Correio de Azambuja Correio do Cartaxo

Page 1

No Intermarché de Azambuja, os nossos produtos são tão bons quanto baratos ... até nos combustíveis PUB 926 420 302 - 969 091 457 Há um local onde a Natureza, a sua casa ou o seu jardim se encontram em beleza: Venha visitar-nos CORREIO DE AZAMBUJA O jornal da nossa terra Director - Paulo Ferreira de Melo . Edição Nº 250 de 23 de Maio de 2023 . preço: 50 cêntimos Uma referência na distribuição e venda de combustíveis e lubrificantes Maçussa Azambuja não é só logística diz Silvino Lúcio na visita à MoCoffee
Feira de Maio aposta na música! (não só) Obra da CERCI avança Medalhas municipais
Gasóleo Rodoviário. gasóleo aditivado . gasóleio verde . gasolina 95 ( todos os dias oferecemos 5 cêntimos de desconto) Serviço de Cafetaria e Restaurante com serviço especial de Almoços Estamos na Maçussa à sua espera!

Educação Destaques

Aveiras de Cima Vale Aveiras convida

O Agrupamento de Escolas Vale Aveiras (AEVA) organizou uma conferência sobre a Violência em Meio Escolar. O debate aconteceu no dia 10 de maio, na Casa do Povo, e contou com a presença de vários oradores.

da comunidade escolar do concelho. Desta forma, explicou Pedro Reis, psicólogo da autarquia, o projeto, lançado em março de 2018, quer acabar com as relações de dominador/dominado, transformando-as numa relação de cooperação e igualdade.

Madalena Tavares acaba de renovar o seu mandato com diretora do Agrupamento de Escolas de Azambuja para o quadriénio 2023–2027. Eis pormenores da cerimónia que decorreu no passado dia 19 de abril de 2023.

Pode dizer-se que foi uma cerimónia marcada pela emotividade ou não fosse o anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja, estar repleto de afetos das mais variadas origens para com a professora. Desde familiares, antigos colegas, e amigos, foi um local pequeno para uma cerimónia pautada pelo profundo agradecimento de Manuela Tavares aos presentes.

Madalena Tavares, natural de Vale do Paraíso, mas orgulhosa do concelho de Azambuja.

O concelho de Almeirim organizou a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu entre os dias 21 de março e 28 de abril de 2023. Nesta fase, são apurados dois alunos por cada ciclo de ensino, e de cada Comunidade Intermunicipal. Os seleccionados irão estar na fase final, dia 3 de junho.

O concelho de Azambuja estará representado nesta fase por uma aluna do Agrupamento de Escolas Vale Aveiras, a Maria Bertrand, que frequenta o 3º ciclo. A jovem irá representar a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e o concelho de Azambuja, na fase Final do Concurso Nacional de Leitura.

De acordo com a diretora do AEVA, Lourença Simões, esta conferência é importante para “discutir perspetivas que permitam minimizar o problema” da violência dentro das escolas. Esta problemática, segundo o psicólogo Paulo Sargento, um dos oradores da iniciativa, afeta “entre 150 a 170 milhões de jovens” em todo o mundo, o que acaba por ter reflexo na saúde mental.

São estas consequências que a equipa da EMIC - Azambuja pretende mitigar junto

Ao mesmo tempo, a EMIC procura também promover o sucesso escolar e a igualdade dentro da comunidade. Esta conferência contou ainda com a participação do Presidente da Comissão de Protecção às Vítimas de Crimes, e antigo inspetor da PJ, Carlos Anjos.

Este lembrou que, muitas vezes, existe um abandono completo da vítima. Por isso, defende um maior acompanhamento das mesmas, porque “todos podem ser vítimas de crime”, sem excepção.

