CANADÁ | p. 6




União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, a LiUNA, celebrou 120 anos de crescimento. O presidente geral do sindicato congratulou-se pelo aniversário. Terry O’Sullivan diz que o futuro da organização é promissor
CANADÁ | p. 6
União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, a LiUNA, celebrou 120 anos de crescimento. O presidente geral do sindicato congratulou-se pelo aniversário. Terry O’Sullivan diz que o futuro da organização é promissor
GRANDIOSO BAILE DE RABO DE PEIXE ESGOTOU O SALÃO DE FESTAS DA CASA DA MADEIRA
COMUNIDADE | p. 22-23
COMUNIDADE | p. 14-15
’70 anos Canada’ celebra data com vários eventos, incluindo o festival ‘Portugal the Festa’
COMUNIDADE | p. 10, 16-17, 24
PORTUGAL | p. 26-27
ODISSEIA DA JOVEM RESGATADA NO MAR DO ALGARVE
DESPORTO | p. 26-32
Abertura do escritório comunitário de Alejandra Bravo | Festa na Noite de fados do Caloura Bar & Grill | Baile ‘Preto e Branco’ do Império de São João das Crianças em Brampton
BENFICA PROCURA A SORTE NA CHAMPIONS PUB
AUnião Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, comummente conhecida como LiUNA, tem sido uma força significativa no movimento operário canadiano durante décadas. O sindicato festejou recentemente os 120 anos de vida, como damos nota nesta edição do Correio da Manhã Canadá.
Terry O’Sullivan e Joseph Mancinelli são dois dos mais proeminentes e influentes líderes laborais da América do Norte. Ambos têm dedicado as suas carreiras à luta pelos direitos dos trabalhadores e à melhoria das suas condições de trabalho, assim como o fazem também os membros da direção das locais canadianas que reúnem lideranças luso-canadianas e não só
Sob a liderança de O’Sullivan, a LiUNA fez progressos significativos na realização dos seus objetivos de melhorar os salários, benefícios e condições de trabalho dos seus membros.
Mancinelli, por outro lado, tem sido um forte defensor dos direitos dos trabalhadores e da justiça social. Tem trabalhado para assegurar que os membros da LiUNA tenham acesso a programas de formação e educação de alta qualidade, bem como a cuidados de saúde e benefícios de pensões.
De considerar, o papel da LiUNA no
apoio aos imigrantes no Canadá que tem sido crítico. Através da sua defesa e apoio prático, o sindicato tem ajudado a criar locais de trabalho mais equitativos e inclusivos para todos os trabalhadores, independentemente da sua origem ou estatuto de imigração. Como a população do Canadá continua a tornar-se mais diversificada, o trabalho da LiUNA nesta área só se tornará mais importante nos próximos anos.
Para além da celebração dos 120 anos da LiUNA, nesta edição acompanhe também alguns pormenores sobre as celebrações dos 70 anos da imigração portuguesa no Canadá. A chegada dos lusos começou na década de 1950, e desde então que a comunidade portuguesa se tornou uma parte integrante da sociedade canadiana. Atualmente, existem mais de meio milhão de canadianos de ascendência portuguesa, o que faz dela uma das maiores comunidades étnicas do país.
Uma série de eventos será aberta para a comunidade ainda em abril. Aliás, decorrem ao longo do ano. Vai ficar a par de todos eles ainda nesta edição em papel que destaca ainda mais uma ‘Noite de Fados’ do Caloura Bar & Grill que, a par de tantos outros eventos, são de relevo para a manutenção da portugalidade no Canadá. São datas e momentos que devem constar no seu calendário. Na próxima edição do nosso jornal em papel estaremos, por exemplo, a celebrar o 25 de abril. Um dos marcos mais importantes da nossa história que celebraremos com toda pompa e circunstância. Aguarde!
Mais de 155 mil funcionários públicos federais ameaçam fazer greve na quarta-feira, dia 19 de abril. A paralisação pode acontecer, se um acordo entre o Governo federal e a Aliança de Serviço Público do Canadá (Public Service Alliance of Canada – PSAC) não for alcançado.
Esta s egunda-feira, o sindicato disse que as principais prioridades dos trabalhadores não estão a ser consideradas, ap esar do progresso alcançado noutras frentes. Se o acordo não for alcançado até às 21h desta terça-feira, os trabalhadores entram em greve a partir da meia-noite de quarta-feira. A acontecer, a paralisação vai afetar vários serviços federais, nomeadamente a renovação de passaportes, matérias relacionadas com impostos, entre outros.
Na sexta-feira passada, mais de 155 mil funcionários públicos federais estavam em posição legal de fazer greve. Enquanto isso, as negociações dos novos acordos coletivos entre a PSAC, a sua unidade de agências fiscais, o Governo federal e a Agência Fiscal do Canadá (CRA) continuam a arrastar-se.
Os trabalhadores têm vindo a lutar pelo aumento dos salários, mais bene-
fícios e a possibilidade de fazerem teletrabalho. Ambos os lados estão na mesa das negociações e querem chegar a um acordo. Se isso não for possível, diz o sindicato, o Canadá vai ser palco de “uma das maiores greves da história” do país. Até ao fecho desta edição, nenhum acordo tinha sido alcançado.
located in North York. We currently are hiring for:
Minimum of 2 years experience required
We are looking for hard working people that want to grow with the company. These are full time positions that will have a lot of overtime.
A é uma empresa movimentada de Telhados e Revestimentos Comerciais, localizada em North York. Estamos, de momento, a contratar para as seguintes posições:
TRABALHADORES PARA TELHADOS COMERCIAIS INSTALADORES DE CHAPA METÁLICA PARA TELHADOS/COBERTURAS
FABRICANTE DE CHAPA METÁLICA PARA TELHADOS/COBERTURAS
Mínimo de 2 anos de experiência obrigatória. Procuramos pessoas trabalhadoras e esforçadas que queiram crescer com a empresa. Estas são vagas para tempo inteiro, com muitas horas extras Excelentes ordenado e benefícios. Ótimo ambiente de trabalho.
Por favor, enviar email ou ligar/ Please email or call | 416-762-1819
O Canadá precisa de 30 mil novos imigrantes para iniciarem as suas próprias explorações agrícolas ou assumirem as já existentes. C aso isso não aconteça, o país será palco de uma crise laboral na agricultura. O aviso consta de um novo relatório do Royal Bank of Canada.
Cerca de 40% dos agricultores canadianos devem reformar-se nos próximos 10 anos, enquanto 66% não têm um plano de sucessão. Ao mesmo tempo, os autores do estudo esperam que a indústria agrícola perca 24 mil trabalhadores, de viveiros e de estufas.
Para preencher esta lacuna, o relatório sugere que o Canadá atualize os seus programas de imigração. O objetivo é trazer 30 mil recém-chegados orientados para a agricultura. Uma solução, afirma a análise, é criar um processo federal para que os trabalhadores estrangeiros temporários experientes (‘temporary foreign workers’ – TFW) obtenham o estatuto de resi-
O Centro Canadiano para a Proteção da Criança (Canadian Centre for Child Protection) diz que o aumento de casos de extorsão sexual no Canadá é uma “epidemia”.
A organização alerta que “a situação está completamente fora de controlo” e que não está a conseguir acompanhar as denúncias de extorsão sexual que lhe chegam.
dentes permanentes.
Uma cris e laboral como a prevista no relatório poderá fazer com que os canadianos gastem mais dinheiro no supermercado.
Por outro lado, a análise sugere que os agricultores já existentes façam o trabalho de casa para evitarem a crise laboral. Automatizar as operações de mo do a que seja necessário menos pessoas para trabalhar numa quinta é uma forma de desagravar o problema.
A Nigéria, a Costa do Marfim e as Filipinas são “jurisdições críticas” onde os alegados perpetradores estão a vitimizar p essoas com sucesso, muitas vezes para obterem ganhos financeiros.
De acordo com a Statistics Canada, de 2019 para 2020 os crimes de extorsão pela Internet registaram um aumento de quase 80%. O Centro Canadiano para a Proteção da Criança avisa que esse número continuou a aumentar.
A organização explica que
a vulnerabilidade das crianças e jovens aumentou durante a pandemia, uma vez que passaram a estar mais tempo em casa e a usar o telemóvel. Por outro lado, o número de rapazes vitimizados também subiu.
A agência de proteção da criança conta que as vítimas masculinas são levadas a acreditar que estão a falar com uma adoles cente. Isso pode despoletar um comportamento sexual
registado do outro lado do ecrã, que tem uma ameaça como consequência.
O melhor a fazer é não dar seguimento à conversa, diz a organização. “No rescaldo imediato de ter enviado uma imagem ou conhecer alguém sub-repticiamente gravado, não se deve obedecer, nem se deve pagar dinheiro. É preciso desligar. [O criminoso] normalmente segue em frente.”
Glenview Memorial Gardens & Glendale Funeral Home & Cemetery
by Arbor Memorialglenviewmemorial.ca | glendalememorial.ca
Amanda Amaral
Diretora de Planeamento Funerário
I provide all the options and information for you to make confident and early decisions about the final planning. Design your own unique statement, save money and reduce the burden on your family whether you choose burial or cremation.
Forneço todas as opções e informações para que tome decisões com confiança e antecedência sobre o planeamento final Projete a sua própria declaração exclusiva, economize dinheiro e reduza o fardo na sua família, independentemente de escolher enterro ou cremação.
Contacte-me para mais info: Call me for more info: (Cell) 416-679-2435
Aamaral@arbormemorial.com
Um novo inquérito da Nanos Research revela que 40% dos canadianos acreditam que o novo orçamento federal vai fazer um trabalho “pobre” ou “muito pobre” para responder às preocupações.
É a segunda vez que a autoridade monetária deixa de elevar as taxas
O Banco do Canadá manteve a taxa de juros inalterada em 4,5% ao ano. Esta é a segunda vez que o banco central não aumenta os juros, depois de realizar oito aumentos consecutivos.
Em c omunicado, a autoridade canadiana diz que a procura ainda supera a oferta e o mercado de trabalho do país continua apertado.
“O crescimento económico no primeiro trimestre parece ser mais forte do que o projetado em janeiro, com um salto nas exportações e um sólido crescimento do consumo”, avança o do cumento do Banco Central.
O Banco do Canadá prevê um
crescimento da economia do país de 1,4% este ano, 1,3% em 2024 e 2,5% em 2025.
“Dados recentes reforçam a confiança de que a inflação continuará a cair nos próximos poucos meses”, continua o documento.
A autoridade monetária espera que a inflação caia rapidamente para cerca de 3% em meados deste ano e, em seguida, diminua gradualmente para a meta de 2% até ao final de 2024.
Recorde-se que a inflação diminuiu para pouco mais de 5% em fevereiro deste ano.
O próximo anúncio programado pelo Banco do Canadá ac ontece a 7 de junho.
Das mais de mil pessoas inquiridas, 19% disseram, com base no que ouviram, que classificariam o orçamento federal c omo pobre quando se trata de abordar questões pessoais e familiares, enquanto 20% dizem que o orçamento é muito pobre. 33% dizem que o orçamento federal, divulgado em finais de março, faz um trabalho “médio” com base no que ouviram; 2% dizem que o orçamento faz um trabalho “muito bom”, 17% descrevem-no como “bom” e 9% sentem-se “inseguros” com o orçamento.
Ao mesmo tempo, 71% dos inquiridos destacaram preocupação, sendo que 42% demonstram verdadeira preocupação e 29% um p ouco de preocupação com o aumento do défice orçamental do país, que deve vir a s er de 40,1 mil milhões de dólares em 2023/2024 ou quase
mais 10 mil milhões de dólares do que as previsões económicas registadas no final do ano passado. Ap esar do aumento das despesas, a maioria dos canadianos manifestou o apoio a programas tais como o plano verde plurianual.
Concebido em parte para competir com os EUA, o plano reservaria 20 mil milhões de dólares do Banco de Infraestruturas do Canadá para grandes projetos de eletricidade limpa e infraestruturas de crescimento.
36% dos canadianos “apoiam”
este tipo de iniciativa, enquanto 32 por cento “apoiam de certa forma” a iniciativa.
