Correio da Manhã Canadá 29 de novembro de 2022

Page 1

ESPECIAIS DA SEMANA $5,99 $5,99 $8,99 $2,99 lb lb lb lb CARNE DE VACA MOÍDA MAGRA CARNE DE VACA PARA GUISAR COSTELA DE VACA BBQ ASAS DE GALINHA Diretores: Eduardo Vieira PUB Brampton: 10 Cottrelle Blvd, Suite 302, L6S 0E2 | Tlf: 905.230.3100 | Fax: 905.230.8577 Sonia Ávila-Couto “LIST” POR APENAS PENSA EM VENDER A SUA CASA? Avaliação Grátis! Na GTA Maximum comission is 3.5%. Listing commission 1%, co-operating brokerage 2.5% 117 Union St, Toronto, ON | Aberto ao sábado até às 13h Serviço de alta qualidade, ao ritmo das exigências dos nossos dias e com as mais modernas tecnologias A nossa prioridade é a satisfação do cliente (416) 762-3305 COMUNIDADE | p. 44-45 COMUNIDADE | p. 12-13 Todos os domingos, grandes talentos no CMCTV em Destaque, na City TV Centro Cultural Português de Mississauga faz 48 anos Mundial 2022 celebrado pelos canadianos e comunidades luso-canadiana e brasileira em Toronto SPONSORED BY SUPLEMENTO ESPECIAL COM TUDO SOBRE O MUNDIAL 2022! p. 17-40 DESTACÁVEL NESTA EDIÇÃO MUNDIAL 2022 ESTAMOS NOS OITAVOS! PORTUGAL 2 | 0 URUGUAI BRUNO FERNANDES , COM DOIS GOLOS, GUIOU A SELEÇÃO A UMA VITÓRIA DECISIVA p. 17-40

expectativa e espe

no que se refere ao

hamado desporto rei em Portugal, e esta expectativa alarga-se até ao Canadá, onde a comunidade de língua portuguesa não perde pitada dos jogos, sejam eles do seu país natal, sejam eles do país que os acolheu. O Canadá participa no campeonato mun dial pela primeira vez em 36 anos, e foi com muita emoção e esperança que os canadianos assistiram aos jogos. Com as duas derrotas nos primeiros jogos, o país não passou da fase de grupos, mas a emoção manteve-se no rosto de quem assistiu a um golo histórico no primeiro minuto de jogo contra a Croácia. Se não chegou para ganhar o jogo, foi, no entanto, grande o bastante para encher os corações de orgulho perante uma equipa que não desistiu. O Canadá joga o próximo jogo apenas para cumprir o calendário, mas já com o foco no Mundial 2026.

Já o Brasil começou o campeonato como favorito e não decepcionou. Venceu a Sérvia com dois golos de um

novo craque: Richarlison, um deles considerado o mais bonito de todos, até ao momento. Ontem, sem a estrela da equipa, Neymar, que está lesionado, o Brasil venceu a Suíça pela primeira vez na história do mundial, e ainda garantiu a qualificação para a próxima fase. Portugal também não decepcio nou. Fez bonito na estreia contra Gana ao vencer e, num jogo difícil contra o Uruguai, venceu os sul-americanos garantindo também a sua qualificação para os oitavos de final. No suplemento especial ‘Sponsored by LiUNA Feel the Power’, que faz parte desta edição, saberá tudo ao pormenor sobre os jogos recentes do Mundial. Lembrando que as edições especiais do Mundial estarão disponíveis diariamente até ao dia 19 de dezembro.

E ainda a falar de festa, a atmos fera na comunidade luso-canadiana é de celebração não apenas pelo bom desempenho da seleção das quinas. Foi também de comemoração o que se tratou este fim de semana no Centro Cultural Português de Mississauga que cumpriu 48 anos de existência no Canadá. Poderá acompanhar nesta edição tudo sobre a festa do CCPM, assim também como uma reportagem especial sobre a exposição ‘Fall 2022, Artic/Amazon: Networks of Global Indigeneity’ que acontece na ‘Power Plant Contemporary Art Gallery’ em Toronto até 31 de dezembro, com entrada gratuita. Boa leitura! l

Justin Trudeau explicou na sex ta-feira, dia 25 de novembro, o que motivou a adoção de poderes extraordinários durante os protestos do chamado ‘Freedom Convoy’.

No último dia do inquérito público ao uso da lei de emergência, o primeiro-mi nistro disse que temeu “o pior”, razão pela qual acionou o instrumento legal.

O primeiro-ministro foi a última testemunha das audiências na Comissão de Emergência de Ordem Pública, que decorreram ao longo de seis semanas.

De recordar que Trudeau invocou o chamado ‘Emergencies Act’ a 14 de fevereiro, na tentativa de controlar a manifestação dos camionistas contra as regras pandémicas. Um poder federal nunca antes usado, desde que a lei foi criada, há mais de 30 anos. O governante diz ter temido pela economia e segurança do país.

Durante o seu testemunho, Trudeau também criticou a polícia. Ao falar sobre um alegado plano das autoridades policiais para acabar com a ocupação da capital, o líder liberal disse que “não houve sequer um plano” e que os polícias “perderam o controlo”.

O primeiro-ministro acrescentou que a ideia de invocar a lei de emergência esteve sempre presente, mas que só foi “seriamente” ponderada quando os pro

testos se começaram a agravar.

De acordo com Trudeau, a situação em Ottawa e nas duas fronteiras em Ontário e Alberta tinha “potencial de violência”.

O governante deu conta de suspeitas de presença de armas de fogo e do “uso de crianças como escudos humanos”, descrevendo o cenário como uma “séria ameaça”. l

PUB TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 2 EDITORIAL/CANADÁ editorial Mundial, aniversário e arte INQUÉRITO ‘FREEDOM CONVOY’ Trudeau acionou lei de emergência por temer “o pior” 157 MacNab St. N. Hamilton, ONL8R 2M2 Take ouT QuarTa a Domingo Frango no Churrasco Torresmos Bifanas & OuTROS! ESpECiaLizadOS EM ENCHidOS pORTuguESES CaSEiROS VisiTe-nos! Temos uma grande seleção de produtos portugueses e mercearias variadas! Tel.: 905.528.0165 www.alvesmeats.com • alves_meats@hotmail.com (416) 919-3281 beto.thomaz@mtgarc.ca ATENÇÃO HOME OWNERS! REFINANCIE A SUA HIPOTECA OU OBTENHA UMA SEGUNDA HIPOTECA COM JUROS MENORES QUANDO O BANCO DIZ NÃO... NÓS DIZEMOS SIM!! Aprovação fácil Hipotecas particulares fechamos em 48 horas Não use os seus cartões de crédito ou linha de crédito para pagar as suas despesas e compromissos, pois estes juros são muito altos. Licence # M19001201 FSCO # 12864 Especializado em Refinanciamento, Reverse Mortgage e 1st and 2nd Mortgages ivemos dias neste
Vmuita
rança,
c
mês de
Testemunho de Justin Trudeau
DIREITOS RESERVADOS

CONTAMINAÇÃO | LIMPEZA DE LOCAIS CUSTAM AOS CONTRIBUINTES MILHARES DE MILHÕES

Com uma estimativa de

de 4,38 mil milhões de dólares, a limpeza da Mina

um dos locais mais contaminados do Canadá, é a mais cara da história do Canadá. O valor, recentemente aprovado pelo Ministério das Finanças, abrange os cus tos desde 2005 até 2038, quando se prevê que a remediação ativa na antiga mina de ouro de Yellowknife termine. O Canadá diz que depois da Mina Gigante, as quatro limpezas mais caras são a mina de Faro em Yukon, A Port Hope Area Initiative em Ontário, o Porto de Esquimalt em British Columbia e a mina de Keno Hill em Yukon. Até à data, foram gastos mais de 2 mil milhões de dólares nos cinco locais, e prevê-se que nos próximos anos vão custar aos contribuintes mais milhares de milhões de dólares. Os números mais recentes do Ministério das Finanças do Canadá indicam que mais de 707 milhões de dólares foram gastos em reabilitação, cuidados e manutenção na Mina de Faro, uma antiga mina de chumbo-zinco a céu aberto. O projeto de reabilitação deverá levar 15 anos a ser concluído e está atualmente estimado em custar mil milhões de dólares Em 2012, Ottawa comprometeu $1,28 mil milhões de dólares em financiamento durante 10 anos para a limpeza de resíduos históricos de baixo nível radioativo nos municípios de Port Hope e

Atão esperada estratégia Indo-Pacífico do Canadá descreve a China como “uma potência global cada vez mais perturbadora” no cenário mundial. O Canadá destaca uma força social e económica dema siado grande para ser ignorada, m as também cada vez mais centrada na flexão das regras internacionais para servir os próprios interesses.

A estratégia diz que o Governo canadiano precisa de ser “clari vidente” quanto aos objetivos da China no Extremo Oriente e nou tros lugares. Promete gastar quase 500 milhões de dólares ao longo de cinco anos para melhorar a cooperação militar e de inteligên cia com aliados na região.

“A ascensão da China, possibi litada pelas mesmas regras e nor mas internacionais que agora cada

vez mais ignora, teve um enorme impacto na região Indo-Pacífico, e tem ambições de se tornar a principal potência na região”, diz o documento de 26 páginas, que foi fornecido aos meios de comunicação social antes do lan çamento formal em Vancouver, no domingo, 27 de novembro.

“A China está a fazer inves timentos em larga escala para estabelecer a sua influência eco nómica, impacto diplomático, capacidades militares ofensivas e tecnologias avançadas. A China está a procurar moldar a ordem internacional num ambiente mais permissivo para interesses e valores que cada vez mais se afastam dos nossos”.

O documento estratégico diz também que “a dimensão e influência da China torna a cooperação necessária para enfrentar algumas das pressões existenciais do mundo, tais como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, a saúde global e a proliferação nuclear”. l

Líderes da LiUNA encontram-se com Francisco no Vaticano

As imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento histórico para a LiUNA. Numa audiência no Vaticano, em Roma, vários líde res do sindicato estiveram com o Papa Francisco, na manhã do dia 23 de novembro.

O vice-presidente-inter nacional do sindicato, Joseph Man cinelli, partilhou vários registos do momento, que con tou ainda com as presenças do presidente geral da LiUNA, Terry O’Sullivan, e de CarmenPrinci pato, ‘business manager’ da LiUNA Local 506.

Mancinelli diz sentir-se “abençoado” pelo tempo pas sado com o líder máximo da I greja Católica. O dirigente sindical descreve o dia como

“incrível e memorável”.

Durante a visita à Itália, o grupo de sindicalistas esteve ainda em Aquino, uma comuna da região do Lácio.

De acordo com Mancinelli, o objetivo da visita foi “ver em primeira mão os esforços da LiUNA na construção de Aquino após os impactos do terremoto”, nomeadamente no centro comunitário.

O vice-presidente-interna cional agradeceu a “calorosa receção e hospitalidade” do SindacodellaCittàdi Aquino.

Ainda na comuna, os diri gentes sindicais regressaram ao monumento financiado pela LiUNA, inaugurado em 2019, em parceria com Governor General Horseguardsof Canada.

Trata-se de uma homenagem aos soldados mortos que liber taram a Itália na Segunda Guerra Mundial.

A visita a Itália acontece numa altura de muitas outras iniciativas da LiUNA, no Canadá.

Poucos dias antes, o minis tro do Emprego do Trabalho participou numa discussão com o sindicato. Nas redes sociais, Monte McNaughton diz que “o Governo e as empresas preci sam de trabalhar em conjunto”, tendo em conta o investimento de “185 mil milhões em proje tos de infraestruturas no hori zonte”.

A LiUNA Local 183 também homenageou recentemente dois sócios de longa data. Giuseppe Giordano e Leonardo Romano têm agora o título de ‘Gold CardMembers’. O luso-cana diano Jack Oliveira, ‘business manager’ da LiUNA Local 183, marcou presença na homena gem. l

PUB Telefone Já Toron T o | 416.222.1673 advogados 197 Spadina Avenue, Suite 400, Toronto, ON M5T 2C8 20 Queen St. N, Suite 201, Kitchener, ON N2H 2G8 José BenTo rodrigues Direito de Família Direito Fiscal Michael J. Paiva Direito Municipal Direito Comercial rodrigues P aiva ll P, aQ ui P elos seus direi T os ! www.rplawyers.ca TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 3 CANADÁ CANADÁ E CHINA Mais militares no Indo-Pacífico ENCONTRO COM O PAPA
custo
Gigante,
Port Grandby, em Ontário. Até à data, foram gastos mais de 722 milhões de dólares em avaliação e remediação. Já a limpeza do fundo marinho do Porto de Esquimalt, em Victoria, tem atualmente um orçamento de 162,5 milhões de dólares. Cerca de 214 milhões de dólares já foram gastos em remediação e avaliação. l

postos de trabalho. De acordo com a agência, o aumento mensal deve-se em grande parte a variações sazonais, já que as vagas de emprego normalmente atingem o pico em setembro. O número de postos de trabalho disponíveis no setor do alojamento e da restauração subiu 12% para 152,4 mil vagas, ao passo que o setor da construção registou um ganho de 14% para 93,9 mil vagas. O número de vagas na indústria caiu 11,3%, para 76 mil em setembro. Na análise anual, a Statistics Canada diz que o número total de vagas mudou pouco. A taxa de oferta de empregos, que mede a proporção entre o número de vagas e a procura total por mão de obra, foi de 5,7% em setembro. Valor que se situou em 5,4% em agosto e em 5,9% em setembro de 2021. l

Amanhã de 25 de novembro arrancou com o içar da bandeira, alusiva ao Dia Mundial da Consciencialização da Diabetes, em frente à Câmara Municipal de Brampton.

Sonia Sidhu, que tem vindo a dedicar-se à causa há vários anos, promoveu o evento, para assinalar o Mês da Consciencia lização da Diabetes, celebrado em novembro, no município.

De acordo com a deputa da federal, um em cada três canadianos tem diabetes. Já em Brampton, um em cada cinco habitantes lida com a doença.

De recordar que, em outubro, o Governo federal apresentou a chamada ‘National Framework for Diabetes in Canada’ na

Câmara dos Comuns. O objetivo do plano é melhorar o acesso ao tratamento da diabetes no país.

A deputada liberal por Brampton South está por detrás da iniciativa. Sidhu apelou ao enquadramento legal, no con texto de um projeto de lei pri vado que se tornou lei em 2021.

Foi também a política que

propôs classificar novembro como o Mês da Conscienciali zação da Diabetes, numa moção aprovada por unanimidade no Parlamento, em 2019. O muni cípio de Brampton seguiu o exemplo, passando ainda a con siderar 14 de novembro como o Dia da Consciencialização da Diabetes. l

Os residentes do Ontá rio têm visitado bancos alim entares em maior número e com mais frequência há seis anos consecutivos.

Segundo um novo relató rio da Feed Ontario, 587 mil adultos e crianças visitaram os bancos alimentares da provín cia, entre abril do ano passado e março deste ano. Um total de 4,3 milhões de visitas feitas no mesmo período.

A Feed Ontario destaca um pico de 15% no número de pes soas que recorrem aos bancos de alimentos para pedir ajuda e um aumento de 42% no número de visitas em comparação com os números registados em 2019.

O relatório afirma que os resultados, que marcam o sexto ano consecutivo de aumento

de cidadãos e visitas a bancos alimentares, também ilustram a tensão que o sistema está a enfrentar. Ao todo, 30% dos visitantes dos bancos alimentares são crianças e jovens menores de 18 anos, um número que se tem mantido consistente nos últimos anos. Mais de metade das pessoas que acedem a tais centros estão a beneficiar de alguma forma de assistência social.

O relatório refere ainda que um em cada três visitantes foi pela primeira vez a um banco alimentar.

Os cidadãos que precisaram dos bancos alimentares nos últimos dois anos citaram os custos de alimentação e habi tação, salários baixos ou horas de trabalho insuficientes como fatores determinantes. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 4 CANADÁ PUB ROSA BoRLIDO SALES REPRESENTATIVE Procura um corretor imobiliário dedicado para o ajudar na compra ou venda de casa? Ligue-me! rosaborlido.realtor@gmail.com 416.629.4262 www.correiodamanhacanada.com TODAS AS TERÇAS-FEIRAS NOS PRINCIPAIS LOCAIS DA COMUNIDADE PORTUGUESA A division of: Jones Deslauriers IMI Inc. Representamos as maiores companhias seguradoras do mercado canadiano LUSO INSURANCE BROKERS LTD. • CASA • AUTOMÓVEL • MOBILIÁRIO • BARCO • NEGÓCIO • VIDA • ACIDENTE • DOENÇA • HIPOTECA • ETC... OFERECEMOS A SOLUÇÃO CERTA PARA QUALQUER TIPO DE SEGURO POUPE 30% - CASA E CARRO NA MESMA APÓLICE •AUTOMÓVEL: - Condutores com mais de 10 anos de condução - 20% de Desconto Se conduz há mais de 10 anos e não tem acidentes ou multas, fale connosco acerca do novo 10 STARS PROGRAM •CASA: - Casas novas e equipadas com alarme - 30% de Desconto - Casas residenciais de uma só família, renovadas e actualizadas - 20% de Desconto • Se reside em Mississauga, Oakville, Brampton, Concord, Ajax, Richmond Hill, Pickering, Oshawa, Hamilton, Barrie, Bradford - COMPARE AS NOSSAS TABELAS 1152 College St. Toronto, ON (a oeste da Dufferin) www.lusoinsurance.com 416.534.8455 luso@lusoinsurance.com 46 ANOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE! • Se é inquilino e reside num apartamento ou “flat” proteja os seus bens com uma apólice (tenants insurance) - FALE CONNOSCO O SEU SUCESSO É O NOSSO SUCESSO! Ligue e saiba como anunciar connosco: 416.532.3666 FOME EM ONTÁRIO DIABETES NO CANADÁ Cidadãos procuram bancos alimentares com mais frequência 1 em cada 5 canadianos tem diabetes, alerta Sonia Sidhu EMPREGO | VAGAS DE EMPREGO AUMENTARAM 3,8% EM SETEMBRO A Statistics Canada diz que o número de vagas de trabalho aumentou 3,8% em setembro, para 994.800
DIREITOS RESERVADOS
U
Sonia Sidhu tem vindo a dedicar-se à causa há vários anos
TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 5 PUBLICIDADE PUB

Município acaba de divulgar o programa festivo de 2022

ACâmara Municipal da Ribeira Grande acaba de divulgar o seu programa natalício de 2022. Em comu nicado à imprensa, a autarquia fala num “vasto programa cul tural, repleto de luz, música e animação”.

“Neste sentido, convida toda a população a viver o espírito mágico desta quadra festiva, usufruindo não só das várias atividades que irão decor rer, como também de todo o ambiente proporcionado pelo cenário colorido das luzes, músicas de natal e dinâmica do nosso comércio local”, pode ler-se na nota de imprensa.

No dia 25 de novembro, pelas 20h, será inaugurada a ilumi nação de Natal no Largo Hintze Ribeiro, a qual cobrirá o centro histórico da cidade e a Rua Direita, estendendo-se à ave nida Dr. José Nunes da Ponte.

O dia 7 de dezembro será marcado pela abertura da ‘Aldeia do Perlim Pim Pim’, no

Largo Hintze Ribeiro, às 19h, este ano dedicada ao encanto musical, contando com muita animação para todas as idades, com especial destaque para a chegada do Pai Natal e abertura da respetiva casa, a partir das 16h, e os espetáculos de pati nagem artística e ‘The Valley’.

No dia 8 de dezembro, tra dicionalmente conhecido como Dia das Montras e dia da Festa de Nossa Senhora da Concei ção, destaca-se o concurso de montras e o famoso desfile de viaturas dos Bombeiros Volun tários da Ribeira Grande, ao

longo da rua Direita, contando com animação de rua.

Até ao Natal, o programa intensifica-se na ‘Aldeia do Perlim Pim Pim’, localizado em frente à Câmara Municipal, sobretudo ao fim de semana, com atuações de diversos gru pos e animadores, tais como as personagens Perlim e o Pim Pim, o músico Jaime Goth, os grupos Vozes Mar do Norte, as Tunas da Universidade dos Açores, a Filarmónica Voz do Progresso, os alunos da Escola de Música da Rabo de Peixe, os alunos da Academia de Música

da Ribeira Grande, o Trio Ori gens, a Unquiet Band. Destaque ainda para a iniciativa ‘Ciência Divertida’, para um ‘showcoo king’ infantil de chocolate, a par de um espetáculo do ‘Tio Óscar’, no dia 11 de dezembro, às 17h.

“No mesmo local estará a funcionar um mercadinho de natal repleto do nosso artesana to, licores e doces tradicionais”, adianta a autarquia.

O cinema infantil também estará de volta com duas ses sões (dias 10 e 17 de dezembro), n o Teatro Ribeiragrandense, e os Contos de Natal, também em duas sessões, nos dias 10 e 19 de dezembro, no Largo Hintze Ribeiro e na Biblioteca Municipal Daniel de Sá, respe tivamente. Destaca-se ainda o espetáculo infantil inserido no lançamento do livro ‘História de Natal da nossa avozinha’, no dia 19 de dezembro, às 18h, no Teatro Ribeiragrandense.

Também durante este perío

do festivo estarão patentes diversas exposições no Museu Municipal e Casa do Arcano, não esquecendo o Presépio do Prior Evaristo Carreiro Gou veia, com abertura no dia 25 de dezembro e dias seguintes, em horário alargado. Uma vez mais, o Concurso Municipal de Pre sépios ‘Prior Evaristo Carreiro Gouveia’ irá realizar-se, no seu habitual formato, para particu lares, escolas e instituições.

A terminar o ano, a autarquia promove um espetáculo de final de ano que contará com anima ção musical e um espetáculo de fogo de artifício, ao longo da frente marítima citadina, entre o miradouro de Santa Luzia e a Praia do Monte Verde, com o qual se pretende dar as boas vindas ao ano 2023.

O novo ano inicia-se com o tradicional Concerto de Ano Novo, no dia 14 de janeiro, às 21h, na Igreja do Bom Jesus, em Rabo de Peixe.

“A Câmara Municipal espera assim que toda a população possa aproveitar o ambiente próprio do Natal que este pro grama pretende proporcionar, mas também toda a dinâmica do nosso comércio local, que nesta quadra prima sempre pelas montras apelativas e pro dutos inovadores, com horários alargados e um acolhimento de excelência que só os nossos comerciantes sabem fazer.” l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 6 AÇORES PUB FESTAS Ribeira Grande, em São Miguel, celebra o Natal e Ano Novo com diversas iniciativas CO MME RC IA L R OOFE RS R OOFI N G SHE ET META L FA BR ICATORS SHE ET META L INSTALLE RS TRABALHADORES PARA TELHADOS COMERCIAIS INSTALADORES DE CHAPA METÁLICA PARA TELHADOS/COBERTURAS FABRICANTE DE CHAPA METÁLICA PARA TELHADOS/COBERTURAS A é uma empresa movimentada de Telhados e Revestimentos Comerciais, localizada em North York. Estamos, de momento, a contratar para as seguintes posições: located in North York. We currently are hiring for: Minimum of 2 years experience required We are looking for hard working people that want to grow with the company. These are full time positions that will have a lot of overtime. Mínimo de 2 anos de experiência obrigatória. Procuramos pessoas trabalhadoras e esforçadas que queiram crescer com a empresa.
Por favor, enviar email ou ligar/ Please email or call | 416-762-1819 TESTES DE SONO FEITOS EM CASA FINALMENTE! Alívio do ressonar. Carlos M. Valente, DD, H.I.S. 416.590.9100 | 888 College St.
Estas são vagas para tempo inteiro, com muitas horas extras Excelentes ordenado e benefícios. Ótimo ambiente de trabalho.
Edifício da Câmara Municipal reveste-se de luz na época natalícia DIREITOS RESERVADOS

s Açores tinham 5.620 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego, em outubro, mês durante o qual 182 açorianos foram colocados no mercado de trabalho, informou esta sexta -feira a secretaria regional da Juventude, Qualificação Profis sional e Emprego.

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Quali

ficação Profissional e Emprego, identificou, no final do mês de outubro, 5.620 desempregados inscritos no Centro de Quali ficação e Emprego da região, constatando que, no mesmo período, foram preenchidas mais 172 ofertas de emprego, que se traduziram na colocação de 182 açorianos no mercado de trabalho, refere o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM no

regional da Juventude, Quali ficação Profissional e Empre go, “o desemprego registado nesse mês sofreu uma redução de 10,12% em relação ao mês

Muito espaço para receber amigos ou trabalhar de casa. Luz natural, desde o nascer ao pôr do sol e excelentes vistas para o Lake Ontario e Ilha de Toronto. Comodidades como ginásio, sauna, hot tub. Distância a pé de tudo.

homólogo e uma variação de 0,36% em relação ao mês ante rior”.

A grande maioria dos desem pregados, 74,24%, eram oriun

dos das atividades do setor dos serviços e correspondiam a 86,19% da totalidade dos desempregados inscritos, refere a nota do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Por ilhas, São Miguel regista 67,63% do total dos desempre gados no arquipélago, a Tercei ra, 16,92%, o Pico 4,77% e o Faial 3,27%. Por concelhos, em outubro, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroís mo representavam 57,76% da totalidade dos desempregados identificados nos Açores.

Ainda de acordo com os dados agora divulgados, em outubro existiam 2.946 traba lhadores no arquipélago inte grados em programas de inser ção socioprofissional, dos quais 1.431 homens e 1.515 mulheres. Quanto às medidas de promo ção do emprego jovem, foram contabilizados 1.558 jovens a desenvolver projetos de estágio em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T.

Em formação estavam 340 açorianos em outubro, segundo os dados. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 7 AÇORES PUB EMPREGO NOS AÇORES Açores com 5.620 desempregados inscritos em outubro No mesmo período, foram preenchidas mais 172 ofertas de emprego PARA VENDA - LIGUE JÁ! ESTÁ A PAGAR RENDA? Quer casa, mas falta-lhe dinheiro para custos de entrada? O seu crédito não está impecável? EXISTEM SOLUÇÕES! Telefone já para saber sobre o programa de LEASE-TO-OWN! Re/Max Ultimate Realty Inc., Brokerage 1192 St. Clair Ave W. Toronto, ON M6E 1B4 ALCIDE FRANCISCO Real Estate Broker | Ligar para 416.727.8863 270 Queens Quay Ave W - 1201/02 | TORONTO | $1.600.000 Localização, Localização! Oportunidade única no coração de Toronto. 2 unidades combinadas numa única e distinta. apartamento de 1678 sf, conceito aberto. Lay out espaçoso de 2 quartos.
site oficial. Segundo o boletim mensal da Direção Regional de Quali ficação Profissional e Emprego, entidade tutelada pela secretaria
POR ILHAS, SÃO MIGUE REGISTA 67,63% DO TOTAL DOS DESEMPREGADOS NO ARQUI PÉLAGO, A TERCEIRA, 16,92%, O PICO 4,77% E O FAIAL 3,27%
O
RESERVADOS
A grande maioria dos desempregados, 74,24%, eram oriundos das atividades do setor dos serviços
DIREITOS

Porque é que dormir bem é tão importante?

Na edição passada do Cor reio da Manhã Canadá, falámos sobre vários aspe tos relacionados com a neuro ciência por detrás do sono. Dan do,neste artigo, continuidade ao tema, explicamos-lhe agora porque é que uma boa noite de sono alimenta o cérebro, promovendo também o nosso bem-estar mental e físico.

Provavelmente já ouviu dizer que a maioria dos adultos pre cisa de dormir entre sete a nove horas por noite para se sentir com energia durante o dia. Mas porquê?

O sono pode, de facto, ser ‘nutricional’ para o cérebro. Dormir pouco faz com que o cortisol, a hormona do stress, aumente, obrigando o corpo a conservar mais energia ao longo do dia.

A insulina ajuda-nos a trans formar os alimentos em energia. Quando o corpo não responde corretamente à insulina, arma zenamos gordura em vez de processá-la como energia. Sem um sono adequado, a sensibili dade à insulina cai mais de 30%.

Isso pode atrasar o meta bolismo, fazendo com que os nossos corpos se habituem à gordura. A privação do sono causa fome metabólica, ao pas so que uma noite bem dormida ajuda a diminuir o cortisol e a processar a insulina com mais eficiência.

O sono não só alimenta o nosso corpo, como também alimenta a nossa mente,sendo fundamental para o nosso bem -estar emocional.

Regular as emoções com descanso

Já se sentiu extremamente irritado após uma noite mal dormida? Há uma razão para isso.

Durante o sono, a atividade cerebral nas áreas responsáveis pela regulação das emoções aumenta. A amígdala, o corpo estriado, a ínsula, o córtex pré -frontal medial e o hipocampo iluminam-se enquanto descan samos.

Olhemos, por exemplo, para a amígdala. Essa parte do cére bro é responsável pela nossa resposta ao medo. Perante uma ameaça ou situação stressante, a amígdala controla a nossa reação.

Se dormir horas suficientes, a amígdala funciona normal mente. Mas se estiver privado de sono, a amígdala pode reagir exageradamente aos estímulos, fazendo com que se sinta dese quilibrado.

Isso pode explicar a ligação entre a saúde mental e o sono. Os distúrbios do sono contri buem e agravam as patologias mentais.

Padrões de sono adequados impedem que nos sintamos irritados ou simplesmente mal.

Além disso, o sono não ajuda a restaurar e a regular apenas partes do cérebro, como a amíg dala. Ajuda a restaurar o corpo todo.

mexe com a nossa resposta imunológica, causando um aumento das inflamações em todo o corpo.

Consequentemente, o risco de desenvolver ou de agravar infeções ou doenças dispara quando dormimos pouco.

Quando estamos acordados, o corpo produz adenosina. Ao longo do dia, a adenosina acumula-se dentro do cérebro. Normalmente, esse excesso faz-nos sentir cansados.

Se não dormirmos adequa damente, a adenosina acumu la-se. Altos níveis de adenosina causam inflamações crónicas, fibrose e até danos nos órgãos.

É imperativo que durmamos para limpar a adenosina do cérebro, eliminar as inflama ções e curar o nosso corpo.

Sem esses estágios restau radores do sono, também não podemos aprender e processar as memórias como deveríamos.

Neuroplasticidade à noite

Como o sono cura

O sono oferece ao corpo a oportunidade de se reparar, de estimular o sistema imunoló gico, de tratar tecidos danifica dos, de desenvolver os músculos e muito mais.

Certas hormonas de cresci mento só são libertadas durante o sono. Sem um sono adequado, o corpo não pode funcionar adequadamente.

Alguns animais podem per der a capacidade de manter os seus sistemas imunológicos e até morrer semanas depois de sofrerem privação de sono. A privação extrema do sono

Há muito que se teoriza que dormir e sonhar ajuda-nos a limpar memórias desnecessá rias e a recordar informações vitais e importantes.

Na verdade, a falta de sono está ligada a problemas de pro cessamento de memória em humanos e ratos.

Outro estudo provou que a ausência de um sono adequado reduz a capacidade de aprendi zagem, uma vez que mexe com as sinapses do cérebro.

As sinapses são pequenas conexões entre os nossos neu rónios, que trabalham com neu rotransmissores para transmitir sinais elétricos de um neurónio para o outro.

Durante o dia, as nossas sinapses são acionadas, estando prontas a responder a qualquer

estímulo experienciado no nos so ambiente.