FICHA TÉCNICA Propriedade Vitor Paulo L.F. Melo * pauloefemelo@gmail.com -R. Eng. Moniz Maia, CC Atrium lj 4 2050-356 Azambuja /Editor - PFM-PRESS.LDA-NIF 514525533 morada: Rua Eng Moniz da Maia, CC Atrium lj 4 2050-356 Azambuja - Publicação Director Paulo Ferreira de Melo- Jornalista Carteira Profissional) CP 6236 - colaboradores (C) :António Carneiro, Maria Helena (astrologia),e Rute Fidalgo CP 7837 A fotografia: António Pereira, António Ribeiro,e Diogo Mendonça - grafismo: design original - Fernando Batalha Rodrigues - Concessionário de publicidade PFM-Press. Lda. -Contacto Comercial- T. 917 584 767 (custo de uma chamada para a rede móvel) Secretariado Sara Pires e Patrícia Montez Endereço na web : www.correiodeazambuja.pt Redacção R. 25 de Abril, Loja 17 2050-063 Aveiras de Cima telefone:  960029222 (ciusto de uma chamada para a rede móvel) Estatuto editorial disponível em www.correiodeazambuja.pt email: correiodeazambuja@gmail.com Depósito Legal Nº 13210/86 . Registo ERC 127004 - impressão FIG Indústrias Gráficas, SA--Rua Adriano Lucas 3020-265 COIMBRA Telf. 239 499 922 (Custo de uma chamada para a rede fixa nacional) - tiragem desta edição- 2.500 exemplares. Correio de Azambuja 23 de Maio de 2023 www.correiodeazambuja.pt 2

Mérito Municipal 2023 Personalidades

Câmara Municipal de Azambuja (CMA) assinalou o Dia do Município no passado dia 18 de maio, também Dia de Ascensão, feriado municipal. Desta forma, a autarquia celebrou a data com uma cerimónia de atribuição de medalhas e uma tarde recreativa.

Azambuja

Feira de Maio 2023

tudo que precisa saber

A Feira de Maio, considerada a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso a Azambuja, entre os dias 25 e 29 de maio. Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades

campinos e elementos das tertúlias. Este dia é dedicado às tertúlias, e começa às 16h00, com o tradicional desfile de tertúlias pelas ruas da vila acompanhadas pelo grupo popular “PilhaGalinhas”. Ás 16h30, tem início o espetáculo “Isto é Azambuja”.

Para a noite de sexta-feira, 26 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática largada noturna.

A sessão solene teve lugar no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima. Aqui, várias figuras, individuais e coletivas, foram condecoradas pelo seu trabalho em prol do município. A cerimónia contou ainda com uma atuação da Orquestra Lusitanus.

Na abertura desta sessão, Silvino Lúcio, presidente da CMA, lembrou que os distinguidos ajudaram a enriquecer o património cultural e humano do concelho, cujo contributo e dedicação deve ser homenageada. Por outro lado, lembrou que estas distinções são o resultado de uma deliberação do executivo municipal.

dades, foram agraciados Vítor Domingos e Sandra Reis, da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e o maestro João Ramos.

Luís Mirradinho e Justino Oliveira, antigo presidente da Junta de Aveiras de Cima e antigo dirigente da Filarmónica de Aveiras de Cima, foram outros dos homenageados. Por outro lado, a Câmara de Azambuja distinguiu ainda António Alberto Santos e Francisco Caniça, da Banda da Associação Desporto e Recreio O Paraíso, juntamente com o maestro Francisco Pinto. Por fim, a autarquia prestou ainda homenagem aos operacionais que se destacaram durante a pandemia da Covid-19. Neste sentido, foram homenageados os Bombeiros Voluntários de Azambuja e de Alcoentre, e a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.

equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música.

Na primeira noite, quinta-feira, dia 25, a fadista Gisela João sobe ao palco no Páteo do Valverde, às 23h00. Depois, no sábado, 27 de maio, o cantor Tony Carreira atuará junto à Escola Boavida Canada, às 00h00. As duas propostas musicais são gratuitas.

Já pelas ruas da vila, haverá ainda cinco largadas de toiros, a grande atração do evento, juntamente com as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.

Os homenageados, em 2023, foram Luís de Sousa, antigo presidente da Câmara de Azambuja, com a medalha Grau Ouro, distinção que entregou aos funcionários da autarquia, por considerar que o seu percurso não é apenas mérito seu. A edilidade atribuiu também duas medalhas a título póstumo, desta feita a António Amaral, falecido em 2022, e a Olímpio Silva, cofundador do Rancho Ceifeiras e Campinos de Azambuja.

Vítor Silva, funcionário do município, foi distinguido com a medalha Grau Ouro e Paulo Jorge

Ferreira, cavaleiro tauromáquico, foi outro dos homenageados nesta cerimónia. Já nas coletivi-

Por sua vez, as enfermeiras Vera Maximiano e Carla Cunha, juntamente com o coordenador da Protecção Civil Municipal, Nuno Fonseca, foram também homenageados pelo seu esforço e empenho no combate à pandemia.