Os residentes nas zonas rurais foram os que mais classificaram o orçamento federal c omo pobre ou muito pobre (53%), seguidos pelos cidadãos de B.C. (44%) e de Ontário (42%).
A maioria dos canadianos em todas as regiões também apoia ou de alguma forma apoia o plano verde do Governo, sendo o apoio mais elevado no Atlantic Canada (77,2%), Quebec (73%) e Ontário (69,3%).
A division of: Jones Deslauriers IMI Inc. Representamos as maiores companhias seguradoras do mercado canadiano
• CASA • AUTOMÓVEL • MOBILIÁRIO • BARCO • NEGÓCIO • VIDA • ACIDENTE • DOENÇA • HIPOTECA • ETC...
OFERECEMOS A SOLUÇÃO CERTA PARA QUALQUER TIPO DE SEGURO
POUPE 30% - CASA E CARRO NA MESMA APÓLICE
•AUTOMÓVEL:
- Condutores com mais de 10 anos de condução - 20% de Desconto Se conduz há mais de 10 anos e não tem acidentes ou multas, fale connosco acerca do novo 10 STARS PROGRAM
•CASA:
- Casas novas e equipadas com alarme - 30% de Desconto
- Casas residenciais de uma só família, renovadas e actualizadas - 20% de Desconto
• Se reside em Mississauga, Oakville, Brampton, Concord, Ajax, Richmond Hill, Pickering, Oshawa, Hamilton, Barrie, Bradford - COMPARE AS NOSSAS TABELAS
• Se é inquilino e reside num apartamento ou “flat” proteja os seus bens com uma apólice (tenants insurance) - FALE CONNOSCO
Inclui um novo segmento:
“Saúde & Bem-Estar” com Carlos Valente. Temas importantes sobre a saúde oral, auditiva e cuidados com o ressonar e apneia.
NA CMCTV ÀS QUARTAS-FEIRAS
APÓS O JORNAL DA NOITE CANADÁ. NÃO PERCA!
ANIVERSÁRIO A União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, a LiUNA, celebrou 120 anos de crescimento. O presidente geral do sindicato congratulou-se pelo aniversário. Terry O’Sullivan diz que o futuro da organização é promissor
A LiUNA fez 120 anos de vida, na quinta-feira, 13 de abril. A celebração aconteceu em Las Vegas nos Estados Unidos. Terry O’Sullivan, presidente geral da União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte destacou o passado, o presente, focando-se na estratégia de crescimento, acreditando que o futuro da organização vai ser promissor.
Enquanto a LiUNA celebra este importante marco, o nosso futuro nunca pareceu tão brilhante e estou convencido de que os melhores dias da LiUNA ainda estão por vir (…) Os membros da LiUNA estão prontos a aproveitar as oportunidades alargadas de construção de infraestruturas tanto dos EUA como do Canadá”
de que os melhores dias da LiUNA ainda estão por vir (…) Os membros da LiUNA estão prontos a aproveitar as oportunidades alargadas de construção de infraestruturas tanto dos EUA como do Canadá”, realçou.
c onstrução pesada.
TerryO’Sullivan Presidente geral DA LIUNA
“Enquanto a LiUNA celebra este importante marco, o nosso futuro nunca pareceu tão brilhante e estou c onvencido
Quem também não se esqueceu de celebrar a data especial da LiUNA, foi o vice-presidente Internacional e diretor canadiano Joseph Mancinelli.
“Uma honra estar ao lado da nossa família LiUNA, do Conselho Executivo Geral e de representantes em toda a América do
Norte como diretor Canadiano recentemente eleito, celebrando o nosso 120.º Aniversário e honrando o legado, força e perseverança da liderança LiUNA no passado, presente e futuro”. A União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, ou LiUNA, foi fundada a 13 de abril de 1903, em Buffalo, no estado de Nova Iorque. O sindicato foi criado para representar os trabalhadores da indústria da construção, especificamente os que estavam envolvidos na escavação, nivelamento e outros trabalhos de
Nos primeiros anos, o sindicato enfrentou desafios significativos, incluindo a resistência dos empresários e a repressão do Governo. Apesar dos obstáculos, a LiUNA continuou a crescer e a expandir-se, e na década de 1930, tinha-se tornado uma força significativa no movimento laboral.
Atualmente, a LiUNA é um dos maiores e mais influentes sindicatos da América do Norte, com mais de meio milhão de membros nos Estados Unidos e no Canadá. O sindicato ainda
está concentrado na representação de trabalhadores na indústria da c onstrução, mas agora também inclui trabalhadores de uma variedade de outros setores, incluindo cuidados de saúde, hospitalidade e transportes.
O sindicato tem também desempenhado um papel crucial na melhoria das condições de trabalho e na garantia de melhores salários e benefícios para os membros, e continua a ser um forte defensor dos direitos dos trabalhadores e da justiça social.
O encerramento da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA) aos requerentes de asilo deve custar aos contribuintes canadianos 61,5 milhões de dólares ao longo de 10 anos. No entanto, a análise governamental não inclui os custos para que a Royal Canadian Mounted Police (RCMP) aplique a lei.
“Será um desafio para a RCMP aplicar coerentemente os regulamentos, dada a dimensão e o terreno da paisagem do Canadá, os desafios colocados pelas terras indígenas e privadas, bem como as limitações da tecnologia fronteiriça existente (por exemplo, sensores, câmaras fotográficas)”, revelou a nota do Safe Third Country Agreement.
A RCMP é responsável pelo patrulhamento dos postos de fronteira não-oficiais. O patrulhamento vai ser financiado para criar iniciativas mais amplas de substituição e modernização do equipamento de Inteligência, Vigilância e Reco-
Um novo estudo mostra que os inquilinos da geração ‘millennial’ terão de poupar mais de 50% para a reforma, em comparação com os ‘millennials’ que já possuem uma casa. O relatório é da Mercer Canada, uma empresa de consultoria global.
nhecimento.
O custo estimado c obre apenas os custos de transição, custos de capital inicial e os custos de processamento, operações e execução em curso do departamento de imigração e para a Agência dos Serviços de Fronteiras do Canadá.
Como resultado da evolução das rotas migratórias, os funcionários acreditam em custos adicionais de policiamento nas comunidades fronteiriças e nas cidades de destino popular para responder a chamadas, conduzir investigações relacionadas c om a migração irregular, e responder a casos suspeitos de contrabando de pessoas.
A geração ‘millennial’, também conhecida por geração Y, refere-se às pessoas nascidas após o início da década de 80 até, aproximadamente, o final do século.
De acordo com o estudo, os ‘millennials’ que alugam casa terão de reservar oito vezes o seu salário de forma a pouparem o suficiente para se reformarem aos 68 anos. Já os ‘millennials’ que são proprietários só precisam de poupar 5,25 vezes o seu salário para poderem reformar-se três anos antes, aos 65 anos.
Em fevereiro, o preço médio de uma casa vendida no Canadá situava-se nos 662.437 dólares.
acessíveis para as suas necessidades contabilísticas Oferecemos um reembOlsO instantâneO e uma segunda opinião GratUita caso não esteja satisfeito com a atual.
Os proprietários de casas na reforma não têm o mesmo custo de vida que os arrendatários têm, observa o relatório.
“Ser proprietário de residência própria também dá flexibilidade aos reformados, uma vez que os que optam por uma casa menor podem ter acesso a uma quantia significativa de dinheiro. Os arrendatários, pelo contrário, têm de pagar renda
todos os meses ou enfrentar um possível despejo - quer tenham 25 ou 85 anos de idade.”
O relatório assume que os ‘millennials’ começam a poupar para a reforma aos 25 anos, com um salário inicial de 60 mil dólares. Todos os anos, contribuem 10% para um programa de p oupança no local de trabalho, investindo o dinheiro num fundo misto.
Localização, Localização! Oportunidade única no coração de Toronto. 2 unidades combinadas numa única e distinta. Apartamento de 1678 sf, conceito aberto. Layout espaçoso de 2 quartos. Muito espaço para receber amigos ou trabalhar de casa. Luz natural, desde o nascer ao pôr do sol e excelentes vistas para o Lake Ontario e Ilha de Toronto. Comodidades como ginásio, sauna, hot tub. Distância a pé de tudo.
Quer casa, mas falta-lhe dinheiro para custos de entrada? O seu crédito não está impecável?
COMUNICAÇÕES
A Freedom Mobile era, até agora a única empresa de telecomunicações que fornecia c obertura aos clientes do TTC através da rede da BAI, a empresa de comunicações, no ano 2012 recebeu 25 milhões de dólares para construir a rede pública Wi-Fi. Ou seja, a maioria dos clientes móveis tinham p ouco ou nenhum serviço ao longo das viagens de metro, por exemplo.
Só que um aumento de incidentes violentos no TTC ao longo do último ano direcionou o foco para a falha no sistema, com alguns pedidos ao regulador federal de telecomunicações para forçar a Rogers, Bell e Telus a utilizar a rede da BAI.
A Rogers que assim adquiriu a BAI, avançou em comunicado que iria resolver as lacunas nos locais mais movimentados e críticos do metro.
“O acordo para adquirir a BAI Canada é um primeiro passo significativo na modernização e expansão da rede existente para
fornecer um serviço sem fios 5G melhorado todo o sistema de metro na maior cidade do Canadá”, disse o chefe de tecnologia e informação Ron McKenzie no comunicado de imprensa. Os termos do acordo e o valor
do acordo não foram divulgados.
A BAI diss e numa atualização publicada no website que o acordo foi o resultado de “negociações ativas ao longo do ano passado”.
DENUNCIAR NO QUEBEC
Os estudantes do Quebec podem agora ligar para a linha direta ‘1-833-DENONCE’ caso queiram denunciar conduta sexual incorreta ou violência nas escolas. O ministro da Educação Bernard Drainville revelou a medida na quarta-feira, 12 de abril, dizendo que dá às testemunhas e vítimas uma ferramenta “confidencial e segura”
“A saúde e segurança dos estudantes e do pessoal escolar é a minha prioridade e não vou comprometer isso”, disse Drainville numa declaração.
A linha direta passa a funcionar entre as 8h30 e as 16h30 de segunda a sexta-feira, embora as pessoas que telefonarem também possam deixar uma mensagem de correio de voz e esperar por uma chamada de volta.
A medida surge depois de um grupo de pais e estudantes
acusarem uma escola secundária, na região de Eastern Townships, de não fazer o suficiente para proteger os adolescentes do assédio sexual.
No entanto, o ministério da Educação diz que a nova linha direta não pode substituir a polícia, especialmente quando se trata de delitos criminais.
“Encorajamos qualquer pessoa que tenha sofrido um crime num ambiente escolar, ou que o tenha testemunhado, a denunciar a situação diretamente à p olícia, marcando o 911 ou indo a uma esquadra da polícia”, revelou o ministério.
Em declarações exclusivas ao Correio da Manhã Canadá, vereadora municipal por Davenport agradece à AGRADECIMENTO comunidade luso-canadiana a presença no dia da abertura
A abertura do escritório comunitário de Alejandra Bravo aconteceu no sábado, dia 15. A partir de agora, os cidadãos de Davenport podem tirar dúvidas em português com a vereadora municipal. Ao Correio da Manhã Canadá, a vereadora agradeceu a presença da comunidade luso-canadiana na abertura.
O escritório comunitário da vereadora Alejandra Bravo, em Davenport, o bairro com maior concentração de imigrantes de língua portuguesa em Toronto, aconteceu no sábado, dia 15 de abril, no 1240 Bloor Street West.
Alejandra Bravo, nas vésperas da abertura, já destacava “um lo cal onde todos poderão ir para obter a ajuda de que necessitam com os serviços da Câmara Municipal de Toronto”.
Além disso, o objetivo passava por conhecer cara a cara a vereadora que fala português e a restante equipa. E assim foi. A comunidade luso-canadiana compareceu.