Enquanto dormimos, essas sinapses desligam-se, fazendo com que nos sintamos restaura dos e renovados ao acordarmos. Precisamos de usá-las melhor. Sem um sono restaurador, as nossas sinapses funcionam com uma força excessiva durante muito tempo.

Isso dificulta a neuroplas ticidade do cérebro, isto é, a nossa capacidade de criar novas ligações entre os neurónios. A neuroplasticidade é vital para que consigamos aprender novas competências e informações.

Precisamos de um sono efi ciente para continuar a apren der, a funcionar e a processar informações adequadamente.

Estranhamente, o sono pode ser impactado por fenómenos facilmente evitáveis, como o ronco.

Se deseja diminuir a privação do sono, procurar resolver os distúrbios respiratórios do sono que causam o ronco é uma óti ma forma de começar.

A saúde adequada das vias aéreas e as técnicas de respi ração podem melhorar dras ticamente o nosso bem-estar. Acabar com a respiração bucal durante o dia exige uma atenção redobrada à respiração. Mas e à noite?

Como não podemos prestar atenção ativamente à nossa res piração durante o sono, a forma mais fácil de garantir a respira ção nasal durante o repouso é fechar a boca com fita adesiva antes de dormir.

É uma solução comprovada para o ronco que nos ajuda a ter o sono adequado de que precisamos para nos manter mos saudáveis e funcionarmos adequadamente. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 8 SAÚDE E BEM ESTAR
IMPORTÂNCIA DO SONO Bloor St. West Toronto, ON M6H 1M3 E-mail: deciojgoncalves@yahoo.ca • Fax: 416.537.6871 QUER VENDER, COMPRAR OU AVALIAR A SUA CASA? LIGUE PARA DÉCIO GONÇALVES: 416.817.8356 Com 9 quartos e 29 hectares em Parry Sound Magnetawan. Pode viver numa e alugar a outra por $1600 por semana ou alugar as duas por mais de $12.800 por mês! Toda mobilada e em boas condições. Atualmente está sempre alugada por bom rendimento mensal. 410 pés Water front lake! HomeLife Local Real Estate Ltd. Brokerage* Independent Owned & Operated Décio J. Gonçalves Office: 416.537.2441 Cell: 416.817.8356 Res: 905.848.3214 DUAS CASAS DE CAMPO PUB Uma boa noite de sono alimenta o cérebro e beneficia a
saúde física e mental
CARLOS VALENTE
Dormir pouco faz com que o cortisol, a hormona do stress, aumente, obrigando o corpo a conservar mais energia ao longo do dia
Os distúrbios do sono podem resultar em patologias mentais DIREITOS RESERVADOS
Serviço de Catering com ementas da mais alta qualidade da cozinha portuguesa e internacional 75 Derry Road West, Mississauga, ON L5W 1G3 Para mais informações, ligue 905-564-1920 | www.mississaugaconvention.com O SEU GRANDE DIA VAI SER AINDA MAIOR! Agora sob nova gerência, temos o espaço certo para a sua celebração! Casamentos | Baptizados | Concertos | Festas empresariais | Congressos e muitos outros eventos

Oaumento do cibercrime é um “grande problema” em Ontário. Quem o diz é o procurador-geral da provín cia, em resposta ao Correio da Manhã Canadá. Numa confe rência de imprensa recente que juntou jornalistas comunitários, Michael Kerzner garantiu que o Governo de Ontário está aten to ao problema, tendo já feito i nvestimentos significativos para reduzir os números.

Questionado sobre o aumen to do ‘phishing’ por SMS, bem como das fraudes bancárias e até de casos de extorsão sexual na Internet, Kerzner responde que se trata de “crimes hediondos, completamente inaceitáveis”.

“O nosso Governo atribuiu bolsas a 18 comunidades locais do bairro de Jane and Finch para que possam lidar com o problema. Fizemos um grande anúncio sobre cibercrime. Esta mos a lidar com um fenómeno

que não existia há 20 anos e que é um problema muito grande”, observa o procurador-geral.

Kerzner considera que com bater o cibercrime implica uma “parceria multifacetada”, que envolva os municípios, os ser viços de polícia locais e grupos comunitários, para que possam, em primeiro lugar, identificar os casos, e em segundo, “ser

proativos”.

“Investimos 1,6 mil milhões de dólares [num programa de combate ao cibercrime], porque é um problema muito sério. A nossa estratégia tem sido sempre promover a cons ciencialização deste assunto e prevenir que os jovens se tor nem vítimas. É um problema que está também relacionado

com o tráfico humano, que é muito sério. Estamos a investir muito dinheiro nisto, porque queremos ter a certeza de que temos os recursos para comba ter o problema, à medida que a tecnologia avança.”

Na conferência de imprensa, que teve como objetivo debater a segurança pública em Ontário, o procurador-geral abordou ainda outros assuntos, nomea damente o investimento em crimes que “afetam as pessoas diariamente”, nomeadamente a violência armada e de gangues ou o ‘carjacking’.

“Fizemos investimentos substanciais. Quero também dar nota do reconhecimento das matrículas automóveis, que é muito importante, por exemplo, para localizar carros roubados”, adianta Kerzner, sublinhando que a tecnologia tem um papel fundamental em matéria de segurança pública.

“Partilho a preocupação do nosso premier: com um Ontá rio seguro, temos tudo, desde comunidades seguras, parques para brincar, locais para tra balhar, para rezar ou para fazer compras.”

Kerzner mostrou-se ainda preocupado com os recentes crimes de ódio na província, garantindo que o Governo se opõe fortemente a esse tipo de infrações.

“Desde que me tornei pro curador-geral, tenho percor rido a província para conhecer os trabalhadores dedicados à segurança pública. Vou onde for preciso para agradecer aos que nos mantêm em segurança. Falo de polícias, guardas prisionais, operadores do 911, bombeiros, oficiais de liberdade condicional e todo o pessoal de apoio. E é um orgulho observar que há uma grande diversidade entre os que nos protegem.” l

(514) 845-5345 web: www.ferma.ca email: sales@ferma.ca

PUB 10 CANADÁ TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ CRIMINALIDADE Aumento do cibercrime é um “grande problema”, diz procurador-geral de Ontário CHRISTOPHER REIS, D. D. Denturista RAZÕES PARA SORRIR! Trabalhamos com Seguros ORÇAMENTOS GRÁTIS Localizado 503 ROGERS RD. TORONTO LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA: 647. 430.5526 Dentaduras novas com ou sem implantes, dentaduras imediatas, dentaduras flexíveis, enchimentos e reparações. Michael Kerzner reuniu-se com jornalistas comunitários em encontro sobre segurança pública Ferma Food Products Unibel Company Ltd. 44 Atomic AveToronto, ON, M8Z 5L1 Tel.: (416) 533-3591 • Fax: (416) 533-3485 web: www.fermafoods.com email: sales@fermafoods.com Ferma Import & Export Inc. 2615 Place Chassé Montreal, Quebec, H1Y 2C3 Tel.: (514) 845-0164 • Fax:
Michael Kerzner com o premier Doug Ford e a vice-governadora de Ontário Elizabeth Dowdeswell DIREITOS RESERVADOS
TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 11 PUBLICIDADE PUB TONY CARREIRA e sua Banda Celebrando o “Valentine’s Day” e os 35 anos de carreira RIALTO THEATRE (5723 PARK AVE, MONTREAL, QC) PORTAS ABREM ÀS 19H30 ESPETÁCULO ÀS 21H00 10 DE FEVEREIRO 2023 EM MONTREAL BILHETES À VENDA NO www.ticketpro.ca ou LIGAR PARA 647-444-1240 BILHETES À VENDA EM www.eventbrite.com ou LIGAR PARA 647-444-1240 JANTAR E ESPETÁCULO NO MISSISSAUGA CONVENTION CENTER PORTAS ABREM ÀS 18H30 JANTAR ÀS 19H30 SÁBADO 11 DE FEVEREIRO 2023 ALMOÇO E ESPETÁCULO NO MISSISSAUGA CONVENTION CENTER PORTAS ABREM ÀS 12H00 ALMOÇO ÀS 13H00 DOMINGO 12 DE FEVEREIRO 2023 EM TORONTO 75 Derry Rd W, Mississauga | (647) 444-1240 APONTE O SEU TELEMÓVEL PARA O QR CODE E COMPRE ONLINE APONTE O SEU TELEMÓVEL PARA O QR CODE E COMPRE PELA INTERNET

Centro Cultural Português de Mississauga celebrou o 48º aniversário

Comemoração reuniu luso-canadianos em jantar com muita animação

SSábado, dia 26 de novembro, foi um dia de muita festa e come moração no Centro Cultural Português de Mississauga. O salão principal de um dos mais tradicionais clubes da comu nidade luso-canadiana encheu rapidamente para celebrar o aniversário do CCPM que cum priu 48 anos.

L ogo à entrada havia ao dispor, uma das iguarias mais tradicionalmente portuguesas, um cálice de vinho do Porto para dar a boas vindas aos recém che gados que se uniram, não só para festejar desfrutando da típica comida, mas também partilhan do muitas das estórias ocorridas desde a fundação do clube.

O Centro Cultural Português de Mississauga (“CCPM”) foi fundado a 26 de Fevereiro de 1974. O clube tem orgulhosa mente representado a Comuni dade Portuguesa em Mississau ga há 48 anos. Tem atualmente mais de 600 membros ativos e as suas instalações funcionam contando com o trabalho árduo de muitos voluntários.

Entre as várias recordações descritas pelos presentes, é fato assente que o centro sempre foi e é ainda, um lugar de todos e para todos, um lugar que per mite a união da comunidade, oriunda de todas as partes do país, para celebrarem as suas tradições , sem nunca esquece rem as suas origens, no desejo comum de manter viva a chama da alma portuguesa, noutro país tão longe da pátria. Gilberto Moniz, presidente da Assem bleia Geral, contou-nos como começou esta estória.

“Este clube começou bem

pequenino, numa pequena sala, por um grupo de homens que se juntaram com esse propó sito. Alugaram uma sala, na expectativa de matar o tempo e aos poucos, esta associação foi crescendo, nos anos 80 mudou

Para além das festas, o clube também ajuda organizações de serviço social, tais como a Community Living Mississauga e a Luso Canadian Charitable Society, que nesta noite de fes ta, receberem diretamente da direcção do CCPM uma doação monetária, parte dos fundos angariados durante o evento onde se atingiu o record da maior dança folclórica portuguesa.

Jack Prazeres, presidente da Luso Canadian Charitable Society, não perdeu a oportuni

dade para realçar a importância do clube.

“Este clube é muito impor tante porque representa a comunidade inteira, represen tando todos os portugueses, incluindo as ilhas. É fantástico e tem uma excelente direção, cheia de energia que faz belas festas. Estão de parabéns pois ao longo destes anos todos de existência como clube, têm tido muito sucesso. Parabéns tanto para a direção , como para o presidente e a todos os

sócios. O CCPM é vizinho da Luso Charity, a qual eles têm ajudado muito. Fica aqui o nosso obrigado, em nome da Luso e de toda a comunidade. Muitos parabéns por este aniversário.”

Para além do jantar e do entretenimento, a festa contou também com a apresentação de obras de arte. Entre os artistas esteve Niseen Askar que pre senteou o Clube com uma das suas pinturas, representando o maior evento de dança folclóri ca portuguesa já realizado, cuja

para a Dundas e em 2000 com prou-se este edifício, transfor mando o clube no que ele é hoje. É um centro comunitário para a comunidade portuguesa, que já conta com cerca de 600 sócios, onde fazemos grandes festas . Não é muito, mas esperamos que para o ano tenhamos mais sócios.”

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 12 COMUNIDADE CULTURA E EVENTOS
“Espero que venham mais 60 ou 80 anos e que nunca acabe. Estamos a trabalhar para isso e vamos continuar com esta grande luta, esta grande batalha. Eu sou ape nas um dos presidentes que passou, e está a passar, por esta grande casa”
Jorge Mouselo Presidente do CCPM
FOTOS: DIREITOS RESERVADOS
Um dos mais tradicionais clubes da comunidade luso-canadiana encheu rapidamente para celebrar o aniversário

E como atrás referido, sendo um clube de todos e para todos, estiveram presentes representan tes de outras casas portuguesas. Foi o caso de Bernardino Nasci mento, presidente da Casa das Beiras que nos explicou a impor tância das relações entre as várias associações da comunidade.

“A importância é mostrar que de facto existe uma ami zade entre os diversos clubes. Como presidente da Casa das Beiras, venho representar aqui a minha casa. Eu acho que isso é importante para podermos manter uma ligação entre todos, de forma a darmos continuidade a estes eventos culturais e, ao mesmo tempo, dar os parabéns ao CCPM por mais um excelente

aniversário.”

Com todo o sucesso alcan çado ao longo destes anos, per guntámos à direcção do CCPM qual a sua previsão de futuro para o clube. Jorge Mouselo, presidente, confessou-nos ver muito sucesso pela frente.

be. Estamos a trabalhar para isso e vamos continuar com esta grande luta, esta grande batalha. Eu sou apenas um dos presidentes que passou, e está a passar, por esta grande casa e no futuro espero que isto não morra, pois trabalhamos para isso mesmo. E eu espero muito, muito mais.”

O vice-presidente, Ricardo Santos, também acredita num futuro com sucesso.

sidentes, os fundadores também ajudaram sempre muito este clube e acho que, pelo que se pode ver hoje nesta sala, temos um futuro muito bom à nossa espera.”

“Espero que venham mais 60 ou 80 anos e que nunca aca

“Acho que temos um bom futuro à nossa frente. Esses 48 anos foram bons, com bons pre

O entretenimento esteve a cargo da banda Sagres que soube proporcionar momentos descontraídos e alegres, onde os convivas puderam desfrutar de boa música e dançar ao som das modas selecionadas criteriosa mente pela banda, tal como nos contou Carlos Janeiro, vocalista dos Sagres.

“Normalmente nós criamos

um repertório de música para os eventos, mas ao chegar aos locais observamos a sala e conforme as características do público, nós vamos alterando o género de música de forma a que todos se possam divertir a dançar.”

E pelo sucesso observado, a noite de festa do clube soube uma vez mais, proporcionar aos presentes bons momentos com bastante divertimento, o que na verdade, que todos reconhecem ter sido uma constante ao longo destes 48 anos de vida do Clube. l

Os Romeiros Emigrantes de São Miguel, em Toronto, informam a nossa comunidade de que os Romeiros de Toronto já estão a organizar a Romaria de 2023, em São Miguel.

O Rancho de Romeiros de Santa Maria de Toronto anuncia que vai dar início às suas reuniões de preparação para a Romaria da Quaresma. Os ensaios serão feitos no salão paroquial, todos os domingos, das 14h00 às 16h00. A primeira reunião está marcada para dia 20 de novembro 2022.

As partidas para a romaria serão nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2023. A viagem será com a SATA Azores Airlines.

A saída dos romeiros da Matriz de Ponta Delgada será no domingo, dia 26 de fevereiro de 2023 e a entrada no dia 5 de março de 2023.

Os interessados em participar na Romaria na ilha de São Miguel, deverão contactar:

Mestre: João Silva (416) 550-4771

Ajudante dos Mestres: José Da Ponte (647) 546-4128

Contra Mestre: Luís Leite

Facebook: RomeirosimigrantesSt.Mary’s

Ao dispor e gratos em Cristo.

PUB 13 TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ COMUNIDADE Romeiros Emigrantes do Canadá, da América e Bermudas Paróquia de Santa Maria - Toronto 588 Adelaide St. West Toronto, Ontario, M6J 3P8 (416) 703-2326 | Fax (416) 703-4196
(416) 652-0188 1755 Keele St, York | Toronto, ON Servimos almoços todos os dias TRANSMITIMOS TODOS OS JOGOS DE FUTEBOL!
organização esteve a cargo do CCPM, possibilitando assim a sua entrada no Guiness Book. O CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE MISSISSAUGA (“CCPM”) FOI FUNDADO A 26 DE FEVEREIRO DE 1974. TEM ATUALMENTE MAIS DE 600 MEMBROS ATIVOS E AS SUAS INSTALAÇÕES FUNCIONAM CONTANDO COM O TRABALHO ÁRDUO DE MUITOS VOLUNTÁRIOS Gilberto Moniz, presidente da Assembleia Geral, contou-nos sobre o início do clube Lugar de todos e para todos, que permite a união da comunidade FOTOS:
DIREITOS RESERVADOS

‘Power Plant Contemporary Art Gallery’ apresenta exibição que explora o indigenismo global

APower Plant Contem porary Art Gallery, em Toronto, é a principal galeria pública do Canadá dedi cada exclusivamente à arte visual contemporânea e atual mente está a apresentar a expo sição ‘Fall 2022, Artic/Amazon: Networks of Global Indige neity’, que estará em exibição até 31 de Dezembro de 2022. A ‘Arctic/Amazon’ dá a conhecer as obras de dezassete artistas de três continentes, assumindo questões de alterações climáti cas, indigenismo globalizado, e as zonas de contacto no Ártico e na Amazónia durante esta época de crise atual.

Os principais temas desta exposição coletiva são extraídos do simpósio Ártico/Amazó nia que foi coorganizado pelo

Colégio de Arte e Design da Universidade de Ontário e a Central Elétrica em Setembro de 2019. O objetivo do simpósio era reunir académicos, curadores e artistas indígenas estabelecidos e emergentes, principalmente das regiões norte-america nas do Ártico e da Amazónia, para se encontrarem, trocarem ideias, partilharem trabalhos e desenvolverem estratégias de colaboração que reunissem os conhecimentos tradicionais das comunidades indígenas e não indígenas.

Uma constelação de obras novas e antigas dos artistas Pia Arke (Gronelândia/Dinamarca), Sonya Kelliher-Combs (Estados Unidos), Tanya Lukin Linkla ter (Estados Unidos/Canadá), Couzyn van Heuvelen (Canadá), Máret Ánne Sara (Noruega) e Cecília Vicuña (Chile), Uýra (Indígena na diáspora), Olin da Reshinjabe Silvano, Wilma

Maynas e Ronin Koshi (Peru), Morzaniel Iramari (Brasil), Leandro Lima e Gisela Motta (Brasil), Sheroanawe Hakihiiwe (Venezuela), e Biret e Gáddjá Haarla Pieski, Outi Pieski (Fin lândia) podem ser apreciadas na ‘Artic/Amazon’. Abrangendo uma série de meios e técnicas, incluindo pinturas, desenhos, escultura, instalação, vídeo, e performance, esta exposição procura lançar luz sobre ques

tões atuais de sustentabilidade g eopolítica e ambiental que informam as práticas artísticas nestas duas regiões vastamente diferentes, mas interligadas.

Esta exibição favorece, assim, a conexão entre duas regiões ambientalmente sen síveis. Ambas sofrem com o impacto das alterações climá ticas e da ilimitada exploração dos seus recursos naturais. Cada artista desafia as visões que normalmente são exteriores a esses territórios e às pessoas que vivem neles. Os autores em destaque têm as suas origens ou estão ligados a estes lugares, e as suas obras incorporam uma política de resistência, ressur gimento, e formas de conhecer e estar em relação às terras que são a fonte do seu conhecimento e criatividade. Baseando-se no saber indígena e na sua forma de ser, conseguiram capturar e confirmar as suas ligações

profundas com a terra. As rela ções intrincadas, a violência e preocupações ecológicas que ocorreram desde a colonização, são também abordados de forma notória. Ao ajudar a comunicar as perspectivas indígenas, a exposição constrói reconhe cimento e validação de novas formas de pensar sobre a inter conectividade da responsabili dade social, proteção ambiental e resiliência cultural.

“É também importante pen sar no título desta exposição como uma rede de arte indígena global. Esse indigenismo é muito matizado e complexo e estende -se desde a ponta do Brasil até ao norte circumpolar. Eu penso que por vezes quando se pensa na arte indígena de uma perspe tiva muito ocidental, a mesma é percebida como um monólito, e esta exposição rompe todos esses limites. Rompe-os na forma em como as obras estão em diálogo

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 14 COMUNIDADE
‘Fall 2022, Artic/Amazon: Networks of Global Indigeneity” favorece a conexão entre duas regiões ambientalmente sensíveis
“Penso que, por vezes, quando se pensa na arte indígena de uma perspetiva muito ocidental, a mesma é percebida como um monólito, e esta exposição rompe todos esses limites”
Noor Alé Curadora da exposição
PRINCIPAIS TEMAS DESTA EXPOSIÇÃO COLETIVA SÃO EXTRAÍDOS DO SIMPÓSIO ÁRTICO/AMAZÓNIA QUE FOI COORGANIZADO PELO COLÉGIO DE ARTE E DESIGN DA UNIVERSIDADE DE ONTÁRIO E A CENTRAL ELÉTRICA EM SETEMBRO DE 2019
Uýra ressalta a diversidade ambiental da floresta, sem deixar de criticar o impacto causado pela presença humana O artista indígena brasileiro Uýra é um dos representantes no que se refere à Amazónia, em fotografias que retratam a flora brasileira em figuras antropomórficas

umas com as outras, com o tipo de colaboração que infundiu as obras, com as formas relacionais de trabalhar e de estar com os artistas, mas é claro que a lição a levar daqui é realmente consi derar a analogia da nossa posição temática no mundo. A forma como nos envolvemos com a terra ou com os conhecimentos tradicionais e visões do mundo indígena, convidam o público, independentemente do posicio namento de cada um, a pensar realmente sobre estas preocupa ções muito importantes. Quando se pensa nas alterações climáti cas, é também uma preocupação humanitária que nos envolve a todos ou, ainda, a questão do extrativismo. Quando se pensa no extrativismo Canadiano, no México, na Colômbia e em outras áreas, o tipo de apresentação, no que se refere a relações públicas, é muito limpa, mostrando um Canadá bastante dócil e gentil, mas na realidade, está tão envol vido no extrativismo quanto o anterior governo Bolsonaro no Brasil, que está a remover as pro teções da Amazónia e a permitir ativamente a exploração mineira ilegal. E claro que têm havido muitos abusos terríveis na luta pela proteção da Amazónia”, especificou a curadora da expo sição, Noor Alé.

As populações indígenas que vivem nos dois biomas têm também em comum o facto de serem alvos de grandes emprei teiras e sofrem com a falta de políticas públicas para preservar as suas terras. Para a curadora, a luta ambiental une os povos da Amazónia e do Ártico.

“Estão ligados por muitas semelhanças filosóficas e pela imagem na exposição em geral. Há quatro conceitos que ligam estas regiões geográficas um pouco como em ‘ascensão’, quase como rotas que se esten dem desde o Brasil até ao norte circumpolar. Estes conceitos inerentes às relações que envol vem terra, zonas de contacto do conhecimento tradicional e visões do mundo indígena, são as razões que ligam as duas. E os povos indígenas, assim como os colonos, também estão

implicados nesta luta contra as alterações climáticas. Isto tam bém envolve, o colonialismo e depois o neoliberalismo, é claro. E a exposição procura realmen te tornar estas preocupações humanas evidentes nas obras em geral” , explicou.

“Os povos indígenas, assim como os colonos, também estão implicados nesta luta contra as alterações climáti cas. Isto também envolve, o colonialismo e depois o neoliberalismo, é claro. E a exposição procura real mente tornar estas preocu pações humanas evidentes nas obras em geral”

Noor Alé

Curadora da exposição

Para Noor Alé, apesar dos dois biomas terem grandes dife renças estéticas, as obras apre sentadas se complementam.

“Sim, é interessante porque por vezes o Ártico é caracteri zado como sendo muito branco, muito azul, muito cinzento. Mas na realidade, está cheio de cor e vida, cheio de flora e fauna diferentes que ali vivem.

Mas em termos das cores que vimos nesta exposição, nós trabalhámos com um designer de exposições, Whitman Emer son, que é fantástico. Também trabalhamos em colaboração com os artistas e selecionamos as cores que eles pensaram ser adequadas para a apresentação dos seus trabalhos. Aproveito também para apontar breve mente para a parede no meu lado direito, pois a côr que se vê no fundo é da semente de urukun, que é nativa do Brasil e é frequentemente utilizada por determinadas primeiras nações para as suas pinturas corporais. Assim, ao discutir e sonhar com estas ideias sobre a cor, isto tor nou-se algo de que realmente gostamos e por isso queríamos envolver a exposição com este tipo de paletas de cores.”

Assim, na mesma sala da exposição podemos encontrar em completa harmonia o tra balho de artistas nórdicos e peruanos. Apesar de técnicas e materiais diferentes, as cores vivas são semelhantes.

“São artistas da Primeira Nação, do Peru, Amazonas e parte da sua prática é na rea lidade afundarem-se nos seus desenhos de canoa, estes dese nhos ancestrais. Por isso, estão imbuídos de um tipo particular

de materialidade invisível que faz parte do tecido da obra e é também a noção de Koshie, que é a energia positiva das plantas da floresta tropical. Portanto, este tipo de material também faz parte dele.”, disse Noor Alé.

“Ao discutir e sonhar com estas ideias sobre a cor, isto tornou-se algo de que realmente gostamos e por isso queríamos envolver a exposição com este tipo de paletas de cores”

Noor Alé

Curadora da exposição

O artista indígena brasileiro, Uýra, é um dos representantes no que se refere à Amazónia. Em fotografias que retratam a flora brasileira em figuras antropomórficas, Uýra ressalta a diversidade ambiental da flo resta, sem deixar de criticar o impacto causado pela presença humana. Uma das suas foto grafias representa uma planta em forma humana que caminha pelas ruas de Manaus. Numa outra, podemos ver um ‘homem planta’ que se mostra no meio do lixo no rio.

Do Ártico, o canadiano Cou

zyn Van Heuvelen exalta ele mentos da cultura inuíte. Blocos brancos no chão que remetem ao gelo, anzóis no teto que dizem respeito à prática da pesca, e escondidos atrás de uma pare de branca, encontramos balões insufláveis em forma de peixes, um dos elementos básicos da subsistência dos povos Inuítes.

Outra artista indígena do ártico, a americana Sonya Kelliher-Combs, critica dire tamente a política indígena do seu país. Numa instalação polé mica, a artista do Alasca exibe a bandeira americana recorta da, tendo transformado cada ped aço em pequenos potes. Em cada um deles, a artista adiciona elementos indígenas compostos de diversos materiais como, por exemplo, tecido e até mesmo cabelo humano, numa clara tentativa de ressignificar um símbolo, que para muitos indígenas, representa o mas sacre dos povos originários da América.

Numa outra instalação, qua se imperceptível à distância, a mesma artista reflete sobre o genoma humano. Fios dispostos de forma a representar os fenó tipos que podem ser utilizados para a separação racial entre as pessoas, no entanto, se obser varmos atentamente, na base da instalação todos os fios se mis turam sendo difícil separá-los

Adelina Vlas, Diretora de Assuntos de Curadoria da ‘Power Plant Contemporary Art Gallery’, diz que numa altu ra em que o Canadá se esforça por uma reconciliação, esta exposição lança a cultura indí gena contemporânea através das fronteiras e continentes, dando muitas oportunidades para que todas as comunidades se envol vam nesta exposição histórica que explora o indigenismo glo bal na arte contemporânea.

The Power Plant Contempo rary Art Gallery está localizada no 231 Queen’s Quay West, Toronto. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas nas redes sociais pelo @ ThePowerPlantTO e também no website www.thepowerplant. org. l

15 TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ COMUNIDADE
O canadiano Couzyn Van Heuvelen exalta elementos da cultura inuíte Obra
da
artista americana Sonya Kelliher-Combs Obra de Olinda Reshinjabe Silvano, Wilma Maynas & Ronin Koshi

Em tempos de “incerteza económica”, o ministro das Finanças de Ontário diz-se atento aos luso-canadianos

Depois da apresentação do chamado ‘Fall Economic Statement’ na semana passada, o ministro das Finan ças de Ontário reuniu-se recen temente com os jornalistas comunitários para falar sobre as principais ajudas às empresas e aos trabalhadores da província.

Ao Correio da Manhã Cana dá, Peter Betlhenfalvy diz que estes são tempos de “incerteza económica”, mas garante estar atento às pequenas empresas luso-canadianas, nomeada mente nos setores da construção e da restauração.

“As pequenas empresas e os restaurantes foram muito impactados durante a pandemia e o Governo deu ajudas signifi cativas aos pequenos empresá rios. Agora que ultrapassámos a pan demia, vivemos muita incerteza económica. Esse é o desafio para muitos negócios portugueses”, começou por dizer Betlhenfalvy.

“As pequenas empresas e os restaurantes foram muito impactados durante a pandemia e o Governo deu ajudas significativas aos pequenos empresários. Agora que ultrapassámos a pandemia, vivemos muita incerteza económica. Esse é o desafio para muitos negócios portugueses”

Peter Betlhenfalvy, ministro das Finanças de Ontário

“Por esse motivo, estamos a disponibilizar algum alívio fis cal às pequenas empresas, para que possam ter algum dinheiro para reinvestir ou apenas para sobreviver. Por outro lado, há o problema da escassez de tra

balhadores. Muitas pequenas empresas estão a ter essa difi culdade. É por isso que estamos a receber novos trabalhadores de forma intensiva em Ontário, trabalhando ao mesmo tempo para que estejam em situação regularizada, nomeadamente na restauração, na saúde ou na construção.” O ministro das Finanças de Ontário garante que há muitos postos de trabalho disponíveis na província e que está a trabalhar no sentido de responder a essa procura.

“Também introduzimos muitas medidas em 2022, para ajudar as pequenas empre sas. Reduzimos os custos da energia, fizemos cortes fiscais. Não temos só um apoio para

os restaurantes. Mudámos as regras de entrega de comida ao domicílio durante a pandemia, para que os restaurantes pudes sem vender álcool e comida. Também mudei o preço que os restaurantes têm de pagar ao Liquor Control Board of Ontario (LCBO), uma medida que já era pedida há 20 anos.” Betlhen falvy diz-se “muito consciente” dos desafios enfrentados pelos empresários luso-canadianos e garante que o Governo vai “continuar a ajudar” os setores da construção e da restauração.

“Ontário, como o resto do mundo, vai continuar a enfren tar desafios económicos nos próximos meses. É por isso que o nosso Governo tem um pla

no fiscal responsável que nos vai ajudar a navegar por estes tempos incertos”, acrescenta o governante, aludindo ao ‘Fall Economic Statement’.

De acordo com a declara ção económica de outono do Governo de Ontário, o défice de 2022-23 deve situar-se nos 12,9 mil milhões de dólares. O valor é quase 7 mil milhões de dóla res mais baixo do que o défice projetado no orçamento de 2022 e inclui uma série de pro messas destinadas a ajudar os condutores, os proprietários de pequenas empresas e os idosos.

O ‘Fall Economic Statement’ da província – intitulado ‘Onta rio’s Plan to Build: A Progress Update’ – promete “pôr mais

dinheiro nos bolsos das pessoas”, mantendo, ao mesmo tempo, o compromisso do premier Doug Ford de construir infraestruturas e criar mais empregos. Os docu mentos financeiros mais recentes mostram que o Governo arreca dou cerca de 186,8 mil milhões de dólares em receitas, prove nientes, sobretudo, de impostos e de transferências federais.