Fotos Município de Azambuja 2023

A inauguração oficial do evento está marcada para o dia 25 de maio, pelas 17h00, na Praça do Município. O evento contará com a participação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja,

Esta edição contará ainda com mais iniciativas, e que podem ser consultadas na integra no site da Câmara Municipal de Azambuja. Ao mesmo tempo, terá duas sessões de “Mesas da Tortura”, uma prova de resistência e bravura para os mais corajosos, que terão lugar na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, de 5ª para 6ªfeira à 01h00, e de sábado para domingo às 02h00.

Este ano, a Feira de Maio terá novamente o pavilhão de tasquinhas e artesanato – “Praça das Freguesias”, junto ao Pavilhão Municipal e à Praça de Touros, que estará a funcionar nos cinco dias do certame, no horário das 12h00 às 24h00.

Correio de Azambuja 23 de Maio de 2023 www.correiodeazambuja.pt 3
Qualidade Atendimento eBONSPREÇOS

CARTÓRIO NOTARIAL DE PEDRO RAMALHO

Avenida João de Deus, Edifício Wagner, Loja C 2070-011 CARTAXO

Tel. 243.799.132 – Fax. 243.799.135 –pedro.pires@notarios.pt

Correio deAzambuja, Nº 250 de 23 Maio 2023

Extracto

CERTIFICO narrativamente, para efeitos de publicação, que hoje foi exarada neste cartório, a folhas 137 e seguintes do livro de notas para escrituras diversas número 196A, uma escritura de justificação, na qual Vítor José Redinha Coutinho, casado com Alexandrade Jesus Almeida da Silva Peralta, sob o regime de separação de bens, residente na Rua Serpa Pinto, número 12, em Alenquer, declarou ser dono e legítimo possuidor, com exclusão de ou-trem, do prédio rústico com a área de 13.400 m 2 , composto por parcelas de vinha, de mato, de eucaliptal e de pinhal, sito no lugar de Vale de Éguas, na freguesia de Alcoentre, concelho de Azambuja, que confronta de Norte com E. N. 1, de Sul com António de Jesus Vieira, de Nascente com caminho público e de Poente com José Lourenço Ramalho, inscrito na respectiva matriz predial rústica sob o artigo 70 da secção U e não descrito na Conservatória do Registo Predial de Azambuja. Que justificou a propriedade do referido imóvel, invocando a USUCAPIÃO como causa de aquisição, dado estar na sua posse, em nome próprio, de forma contínua, pública, pacífica e de boa fé, há mais de vinte anos. Está conforme o original, na parte a que me reporto. Cartaxo, Cartório Notarial, aos 20 de Abril de 2023.

Conta registada sob o n.º 899/2023

O Notário, Pedro Jorge Ramalho Gonçalves Pires

CARTÓRIO NOTARIAL DE PEDRO RAMALHO

Avenida João de Deus, Edifício Wagner, Loja C 2070-011 CARTAXO

Tel. 243.799.132 – Fax. 243.799.135 –pedro.pires@notarios.pt

Correio deAzambuja, Nº 250 de 23 Maio 2023

Extracto

CERTIFICO narrativamente, para efeitos de publicação, que hoje foi exarada neste cartório, a fo-lhas 19 e seguintes do livro de notas para escrituras diversas número 197-A, uma escritura de justificação, na qual José Salvador dos Santos e mulher Maria Emília Canteiro Paulo dos Santos, casados sob o regime de comunhão geral de bens, residentes em Aveiras de Cima, Azambuja, declararam serem donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrem, do prédio rústico com a área de 22.440 m 2 , composto por parcelas de cultura arvense, mato, oliveiras e vinha, sito no lugar de Vale Cepo, freguesia de Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, que confronta de Norte com Maria Camila Rodrigues Canteiro, de Sul com André Serrano e Pedro Simão, de Nascente com José Salvador dos Santos e de Poente com Natália Lopes e José Joaquim Lérias, inscrito na respectiva matriz predial rústica sob o artigo 44 da secção N e não descrito na Conservatória do Registo Predial de Azambuja.

Que justificaram a propriedade do referido imóvel, invocando a USUCAPIÃO como causa de aquisição, dado estarem na sua posse, em nome próprio, de forma contínua, pública, pacífica e de boa fé, há mais de vinte anos.

Está conforme o original, na parte a que me reporto.

Cartaxo, Cartório Notarial, aos 27 de Abril de 2023.