“Uma das coisas mais entusiasmantes sobre o lançamento do nosso Gabinete Comunitário este fim de semana foi a participação das diversas comunidades lusófonas em Davenport. Estamos aqui para servir e espero continuar a reforçar as nossas relações com os resi -
dentes, líderes e organizações”, referiu a vereadora ao Correio da Manhã Canadá. No final do encontro com os cidadãos presentes no dia da abertura, Alejandra Bravo fala num momento “fantástico” a adesão de “muitas pessoas” à abertura do escritório comunitário.
Uma das coisas mais entusiasmantes sobre o lançamento do nosso gabinete comunitário este fim de semana foi a participação das diversas comunidades lusófonas em Davenport. Estamos aqui para servir e espero continuar a reforçar as nossas relações com os residentes, líderes e organizações”
Alejandra Bravo Vereadora municipal por Davenport
“Como vereadora da cidade de Davenport, não há absolutamente melhor parte do meu trabalho do que passar tempo com a nossa maravilhosa comunidade”, disse ainda.
Para terminar, Alejandra Bravo foi também às redes sociais agradecer aos participantes.
ESCRITÓRIO ESTARÁ AGORA ABERTO AO PÚBLICO ÀS QUARTAS, QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS, DO MEIO-DIA ÀS 17H
“Agradeço a todos os que se juntaram a nós esta tarde para abrir o nosso escritório comunitário! Foi ótimo ver rostos novos e familiares de toda a nossa comunidade”, escreveu a vereadora na rede social Facebook.
O es critório estará agora aberto ao público às quartas, quintas e sextas-feiras, do meio-dia às 17h. Continuará a ser um local para o suporte à comunidade, onde os residentes poderão encaminhar to dos os seus pedidos e questões sobre os serviços públicos municipais, como fornecimento de água, esgotos, trânsito, transportes públicos e segurança, entre outros.
“Os escritórios comunitários são espaços incrivelmente imp ortantes, pois permitem à nossa comunidade interagir diretamente com os seus representantes eleitos. Numa altura em que assistimos a um declínio no envolvimento cívico, espero
que o meu escritório comunitário ajude a encorajar mais membros da nossa comunidade a envolverem-se”, relatou Alejandra Bravo ao Correio da Manhã Canadá.
Nascida no Chile, Alejandra mudou-se para o Canadá com a sua família como refugiada quando era criança. Para além do inglês, é fluente em espanhol, francês e português.
DORES DE CABEÇA
SONO Aprender a pôr fim às dores de cabeça matinais depende do seu conhecimento sobre o que as pode provocar
aumentar a fim de alcançar o mesmo efeito, já que a dependência da cafeína pode causar fadiga, dores de cabeça, irritabilidade, e náuseas. Se suspeitar de uma alergia alimentar ou consumir álcool e cafeína regularmente, verifique se existem s ensibilidades e reduza o consumo de alimentos e bebidas indutores de dor de cabeça. Tente aumentar o seu consumo de água para metade do seu peso corporal em gramas, para assegurar uma hidratação adequada e comer uma dieta equilibrada que inclua proteínas e vegetais adequados.
Se acordar sempre com a boca seca e dor de cabeça, o stress e a ansiedade também são potenciais contribuintes. Deve, portanto, diminuir o stress e tratar a ansiedade, já que ambos levam a muitos sintomas físicos que podem não estar necessariamente relacionados com a s ensação de sobrecarga. Questões digestivas, tensão muscular, ritmo cardíaco acelerado e aumento do ritmo respiratório estão todos associados ao sentimento de ansiedade.
cos, como mentais.
Explicamos as alterações que pode fazer durante as horas de vigília, para evitar dores de cabeça matinais, mas, e as alterações que pode fazer aos seus padrões de sono ou à sua rotina? Comece por fazer o teste para os Distúrbios do Sono.
Se os seus ritmos de sono-vigília estiverem fora de controlo, irá experimentar um sono insuficiente. Como resultado, acordará com as temidas dores de cabeça. As perturbações do ritmo circadiano afetam cerca de 3% da população, enquanto as perturbações gerais do sono afetam ainda mais pessoas. As investigações sugerem que 50 a 70 milhões de adultos americanos sofrem de pelo menos um distúrbio do sono.
Dores de cabeça e enxaquecas podem atormentar a maioria de nós, de vez em quando, contudo as enxaquecas estão entre os tipos mais comuns de dores de cabeça, com quase 3 milhões de canadianos a sofrerem deste problema regularmente.
Apesar de as dores de cabeça serem um incómodo que pode ocorrer em qualquer altura, uma grande parte das pessoas acorda a sentir dor de cabeça logo pela manhã. Se este é o seu caso, saiba que existe uma solução para proporcionar aquele alívio tão necessário, uma vez que pode aprender a pôr fim às dores de cabeça matinais, se souber o que as provoca.
Para começar, as perturbações na mandíbula, como a articulação temporomandibular (ATM), podem ser as culpadas. Deve portanto fazer por excluir a desordem ATM e o ranger dos dentes.
A ATM é a articulação maxilar que funciona como uma dobradiça, que liga o maxilar
ao crânio. As suas perturbações consistem em dor, movimento comprometido e desconforto desta articulação. Isto normalmente causa desafios quando s e mastiga e a mandíbula pode estalar ou bloquear. Se não forem tratadas, as perturbações da ATM podem causar dores de cabeça matinais. Muitas vezes, a ATM leva ao ranger dos dentes durante a noite, ou ao bruxismo (deslizar, apertar ou ranger os dentes)
Quando se mói os dentes enquanto se dorme, a dor interior e exterior do maxilar agrava-se, causando dor de cabeça e sensibilidade dentária. O seu dentista pode determinar se está a sofrer de moagem noturna e ATM. Os tratamentos comuns para as dores de cabeça da ATM incluem fisioterapia, procedimentos odontológicos/ cirurgia oral, protetores de mordidas e medicamentos.
Para além deste, outro contribuinte comum para as dores de cabeça matinais é a qualidade da sua dieta. Deve, portanto, avaliar o que come, pois acredite ou não, uma alergia ou s ensibilidade alimentar oculta pode ser a causa. Alguns alimentos têm demonstrado ser
p otencialmente causadores de dores de cabeça, incluindo o chocolate, a cafeína, alho e cebola, os edulcorantes artificiais, a carne curada, sopas enlatadas, os nitratos, produtos lácteos cultivados (tais como natas azedas ou iogurte), certos queijos curados (tais como feta, muenster, ou brie), álcool, certos frutos secos e sementes ou manteiga de nozes (como a manteiga de amendoim), alimentos em conserva, feijão, abacates e frutos secos (como passas de uva ou figos).
Para além das sensibilidades alimentares, a desidratação e as flutuações de açúcar no sangue causadas por certos alimentos são frequentemente responsáveis. Por exemplo, se consumir cafeína ou álcool regularmente, pode estar mais desidratado do que a média das pessoas. No entanto, a abstinência de cafeína pode levar a dores de cabeça crónicas, p ois esta estimula o cérebro e ajuda-o a sentir-se alerta e energizado. Assim que entra na corrente sanguínea, eleva os níveis de dopamina, o que provoca uma sensação de bem-estar.
Contudo, com o tempo, a utilização de cafeína pode ter que
As tonturas, tremores e dores de cabeça são também sintomas físicos de stress. Tente baixar os níveis de stress com atividade física, concentração e exercícios respiratórios, tais como respiração de caixa. Para praticar a respiração da caixa, deve inspirar durante quatro
Apesar de as dores de cabeça serem um incómodo que pode ocorrer em qualquer altura, uma grande parte das pessoas acorda a sentir dor de cabeça logo pela manhã. Se este é o seu caso, saiba que existe uma solução para proporcionar aquele alívio tão necessário, uma vez que pode aprender a pôr fim às dores de cabeça matinais, se souber o que as provoca
segundos, suster a respiração durante quatro segundos, exalar durante quatro segundos, e repetir toda a sequência. No entanto, se sofrer de ansiedade extrema, procure apoios como a terapia e/ou medicação para aliviar, tanto os sintomas físi-
A apneia obstrutiva do sono (OSA) é uma condição que provoca pausas temporárias na respiração durante toda a noite. Estas pausas respiratórias são causadas por bloqueios nas vias respiratórias, resultando na redução da qualidade do sono. A má qualidade respiratória e a sonolência associada à apneia do sono são enormes contribuintes para as dores de cabeça matinais.
É, por isso, necessário um estudo do sono para diagnosticar a apneia do sono. Se o resultado for positivo, muitas opções de tratamento estão disponíveis, incluindo uma máquina de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), que evita o seu colapso enquanto descansa. A respiração obstruída também leva ao ronco, que é normalmente causado pela respiração de boca aberta durante o repouso. Nem todos os que ressonam têm apneia do sono, mas quase todos os que sofrem de apneia do sono ressonam. E o ronco e as dores de cabeça matinais estão intimamente relacionados. Entre os que ressonam frequentemente, estudos mostram que cerca de 23% acordam com dores de cabeça pela manhã.
A respiração bucal é uma das principais causas que contribuem tanto para o ressonar c omo para a boca seca. Ao respirar pela boca durante o sono, os te cidos e músculos dentro e à volta das vias respiratórias deslizam para trás, bloqueando as vias respiratórias e vibrando em conjunto, daí vem o som do ronco. É necessário, portanto, que deixe de respirar pela boca durante o sono.
Mas como se deixa de fazer algo enquanto dorme? Prepara-se para isso antes de ir para a cama. É aí que entra o poder da fita adesiva bucal.
Como finalmenteCarlos Valente DD, H.I.S. DIREITOS RESERVADOS
DISTINÇÃO Depois de ter sido distinguido com 4 estrelas pela organização americana de escritores, ‘Os Aventureiros no Rio Subterrâneo’ foi premiado com o Literary Titan Silver Book Award
A editora americana, Underline Publishing, continua a apostar nas obras da escritora Isabel Ricardo pelo
seu reconhecido valor para a literatura portuguesa, assim como pela qualidade dos seus textos, os quais espera ter grande aceitação pelo público de língua inglesa. Depois do sucesso
consagrado que a série ‘Os Aventureiros’ obteve em Portugal e do primeiro volume publicado nos EUA, que recebeu o Literary Titan Silver Book Award, foi lançado, em Janeiro de 2023, ‘The Adventurers and the Underground River’ (Os Aventureiros no Rio Subterrâneo). O segundo volume da série foi distinguido, em março, com 4 estrelas, pela Literary Titan, uma organização norte-americana de editores, escritores e professores. O livro acabou também por ser premiado nos EUA com o Literary Titan Silver Book Award.
“‘Os Aventureiros no Rio Subterrâneo’ é um romance apaixonante, para adolescentes, que leva os leitores numa aventura inesquecível. Esta cativante história será um valioso elemento em qualquer biblioteca doméstica, perfeito para aqueles que apreciam mistérios clássicos e alegres que nos fazem lembrar outros tempos”, enunciou a Literary Titan.
“‘Os Aventureiros’ é uma série pedagógica, pois, além de cativar os mais jovens para a leitura, faz uma divulgação histórica e cultural dos diversos locais onde as ações se desenrolam. Tó Jú, Daniel, Cris, Bia e o corvo João vivem grandes aventuras repletas de mistério, ação e humor. Publicado agora em inglês, viajará além-fronteiras para as mãos de inúmeras crianças e jovens por todos esses países que falam inglês, promovendo Portugal, não só turisticamente, mas também a sua história e a sua cultura”, declarou a Underline Publishing.
‘Os Aventureiros no Rio Subterrâneo’, é uma estória passada durante as férias de Natal, quando ‘Os Aventureiros’ decidem viajar para Lisboa, aproveitando para fazer uma excursão aos monumentos da região Centro. Partindo da Torre de Belém, visitam os castelos de Alcanede, Torres Novas, Tomar, Ourém, Pombal, Porto de Mós, Leiria e os Mosteiros da Batalha e Alcobaça. Surge então a notícia de um audacioso roubo de diamantes numa joalharia. No meio do entusiasmo e boa disposição, Bia e Daniel reparam na presença de duas misteriosas senhoras durante toda a excursão. Desconfiados, decidem descobrir o seu segredo a todo o custo. Mas, ao investigar melhor, Bia fica fechada toda a noite no Mosteiro de Alcobaça, até que chegam as duas mulheres suspeitas… e alguns barulhos assombrosos e sem explicação! Por entre perseguições alucinantes, escadarias escondidas, passagens secretas e rios subterrâneos, ‘Os Aventureiros’ ainda irão fazer uma descoberta inacreditável.