O Governo atribui o aumento da verba a “receitas fiscais aci ma do esperado em 2021” e “ao PIB nominal e à inflação acima do projetado em 2022”. O exe cutivo de Ontário espera gastar cerca de 198,8 mil milhões de dólares em 2022-2023, sendo que 185,2 mil milhões se desti nam a programas. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 16 CANADÁ ECONOMIA
PUB Dealer Showroom 115 Matheson Blvd E Mississauga,ON L4Z 1X8 www.euromilan.com 905.501.8600 Head Office: 672 Dupont St. Toronto, ON M6G 1Z6 416.535.1555 www.faema.ca 1117 Davenport Rd. Toronto, ON M6G 2C3 President Cav. Mike Di Donato 416.656.1555 info@faematoronto.com Tuscany Place 3175 Rutherford Rd. Building E, Unit 11 Vaughan, ON L4K 5Y6 905.738.6060 Showroom 265 James St. North Hamilton, ON L8R 2L2 905.522.9326 Pioneiro no café expresso Peter
Betlhenfalvy conversa com o Correio da Manhã Canadá sobre o recém-anunciado ‘Fall Economic Statement’
DIREITOS RESERVADOS
Betlhenfalvy diz-se “muito consciente” dos desafios enfrentados pelos empresários luso-canadianos e garante “continuar a ajudar” os setores da construção e da restauração
MUNDIAL 2022 SPONSORED BY Portugal 2-0 Uruguai p. 18-39
ESPECIAL EDIÇÃO

MUNDIAL 2022 SELEÇÃO

ortugal fica no 1º lugar do grupo se empatar ou vencer a Coreia do Sul no último jogo, sexta-feira. É possível manter a liderança com uma derrota desde que o Gana não vença o Uruguai. Em caso de triunfo dos africanos, não poderá ser anulada a atual vantagem de três golos a favor de Portugal.

Dois jogos, duas vitórias, Portugal está nos ‘oitavos’ e... siga a marinha. Bruno Fernandes voltou a comandar o barco nacional, desta vez com um bis que trouxe a bonança final, com a ajuda pelo meio de um São Diogo a afastar as ameaças de tempestade. Nesta metáfora náutica, nem foi preciso ouvir um velho do Restelo. Foi mesmo Fernando Santos a avisar, ainda no túnel, antes da entrada em campo. “Acorda, acorda!”. Os gritos acabariam por ecoar no vazio de toda uma primeira parte algo amorfa: uma espécie de jogo de xadrez, com os uruguaios a cederem a posse aos portugueses - oportunidades é que nem por isso: dois remates de longe de William e Félix, sem perigo.

Qual raposa no deserto, o Uruguai, sempre durinho nos duelos, esperava o momento para atacar e fê-lo aos 32’, num ataque furtivo de Bentancur, que ultrapassou, sozinho e de uma vez só, William e Rúben. Apenas não passou pela muralha Diogo Costa. Não foi golo, Diogo. Ri-te, diria Ronaldo. E por falar nele, nessa altura, CR7 recuava em demasia, Bernardo estava sem a cola habitual nos pés e João Cancelo muito longe do que nos habituou. Eram os raides de Nuno Mendes a dar algum brilho nos olhos aos lusos em Lusail. Mas até isso acabou aos 41’ - saiu lesionado e entrou Raphaël Guerreiro.

Da primeira jornada, tínhamos o exemplo de que tudo

pode mudar ao intervalo. E assim foi. Bernardo subiu de rendimento, Bruno também. Aos 54’, o médio do United percebeu que os ventos estão mesmo a favor do seu famoso barco. Um cruzamento para Ronaldo nem precisou do desvio do astro para acabar na baliza. A dúvida ainda pairou. Quem marcou? Bruno? Cristiano? Portugal foi certamente. Estava feito o 1-0.

E os uruguaios saíram da toca, com várias substituições. Já Santos apontou a quem o apelida de conservador e trocou Rú-

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 18 ESPECIAL SPONSORED BY
DIOGO COSTA E O POSTE EVITARAM UM DISSABOR COM O RESULTADO EM 1-0 BARCO EM FRENTEEDEVENTOEMPOPA PORTUGAL NOS ‘OITAVOS’... SIGA A MARINHA! Bruno Fernandes deu o salto habitual e O HOMEM DO LEME r Cruzamento para Ronaldo
P
1º LUGAR | AS CONTAS DE PORTUGAL

Confiança após o jogo com o Gana? Foi um erro que cometi, felizmente não deu golo. Não preciso que ninguém me diga nada, eu aprendo comigo mesmo”, afirmou ontem Diogo Costa. “O mais importante é que passámos esta fase. Se pudermos passar em primeiro, melhor”, acrescentou o guarda-redes.

PORTUGAL FOI A TERCEIRA SELEÇÃO A CONFIRMAR LUGAR NOS OITAVOS DE FINAL, DEPOIS DE FRANÇA E BRASIL. ESTAS TRÊS SELEÇÕES SÃO AS ÚNICAS QUE VENCERAM OS DOIS JOGOS.

Desta vez, correu francamente bem. O Pepe com muita segurança, o Diogo Costa esteve muito bem, o João Cancelo estava muitíssimo melhor, o Ronaldo, de facto, foi de um esforço brutal e jogaram todos muito bem”, afirmou ontem o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa disse que vai dar os parabéns ao selecionador nacional.

BARCODE BRUNO VAI

EMFRENTEE DE VENTO EM POPA

ben Neves por Rafael Leão. Aí, os sul-americanos apertaram, e de que maneira. Bola no poste aos 75’, falhanço de Suárez aos 77’ e nova grande defesa de Diogo aos 79’. Só quando Santos volta a mexer é que a equipa estabiliza até ao golpe final. Mão na área, VAR chamou o árbitro e Bruno chamou a si o penálti, já sem CR7 em campo. Bis e 2-0, que só não foi 3-0 porque o poste não permitiu o hat trick do homem do leme. O barco ruma, para onde vai? Para os ‘oitavos’, se possível ao largo do Brasil.n

89’:

O mítico golo ao Uruguai

MAIS E MENOS QUEM MARCOU? DO URUGUAI, NINGUÉM!

Na história do jogo ficará a dúvida que pairou sobre a autoria do 1-0. Quem marcou? Bem, o Uruguai não foi, de certeza. Muito por culpa do veterano Pepe e do comportamento de veterano de Diogo Costa, que renasceu do erro para ser decisivo. Zero golos sofridos. Ri-te, Diogo.

LÁGRIMAS

-

DE NUNO, MAIS UM LESIONADO Nuno Mendes até estava a ser um dos melhores quando acabou por se ressentir da lesão muscular. Saiu em lágrimas e junta-se às preocupações clínicas de Fernando Santos, depois de Danilo e Otávio. Pode ser que o jovem do PSG ainda regresse a tempo de ajudar os colegas.

ÁRBITRO

VAR alertou para penálti Não é um lance fácil, apesar da mão óbvia de Giménez. Poderia estar em causa a posição natural do corpo do uruguaio. Mas parece-nos ter decidido bem a equipa de arbitragem - a mão era mesmo evitável, deu volumetria e impediu uma clara oportunidade de golo.

Bruno cruza, Ronaldo salta, a bola entra. A realização televisiva dá o golo a Cristiano, mas a FIFA diz que CR7 não lhe tocou. Bruno ou Cristiano? No futuro talvez se fale do golo de ontem frente ao Uruguai como o enigma do recorde de Eusébio. Se o número 7 de Portugal não voltar a marcar num Mundial, este enigma virará mito. Ronaldo igualou ou não Eusébio no jogo contra o Uruguai? O próprio festejou que sim, a história oficial dirá que não. Indiferentes ao que o tempo dirá, Bruno e Ronaldo correram a abraçar-se, celebraram em união. Que outro desporto teria o sortilégio de resumir na metáfora de um golo todo o contexto de uma equipa? Só o futebol tem este condão de, por vezes, transformar a vida em histórias de encantar. Bruno cruza, Ronaldo salta, a bola entra. Portugal ganha. Final perfeito: quando o penálti lhe daria nova oportunidade, CR7 já não estava em campo, aí não houve dúvidas para Bruno. É o ‘script’ perfeito para esta Seleção, numa só jogada o moral desta história. Perfeito, como todo o jogo. Diogo Costa pagou a dívida várias vezes. A defesa melhorou com Pepe. A vitória afasta, para já, o fantasma do Brasil nos ‘oitavos’. Portugal tem uma semana para recuperar lesionados e o jogo contra a Coreia para testar outras soluções. Ou para Ronaldo voltar a desafiar o mito.n

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 19 ESPECIAL SPONSORED
BY
EPA/NOUSHAD THEKKAYIL
enganou o guarda-redes Rochet no penálti do 2-0, aos 90+3’, depois de o VAR ter alertado o árbitro para a mão de Giménez MOMENTOS DO JOGO 54’: Ronaldo fez-se à bola e criou a dúvida. FIFA deu o golo a Bruno Giménez, no chão, toca com a mão na bola e provoca penálti afinal foi golo direto do médio, que bisou de penálti e ainda espreitou o terceiro. Mas isto não foi fácil...
+
MARCELO | “CORREU FRANCAMENTE BEM” DIOGO COSTA | “APRENDO COMIGO MESMO”
SMITH
‘OITAVOS’ | TRÊS APURADOS LEE
CMTV
BOLA AO CENTRO

MUNDIAL 2022

PORTUGAL

NUNO MENDES | ESTREIA

NUNO MENDES SAIU LESIONADO DO PRIMEIRO JOGO EM FASES FINAIS DE GRANDES PROVAS DE SELEÇÕES. FOI CONVOCADO PARA O EURO 2020, MAS NÃO CHEGOU A SER UTILIZADO.

PORTA DOS ‘OITAVOS’ ABERTA POR BRUNÃO

o Diogo Costa – Foi gigante a travar o remate com selo de golo de Bentancur no primeiro tempo. Fez depois uma parada decisiva quando o resultado estava 1-0.

o João Cancelo – Não está a ser aquele lateral que conhecemos do Man. City. Muitas perdas de bola e poucas descidas pelo flanco. Portugal precisa de mais.

o Pepe – Regresso imperial do central. Veterano? Só no bilhete de identidade (39 anos). Fresco, leve e seguro a toda a prova.

o Rúben Dias – Ficou nas covas no lance mais perigoso do Uruguai. Algumas desconcentrações nada habituais.

o Nuno Mendes – Estava a ser um dos melhores quando sentiu a lesão e saiu em lágrimas. Assim que foi substituído, Portugal caiu a pique no primeiro tempo.

o Rúben Neves – Muito lutador e importante na ajuda aos centrais. Ainda assim, quase inexistente no processo criativo quando o Uruguai pouco criou em termos ofensivos

o William – Muitos passes laterais e pouca objetividade ofensiva. Até foi o primeiro a rematar à baliza uruguaia, mas a fazer de ‘maestro’, Portugal pouco produz. Melhorou quando recuou no terreno.

o Bernardo Silva – Andou quase sempre escondido do jogo. Surgiu na parte final, quando Portugal estava em vantagem, a fazer uma das coisas que faz melhor: pautar o jogo e guardar a bola. o João Félix – As muitas faltas sofridas logo a abrir condicionaram a sua exibição. Teve nos pés uma boa

chance, no segundo tempo, quando atirou à malha lateral.

o Ronaldo – Poucas chances para criar perigo. Viu-se mais como pivô do ataque. Perto do intervalo teve uma situação perigosa. Mas depois de uma receção difícil não teve capacidade para marcar. Quase desviava a bola no 1-0.

o Raphaël Guerreiro – Não comprometeu em termos defensivos, mas também não deu o dinamismo pela

RÚBEN DIAS | “CONTROLÁMOS”

Aequipa esteve bem, acabámos por controlar o jogo contra uma grande equipa. Eles também tiveram os momentos deles, mas importa destacar acima de tudo a exibição e todos os que entraram, porque fizeram a diferença”, disse o defesa Rúben Dias.

REAÇÃO DO SELECIONADOR NACIONAL

MUNDIAIS | O MAIS VELHO

PEPE É AGORA O JOGADOR MAIS VELHO A JOGAR POR PORTUGAL EM MUNDIAIS, COM 39 ANOS, 9 MESES E 3 DIAS. O CENTRAL TEM 130 JOGOS NA SELEÇÃO, TENDO MARCADO SETE GOLOS.

FERNANDO SANTOS “JÁ ESTAMOS APURADOS”

BRUNO

u Até nem estava a fazer um jogo por aí além, mas aos 54’ foi decisivo num centro/remate que deu golo Depois ganhou e con verteu um penálti aos 90+3’. Ainda teve tempo para desperdiçar o hat trick Primeiro num rema te que Rochet defendeu e depois num tiro ao poste. Gigante rumo aos ‘oitavos’

ala que Nuno Mendes estava a proporcionar.

o Rafael Leão – Entrou mais para ajudar Guerreiro na defesa. Não é a sua habitual missão e por isso foi apenas razoável. Remate perigoso.

o Gonçalo Ramos – Entrou para segurar a bola na frente e refrescar.

o Palhinha – Trouxe músculo e descanso à defesa portuguesa. Com ele, a Seleção acalmou.

o Matheus Nunes – Importante para marcar os ritmos de jogo e fazer a equipa subir linhas.n

u “Acho que foi uma vitória merecida. A equipa cumpriu em pleno o que dissemos. Houve um ou outro período menos conseguido, mas a primeira parte já está. Já estamos apurados. Temos de continuar a trabalhar para ver o que é possível melhorar”, disse ontem Fernando Santos após o triunfo de Portugal sobre o Uruguai, que

permite garantir desde já os oitavos de final no Mundial. Sobre o jogo, o selecionador na-

SELECIONADOR FALA EM VITÓRIA MERECIDA E ELOGIA JOGADORES

cional considerou que o Uruguai entrou “muito agressivo”.

“Tentaram assustar-nos, mas

penso que não havia necessidade de terem feito isso naqueles primeiros minutos”, disse, acrescentando: “A equipa reagiu muito bem, com muita confiança e sobriedade.”

Entre os aspetos a melhorar, Fernando Santos destacou: “Temos de circular a bola e empurrar o adversário para longe da nossa baliza.”n

“SONHO CONTINUA BEM VIVO”

u Bruno Fernandes apontou os dois golos da vitória de Portugal frente ao Uruguai. No entanto, o primeiro golo gerou dúvidas quanto ao marcador!

Inicialmente ficou a sensação (até para a FIFA) que o golo tinha sido de Cristiano Ronaldo. Um momento que entraria para a história, pois Ronaldo ficava com tantos golos em Campeonatos do Mundo como Eusébio (9).

No entanto, a FIFA acabou por atribuir o golo a Bruno Fernandes. Ronaldo, afinal, não ‘penteou’ a bola e foi mesmo o médio do Man. United a marcar, num cruzamento/remate.

Quem esteve em campo também teve dúvidas. Depois do jogo, Bruno Fernandes revelou: “Festejei como se [o golo] tivesse sido do Cristiano. O

MEU OBJETIVO ERA CRUZAR. MAS MARQUE UM OU OUTRO, É IGUAL”

BRUNO FERNANDES MÉDIO

meu objetivo era cruzar para ele. Mas marque um ou outro, é igual”, disse. Contudo, “o importante foi termos cumprido o objetivo”, que, no entender do médio, deve-se “ao grupo, união e entreajuda em campo”.n

u “Estamos nos ‘oitavos’ do M undial! Grande trabalho, equipa! Frente a um adversário de grande mérito, fizemos valer a nossa força e a nossa qualidade. Vamos em frente! Estamos na luta e o nosso sonho continua bem vivo! Força, Portugal”, escreveu Cristiano Ronaldo nas redes sociais, pouco depois do final do jogo. O capitão foi substituído aos 82 minutos.n

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 20 ESPECIAL
SPONSORED BY FILIPE ANTÓNIO FERREIRA JORNALISTA
PAULO CALADO
MUITO AGRESSIVOS. TENTARAM ASSUSTAR-NOS” “TEMOS DE CIRCULAR A BOLA E EMPURRAR O RIVAL PARA LONGE DA BALIZA” FERNANDO SANTOS SELECIONADOR
“FESTEJEI COMO SE TIVESSE SIDO DO CRISTIANO”
“ENTRARAM
FERNANDES BRUNO FERNANDES TAMBÉM TEVE DÚVIDAS...
“O
CRISTIANO RONALDO
PAULO CALADO EPA/NOUSHAD THEKKAYIL
Ronaldo aplaudiu os colegas

Evitar o Brasil está nas próprias mãos

ç A vitória sobre o Uruguai deu o apuramento para os oitavos, e o desafio da Seleção na 3ª jornada é garantir o 1º lugar do Grupo H, para assim evitar um duelo contra o Brasil a abrir o ‘mata-mata’.

Desta vez, as contas fazem-se bem sem a calculadora, pois Portugal depende só de si: se não perder frente à Coreia do Sul, de Paulo Bento, acabará como líder do grupo. Mas uma derrota lusa até poderá chegar, desde que seja por diferença de um golo e, no outro jogo, o Gana não ganhe ao Uruguai por dois ou mais golos.

Em oito presenças, Portugal ultrapassa os grupos pela 5ª vez, a 2ª logo após o 2º jogo, depois de Inglaterra’66 e Alemanha’2006.

Curiosamente, em ambas, a Seleção somou três vitórias no grupo e avançou como 1ª colocada. Nas outras duas participações em que atingiu a fase a eliminar (África do Sul’2010 e Rússia’2018), só garantiu o bilhete na 3ª ronda e com o 2º lugar. * A.A.P.

de fora da baliza.

1-0. Bruno Fernandes cruza para a área, Ronaldo tenta o desvio e acaba por enganar o guarda-redes.

Remate de Darwin, de longe, diretamente para as mãos de Diogo Costa.

Maxi Gómez dispara de longe, ao poste, com Diogo Costa ainda a tocar na bola.

Arrascaeta surge solto na área e pica a bola para mais uma grande parada Diogo. 2-0. Bruno Fernandes engana Rochet no penálti com remate para a direita do guardião uruguaio.

Centro muito largo para o segundo poste e Bruno Fernandes remata de primeira para defesa de Rochet, junto ao poste. Novo remate de Bruno Fernandes, à entrada da área, agora a acertar no poste, com Rochet sem hipóteses de chegar à bola.

CENTRAL HISTÓRICO

Pepe supera Vítor Damas

ç Depois de não ter saído do banco na estreia frente ao Gana, Pepe voltou à titularidade e tornou-se no mais velho a jogar por Portugal em Mundiais.

O defesa-central do FC Porto entra assim na história do futebol luso, atingindo a marca aos 39 anos, 9 meses e 3 dias. No jogo em que cumpriu a 130ª internacionalização, Pepe superou o antigo guarda-redes Vítor Damas, que, aos 38 anos, 8 meses e 4 dias, se tinha estreado em Mundiais no México’86. Frente ao Uruguai, Cristiano Ronaldo (37 anos, 9 meses e 24 dias) reforçou o 4º lugar da lista, que tem a fechar o pódio outro guardião, Manuel Bento. *

DESDE 1966

Acaba malapata sul-americana

ç Foi preciso esperar 66 anos mas aconteceu! Ao bater o Uruguai, Portugal voltou derrotar uma seleção do continente sul-americano em provas oficiais. Não acontecia desde a fase de grupos do Mundial’1966, em Inglaterra, quando a equipa das quinas venceu o Brasil de Pelé (3-1) com bis de Eusébio e golo de Simões. Ontem,a Seleção Nacional vingou a derrota com os uruguaios (1-2) e a eliminação do Mundial’2018, naquela que tinha sido a anterior tentativa lusa de superar sul-americanos ‘a doer’. Antes disso, dois nulos, contra o Chile (Taça das Confederações de 2017) e o Brasil (Mundial’2010). *

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 21 ESPECIAL SPONSORED BY H
54 60 75 79
ZONAS DE ATAQUE ESTATÍSTICAS AVANÇADAS Defendido Bola corrida Penálti Livre direto 1,29 11 602 83% 61 141 16 15 59% 6 1,26 10 402 73% 48 115 18 17 41% 3 REMATES À BALIZA 39,1% 36,7% 18,3% 22% 42,6% 41,3% Golos esperados (xG) Oportunidades criadas Passes Passes certos Passes longos Passes no último terço Entradas na grande área Cruzamentos Duelos ganhos Dribles com sucesso
PAULO
FEITO. Seleção passa o grupo pela quinta vez em oito presenças
CALADO
APURADO APONTA AO 1.º LUGAR PÓDIO REMATES ENQUADRADOS 1.º Bruno Fernandes 3 2.º Bentancur, Darwin e Arrascaeta 1 OPORTUNIDADES CRIADAS 1.º Bernardo Silva e Ronaldo 3; 2.º Olivera, Cavani e Pellistri 2 DRIBLES COM SUCESSO 1.º Nuno Mendes e Bentancur 2 3.º Cancelo, Bernardo Silva, Rafael Leão, Guerreiro e Viña 1 PASSES CERTOS 1.º William Carvalho 60 2.º Rúben Dias 57 3.º Bernardo Silva 53 RECUPERAÇÕES DE BOLA 1.º Bentancur 19 2.º Bernardo Silva e Bruno Fernandes 8 90 + 9 PORTUGAL URUGUAI 33 52 90 + 8 90 + 3
PORTUGAL

PORTUGAL

JÁ MERECE UM AVIÃO

Mancha impressionante perante um isolado Bentancur (32’) evitou desvantagem no marcador e, mais tarde, segurou o 1-0 frente a De Arrascaeta. Já podes sorrir, Diogo, voltaste a ser gigante.

JOÃO CANCELO

Pareceu novamente apático, sobretudo na 1ª parte, mas cresceu com o passar do tempo e não comprometeu defensivamente.

PEPE

Um regresso em grande ao eixo da defesa. Acrescentou serenidade e serviu de pronto-socorro num par de lances. Meteu Darwin no bolso, bem ao seu jeito.

BRUNO FERNANDES 5

51 JOGOS 13 GOLOS

Depois das assistências frente ao Gana, eis que surgiram os golos, novamente em dose dupla. O facto de descair para a direita em nada lhe afeta a preponderância na manobra ofensiva da equipa, surgindo um pouco por todo o lado para ter bola e dar linhas de passe. Aliás, foi da esquerda que fez o primeiro golo, num cruzamento para CR7 que acabou no fundo das redes. Marcou o penálti que o próprio ‘inventou’, com uma jogada brilhante que merecia ter dado o 2-0 logo ali e, até ao final, ainda obrigou Rochet a defesa apertada e acertou no poste. Por isso, o bis podia ter sido um póquer e não lhe ficava nada mal.

BERNARDO SILVA 4 75J 8G

Não esteve muito em jogo nos primeiros 45 minutos, mas foi quase perfeito na 2ª metade. Determinante nas boas saídas para o ataque e sempre com critério.

JOÃO FÉLIX 3 26J 4G

DESEMPENHO

Remates

como distribuiu jogo, quase sempre com qualidade. A bola passou-lhe muito pelos pés e só falhou cinco passes em 65 tentados.

Menos influente do que com o Gana, nunca se escondeu e, apesar da muita pancada, somou bons detalhes.

RONALDO 3 193J 118G

Ficou a milímetros de festejar

mais um golo, que assentaria bem a uma exibição em prol do coletivo. Boas tabelas e um par de saltos com ‘molas’.

R. GUERREIRO 3 59J 3G

Rendeu o azarado Nuno Mendes e manteve o nível na esquerda da defesa, isto apesar de alguns sobressaltos na missão defensiva.

RAFAEL LEÃO 2 13J 1G

Saltou do banco com o jogo a seu jeito, mas somou algumas decisões erradas e foi pouco incisivo.

PALHINHA 3 17J 2G

Importante a serenar um jogo que estava tornar-se caótico para Portugal. Muitas recuperações de bola e duelos ganhos.

MATHEUS NUNES 3 10J 1G

Ajudou a segurar o meio-campo, acertou todos os passes que fez e quase assistiu para o que seria o hat trick de Bruno Fernandes.

GONÇALO RAMOS 2 3J 1G

Deu fluidez ao ataque e não se escondeu na pressão.

Marcelo gostou do que viu

ç Foi em Braga, ao lado de centenas de jovens, que Marcelo Rebelo de Sousa viu o segundo jogo da Seleção, depois de ter-se deslocado ao Qatar no encontro inaugural, frente ao Gana. “Estamos todos de parabéns! Vou tentar dar os parabéns ao selecionador Fernando Santos e ao presidente da Federação Portuguesa

de Futebol, Fernando Gomes, se eles tiverem tempo de me atender”, disse o Presidente da República. “Não sou especialista, mas gostei muito do Bruno Fernandes e do Diogo Costa. Depois, oselecionador também esteve muito bem a colocar aqueles três jovens na segunda parte. Saiu tudo bem”, afirmou. *

ç Olhando individualmente para este Uruguai é impossível não se pensar que o rendimento coletivo foi manifestamente curto. Há qualidade acima da média em todos os sectores para uma equipa que parece limitar-se a ser aguerrida e expectante com aquilo que o jogo lhe poderá dar. Foi assim a exibição perante Portugal e só a espaços se viu vontade de pegar no jogo e agir em vez de reagir. O jogo de Fede Valverde, possivelmente o jogador em melhor forma no Real Madrid, é exemplo dessa mesma incapacidade de Diego Alonso em fazer a máquina carburar, visto que o médio praticamente não se viu em campo. Dispostos em 5x3x2, os ‘charruas’ procuraram fechar bem os caminhos da baliza de Rochet, que sofreu dois golos sem culpas e ainda evitou pelo menos mais um, sendo Coates o central em melhor plano num eixo que contava com Giménez – fez o penálti –e Godín. Os laterais pouco atacaram e passaram mal sobretudo na 2ª parte, enquanto Cavani e Darwin foram sempre presa fácil para os centrais portugueses. Do banco saíram nomes sonantes, mas foi o menos conhecido – Maxi Gómez – quem criou mais perigo, atirando ao poste da baliza de Diogo Costa. * J.M.M.

Agente recebeu prenda de Bruno

ç Bruno Fernandes deu a camisola de jogo a Miguel Pinho, agente do jogador que celebrou ontem o aniversário. “Uma grande prenda de anos. Muito obrigado meu mágico”, disse o empresário e CEO da ‘Positionumber’ na rede social Instagram. *

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 22 ESPECIAL
SPONSORED BY A FIGURA BENTANCUR 3 O amarelo que viu cedo em nada o condicionou e teve nos pés a maior ocasião uruguaia, quando uma arrancada fantástica acabou com Diogo Costa a brilhar. URUGUAI PAULO CALADO Foi com Bruno Fernandes ao leme que o barco lusitano carimbou o passaporte para os oitavos. A viagem nem sempre foi serena, mas Diogo Costa acalmou as águas antes dos artistas transformarem o domínio em golos
6 Remates enquadrados 3 Cruzamentos 5 Passes / Passes certos 8 Passes no último terço p Toques na bola c Recuperações de posse 8
ASSISTIU AO JOGO EM BRAGA MIGUEL PINHO FEZ ANOS
H PROTEÇÃO. Mal o árbitro confirmou o penálti, quatro portugueses foram para a marca dos 11 metros. Leão, Bruno, Ramos e Bernardo não deixaram os uruguaios calcarem o relvado na marca, como pretendiam PAULO CALADO
PORTUGAL URUGUAI GRUPO

PORTUGAL URUGUAI

Colher frutos

ç Esperava-se um Uruguai destemido, a jogar olhos nos olhos, a fazer da luta a meio-campo uma das principais armas. A luta nos duelos, a ocupação dos espaços, a redução de tempo ao portador de bola e aos colegas próximos, seriam indicadores esperados. Portugal a adotar o mesmo sistema dos últimos dois jogos, a baixar um pouco a linha de pressão, mesmo assim alternando para tentar também ganhar a bola o mais à frente possível. [1]

Numa 1.ª parte em que a posse de bola pertenceu quase por completo a Portugal, foi de Bentancur a melhor chance para inaugurar o marcador. Diogo Costa foi superlativo. O Uruguai ia pressionando, curiosamente como Portugal pressionou o Gana, um jogador mais três atrás, em T, sobretudo no corredor central, atacando o lateral assim que a bola era para lá colocada. [2]

A armada lusitana, ia saindo a jogar na zona defensiva ora com William a juntar se aos dois centrais ora Bernardo Silva, juntando se por um corredor lateral, nunca fazendo baixar Rúben Neves, nem o desviando do corredor central, a ser um autêntico pivot

no meio-campo defensivo. Portugal ia perdendo bolas, que iam motivando o Uruguai em sair em transições ofensivas: bolas perdidas aquando a tentativa de mudar o centro de jogo. O Uruguai resolveu bem a dificuldade a construir desde trás, recuando dois médios. Bentancur foi mais uma vez, decisivo em ligar o jogo. Portugal dava sinais de cansaço no final da 1ª parte.

Na 2ª parte, Portugal ia utilizando o mesmo procedimento

do jogo com o Gana: apostou nas transições ofensiva e defensiva para acelerar ou retardar o jogo. O Uruguai ia mudando as peças, abdicando de um jogador da defesa, posicionando De Arrascaeta na ligação com Cavani e Darwin. Passou a criar maior perigo, com um jogo aberto nos corredores, a atacar sobretudo pela direita. Fernando Santos colocou Rafael Leão no lugar de Neves, na tentativa de colocar em sentido esse lado, mas o jogo partia-se, havendo

muito espaço na zona intermédia. Os sul americanos somavam situações de perigo. Demorou 13 minutos, até a tripla alteração de Santos, serenar o jogo, proporcionando a Bruno Fernandes marcar o segundo. É nos jogos confusos que ele se assume. [3]

Portugal foi sereno, foi coeso, mostrou união, e defendeu com 11. Assim a qualidade individual fica livre, e é muita. O nosso País pode continuar a sonhar.

Casillas eleva Diogo Costa

ç Iker Casillas mostrou-se rendido a Diogo Costa, sobretudo pela defesa que o português fez na 1ª parte, negando aquilo que seria o 1-0 de Bentancur. Uma jogada que, diz o antigo guarda-redes do FC

Santos Silva descansa locais

ç Depois de o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter estado no jogo inaugural de Portugal no Mundial, frente ao Gana, no Estádio 974, ontem foi a vez de Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, representar o Parlamento, agora contra o Uruguai e no estádio Lusail, palco da final. À chegada ao Qatar, a figura do

saiu do banco de suplentes. O central da celeste também viu Bruno Fernandes e Rui Patrício,

to de Gonçalo Ramos, com quem partilhou balneário no Benfica nas últimas duas temporadas, embora não se tenham chegado a cruzar dentro das quatro linhas. Diogo Costa e Pepe, ambos do FC Porto, tiveram pela frente dois adversários que conhecem muito bem: Darwin e Coates. *

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 23 ESPECIAL
SPONSORED BY PRESIDENTE DA AR Matheus Nunes e Coates PELA DEFESA DECISIVA FERNANDO SANTOS MANTEVE A ESTRATÉGIA DO PRIMEIRO JOGO
VISTO À LUPA 1 2 3 GRUPO H

GRUPO H

SERÁ ESPETACULAR... MAS SÓ MAIS À FRENTE

Objetivo, agora, é ficar em primeiro do Grupo H, para mostrar qualidade e também evitar o Brasil

ç Com duas jornadas de Mundial disputadas, Portugal e Brasil afastam-se cada vez mais de um confronto imediato, já nos oitavos-de-final, ronda para qual ambos estão já apurados. Estão qualificados e neste momento, em primeiro lugar nos seus grupos – H e G, respetivamente –, onde pretendem fechar contas, no entender de Fernando Santos para evitar, para já, um “jogo tremendo”, sublinhou.