Conta registada sob o n.º 941/2023

Agência Funerária de Azambuja

Telefones 917 566 430* Chamada para rede Móvel Nacional) 263 401 319 * Chamada para rede Fixa Nacional)

ValedaPedra Azambuja

Azambuja-Fajarda

Azambuja

PóvoaSantaIria

CARTÓRIO NOTARIAL DE PEDRO RAMALHO

Avenida João de Deus, Edifício Wagner, Loja C 2070-011 CARTAXO

Tel. 243.799.132 – Fax. 243.799.135 –pedro.pires@notarios.pt

Correio deAzambuja, Nº 250 de 23 Maio 2023

Extracto

CERTIFICO narrativamente, para efeitos de publicação, que hoje foi exarada neste cartório, a fo-lhas 19 e seguintes do livro de notas para escrituras diversas número 197-A, uma escritura de justificação, na qual José Salvador dos Santos e mulher Maria Emília Canteiro Paulo dos Santos, casados sob o regime de comunhão geral de bens, residentes na Travessa da Férrea II, número 31, em Aveiras de Cima, Azambuja, declararam serem donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrem, do prédio rústico com a área de 10.560 m 2 , composto por parcelas de cultura arvense, oliveiras e vinha, sito no lugar de Vale Cepo, freguesia de Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, inscrito na respectiva matriz predial rústica sob o artigo 43 da secção N e descrito na Conservatória do Registo Predial de Azambuja sob o número três mil seiscentos e vinte e oito, da referida freguesia, onde se mostra registado, quanto a um quarto indiviso, pela ap. n.º 4 de 6 de Maio de 1974, a favor de Ezequiel Santana dos Santos e mulher Maria Margarida Rodrigues Pratas, e quanto a dois quartos indivisos, pela ap. n.º 1662 de 29 de Agosto de 2018, a favor deles justificantes. Que justificaram a propriedade do referido imóvel, invocando a USUCAPIÃO como causa de aquisição, dado estarem na sua posse, em nome próprio, de forma contínua, pública, pacífica e de boa fé, há mais de vinte anos.

Está conforme o original, na parte a que me reporto.

Cartaxo, Cartório Notarial, aos 27 de Abril de 2023.

Conta registada sob o n.º 941/2023

O Notário, Pedro Jorge Ramalho Gonçalves Pires

A construção do Complexo Social e de Saúde Quinta das Rosas, um projeto da Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado (Cerci Flor da Vida), que oferece apoio a pessoas com deficiência em Azambuja, recebeu a visita do presidente da CNA.

Como se sabe, a instituição obteve financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) da Segurança Social.

No dia 9 de maio, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR, Pedro Dominguinhos, visitou o local. O empreendimento conta com 90 camas, podendo atender até 140 utentes e empregar 76 pessoas, sendo 40% técnicos superiores, sete enfermeiros e dois médicos. valor.

Pedro Dominguinhos informou ainda que o Governo está em negociação com a comissão europeia para reforçar o orçamento de projetos já aprovados, devido ao aumento dos custos de construção.

Relembramos que este projecto inclui um lar residencial para 30 utentes, uma estrutura residencial para pessoas idosas com grandes necessidades (30 camas), um centro de atividades e capacitação para a inclusão (30 utentes), serviço de apoio domiciliário para pessoas com deficiência (50 utentes) e serviços de saúde complementares. Para a construção, foram obtidos 1,6 milhões de euros do PRR, além dos 350 mil euros da Câmara de Azambuja.

Como a estrutura residencial para idosos não tem financiamento, a Cerci precisou recorrer à banca. José Manuel Franco, presidente da direção da instituição, afirmou que se tivesse decidido iniciar o projeto em 2020, teria gasto três milhões e meio de euros, mas agora terá quase o dobro. Por fim, o Complexo Social e de Saúde Quinta das Rosas está previsto para ficar pronto em 540 dias e a direção está confiante que vai conseguir cumprir a data.

Juventino Florindo dos Santos 71 anos 09 naio 2023

Agradecimento A Família agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada.

Nova Ag. Funerária Aveiras de Cima e Azambuja

Bélgica-Carregado

Vitorino Francisco Formigo 85 anos 12 maio 2023

Agradecimento A Família agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada.

Nova Ag. Funerária Aveiras de Cima e Azambuja

MariaAlice Amorim 89 anos 14 maio 2023

Agradecimento A Família agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada.

