P. Bemposta, Palmaz e Travanca ...................................................256 991 128 junta@pinheirodabemposta.com S. Mart. Gândara..............256 687 920 geral@fsmgandara.pt São Roque............................256 871 275 geral@jf-vsroque.pt Supermercados Talho Boi do Povo....................256 682 666 Intermarché O. Azeméis.......256 665 170 Oficina Auto A.F.S. & Filhos, Lda......................256891551 Abílio Lourenço, Pneus............256682665 Roady-Centro Auto.............256 665 200 Pronto a Vestir Planeta do Miúdos....................915355609 Beleza Me by Margarida Pinho......256 066 493 Construção Const. Durvalino........................963021817 967827691 Paviazeméis..................................256682515 Const. Salv.Silva, Lda. ........917 224 575 Educação ISVOUGA......................................256 377 550 CENFIM...........................................256661350 Peças Hidráulicas Tubidrauz......................................256686866 Drogaria Drogaria Marques......................256682488 Seguros e Contabilidade Fiscazeméis...................................256660870 Electrodomésticos e Gás J. Teixeira........................................256682490 FUNERÁRIAS Alcides Leite Correia, Unip., Lda 256 911 782 / 919 263 081 Agência Funerária Beira-Mar 256 682 905 / 917 533 018 912 340 749 / 918 961 969 António Oliveira & Guedes, Lda 256 811 124 / 968 685 709 / 965 815 114 agencia.funeraria.ag@hotmail.com LUZ DO HORIZONTE, Funerária Lda 918 712 770 / 914 542 819 Alcino & Filho 256 412 007 / 917 571 219 www.alcinoefilho.com Funerária Cristino Ldª 256 682 451 / 919 697 374 Ag. Funerária Luz Eterna 910 426 948 / 964 753 988 luzeternafuneraria@hotmail.com facebook/luzeterna Agência Funerária Resende, Lda 256 502 200 / 918 684 233 / 919 764 922 Fun. David Pires da Conceição, Lda 919 809 098 / 916 239 487 / 234 541 121 funerariadpconceicao@gmail.com www.funerariadoconceicao.pt Funerária José Pina, Lda 919 743 670 / 256 682 116 funerariajosepina@hotmail.com RESTAURAÇÃO Aldeia Nova................................256 687 671 Horário: Terça-feira a domingo 10h00 21h30. Folga à Segunda-feira MacDonald’s (SJM)..................961 796 304 Horário: Todos os dias. Sala: 11h00 às 23h00. Drive: 11h00 às 02h00 Rest. Hídrica do Caima......256 990 000/3 Horário: Todos os dias. Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Rest. Pouso Alto........................256 991 015 Horário: Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. restaurantepousoalto@hotmail.com Rest. Diplomata........................256 682 590 Horário: Das 10h30 às 15h30 e das 19h00 às 22h30. Rest. Novo Milénio..................256 688 069 ..........................................................916 908 566 Horário: De 2ª a sábado das12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. Domingo das12h00 às 15h00. Feitoria dos Sentidos.............256 285 145 Dona Pizza..................................256 687 090 Horário: das 10h às 22h; Encerra às segundas Pastelaria Gemini.....................256 674 704 Confeitaria Laranjeira............256 682 656 Rest. ‘O Camponês’..................914 602 845 Horário: das 10h às 01h; Aberto todos os dias Restaurante EATUL.............256 023 260

FARMÁCIAS DE SERVIÇO SETEMBRO Falcão

3 6 9 12 15 18 21 24 27 30

Moderna

1 4 7 10 13 16 19 22 25 28 31

Gomes da Costa

2 5 8 11 14 17 20 23 26 29


32

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

> ‘LISTA INDEPENDENTE’ EXPLICA A SUA CAUSA, EM ENTREVISTA À AZEMÉIS FM

’19 Freguesias Um Só Coração’ para acabar com as ‘Uniões

Sérgio Monte, empresário, Macinhata da Seixa, Cabeça de Lista à Câmara Municipal “O que me incentivou a aceitar este desafio é a tentativa séria de fazer com que estas ‘uniões’ terminem, pois não fazem sentido. Fiquei feliz quando soube que havia mais pessoas a pensar como eu e, por isso, foi com gosto que aceitei o convite para cabeça de lista à Câmara Municipal”.