A FRASE

“SERIA UM JOGO TREMENDO, MAS O NOSSO DESEJO, TAL COMO O DO BRASIL, É QUE NOS ENCONTREMOS MAIS TARDE”

“Se ficarmos os dois em primeiro lugar, não nos vamos encontrar. Claro que seria um jogo tremendo, mas sei que é nosso desejo, tal como o do Brasil, que nos encontremos mais tarde”, atirou o técnico, de 68 anos, ressalvando que a liderança do seu conjunto terá sempre de ser uma realidade “para mostrar a qualidade” da sua equipa e só depois para afastar determinado rival. Contra a Coreia do Sul, sexta-feira, haverá nova plataforma para Santos levar as suas inten-

FERNANDO SANTOS

ções a bom porto, admitindo que perante a chance de rodar a equipa, não fará grandes alterações. “Afinal, ainda nos falta ser primeiros, pois também o Gana ainda tem chances de lá chegar.”

Este cenário, de passagem com apenas duas rondas completas, “era o que desejava”, assumiu Fernando Santos, numa ideia transmitida ainda em Lisboa. “Mas isto não é matemática, não

é como nós pensamos que pode acontecer. Como disse, ainda nos falta ser primeiros, pois ainda não fechámos essas contas. Vamos encarar o próximo jogo com a mesma seriedade. Nas minhas contas falta um jogo, a seguir é que termos mais alguns”.

O técnico abordou ainda o jogo mais duro do Uruguai. “Estavam a tentar assustar-nos. Não havia necessidade”, concluiu. *

“Todos temos de acreditar”

ç Como explica esta derrota do Uruguai?

–Basicamente por não termos conseguido concretizar as nossas oportunidades. Tal como aconteceu no jogo com a Coreia do Sul, a equipa não se conseguiu soltar na primeira parte e, no segundo tempo, faltou-nos eficácia para marcarmos e, posteriormente, para tentarmos empatar o jogo.

– Acredita que ainda tem possi-

INTERROGATÓRIO

O sonho é legítimo

+ Foi uma grande exibição da Seleção

Nacional?

NA FLASH

“VAMOS TRABALHAR SEMPRE ASSIM, QUEREMOS DAR UMA GRANDE ALEGRIA AO POVO PORTUGUÊS E A NÓS PRÓPRIOS. TEMOS QUE MANTER A BITOLA”

”FOI UMA VITÓRIA MERECIDA POIS A EQUIPA CUMPRIU COM O QUE DISSE. TIVEMOS UM OU OUTRO PERÍODO MENOS BOM, MAS A PRIMEIRA FASE JÁ ESTÁ”

“QUERIA MANTER A EQUIPA SÓLIDA. MOSTRÁMOS CLARAMENTE UMA UNIDADE FORTÍSSIMA, QUER NA QUALIDADE DE JOGO QUER NO VÍNCULO ENTRE ELES. É ASSIM QUE SE CONSEGUEM COISAS POSITIVAS”

“ELES ENTRARAM ALI MUITO AGRESSIVOS, A TENTAR ASSUSTAR-NOS, MAS PENSO QUE NÃO HAVIA NECESSIDADE DE TEREM FEITO ISSO NAQUELES PRIMEIROS MINUTOS. A EQUIPA REAGIU MUITO BEM, COM MUITA CONFIANÇA E SOBRIEDADE”

“DISSE AOS JOGADORES AO INTERVALO QUE TÍNHAMOS DE PEGAR NO NOSSO JOGO, TROCANDO, JOGANDO E APARECENDO COM CONFIANÇA. ESTA É A NOSSA IDEIA E PRECISÁVAMOS DE PEGAR NO DESAFIO. HOUVE ALGUM CANSAÇO, PODIAM TER ENTRADO OUTROS JOGADORES, MAS SÃO 26 E AINDA PODEM JOGAR TODOS”

Foi uma exibição convincente e bem melhor do que a produzida frente ao Gana. Não se tratou de um arraso ao Uruguai, longe disso, mas de uma demonstração de superioridade, que, não sendo total, foi, mesmo assim, inequívoca.

+ Portugal dominou por completo?

Dominou quase sempre. Na primeira parte, fruto de uma ou outra intervenção de Bentancur, a Seleção Nacional sentiu dificuldades. Mais tarde, e já a vencer, com a entrada de Rafael Leão e a saída de Rúben Neves, o Uruguai esteve muito perto do empate. O avançado do Milan nem se re-

bilidades de passar a fase de grupos quando lhe resta um jogo contra o Gana?

–Todos temos de acreditar. Em primeiro lugar é preciso digerir

esta derrota para depois começarmos a preparar esse desafio com o Gana.

A única certeza que tenho é que para nos qualificarmos temos de vencer o último encontro, e é só nisso que me vou concentrar.

– Que mensagem é que vai passar aos seus jogadores?

–Não há muito que possa dizer pois como afirmei só temos um caminho: vencer o último jogo.

Temos de continuar a trabalhar para melhorar no capítulo da finalização, e recordo que nos jogos com a Coreia do Sul e Portugal tivemos três bolas nos ferros. O mais importante é não perdermos a fé e o nosso otimismo, é preciso continuarmos a desenvolver o nosso trabalho. Como já disse temos que continuar a acreditar...isto só termina no fim e ainda temos mais um jogo. É preciso dar tudo frente ao Gana. *

velou produtivo no ataque nem ajudou a defender... Só aos 82’, com Palhinha e Matheus Nunes em campo, é que Portugal reassumiu a partida e chegou com alguma facilidade ao 2-0.

+ O jogo de ontem serviu para ‘recuperar’ Diogo Costa?

Sem dúvida. Teve intervenções incríveis e em momentos vitais. Pepe também regressou em grande nível, William Carvalho foi de grande utilidade e, claro, Bruno Fernandes marcou dois golos e, no final, podia ter conseguido outros tantos.

+ O apuramento para os ‘oitavos’ está garantido. Até onde pode ir Portugal?

Até ao título mundial. Tem jogadores e futebol para isso. É claro que há rivais à altura. Brasil, Inglaterra e, principalmente, Espanha têm mostrado argumentos de peso. O sonho é legítimo.

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 24 ESPECIAL
SPONSORED BY
DIEGO ALONSO NÃO ATIRA A TOALHA AO CHÃO
“TAL COMO ACONTECEU NO JOGO COM A COREIA DO SUL, A EQUIPA NÃO SE CONSEGUIU SOLTAR NA PRIMEIRA PARTE”
PORTUGAL URUGUAI
PAULO CALADO OS VOTOS DO SELECIONADOR

GRUPO H

PORTUGAL URUGUAI

Do Mundial de 1930 a 2022

CHORO E UM SUSTO

Nuno Mendes saiu lesionado e em lágrimas, com uma

ç Tinha entrado diretamente no onze depois de ter falhado o jogo de abertura, contra o Gana, mas... não durou sequer uma parte. É a curta história de Nuno Mendes, lateral-esquerdo de 20 anos, que se ressentiu de um problema muscular na coxa esquerda e obrigou Fernando Santos a mexer na primeira metade.

Aos 40’, o futebolista do PSG não aguentou mais e após 2 minutos onde travou bruscamente a marcha, acabou por se deitar no chão, obrigando à entrada imediata da equipa médica da Seleção Nacional. A alteração

não tardou, dado que Raphaël Guerreiro tinha saltado logo para aquecimento aos 38 minutos. A saída de Nuno foi, ainda assim, marcante, pois percebendo que pode ter ali um problema mais grave, sempre sujeito a reavaliação, não conteve as lágrimas e saiu devastado das quatro linhas, diretamente para o balneário. O

GÉMEOS DA PERNA ESQUERDA ATIRARAM MÉDIO AO CHÃO, MAS ELE VOLTOU. ACABARIA POR SER SUBSTITUÍDO AOS 69’

jovem futebolista fez ontem a sua estreia absoluta em Mundiais.

Uma alteração... a precaver

Também na etapa inicial, Rúben Neves sofreu uma entrada mais dura, prendeu o pé esquerdo no

Palhinha sem preferências

ç João Palhinha não tem preferências no que toca a adversários nos oitavos de final. O médio do Fulham, que classificou como “excelente” o jogo de Portugal diante do Uruguai, só pensa em fazer o pleno na fase de grupos. “O mister é que pensa na gestão. Ser o Brasil, a Sérvia ou outra qualquer... nós simplesmente pensamos em fazer o nosso jogo. Temos uma excelente Seleção com muito valor. As outras sele-

ções têm de pensar da mesma forma, no sentido que vão enfrentar uma equipa muito forte”, analisou o médio do Fulham, que foi lançado aos 82’. “Fizemos um excelente jogo. Dominámos o jogo por completo. Merecemos a vitória, dominámos a partida e a equipa está de parabéns. Estamos muito felizes pelo apuramento. Agora é pensar na Coreia do Sul. Queremos as três vitórias consecutivas”, concluiu. *

chão e lá ficou a contorcer-se com dores (mas na zona dos gémeos), novamente para ação rápida de médico e fisioterapeuta. O médio, de 25 anos, acabaria por cruzar a linha lateral, onde foi questionado por Fernando Santos se podia continuar, ao que respondeu afirmativamente.

Coincidência ou não, a verdade é que o futebolista do Wolverhampton acabou por ser o segundo preterido por Santos diante do Uruguai, numa alteração que pode deixar antever alguma precaução com a situação do jogador, aposta regular no onze titular.

Tanto Nuno Mendes como Rúben Neves ainda terão de passar pela sala de exames, hoje, quando Portugal voltar ao trabalho, mas a situação do primeiro parece, à vista desarmada, bastante mais preocupante. *

ç

O primeiro Mundial realizou-se em 1930 no Uruguai onde participaram 13 seleções e cerca de 90 anos depois chegamos à edição atual no Qatar com 32 equipas. Para além do futebol ser muito diferente, o mundo era também muito distante do que é hoje. A forma como se acompanhava cada competição evoluiu de forma abismal nestas 9 décadas.

Excetuando as paragens em 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial, a prova maior da FIFA tem-se realizado de 4 em quatro anos, gerando cada vez mais atenção por todo o mundo. Para além do acompanhamento nos estádios a maior revolução foi-se notando no acompanhamento à distância.

Desde a edição de 1930 no Uruguai até ao Campeonato do Mundo realizado no Chile em 1962, os adeptos tinham essencialmente duas formas de acompanhar as

marcaram uma nova era de consumo da modalidade fazendo chegar a emoção dos estádios até à casa das pessoas.

Foi necessário decorrerem 40 anos para que assistíssemos a uma nova revolução

notícias do evento: ouvindo rádio ou lendo os jornais. Qualquer um dos formatos trazia informação muito rudimentar, como os resultados e marcadores, e no caso dos jornais as notícias chegavam às vezes com uns bons dias de atraso.

O Mundial de Inglaterra em 1966, tão presente na nossa memória, foi marcado pela chegada da televisão, o que revolucionou a indústria do futebol até aos dias de hoje. É impressionante como o trabalho e as capacidades da BBC

na forma de consumir futebol. Foi apenas a partir do Mundial 2006 realizado na Alemanha que tivemos a utilização massiva da internet e das redes sociais que transformaram a forma como acompanhávamos a competição. Mais do que resultados e estatísticas, a internet impulsionou um conjunto de novos conteúdos até então inacessíveis aos adeptos.

O Mundial 2022 permite um acompanhamento de 24 horas por dia das 32 seleções presentes. Se quisermos, entre os meios tradicionais e os meios digitais, podemos aceder a todo o tipo de conteúdos relacionados com as equipas, jogadores, treinos, competição, conferências de imprensa, ações dos patrocinadores, estádios. Chegamos até à possibilidade de qualquer adepto poder produzir e partilhar com todo o mundo os seus próprios conteúdos.

Apertem os cintos e preparem-se a fundo para 2026 onde os Estados Unidos estão a preparar o mundial mais tecnológico de sempre.

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 25 ESPECIAL
SPONSORED BY MAIS DO QUE UM JOGO Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM
O MUNDIAL DE 2022 PERMITE UM ACOMPANHAMENTO DE 24 HORAS ÀS 32 SELEÇÕES PRESENTES
TRISTEZA. Nuno Mendes saiu lesionado (e desolado) na 1ª parte
PAULO CALADO
lesão muscular. Rúben Neves preocupou Palhinha entrou aos 82’ PARA OS ‘OITAVOS’
PAULO CALADO
DOR DE CABEÇA PARA FERNANDO SANTOS

RÚBEN DIAS FELIZ AO LADO DE PEPE

CASOS

DURO. Bentancur chega tarde à bola acabando por pisar o pé do adversário de forma negligente. Livre direto e amarelo bem exibido

çCom a lesão de Danilo, Fernando Santos reeditou a dupla de centrais utilizada no Campeonato da Europa formada por Rúben Dias e Pepe. O experiente defesa de 39 anos regressou ao onze e mereceu elogios do companheiro de posição.

“Já joguei muitas vezes com o Pepe ao meu lado, já não é nenhuma novidade e como é óbvio é sempre bom tê-lo por perto.

Mas nós temos quatro grandes opções, embora o Danilo agora acabe por ficar de fora. Qualquer um que esteja, vai fazer o trabalho que tem de ser feito”, disse o defesa do Man. City à RTP.

Rúben Dias lembrou ainda que Portugal não defrontou um adversário qualquer. “Jogámos contra uma grande equipa, solidificámos aquilo que temos vindo a trabalhar e aquilo que é o potencial desta Seleção. Estou muito feliz com a vitória. A nossa

equipa acabou por estar bem, acabámos por controlar o jogo contra uma grande adversário.”

Superada mais uma etapa com sucesso, vem aí a Coreia do Sul, já com a qualificação para os ‘oitavos’ assegurada. “É importante gerir a condição física, mas nós estamos habitados a jogar a cada três dias.” *

BREVES

COMITIVA COM TODOS. Portugal chegou a Lusail uma hora e 15 minutos antes do apito inicial, liderado por Fernando Gomes, seu presidente, e com os lesionados Danilo (fratura das costelas)

cedeu no pós-Gana, nenhum futebolista vai falar aos jornalistas antes da sessão de treino.

XUTOS E HERMAN JOSÉ. Os golos da Seleção Nacional foram celebrados em Lusail com música portuguesa. Em primeiro lugar, os espectadores tiveram oportunidade de ouvir Xutos e Pontapés. Já o segundo golo foi celebrado com o antigo “vamos lá cambada”, uma canção de apoio que o humorista trouxe para a ribalta no Mundial de 1986, no México, e entretanto recuperada para a prova do Qatar.

e Otávio (problema muscular na coxa direita) também presentes na comitiva.

AGENDA. A Seleção Nacional volta hoje ao trabalho, no complexo em Al Shahaniya, a partir das 12 horas locais. Tal como su-

APOIO FAMILIAR. A grande maioria dos jogadores da Seleção Nacional já contaram com o apoio dos respetivos familiares nas bancadas do Estádio Lusail. A situação vai repetir-se na sexta-feira, frente à Coreia do Sul.

ç Diogo Costa destacou a capacidade de sacrifício da Seleção Nacional e lembrou que o objetivo do apuramento para os oitavos de final já está alcançado. “Mais uma vez realizámos um excelente jogo, uma excelente 1ª parte. Na segunda baixámos um pouco o bloco, mas também defrontámos uma grande seleção que nos obrigou a fazer isso. Mostrou também o poder defensivo e o espírito de sacrifício que temos mostrado ao longo dos últimos anos. O primeiro objetivo está conseguido. Agora é descansar para jogar o último jogo e passar em primeiro”, afirmou o guarda-redes de 23 anos, que acrescentou: “Temos trabalhado muito bem e temos um grupo forte, não só os onze que entram de início, mas os que entram também nos ajudam. É seguir com o mesmo espírito.” *

Jogo

Tecnicamente beneficiou da intervenção do

PROMETEDOR. Rúben Neves agarra o adversário impedindo-o de prosseguir um ataque prometedor. Livre direto e amarelo bem exibido

ATRASADO. Vecino chega tarde e atinge por trás o adversário de forma negligente. Livre direto bem assinalado, mas faltou mostrar amarelo

LEGAL. Ronaldo estava atrás da linha defensiva adversária no momento do cruzamento de Bruno Fernandes que acabou em golo. Boa decisão

PENÁLTI. A bola é intercetada pelo braço de Giménez de forma deliberada. Árbitro manda jogar mas reverte a decisão após intervenção do VAR

vídeo-árbitro para assinalar o penálti. Disciplinarmente controlou com alguma permissividade. Bem auxiliado.

TERÇA-FEIRA 22 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 26 ESPECIAL
BY GRUPO H
SPONSORED
FIRME. Rúben Dias ajudou a manter a baliza a zeros PAULO CALADO Houve reedição da dupla do Europeu. “É sempre bom tê-lo por perto”, disse o central do City intenso com muitas disputas de bola quase sempre corretas.
6
38
48
54
88
ARBITRAGEM ALIREZA FAGHANI 3 (IRÃO)
“O primeiro objetivo está conseguido”
PORTUGAL URUGUAI DEFESA ELOGIA O VETERANO

“Trabalhei bastante para estar a 100%”

ç Uma entorse no joelho esquerdo, contraída em outubro, deixou Pepe em risco para o Mundial mas, no segundo jogo, o central do FC Porto recuperou a titularidade e exibiu-se a alto nível. “Tenho de agradecer ao meu clube pois tive uma lesão bastante chata mas trabalhei bastante para estar a 100% . Sinto-me muito feliz e estou grato também aos companheiros que me ajudaram”, afirmou o central.

Sobre a vitória diante do Uruguai por 2-0 que deixou a Seleção Nacional nos ‘oitavos’, o inter-

nacional português não teve dúvidas em garantir o que segredo passou pela “maturidade” revelada pela formação portuguesa. “O Uruguai eliminou-nos no último Campeonato do Mundo e nós sentimos que foi bastante injusto. Neste jogo entrámos com muita personalidade, mantendo a bola. O Uruguai tentou sair em transição mas nós conseguimos travá-los logo à saída e, na primeira parte, só consentimos um

lance que o Diogo Costa defendeu. Na segunda parte fomos muito superiores e soubemos sofrer”, assinalou.

Ganhar à Coreia do Sul Revelando que sente “um privilegiado” por representar Portugal aos 39 anos, Pepe ainda traçou a meta para o próximo jogo .

“Estou muito feliz por estar no meu quarto Mundial e sei que a caminhada é longa. Agora vamos pensar em vencer a Coreia do Sul pois temos de continuar a honrar Portugal”, concluiu. *

“Ainda temos uma final”

ç Os jogadores do Uruguai saíram do balneário cabisbaixos e, a grande maioria, recusou-se a falar aos jornalistas. Uma das exceções foi Giménez que avisou que a seleção sul-americana ainda não foi eliminada.

“Já durante as eliminatórias não davam um cêntimo pela nossa equipa, mas a verdade é

que estamos aqui no Mundial”, afirmou o central, de 27 anos, que pediu o apoio do povo uruguaio: “Ainda temos uma final no jogo com o Gana. Creio que ninguém nos pode acusar de falta de atitude pois demos tudo!”.

Para terminar, o defesa garantiu que os jogadores “vão deixar a alma” no derradeiro jogo. *

“Somos candidatos”

ç Já com a qualificação para os ‘oitavos’ garantida, Rúben Neves revelou-se ambicioso e, ao mesmo tempo, cauteloso em relação à possibilidade de voltar a Portugal com o troféu.

“Não somos favoritos mas somos candidatos”, assumiu o médio, de 25 anos, que apontou a meta traçada: “O nosso gran-

de objetivo é tentar evoluir de jogo para jogo. Estas vitórias só nos dão mais força.”

Assegurando que a equipa conseguiu “controlar o jogo” diante do Uruguai, o internacional português ainda traçou o objetivo para o embate com a Coreia do Sul. “A prioridade é garantir o 1º lugar”, frisou. *

Homenagem ao Bibota

ç Portugal recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento de um ídolo. Fernando Gomes, o Bibota, goleador e símbolo de uma geração que internacionalizou o futebol português, figura de destaque do FC Porto e, acima de tudo, um grande ser humano, sucumbiu à doença e deixou-nos órfãos de mais uma referência.

Pessoalmente, tinha-lhe uma enorme estima e admiração, mas quero dar voz a todas as gerações de jogadores para dizer que não esqueceremos tudo o que nos deu. De forma quase poética, quis o destino que pudéssemos homenagear Fernando Gomes com uma vitória de Portugal e a qualificação para a próxima fase do campeonato do mundo.

Neste jogo sofrido, soubemos aguentar a pressão e ferir o adversário nos momentos certos, sabendo ter bola e pacientemente gerindo os ritmos de jogo. A Seleção respira confiança e muitos dos nossos craques chegam a esta prova no pico das suas carreiras.

Silêncio à dureza celeste

ç Os minutos iniciais do Portugal-Uruguai trouxeram um par de entradas mais duras aos jogadores portugueses, que tentaram, ainda assim, responder... com silêncio.

Bentancur, ao minuto 12 já amarelado, foi à queima num lance dividido com Nuno Mendes, que deixou os protestos

para os mais experientes, depois de um alerta recebido por Rúben Dias.

“Se eles começarem a gritar manda-os para o c******!”, vociferou o central do Manchester City, numa instrução captada pelas câmeras, junto ao ouvido do lateral. Resta saber se o Nuno Mendes cumpriu... *

É visível o talento que temos, em todos os setores, mas fica patente dos dois jogos já realizados uma imagem de coesão, dentro e fora de campo, que merece ser elogiada. Deixo um abraço especial ao incansável Bruno Fernandes, o homem do jogo, por tudo o que jogou e fez jogar.

Quero deixar uma mensagem de parabéns ao Record, que completou o seu 73.º aniversário, desejando a esta equipa com a qual colaboro há muitos anos os maiores sucessos, numa época em que o desporto e o futebol em particular continuam a precisar muito do jornalismo.

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 27 ESPECIAL
SPONSORED BY
O central destacou a vitória e lembrou que a formação soube “sofrer” na altura certa
PEPE GRATO AO FC PORTO E COMPANHEIROS DE EQUIPA RECUPERAÇÃO. Pepe lesionou-se no joelho esquerdo em outubro passado PORTUGAL URUGUAI GRUPO H LOGO DESALINHADO GIMÉNEZ AVISOU

O que o Santos tirou, oFernando deu

O melhor sorriso do Mundo

çFoi na serenidade de Cristiano Ronaldo, na subtileza de João Félix e na alegria de Rafael Leão que Portugal selou a primeira vitória da nossa Seleção, na fase de grupos da maior competição do maior desporto do Mundo.

tebol e o entusiasmo fazem às pessoas!!)

çPortugal está nos oitavos do Mundial sem favores e de forma justíssima. Parabéns aos jogadores e selecionador. O que vamos vendo começa a levar-nos a acreditar mais num projeto futebolístico que já pensávamos esgotado. Não é que o futebol no Qatar tenha encantado. Mas há mudanças. A aceitação de que Portugal é uma grande equipa é a primeira delas. Santos rendeu-se, puxou Bernardo para organizador de jogo, Bruno por dentro permite liberdade a João Félix e ao pequeno Silva e ontem ainda vimos Nuno Mendes e Cancelo a dar um ar da sua graça nas alas, pelo menos até à lesão do jovem do PSG. Mas há brincadeiras que podem sair caras. A saída de Rúben Neves para a entrada de Rafael Leão aos 69’ ia-nos custando caro. Portugal perdeu-se, o jogo partiu-se e aos 75’, 78’ e 79’ os uruguaios tiveram as melhores oportunidades. Mas o que Santos tirou, o nosso Fernando deu. E aos 82’ lá conseguiu matar o jogo com as entradas de Palhinha e Matheus Nunes. Tudo mudou. A bola nunca mais saiu dos nossos pés. Palhinha recuperava, Matheus acelerava e Bruno e Bernardo brilhavam, com a equipa a esquecer a tremedeira e a comandar as operações até ao fim. Questões que ficam? O que dizem hoje os que insultaram Diogo Costa no primeiro jogo, por exemplo. O futebol é lindo, não é?

NUNO MENDES. Uma baixa muito preocupante para a Seleção Nacional. Ontem estava a ser um dos melhores portugueses até sair. Pena.

INVASÃO. A falta de coragem da FIFA pela enésima vez: não há uma imagem decente na transmissão de quem saiu ao relvado a lembrar os direitos esquecidos.

É difícil ficar indiferente ao sorriso de Rafael Leão, antes sequer de a bola ter entrado na baliza. Um sorriso que fez Portugal inteiro sorrir, também. E eu não sou exceção. Mas talvez tenha sorrido um bocadinho mais, ou de uma forma diferente, por saber o que é ter aquela sensação. A felicidade de saber que vai ser golo ante de a bola ter entrado na baliza. Saber que se vai contribuir para uma vitória tão importante. Ter a noção que toda a equipa vem a correr na nossa direção para festejar o golo. Sentir-se especial, naquele momento. É o que vai na cabeça de um jogador, no meu caso jogadora, num momento destes.

Estou a falar de um contexto de Mundial. Onde há, mas não devia haver, favoritos - e a Arábia Saudita e o Japão, fazem com que eu seja, ainda mais, apologista disso. O patamar é o mais elevado, as equipas são as melhores, a competitividade é a maior… o que faz com que a probabilidade de errar seja maior.

Mas não demoro muito a lembrar-me que é normal falhar! Mais do que perceber, também sei o que é quando não acontece e não se tem vontade de sorrir. Festejar um golo nosso é único. Ver um remate falhado também é. Mas, em ambos os casos, sei como é estar ali, no campo, não na bancada, a fazer o melhor que se sabe, pode e consegue. É fantástico, mas não é

Diogo Costa foi para o balneário no final do jogo com o Gana com cara de quem estava à beira de uma apoplexia. Mas a qualidade não engana e ontem o guardaredes foi vital para a vitória e apuramento de Portugal.

O futebol praticado pela Seleção Nacional ainda não convence por completo, mas estamos a tentar jogar como equipa grande. E isso já é mais do que fizemos em muitos outros momentos. A perder, que seja assim, com coragem.

Alireza Faghani foi demasiado complacente com a dureza dos uruguaios em vários momentos do jogo, furtando-se a amarelos que podiam ter travado tal inclinação. E não fosse o VAR e faria vista grossa a um penálti evidente.

Para quem está de fora do relvado, seja nas bancadas dos estádios no Qatar, seja no café com os amigos ou em casa com a mãe, deve ser frustrante ver o Ronaldo isolado a não marcar golo, o Bernardo Silva a falhar um passe, o Rúben Dias a perder um duelo ou o Diogo Costa a sofrer um golo. Deve, não, é! Eu que o diga, que por vibrar e sofrer (num bom sentido) tanto, na bancada ou em casa, grito quando algo mau acontece! E quando digo que “grito”, grito mesmo, num tom, por vezes, mesmo crítico. Fico chateada e irritada. (O que o fu-

sempre perfeito. Quase nunca é. Por isso a festa é tão grande quando corre tudo na perfeição e se chega ao golo.

Eu sei que mesmo errando, às vezes, os 26 escolhidos por Fernando Santos deram, dão e vão continuar a dar tudo por eles e por nós! Para mim, hoje em dia, é impossível ver um jogo da Seleção só como adepta. Sinto o relvado, sinto o hino, sinto as cores da nossa bandeira! Sei o que eles sentem, claro que num contexto diferente. (Neste caso em concreto, seja a marcar, errar, sorrir ou não sorrir, quero muito saber o que é jogar num Mundial).

Aquele sorriso de felicidade de Rafael Leão é o sorriso de quem se diverte e é feliz a jogar futebol. Nem sempre se faz tudo bem. Vendo depois, nem sempre se fez o passe bem feito, o remate para o lado certo, mas só se tem aquela felicidade quando se faz o melhor que se sabe. E estes jogadores sabem.

É por isso que acredito que esta Seleção, que joga com um sorriso na cara, nos continuará a dar todas as alegrias do e pelo Mundo!

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 28 ESPECIAL
SPONSORED BY
OPINIÃO KIKA NAZARETH jogadora do Benfica HOJE EM DIA É IMPOSSÍVEL VER UM JOGO DA SELEÇÃO SÓ COMO ADEPTA
URUGUAI GRUPO H
PORTUGAL ESTÁ A QUERER MANDAR NO JOGO. ACEITAR QUE TEM JOGADORES DE TALENTO E CAPACIDADE PARA MANDAR. MAS NÃO É PRECISO DAR ARMAS AO ADVERSÁRIO, COMO SUCEDEU COM A ENTRADA DE RAFAEL LEÃO. EMENDADA A TEMPO! BERNARDO RIBEIRO NOTAS DE RODAPÉ
FOTOS PAULO CALADO
O JOGO VISTO POR…

PORTUGAL URUGUAI

Coates lamenta ineficácia celeste

ç Coates considerou que a diferença entre Portugal e o Uruguai esteve na eficácia. “Não aproveitámos as oportunidades que tivemos. Essa foi, talvez, a diferença do jogo. Nós não capitalizámos as ocasiões e aquele cruzamento deu em golo...”, lamentou o central do Sporting , que revelou ter estado à conversa com antigos companheiros de equipa nos leões.

“Pessoalmente, não gosto muito de falar antes do jogo, mas falei com o Bruno Fernandes, o Matheus e o Nuno Mendes”, revelou. Sobre Portugal, o central e capitão do Sporting deixou elogios: “Estou mais preocupado com o Uruguai, mas sim, Portugal tem uma grande equipa com jogadores de grande nível.” *

Cavani foi para obanco furioso

ç Cavani não gostou de ser substituído aos 72 minutos. O avançado esteve vários segundos a olhar para o banco de suplentes até ser confirmada a saída. O jogador do Valencia envergava a braçadeira de capitão após a saída do central Godín, 10 minutos antes, mas acabou por não entregá-la a Luis Suárez, que entrou para o seu lugar, deixando o Uruguai sem capitão até ao apito final. Cavani também não cumprimentou o selecionador Diego Alonso. “Exibição? Têm de perguntar ao treinador”, disse o atacante de 35 anos aos jornalistas uruguaios. *

BRUNO ILUDIDO POR RONALDO

ç Bruno Fernandes voltou a ser decisivo e foi a grande figura em mais um triunfo da Seleção Nacional. Depois das duas assistências contra o Gana, estreou-se a marcar em Mundiais e fez os dois golos de Portugal diante do Uruguai (2-0). O médio comentou o primeiro, que inicialmente foi atribuído a Cristiano Ronaldo mas que a FIFA acabou por lhe atribuir por considerar que o avançado de 37 anos não tocou na bola aquando do cruzamento. O jogador do Manchester United garante, no entanto, que a ideia era cruzar para o capitão.

“Eu festejei como se tivesse sido golo do Cristiano. Pareceu-me que ele tinha tocado na bola, o meu objetivo era fazer um cruzamento para ele. Independentemente disso, estamos felizes pela vitória, marque um ou mar-

que outro. Sabemos que o Cristiano é um avançado que procura golos e isso é mais significativo para os pontas-de lança, assim como para o Gonçalo, o André, o Rafael e o João, mas o importante é o objetivo conseguido que é

estar na próxima fase”, vincou o número 8 da Seleção Nacional, eleito homem do jogo, que explicou o ‘segredo’ para o triunfo em Lusail sobre os sul-americanos: “O nosso grupo, a nossa união e toda a entrega que temos em campo. A entreajuda que temos entre nós é que nos faz ter resultados como este.”