Nova Ag. Funerária Aveiras de Cima e Azambuja

JoséAbreu

87 anos 17 maio 2023

Agradecimento A Família agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada.

Nova Ag. Funerária Aveiras de Cima e Azambuja

Fernanda Maria Teixeira Joaquim Cardoso 59 anos 30 abril 2023

Agradecimento A Família agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada.

Nova Ag. Funerária Aveiras de Cima e Azambuja

Correio de Azambuja 23 de Maio de 2023 www.correiodeazambuja.pt 4
NECROLOGIA
93
21 maio 2023
A
Nova Ag. Funerária Aveiras
Cima
53 anos 11 maio 2023 Agradecimento A
Balbina Maria Botelho de Sá Pinto
anos
Agradecimento
Família agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada.
de
e Azambuja Azambuja Carlos Alberto Figueiredo Barbosa Morais
Família
agradece a todas as pessoas que se dignaram acompanhar o seu ente querido à sua última morada. Nova Ag. Funerária Aveiras de Cima e Azambuja O Notário, Pedro Jorge Ramalho Gonçalves Pires
Agência Funerária de Azambuja 24 horas ao serviço das famílias tratamos de toda a documentação
Correio de Azambuja 23 de Maio de 2023 Publicidade 5

Augusto Moita

AS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL, O PRESIDENTE LULA E AS DIATRIBES DOS POPULISTAS!

O soneto pretensamente “revolucionário” em caixa, escrito há mais de 51 anos, contém dois pressupostos que, penso, serviram para alavancar a revolução pacífica (dos cravos) perpetrada pelo MFA (Capitães de Abril) que depôs o regime fascista do Estado Novo em 25 de abril de 1974: a VERDADE que nunca foi revelada sobre as motivações que conduziram à intervenção militar em defesa das ex-colónias, em uma guerra colonial (parafraseando Salazar: “rapidamente e em força”), de várias frentes, declaradamente injusta, que dizimou e estropiou milhares de jovens (+8000) e que constituiu o leitmotiv para a ação do MFA - pôr fim à guerra -, sem nunca ter aventado a possibilidade de uma descolonização negociada que tivesse protegido os legítimos interesses de Portugal e dos portugueses residentes; a existência de uma reserva de ouro (8ª. reserva no mundo em 1974) cuja proveniência, alegadamente da venda de volfrâmio aos nazis, durante o período da 2ª. Guerra Mundial (1939 a 1945) que naturalmente serviu de algum suporte financeiro à manutenção da guerra, reprovada internacionalmente, com a consequente ostracização do país e que levou Salazar a proferir a célebre frase: “orgulhosamente sós” conduzindo-o ao isolacionismo e ao consequente atraso civilizacional de décadas, ainda hoje notório na sociedade portuguesa; e a LIBERDADE para o povo usufruir de uma vida digna (pobreza extrema e iliteracia), e de poder expressar livremente as suas opiniões e ter opções políticas (propaganda e repressão), entre outras liberdades. Pressupostos que, só através da implementação de um regime democrático, tornaria possível e de que o MFA foi o pilar fundamental ao derrubar a ditadura em consonância e com o apoio da sociedade civil. Seguiram-se tempos difíceis para a novel democracia portuguesa em um período que ficou conhecido como PREC (11/03 a 25/11/1975) que culminou com uma intentona para impor um regime comunista (pró-soviético), abortada pela coragem e determinação do General Ramalho Eanes. Seguiram-se as primeiras eleições livres em 25 de abril de 1976 que legitimaram a democracia.