Isabel Ricardo escreveu o primeiro livro aos 11 anos e possui já uma vasta obra, publicada não só em Portugal, mas também no estrangeiro. Considerada uma referência na literatura infantojuvenil, a sua escrita fascinante tem vindo a apaixonar leitores de todas as idades. Dedicada exclusivamente à escrita, desenvolve uma intensa atividade em escolas e bibliotecas de todo o país, promovendo ações de incentivo à leitura entre crianças e jovens. Os seus livros infantojuvenis são recomendados por vários professores de português e de história.
Em 1993, é publicado o seu primeiro livro, ‘A Floresta Encantada’, com o apoio do Instituto da Juventude, obtendo um prémio de Cultura. O primeiro volume da série ‘Os Aventureiros’ já vai na décima primeira edição e, atualmente, tem editados 14 volumes, da pentalogia ‘Guerreiros da Luz’, constituída pelos livros: ‘Sofia Gama e a Profecia do Templário’, ‘Lucas Cabral e o Segredo da Amazónia’, ‘Fernão Dias e o Mistério das Pedras Negras’, ‘Os Guerreiros da Luz e o Portal Sagrado’ e ‘Os Guerreiros da Luz e a Batalha Final’, atualmente esgotada, e também da trilogia ‘Porto do Graal’, ainda não terminada, formada por ‘Em Busca do Mapa Perdido’ e ‘O Tesouro Esquecido’. O grande êxito entre a pequenada, ‘O Fantasma das Cuecas Rotas’, é também da sua autoria, tal como ‘Um Sonho Muito Interessante’, ‘A Floresta Encantada’, ‘As Travessuras do Vitinho’, ‘Quando Eu Fui Pardal’, ‘O Coelhinho Avarento’, ‘As Aventuras do Xico-Larico’, ‘A Morceguita Destrambelhada’, ‘O Dragão Trapalhão’ e ‘As Trapalhadas de Quintch-Pintch’. A sua obra é caracterizada pela escrita muito visual, assim como a capacidade em criar enredos empolgantes, repletos de mistério e suspense. A proximidade que mantém com os leitores resulta numa cumplicidade que os leva a dedicar-lhe uma amizade especial e um enorme entusiasmo pelos seus livros.
Seis dos seus livros em inglês, ‘The Adventurers and the Treasure Cave’, ‘The Quest for the Lost Map’, ‘Sofia Gama and the Templar’s Prophecy’, ‘The Last Conspirator’, ‘The Adventurers and the Underground River’ e ‘The Forgotten Treasure’, contaram com o apoio à tradução da Direção Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e do CAMÕES – Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito da Linha de Apoio à Tradução e Edição 2020, 2021 e 2022, distinguidos já com alguns prémios nos EUA.
Paralelamente, também escreve para adultos, sendo uma das suas grandes paixões os romances históricos, com várias edições que revelam o seu sucesso editorial. É autora de ‘O Último Conjurado’, (Revolução de 1640), com três edições, ‘A Revolução da Mulher das Pevides’, (Primeira Invasão Francesa), duas edições, ‘O Segredo de Ana’ (segunda metade do século XIX), ‘A Demanda do Mestre’ (Crise de 1383-85) e ‘Nuno Álvares Pereira’ (histórico juvenil), além do livro de mistério, ‘Crime e Sedução’.
A autora reside atualmente na Nazaré e Paço de Arcos, onde se dedica a tempo inteiro à escrita. Em 2023, festeja 30 anos de carreira literária.
PROGRAMA O programa das festividades foi divulgado em conferência de imprensa, onde esteve presente o Correio da Manhã Canadá
A primeira vaga de imigrantes portugueses desembarcou no Canadá a 13 de maio de 1953.
Decorridos 70 anos, uma série de eventos estão programados para celebrar a data e honrar os nossos pioneiros e a sua herança, entre eles o Portugal the Festa, um festival com muita música, comida e cultura. Em conferência de imprensa, na noite de 12 de abril, a organização, constituída por muitos dos membros de destaque na comunidade, cujo contributo cultural é essencial nas tradições da diáspora, divulgou o programa das festas, que visa partilhar a nossa cultura com outras etnias.
Tendo como data de início o dia 19 de abril, Manuel da Costa, um dos organizadores dos eventos anunciou que a República Portuguesa vai homenagear os pioneiros promovendo um colóquio na Assembleia da República, destacando o privilégio de esta ser uma celebração única nunca antes efetuada em Portugal.
“No dia 19 de abril a Assembleia da República Portuguesa v ai fazer uma homenagem honorífica aos pioneiros imigrantes, passados 70 anos, para iss o vai haver um colóquio depois dos debates políticos. O colóquio vai ter a participação do Sr. presidente da Assembleia da República, o embaixador do Canadá em Portugal e vários deputados. É uma celebração única que nunca foi feita antes. É um privilégio muito grande conseguir que finalmente seja-
mos reconhecidos, não só os que vieram há 70 anos, mas todos nós que aqui estamos neste país para ganhar a vida, e nem sempre o nosso país reconhece o trabalho que nós fazemos em prol da nossa cultura. É com muito gosto que eu vou estar lá no dia 19. Este vai ser então o primeiro evento a celebrar os 70 anos de imigração portuguesa neste país e, no dia 13 de maio, vai estar aqui no Canadá o Sr. presidente da Assembleia da República, o embaixador do Canadá e Paulo Cafôfo, que é o deputado responsável pelas comunidades”, anunciou Manuel da Costa.
É uma celebração única que nunca foi feita antes. É um privilégio muito grande conseguir que finalmente sejamos reconhecidos, não só os que vieram há 70 anos, mas todos nós que aqui estamos neste país para ganhar a vida, e nem sempre o nosso país reconhece o trabalho que nós fazemos em prol da nossa cultura”
Manuel da Costa, Co-organizador dos eventos
Angie Câmara, também membro da organização dos eventos, anunciou uma série de sessões de estórias, acerca
da história dos portugueses no Canadá, que podem ser assistidas virtualmente, reafirmando a sua imp ortância cultural, não apenas na diáspora, mas também para o público canadiano no geral. Estas ‘stories’ da história p ortuguesa no Canadá contam com Diniz Borges, José Andrade e Rui Faria na sua sessão de abertura, no dia 19 de abril, por volta das 12h, e a sessão prevista para as 15h, no mesmo dia, terá a moderação de Eduardo Medeiros e a participação de C arlos Teixeira e Onésimo Almeida. Outras sessões de estórias online estão programadas para os dias 20, 21 e 22 de abril, a partir das 15h00. Manuel da Costa divulgou então o programa das festas, enunciando os intervenientes de cada um dos eventos a realizar a 13 de maio, a data que realmente perfaz os 70 anos da imigração portuguesa. As festividades começam na Gallery of Portuguese Pioneers, c om a apresentação do livro de Daniel Bastos, e segue com o lançamento e exibição de outros livros de vários autores, desta vez na Peach Gallery e ainda uma visita obrigatória ao Walk of Fame, onde está previsto adicionar quatro novas personalidades que, pela sua contribuição para a comunidade, segundo Manuel da Costa, merecem todo o apoio e respeito. Mais tarde, a passagem p ela Camões Square promete a inauguração de um novo monumento à emigração. O culminar deste dia de aniversário oferece uma receção VIP no Universal Event Centre, encerrando as atividades do dia com a especialíssima atuação de Mariza que, diretamente vinda de Portugal, pela primeira vez canta em
exclusivo para a comunidade portuguesa.
Angie Costa aproveitou a ocasião para divulgar que, a par do concerto, haverá uma angariação de fundos que reverterá a favor da Magellan Community Foundation, uma fundação formada por luso-canadianos para a comunidade portuguesa no país.
PARA ALÉM DE MUITOS ARTISTAS LOCAIS, BÁRBARA BANDEIRA E PEDRO ABRUNHOSA VÊM DE PORTUGAL PARA ATUAR NO ‘PORTUGAL THE FESTA’
Os fundos recolhidos durante o espetáculo serão direcionados para a construção de uma casa de cuidados prolongados com unidades de habitação a preços acessíveis e um centro comunitário.
No dia 14 de maio, começa então o festival ‘Portugal the Festa’, com início às 11h00 e terminando às 20h30, ao longo da Nathan Philips Square, em pleno coração de Toronto. Pela primeira vez, a comunidade promove um festival desta envergadura onde se junta toda a tradição e cultura no mesmo espaço, desde provar a melhor comida, à compra do típico artesanato e ouvir o melhor da música portuguesa, nomeadamente o folclore, como bem explic ou Laurentino Esteves, o diretor da Casa do Alentejo.
“O folclore é a cultura portuguesa, portanto, um festival desta magnitude teria obrigatoriamente que ter folclore, e nós temos já c onfirmadas as participações de vários grupos folclóricos, nomeadamente o Rancho Folclórico do CCPM, que abrange um pouco de todas
a regiões. Como já foi dito, esta vai ser uma celebração única e como tal apelo a toda a comunidade que se junte a nós neste festival e quem puder, nesse dia, traga um traje português representativo das nossas regiões. O folclore não é só dança. Faz parte também da nossa antropologia e, portanto, é parte de nós”, referiu o diretor.
Jorge Mouselo, presidente do CCPM, também aproveitou a ocasião para realçar o orgulho das nossas origens e agradeceu o facto de poder participar nesta celebração.
Para além de muitos artistas locais, bem conhecidos da comunidade, como por exemplo a Banda Sagres e Tony Gouveia, entre outros, Bárbara Bandeira e Pedro Abrunhosa vêm de Portugal para atuar no festival, fechando o dia com um grande espetáculo.
Também como parte das festividades, a Casa do Alentejo promove uma noite de fados às 19h00 do dia 20 de maio, num tributo a Fernando Maurício.
Em Mississauga, de 26 a 28 de maio, no Carassauga, Portugal estará presente com uma deliciosa cozinha lusitana, vinhos, sobremesas e muita música, entre a qual o folclore português.
No dia 1 de junho, tem lugar o lançamento do site ‘Movimento perpétuo: A diáspora portuguesa no Canadá’, que apoia os elementos digitais da exp osição física que estará em exibição no Toronto Metro Hall, entre 11 e 22 de setembro. É também uma importante peça legada deste projeto que permanecerá como um valioso recurso para educadores, estudantes, investigadores, jornalistas, criadores, e membros do público em geral
no Canadá, Portugal, e em todo o território português.
No dia 28 de junho, às 9h00, a conferência sob o tema ‘O Mundo Lusófono e as suas Diásporas’, acolherá documentos individuais, painéis temáticos e mesas redondas sobre temas c omo as diásporas, etnia, raça, migração, reassentamento, género, educação, cinema, história, direito, literatura, raça e religião, entre outros temas importantes.
Como referiu Manuel da Costa, estes documentos, testemunhos e realizações são os monumentos que nós, enquanto portugueses, construímos neste país ao desenvolvermos a nossa identidade, ao estabelecer culturalmente aquilo que somos.
Como tal, toda a comunidade está convidada a fazer parte das festividades. Estes eventos trazem também grandes oportunidades para apresentar negócios. Todos os pormenores acerca dos eventos para esta celebração podem ser consultados no website 70anoscanada.com.
O Correio da Manhã Canadá assinala que também para c omemorar os 70 anos da imigração portuguesa no Canadá, r ealiza-se em Brampton, a quarta edição do Lusofonia Festival nos dias 2, 3 e 4 de Junho no Gage Park. Evento que reúne a comunidade numa grande celebração com muita música, entretenimento, gastronomia, feira de artesanato e um Festival Folclórico. Para já estão confirmadas as apresentações de Marya Santos e G abriela Pereira de Montreal, G.Pinto, Henrik Cipriano, Tânia Barbosa, Lucy & Bela, César Russo, Décio Gonçalves, Mário Marinho e convidados especiais do programa de TV CMCTV TALENT. De Portugal
virão Fernando Pereira com sua banda, Rodrigo Leal e a sua banda num tributo ao seu pai Roberto Leal, e o Grupo Santamaria. A animação contará ainda c om o DJ Jaime Machado. Som e Luzes estarão a cargo de Tony da Silva da TNT FX. No Festival Folclórico, teremos a apresentação dos grupos do CCPM, Associação Cultural do Minho, Associação Migrante de Barcelos, Casa da Madeira, Arsenal do Minho e Rancho Ribatejano de Toronto. A programação conta também com o içar da Bandeira na Câmara Municipal de Brampton, no dia 3 de junho às 11h. Toda a comunidade está convidada a participar no Festival, cuja entrada é grátis.