De resto, Bruno já anteviu o duelo contra a Coreia do Sul. “A importância é sermos primeiros e isso passa por ganhar o próximo jogo e sair invictos, com três vitórias. Vamos encontrar uma seleção muito organizada, com muita técnica. O nosso objetivo é vencer todos os jogos do grupo e temos de fazê-lo”, rematou. *

FIFA vai analisar para perceber quem fez o 1-0

ç A comissão técnica da FIFA vai analisar melhor o primeiro golo de Portugal para confirmar se Cristiano Ronaldo tocou ou não na bola. Este é oprocedimento habitual quando há dúvidas nos golos. A autoria foi inicialmente atribuída a CR7 mas minutos depois a Bruno Fernandes.

O médio até pensou que Ronaldo tinha desviado mas a FIFA considerou que não. No final, num momento de boa disposição, o número 7 da Seleção ‘reclamou’ o golo, fazendo o gesto de que roçou na bola quando se aproximava do amigo Ricardo Regufe.

Cristiano recorreu depois às redes sociais para assinalar o segundo triunfo de Portugal no Qatar e que garantiu matematicamente o apuramento. “Estamos nos oitavos do Mundial! Grande trabalho, equipa! Frente a um adversário de grande mérito, fizemos valer a nossa força e a nossa qualidade. Vamos em frente! Estamos na luta e o nosso sonho continua bem vivo! Força, Portugal!”, escreveu. *

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 29 ESPECIAL
SPONSORED BY GRUPO H
Médio pensou que CR7 tinha desviado para a baliza, mas diz que não importa quem marca
PAULO CALADO
REUTERS
NO LANCE DO PRIMEIRO GOLO APÓS O APITO FINAL ELOGIOS A PORTUGAL DESTAQUE. Bruno Fernandes foi o homem do jogo com dois golos “FESTEJEI COMO SE TIVESSE SIDO GOLO DO CRISTIANO. PARECEU-ME QUE ELE TINHA TOCADO NA BOLA”, ADMITIU NÃO DEU A BRAÇADEIRA CR7 reclama o golo
PUB

mara, o repórter dinamarquês Rasmus Tantholdt, da TV2, recebeu um pedido de desculpas do Comité do Qatar e do Qatar International Media Office, seguido de um aperto de mão e um sumo de romã. Pelo sim, pelo não, o melhor é ficar pela água engarrafada…n

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 30 ESPECIAL
FARO. JUNTOU-SE NA CIDADE A SUL DO PAÍS UMA BOA FALANGE DE APOIO A PORTUGAL, MESMO SEM O ALGARVIO JOÃO MOUTINHO ENTRE OS 26 CONVOCADOS DA SELEÇÃO. COIMBRA. OS JARDINS DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA PASSARAM A SER UM MINIESTÁDIO, COM OS 90 MINUTOS DE JOGO BEM REGADOS A CERVEJA. RICARDO NASCIMENTO
GENTE. LEIRIA. A SELEÇÃO URUGUAIA ASSUSTOU NUM OU NOUTRO LANCE, MAS OS GOLOS DE BRUNO FERNANDES DESCANSARAM OS LEIRIENSES, QUE FIZERAM A FESTA. RICARDO PONTE HELDER SANTOS ASPRESS VILA NOVA DE GAIA. NA REGIÃO NORTE TAMBÉM SE VIBROU COM A VITÓRIA DE PORTUGAL FRENTE AO URUGUAI, POR 2-0, COM OS ADEPTOS REUNIDOS EM PESO. BRAGA. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MARCELO REBELO DE SOUSA, ASSISTIU NO MINHO AO SEGUNDO JOGO DA SELEÇÃO E FICOU SATISFEITO COM A EXIBIÇÃO. ORIGINAL. COM UM LEÃO TATUADO NO PESCOÇO E NA NUCA, O URUGUAIO SOSA UTILIZOU AINDA O PENTEADO PARA RECREAR A JUBA DO REI DA SELVA. LEE SMITH REUTERS RICARDO JR LUIS VIEIRA MOVEPHOTO
MADEIRA.
NA TERRA NATAL DE CR7, OS ADEPTOS DERAM LARGAS À
ALEGRIA.
O JARDIM MUNICIPAL DO FUNCHAL FOI PEQUENO PARA TANTA

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, afirmou que não há qualquer problema entre Portugal e o Qatar, garantindo que todos os portugueses residentes naquele país asiático “podem estar tranquilos”. Santos Silva reuniu-se ontem no Qatar com Fernando Gomes, presidente da FPF.

O ÚLTIMO JOGO [SEXTA-FEIRA COM A COREIA DO SUL] E QUEREMOS VENCER PARA TERMINAR EM PRIMEIRO DO GRUPO”, DISSE O MÉDIO

Tenho de agradecer ao meu clube, o FC Porto. Vocês não sabem, mas tive um lesão chata. Trabalhei muito bem no clube, que me deu possibilidade de estar a 100% na Seleção. Sinto-me feliz, agradeço aos meus companheiros. Trabalhámos forte para dar o melhor pelo País, para poder representar bem Portugal”, afirmou Pepe.

Invasor no jogo de Portugal, em Lusail

ADEPTO FAZ PROTESTO

EM CAMPO

u O jogo esteve ontem interrompido na 2ª parte devido ao protesto de um adepto. À passagem do minuto 51, um homem entrou em campo a correr, com uma bandeira arco-íris, de apoio à causa LGBTQIA+, e uma t-shirt onde se lia “Salvem a Ucrânia” na zona do peito e “Respeito pelas mulheres iranianas” nas costas.n

seleção da Coreia do Sul, próxima adversária de Portugal no Mundial, complicou ontem a vida na luta pelo acesso aos oitavos de final ao perder com o Gana (3-2). Um jogo onde a ineficácia ofensiva dos asiáticos foi penalizada e que até terminou com mais uma má notícia para eles: o selecionador Paulo Bento foi expulso ( v e r peça anexa) e não estará no banco frente ao seu próprio país.

O Gana mostrou-se letal na finalização. Nos três remates

que fez à baliza, fez três golos. No primeiro tempo, a Coreia do Sul circulou bem a bola, mas não conseguiu magoar o adversário. Já o Gana cada vez que chegava à baliza contrária dava golo.

Aos 24 minutos, fez o primeiro por intermédio de Salisu. Antes de a bola entrar na baliza, houve uma mão na bola, mas o árbitro entendeu que não havia motivos para anular o lance. O 2-0 surgiu

ainda na primeira parte. Kudus, de cabeça, respondeu da melhor forma a um cruzamento de Ayew.

À ATENÇÃO DE PORTUGAL: SELEÇÃO ASIÁTICA PECA MUITO NA FINALIZAÇÃO

Também era nas alturas que a Coreia do Sul tentava chegar com perigo à baliza adversária. E aos 58 minutos, Cho fez mesmo estragos. Cruzamento de Lee Kang-in, com o avançado a fazer o 2-1, de cabeça. A jogada do segundo golo foi tirada a papel químico. Só mudou o autor da

assistência. Desta vez o cruzamento foi de Kim Jin-su e novamente Cho a ganhar nas alturas e a bisar. Nesta altura, a esperança crescia no lado da turma de Paulo Bento. Contudo, o Gana voltou a ser letal aos 68 minutos. Terceiro remate à baliza e terceiro golo. Kudus rematou colocado para o 3-2.

Até final, a Coreia do Sul sufocou por completo a seleção adversária. Foram várias as oportunidades, mas nada surtiu efeito. A equipa asiática está obrigada a vencer Portugal.n

SELECIONADOR EXALTADO

u Paulo Bento viu o cartão vermelho direto depois de reclamar com o árbitro, por este ter terminado o encontro sem permitir a marcação de um canto a favor da Coreia do Sul. O treinador português falha assim o jogo frente a Portugal.n

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 31 ESPECIAL
SPONSORED BY
“FALTA
WILLIAM CARVALHO.
PEPE | “TIVE UMA LESÃO CHATA” SANTOS SILVA | “PORTUGUESES TRANQUILOS” WILLIAM | LIDERANÇA
REUTERS/KAI PFAFFENBACH COREIA COM VIDA DIFÍCIL PRÓXIMO ADVERSÁRIO DE PORTUGAL DESESPERO r Asiáticos esbarram na eficácia do Gana. Paulo Bento foi expulso e falha Portugal EDUCATION CITY DOHA 43983 COREIA DO SUL 23 0-1 SALISU [24’] 0-2 KUDUS [34’] 1-2 CHO GUE-SUNG [58’] 2-2 CHO GUE-SUNG [61’] 2-3 KUDUS [68’] Kim Seung-Gyu 3 Kim Moon-Hwan 4 Kim Min-Jae 4 Kwon [90+2’] Kim Young-Gwon 4 Kim Jin-Su 5 Woo-Young 4  Ui-Jo [78’] 3 Hwang In-Beom 5 Chang-Hoon 4 Kang-In [57’] 6 Jeong 4 Sang-Ho [46’] 4 Son Heung-Min 3 Cho Gue-Sung 7 Ati-Zigi 5 Lamptey 6 Odoi [78’] 3 Amartey 6 Salisu 6 Mensah 4 Rahman [88’] 2 Samed 5 Thomas Partey 5 Kudus 7 Djiku [83’] 3 Jordan Ayew 6 Sulemana [78’] 3 André Ayew 5 Kyereh [78’] 2 Inaki Williams 5 n AMARTEY [21’]n WOO-YOUNG [27’] n LAMPTEY [73’] n KIM YOUNG-GWON [77’] ANTHONY TAYLOR INGLATERRA GRUPO H 28.11.2022 GANA PAULO BENTO OTTO ADDO
“JOGÁMOS O SUFICIENTE PARA VENCER” u “ J o g á m o s o s u f i c i e n t e n ã o s ó p a r a e m p a t a r , m a s p a r a v e n c e r N ã o f o i u m r e s u l t a d o j u s t o E s t o u m u i t o f e l i z c o m o d e s e m p e n h o d o s m e u s j o g a d o r e s , m a s , c l a r o , n a d a c o n t e n t e p e l o r e s u l t a d o ” , d i s s e P a u l o B e n n t o , s e l e c i o n a d o r d a C o r e i a d o S u l , a p ó s a d e r r o t a . n EPA/NOUSHAD THEKKAYIL EPA/MOHAMED MESSARA
REUTERS/MOLLY DARLINGTON
Kudus marcou de cabeça o seu segundo golo e terceiro do Gana Paulo Bento tanto protestou que acabou por ver o cartão vermelho

CASEMIRO FAZ TODA A DIFERENÇA

SUÍÇA BRASIL

A LISSON 3

ÉDER MILITÃO 3

MARQUINHOS 3

THIAGO SILVA (C) 3

ALEX SANDRO (86’) 3 CASEMIRO 4

FRED (58’) 2

L . PAQUETÁ (45’) 2

RAPHINHA (73’) 2

VINÍCIUS 3

RICHARLISON (73’) 2

RODRYGO (45’) 3

B. GUIMARÃES (58’) 3 G.JESUS (73’) 2

T GRUPO G

ANTONY (73’) 2

A . TELLES (86’) 1 Tite 4 T

AUXILIARES: David Morán

e Zachari Zeegelaar

AO INTERVALO: 0-0.

MARCADOR: 1-0 Casemiro (83’)

DISCIPLINA: A Rieder (50’) e Fred (52’)

ç Um golo solitário de Casemiro, numa excelente finalização a passe de Rodrygo, deu a vitória ao Brasil frente à Suíça (1-0) e carimbou o passaporte da canarinha para os ‘oitavos’. Num duelo entre duas equipas que tinham ganho na jornada inaugural, os suíços deram boa réplica, mas não resistiram a pressão final dos brasileiros, que mesmo sem uma exibição brilhante melhoraram quando Tite mexeu na equipa, principalmente depois de trocar Fred por Bruno Guimarães.

Sem os lesionados Danilo e Neymar, as novidades foram as entradas de Éder Militão para lateral direito e Fred para o meio-campo. A equipa perdeu capacidade para criar perigo e isso foi evidente durante toda a primeira parte. Vinícius teve nos pés a única verdadeira oportunidade para bater Sommer nessa fase,

“FORAM QUATRO ANOS DESENVOLVENDO OS ATLETAS E DANDO OPORTUNIDADES. SEM ISSO, SERIA MUITO DIFÍCIL” TITE, selecionador do Brasil

mas o guardião suíço travou o remate do craque do Real Madrid. Os helvéticos começaram melhor o segundo tempo, criando alguns momentos de aperto na área brasileira, mas sem obrigar Alisson a aplicar-se – nenhum dos remates da Suíça foi enquadrado com a baliza. Mas, na última meia hora, o Brasil tomou conta do jogo. Aos 64’, bem lançado por Casemiro, Vinícius chegou a bater Sommer e a festejar o

HOMEM DO JOGO

Paciência foi crucial num “jogo chato”

ç O empate entre Camarões e Sérvia é um forte candidato a jogo mais entusiasmante do Mundial e o filme também contempla o potencial melhor golo da prova, desenhado por Aboubakar. O ex-avançado do FC Porto, hoje a jogar nos sauditas do Al-Nassr, tirou Maksimovic da frente com um toque brilhante, teve a ousadia de parar em frente ao gigante Vanja Milinko-

HOMEM DO JOGO

CAMARÕES

3

2 C . MOTING (C) 4 ABOUBAKAR (55’)

3

3

2

golo, mas o VAR acabaria por anular o lance devido a um fora-de-jogo de Richarlyson. Mas a pressão canarinha deu frutos já perto do final, com Casemiro a aproveitar a maior liberdade depois da entrada de Bruno Guimarães para marcar um belo golo. *

“FALTOU ALGUMA CORAGEM OFENSIVA À EQUIPA. SABÍAMOS QUE SERIA DURÍSSIMO E NÃO ESTOU DESAPONTADO” MURAT YAKIN, sel. da Suíça

Já Tite, destacou a qualidade dos jogadores que tem à disposição. “Há um leque de opções porque existe um processo de quatro anos de construção. Quem venceu hoje foi o processo”, disse o técnico. A seleção brasileira não sofre golos há 261 minutos – em 78 jogos com Tite no comando, manteve a baliza inviolada em 54. Nos ‘oitavos’, os brasileiros poderão encontrar Portugal, pois o rival virá precisamente do Grupo H. *

mo jogo... e pode não chegar. *

RIGOBERT

CLASSE. Aboubakar fez uma obra-prima para reduzir a

Onana expulso da delegação

ç André Onana, guarda-redes do Inter, foi expulso da delegação camaronesa por motivos disciplinares. De acordo com a imprensa local, o selecionador Rigobert Song queria mudar o estilo de jogo ao guardião, o que provocou uma discussão. “Ele é um

dos melhores guarda-redes na Europa e não se trata das suas performances, mas é preciso proteger o grupo. Precisávamos de um sinal forte”, frisou o treinador. “Foi um grande risco, mas sou como o pai deles. Tenho de tomar decisões”, concluiu. *

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 32 ESPECIAL
SPONSORED BY
FESTA. Casemiro abraçado pelos companheiros
desvantagem REUTERS
SÉRVIA
33 E PASSY 2 FAI 3
4
2 T
2
1
2
3
3
Com um grande golo, CASEMIRO foi decisivo. Com mais liberdade para atacar na 2.ª parte, o médio surgiu na área para resolver. 4
3 V. M. SAVIC 1 MILENKOVIC 2 VELJKOVIC (78’) 3 PAVLOVIC (55’) 4 ZIVKOVIC (78’) 3 MAKSIMOVIC
LUKIC
KOSTIC (90’+2) 4 S. M. SAVIC (78’) 4 TADIC (C)
MITROVIC
S. MITROVIC (55’)
CASTELLETTO
NKOULOU
OLO
ANGUISSA (81’)
HONGLA (55’)
K UNDE (67’)
MBEUMO (81’)
TOKO EKAMBI
(67’)
SONG, sel. dos Camarões 3 SOMMER 2 WIDMER (76’) 2 AKANJI 3 ELVEDI 2 RODRÍGUEZ 2 FREULER 3 XHAKA (C) 2 RIEDER (58’) 3 SOW (76’) 3 VARGAS (58’) 2 EMBOLO (76’) 2 E. FERNANDES (58’) 2 STEFFEN (58’) 1 AEBISCHER
10
Aboubakar brilha no meio da loucura
(76’) 1 SEFEROVIC (76’) 1 F. FREI (86’) 2 Murat Yakin
Estádio 974, em Doha ÁRBITRO: Ivan Barton (El Salvador)
ç Mais habituado a ajudar defensivamente do que a marcar, Casemiro já tinha ameaçado frente à Sérvia, acertando na trave. Desta vez não falhou e fez o 6º golo em 67 jogos pela seleção. “Tivemos paciência, foi um jogo chato, de detalhes. Sabíamos que teríamos a bola. Graças a Deus, fizemos o golo”, referiu o médio, sublinhando: “O primeiro objetivo era qualificar-nos. Isto foi importantíssimo, num grupo tão difícil.”
REUTERS
Mesmo sem exibição brilhante, Brasil bate Suíça e já tem garantida a presença nos ‘oitavos’

Mais 10,8 milhões

CONFLITO

Apenas futebol?

PORTUGAL CUMPRIU OS MÍNIMOS AO CHEGAR AOS ‘OITAVOS’ DO

Portugal cumpriu os mínimos - chegou aos ‘oitavos’ do Mundial. Até agora, já entraram 20,2 milhões de euros nos cofres da Federação Portuguesa de Futebol. Isto porque a qualificação rendeu 9,4 milhões €, a que se juntam agora mais 10,8 milhões €. Agora há que ‘despachar’ a Coreia de Paulo Bento e ficar em 1º no grupo para defrontar a Suíça, se tudo correr normalmente, ou seja, que o Brasil ganhe o Grupo F. Seria uma enorme surpresa se tal não sucedesse. Frente aos helvéticos, a equipa das quinas é claramente favorita. E a passagem aos ‘quartos’ faz subir a verba que entra nas contas da FPF para 23,8 milhões €. Depois, bem, os adversários passam a ter outro calibre. Contudo, Portugal, num dia bom de Ronaldo e companhia, tem Seleção para ganhar a quem lhe calhar pela frente. E ganhar a final dá um prémio de 40,4 milhões. Nada mau. O que irá a FPF fazer com essa fortuna?n

CAMARÕES

ANDRÉ ONANA

AFASTADO

DO MUNDIAL

u Onana foi afastado do grupo de trabalho da seleção dos Camarões pelo selecionador Rigobert Song. O guarda redes do Inter (Itália) não vai jogar mais neste Mundial por questões disciplinares. Onana foi suspenso em 2021 por doping.n

ENTRADA A PÉS JUNTOS

JOÃO MONIZ

Ojogo de hoje (19h00) entre Irão e Estados Unidos é decisivo para as contas do Grupo B - a equipa que vencer apura-se para os oitavos de final - mas o confronto vai muito para além das quatro linhas, face ao intenso diferendo político entre os dois países.

A seleção do Irão tem sido muito visada pela repressão exercida pelo regime do país. Ontem, os meios iranianos par-

Já vi guerras começarem por menos. Hoje joga-se um explosivo Irão-Estados Unidos (19h00). Os países antagónicos que levam décadas em guerra (declarada e por procuração) vão bater-se no relvado - ambos com possibilidade de chegar aos ‘oitavos’. A primeira vez que se encontraram foi em 1998 no Mundial de França (vitória do Irão por 2-1, que terminou o grupo com 3 pontos e os EUA com zero, ambos eliminados).

Já Ali Khamenei era o supre-

NORTE-AMERICANOS CONFRONTADOS COM RACISMO SISTÉMICO

tiram para o contra-ataque e bombardearam o selecionador Gregg Berhalter e o jogador Tyler Adams com várias questões extrafutebol: o racismo sistémico, as restrições na concessão de vistos a migrantes e a presença militar no Golfo Pérsico. Adams até foi criticado pela

FRANÇA BENZEMA AINDA PODE REGRESSAR AO QATAR

u Karim Benzema, segundo a imprensa francesa, pode ainda regressar ao Mundial do Qatar.

O avançado do Real Madrid foi afastado da comitiva com uma lesão na coxa, ainda antes da estreia da seleção gaulesa. No entanto, o jogador francês não

foi substituído pelo selecionador Didier Deschamps, logo continua teoricamente disponível. Caso consiga recuperar da lesão a bom ritmo, o atual Bola de Ouro pode ainda estar disponível para jogar neste Mundial.n

forma como pronunciava Irão. Antes, a Federação norte-americana contribuiu para o clima quezilento, ao partilhar uma bandeira iraniana sem o símbolo da República islâmica. Na antevisão ao jogo, Carlos Queiroz, selecionador iraniano, reforçou a vontade de vencer hoje, independentemente dos “jogos mentais”, e desejou que se fale mais de futebol no próximo Mundial, que se disputa... maioritariamente nos EUA.n

mo líder do Irão. Nos EUA, Bill Clinton estava na Casa Branca a um mês de admitir relações “impróprias” com Monica Lewinsky e de lidar com os ataques bombistas que fizeram 213 mortos na embaixada de Nairobi e 11 em Dar es Salaam. Depois disso, apenas se cruzaram em 2000 num amigável (1-1). Ou seja, neste Mundo globalizado, há 20 anos que as seleções não se enfrentam. O Mundo hoje não está mais bonito. E o futebol muito menos.n

BÉLGICA

“HÁ TENSÃO

DENTRO DO NOSSO GRUPO”

u “Sim, há tensão dentro do nosso grupo. Os jogadores jogam juntos há pouco tempo. Vi neles o medo de perder e tenho responsabilidade de encontrar soluções”, disse Roberto Martínez, selecionador da Bélgica, após a derrota com Marrocos.n

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 33 ESPECIAL SPONSORED BY TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 ESPECIAL I 21
IRÃO-EUA r Diferendo político entre os dois países gera troca de galhardetes antes do jogo CARLOS QUEIROZ r Espera que se fale mais de futebol
REUTERS/AMR ABDALLAH DALSH Carlos Queiroz espera uma vitória do Irão frente aos Estados Unidos apesar dos “jogos mentais” POR DENTRO DO MUNDIAL Benzema ainda é hipótese EPA/FRIEDEMANN VOGEL
TREINADOR DE
EM 1998 KHAMENEI JÁ ERA SUPREMO LÍDER DO IRÃO E CLINTON NEGAVA MONICA
EM RISTE

LINHAS INIMIGAS

Lágrimas de Nuno

Num segundo, está a correr como mais ninguém corre no corredor esquerdo. No outro, está deitado no chão e em lágrimas porque não pode continuar. Assim foi ontem e assim tem sido durante boa parte da carreira de Nuno Mendes. Não há como duvidar do talento. Falamos de um jogador que, mesmo no meio de toda esta aflição, consegue picos de forma incríveis. É triste, sobretudo para o próprio. Cada vez que o vemos a arran-

AQUELE PEDAÇO EXTRA DE VELOCIDADE PODE FAZER FALTA

car, ficamos divididos. Queremos que chegue primeiro do que os adversários, mas não queremos que acelere em demasia para não arriscar mais uma lesão. A - provável, mas não certa - ausência de Nuno Mendes até à final do Mundial é uma péssima notícia para Fernando Santos. Aquele pedaço extra de velocidade pode fazer falta a uma seleção que, agora sim, deve assumir-se como uma das melhores do Mundo.n

SUPERFAVORITOS

INGLATERRA

MAIS CONTRASEGURANÇA GALES

Gareth Southgate, selecionador de Inglaterra, prepara-se para reforçar o meio-campo no duelo de hoje com o País de Gales, numa altura em que a seleção dos três leões só precisa de um empate para seguir em frente.

Nesse sentido, o técnico deve apostar no experiente Henderson para o meio-campo em detrimento do jovem Jude Bellingham (19 anos). Uma opção que não está a gerar consenso na imprensa inglesa, que

Voos Milagre

As relações diplomáticas estão cortadas, e com facas, entre Doha e Jerusalém, desde o ano 2009. Foi o conflito do Médio Oriente que desorientou o Catar e colocou um grandíssimo ponto final na amizade comercial iniciada em 1996. Mas o futebol pode ultrapassar a ideia de ser um jogo onde homens correm atrás de uma bola para a colocar na baliza adversária. Um inesperado shalom salaam, ainda que momentâneo, e cen-

PONTES QUE UNEM, COMO PODE SER O CASO DO FUTEBOL, DEVEM PREVALECER

afirma que Southgate está a ser demasiado conservador. Na conferência de imprensa de antevisão, o técnico não quis desvendar o onze e garantiu que a equipa está toda operacional: “É muito bom ter toda equipa disponível nesta altura. Queremos vencer e temos de equilibrar a frescura dos jogadores e a estabilidade que nos podem dar”.

SELECIONADOR GARANTE QUE KANE, APESAR DAS QUEIXAS, DEVE JOGAR

Sobre os problemas físicos do avançado Harry Kane, Southgate garantiu que o jogador está “operacional” e que deve ser titular, isto apesar de ainda não ter marcado neste Mundial.

Henderson, médio inglês do Liverpool, assegura que o duelo com outra equipa do Reino Unido não “é motivação extra”. “Foi o que calhou em sorteio. Vai ser emocional, mas o Mundial é assim e temos de lidar com estas situações ao longo da prova”, disse.n

CONFLITO PUGILISTA MEXICANO AMEAÇA LIONEL MESSI

u Saul ‘Canelo’ Álvarez, fam oso pugilista mexicano, ameaçou Lionel Messi. Depois da vitória da Argentina com o México, Otamendi partilhou um vídeo no balneário da seleção alviceleste, onde parece ver-se Messi com os pés em cima de uma camisola do Mé-

xico. O pugilista, quatro vezes campeão do Mundo em várias categorias de peso, não gostou e ameaçou o astro argentino. “Viram o Messi a limpar o chão com a nossa camisola ? É melhor ele rezar para que eu não o encontre”, disse ‘Canelo’ Álvarez no Twitter.n

trado exclusivamente na loucura de adeptos, conseguiu o que parecia ser totalmente impossível: o primeiríssimo voo, operado pela companhia aérea cipriota TUS airways, vindo do aeroporto de Ben Gurion aterrou na cidade do Mundial. A manhã do dia 20 de novembro, mais do que entrar na história, devia ser professor no futuro plural dos dois países. Que haja pontes que unam e que desandem pontes que partam.n

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 34 ESPECIAL SPONSORED BY
MUDANÇAS r Southgate deve apostar no experiente Henderson em vez de Bellingham CONTAS r Ingleses precisam de apenas um empate
MUNDIAL 2022
Gareth Southgate prepara mudanças na equipa inglesa, que joga hoje contra o País de Gales Lionel Messi sob
ameaça
PAULO CALADO
AS MIL E UMA NOITES ESCRITORA Miriam Assor

ARGENTINA

DESCUIDO DE MESSI ACABA EM AMEAÇAS

ç Tenha sido um momento infeliz ou uma estratégia deliberada para ganhar algumas horas de atenção às custas da febre do Mundial, não há dúvida de que o pugilista Canelo Álvarez conseguiu agitar as águas, ameaçando Lionel Messi, que se surgiu no centro da polémica um dia depois do triunfo crucial sobre o México.

Tudo começou com um vídeo gravado dentro do balneário argentino, após a partida. Nas imagens, vê-se uma camisola da seleção azteca no chão, em frente a Messi, que chega a tocar-lhe com os pés durante os festejos com os companheiros. Aquilo que, para a maioria, pareceu um ato acidental, Canelo Álvarez interpretou com uma provocação ao país onde nasceu. Imediatamente, recorreu ao Twitter, para condenar... e ameaçar o avançado argentino. “Viram o Messi a limpar o chão com a nossa camisola e bandeira? Que peça a Deus para eu não o encontrar”, escreveu acompanhado por alguns ‘emojis’ de punhos cerrados. Canelo é um pugilista mexicano bem-sucedido - com vários títulos mundiais, em diferentes ca-

tegorias de peso, a seu nome - e escusado será dizer que a publicação rapidamente atraiu a atenção de meio-mundo, particularmente na América Latina.

Uma das reações veio de Sergio Agüero, que se prontificou a es-

ou o que acontece num balneário. Depois dos jogos as camisolas estão sempre no chão por causa do suor. E se vires bem, ele faz um movimento para tirar a bota e toca na camisola sem querer.”, escreveu o argentino. Também Cesc Fábregas saiu em defesa do ex-colega no Barcelona: “Não conheces a pessoa, nem entendes como funciona um balneário. Todas as camisolas vão para o chão e depois são lavadas.”

GRUPO A

ç Com o cenário de derrota da Holanda a adivinhar-se como muito improvável, Equador e Senegal jogam o tudo ou nada no Estádio Khalifa Internacional. O Equador parte em vantagem, já que um ponto basta à seleção sul-americana par selar o segundo apuramento da sua história para os ‘oitavos’ de um Mundial. Enner Valencia, autor dos três golos da sua seleção na prova, está em dúvida devido a uma entorse no

joelho. “Vamos tentar recuperá-lo para que esteja presente, seja desde o início ou mais tarde. Da mesma forma que tem uma entorse, também tem o coração pintado com a ‘Tri’ [nome da seleção equatoriana]”, disse o selecionador Gustavo Alfaro. Do lado do Senegal, otécnico revelou uma seleção fonte de inspiração. “O objetivo é fazer como Marrocos. Foi uma vitória muito boa contra a Bélgica”, elogiou Aliou Cissé. *

ESPANHA

clarecer o conteúdo do vídeo: “Senhor Canelo, não procures desculpas ou problemas, seguramente não sabes nada de futebol

BÉLGICA

Durante o dia de ontem, Canelo não inibiu de responder às várias personalidades que o foram criticando, havendo até quem peça... um combate entre os intervientes. Disparate, claro! *

ç A seleção do Qatar esteve seis meses em estágio a preparar-se para o Mundial, mas foi a primeira a ser eliminada. Na despedida frente à Holanda, os qataris vão tentar não ser a primeira seleção anfitriã a terminar sem qualquer ponto. A missão é difícil. “Não estou desa-

pontado nem envergonhado”, disse o selecionador Félix Sánchez. Já a Holanda precisa apenas de um ponto para se qualificar, depois do empate frente ao Equador. “Percebo as críticas, mas estamos há 17 jogos sem perder. Merecemos respeito”, atirou o técnico Louis van Gaal. *

Gavi

treino por precaução

ç Ainda causou sobressalto no país vizinho, mas não passou de uma precaução. Gavi foi o grande ausente do treino de ontem da seleção espanhola, depois de ter sofrido uma entrada dura frente à Alemanha, mas não está em dúvida para o jogo com o Japão e deve voltar hoje aos trabalhos. O treino da roja teve, porém, a visita surpresa... do controlo anti-doping da FIFA. * V.B.

Balneário em alta tensão

ç

Já não dá para disfarçar! O ambiente na seleção belga está mesmo de cortar à faca e ontem foi o selecionador Roberto Martínez a confirmar que há “tensão” entre jogadores. A derrota frente a Marrocos, o triunfo pálido diante do Canadá e as polémicas declarações de De Bruyne ao ‘The Guardian’ - disse que a seleção era “demasiado velha” para chegar longe no Mundial - estão a causar ondas de choque dentro e fora do balneário. Depois do

jogo com os marroquinos, Vertonghen respondeu da mesma moeda a De Bruyne - “Suponho que atacámos mal porque somos velhos”, disse - e, ontem, Martínez admitiu: “Sim, há tensões no grupo. É natural. Somos uma família, se não há desentendimentos é porque não há emoção.”

O clima tenso também passou para as ruas da Bélgica: mais de duas dezenas de pessoas foram detidas em rixas que se seguiram ao desaire de domingo. * V.B.