Elegeu-se o primeiro governo que tinha, naturalmente, como principais objetivos, os de ordem social: Habitação, emprego, saúde e ensino. Hoje, passados 49 anos, ainda se verifica graves défices na resolução dos problemas então identificados como prioritários. Apesar de vivermos em regime democrático, nem tudo é perfeito e há muito ainda por fazer para se alcançar a plenitude do bem-estar de um povo “martirizado” por uma carga fiscal insuportável e pelas constantes crises que têm assolado o país e o mundo. A incompetência (técnica e política), a irresponsabilidade, a corrupção, o nepotismo, a compulsividade mentirosa, a negligência e a falta de liderança, autoridade e compromisso ético que é apanágio da maioria dos nossos políticos, contribuem igualmente para o atual estado da Nação e a perturbação social! (há ainda um 25 de abril por cumprir!) Como é consabido houve uma enorme polémica, provinda de partidos populistas, sobretudo de direita, com a visita do presidente do Brasil, e a eventual intervenção de Lula da Silva na Assembleia da República no dia das comemorações do 25 de abril. Na minha opinião, a sessão de boas-vindas ao presidente do Brasil curialmente deveria ter sido realizada em outro dia e não no dia das comemorações do 25 de abril. A polémica teve a ver com as acusações que sobre ele recaem de corrupção a pela posição manifestada aquando da sua visita à República Popular da China (RPC) sobre a invasão da Ucrânia pela Federação Russa (FR). Um presidente ou dignitário de qualquer nação deve ser recebido com todo o respeito, urbanidade e com as honras que lhes são devidas. O meu repúdio sobre as polémicas consubstancia-se: 1) Não é concebível que as posições de cada país em matéria de política externa possam afetar a imprescindibilidade do desenvolvimento das relações de cooperação entre nações; 2) Obviamente que não estou de acordo com a posição assumida pelo presidente Lula, que passo a parafrasear: “somos pela paz e nunca forneceríamos equipamento militar para fomentar a guerra.” Em total desacordo, penso que, é mais do que legítimo o fornecimento de equipamento militar à Ucrânia, para que se defenda da invasão criminosa da FR, sem o qual, não tenho a menor dúvida, a Ucrânia, estado soberano, já teria sido totalmente destruída; 3) Felizmente que, a posição portuguesa de apoio à Ucrânia, é inequívoca e deve ser, sempre que necessária, reafirmada em contexto internacional; 4) Recordo que, e apesar das declarações do presidente Lula na RPC, o Brasil aprovou na Assembleia Geral (AG) da ONU, o voto de condenação à FR pela invasão do território Ucraniano; 5) Compete à justiça brasileira condenar os casos de corrupção. Particularmente indecorosa e inaceitável foi a participação dos doze deputados do partido CHEGA na Assembleia da República que é a casa da democracia e, que deveria envergonhá-los! A questão que se coloca é: como irão no futuro receber o Chefe de Estado ou dignitário de um qualquer país, que se tenha abstido ou votado contra a resolução da AG da ONU, ou qualquer outro tipo de posição que politicamente lhes desagrade? Vão continuar a hostilizar os legítimos representantes de outras nações? Lembro, a título de exemplo, que Angola e Moçambique, se abstiveram. Então, como receberão representantes destas nações lusófonas? Para quem pretende um dia vir a ser ministro de um governo em Portugal, afigura-se-me sem o perfil político (sensatez e urbanidade) e ético, adequado para uma função política a nível ministerial. O primeiro-ministro, António Costa em um discurso de boas-vindas a Lula da Silva, proferiu: “gostaria de falar português com sotaque brasileiro.” É uma afirmação particularmente infeliz e de uma subalternização insuportável! Devia ter-se lembrado que foi Portugal que deu “novos mundos ao Mundo” e tem mais de oito séculos de história, ao contrário do Brasil. Orgulhemonos! Epilogo com a perceção de que, e de uma maneira geral, os discursos das comemorações do 25 de abril, foram pobres (com alguns episódios de soberba intelectual-democrática). Talvez, das piores comemorações que já vi! E não se vislumbra uma prospetiva reformista que projete o nosso país para patamares de riqueza que, distribuída equitativamente, se reflita no bem-estar do “nobre povo”/nação valente/e imortal!

25 DE ABRIL, SEMPRE! FACISMO, NUNCA MAIS!

02 MAIO 2023

AUGUSTO MOITA

A escola tem talento

No Centro Cultural do Cartaxo, realizou-se a nona edição da gala "A Escola Tem Talento", evento organizado por professores e alunos do agrupamento escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

Como nas edições anteriores, a gala serviu para que os jovens pudessem mostrar as suas habilidades de dança, canto e execução instrumental. Na noite, a aluna do 5º ano, Teresa Fortes, conquistou o primeiro lugar com sua interpretação emocionante da versão portuguesa da canção "Fora do mar", do filme "A Pequena Sereia". Duarte Almeida ficou em segundo lugar com a música "Everything" de Michael Bublé, e Clara

Messias conseguiu a terceira posição com a interpretação em acordeão de "Lisboa, menina e moça".