19 APRIL 12:00 PM STORIES DA HISTÓRIA PORTUGUESA NO CANADÁ (ONLINE SERIES)
• Sessão abertura com Diniz Borges, José Andrade e Rui Faria. 3:00 PM STORIES DA HISTÓRIA PORTUGUESA NO CANADÁ (ONLINE SERIES)
• Entre os primórdios e a geografia portuguesa no Canadá com Carlos Teixeira e Onésimo Almeida. Moderado por Eduardo Medeiros.
20 APRIL
3:00 PM STORIES DA HISTÓRIA PORTUGUESA NO CANADÁ (ONLINE SERIES)
• A mulher portuguesa no Canadá com Aida Batista e Susana Miranda.
Moderado por Rosa Simas.
21 APRIL
3:00 PM STORIES DA HISTÓRIA PORTUGUESA NO CANADÁ (ONLINE SERIES)
• Entre o projeto e a confirmação portuguesa no Canadá com José Jácome e Eduardo Medeiros. Moderado por Rui Faria
22 APRIL
3:00 PM STORIES DA HISTÓRIA PORTUGUESA NO CANADÁ (ONLINE SERIES)
• A língua e cultura portuguesa no Canadá com Manuela Marujo e Maria João Dodman.
Moderado por Diniz Borges
07 MAY
12:00 PM 70 ANOS CANADA LUNCHEON - PEARSON CONVENTION CENTRE
• Book launch “Açores- Canada” by Eduardo Medeiros, presented by Prof. Jose Carlos Teixeira
• Photo exhibit by the Azorean Immigration Museum
• Comedy performance by “Tia Maria Do Nordeste”
• Musical performances by: Henrik Cipriano, Carlos Borges and Miguel Domingos.
12 MAY
4:00 PM FLAG RAISING & PROCLAMATION - OSHAWA CITY HALL
13 MAY
BOOK PRESENTATION - GALLERY OF PORTUGUESE PIONEERS
• Book presentation by Daniel Bastos
EXHIBITS - PEACH GALLERY
• Book presentation
• Art exhibit
RECEPTION FOR WALK OF FAME INDUCTEES - FLOR DOIS
PORTUGUESE CANADIAN WALK OF FAME - CAMÕES SQUARE
• Induction Ceremony
PIONEERS MONUMENT - CAMÕES SQUARE
• Unveiling of Pioneers Monument
VIP RECEPTION - UNIVERSAL EVENT CENTRE MARIZA IN CONCERT - UNIVERSAL EVENT CENTRE
14 MAY
11:00 AM PORTUGAL THE FESTA - NATHAN PHILLIPS SQUARE
Musical performances
• Pedro Abrunhosa
• Bárbara Bandeira
• Peter Serrado
• Ruby Anderson
• Sagres
• Tony Gouveia e amigos
Traditional performances
• Associação Cultural do Minho de Toronto
• Associação Migrante de Barcelos of Toronto
• Bombos do ACMT
• Bombos do Arsenal Do Minho
• Luso CanTuna
• Portuguese Cultural Centre of Mississauga
• Portuguese Cultural Club of Vaughan
• Rancho Folclórico da Nazaré
• Rancho Folclórico Ribatejano de Toronto
Portuguese Market & Cervejaria Downtown Beer and Wine
• Associação Cultural do Minho de Toronto
• Borges Foods
• Brazilian Shine
• Caldense Bakery
• Carla Antunes
• Casa Betina
• Casa dos Açores
• Macedo Winery
• Mercado
• Mudança Clothing
• Passado Brazil
• Portuguese Cheese Co.
• Portuguese Cultural Centre of Mississauga
• Rei do Churrasco
• Rok Cork
• The Portuguese Chicken House
• Up the Street
20 MAY
7:00 PM GRANDE NOITE DE FADO - CASA DO ALENTEJO COMMUNITY CENTRE
• Dinner & Show - Pedro Galveias, José Geladas and Miguel Ramos, three faddists from Portugal, pay tribute to Fernando Mauricio.
26 - 28 MAY
CARASSAUGA - PORTUGUESE CULTURAL CENTRE OF MISSISSAUGA
• The Portugal Pavilion will feature samples fine Portuguese cuisine, wines and desserts, music and Portuguese folklore.
1 JUNE
SITE LAUNCH – MOVIMENTO PERPÉTUO: THE PORTUGUESE DIASPORA IN CANADA
• This website supports the digital elements of the physical exhibition that will be on display at Toronto Metro Hall between September 11 and 22. It is also the legacy piece of this project that will remain as a valuable resource for educators, students, researchers, journalists, creators, and members of the general public in Canada, Portugal, and across the Portuguese diaspora.
28 JUNE
9:00 PM THE LUSOPHONE WORLD AND ITS DIASPORAS
• In honour of the 70th anniversary of the official arrival of the Portuguese pioneers in Canada, the conference’s theme is The Lusophone World and its Diasporas. As such, it will welcome individual papers, thematic panels and roundtables on topics such as diasporas, ethnicity, race, migration, resettlement, gender, education, film, history, law, literature, race, and religion, among other important themes.
TRADIÇÃO Patrícia Borges abre as portas ao fado no primeiro grande evento de 2023 do espaço português em Toronto
iguarias nacionais.
O espaço por si só já é sempre muito pequeno para receber muitos amigos e clientes para as tradicionais festas do Caloura Bar & Grill. Pequeno, mas muito acolhedor. Quem o garante é Patrícia Borges que organizou mais uma noite de fados. O primeiro grande evento de 2023.
“Foi a nossa segunda noite com o grupo Luso Fado, que foi celebrada com muita alegria. Eu particularmente gosto do fado e gosto ainda mais de ver a casa cheia com amigos e clientes novos que aqui estão”.
Patrícia trabalha com amor na confeção dos pratos. Ela que deu as boas-vindas aos presentes que não tiveram mãos a me dir para os tradicionais bifinhos de porco grelhados com molho de manteiga, bacalhau com natas, torresmos à moda de São Miguel, entre muitas outras
Foi a nossa segunda noite com o grupo Luso Fado, que foi celebrada com muita alegria. Eu particularmente gosto do fado e gosto ainda mais de ver a casa cheia com amigos e clientes novos que aqui estão”
Patrícia Borges Proprietária Caloura Bar & Grill
“É muito gratificante quando me dizem que gostam da nossa comida. Foi um começo de ano duro para mim, mas com a vossa ajuda, do Correio da Manhã C anadá, dos clientes e amigos do Caloura concretizamos o nosso primeiro evento do ano”, confidenciou a proprietária.
Muitos ansiavam pela noite que trouxe o fado e os clássicos instrumentos musicais que o contemplam.
Patrícia revela estar “feliz”, num dia em que também celebrou o aniversário do marido.
A primeira fadista a abrir a noite foi Paula Maria Pereira. A artista foi muito aplaudida pelos presentes. Logo de seguida foi a vez de Mário Jorge, o fadista que até não estava no programa, mas que mesmo assim foi dar uma “perninha” ao evento. A noite no Caloura Bar & Grill contou com a participação de Carmen Moscatel
que dedicou um fado ao seu pai que estava presente. A jovem Sandra Silva também fez a sua apresentação no evento, onde os músicos a acompanhar os cantores foram Carlos Silva no baixo, Valdemar Mejdoubi na viola e Manuel Moscatel na guitarra.
Depois da noite de fados, seguem-se outros eventos que Patrícia Borges prepara com todo o rigor. Até ao final do mês, imagine-se, a casa continua a abarrotar.
“No mês de abril estamos completamente cheios, com festas, comunhões”, confidencia
a proprietário do Caloura Bar & Grill ao Correio da Manhã Canadá.
E em maio, já há festa agendada para o dia 13, mas “com tristeza minha queria ter uma sala maior. Já estamos completamente cheios”, revelava Patrícia.
“Vamos festejar no sábado (13 de maio) o Dia da Mãe, com o grupo Fábio Santos”, revela também.
Para junho, Patrícia salienta a festa do Correio da Manhã Canadá em Brampton, mas deixa o repto à comunidade.
“Aqui, em Toronto, no dia
17, no nosso pátio vamos ter a Noite Branca juntamente com a celebração do Dia do Pai. Vamos conciliar as duas”, reforça ela. Na mesma altura estão confirmados Flávio Santos, assim c omo o grupo Marcha dos Amigos Unidos que já atuou em vários locais comunitários como na Casa dos Açores. Um plano que Patrícia Borges detalhou ao Correio da Manhã Canadá. Para julho e agosto logo se verá.
“É um dia de cada vez. Um obrigada a todos e à equipa do Correio da Manhã Canadá pela presença”, concluiu.
Você é único. Seus entes queridos são únicos. Então, num momento de necessidade ou quando planear o futuro, conte com Diane Moniz-Alves e Sylvie Powell para auxiliar em tudo o que você precisa para criar uma lembrança exclusiva.
Ligue hoje para planear tudo o que diz respeito ao funeral e ao cemitério:
416-767-1176
Estudo desenvolvido pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais
Segundo o estudo desenvolvido pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), no primeiro trimestre de 2023 as compras realizadas com cartões nas lojas dos centros comerciais dos Açores ao fim-de-semana (sábado e domingo) representam 31% da faturação. A nível nacional global, nestes primeiros três meses a faturação das lojas dos centros comerciais cresceu 16% em relação ao mesmo período de 2022 e 25% comparado com 2019. No primeiro trimestre de 2023 a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos centros comerciais
situou-se nos 34,3 euros e o gasto médio mensal por cliente cifrou-se nos 67 euros.
Segundo um estudo da REDUNIQ Insight, desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), os fins-de-semana representam
Um estudo da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, cujo objetivo foi averiguar o peso da agricultura na economia dos Açores, dá conta de que existem cerca de 15 mil pessoas que dep endem da agricultura como fonte de rendimento.
O estudo indica que aconteceram algumas alterações no s etor, devido à evolução tecnológica e civilizacional.
31% da faturação com cartões nos centros comerciais dos Açores, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores açorianos, como se pode ler na nota divulgada.
Mesmo assim, nos Açores, a agricultura tem uma grande importância, visto que é fonte de rendimento para 14.991 pessoas, das quais 10.293 correspondem a produtores agrícolas singulares (a tempo inteiro ou parcial), 2.200 a trabalhadores das explorações agrícolas e 2.247 a postos de trabalhos nas
agroindústrias, rede de abate regional e outros ligados ao serviço da atividade de comércio p or grosso inerente ao setor. No peso da iniciativa privada no emprego da região, a agricultura tem uma percentagem de 20%, ficando ap enas atrás do setor do comércio, segundo dados de 2020 do SREA (Serviço Regional de Estatística dos Aç ores).
Açores recebem na próxima semana uma visita de embaixadores da União Europeia acreditados em Lisboa
A visita dos embaixadores da União Europeia partiu da embaixadora da Suécia, país que detém a presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2023.
A visita arranca na quarta-feira, dia 19, em Angra do Heroísmo, com um encontro informal na residência do representante da República para a Região Autónoma dos Açores,
DISTINÇÃO
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, foi proclamado, no passado 13 de abril, Cidadão Honorário de Florianópolis, distinção atribuída por ocasião das comemorações dos 350 anos da capital do Estado de Santa Catarina, no Brasil.
A resolução foi publicada no Diário Oficial do Município de Florianópolis de 13 de abril e vem no seguimento das comemorações dos 275 anos da presença açoriana em Santa Catarina. O legado cultural açoriano está presente no dia a dia deste Estado brasileiro.