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 35 ESPECIAL
SPONSORED BY Pugilista Canelo Álvarez acusa argentino de pisar uma camisola do México e opta pela intimidação EPA VASCO BORGES SERGIO AGÜERO SAIU EM DEFESA DE LA PULGA: “NÃO SABES NADA DE BALNEÁRIOS... ELE TOCA NA CAMISOLA SEM QUERER” FIGURA.Messi marcou ao México e a festa no balneário causou polémica
falha
Qatar diz adeus sem vergonha Enner Valencia
EQUADOR SENEGAL 3 x 4x 2x 1 4x 4x 2 SABALY É. MENDY 1 JAKOBS 2 DIALLO KOULIBALY N. MENDY P. SARR DIATTA DIEDHIOU 19 I. GUEYE 5 4 3 6 15 17 PRECIADO GALÍNDEZ 1 HINCAPIÉ 3 TORRES POROZO CAICEDO CIFUENTES ESTUPIÑÁN 16 G. PLATA 19 11 2 25 23 7 5 Estádio: Khalifa International, em Al Rayyan • Árbitro: Clément Turpin (França) 15.00 h • SportTV 2 DIA ESTRADA 21 SARMIENTO 17 7 Treinador: GUSTAVO ALFARO Lesionados: NADA A REGISTAR. Castigados : MÉNDEZ. Em risco de exclusão : CAICEDO Treinador: ALIOU CISSÉ Lesionados: NADA A REGISTAR. Castigados : NADA A REGISTAR. Em risco de exclusão: I. GUEYE, N. MENDY, DIA, JAKOBS, P. CISS HOLANDA QATAR 3 x 4x 1x 2 3x 5x 2 MOHAMMAD BARSHAM 22 HASSAN 3 KHOUKHI P. CORREIA MADIBO HATEM AHMED MUNTARI 9 AL-HAYDOS 10 16 2 23 14 6 DUMFRIES NOPPERT 23 AKÉ 5 VAN DIJK TIMBER F. DE JONG BERGHUIS BLIND 10 GAKPO 8 7 4 2 21 17 11 Estádio: Al Bayt, em Al Khor • Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia) 15.00 h • RTP 1 • SportTV 1 ALI BERGWIJN 19 M. DEPAY 22 17 Treinador: LOUIS VAN GAAL Lesionados NADA A REGISTAR. Castigados : NADA A REGISTAR. Em risco de exclusão: DE LIGT Treinador: FÉLIX SÁNCHEZ Lesionados: NADA A REGISTAR. Castigados : NADA A REGISTAR. Em risco de exclusão: AL-SHEEB, ALI, BOUDIAF, AFIF, MOHAMMAD, MADIBO E AHMED
é dúvida

GRUPO

A HORA DA VERDADE

País de Gales-Inglaterra

A Inglaterra só sofreu 1 golo nos últimos 4 jogos contra o País de Gales, que é pouco produtivo. Não acreditamos em golos para ambos os lados.

AMBAS MARCAM: NÃO

Irão-Estados Unidos

Apesar de apresentar uma equipa dinâmica, os Estados Unidos têm um ataque pouco concretizador e o Irão destaca-se pela solidez defensiva.

MENOS DE 2,5 GOLOS

Equador-Senegal

O Senegal supera a ausência de Mané e deve fazer pelo menos um ponto neste jogo, face a um Equador especialista em empates: 9 nulos em 13 jogos!

EMPATE OU VITÓRIA DO SENEGAL BREVES

ALEMANHA. Neuer releva o facto de a equipa continuar na luta pelos oitavos. “O mais importante é estarmos vivos”, diz o guardião. A FIFA, essa, deve multar a Alemanha por não ter enviado qualquer jogador à conferência na véspera do jogo com a Espanha.

CROÁCIA. Perisic defende que a equipa conseguiu finalmente, diante do Canadá, assinar uma exibição digna de um vice-campeão mundial. “Vimos a verdadeira Croácia!”, afirma o médio esquerdo do Tottenham.

FRANÇA. Benzema está a recuperar bem da lesão na coxa esquerda e, segundo a imprensa gaulesa, até pode ser chamado de volta à seleção.

POLÓNIA. Wieteska dá a receita para travar Messi. “Jogar perto dele, não lhe dar espaço para conduzir a bola”, diz o central do Clermont, que esta época perdeu (0-5) frente ao PSG... com um bis de La Pulga.

FRASES

“Vamos defrontar a equipa que melhor tem jogado no Grupo B. Vamos ter que ser mais fortes e melhores do que eles”

ç

O Irão de Carlos Queiroz e Taremi tem a soberana oportunidade de ultrapassar pela primeira vez a fase de grupos do Mundial. Para que tal suceda necessita de ganhar aos Estados Unidos embora o empate também seja suficiente desde que Gales não derrote a Inglaterra.

“O jogo é muito especial. É um orgulho chegarmos à última jornada com a hipótese de nos qualificarmos. Os Estados Unidos são a seleção que melhor tem jogado e sido mais consistente no Grupo B. Saltaram do ‘soccer’ para o futebol. Temos que ser melhores e mais fortes do que eles”, frisa Carlos Queiroz.

O treinador luso de 69 anos não se furta a comentar o que tem ocorrido fora das quatro linhas. “Falam de direitos humanos, de racismo, de crianças que morrem em tiroteios nas escolas. Somos solidários com tudo isso, mas a nossa missão no Mundial é fazer as pessoas felizes. Espero que os acontecimentos em torno do Mundial sejam uma lição para que saibamos, no futuro, que a nossa missão é criar entretenimento e, durante 90 minutos, proporcionar alegria às pessoas.”

Entretanto, a Autoridade Judiciária do Irão libertou 709 reclusos como forma de comemorar o triunfo (2-0) sobre Gales na 2.ª jornada do Grupo B. *

Então venha de lá o dérbi

ç A Inglaterra é a favorita no dérbi com Gales. A seleção dos Três Leões segue para os ‘oitavos’ em caso de vitória ou empate, podendo até lá chegar... se perder, dependendo da diferença de golos. “Estamos numa ótima posição, mas se a mentalidade não for a adequada podemos perder o jogo”, avisa Gareth Southgate, selecionador da Inglaterra, referindo que a equipa já está recuperada do nulo com os EUA. “Os jogadores ficaram um pouco em baixo, mas eu não!”, vinca o treinador dos Três Leões, reconhecendo que os duelos com Gales são especiais... especialmente para os galeses: “Eles têm uma

motivação especial sempre que nos defrontam. Percebo-os. Temos uma velha e sã rivalidade.”

Gales necessita de ganhar e mesmo esse resultado pode não chegar. Bale não quer despedir-se já hoje do Mundial... nem da seleção. “Já houve alguns resultados chocantes no Mundial e não há razão para que nós não consigamos fazer o mesmo. Vamos dar tudo”, diz o atacante de 33 anos. Rob Page, o selecionador, garante que a equipa convive bem com onda de críticas de que tem sido alvo. “Não é um problema. Vestimos as nossas calças de menino grande... e continuamos!”, atira. * N.P.

QUEIROZ, selecionador do Irão “Queremos mostrar ao mundo o muito que trabalhámos nos últimos quatro anos. Estamos totalmente focados no jogo”

BERHALTER, selecionador dos EUA

Unidos precisam obrigatoriamente de vencer para atingirem os ‘oitavos’, algo que conseguiram pela última vez em 2014. Gregg Berhalter, técnico dos ‘Stars and Stripes’, quer voltar a provar que o tempo da bola quadrada faz parte do passado, que o futebol se impôs ao ‘soccer’. “Queremos mostrar ao mundo o muito que trabalhámos nos últimos quatro anos. Por mais que estejamos solidários com o povo iraniano, aquilo em que agora estamos concentrados é no jogo”, disse Gregg Berhalter, pedindo desculpa por numa publicação da federação nas redes sociais ter surgido uma bandeira do Irão sem o símbolo central. Como reagiu Carlos Queiroz a isso? “Acredito que ainda posso ganhar desafios com estes jogos psicológicos”, atirou. * N.P.

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 36 ESPECIAL
SPONSORED BY
EPA
Irão de Carlos Queiroz e Taremi vai tentar ultrapassar pela primeira vez a fase de grupos
C.
G.
IRÃO ESTADOS UNIDOS 4 x 2 x 2 x 2 4 x 3 x 3 DEST TURNER 1 ROBINSON 5 REAM ZIMMERMAN ADAMS MCKENNIE MUSAH PULISIC 10 SARGENT 24 13 3 4 6 8 REZAEIAN H. HOSSEINI 24 MOHAMMADI 5 M. HOSSEINI POURALIGANJI CHESHMI EZATOLAHI HAJISAFI 9 GHOLIZADEH 17 20 19 8 15 3 6 Al Thumama, em Doha • Árbitro: Mateu Lahoz (Espanha) 19.00 h • RTP 1 • SportTV 2 WEAH AZMOUN 21 TAREMI 23 2 Treinador: CARLOS QUEIROZ Lesionado: BEYRANVAND. Castigado : JAHANBAKHSH. Em risco de exclusão: POURALIGANJI E REZAEIAN. Treinador: GREGG BERHALTER Lesionados: NADA A REGISTAR. Castigados: NADA A REGISTAR. Em risco de exclusão: DEST, REAM, MCKENNIE E ACOSTA. B
ç Os
GALES INGLATERRA 3 x 4 x 3 4 x 3 x 3 TRIPPIER PICKFORD 1 SHAW 3 MAGUIRE STONES RICE HENDERSON MOUNT FODEN 20 KANE 9 6 5 4 19 8 RODON WARD 12 WILLIAMS 18 DAVIES MEPHAM RAMSEY ROBERTS AMPADU 20 BALE 11 13 45 10 15 14 Ahmad bin Ali , em Al-Rayyan • Árbitro: Slavko Vincic (Eslovénia) 19.00 h • Sport TV 1 SAKA MOORE 17 JAMES 6 12 Treinador: ROBERT PAGE Lesionados: NADA A REGISTAR. Castigado: HENNESSEY. Em risco de exclusão: MEPHAM, BALE E RODON. Treinador: GARETH SOUTHGATE Lesionados: NADA A REGISTAR. Castigados: NADA A REGISTAR. Em risco de exclusão: NADA A REGISTAR.
Estados
EUA pretendem provar que a bola já não é quadrada
SAUDÁVEL. Queiroz observa momento de descontração

OPINIÃO

Substituições contra o sufoco

NÚMEROS

2

vitórias de Portugal nesta edição do Mundial, algo que não conseguia desde 2006, ano em que somou quatro triunfos e acabou em 4.º lugar. De resto, só venceu mais jogos em 1966 (cinco), pois nas outras participações registou apenas uma vitória em cada edição (1986, 2002, 2010, 2014 e 2018)

17 jogos seguidos do Brasil sem perder numa fase de grupos dos Mundiais, um recorde da prova. A série invicta (14 vitórias e três empates) iniciou-se em 2002 e supera os 16 encontros da Alemanha (entre 1990 e 2010). A última derrota numa fase de grupos foi com a Noruega (1-2), em 1998

253 minutos do Uruguai sem marcar golos em fases finais. Desde que venceu Portugal nos oitavos de final de 2018, com um bis de Cavani, a seleção celeste não voltou a faturar: ficou em branco frente à França (0-2) ainda em 2018, e diante da Coreia do Sul (0-0) e Portugal (0-2) já este ano.

Salvem o invasor!

A segunda parte do Portugal-Uruguai foi marcada por uma invasão de campo protagonizada por um espectador ‘armado até aos dentes’ com uma bandeira

LGBT e com uma camisola azul onde tinha estampadas mensagens de apoio à Ucrânia e às mulheres oprimidas pelo regime iraniano. Manietado e detido, o inva-

sor mereceu a compreensão de Rúben Neves: “Sabemos o que rodeia o Mundial e espero que nada aconteça ao rapaz. Percebi as mensagens... e o mundo também.”

SIM.

O objetivo já foi alcançado, logo faz sentido rotatividade, para descansar os mais ‘carregados’ e dar mais andamento aos suplentes. Ainda que sem o 1.º lugar matematicamente garantido, qualquer um dos 26 jogadores de Portugal tem qualidade mais do que suficiente para garantir a vitória contra a Coreia do Sul.

NÃO.

Numa prova de curta duração, é sempre positivo manter a boa dinâmica e criar ainda maior química entre os jogadores. Assim, Fernando Santos não devia mexer no onze, apostando nas opções tidas como mais fortes, até porque necessita de garantir o 1º lugar, o que ajuda nos ‘oitavos’.

DIAMANTINO MIRANDA Antigo internacional português
O colete de forças uruguaio começava a apertar e era necessário voltar a respirar bem. A lufada de ar fresco tem nomes – Nunes, Palhinha e Ramos

Musiala, Messi e o meu vexame

o Uruguai já tinha abdicado da linha de cinco lá trás e apostado em ‘setas’ nas alas, passando a atacar quase em 4x2x4. Mas Santos emendou a mão de forma exemplar, lançando de uma só vez Palhinha, Matheus Nunes e Ramos. Portugal estabilizou imediatamente. E voltou a ter a bola. E isso é que é fundamental para uma equipa que finalmente aproveita o talento, que se expressa agora com o inerente jogo associativo e que se assume como de ação e menos de reação. A verdade é que, em boa parte de duelo com um adversário forte, já vimos um Portugal forte na reação à perda e capaz de ferir o adversário com a liberdade e a mobilidade de movimentos que é o seu novo paradigma.

Falta ainda alguma orientação mais vertical, mas, espero, lá chegaremos.

Foi também um jogo de grandes respostas individuais. A começar por Diogo Costa, como se ele pudesse ser hoje questionado. Ronaldo marcou o seu melhor não-golo, porque foi a sua ação que levou a bola de Bruno Fernandes para o fundo da baliza. Ainda sai demasiado do rectângulo mágico, mas parece

cada vez em melhor condição a desempenhar o papel em que mais faz a diferença. Bruno Fernandes fez um jogo cheio e emergiu completamente quando os uruguaios entraram em delírio. E Bernardo confirmou-se como um compêndio de bem jogar também no relvado. Mas, como também diria Galeano, “o futebol é uma alegria que dói”, e custou ver sair em lágrimas o lesionado Nuno Mendes.

lota, uma jack russel bem mais traquina, mas que também fala docemente com os olhos.

Poderia legitimar o meu estranho e, insisto, inabitual comportamento com a história cinematográfica de Füllkrug. Numa seleção alemã em que alguns (não é o meu caso) apontam principalmente a falta de um Klinsmann, Bierhoff, Bobic ou até Klose, o abismo acabou por ser evitado à custa de um ponta de lança grandalhão, já com 29 anos, que ainda na época passada andava clandestino na segunda divisão germânica e que só precisou de 13 minutos em campo para empatar o jogo, após substituir Müller. Bem, talvez não seja tanto assim, porque Füllkrug já havia tido uma passagem pela seleção de sub-20 e foi muito em resultado dos seus golos que o Werder Bremen regressou à Bundesliga. De resto, segue em segundo na lista de melhores marcadores (10 golos) e é considerado o avançado germânico no espaço aéreo. Mas

Busquets e os seus génios imberbes, convida à ilusão e esteve mais tempo por cima. Mas o jogo acabou por ser um duelo de espelhos entre as duas equipas que mais me enchem as medidas, sem desprimor para o Brasil e para a França, que até podem ter mais armas e favoritismo. Para mim, o Mundial não seria o mesmo sem Neuer, Kimmich, Gnabry, Leroy Sané e Havertz. Mas seria principalmente doloroso sem esse demónio com pés de bailarina de 19 anos: Musiala diverte-nos e contagia com o seu futebol de habilidade, elasticidade, velocidade e verticalidade.

A Espanha deixou sobreviver a Alemanha e ainda bem. E, já agora, por muito que a Argentina tenha começado por ser surpreendida pela estimulante Arábia Saudita, também gostei que a normalidade fosse reposta frente ao México. Messi ainda é dos que nos aglutina a fé, principalmente agora que parece ter ganho um ascendente que não se via na seleção desde Maradona.

Viagem entre odever e o prazer RONALDO MARCOU O SEU MELHOR NÃO-GOLO: FOI A SUA AÇÃO QUE LEVOU A BOLA PARA O FUNDO DA BALIZA. EMERGIU FERNANDES E BERNARDO É UM COMPÊNDIO DE BEM JOGAR TAMBÉM NO RELVADO FOI TAMBÉM UM JOGO DE GRANDES RESPOSTAS INDIVIDUAIS, A COMEÇAR POR DIOGO COSTA
LUDOPÉDIO
BRUNO PRATA
PAULO CALADO SPONSORED BY
TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 39 ESPECIAL
*
MUNDIAL 2022 *HORÁRIOS DE PORTUGAL (+5 horas em relação à hora de Toronto)
SPONSORED BY
TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 40 PUBLICIDADE PUB

O Museu de Waterloo recebe nova exposição que destaca a história do Rock’n’Roll

‘Música e Memórias’ integram a exposição ‘Rock This Town’

Museu da Cidade de Waterloo, que é noto riamente popular pelas suas exposições em constan te mudança e por explorar a história da cidade desde a sua fundação até aos dias de hoje, vai receber uma nova exposição que destaca a história do rock ‘n’ roll de Kitchener-Waterloo, numa viagem ao passado para perceber como a música nos uniu.

A nova exposição celebra Rock This Town, um documen tário de 60 minutos produzido pela nativa de Waterloo, Betty Anne Keller, dirigido por Paul Campsall e Tom Knowlton. O documentário, que estreou a 26 de Março de 2022 no Prin cess Theatre em Waterloo, leva os espectadores numa viagem através da história do rock ‘n’ roll de Kitchener-Waterloo,

apresentando estórias cativan tes sobre os muitos músicos lendários que estiveram a tocar na cidade durante os anos 60 e 70. A exposição do Museu da Cidade de Waterloo expande-se sobre essas estórias e vai estar em exibição entre 4 de novem bro de 2022 até junho de 2023, de terça-feira a sexta-feira das 10:00 às 16:00.

Rock This Town: Music and Memories destaca alguns dos momentos em que se celebrou música ao vivo na área, e inclui um confessionário de memó rias do Rock’n’roll, daqueles que fizeram parte do cenário musical local, desde o final dos anos 60 até aos anos 80. Através

de entrevistas, memorabilia, e interativos musicais, a exposi ção está repleta de histórias de músicos famosos que tocaram em Kitchener-Waterloo, tais como o vencedor do prémio Juno dos anos 80, para a grava ção de R&B/Soul do ano, Erroll Starr, Co pper Penny, Major Hooples Boarding House Band, e Helix. Os meios pelos quais se tem ouvido música serão exibi dos, através de um histórico de dispositivos musicais , apresen tando as indústrias locais Mars

land Engineering, Electrohome e BlackBerry.

A história desta memória musical, uma força que reu niu as pessoas, não estaria co mpleta sem o reconheci mento das canções, histórias e cerimónias indígenas que tiveram uma grande impor tância, significado e impacto n a vida quotidiana. Através desta exposição é possível per ceber os motivos pelos quais a música e o canto continuam a ser uma componente enraizada

na vida indígena que floresce na era moderna.

Com acesso ao principal centro comercial de Waterloo (Conestoga Mall), o Museu da Cidade de Waterloo é o local certo para descobrir uma série de objetos históricos, arte e artefatos que contam a his tória de Waterloo desde a sua fundação em 1806 até à atuali dade. O museu apresenta uma galeria principal que contém artigos fabulosos, de conside ráveis explorações, com mais de 20.000 objectos onde se inclui o camião de entrega de Whisky Pierce Arrow Seagram 1919, restaurado. São vários os elementos ao dispor para apren der e celebrar todas as coisas de Waterloo!

A entrada é sempre gratuita.

Para mais informações, por favor contacte a gerente Karen Vanden Brink, museus e colec ções de arquivos pelo telefone 519-885-8828 ou visite water loo.ca/museum. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 41 COMUNIDADE PUB Aceda à programação da CMCTV nas plataformas: Disponível também para Dispositivos Móveis e Smart TV: Através da app: Se tem Bell, adira já à CMCTV na Canal 893 Ligue 1-888-748-9166 ou consulte www.bell.ca/fibe-tv JÁ DISPONÍVEL! Por apenas $19.99/mês, veja a CMCTV e centenas de canais internacionais, incluíndo vários canais em português: CULTURA E ARTE
HELENA
O A NOVA EXPOSIÇÃO CELEBRA ‘ROCK THIS TOWN’, UM DOCUMENTÁRIO DE 60 MINUTOS PRODUZIDO PELA NATIVA DE WATERLOO, BETTY ANNE KELLER
História desta memória musical, uma força que reuniu as pessoas DIREITOS RESERVADOS

de infraestruturas e trabalhos de manutenção críticos

Arede de áreas protegidas administrada pela Parks Canada é uma porta de entrada para a natureza, a histó ria e 450 000 km² de memórias de costa a costa. O investimen to nestes locais ajuda a apoiar a saúde do património, tanto o natural como o construído, aumenta a resiliência climática e cria empregos nas comuni dades locais, ao mesmo tempo que proporciona aos visitantes experiências de alta qualidade, seguras e significativas em todo o país.

“O Governo do Canadá está empenhado em assegurar a sustentabilidade do património dos Parques Canadá para que a vitalidade cultural, ambiental e económica que os locais do património nacional trazem ao Canadá possam continuar no futuro”, realçou o minis tro federal do Ambiente e das Alterações Climáticas, Steven Guilbeault.

Diane Lebouthillier, ministra das Receitas Nacionais e Mem bro do Parlamento por Gaspé sie-Les Îles-de-la-Madeleine, reconfirmou o compromisso do Governo do Canadá com os bens do Parks Canada e a sua função crítica pelo que fornecem aos canadianos e visitantes, inves tindo 557 milhões de dólares, ao longo de três anos, para assegu rar a continuação de projetos de infraestruturas e trabalhos de manutenção essenciais.

“As casas e edifícios autên ticos da ‘Grande-Grave’ são os últimos lembretes permanen

tes das movimentadas aldeias piscatórias outrora comuns ao longo da costa de Gaspé e ofe recem a oportunidade de come morar as famílias expropriadas que viviam na zona aquando da criação do Parque Nacional de Forillon”, salienta Diane Lebouthillier.

O anúncio teve lugar junto do Parque Nacional de Forillon e destacou um projeto de 9,8 milhões de dólares para res taurar e apresentar as casas do património das famílias expro priadas da ‘Grande-Grave’, um setor emblemático do parque

nacional.

Mais do que apenas apoiar os visitantes, os bens do Parks Canada desempenham funções críticas, tais como transpor te, gestão da água, segurança pública, e serviços aos residen tes e empresas, sendo ao mesmo tempo uma fonte de orgulho para os canadianos.

Através deste investimento federal, o Parks Canada irá con centrar-se em projetos de capi tal de alta prioridade, completar o trabalho de manutenção críti ca, e manter a sua capacidade de mão-de-obra qualificada, para continuar a fazer melhorias na condição da sua carteira de ati vos em todas as regiões do país.

O Parks Canada aborda os projetos de infraestruturas de forma a apoiar prioridades fede rais mais amplas, tais como a inclusão de perspetivas indíge nas, a atenuação das alterações climáticas, a minimização das emissões de gases com efeito de estufa, a redução da pegada ambiental, e a concentração na sustentabilidade, assegurando ao mesmo tempo instalações eficientes, modernas, acessíveis e inclusivas que beneficiarão todos os canadianos.

Este anúncio há muito espe rado para o setor da ‘Grande -Grave’ inclui a restauração de vários edifícios patrimoniais, a comemoração da história das famílias expropriadas, e a cria

ção de uma oferta distinta de alojamento para os visitantes deste setor do parque nacional. Criada em parceria com a Asso ciação de Pessoas Expropriadas de Forillon e os seus Descen dentes, esta oferta irá introduzir uma experiência significativa para os visitantes, que terão a oportunidade de aprender mais sobre o passado difícil vivido pelas famílias expropriadas que viviam na zona aquando da criação do parque.

Hermeline Smith da Asso ciação das Pessoas Expropriadas de Forillon e seus Descendentes enaltece que o anúncio governa mental “era aguardado há muito tempo e constitui uma grande notícia, e proporciona conforto às pessoas expropriadas”.

“Estamos prontos a prosse guir o nosso trabalho de cola boração com a equipa do Parque Nacional de Forillon para levar este projecto a bom termo e assegurar que a nossa voz con tinue a ser ouvida e respeitada”, concluiu.

Para além de apresentar um benefício económico e turístico, esta nova oferta será uma opor tunidade de dar vida ao passado residencial do local, contar a história maior da ‘Grande-Gra ve’ e o impacto positivo que estas famílias tiveram na nação, bem como de proporcionar uma experiência única na região de Gaspé. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 42 COMUNIDADE PUB MEIO AMBIENTE 557 milhões de dólares para infraestruturas do Parks Canada Objetivo do Governo passa por assegurar a continuação de projetos CABAZ DE NATAL Dê um abraço à distância aos amigos e familiares que estão mais longe. Mande-lhes um cabaz de Natal! Distribuição: Açores Madeira Continente Eco Açor Consultants 1325 St Clair Ave W, Toronto, ON M6E 1C2 TEL: (416) 603-0842 | FAX: 1 866 479 9604 | Toll Free: 1 888 2326326 Email: sales@ecoacor.com | www.ecoacor.com
Forillon National Park DIREITOS RESERVADOS
PUB TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 43 PUBLICIDADE Restaurante 1370 St. Clair Ave. West | 416-651-8350 Saboreie uma culinária portuguesa única! SERVIÇO TAKE-OUT Sala privada para as suas festas Servimos almoços e jantares

O Mundial é celebrado na comunidade luso-canadiana

OCanadá chegou ao Mun dial 2022, no Qatar, cheio d e expetativas e já no primeiro jogo parecia mesmo que seria uma grata surpre sa aos canadianos. Na estreia contra a Bélgica, mesmo com a derrota por 1-0, jogou muito bem e recebeu muitos elogios. No segundo jogo, entretanto, a situação não foi tão favorável. A equipa estava irreconhecível, e por mais que tentasse não conseguia repetir o bom desem penho da estreia. Resultado: o Canadá perdeu por 4-1 contra a Croácia e com isso perdeu também a esperança de passar a

fase de grupos. Agora, a equipa canadiana apenas irá cumprir o calendário enfrentando a sele ção marroquina, na próxima quinta-feira.

o mais rápido conseguido neste mundial.

tempo de compensação.

No entanto e apesar da der rota, o Canadá ainda pode con quistar o feito histórico de uma primeira vitória num Mundial, tal como já fez história com o primeiro golo, marcado ao pri meiro minuto e oito segundos,

Durante o segundo jogo, para os adeptos canadianos, a espe rança era a última a morrer, e num misto de esperança e orgu lho para ver o país participar num campeonato pela primeira vez em 36 anos, não perderam a fé na vitória. “A nossa seleção tem a chance de nos representar e mostrar a todos o seu valor, e começaram bem com aquele fantástico golo”, quem o disse foi Anthony Louch, empregado de mesa no restaurante lotado de adeptos para ver o jogo.

A sua opinião era, aliás, par tilhada por todos, mesmo quan do a Croácia marcou o terceiro golo aos 25 minutos da segunda parte e ainda o quarto golo no

Rafael Torchia, um arqui teto que não perdeu pitada do jogo, confirmou a unanimidade canadiana no orgulho sentido.

“Foi um privilégio e uma hon ra. O Canadá é grandioso e eles devem estar muito orgulhosos da sua prestação. Nós perten cemos ao Mundial, já não somos apenas a ‘nação do Hóquei’, agora somos também uma nação do futebol. Esperaremos 4 anos, quando eles vierem jogar aqui ao Canadá”. Mesmo com a derrota, a alegria não desapa receu do rosto dos canadianos, que com orgulho e esperança aguardam o próximo mundial em 2026.

Já o Brasil, que entrou como favorito no relvado para o jogo

marcou dois golos, o último num lance a assinalar como um dos mais bonitos deste Mundial. No segundo jogo da primeira jornada, mais motivos de alegria para os brasileiros. Foi a vez do Brasil enfrentar a Suíça. O

44 MUNDIAL 2022 TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ
QATAR 2022
Brasil e Portugal qualificam-se para a próxima fase, Canadá não passa mas mantém o orgulho inaugural contra a Sérvia, não decepcionou. Richarlison, um novo craque à altura de Neymar, MÁRZIO LORENZO HELENA ZLICIC LJI Reporter
“Foi um privilégio e uma honra. O Canadá é grandioso e eles devem estar muito or gulhosos da sua prestação”
Rafael Torchia Arquiteto e adepto canadiano
Foi a primeira vez que o Brasil ganhou aos suíços em mundiais e ainda garante a qualificação para a próxima fase
FOTOS: CMCTV
A Churrasqueira Martins foi o lugar escolhido por muitos dos adeptos deste mundial para assistir aos jogos, quer de Portugal, quer do Brasil

Correio da Manhã Canadá foi ao Bola Bar em Toronto e acompa nhou a festa brasileira nos dois jogos. Animados com a vitória no jogo inaugural, os brasileiros voltaram ao local para o jogo contra a Suíça e era impossível adivinhar o que se passava lá dentro. A euforia tomou conta deste bar em Toronto, e tudo por um golo que afinal… foi anulado.

Encontramos Dan Ribeiro, adepto atento ao jogo que nos confessou sentir algum receio pelo facto do Neymar não estar a jogar e haver alguma ‘falta de criatividade na equipa’, mas admitiu que os brasileiros acreditavam na vitória, porque , tal como frisou “brasileiro não desiste”.

Opinião esta, partilhada por todos os que assistiam ao jogo.

Tal como nos contou Ricardo, um outro adepto que admitiu muito nervosismo por consi derar este jogo muito difícil, mas acreditando sempre que iriam ganhar. Mas apesar das dificuldades, em que o tempo a desbloquear a quase perfeita organização do adversário, foi demasiado longo, a equipa do Brasil não recuou nem desistiu e finalmente sem notória alte ração na equipa, marcaram o golo da vitória e por muito pou co não chegaram ao segundo.

O único golo de Casemiro fez toda a diferença para o Brasil, a Suíça respondeu à altura mas não resistiu à pressão dos Canarinhos. Foi a primeira vez que o Brasil ganhou aos suíços em mundiais e ainda garante a qualificação para a próxima fase.

Seleção das Quinas enche Portugueses de esperança

Portugal com o melhor de todos, Cristiano Ronaldo, não deixou repetir a surpresa que abateu a Alemanha e a Argen tina neste Mundial. O jogo

No segundo jogo, os adeptos permaneceram otimistas quando foi a vez de Portugal enfrentar o Uruguai. Aos 54 minutos Ronal do fez justiça à sua reputação e marcou golo… sem tocar na bola. 10 minutos depois a FIFA tornou claro que quem marcara o golo fora Bruno Fernandes , e tam bém foi seu o golo de penálti que deu a vitória de 2-0 a Portugal, garantindo a sua qualificação para próxima fase.

em ser português.

“É um orgulho ser portu guês, e Portugal está a jogar muito bem. É preciso é conti nuar, até marcarmos o golo”

inaugural acompanhado pelos adeptos luso-canadianos trouxe mesmo alegria e muito alívio. O resultado final de 3-2 frente ao Gana foi muito comemorado no

A Churrasqueira Martins foi o lugar escolhido por mui tos dos adeptos deste mundial para assistir aos jogos, quer de Portugal, quer do Brasil. Carlos Martins, dono do restaurante, envergando a camisola da sele ção, explicou-nos o seu orgulho

Já Michael Lomba, cozi nheiro, enquanto mantinha um olho no écran atento à bola a rolar no campo, mantinha o outro na grelha, mas nada o impedia de apreciar este jogo tão decisivo. “Não é fácil, mas com gosto a gente consegue sempre fazer tudo, as mãos já sabem trabalhar e os olhos veem a bola. Acredito que Portugal vai ganhar, nós temos uma boa equipa.”