Os lucros obtidoss pela venda de bilhetes foram destinados a Constança Pinho Morgado, uma menina portadora do síndrome de Rett de apenas 7 anos, cuja família passa por dificuldades financeiras diante do custo do tratamento. Foi uma noite solidária, e os professores Fátima Brito e Nuno Caramelo receberam destaque pela sua dedicação e empenho na organização do evento.

(colaboração especial da Professora Isabel Rodrigues a quem agradecemos a disponibilidade.

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo participaram, nos dias 6 e 7 de maio, no exercício LIVEX 24H Simulado à escala real, que decorreu no Centro de Treinos em Emergências de Penela.

O exercício simulou um sismo de 9.3 na escala de Richter, com milhares de vítimas e, para além da corporação do Cartaxo, contou ainda com a participação de várias equipas de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) dos Bombeiros de Lagos, Portimão e Peniche. A equipa multidisciplinar de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas dos

Bombeiros Municipais do Cartaxo é formada por seis elementos e que têm formação específica para responder em situações nas quais catástrofes naturais, ou outros eventos, provoquem colapso de infraestruturas. A corporação conta, também, com veículo e equipamento específico para dar resposta a este tipo de situação.

Para além da equipa já com esta valência, também interveio no exercício a equipa que se encontrava em formação do curso de BREC, Proteção Civil, EPS, SAR K9 e IRA.

www.correiodocartaxo.pt

Correio do Cartaxo FICHA
Vitor Paulo L.F. Melo * - pauloefemelo@gmail.com R. Eng Moniz Maia 74, lj 4 2050-356 Azambuja* Editor - PFM-PRESS.LDA. NIF 514525533/ morada do editor R. Eng Moniz Maia 74, lj 4 2050-356 Azambuja Publicação : Director Paulo Ferreira de Melo- Jornalista ( Carteira Profissional) CP 6236 - Redacção -Rute Fidalgo CP 7837 A colaboradores (C) :António Carneiro e Augusto Moita . fotografia: António Pereira, António Ribeiro, CM Cartaxo e Rui Bernardes - IMAGEPHOTO e Ricardo Melo - grafismo: design original - Fernando Batalha Rodrigues - Concessionário de publicidade PFM-Press. Lda. -Contacto Comercial- T. 925 057 518 (custo chamada para rede móvel nacional) Secretariado Sara Pires e Patrícia Maltêz Sítio na nternet www.correiodocartaxo.pt Redacção :R. 25 Abril, Loja 17 Mc Diário 2050-063 Aveiras de Cima/ telefone:  960029222 (custo de chamada para rede móve) Estatuto editorial disponível em www.correiodocartaxo.pt endereço de email:corre iodocartaxo@gmail.comDepósito Legal Nº 13210/86 . Registo ERC 127077 - impressão FIG - Indústrias Gráficas, SA--Rua Adriano Lucas 3020-265 COIMBRA Telf. 239 499 922 (custo da chamada rede fixa) - Tiragem desta edição- 2.500 exemplares. 23 de Maio de 2023 www.correiodocartaxo.pt 3 Opinião
TÉCNICA Propriedade
24 horas de informação

Alunas da Prof. Andreia Sofia (Cartaxo) vão participar no Troféu Nacional de Acordeão

A professora de acordeão Andreia Sofia está a preparar quatro jovens para participar no Concurso de Acordeão mais importante a nível nacional, que acontece na cidade de Alcobaça nos dias 27 e 28 de Maio.

Camila Félix (Malaqueijo), Maria Clara (Reguengo), Maria Inês Carrapato (Moçarria) e Leonor Vieira (Moçarria) são as quatro jovens com idades compreendidas entre os 11 e 13 anos que vão prestar

provas em Alcobaça no 26º Troféu Nacional de Acordeão/ 7º Concurso Internacional inserido na 26ª Semana Internacional do Acordeão "Alcobaça 2023". Neste concurso concorrem alunos de acordeão de várias escolas de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Colômbia. Uma organização da Associação de Acordeão de Portugal, do Município de Alcobaça e da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça. Pode consultar a programação do evento em: https://www.facebook.com/escolasdeacordeaoandreiasofia

convidamos os políticos este ano”

O administrador do CNEMA e secretário-geral do CAP, Luís Mira, anunciou na apresentação do programa da FNA 23 - Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, que os governantes não foram convidados este ano.