A arquitetura portuguesa ainda permanece em habitações, bem como em prédios públicos e principalmente nas Igrejas e Impérios do Divino. A devoção e o culto ao Divino Espírito Santo é o elo mais realista desta herança cultural. Partindo da ilha de Santa Catarina, os açorianos
espalharam-se pelo litoral catarinense, fundando povoados e vilas que atualmente somam 42 municípios.
Famosa pelas suas praias, Florianópolis tem 1 milhão e quinhentos mil habitantes e uma área de 500 quilómetros de extensão.
embaixador Pedro Catarino, seguindo-se um jantar na fortaleza de São Sebastião.
Na manhã de quinta-feira, destaque para uma receção no Palácio dos Capitães-Generais. Segue-se um almoço no Solar da Madre de Deus. A partir das 15h00, os embaixadores da União Europeia visitam a Base das Lajes. No dia seguinte, em São
Miguel, visitam a Estação de Energia Geotérmica, a Fábrica de Chá Gorreana e o Parque de Ciência e Tecnologia, recebendo um briefing sobre o programa ‘BlueAzores’. O almoço será nas Furnas e o jantar no Palácio da Conceição. Antes do jantar, o chefe do Executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, receberá, em audiência, a embaixadora da Suécia, Elisabeth Eklund.
Com um total de 4,49 milhões de passageiros embarcados e/ ou desembarcados nos primeiros dois meses deste ano, o aeroporto de Lisboa situou-se 16% acima do período homólogo de 2019, pré-pandemia, e c oncentrou 62,2% do total de passageiros em aeroportos e aeródromos portugueses.
O cálculo é do PressTUR, que se baseou em dados divulgados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), indicando que, nos primeiros dois mes es deste ano, os aeroportos e aeródromos portugueses s omaram 7,217 milhões de passageiros, com um aumento
em 16% ou 997,2 mil em relação ao primeiro bimestre de 2019, pré-pandemia.
Assim, Lisboa concentra 62,2% dos passageiros (4,492 milhões de passageiros) que passaram por aeroportos portugueses no primeiro bimestre, s ensivelmente a mesma percentagem que no início de 2019. A seguir cotou-se o Porto, com 1,823 milhões de passageiros a que corresponde 11,4% do total do país, e seguem-se o Funchal, com 636,2 mil (8,8% do total), Faro, com 598,7 mil (8,3% do total), Ponta Delgada, com 246,3 mil (3,4% do total), e Terceira, com 110,8 mil (1,5% do total).
VIAGEM Programa conhece famosos biscoitos de orelha e artesanato com dentes de cachalote e osso de baleia
O próximo episódio do ‘Azores em Destaque’, exibido em primeiro lugar na City TV no domingo, dia 23 de abril, às 11h, é ambientado em Santa Maria e no Pico. Novamente com foco na gastronomia e no artesanato, a jornalista Teresa Lencastre vai, desta vez, conhecer o pão e a doçaria da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria e o artesanato feito com dentes de cachalote e osso de baleia de Manuel Gonçalves.
TERESA LENCASTRE VAI, DESTA VEZ, CONHECER O PÃO E A DOÇARIA DA COOPERATIVA DE ARTESANATO DE SANTA MARIA E O ARTESANATO FEITO COM DENTES DE CACHALOTE E OSSO DE BALEIA DE MANUEL GONÇALVES
A Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, ativa desde 1989, é o resultado da iniciativa de mulheres de Santo Espírito de dinamizar a economia da freguesia. Para que as tradições artesanais da ilha de Santa Maria perdurem no tempo, dedica-se, entre outras atividades, ao fabrico de pão e doçaria, c omo é o caso de biscoitos de orelha, um produto tipicamente mariense, certificado pela Marca Açores.
D e acordo com a cooperativa, todos os que passam pela freguesia de Santo Espírito, no concelho da Vila do Porto, param para provar os famosos e saborosos biscoitos de orelha.
“Os biscoitos de orelha são um ex-libris e requerem dedicação, paciência, destreza e muito amor. Desde a manteiga, ao chocolate, passando pela aguardente, todos os ingredientes são essenciais para o fabrico
dos mais famosos biscoitos marienses.”
Já a reportagem de artesanato mergulha no universo bale eiro de Manuel Gonçalves, cujas peças são certificadas pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores.
Manuel Gonçalves dedica a sua atividade artesanal à criação de miniaturas ligadas à história da vila baleeira das Lajes do Pico. Além dos objetos decorativos, também faz bijuteria, facas de papel, calendários, presépios ou porta-chaves.
Os objetos que executa são feitos a partir dos dentes de cachalote e osso de baleia, de acordo com as técnicas antigas do ‘Scrimshaw’, que designa a arte de entalhe e gravação ou pintura em marfim de cachalotes.
O artesanato em osso de baleia é considerado um dos símbolos dos Açores e constitui uma das últimas heranças da caça à baleia, uma atividade que foi vital para a economia de várias ilhas, durante décadas.
O ‘Azores em Destaque’ é exibido na City TV, aos domingos, às 11h, sendo depois repetido na CMCTV, também aos domingos, a partir das 20h30, e na sexta-feira seguinte, logo após o ‘Jornal da Noite C anadá’. Patro-
Jornalista Teresa Lencastre com a equipa da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria
cinados pela Marca Açores e p elo Centro de Artesanato e Design dos Açores, os episódios são ainda partilhados nas redes sociais do Correio da Manhã Canadá, nomeadamente no Facebook e no YouTube.
Biscoitos de orelha são um produto tipicamente mariense
Artesanato em osso de baleia é considerado um dos símbolos dos Açores
SANTAMARIA
RANCHOS FOLCLÓRICOS:
CCPM
A. Cultural do Minho
A. Migrante de Barcelos
Casa da Madeira
PARTICIPAÇÃO DOS ARTISTAS DO BREVEMENTE MAIS PORMENORES
Arsenal do Minho
G PINTO MARYA SANTOS CMCTV TALENT
Rancho Ribatejano de Toronto
TRADIÇÃO Baile contou com a dança do Bailinho de Rabo de Peixe 2023 e os artistas Tania Creador e Décio Gonçalves
A Casa da Madeira recebeu o Grandioso Baile de Rabo de Peixe e o salão esgotou de tal forma que algumas pessoas foram obrigadas a desistir de participar nesta bela tradição açoriana, por não haver mais lugares disp oníveis. A grande maioria dos felizes contemplados, com um lugar à mesa, era composta pelo povo da freguesia de Rabo de Peixe, todos ansiosos, sem dúvida, para matar as saudades dos sons e sabores da sua terra.
O jantar servido pelo staff da casa e confecionado pelo chef Luís Bettencourt, estava ao gos-
to do dente, regado pelos bons vinhos portugueses e antecedendo as sobremesas que não puderam faltar para a alegria dos estômagos mais exigentes.
Logo de seguida, a languidez do bom repasto deu lugar à ânsia de bater o pé, numa missão que foi cumprida com todo o rigor ao som do Bailinho de Rabo de Peixe-2023. O agrupamento de homens c om castanholas, acordeões e violas trazem músicas que normalmente aludem às atividades principais dos residentes da freguesia e tal como na ilha, este é sempre um momento de grande envolvência para toda a comunidade.;
Mas a noite do grandioso baile, para além da fantástica atuação do grupo musical, que a
A GRANDE MAIORIA DOS FELIZES CONTEMPLADOS, COM UM LUGAR À MESA, ERA COMPOSTA PELO POVO DA FREGUESIA DE RABO DE PEIXE, TODOS ANSIOSOS, SEM DÚVIDA, PARA MATAR AS SAUDADES DOS SONS E SABORES DA SUA TERRA
todos levou a dançar, tornou-se ainda mais especial com uma artista, que apesar de viver nos
Estados Unidos da América, é gente da terra e veio com a melhor das vontades e muito prazerosa, cantar para os seus patrícios com muita alegria.
Tania Creador confessou o quanto estava feliz pelo convite recebido.
“Estava com muitas saudades de vir ao Canadá, já não vinha
cá há dois anos e eu adoro o Canadá. Quero por isso agradecer muito o convite para vir aqui fazer este espetáculo”, contou a artista.
Mas a grande novidade foi apresentada por Décio Gonçalves, artista bem conhecido da c omunidade. Décio subiu ao palco e, para além do seu
repertório, sempre do agrado de todos, cantou e encantou a todos os presentes, especialmente com um tema inédito de dicado à Vila de Rabo de Peixe, de composição e letra da sua autoria e música de Hernâni Raposo.
A noite prolongou-se numa festa até de madrugada, a vontade de ficar aliada a um divertimento sem par, sentia-se e via-se no rosto de cada um, onde mais do que tudo, era notória a emoção das horas bem passadas. O Grandioso Baile de Rabo de Peixe, teve a organização de Décio Gonçalves, Luís da Corte e Manuel Rebelo.
CELEBRAÇÃO Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Brampton realiza segundo jantar anual de angariação de fundos, com vista à festa de São João Baptista a realizar no mês de junho deste ano
O Império de São João das Crianças, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brampton, realizou no sábado, dia 15 abril, o segundo jantar anual de angariação de fundos, com vista à festa de São João Baptista a realizar no mês de junho deste ano, com um jantar e baile dedicado à noite ‘Preto e Branco’.
Depois de dois anos de intervalo devido à pandemia da
Covid-19, em que não foi possível a realização de qualquer festa nas igrejas decretadas pelo governo e Diocese Católica de Toronto, por razões sanitárias de saúde pública, este ano voltam a acontecer os festejos, com o Império de São João das Crianças, que será realizado no fim de semana de 23 a 25 de junho, dia de São João Baptista e Santos Populares.
O salão de festas da igreja portuguesa e as mesas estavam bem decorados, a rigor, com as cores próprias relativas ao evento programado, para festejar aquela noite que contou com um jantar e baile abrilhantado pelo DJ Elite Sound, de Jaime Machado, que marcou o serão dançante até ao final da noite.
A jovem Mordoma, Emma Cordeiro, que foi eleita à mais de dois anos, antes da pandemia, entrou no salão de festas ac ompanhada pelos pais Sandy e Libério Cordeiro, que transportaram a coroa e estandarte de São João, ao s om do hino de São João Baptista, sendo meditada uma pequena oração pelo Pároco Andrzej Chilmon, mais conhecido por Padre André, seguida da bênção dos alimen-
tos trazidos pelos voluntários. Logo a seguir, teve início o jantar e no intervalo foi feito o leitão de ofertas pelo apresentador Gilberto Medeiros, durante a noite nominada de ‘Preto e Branco’.
EM CONVERSA COM O CMC, OS PAIS DA JOVEM MORDOMA, SANDY E LIBÉRIO CORDEIRO
MOSTRARAM-SE FELIZES
PELA FILHA E MORDOMA EMMA CORDEIRA, FINALMENTE REALIZAR O SONHO E SER COROADA ESTE ANO, NO PRÓXIMO
MÊS DE JUNHO, NO AUGE DOS FESTEJOS
Em conversa com O CMC, os pais da jovem mordoma, Sandy e Libério Cordeiro mostraram-se felizes pela filha e mordoma Emma Cordeira, finalmente realizar o sonho e ser coroada este ano, no próximo mês de junho, no auge dos festejos, onde acontecerá a entrega das pensões na sexta-feira dia 23, jantar para os irmãos no sába-
do, dia 24 e no domingo, dia 25, missa e coroação ao redor da igreja com a imagem de São João Baptista, ao som da filarmónica Lira Portuguesa de Brampton.