Portugal ganhou, o Brasil ganhou, Canadá fez história mesmo ainda sem uma vitória e isso tornou sem dúvida mais feliz toda a comunidade de lín gua portuguesa na GTA. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 45 MUNDIAL 2022
Centro Cultural Vasco da Gama em Brampton e no Caloura Bar & Grill em Toronto.
“É um orgulho ser portu guês, e Portugal está a jogar muito bem. É preciso é continuar, até marcarmos o golo”
Carlos Martins Dono
do restaurante e adepto português
Para os adeptos canadianos, a esperança era a última a morrer
FOTOS: CMCTV
FOTOS: CMCTV

“Muros da bondade” recebem doações de velhos casacos para ajudar os sem abrigo no inverno

Desde o dia 21 de novembro, os montrealistas poderão pendurar um casaco de Inverno de que já não necessi tam num muro ao ar livre, que será depois doado a uma pessoa sem abrigo, uma iniciativa a que atribuíram o nome de “muro da bondade”.

“É do fundo do coração ,quando se dá algo é isso que se faz”, disse Éric St-Arnaud, CEO da Renaissance, uma orga nização sem fins lucrativos do Quebec com lojas e centros de liquidação em toda a província.

A Renaissance recolheu os casacos da parede duas vezes por dia até 27 de Novembro e depois entregá-los-á no abrigo da Old Brewery Mission no dia 5 de Dezembro. Éric St-Arnaud espera que uma maior partici pação da comunidade ajude a tornar esta ação num hábito.

O “Muro da Bondade” fica situado na esquina das ruas Iberville e Masson, e esta inicia tiva é a primeira do seu género em Montreal. O conceito come çou no Médio Oriente em 2015, e o projeto tem vindo a surgir em todo o mundo desde então.

Marie-Pier Therrien, uma representante do abrigo da Old Brewery Mission, diz que a iniciativa em Montreal não poderia ter acontecido numa altura melhor, uma vez que a inflação e os orçamentos mais apertados tornam as doações

mais escassas.

“É sempre uma luta para angariar agora, pois mais do que nunca todos estão um pouco mais apertados no orçamento, há a inflação a decorrer, por isso manter os nossos residentes aquecidos é sempre uma priori dade”, disse ela.

da Renaissance e que conseguir trazer uma grande quantidade de casacos para aqueles que vivem na rua é o objectivo final.

“Quando temos material que não precisamos de usar, deve mos dá-lo a uma organização sem fins lucrativos”, disse ele, acrescentando que o plano é conseguir expandir a iniciativa do ‘muro da bondade’ para outros locais da cidade nos pró ximos anos.

En tretanto, Montreal vai receber um segundo muro nos próximos dias, que será mon tado na esquina das ruas Ste -Catherine e Bourbonnière.

Therrien disse ainda que a pandemia também levou a um aumento do número de sem-abrigo em Montreal e que alguns dos recursos que abriram no Inverno passado ainda estão a funcionar em plena capaci dade.

St-Arnaud diz que a inicia tiva é uma extensão da missão

Com Montreal à espera das suas primeiras quedas de neve, um novo esforço para angariar no bairro de Rosemont-La Peti te-Patrie está a começar para ajudar a manter a população sem abrigo, aquecida durante este Inverno na cidade.

“Penso que isto poderá ser o início de algo grandioso para o futuro”, disse Therrien. l

46 CANADÁ TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ A iniciativa partiu da” Renaissance” que entregará os casacos doados a um abrigo
MONTREAL
PUB CLIENT: Arbor Memorial BLEED: None DOCKET: D015504 TYPE SAFETY: 0.3125” all around NAME: Lynett Portuguese Ad_Diane Moniz-Alves/SPowell COLOUR: 4 Colour Process Você é único. Seus entes queridos são únicos. Então, num momento de necessidade ou quando planear o futuro, conte com Diane Moniz-Alves e Sylvie Powell para auxiliar em tudo o que você precisa para criar uma lembrança exclusiva. Ligue hoje para planear tudo o que diz respeito ao funeral e ao cemitério: 416-767-1176 Arbor Memorial Inc. Lynett Funeral Home: Um lugar especial para relembrar Lynett Funeral Home & Cemetery by Arbor Memorial 3299 Dundas Street West, Toronto, ON lynettfuneralhome.ca Pergunte sobre o nosso Kit Planeamento GRATUITO!
Diane Moniz-Alves Sylvie Powell HELENA
“MURO DA BONDADE” FICA SITUADO NA ESQUINA DAS RUAS IBERVILLE E MASSON, E ESTA INICIATIVA É A PRIMEIRA DO SEU GÉNERO EM MONTREAL
Montreal vai receber um segundo muro nos próximos dias

depois de estarem a perder por 1-0 ao intervalo. Um triunfo difícil perante um adversário que criou inúmeras dificuldades ao atual líder do Campeo nato.

Michael Alves abriu o ativo para a formação visitante (28m), empatando João Ventura para o Desp. Rabo de Peixe (51m). O golo que deu a vitória aos homens da vila piscatória foi apontado por Lucas Reis aos 90m+7. Recorde-se que o árbitro aveirense Daniel Cardoso deu na 2.ª parte 9 minutos de compensação.

A equipa do Desp. Rabo Peixe lidera com 21 pontos, mais um do que o Atlético CP, que é o 2.º classificado com 20 pontos.

O Angrense não foi além de um empate a zero na receção ao Imortal de Albufeira, permanecendo no 12.º lugar.

De destacar a primeira vitória do Olhanense (3-2 sobre o Oriental Dragon) e o triunfo do Ferreiras diante do Lusitano de Évora (2-0), numa jornada com seis triunfos para as equipas visitadas e apenas um empate.

Resultados da 9.ª jornada: Angrense, 0 - Imortal, 0 Olhanense, 3 - Oriental Dragon, 2 Atlético CP, 5 - Esp. Lagos, 1 Ferreiras, 2 - Lusitano Évora, 0 Fabril, 3 - Vasco da Gama, 0 Serpa, 2 - Juventude Évora, 0 Desp. Rabo Peixe, 2 - Sp. Praiense, 1

Classificação:

1.º Desp. Rabo Peixe, 21 pontos; 2.º Atlético, 20; 3.º Fabril e Lusitano Évora, 18; 5.º FC Serpa, 16; 6.º Juv. Évora, 14; 7.º Vasco da Gama e Sp. Praiense, 12; 9.º Imortal, 10; 10.º Oriental Dragon, 8; 11.º Esp. Lagos, 7; 12.º Angrense e Ferreiras, 6; 14.º Olhanense, 4 pontos. l

Três equipas na liderança

Com três jornadas cumpridas da Liga Imobiliária 2%, existem três equipas na liderança com 7 pontos. Juventude Desportiva Lajense, Lusitânia e Operário são as únicas que não sofreram qualquer der rota, se bem que tenham todas consentido um empate. A seguir e com menos um ponto, surgem Sporting Ideal e União Micaelense, dois emblemas micaelenses que venceram os seus jogos “fora de portas” nesta jornada. O Sporting Ideal na Calheta de São Jorge (2-4) e o União Micaelense na Madalena do Pico (1-2). O Operário rece beu e venceu o Desportivo de São Roque pela margem mínima de 1-0, graças ao golo apontado por Camilo Neto (65m), resultado que apesar de escasso, garantiu três pontos à formação ‘fabril’.

O Desp. São Roque continua sem pontuar. Três jogos, três derrotas e todas pelo mesmo resultado de 1-0, sendo que dois desses desaires aconteceram em casa.

No ‘dérbi’ da Graciosa, foi mais eficaz o Sp. Guada lupe que bateu o rival Marítimo por 3-1, subindo, por isso, ao 6.º lugar. O Marítimo desceu para a posição imediata.

No jogo da jornada, Lusitânia e Juv. Lajense empata ram 2-2, com três grandes penalidades bem assinaladas pelo árbitro micaelense Diogo Botelho, todas para o Juv. Lajense. l

Resultados 3.ª jornada

SC Marítimo, 1 - SC Guadalupe, 3 FC Calheta, 2 - Sporting Ideal, 4 FC Madalena, 1 - U. Micaelense, 2 Operário Desp. 1 - GD São Roque, 0 Lusitânia, 2 - Juventude Lajense, 2

4.ª jornada - 4 de

CLASSIFICAÇÃO:

dezembro

GD São Roque - SC Marítimo SC Lusitânia - Operário Desp. SC Guadalupe - FC Madalena Juventude Lajense - SC Ideal União Micaelense - FC Calheta

OCEO da SAD encarnada assegura que a ideia é sem pre minimizar os riscos associados a um grande investimento como é a entrada num emblema do primeiro escalão nacional. “Os nossos processos inter nos não se baseiam nos processos externos, ou seja, o único fator que é incontrolável é o resultado dos jogos, mas isso é para todos. Tudo o resto, é o nosso trabalho no sentido de construir um ambiente favorável a que os bons resultados apareçam dentro do campo”, atira.

Fora das quatro linhas, há também uma herança com alguns problemas para resolver, mas Klauss Câmara faz questão de tranquilizar os adeptos, pois a SAD está no trilho certo para solucionar tudo. “Este é o projeto mais desafiante da carreira do Presidente Bruno Vicintin e também da minha, mas esta não é hora de olhar para o retrovisor. Temos de olhar para a frente. Vários proble mas que herdamos já foram resolvidos, outros estão a ser resolvidos, e importante é que as pessoas percebam que hoje nós temos um caminho. Ainda não estamos como queremos, há um caminho longo, mas importante é sabermos que estamos no caminho certo”, dispara.

A melhoria das infraestruturas do clube é urgente e o responsável deixou claro que a SAD está a trabalhar nesse sentido. “Estamos atentos a esse fator e o Presi dente tem como objetivo melhorar as infraestruturas. Não podemos basear-nos no que aconteceu. Queremos fazer do CD Santa Clara um clube maior”, deseja.

Para o futuro, deixa uma promessa: trabalho. “Os adeptos podem esperar uma equipa competitiva e um grupo de profissionais que trabalha arduamente para tornar tudo mais fácil a quem está dentro do campo. Agora temos a Taça da Liga e muitos jogadores pode rão crescer nesta competição e depois chegar bem à segunda fase do campeonato, onde temos como grande objetivo a manutenção.” l

Resultados 3.ª jornada Marítimo SC, 0 - Oliveirenses, 2 Vitória CPP, 3 - Vasco da Gama, 0 Águia Desp., 0 - Vale Formoso, 5 Benfica Águia, 4 - Santiago FC, 1

2.ª jornada - 3/4 dezembro

Vasco da Gama - Benfica Águia Santiago FC - ''Os Oliveirenses'' Águia Desp. - Marítimo SC Vale Formoso - Vitória P. Pedra

Resultados 4.ª jornada Vitória FC, 5 - Angústias AC, 1 Fayal Sport, 1 - Flamengos, 2 Fraternidade, 1 - Cedrense, 1 Folgou o CD Lajense.

CLASSIFICAÇÃO:

5.ª jornada - 1 dezembro

FC Flamengos - CD Lajense

Angústiias AC - Avcr Fratern.

GD Cedrense - F. Sport Clube

Folga: Vitória FC do Pico

Aequipa do Lusitânia B recebeu o Vilanovense e goleou por 6-0, conseguindo a primeira vitória no campeonato da ilha Terceira, Sendo assim após três jornadas disputadas os três clubes estão empatados com 3 pontos cada. Os Leões folgaram nesta ronda. l

Resultados 3.ª jornada Lusitânia B, 6 - Vilanovense, 0 Folgou o Os Leões.

CLASSIFICAÇÃO:

4.ª jornada - 1 dezembro

SC Os Leões - Vilanovense

Folga: Lusitânia ''B''

DA
DE SÃO
FC
VENCE VELENSE E
açores informação desportiva JOÃO G. SILVA N CAMPEONATO DE PORTUGAL | SÉRIE D CAMPEONATO DA ILHA TERCEIRA KLAUSS CÂMARA CAMPEONATO DA A.F. HORTA | FAIAL/PICO CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES LIGA IMOBILIÁRIA 2% CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SÃO MIGUEL Desp. Rabo de Peixe alcança triunfo difícil Trio ocupa a liderança da tabela
CLASSIFICAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO: CAMPEONATO
ILHA
JORGE
URZELINENSE
ISOLA-SE o campeonato de São Jorge o FC Urzelinense recebeu a visita do Desprtivo Velense e venceu por 3-0. Com esta vitória na 3º jornada o Urzelinense isolou-se no comando somamdo 6 pontos. Resultado da 3ª. Jornada: FC Urzelinense, 3 - GD Velense, 0 Folgou o GD Beira. l
Vitória
Vitória do Pico da Pedra e Benfica Águia seguem na frente 47 DESPORTO TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ
“Queremos fazer do CD Santa Clara um clube maior”
FC goleou o Angústias e lidera isolado
OClube Desportivo de Rabo de Peixe obteve a sexta vitória no Campeonato de Portugal. Na receção ao Sport Praiense e em jogo da 9.ª jornada da série D, os pupilos de Hélio Oliveira venceram pela diferença mínima de 2-1, Klauss Câmara, CEO da SAD do Santa Clara DIREITOS
RESERVADOS

AOS OPERADORES E AGÊNCIAS DE VIAGENS

Desde

REPORTAGEM

DISTINÇÃO

Madeira é o melhor destino de cruzeiros da Europa

AMadeira é a grande vence dora dos prémios ‘World Cruise Awards’ na catego ria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Na primeira vez em que foi nomeada de forma espontânea pela organização do concurso, a Região Autónoma ganhou esta categoria.

Na base deste prémio esteve um trabalho contínuo desenvol vido ao longo dos últimos anos pela APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A., nomeada mente durante a pandemia,

que obrigou a APRAM a uma constante reinvenção e adap tação para responder às novas exigências do mercado. Assim, foram implementadas normas de segurança e comodidade criando condições para continuar a atrair as companhias de cruzeiros.

Em paralelo, foi criada a nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, refletindo o novo posi cionamento da marca presente no filme promocional e na nova brochura institucional, foram lançadas várias campanhas de marketing digital a nível

nacional e internacional, e foi reforçada a aposta numa rela ção de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do setor, cujos bons resultados são demonstrados pelas escalas conseguidas este ano, que demonstram que a Madeira é um destino consoli dado e reconhecido.

Recorde-se que entre janeiro e outubro de 2022 os Portos da Madeira receberam 227 escalas e mais de 250 mil passageiros. Em 2021, e no total ano, foram regis tadas 125 escalas e um movi mento de 117.289 passageiros.

A t odas estas medidas, acresceu o forte investimento efetuado no Porto do Funchal, num valor superior a 6 milhões de euros, que permitiu, por exemplo, a construção do novo terminal no cais 6, a substitui ção dos cabeços de amarração do cais sul, a par do reforço do manto de proteção do Porto do Funchal.

Os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado. l

ANÁLISE

do volume de turistas

endo como base as suas estimativas nos resultados até setembro, período em que o turismo internacional continuou a mostrar fortes sinais de recuperação, atingindo 63% do volume de chegadas registadas no mesmo período antes da pandemia, a Organiza ção Mundial do Turismo (OMT) espera que o ano 2022 recupere 65% do volume de turistas pré -pandemia.

A OMT refere que as previ sões são cautelosamente oti mistas, uma vez que entre janeiro e setembro, 700 milhões de turistas internacionais no mundo viajaram, e há ainda a possibilidade de melhorar ligei ramente o resultado final.

Só nos meses de verão do hemisfério norte, entre julho e setembro, houve 340 milhões

de viagens internacionais, refere a organização.

Por outro lado, analisando as chegadas mensais, verifica-se que desde janeiro, com menos 64% de turistas do que no mesmo mês de 2019, o declínio percentual tem vindo a dimi nuir, para se situar em menos 27% de viajantes em setembro em comparação com o volume de chegadas de há três anos.

Esta evolução confirma a recuperação das viagens inter nacionais ao longo do ano, durante o qual as despesas de turismo têm vindo a aumentar, mas também os desafios que o setor enfrenta.

VIAGENS OMT

Segundo a OMT, o ambiente económico difícil, incluindo a inflação persistentemente ele vada e o aumento dos preços d a energia, exacerbado pela ofensiva da Rússia na Ucrânia, poderia pesar no ritmo da recu peração no quarto trimestre e em 2023.

Apesar dos crescentes desa fios que apontam para uma moderação no ritmo de recu peração, as receitas do turismo pod erão situar-se entre 1,17 biliões de euros e 1,26 biliões de euros até ao final de 2022, um aumento de entre 60% e 70% em relação ao ano anterior.

Contudo, em comparação com 1,75 biliões de euros em 2019, representa uma recupe ração de entre 70% e 80% dos níveis alcançados antes da pan demia. l

Christine Ourmières-Wide ner afirmou, durante uma conferência de imprensa, que a TAP vai cancelar 360 voos a 8 e 9 de dezembro, dias da greve de tripulantes de cabine, afetando cerca de 50 mil pas sageiros e uma perda de oito milhões de euros em receitas.

“O SNPVAC decidiu manter a assembleia no dia 6 de dezem bro, dois dias antes da greve. Qualquer que seja a decisão do sindicato, e por causa da dimensão da TAP, será tarde para fazer algo devidamente organizado. Por isso tomámos a decisão de cancelar 360 voos, nos dias 8 e 9 de dezembro”, disse a presidente executiva da TAP.

A CEO da transportadora aérea nacional salientou que a

decisão foi “fácil”, mas per mitirá à companhia trabalhar com parceiros para encontrar alternativas para os clientes que tinham voos marcados para os dias de greve.

A companhia aérea adian tou ainda que a greve terá um impacto de cerca de oito milhões de euros de receitas perdidas. l

48 TURISMO TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ
o início que o jornal Opção Turismo, agora inserido nas páginas do Correio da Manhã Canadá, pretende ser também um ponto de reunião, entre profissionais do turismo português e do Canadá. Não só na área do incoming como no outgoing no interesse de ambas as partes.
o primeiro jornal de turismo online, diário, para profissionais opção
o primeiro jornal de turismo online, diário, para profissionais pção o primeiro jornal de turismo online, diário, para profissionais
Assim, apela-se aos operadores turísticos e agências de viagens sediadas no Canadá que nos ajudem a fazer essa ponte, con tactando-nos através do email info@cmctvcanada.com. l opção turismo
turismo
cancelamento
360 voos
Greve na TAP obriga ao
de
cautelosamente
otimista na recuperação
Na primeira vez em que foi nomeada de forma espontânea pela organização do concurso, a Região Autónoma ganhou esta categoria
Entre janeiro e outubro de 2022, os Portos da Madeira receberam 227 escalas
T
Recuperação pós Covid-19
DIREITOS RESERVADOS
DIREITOS RESERVADOS Cancelamentos a 8 e 9 de dezembro DIREITOS
RESERVADOS

Turismo de Lisboa lança vídeo sobre a Rota do Vinho

PASSEIOS DE NATAL

Passeios de galeão para ver iluminação natalícia de Alcácer do Sal

AAssociação do Turismo de Lisboa (ATL) dá a conhe cer a Rota do Vinho com um vídeo que sugere os sítios a não perder e as experiências a ter para se brindar à vida entre sabores, histórias e tradições. Este vídeo vai ser divulgado nos mercados externos e está disponível no site da ATL, em português, inglês, francês, ita liano, espanhol e alemão.

As sugestões passam pelo Parque Vinícola de Lisboa, junto ao aeroporto, e a vinha experimental Meia Encosta, na Tapada da Ajuda, erguidos no meio do ritmo frenético da cidade e facilmente visíveis para quem passa. Esta rota apresenta também Villa Oeiras, um vinho que honra a memória do vinho de Carcavelos, e que recorre a técnicas modernas de produção.

O Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, é também um dos locais sugeridos para uma viagem pela herança cul tural da segunda mais antiga região de vinhos de Portugal,

conhecer a evolução das for mas de trabalho da vinha e de produção do vinho, e provar alguns dos melhores vinhos do país. Mais a norte, a suges tão passa pela paisagem rural onde encontramos a Quinta de Sant’Ana, com uma forte aposta na qualidade dos seus vinhos premiados. A sul do Tejo, surge a Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, uma

das mais conhecidas a nível nacional. Aqui, os visitantes podem encontrar vários per cursos pedestres que integram as adegas, as vinhas e os vinhos da região. As recomendações passam também pela Quinta da Bacalhôa e Casa Museu José Maria da Fonseca, ótimas opções para degustar a varie dade de vinhos ali produzidos.

A Casa da Baía em Setúbal é também um dos sítios indicados para conhecer (e provar) a his tória e a cultura vitivinícola da região e vinho produzido pelas diferentes adegas da península.

Toda a região é marcada por uma produção singular resul tante do solo fértil, dos ventos e mares, das planícies e montanhas e do clima, que aqui se cruzam. Características e cenários úni cos, com séculos de cultura e de técnica de elaboração de vinhos, e uma paisagem que permite múltiplos olhares e abordagens, e que convida todos a conhecer e provar o que de melhor Lisboa tem para oferecer. l

Os passeios de Natal no galeão ‘Pinto Luísa’ para observação da iluminação natalícia da marginal e encosta da cidade ao som de música da época, enquanto se toma uma bebida quente e se come um bolo ou bolacha já são uma tra dição em Alcácer do Sal.

Apesar do frio do inverno, estas viagens mágicas aquecem a alma e o coração. Promovidos pela Câmara Municipal de Alcá cer do Sal de 1 a 23 de dezembro de 2022, estes passeios têm a duração de cerca de uma hora.

Quanto a preços, os adultos pagam 5,60 euros e as crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade inclusive, pagam 2,30 euros.

Os interessados em partici par devem inscrever-se até à quarta-feira anterior ao passeio junto do Posto de Turismo de Alcácer do Sal, no Largo Luís de Camões, ou através do e-mail turismoalcacer@m-alcacerdo sal.pt.

O pagamento pode ser efe tuado por transferência ban cária para o IBAN PT50 0007 0000 0043 7560 2112 3, sendo o comprovativo remetido depois para o e-mail acima referido.

O esclarecimento de dúvidas ou pedido de informações pode ser feito no Posto do Turismo, através do e-mail indicado ou ainda pelos contactos telefóni cos 265 009 987 e 911 794 685. l

Real Madrid vai ter parque temático no Dubai

Dubai Parks e Resorts e o Real Madrid C. F. assina ram uma parceria exclu siva para abrir no Médio Oriente aquele que será o primeiro par que temático do Real Madrid.

A nova experiência dedicada a um dos mais famosos clubes de futebol do mundo, nomeado o Melhor Clube do Século XX da FIFA, tem abertura prevista ao público no último trimestre de 2023.

O futuro parque no Dubai pretende envolver os fãs de futebol e desporto, famílias e crianças de todas as idades, per mitindo aos convidados mer gulharem na cultura da maior equipa de futebol do mundo.

Os visitantes vão poder des frutar de exibições audiovi suais, experiências interativas e atrações únicas inspiradas pelo espírito, paixão e sucesso do

Real Madrid.

Um museu, passeios, jogos para testar as habilidades fute bolísticas, diversões mecânicas, restaurantes e bares, e lojas com recordações de toda a história do Real Madrid vão fazer parte das atrações do parque temá tico.

Uma vez que o projeto de design a ser finalizado, o Dubai Parks e Resorts só anunciará mais detalhes nos próximos meses. l

AVIAÇÃO

ATR representa a Air Cairo em Portugal

AATR - Atividades Turísti cas e Representações está a divulgar que a compa nhia aérea Air Cairo é a sua mais recente representação.

Nesse sentido, informa que a partir de 30 de dezembro de 2022, a companhia aérea egíp cia de baixo custo iniciará a sua operação direta de Lisboa para Assuão, de Lisboa para o Cairo, via Assuão, e do Cairo para Lisboa.

A cidade do Cairo, capital do Egipto, foi, e continua a ser, uma das cidades mais belas do mundo. Foi a partir desta premissa que a Air Cairo, em homenagem a esta cidade, antigamente pujante, criou o nome da companhia, o logotipo e decorou os seus aviões.

Os primeiros voos da Air Cairo levantaram voo em outu bro de 2003, com um A320.

Desde então, a Air Cairo transportou mais de 20 milhões

Operações diretas entre Lisboa, Assuão e o Cairo terão início a 30 de dezembro

de passageiros, um número que tem crescido ao longo dos últi mos anos.

A AIR CAIRO TRANSPORTOU MAIS DE 20 MILHÕES DE PAS SAGEIROS, UM NÚMERO QUE TEM CRESCIDO AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS

Anos depois, a sua marca foi renovada e a frota atualizada

com a última geração do modelo Airbus A320 neo.

Atualmente, a Air Cairo é uma companhia aérea nacional egípcia low cost com uma frota de 10 aviões, operando mais de 200 voos semanais para 25 des tinos internacionais e domés ticos.

Os voos e tarifas já se encon tram carregados em Amadeus e a ATR destaca que os utilizado res Galileo os devem contactar para obter todas as informações.

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 49 TURISMO REPORTAGEM
RESERVADOS
Vídeo sugere os sítios a não perder e as experiências a ter para se brindar à vida entre sabores, histórias e tradições
DIREITOS RESERVADOS DIREITOS
MUSEU DO VINHO E DA VINHA, EM BUCELAS, É TAMBÉM UM DOS LOCAIS SUGERIDOS Rota do Vinho em Lisboa DIREITOS RESERVADOS
O
Real Madrid com novo parque no Dubai Apesar do frio do inverno, viagens mágicas aquecem a alma e o coração

PASSATEMPOS POR FERIAQUE

HORIZONTAIS

1. Irmã dos pais ou dos avós. Aditamento. Alfabeto (abrev.). 2. Ourela. Cão. Claridade que o Sol envia à Terra. 3. Cena pungente. Bago do cacho da videira. Verdadeiro. 4. Autores (abrev.). Ostentação. 5. Certo doce, de farinha frita, açúcar e recheios diversos. O mesmo que urtiga. 6. Que já aconteceu ou passou. Substância usada para a fixação de penteados. En colerizar, detestar. 7. Classe. Espécie de crivo que se coloca no orifício de um cano para não deixar passar nada que o obstrua. 8. Molhadela. Cirurgia (abrev.). Associação Empresarial de Portugal (sigla). 9. Veículo de transporte público ou coletivo. Altar gentílico onde se faziam os sacrifícios. Grande lago. 10. Calçado para patinar. Colhera. 11. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ima gem. Registo de sessão de coletividades deliberativas. Substância para pintar. 12. Fragmento de vidro ou louça quebrada. Viatura automóvel para transporte de carga ou de passageiros, de proporções menores que as da camioneta. 13. Badana. Prender ou apertar com fio, fita, corda. Categoria ou número em que se insere algo ou alguém. 14. Interpretar o que está escrito. Estendal. Largura, circunferência, espaço redondo.

VERTICAIS

1. Usa-se para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito. Apiculado. 2. Apre (interj.). Contr. da prep. de com o art. indef. um. Termine. 3. Fila. Parte do corpo entre a cintura e os joelhos de pessoa sentada. Tanger. 4. Ter devoção por. Que padece de albinismo. 5. Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (sigla). Designa dúvida ou desconfiança (interj.). Avenida (abrev.). 6. Caminhos-de-Ferro Portugueses (sigla). Pedaço de sola para altear a forma ou estabelecer o salto do calçado (pl.). Pe quena ulceração das mucosas. 7. Interjeição usada quando se encontra inesperadamente a solução de um problema. Exercer ação. 8. Vegetação espontânea. Botão floral da alcaparreira. 9. Reconhecido. Enfeita com oiro. 10. Contr. da prep. a com o art. def. o. Mas. Ódio oculto e profundo. 11. Sinal gráfico que serve para nasalar a vogal a que se sobrepõe. Honra. 12. Estar unido por aderência. Da cor do ouro, da gema do ovo ou do açafrão. 13. Interpretava. Atacar com gases venenosos. 14. Errar o alvo. Barba de espiga de cereais.

1 . Tia, Achega, Alf. 2 Orla, Perro, Dia. 3 Drama, Uva, Real. 4 AA, Aparato. 5 Crepe, Ortiga. 6 . Ido, Laca, Airar. 7 . Aula, Ralo. 8 Molha, Cir, AEP. 9 . Bus, Ara, Mar. 10 . Patim, Apanhara. 11 Icon, Ata, Cor. 12 . Caco, Furgoneta. 13 . Aba, Atar, Rol. 14 . Ler, Varal, Roda. VERTICAIS : 1 . Todavia, Apical. 2 . Irra, Dum, Acabe. 3 . Ala, Colo, Tocar. 4 Amar, Albino. 5 . APEL, Hum, Av. 6 . CP, Aparas, Afta. 7 . Heureca, Atuar. 8 Erva, Alcaparra. 9 . Grato, Oira. 10 . Ao, Ora, Rancor. 11 Til, Honor. 12 . Aderir, Amarelo. 13 Lia, Gasear. 14 . Falhar, Pragana.

LETRA EM FALTA 1Parvo; 2Carga; 3Focar.

HORIZONTAIS

DIFERENÇAS Arbusto; Movimento da perna; Deslocação da criança; Orelha; Boca; Chapéu.

50 LAZER TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ
1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 234567891011121314
PALAVRAS CRUZADAS
5 4 2 6 4 5 1 7 2 3 7 9 8 5 7 8 1 9 2 3 6 5 3 8 6 4 SUDOKU
DESCUBRA AS 6 DIFERENÇAS © King Features V O A R + P =
C A R A + G =
F O R A + C =
PALAVRAS
Difícil
Apoucado, tolo, pateta
Fardo
Concentrar ou concentrar-se
CRUZADAS
:
SUDOKU difícil LETRA EM FALTA 5 LETRAS

Ator está noivo de Josie Hart, após 41 anos de amizade. “A pessoa mais incrível,

p

DESCE KOURTNEY KARDASHIAN MODELO

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 51 VIDAS Todos os dias a partir das 20h30 Canal 893 © 2021 Universal Promotions & Publishers Inc. Vote no cantor da sua preferência visite www.hollywoodproductions.com Os artigos publicados nesta edição são da responsabilidade dos autores. Diretores: Eduardo Vieira e Jorge Passarinho Diretora de Notícias: Marta Almeida Redação: Bosco da Costa, Gil Afonso, Gilberto Rios, Nuno Miller, Márzio Lorenzo, Helena Zlicic, João G. Silva, Luís Moniz (Astrologia), Tony Campos (London) Revisores: Nuno Adães e Teresa Lencastre Designer Gráfico: Mário Lourenço Lisboa: Media Consulting, Correio da Manhã e Record Distribuição: Décio Gonçalves (Mississauga, Brampton, Oakville e Hamilton) Publicidade: EFC Publishers & Promotions Inc (Toronto), Media Consulting (Lisboa). Propriedade/Editora: Universal Promotions & Publishers Inc. Brampton: 70 Summerlea Rd., Brampton, ON, L6T 4X3, tel. +1 416 532 3666 e +1 905 790 7666. Lisboa: Rua Dom Pedro Cristo, 1C, 1700-135 Lisboa, tel. +351 218 474 915. Published every Tuesday - Publica-se à terça-feira. email: eduardo@cmctvcanada.com | info@cmctvcanada.com www.correiodamanhacanada.com
SOBE BLAIR UNDERWOOD ATOR q
Enquanto segurava o filho mais novo de Khloe Kardashian, Kourtney disse DIREITOS RESERVADOS

HORÓSCOPO

PREVISÕES DA SEMANA

CARNEIRO

De 29 de novembro a 5 de dezembro de 2022 Por Luís Moniz (rikinho-astro@hotmail.com)

Amor: a vida afetiva está favorecida e tudo indica que vai querer relançar a sua vida amorosa. No entanto, procure agir sempre de forma equilibrada. Trabalho: o momento é oportuno para alcançar os seus objetivos na carreira. Certamente vai conseguir ultrapassar as dificuldades que possam surgir.

