15 10 2013

Page 9

CONCELHO

Terça-feira, 15 de outubro de 2013

09

> NO PRÓXIMO DIA 27, PELAS 17H00, NO PAVILHÃO DO CD CUCUJÃES

‘Zumba pela Mónica’ No próximo dia 27 de outubro, pelas 17h00, o Pavilhão do Clube Desportivo de Cucujães vai ser ‘palco’ daquela que se espera vir a ser uma mega aula de zumba, iniciativa que vai reverter a favor de Mónica Ferreira, a mãe de um bebé de cinco meses, de S. João da Madeira.

cessária, ainda, uma prótese da veia que transporta o sangue do pâncreas para o intestino. Mónica Ferreira foi operada no passado dia 11 de setembro, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, mas, devido ao crescimento da massa tumoral, não foi possível fazer muito para a ajudar. Daí agora, não obstante as dificuldades económicas, pensar-se recorrer à clínica de Duderstadt, na Alemanha, para que ela possa fazer terapia celular. Nesse sentido, foi aberta uma conta bancária na qual os interessados podem depositar donativos [Mónica Paula da Silva Ferreira - NIB: 0018 0003 Trata-se de uma jovem à qual, 1671 0220 020 04 ou IBAN: um mês após o parto, foram PT50 0018 0003 1671 0220 020 diagnosticados tumores que 04 SWIFT TOTAPTPL (para obrigam à extração de um rim, transferências/depósitos fora baço, uma parte do pâncreas e do país)]. uma parte do fígado. Será neAlém disso, está a ser orga-

nizada esta atividade que vai ter como palco o Pavilhão do Clube Desportivo (CD) de Cucujães. Note-se que cada pulseira tem um custo de ‘3 ajudas’ e encontra-se à venda no Café Concerto, Café Neptúlia, Morangos SJM, Jardim das Travessas e junto dos professores Bruno Machado, Erika Ferreira, Sara Freitas e Vera Valente. Se bem que no próprio dia as pessoas também poderão fazer o donativo que entenderem. A organização está a contar com a ajuda e a energia de todos para ajudar esta jovem guerreira, muito querida por muita gente! Mais informações sobre esta ação solidária podem ser obtidas através dos telemóveis n.ºs 913 635 771 (Olga Ferreira) ou 912 360 150 (Andreia Gonçalves).

> COM FARDAS SEMELHANTES, OUTRA ASSOCIAÇÃO PEDE PARA AMBULÂNCIA

> EM SUBSTITUIÇÃO DE JOSÉ FRANCISCO FARIA COSTA

Atenção: Bombeiros não estão a efetuar peditório

Helena Terra é vogal no Conselho Superior da Magistratura

Alguns membros de uma alegada associação, não sedeada no nosso concelho, têm efetuado peditórios na cidade para a aquisição de uma ambulância. Quer o objetivo desta solicitação, quer a forma como se apresentam ao público, sobretudo em cruzamentos, rotundas e semáforos, têm resultado num enorme equívoco para os oliveirenses, que acabam por contribuir, pensando que o estão a fazer para a Associação Humanitária dos Voluntários de Oliveira de Azeméis (AHBVOA), o que não é realidade. Já na nossa edição de 23 de julho último, alertámos para esta situação, que, novamente, está a espoletar alguma indignação junto dos bombeiros oliveirenses, que, abordados por diversos cidadãos, que já contribuíram para a citada ambulância, solicitam-nos para voltarmos a chamar a atenção para este caso de todo inconveniente. Assim a direção e o comando da AHBVOA avisam: “Os peditórios que se vêm sucedendo, utilizando como justificação a compra de uma ambulância, com os intervenientes a trajarem em tudo semelhante à farda dos bombeiros e a fazerem paragem aos automobilistas em plena passadeira, são uma

A AHBVOA chama a atenção para uma situação que está a gerar confusão junto de alguns oliveirenses

atitude ilegal – pelo total desrespeito pelo Código da Estrada e usurpação da conduta que apenas compete às autoridades de segurança – e provocam ainda constrangimento no trânsito. As pessoas são induzidas em erro, pensando que estão a contribuir para os ‘soldados da paz’ e já aconteceu sermos abordados por algumas pessoas que nos perguntam se já adquirimos a viatura, pois já têm contribuído – algumas mesmo com verbas elevadas. Nada nos move contra quem quer que efetue peditórios, mas não podemos deixar de informar os mais incautos, pois, se não o fizéssemos estaríamos a colaborar com a ideia que vem

passando de que estas verbas se destinam aos bombeiros voluntários, o que é falso. Reiteramos a informação que só levamos a cabo um peditório anual pelo Natal, cuja receita é gerida pelos bombeiros, através de uma comissão por eles escolhida. Finalmente, damos a conhecer aos oliveirenses que esta queixa/revolta já foi tratada com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e, no passado dia 05, foi entregue, em mãos, ao presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses para, logo que seja possível, o problema seja abordado com o senhor ministro da Administração Interna. Vida por vida”.

Helena Terra foi designada vogal do Conselho Superior da Magistratura (CSM), no passado dia 02 de outubro, tendo esta designação já sido publicada no Diário da República a 04 também do mês corrente. A advogada oliveirense vai substituir, no cargo, José Francisco de Faria Costa, nomeado provedor de Justiça. O presidente deste órgão do Estado Atribuição de cargo teve [CSM] é por inerência lugar no início deste mês o mesmo do Superior Tribunal de Justiça, cujo processo eleitoral ainda se encontra a decorrer. Neste momento, assume estas funções o vice-presidente, António Joaquim Piçarra, presidente do Tribunal da Relação de Coimbra. Ao Conselho Superior da Magistratura está, constitucionalmente, atribuído o poder de nomeação, colocação e substituição dos magistrados, bem como o exercício do poder disciplinar. Trata-se, ainda, do órgão do Estado que garante a independência dos magistrados judiciais. Recorde-se que Helena Terra – que já foi deputada na Assembleia da República e diretora do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro – era já vogal suplente desta entidade estatal, fazendo também parte do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de ADN, entre outros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.