“Independentes para acabar com estas ‘uniões’ de Freguesia” vai a votos em listas para a Câmara e Assembleia Municipais

De que forma vão desenvolver a causa, se merecerem os votos dos oliveirenses e que mensagem para os oliveirenses votarem na Lista Independente ’19 Freguesias Um Só Coração’? Sérgio Monte, cabeça de lista à Câmara “Os membros desta lista independente vão continuar a sua missão, ouvir as populações e esclarecer, para que decidam o que querem. Muitas pessoas ainda não se aperceberam que já não temos a nossa freguesia. Estas ‘uniões’ eram temporárias, foi imposto pela Troika, achávamos. Há muita gente que ainda não se apercebeu que as freguesias foram definitivamente extintas. “As outras 9 freguesias que não foram mexidas, acho que estão solidárias com as 10 que foram extintas. Dizem-me isso muitos amigos que tenho nessas freguesias. “Há sofrimento, sacrifício, sem qualquer benefício, num processo feito nas costas das pessoas, sem as ouvir, seria bonito rever isto pois não tem fundamento, é preciso tomar a decisão de acabar com esta injustiça e repor as freguesias. “Há mais exemplos pelo país, a defender esta causa, este exemplo que damos em Oliveira de Azeméis pode chegar a outros concelhos e outras freguesias extintas pelo país. Este nosso exemplo pode mexer com elas e fazer com que também se unam nesta causa”. “Espero que as pessoas nos venham apoiar, com o seu voto, que se juntem a esta causa e com o seu voto dão-nos força para conseguirmos o que propomos. Que no próximo dia 1, votando, porque será bom para todos apoiar-nos nesta causa, juntando-se a nós.

Paulo Monteiro, cabeça de lista à Assembleia Municipal

recusado a trabalhar para as coisas da nossa freguesia, pois as pessoas sentem que já não trabalham para a sua terra, perderam o interesse. Estão muito confiantes neste projeto! “Foi apenas naquele debate promovido pelo ´Correio de Azeméis´ e a ‘Azeméis FM’ que ficamos a saber que já não tínhamos as nossas freguesias! Ninguém tinha essa ideia, achávamos que era temporário. O próprio dr. Ricardo, vicepresidente da Câmara vi na sua cara que ficou tao surpreso como nós. Naquele momento chorei e disse que nunca mais ia votar até ter a minha freguesia! Por isso, quando surgiu esta oportunidade, abracei esta causa”. “Muita gente esta desacreditada da politica por causa disto, dizem que não vão votar, desiludidos. Fomos todos enganados, completamente, se soubéssemos que iam acabar com a nossa freguesia, tínhamo-nos levantado! Quando falo nesta causa, as pessoas dizem que já tem um motivo para votar!”