TOURO

Amor: esta á a altura propícia para desenvolver um relacionamento amoroso bastante agradável e estável. Aproveite para mostrar os seus sentimentos. Trabalho: esperam-se progressos profissionais que lhe podem trazer melhores rendimentos económicos. Porém, cabe a si aproveitar as oportunidades.

GÉMEOS

Amor: a conjuntura proporciona-lhe maior capacida de de desenvolver adequadamente as suas relações. Contudo, tente adotar uma postura mais autentica. Trabalho: podem surgir propostas há muito tempo esperadas e não há motivo para não aceitar novas responsabilidades que lhe podem trazer vantagens.

CARANGUEJO

Amor: atravessa uma fase de reestruturação familiar e vai ter de tomar decisões firmes de modo a conse guir estabelecer um melhor ambiente em casa. Trabalho: prevê-se o desenvolvimento de novos pro jetos, mas não deixe que lembranças de problemas do passado possam abalar a sua confiança pessoal.

TELENOVELAS - RESUMOS TELENOVELAS - RESUMOS

LEÃO

Amor: mantenha um comportamento seguro e com preensivo. Neste sentido, evite reações explosivas ou impulsivas que possam prejudicar a sua autoridade. Trabalho: durante este período prepare novos planos para o futuro. Mas, é provável que através do diálogo possa contar com a ajuda de um parente.

VIRGEM

Amor: a sua atitude critica e exigente pode criar al gum desconforto nas pessoas circundantes. É tempo de controlar o seu lado mais egocêntrico. Trabalho: começa um período de crescimento financeiro e naturalmente vai obter os resultados pretendidos. Os contatos estão bastante protegidos.

BALANÇA

Amor: rasgam-se novos horizontes mais harmonio sos e produtivos. Se está disponível, pode iniciar um romance maravilhoso que lhe traga satisfação. Trabalho: a ocasião é excelente para fazer contactos com associações e instituições, que possam de algum modo beneficiar as suas condições laborais.

ESCORPIÃO

Amor: há um amadurecimento de ambos os elemen tos do par que facilita a construção de uma relação profunda e compatível com o seu lado apaixonado. Trabalho: pode sentir que não está num caminho fácil, mas tudo indica que está no rumo certo. Mante nha a calma, seja persistente e siga em frente.

SAGITÁRIO

Amor: é possível que alguém possa manifestar as suas opiniões de forma arrogante, mas mantenha a sereni dade e coloque em prática a sua sabedoria. Trabalho: a opinião de pessoas mais experientes pode trazer-lhe soluções para certos obstáculos. É uma etapa ideal para adotar uma postura flexível.

CAPRICÓRNIO

Amor: daqui em diante, valorize a ternura e afaste pequenas discussões desgastantes e promotoras de ambientes conflituosos bastante desgastantes. Trabalho: a sua habilidade de lidar com a esfera social pode ser amplamente expandida e tudo indica que vai atrair a colaboração das pessoas certas.

AQUÁRIO

Amor: ao longo desse longo ciclo de estagnação em que o Saturno percorre este o Signo de Aquário deve transformar as áreas paralisadas na sua vida. Traba lho: a instabilidade está instalada, mas não alimente pessimismos nem arranje desculpas para não ter de lutar pela realização dos seus sonhos.

PEIXES

Amor: sente mais desejo pela intimidade, mas deixe fluir naturalmente o desenrolar dos seus desejos sexuais. Aproveite esta etapa para gozar a vida. Trabalho: esta época destina-se a entender a causa da sua infelicidade no serviço. É crucial entender o que quer da vida de modo a conseguir vencer.

Capítulo 133 - 28 de novembro

Davi se assusta com o pedido feito pelo rei Áquis. Mical encontra Abner e chora ao receber notícias de Davi. Paltiel chega e questiona o pranto da esposa.

Capítulo 134 - 29 de novembro

Abner alerta Saul para um possível novo ataque dos inimigos filisteus. Jônatas flagra o general com Ainoã. Davi lidera seus guerreiros trajados de filisteus.

Capítulo 135 - 30 de novembro

Davi e os guerreiros israelitas vão ao encontro de Áquis. O rei filisteu ordena um ataque à Israel. Ainoã e Abigail são encontradas pelos inimigos amalequitas.

Capítulo 136 - 1 de dezembro

Disfarçado, Saul decide se encontrar com a fei ticeira Laísa. Davi e seus homens são dispen sados por Áquis. Laísa reconhece o rei Saul. Jônatas é vítima de uma armadilha feita pelos filisteus e tem seu destino tragicamente selado.

Capítulo 137 - 2 de dezembro

Cercados por inimigos, Saul toma uma atitude inesperada. Davi e seus homens encontram a cidade da Filístia devastada. Abner chora por Ainoã. Davi é livrado por Deus diante do povo. As mulheres israelitas são ameaçadas pelos inimigos. l

Realização: Tommy Wirkola Elenco: David Harbour, John Leguizamo, Cam Gi gandet | Sinopse: Uma equipa de elite de merce nários invade um complexo familiar na véspera de Natal, deixando todos reféns. No entanto, eles não estão preparados para um combatente surpresa: O Pai Natal está no local.

40 LAZER TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 52
TERÇA 29/11 QUARTA 30/11 QUINTA 1/12 SEXTA 2/12 SÁBADO 3/12 DOMINGO 4/12 SEGUNDA 5/12
-1ºC -3ºC 6ºC 1ºC 1ºC -4ºC 2ºC -2ºC 2ºC -2ºC 1ºC -3ºC 0ºC -4ºC
Título: ‘Puss in Boots: The Last Wish’ Género: Aventura/Animação/Comédia Realização: Joel Crawford Elenco: Antonio Banderas, Salma Hayek, Olivia Colman | Sinopse: O Gato de Botas descobre que a sua paixão pela aventura
cobrou o seu preço: ele já gastou oito das suas nove vidas. Ele então parte numa jornada épica para encontrar o mítico Último Desejo e restaurar as suas nove vidas.
Título: ‘Nanny’ Género: Terror/Thriller
|
Realização: Nikyatu Jusu Elenco: Anna Diop, Michelle Monaghan, Morgan Spector | Sinopse: Aisha sonha que um dia possa ter dinheiro suficiente para trazer o seu filho para os EUA e perto dela. Mas quando a chegada do seu filho se aproxima a cada dia, Aisha é atormentada por uma presença sobrenatural que parece estar entre os seus sonhos e a vida real.
Elenco:
DIREITOS RESERVADOS DIREITOS RESERVADOS DIREITOS RESERVADOS DIREITOS RESERVADOS
Título: ‘Devotion’ | Género: Ação/Drama/Guerra Realização: Igor Zaritzky,
J.D. Dillard
Jonathan Majors, Glen Powell, Christina Jackson | Sinopse: A história de Jesse Brown, o primeiro aviador negro na história da Marinha, e do seu colega piloto de caça Tom Hudner. Ajudando a virar a maré na batalha mais brutal da Guerra da Coreia, os seus sacrifícios heroicos tornam-nos nos alas mais importantes. Título: ‘Violent Night’ Género: Ação/Comédia/Thriller
n REIS (RECORD TV) Resumo de 28 de novembro a 2 de de zembro*
RECORD TV
RECORD TV RECORD TV
Abigail Davi
a
de
a edição
Paltiel
* Sujeito
alteração
acordo com
dos capítulos.

QUINTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO 01:00 NOTÍCIAS CM 04:15 MANHÃ CM 05:53 JORNAL DE PORTUGAL 07:53 GRANDE JORNAL DA TARDE 09:00 UNIVERSAL VISION TV 10:00 NOTÍCIAS CM 10:08 RUA SEGURA 10:50 DIRETO CM 12:18 MERCADO 13:50 JORNAL ÀS 7

14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE

16:30 DOA A QUEM DOER

16:57 LIGA D’OURO

19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE

20:30 JORNAL DA NOITE CANADÁ

21:30 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 23:00 UNIVERSAL VISION TV

A NãO pERDER NA CMC TV

Todos os dias, a partir das 20h30, atualidade em português no Jornal da Noite Canadá. No seu canal 24 horas em português, 893 da Bell Fibe.

AGENDA CULTURAL

FIRST PORTUGUESE DAY CARE CENTER

Temos uma vaga disponível no nosso Day Care Center para uma criança entre os 2 anos e meio e os 4 anos de idade. Abertos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Ligue 416-531-9971 ou envie email para fpccc@firstportuguese.com. The right place kids to learn & grow.

FIRST PORTUGUESE CULTURAL CENTRE - CENTRO DE IDOSOS SEM PAREDES

(SCWW) A SCWW (Senior Centres Without Walls) oferece atividades gratuitas em grupo por telefone para idosos isolados, solitários e vulneráveis. Através do uso de chamadas telefônicas em grupo. A SCWW fornece uma linha de informações de participação em ativi dades de estimulação cerebral (bingo, hora de histórias, facto ou ficção, adivinha a música ou você é o juiz) e, acima de tudo, espaço para criar amizades e comunidade significativas para aqueles que podem se sentir isolados. O programa começou a partir de 5 de Outubro às quartas e sextas às 13h. Cartão presente para supermercado ofereci do aos participantes.Todos os interessados podem ligar para o First Portuguese Canadian Cultural Centre. Juntos, podemos combater a solidão! Para mais informação, ligue 416531-9971 ou envie email para paulafaria@ firstportuguese.com.

FADO NIGHT - FIRST PORTUGUESE CCC Sábado, 3 de dezembro, Fado Night, com a participação dos fadistas Manuel Silva e Jennifer Bettencourt. Os músicos serão Hernani Raposo na guitarra portuguesa e Valdemar Mejdoubi na viola de fado. $45 para adultos; $20 para crianças até aos 14. Menu com caldo verde, petiscos/tapas e arroz doce. Cash Bar. Mais informações e bilhetes: 416-531-9971/ fpccc@firstportuguese.com. 60 Caledonia Rd, Toronto, ON.

ACAPO - REUNIÃO DE CONSELHO DE PRESIDENTES

Terça-feira, 6 de Dezembro: Reunião de Conselho de presidentes, às 19h30, na Casa

do Alentejo. 337 Symington Avenue, suite 203, Toronto. Tel: 416-536-5961.

POKER NIGHT SOLIDÁRIO - ASSOCIAÇÃO

BARCELOS

MIGRANTE DE

Sexta-feira, 9 de dezembro, Poker Night Fundraiser, $140 com jantar incluído e open Bar na Casa da Madeira. Portas abrem às 18h30 e Poker começa às 20h00 em ponto!

Contacto: 416-652-6354. 1621 Dupont St, Toronto, ON.

NATAL DAS CRIANÇAS - CASA DOS AÇORES DE ONTÁRIO

Domingo, 11 de Dezembro, 13h00. Festa de Natal dedicada às crianças, filhas/os e netas/os até aos 12 anos, dos sócios com cotas pagas. Deverão fazer inscrição prévia pelo telefone (416) 953-5960 para receber o presente pelo Pai Natal. Quem não for sócio e queira que as crianças participem, poderão trazer o seu presente e este também ser-lhe-á entregue pelo Pai Natal. Os adultos também podem participar. Em qualquer das situações têm de fazer inscrição prévia. Para reservas ou outras informações, por favor contactar: Fátima Bento (416) 953-5960 ou Cidália Sousa (289) 814-2604. 1136 College St, Toronto, ON.

CASA DOS AÇORES DE ONTÁRIO - FESTA DE PASSAGEM DE ANO

31 de dezembro, Jantar e Baile c/ música por D. J. Nazaré Praia. Para reservas ou outras informações dos eventos acima mencionados por favor contactar: Fátima Bento (416) 9535960 ou Cidália Sousa (289) 814-2604. 1136 College St, Toronto, ON.

VALENTINE’S NIGHT - ASSOCIAÇÃO

MIGRANTE DE BARCELOS

Sábado, 11 de fevereiro de 2023, Valentine’s Night no salão da LiUNA Local 183. Abertura às 18h00 e jantar às 19h00. Com Karma Banda e vindo de Portugal, Kassio Kruz com o show Balança Balança. Haverá lembrança para todos e sorteio de uma noite em Niagara Falls para duas pessoas. Entrada: Adulto $75, Criança até 12 anos $40 e Sócios $70. Contactos Vitor 647-949-1390 Helena 416831-8251 e Dyana 647-248-3376.

SEXTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO

01:00 NOTÍCIAS CM

04:15 MANHÃ CM

05:53 JORNAL DE PORTUGAL

07:53 GRANDE JORNAL DA TARDE

09:00 UNIVERSAL VISION TV

10:00 DIRETO CM

11:45 MERCADO ESPECIAL MUNDIAL

13:50 JORNAL ÀS 7

14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE

16:20 INVESTIGAÇÃO SÁBADO

16:57 LIGA D´OURO

19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE

20:30 JORNAL DA NOITE CANADÁ

21:30 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ (INCLUI CMCTV ESPECIAL DE VERÃO (R))

23:00 UNIVERSAL VISION TV

SÁBADO, 3 DE DEZEMBRO

01:00 NOTÍCIAS CM

05:20 SÁBADO VIAJANTE T02

05:30 AQUELA MÁQUINA T11

05:53 JORNAL DE PORTUGAL

06:15 FALAR GLOBAL T11

06:30 GPS - GUIA PARA SAIR

06:53 JORNAL DE PORTUGAL (INCLUI HORA RECORD)

07:53 GRANDE JORNAL DA TARDE

09:35 INVESTIGAÇÃO CM (R)

09:53 NOTÍCIAS CM

10:08 INVESTIGAÇÃO CM (R) 10:30 NOTÍCIAS CM 11:08 NOTÍCIAS CM

12:53 JORNAL ÀS 6 fim-de-semana

13:50 JORNAL ÀS 7 fim-de-semana

14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE

16:57 LIGA D´OURO

19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE 20:30 JORNAL DA NOITE CANADÁ 23:00 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ

A NãO pERDER

DOMINGO, 4 DE DEZEMBRO

01:00 NOTÍCIAS

05:25 FALAR GLOBAL T11 (R)

O “CIUMENTO E POSSESSIVO”

05:53 JORNAL DE PORTUGAL

06:15 LÍNGUA MÃE T04

06:30 SÁBADO VIAJANTE T02 (R) 06:53 GRANDE JORNAL DA TARDE 09:53 NOTÍCIAS CM 10:08 REPORTAGEM CM 10:35 NOTÍCIAS CM 11:08 INVESTIGAÇÃO CM (R) 11:35 NOTÍCIAS CM 12:53 JORNAL ÀS 6 fim-de-semana 13:50 JORNAL ÀS 7 fim-de-semana 14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE 16:57 LIGA D´OURO 19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE 20:30 JORNAL DA NOITE CANADÁ 21:30 CMCTV ESPECIAL DE VERÃO 23:00 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ

Não perca o CMC TV em Destaque, domingo das 11h00 às 12h00, na CITY TV.

ANUNCIE O SEU EVENTO

NATAL DAS CRIANÇAS - VASCO DA GAMA CC OF BRAMPTON

Domingo, 11 de dezembro, 13h00. Natal das crianças e sócios. O Pai Natal vai entregar pre sentes a todas as crianças que lá estiverem. Ementa c/ buffet, sobremesa, café e chá. Não membros: $25, Membros e crianças: Grátis. Contacto: Vasco da Gama: 905-840-6061, Sandy 416-803-6428, Gracie 416-562-3975, Natalie 647-966-2349. 25 Fisherman Dr, Brampton, ON.

PASSAGEM DE ANO - VASCO DA GAMA CC OF BRAMPTON

Sábado, 31 de dezembro. Entrada às 18h00. com DJ Steve Silva. Jantar com aperitivos, sopa, bacalhau fresco frito com arroz e sala da, steak grelhado e camarão com batatas e vegetais. Sobremesa com pastéis e fruta, champanhe à meia noite. Adultos $120, Crianças $60 (4-12 anos). Contactos: Vasco da Gama: 905-840-6061, Sandy 416-8036428, Gracie 416-562-3975, Natalie 647966-2349. 25 Fisherman Dr, Brampton, ON.

Sábado, 31 de dezembro: Festa de Passagem de Ano, às 18h00. Música a cargo de Nt Entertainment DJ Services. 1548 FischerHallman Road, Tel.: 519-579-6960.

PASSAGEM DE ANO - PAROQUIA DE S. JOSÉ

Sábado, 31 de dezembro. Portas abrem às 18h, jantar de gala às 19h. com aperitivos, sopa, salada, bife triplo A servido com molho de vinho de cogumelos, camarão jumbo grelhado, batatas parisienne em molho de pimentão de alho, mistura de legumes, sobre mesa. Noite de dança com Tony Silveira. Bolo Rei e Champanhe à meia-noite com Buffet de frutos do Mar. Todas as bebidas incluídas. Bilhetes: Adulto9s $130, Crianças $60 (6-15 anos). Contacto Duarte 905-825-3634, 289885-3191, Sandy 905-510-3913, Rosa 365292-3634, Fátima 905-330-7352 e Eduarda 289-259-4261. 2451 Old Bronte Rd, Oakville, ON L6M 4J2

u Não é a primeira vez que as relações de Cerdeira dão que falar. Em 2012, a cantora Rita Guerra disse ter terminado o casamento com o ator por este ter um feitio “ciumento e possessivo”.

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO 01:00 NOTÍCIAS CM 04:15 MANHÃ CM 05:53 JORNAL DE PORTUGAL 07:53 GRANDE JORNAL DA TARDE 09:00 UNIVERSAL VISION TV 10:00 NOTÍCIAS CM 10:08 RUA SEGURA 10:50 DIRETO CM 12:45 MERCADO 13:50 JORNAL ÀS 7 14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE 15:45 LIGA D´OURO ESPECIAL MUNDIAL 16:57 PÉ EM RISTE 19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE 20:30 JORNAL DA NOITE CANADÁ 21:30 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 23:00 UNIVERSAL VISION TV

PORTUGUESE CLUB INC
FESTA DE PASSAGEM DE ANO - KITCHENER
PUBLICIDADE
10ºC -1ºC 5ºC 5ºC 2ºC -3ºC 4ºC 2ºC 5ºC 1ºC 3ºC 0ºC 3ºC -1ºC
TV
PROGRAMAÇÃO CMC
- CANAL 893 - BELL FIBE
CM 10:08 RUA SEGURA 10:50 DIRETO CM 12:18 MERCADO 13:50 JORNAL ÀS 7 14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE 16:30 INVESTIGAÇÃO CM 16:57 LIGA D´OURO 19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE 20:30 JORN AL DA NOITE CANADÁ 21:30 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 23:00 UNIVERSAL VISION TV
SPORTING X FARENSE 16:30 NOTÍCIAS CM 16:45 GOLOS 2ª PARTE TAÇA LIGA: SPORTING X FARENSE 17:00 JOGADAS DECISIVAS TAÇA LIGA: SPORTING X FARENSE 17:15 DUELO FINAL TAÇA LIGA: SPORTING X FARENSE 17:30 LIGA D´OURO 19:30 JORNAL DA MEIA-NOITE 20:30 JORNAL DA NOITE CANADÁ 21:30 PROGRAMAÇÃO CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 23:00 UNIVERSAL VISION TV
TERÇA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO 01:00 NOTÍCIAS CM 04:15 MANHÃ CM 05:53 JORNAL DE PORTUGAL 07:53 GRANDE JORNAL DA TARDE 09:00 UNIVERSAL VISION TV 10:00 NOTÍCIAS
QUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO 01:00 NOTÍCIAS CM 04:15 MANHÃ CM 05:53 JORNAL DE PORTUGAL 07:53 GRANDE JORNAL DA TARDE 09:00 UNIVERSAL VISION TV 10:00 NOTÍCIAS CM 10:08 RUA SEGURA 10:50 DIRETO CM 12:18 MERCADO 13:50 JORNAL ÀS 7 14:45 GRANDE JORNAL DA NOITE 15:40 GOLOS 1ª PARTE TAÇA LIGA:
DIREITOS RESERVADOS KITCHENER
info@cmctvcanada.com
DIREITOS RESERVADOS TERÇA 29/11 QUARTA 30/11 QUINTA 1/12 SEXTA 2/12 SÁBADO 3/12 DOMINGO 4/12 SEGUNDA 5/12
não foi fácil. A atriz confessou que antes das cenas de sexo com Leonardo DiCa prio precisou de beber uns shots de tequila.
MARGOT ROBBIE | TEQUILA filme ‘O Lobo de Wall Street’ (de Scorsese) ajudou a lançar Margot Robbie para o estrelato, mas sabe-se agora que o processo de filmagens
FOTOS PEDRO FERREIRA
u Susana
Cerdeira e R i t a G u e r r a e s t i v e r a m c a s a d o s c i n c o m e s e s TORONTO Desde 1968 pioneira na indústria de café www.faema.ca 416-535-1555 OAKVILLE BRAMPTON PUB
n
SUSANA EM ENTREVISTA
da Silva conta a sua versão dos factos numa entrevista à revista ‘Vidas’, publicada amanhã com o seu Correio da Ma nhã. Um relato emocionante, a não perder!n

Ferma Food Products precisa de Condutor para Camião com Licença DZ. Interessados devem ligar para 416-533-3591

Precisa-se de empregado (a) para trabalhar em escri tório. Interessados devem contactar pelo telefone 416-533-3591

Precisa-se de homem e mulher para trabalhar em armazém, para empacotamento de produtos. Ligar para: 416 533 3591 260

Precisa-se pessoal para trabalhar em fábrica. Ligar para 416-990-7494 204

Caloura Bar and Grill precisa de uma EMPREGADA COM EXPERIÊNCIA, para servir às mesas. Part time e Full time. Contactar: 416-999-4707 373

Precisa-se de padeiro com experiência para trabalhar de segunda-feira a sexta-feira. Contacto: 416-520-0845 394

Precisa-se de cozinheira com experiência para trabalhar de segunda-feira a sábado. Contacto: 416-520-0845 395

Empresa sólida de alvenaria procura pe dreiros experientes e ajudantes que queiram trabalhar a tempo inteiro du rante todo o ano. Ligue para Ramsés: 647-995-6790 397

Precisa-se de ‘Dental Assistant’ para tempo integral. Interessados enviar resume para Dental Medical123@gmail.com 355

Precisa-se de empregada para bar/restaurante em Toronto. Ligar para 647-784-3041 405

ANUNCIE! 647-444-1240 info@cmctvcanada.com

In the Toronto, Vaughan, Mississauga, Brampton and Oakville areas. Some day time positions available. Premium rates of pay. Contact: 416-417-6055

PRECISAM-SE PESSOAS COM EXPERIÊNCIA

EM LIMPEZA

Para Toronto, Vaughan, Mississauga, Brampton e Oakville. Algumas posições diurnas disponíveis. Salários premium. Ligue para: 416-417-6055 407

54 CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ Para anunciar ligue para: 416.532.3666 ou 647.444.1240 (Pagamento com cartão de crédito) Aceda à programação da CMCTV nas plataformas: Por apenas $19.99/mês, veja a CMCTV e centenas de canais internacionais, incluíndo vários canais em português: Brevemente disponível também para Dispositivos Móveis e Smart TV: Se tem Bell, adira já à CMCTV na Canal 893 Ligue 1-888-748-9166 ou consulte www.bell.ca/fibe-tv Através da app: JÁ DISPONÍVEL! Diversos Diversos Diversos PUB Emprego Emprego Emprego Emprego Emprego Emprego
399
Desde 1968 pioneira na indústria de café www.faema.ca 416-535-1555
347
EXPERIENCED CLEANING STAFF REQUIRED
www.correiodamanhacanada.com TODAS AS TERÇAS-FEIRAS NOS LOCAIS DA COMUNIDADE PORTUGUESA

Lua

Pela primeira vez na histó ria, vai ser enviado para a Lua um veículo explo rador canadiano para ajudar na busca internacional de gelo de água, um componente-chave necessário para o futuro da exploração do espaço.

De acordo com a Agência Espacial Canadiana (CSA, sigla em inglês), o ‘rover’ é o resul tado de décadas de construção e refinação da perícia canadiana em tecnologia

“Projetar um rover que possa resistir ao ambiente lunar severo é extremamente complexo, mas hoje é a prova de que a indústria espacial canadiana prospera em desafios e está pronta a exce der as expectativas”, declarou François-Philippe Champagne, ministro da inovação, ciência e indústria, numa declaração.

François-Philippe Cham pagne adjudicou um contrato d e 43 milhões de dólares à

empresa

O geólogo planetário Gordon “Oz” Osinski da Western Uni versity tem como missão chefiar a equipa de cientistas, desen volvendo o plano científico global da missão e analisando dados de satélite da lua para identificar potenciais locais de

aterragem.

“Estou sinceramente sobre carregado, e ainda não che gamos à Lua”, disse Osinski à imprensa canadiana.

“É um cliché, mas sinto verdadeiramente que este é o culminar de tudo aquilo para que trabalhei ao longo da minha

carreira académica. É muito, muito excitante”.

O ‘Rover’ lunar canadiano voa como parte da iniciativa dos Serviços Comerciais Lunares de Carga Útil da NASA e aterra na região polar sul da Lua já em 2026.

De acordo com a CSA, o

‘rover’ transporta seis cargas úteis científicas: cinco canadia nas e uma americana.

Estas cargas úteis são essen cialmente as diferentes ferra mentas e tecnologias que visam ajudar na procura de gelo de água.

“Os veículos deste género atuam como os olhos e as mãos dos cientistas - ajudam a reco lher informações sobre amos tras de elementos em diferentes locais, e enviam dados de volta à Terra”, avança o CSA.

“Utilizando as suas ferra mentas e instrumentos, podem ajudar os cientistas a aprender mais sobre recursos importan tes na Lua que são necessários para estabelecer uma presença a longo prazo na Lua e enviar os humanos mais longe para o espaço”.

Mas como sobreviverá ao duro ambiente lunar?

O CSA revela que o ‘rover’ tem a capacidade de conduzir e operar através de regiões pola res lunares que nunca recebem luz solar direta.

Também é concebido para sobreviver às longas noites lunares, quando as temperatu ras podem descer até menos de -200°C.

O Canadá não é o único país que continua a explorar a lua. Em setembro, a NASA lançou a Artemis I, a sua primeira missão lunar em 50 anos. l

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 55 CANADÁ CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 70 Summerlea Rd. Brampton ON L6T 4X3 Preencha e envie para: Ficha de assinatura Correio da Manhã Canadá TABELA DE PREÇOS DE ASSINATURA País/Zona Anual Semestral Trimestral Canadá $260 $150 $100 EUA $380 $220 $130 Resto do Mundo $510 $285 $185 * - valores em dólares canadianos. Acresce HST. o jornal português de maior circulação no canadá Envio cheque nº no valor de Autorizo débito no valor de no cartão VISA MASTERCARD A. EXPRESS com o nº Código de segurança Validade Titular do cartão Morada do extrato Nome Morada Localidade Código Postal Província/Estado País Telefone Datas ________________________________________________________________________ PUB
‘Rover’ canadiano preparado para explorar a
pela primeira vez na história O Canadá está prestes a dar mais um “salto gigantesco
CANADÁ NO ESPAÇO
Lua
para a humanidade” com o veículo explorador da
Canadensys Aerospace Corporation de Ontário para a construção do primeiro ‘rover’ lunar canadiano.
“Projetar um rover que possa resistir ao ambiente lunar severo é extremamente complexo, mas hoje é a prova de que a indústria espacial canadiana prospera em desafios e está pronta a exceder as expectativas”
François-Philippe
Champagne Ministro da inovação, ciência e indústria
DIREITOS RESERVADOS Veículo explorador canadiano será enviado para a Lua

abertura foi na passada quinta-feira, 17 de novem bro. O Arquivo de Toronto, em parceria com a BAND (Black Artists’ Networks in Dialogue) Gallery and Cultural Centre, apresentou a Black Women in Leadership, uma exposição com o trabalho de quatro artistas visuais/fotógrafas de Toronto: Janice Reid, Leyla Jeyte, Jon Blak e Patricia Ellah.

Com curadoria de Sarah Edo e Belinda Uwase, Black Women in Leadership celebra e des taca contribuições de mulheres negras líderes de vários seto res, incluindo artes e cultura, negócios, saúde e bem-estar e ativismo.

A Câmara de Toronto realça

de líderes de mulheres negras através do envolvimento comu nitário e da advocacia”.

Esta exposição visa revelar histórias pouco conhecidas e de renome de mulheres de sucesso,

tadas. A exposição é gratuita e decorrerá até agosto do próximo ano no Arquivo de Toronto, localizado em 255 Spadina Rd., aberto ao público nos dias úteis, das 9h às 16h.

O público foi convidado a assistir à Receção de Abertura no passado fim de semana, 19 de novembro, das 16h às 19h. Os curadores da exposição e 40 mulheres negras líderes, incluindo a primeira mulher negra da Câmara Municipal de Toronto, Bev Salmon, a famosa contadora de histórias Rita Cox e a autora e ativista Rosemary Sadlier, figuraram entre as con vidadas especiais do evento.

Mais informações sobre os artistas/fotógrafos e a exposição,

TERÇA-FEIRA 29 NOVEMBRO 2022 CORREIO DA MANHÃ CANADÁ 56 CANADÁ Especiais da Semana / Week Specials Tel.: 416.769.2010 16 Osler St., TORONTO, ON Tel.: 416.535.5348 1453 Dundas St. W, Toronto HORÁRIO: Segunda-feira: 10AM às 5PM | Terça a Sexta-feira: 8AM às 6PM | Sábado: 8AM às 5PM | Domingo: ENCERRADO HORÁRIO: Segunda-feira: 7AM às 5PM | Terça a Sexta-feira: 7AM às 5:30PM | Sábado: 7AM às 5PM | Domingo: ENCERRADO Os Seus Mercados do Peixe em Toronto $3,98 cada Camarão Panado North Atlantic Camarão Congelado 16/20 | 2lb Pastéis de Bacalhau Rissóis de Camarão Imitation Crab Meat 1 lb $13,98 caixa $25,98 saco Ferma $4,48 saco ARTE E CULTURA Mulheres negras na liderança é o tema para exposição de Toronto Exposição aberta desde quinta-feira, 17 de novembro Arquivos de Toronto acolhe exposição de fotografia de ‘Black Women in Leadership’ A ESTA EXPOSIÇÃO VISA REVELAR HISTÓRIAS POUCO CONHECIDAS E DE RENOME DE MULHERES DE SUCESSO, TODAS CONTADAS ATRAVÉS DOS OLHOS DE QUATRO ARTISTAS/ FOTÓGRAFAS CUJOS ANTECED ENTES CRIATIVOS CAPTARAM A ESSÊNCIA DE CADA UMA DAS 40 MULHERES APRESENTADAS DIREITOS RESERVADOS