A igreja portuguesa de Nossa Senhora de Fátima, em Brampton, conta com quatro organizações de festas anuais, são elas: a Comissão Paroquial de festas de Nossa Senhora de Fátima, que realiza anualmente a procissão de Velas em honra da padroeira e do aniversário da Igreja (13 de maio) e procissão do Santíssimo ‘Corpo de Deus’ (11 de junho), a Irmandade do Divino Espírito Santo, que celebra a sua grande festa no domingo de Pentecostes (28 de maio), o Império de São João das Crianças, que celebra a festa de São João Baptista e Santos Populares (25 junho) e a Comissão de festas do Senhor Santo Cristo de Brampton, que celebra, no segundo fim-de semana de setembro, a festa em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres (10 de setembro). Estas festas estão programadas anualmente nas respetivas datas dos seus eventos, acima mencionados, nesta paróquia luso-canadiana.
u Érica Vicente, a jovem de 17 anos que foi resgatada com vida após ter passado 21 horas à deriva no mar, em cima de uma prancha de stand up paddle arrastada pelo vento para sul até uma distância de 46 km da costa do Algarve, agarrou-se à vida e não se deixou entrar em pânico. O CM sabe que a jovem descreveu aos pais, à irmã e aos médicos que viu no mar alto o que julgou serem “tubarões e baleias” e se agarrou ao remo, pronta a usá-lo como arma para se defender. Ainda o agarrava quando foi resgatada para um navio. ‘Kika’, como é chamada por família e amigos, fez-se valer da resiliência que aprendeu nos escoteiros de Azeitão (Setúbal), onde reside. O CM apurou que quem também nunca desistiu foi opai de Érica. O homem, que pelas 20h30 de sábado nadou atrás da prancha quando o vento afastava
Esquadra da Força
Aérea que a retirou do navio que a avistou e resgatou do mar
a filha da praia do Coelho (Monte Gordo), sem a conseguir alcançar, “nunca pôs outra hipótese além da que a filha seria encontrada com vida”, assegurou fonte da Autoridade Marítima. Com um psicólogo da Polícia Marítima, o pai percorreu no domingo os areais entre Cacela Velha (Algarve) a Isla Cristina (Espanha), para onde seria possível que a maré levasse prancha e Érica. Mas ovento mandou mais.
‘Kika’ foi encontrada pelo porta-contentores de 400 metros ‘MSC Reef’, 46 km a sul de Monte Gordo, que ‘pairava’ aguardando autorização para avançar para Tânger (Marrocos). Debilitada, foi ajudada a subir a escada ‘quebra-costas’. Foi retirada do cargueiro por um ‘héli’ da Força Aérea e hospitalizada.
RESGATE VÁRIAS ENTIDADES
Ao avistar Érica, o ‘MSC Reef’ contactou o controlo VTS português. Este fez a ligação para o centro de busca da Marinha, que enviou para o local o helicóptero EH-101 e a lancha NRP ‘Orion’. Optou-se, devido à hipotermia grave da jovem, em fazer o resgate por ‘héli’, que comunicou diretamente com o comandante do cargueiro.
Enfermeiro no EH-101
A tripulação do ‘MSC Reef’ deu a Érica roupa seca e quente. Já a bordo do EH-101, a jovem foi primeiro estabilizada por um enfermeiro da tripulação.
FORTE VENTO AGRAVOU
A NRP ‘Orion’ fazia padrão de buscas a 8/9 milhas de costa. Os modelos matemáticos não previram que o forte vento de Norte da madrugada de domingo tivesse empurrado a prancha para as 25 milhas (46 km), onde estava o ‘MSC Reef’.
Os médicos do Hospital de aro consideram que Érica icente é uma “guerreira” e ma “heroína”. “Com tanto empo no mar, em condições, enso eu, de stress máximo, normal que seja surpreendente para todos. É preciso m instinto de sobrevivência, m autocontrolo, não entrar m pânico. Esta miúda é uma eroína, sem dúvida nenhu-
STRESS EXTREMO
A possibilidade de a jovem de 17 anos ter alta nos próximos dias corresponde, segundo os médicos, a um período curto de convalescença e de recuperação “de uma pessoa que esteve sujeita a um stress extremo”.
CONSELHOS
Pediatria, Elsa Rocha, considera a jovem “uma autêntica guerreira”.
Lia Coldibelli, instrutora de stand up paddle, disse à C CMTV que se deve usar colete, cabo ‘leash’ para a prancha não se afastar e um telemóvel. “O pior inimigo é o vento. É importante estar sempre atento à meteorologia.”
u Chermiti vai continuar a ser a referência do ataque do Sporting no jogo de quinta-feira com a Juventus, apesar de não ter marcado qualquer golo nos últimos 10 jogos em que participou Rúben Amorim, que não poderá contar com o lesionado Paulinho, vai manter a aposta em Chermiti na Liga Europa, apesar do jejum preocupante de golos do jovem de 18 anos. O último golo foi apontado no clássico com FC Porto em Alvalade, na derrota por 2-1, a 12 de fevereiro. Antes tinha marcado o golo do triunfo sobre o Rio Ave (1-0).
Com uma exibição fraca frente ao Arouca, onde o melhor que conseguiu foi um
cabeceamento ao poste, registou uma série de falhanços, com maus domínios de bola e passes defeituosos. Uma situação que levou a equipa técnica a proceder a um plano intensivo de treino com vista a momentos de finalização. A atenção aos foras de jogo também está a ser trabalhada. Seguro é que Amorim permanece fiel às suas ideias para o jogo da
HÁ 10 JOGOS QUE O AVANÇADO ESTÁ EM JEJUM. O ÚLTIMO GOLO FOI EM FEVEREIRO
segunda mão com a Juventus dos ‘quartos’ da Liga Europa. O Sporting precisa de marcar pelo menos um golo a mais que a Juve, para forçar penáltis, depois da derrota por 1-0 na primeira mão em Turim.
u O Sporting admite recorrer da expulsão de Rúben
Amorim no jogo com o Arouca (1-1) no período de descontos (90+8’). O técnico diz que se limitou a defender Pote, quando este foi atacado
verbalmente pelo banco arouquense. “Estavam todos a discutir com ele e eu só quis defender o meu jogador”, justificou no final. Os leões aguardam o relatório do árbitro para agir.
Estádio do FC Vizela 3409 espectadores
Golos 0-1 Yusupha 71’, 1-1 Osama Rashid 87’ Figura do Jogo Makouta, médio
Vizela Buntic 6
Igor Julião 6
Bruno Wilson 5
Anderson Jesus 5 { Matheus Pereira 5
\ Osama Rashid 75’4
{ Samu Silva 5
\ Kiki Afonso 75’ 2
Raphael Guzzo 6
{ Pedro Ortiz 3
\ Alex Méndez 3
{ Matías Lacava 3
{ Kiko Bondoso 5
\ Schmidt 76’ 2
\ Kevin Zohi 60’ 3
Osmajic 6
Suplentes não utilizados
Luiz Felipe, Tomás
Silva, Aidara, Alejandro Alvarado
Treinadores
Boavista Bracali 5 Pedro Malheiro 5 Cannon 6 Onyemaechi 5 Sasso
5 Seba Pérez 6 Makouta 6
{ Salvador Agra 5
\ Luís Santos 88’ 1
{ Bruno Lourenço 5
\ Ibrahima 82’ 2
{ Kenji Gorré 5
\ Reisinho 90+6’{ Yusupha 6
\ Bozeník 90+6’ -
João Gonçalves, Robson Reis, Filipe Ferreira, Joel Silva, Martim Tavares
Manuel Tulipa Petit
Árbitro
Hélder Carvalho, Santarém Nota 6
VAR Luís Ferreira, Braga
Disciplina
Amarelos: Pedro Ortiz 31’, Bruno Lourenço 56’, Seba Pérez 57’, Osama Rashid 83’, Yusupha 85’, Sasso 90+3’
As carências ofensivas são grandes, tendo inclusivamente o defesa-central Coates acabado a jogar a ponta de lança no empate com o Arouca. Contudo, Amorim tem uma boa notícia para o ataque: a recuperação de Edwards, que falhou o jogo de domingo devido a uma gastroenterite. Ontem já treinou sem limitações e é opção para a Juventus, integrando o tridente ofensivo com Pote (volta a jogar a extremo face à disponibilidade dos médios Ugarte e Morita) e Chermiti Com o atraso na corrida pelo acesso à Liga dos Campeões face ao FC Porto (2.º) e Sp. Braga (3.º), o Sporting canaliza atenções para a partida da Liga Europa, depois da boa exibição em Turim, apesar da derrota
u Vizela e Boavista empataram (1-1) no jogo que fechou a 28.ª jornada da Liga. No primeiro tempo houve apenas duas ameaças às balizas, em cabeceamentos de Sasso e Anderson. A segunda parte foi melhor e Cannon, com um grande corte, negou o golo a Osmajic. Adivinhava-se o golo, que surgiu aos 71’ num belo cabeceamento de Yusupha. Aos 87’, mais um momento de eleição, com o golo do empate apontado por Rashid, num fantástico pontapé. A.S.
u Com um golo apontado por Vitó aos 78 minutos, o Estrela da Amadora venceu (1-0) em Rio Maior o Vilafranquense em jogo da 28.ª jornada da II Liga. Mantém assim o segundo lugar, com 58 pontos, a 10 do líder Moreirense e dois à frente do Farense.
COBIÇA Avançado ainda acredita no título e nem os 9 M €/época oferecidos pelo Al Hilal retiram foco
u O avançado Mehdi Taremi acredita na possibilidade de o FC Porto revalidar o título de campeão nacional e nem a proposta de nove milhões de euros por temporada, feita pelo Al Hilal, lhe retira o foco, apurou o CM
O iraniano tem sido cobiçado pelos franceses do Marselha e pelos árabes do Al Hilal, equipa que já terá formalizado uma proposta milionária ao jogador. Mas o avançado, de 30 anos, mantém-se fiel ao FC Porto. Com contrato até 2024, começam
a chegar propostas pelo jogador, pois em janeiro, se não renovar, pode sair a custo zero. O CM sabe que Pinto da Costa lhe vai propor um contrato de renovação, mas tem dado prioridade à situação de Uribe, que termina o vínculo no final desta época e pode sair sem retorno financeiro.
Taremi, para já, nem quer ouvir falar em propostas.
Vai voltar à equipa na partida de sábado com o P. Ferreira (20h30), depois de ter cumprido castigo com o Santa Clara (triunfo por 2-1). Um triunfo que mantém a pressão sobre o líder Benfica.
Fase do jogo de ontem, em Rio Maior
CHELSEA DONO ARRASA EQUIPA APÓS DERROTA
Todd Boehly, dono do Chelsea, dirigiu palavras fortes aos jogadores, após a derrota com o Burnley (1-2). O empresário arrasou a equipa e apelidou a exibição de embaraçosa.
Mané e Sané? Às vezes é preciso um conflito para unir a equipa
Pep Guardiola, treinador do Manchester City
LIGA MATHEUS ELEITO GUARDA-REDES DO MÊS Matheus, jogador do Sp. Braga, foi eleito o melhor guarda-redes do mês de março, na Liga. O guardião brasileiro bateu Arruabarrena (Arouca) e Vlachodimos (Benfica).
HOJE
11h00 Futebol
Liga Revelação (apuramento para a Taça Revelação)
Portimonense-Marítimo Centro de Estágio Dois Irmãos, Portimão
AMANHÃ
15h00 Futebol Feminino Sub-16, jogo de preparação Portugal-Países Baixos Centro de Estágios do Luso
E TAMBÉM
ONZE FLORENTINO REGRESSA
Depois de não ter sido opção para o jogo de Chaves, por se encontrar a cumprir um jogo de suspensão (completou série de cinco cartões amarelos), Florentino irá regressar amanhã ao onze da equipa do Benfica. O sacrificado deverá ser Neres, tendo em conta que Roger Schmidt não é dado a grandes surpresas.
Viagem esta manhã
A equipa do Benfica viaja esta manhã (09h50) para Milão em voo charter. Treina localmente às 19h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
WEIGL SAÍDA EM DEFINITIVO
O médio Weigl, emprestado pelo Benfica ao Borussia Moenchengladbach até final da época, deverá assinar em definitivo pelo clube alemão. Segundo revela o jornal ‘Bild’, os responsáveis das duas equipas têm mantido conversações e a SAD do clube da Luz admite abdicar do jogador por um valor abaixo da cláusula de opção (15 milhões de euros).