“A Assembleia Municipal é o órgão mais importante do município, esta causa vai envolver 10 freguesias que perderam a sua identidade e correm o risco de perder a sua cultura, os seus valores e tradições. Já perderam a sua voz, a sua Junta e Assembleia, os seus eleitos locais. É uma janela de oportunidade para ouvirmos as populações, com sentimento genuíno. “Este movimento devera contagiar e pensamos que vamos ter o apoio das populações. A eleição é o momento para sentirmos o que pensamos sobre esta causa. Este grupo de cidadãos tem que obter o apoio e o testemunho, para ter o apoio da Assembleia Municipal e levar à Assembleia da República. Responderemos à vontade da população, que perdeu a sua freguesia. “Um dos ganhos desta Lista Independente é alertar e esclarecer as pessoas para saberem que já não tem a sua freguesia. O processo não foi transparente, soube-se quando já estava decidido, as pes- Lúcia Costa, S. Roque soas só se começarão a aperceber “Apenas há uns três meses, no quando no seu bilhete de identida- debate do ‘Correio de Azeméis/ de já não constar a sua freguesia. Azeméis FM’, tomamos consciên“Temos que alertar as pessoas cia de que, afinal, as 10 freguesias que já não tem a sua freguesia e não existiam nem regressavam. O já não vão ter mais, a não ser que único objetivo desta Lista Indefaçamos algo por isso. O voto é a pendente é fazer chegar o conheoportunidade para as pessoas se cimento desta realidade às pessoas, manifestarem contra a extinção alertar, é o dever que sente este da sua freguesia. É o momento das grupo de cidadãos envolvidos nespessoas saírem de casa por esta ta causa. Muitos cidadãos não vocausa, e depositar o voto nesta Lis- taram, houve uma grande abstenta Independente”. ção, pois não votavam para eleger as suas Juntas de Freguesia. “O grande objetivo desta Lista Helena Almeida, Travanca “Os cidadãos sem duvida que Independente é fazer chegar a versentem que estão a perder! Tanta dade às pessoas: já não temos nem tem sido a gente que que me tem teremos as 19 freguesias, a não ser abordado a dizer que está a favor que lutemos por isso. Acho que as desta causa. Muitas pessoas tem-se pessoas vão sair de casa e votar por

Helena Almeida, de Travanca, cantadeira do Grupo Folclórico de Cidacos “Desde que me tiraram a minha freguesia, um dos maiores desgostos da minha vida, eu disse que seria a primeira quando houvesse oportunidade. Estou rodeada de muito boa gente e por isso aceitei integrar este grupo e esta causa.”

Paulo Monteiro, professor, Oliveira de Azeméis, Cabeça de Lista à Assembleia Municipal “Aceitei com gosto fazer parte de uma equipa que pretende levar a bom porto esta causa, um grupo diversificado de pessoas, que acharam que eu seria o indicado para cabeça de lista, aceitei por acharem que tinha condições para defender esta causa na Assembleia Municipal.”

Agostinho Marques, agente de seguros, Oliveira de Azeméis “Quis ser mais um a apoiar esta causa, as ‘uniões’ só irão desenraizar as pessoas, as origens vão-se apagar, vão ser esquecidas as freguesias extintas, temos que defender as nossas freguesias”. Candidato à Assembleia Municipal

Candidata à Assembleia Municipal

esta causa, pela sua freguesia, para que sejam ouvidos e respeitados. “Este grupo não tem políticos, mas a nossa causa é nobre, honesta e muitos vão estar connosco no dia 1 de outubro e depois, apoiando este objetivo de ouvir os cidadãos e lutar para voltarmos a ter as nossas freguesias ou outras ‘uniões’. Respeitando a vontade do povo. “Não pode passar despercebido que os presidentes das 3 ‘uniões de freguesia’ disseram sempre, publicamente, que eram contra a fusão que se fez, pois que estas ‘uniões’ não são geríveis. Temos que fazer alguma coisa e o voto na Lista Independente é uma forma de sermos ouvidos e repeitados!”

Agostinho Marques

“Há ex-freguesias que sentem que passaram a lugares da freguesia-sede. E a maior parte das pessoas ainda não se apercebeu disso, que já não tem a sua freguesia nem virão a ter, nem que não vão voltar a ter os serviços próximos de si. E cada vez vão perder mais. “É muito importante defender esta causa, senão vamos perdendo tudo, amanha poderão ser outras

Lúcia Costa, de S. Roque “Estou solidária com esta causa, termos as freguesias de volta, perderam serviços, autonomia, identidade, perderam o elo que os unia, a sua Junta. Teria muito desgosto se a minha freguesia, S. Roque, tivesse desaparecido também, mas somos solidários, porque somos 19 freguesias”. Candidata à Assembleia Municipal

freguesias a ter que se extinguir para serem agrupadas. Não podemos cruzar os braços. Temos que ser mais proativos e através do voto podemos sê-lo. Ao fim de 4 anos foi concluído pelo governo que não houve qualquer ganho financeiro, porque continuar o sofrimento e a perda? Há que reagir, acordar para isto e esta Lista Independente tem este mérito.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.