“O protesto não é só sobre tratores e manifestações, é também uma forma de gritar bem alto o descontentamento dos agricultores com a política agrícola do governo”, acrescentou Luís Mira. A conferência de imprensa, que decorreu em Santarém, contou ainda com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Nuno Russo, Vereador, Domingos Chambel, Presidente da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, e Paulo Mota, Presidente da ANAPOAssociação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos. Presença do Presidente da República confirmada na abertura da FNA23 - Feira Nacional da Agricultura. No que se refere aos representantes do governo, Luís Mira afirmou que não foram convidados para a Feira Nacional de Agricultura como forma de protesto contra a política agrícola seguida pelo

governo, e em apoio aos agricultores que manifestaram o seu descontentamento de diversas formas. No entanto, se a ministra da Agricultura ou outro membro do governo decidir comparecer ao evento, poderão fazê-lo mediante a compra de bilhete e ficando sujeitos às reações negativas dos agricultores presentes, como mencionado por Luís Mira.

Durante os nove dias da feira, a preocupação com o meio ambiente é um compromisso real, declarado por Luís Mira. Com o intuito de minimizar ainda mais a sua pegada ecológica, a FNA 23 implementou o uso de copos reutilizáveis, disponíveis por 1,50 € (com devolução), e várias unidades de reciclagem para Papel, Vidro, Plástico e Embalagens de Metal serão instaladas em todo o recinto. Deste modo, a Feira mantém a iniciativa iniciada no ano anterior, com vista a eliminar centenas de milhares de copos de plástico.

A Feira Nacional de Agricultura, em parceria com a Rodoviária do Tejo, oferecerá um serviço de autocarros gratuito para os visitantes, com autocarros elétricos disponíveis.

Correio do Cartaxo
23 de Maio de 2023 www.correiodocartaxo.pt 2
Luis Mira: “Não

CORREIO DO CARTAXO

Serviços para animais de companhia - Banhos (Spa, Desparasitante e Tosquias ) - Corte Raça/ Corte Comercial - Stripping - Tosquia

Fotos da Gala de alunos da Escola Marcelino Mesquita

Inteligência Artificial

já fala do Cartaxo:

“Em termos de qualidade de vida, o concelho do Cartaxo é considerado um lugar tranquilo e agradável para se viver, com uma boa infraestrutura de serviços e um ambiente seguro. A região oferece uma boa qualidade de vida para as famílias, com várias escolas e serviços de saúde disponíveis, além de ser bem servida por transportes públicos para outras regiões próximas.“

O concelho do Cartaxo é também um destino popular para eventos culturais e desportivos, incluindo a Feira de Todos os Santos, que acontece anualmente em novembro, e o evento gastronômico “Sabores do Cartaxo”, que apresenta a culinária típica da região.”-prossegue o ChatGPT.

E termina dizendo sobre o nosso concelho: “ O concelho do Cartaxo é uma região localizada no distrito de Santarém, em Portugal. Com uma área de cerca de 158 km², o concelho é conhecido pela sua produção vitivinícola, em especial o famoso vinho “Cartaxo”. Além disso, a região é rica em património histórico, com destaque para a Igreja Matriz do Cartaxo, a Ponte D. Amélia e o Pelourinho do Cartaxo.”

Feira de Santarém deixa governo à porta

Luís Mira, Administrador do CNEMA, informou na apresentação da Feira Nacional da Agricultura, que os governantes não serão convidados.

“Servem-se mais da Feira os políticos, que a Feira dos políticos!”

leia tudo na página 2

Andreia Sofia prepara alunas para concurso

Não pode perder: “A Bicicleta – trabalho, desporto e lazer”

Pode ser visitada até dia 25 de junho. uma breve história da bicicleta e alguns exemplares das antigas “pasteleiras” usadas como instrumento de trabalho ou de desporto

-Andreia Sofia aposta nos mais novos e muito mais....O jornal da nossa

Bombeiros participam em exercício

Venha provar o que de melhor preparámos para si! Largo dos Combatentes, nº 15 2050-099 Aveiras de Cima 263 475 381 (estacionamento privado)
O jornal da nossa terra
Paulo Ferreira de Melo Edição Mensal Nº 65 - 23 de Maio de 2023 Preço 50 cêntimos
Diretor
Nesta edição:
-A opinião de Augusto Moita
-A escola tem talento
Terra
Higiénica - Corte Unhas - Escovagem /Manutenção Pêlo - Ozonoterapia / Aromaterapia Rua Dr. Manuel Correia Ramalho, 14 A Cartaxo (próximo do SLIF) 919 993 820*custo chamada rede móvel NOVO NO CARTAXO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.