O Benfica arrisca amanhã acumular quatro derrotas seguidas, algo que apenas aconteceu por duas vezes na história do clube: em 1996/97, com Manuel José no comando técnico, e na época de 1940/41 quando o treinador era o húngaro János Biri.
u O jogadores da equipa de futebol do Benfica acreditam que o atual momento da equipa – que está numa série de três derrotas de forma consecutiva – é uma fase passageira que será ultrapassada rapidamente. Segundo apurou o CM, tem havido no balneário conversas sobre o tema, com um denominador comum: ninguém consegue encontrar motivos que expliquem o abaixamento de forma, com reflexos nos resultados. Esta espé-
u O espanhol Carlos del Cerro, de 47 anos, é o árbitro nomeado para o jogo de amanhã em Turim. É a terceira vez que apita jogos do Benfica. Esteve na derrota (3-1) frente ao Zenit, em São Petersburgo, e na vitória fora (1-0) ante o Ajax, ambos na Champions.
cie de terapia de grupo levou os jogadores a fazer uma reflexão interna sem que tenha sido possível identificar as razões da ‘crise’, palavra que se recu-
JOGADORES NÃO ENTENDEM RAZÕES
QUE LEVARAM AO ATUAL MOMENTO DA EQUIPA
sam a aceitar. Isto porque é opinião generalizada que o que tem sido feito nas últimas duas ou três semanas é exatamente o mesmo que faziam na fase da
euforia, quando a equipa ganhava e esmagava os seus adversários: os mesmos métodos de trabalho, a mesma aplicação e empenho, a mesma empatia com o treinador, o mesmo ambiente.
Ainda assim, os jogadores mais experientes temem que a acumulação de maus resultados possa retirar alguma confiança ao grupo e sobretudo os mais jovens. É também nesse sentido que se tem trabalhado dentro do balneário, de forma a não deixar baixar níveis de motivação.
O Benfica tem três vitórias em 14 jogos realizados em Itália com equipas daquele país, nas provas da UEFA: Juventus (0-1) na Taça dos Campeões de 67/68, Roma (1-2) na Taça UEFA de 82/83) e Juventus de novo (1-2) na Champions da corrente época.
Tendo em conta o cenário descrito em cima, o Benfica precisa de fazer algo inédito para se manter em prova na presente edição da Champions: vencer em Itália por mais de dois golos. Até agora foram só vitórias pela margem mínima.
Numa avaliação online a decorrer no site da UEFA, e respondendo à pergunta “qual da duas equipas seguirá em frente?”, 66% das respostas referiam ontem o Inter como vencedor da eliminatória e 34% o Benfica.
u Não é só no Benfica que se fala de crise. No Inter, adversário de amanhã na Champions, o momento também é negativo no campeonato, situação potenciada pela derrota caseira com o Monza (0-1) na última jornada. A formação de Milão está numa série de cinco jogos jogos na liga doméstica em que acumulou quatro derrotas e um empate. Simone Inzaghi já fez saber que pretende utilizar o duelo com o Benfica (que pode apurar para as ‘meias’ da Champions) para um ‘clique desbloqueador’.
O XXXIV Além Mar – Rali Ilha Azul, a segunda prova a contar para o Campeonato dos Açores de Ralis, vai para a estrada a 21 e 22 de Abril, numa organização do Clube Automóvel do Faial (CAF). A prova terá algumas novidades este ano, como o regresso da cerimónia de apresentação das equipas (interrompida durante o período de pandemia), que este ano está marcada para quinta-feira, dia anterior ao início da prova, e que irá ocorrer no Largo Duque D’Ávila e Bolama, onde estará instalado o pódio.
Prova terá algumas novidades
CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES 2022/23 CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SÃO MIGUEL CAMPEONATO DA ILHA TERCEIRA
No jogo em atraso da 13.ª jornada, realizado no domingo, dia 16, os Unionistas venceram o FC Madalena por 2-0 e regressam, dois encontros depois, às vitórias na Liga Imobiliária 2%. Os golos dos Unionistas de Ponta Delgada foram marcados por MBala e Miguel Rego.
Sp. Ideal foi traído pela ansiedade nos descontos.
Sporting Ideal e Juventude Lajense empataram 1-1 na Ribeira Grande. A equipa verde-branca de Nelo fez tudo para somar os três pontos. Bruno Silva, pelo Ideal, e Ricardo Queirós pelo Lajense foram os marcadores de serviço.
Sp. Ideal surpreende U. Micaelense (0-2)
Em desafio em atraso da 14.ª ronda do Campeonato de Futebol dos Açores/Liga Imobiliária 2%, no dia 11 de abril, o Clube União Micaelense perdeu, enquanto visitado, com o Sporting Ideal, por 0-2. Jaques e Caloura marcaram os golos.
No fim de semana do dia 23 de abril, realiza-se a 16.ª jornada com os seguintes jogos: Operário - FC Madalena; Juventude Lajense - SC Marítimo; Sporting de Guadalup e - União Micaelense; Lusitânia - FC Calheta e GD São Roque - Sporting Ideal.
O líder, Benfica Águia e o Vitória Clube do Pico da Pedra, segundo classificado, venceram os seus jogos fora de casa e a decisão do título ficou adiada por mais uma jornada.
O Benfica Águia foi às Furnas derrotar o Vale Formoso por 3-0 e o Vitória foi aos Arrifes ganhar ao Águia Desportivo por 1-0. No outro encontro, o Marítimo também venceu fora de casa ao bater em Água de Pau o Santiago FC por 2-3. O jogo entre o Vasco da Gama e Oliveirenses já se tinha realizado, em encontro antecipado, com a vitória dos vascaínos por 2-0.
Resultados 12.ª jornada Vasco Gama, 2 - Oliveirenses, 0 Santiago FC, 2 - Marítimo SC, 3 Águia CD, 0 - Vitória P. Pedra, 1 Vale Formoso, 0 - Benfica Águia, 3
13.ª jornada - 22/23 abril
Santiago FC - Vasco da Gama Oliveirenses - Vale Formoso Marítimo SC - Vitória P. Pedra Benfica Águia - Águia CD
Disputou-se na quarta-feira, dia 12, a última jornada do campeonato da ilha Terceira em seniores, com o Lusitânia B a bater o campeão Vilanovense por 1-0.
Resultados 18.ª jornada Vilanovense, 0 - Lusitânia B, 1
Folga: SC Os Leões
FINAL DA TAÇA DR. MANUEL JOSÉ DA SILVA
FC Flamengos conquista a taça Dr. Manuel José da Silva
O Futebol Clube dos Flamengos venceu a Taça Dr. Manuel José da Silva 2022/23 ao derrotar o Fayal Sport Club, no desempate por pênaltis, por 4-2, após empate a zeros ao fim dos 90 minutos!
Final feliz para a equipa azul e branca dos Flamengos que acabaram de conquistar o almejado troféu.
Zé Humberto, Álvaro Silveira, Diogo Silva e João Soares marcaram os quatro golos do Flamengos, enquanto que, pelo Fayal Sport, João Gonçalves e Sabino Borges foram os marcadores.
TAÇA DE SÃO MIGUEL - MEIAS-FINAIS
O Operário é o primeiro finalista da Taça de São Miguel da época 2022/2023. Os fabris golearam, na meia-final, o Águia Clube Desportivo por 0-8, nos Arrifes.
Faltam disputar os encontros relativos aos quartos de final e meia-final para apurar o outro finalista. No dia 3 de maio, vencedor do jogo GD São Roque - CD Rabo de Peixe - vencedor do jogo Vasco da Gama - União Micaelense.
FINAL DA TAÇA ILHA SÃO JORGE
GD Velense vence a Taça ilha de São Jorge
O Grupo Desportivo Velense é o vencedor da Taça Ilha de São Jorge 2022/23 da AFAH de seniores masculinos.
A equipa alvi-negra bateu o atual campeão FC Urzelinense por 2-0, no jogo da final.
CLASSIFICAÇÃO:
FINAL DA TAÇA ILHA GRACIOSA
Sporting Guadalupe vence a Taça Ilha Graciosa
O Sporting de Guadalupe é o vencedor da Taça Ilha Graciosa 2022/23 de seniores masculinos. A equipa leonina bateu o SC Marítimo na tarde de domingo, dia 16, por 3-1, no jogo da final.
Marcinho, Toró e Ronaldo Almeida marcaram pelo Guadalupe, enquanto Tiago Moura fez o único golo do Marítimo.
CAMPEONATO DE PORTUGAL | SÉRIE D
Tarde inglória em Évora deita por terra aspirações do Desportivo de Rabo de Peixe.
O Rabo de Peixe falhou ontem o acesso à fase de subida, depois de uma tarde inglória em Évora, onde o Lusitano foi mais eficaz e venceu por 1-0.
Atlético Clube de Portugal e Lusitano de Évora garantiram os dois primeiros lugares que dão aceso à segunda fase para o 'play-off' de subida de divisão. Faltam três jogos para fechar a última jornada para apurar os outros dois adversários que descem aos regionais, para acompanhar o Esperança de Lagos, Angrense, Olhanense e Ferreiras.
26.ª jornada
Esp. Lagos, 0 - Olhanense, 1
Juv. Évora, 3 - Fabri Barreiro, 0
Lusitano, 1 - Rabo de Peixe, 0
FC Ferreiras, 1 - Atlético CP, 2
CLASSIFICAÇÃO:
No dia 19 de abril jogam:
Praiense - Vasco da Gama
Imortal - Oriental Dragon
FC Serpa - SC Angrense
1º Atlético CP, 52 pts 8º Oriental Dragon, 35
2º Lusitano Évora, 51 9º SC Praiense, 34
3º Juventude Évora, 46 10º FC Serpa , 33
4º Rabo de Peixe, 45 11º Esp. Lagos, 31
5º Fabril Barreiro, 39 12º SC Angrense, 17
6º Imortal DC, 38 13º Olhanense, 17
7º Vasco da Gama, 36 14º FC Ferreiras, 16 pts.
As sobras de carne assada são perfeitas para transformar e aproveitar para fazer outras coisas. Experimente esta receita de empadão de porco com farinha de milho, fácil, rica em proteínas e com desperdício zero.
n INGREDIENTES:
25 g fermento de padeiro fresco
150 ml água morna
1 c. de sopa açúcar
50 g banha de porco
60 g margarina
600 g farinha de trigo tipo 65
1 c. de chá sal
150 g azeite
200 g alheira de Trás-os-Montes
200 g frango assado desfiado
100 g presunto em fatias finas
100 g mortadela com azeitona
100 g chourição espanhol
40 g cebola frita
180m14 fatias
2 c. de sopa salsa fresca picada
n PREPARAÇÃO:
Passo 1 - Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Dissolva o fermento de padeiro na água morna com o açúcar.
Passo 2 - Derreta a banha c/ a margarina na potência mais baixa do micro-ondas.
Passo 4 - Numa tigela, misture a farinha com o sal e ao meio abra uma cavidade. Deite nela o azeite, a margarina e a banha derretidas, bem como a mistura de fermento. Mexa com uma colher de pau
até todos os elementos estarem ligados.
Passo 5 - Mude a massa para a bancada enfarinhada e amasse energicamente com as mãos durante cerca de 5 minutos. Coloque a massa dentro da tigela, embrulhe num pano e deixe levedar durante 1 hora em local quente, ou até dobrar o volume.
Passo 6 - Divida a massa em duas porções e estenda uma delas na forma de um rectângulo o mais fino que conseguir. Por cima espalhe metade da alheira, sem pele e desfeita em pedaços, metade do frango desfiado e metade das
n INGREDIENTES:
50 g cebola picada
1 dente alho picado
50 g cenoura
200 g sobras de lombo de porco cozinhado desfiado
40ml molho do cozinhado
200 ml molho de tomate
100 g feijão encarnado cozido
2 c. de sopa coentros picados
100 g farinha de milho
50 g farinha
1 c. de chá fermento em pó
1 c. de café bicarbonato
1 c. de chá sal
200 ml leite meio-gordo
1 unid. limão (sumo)
1 unid. ovo M
4 c. de sopa manteiga derretida
2 c. de sopa azeite
n PREPARAÇÃO:
Passo 1 - Pré-aqueça o forno a 180
ºC. Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola e o alho durante 3 minutos.
Passo 2 - Junte a cenoura em cubos e cozinhe mais 3 minutos. Adicione o lombo, o respetivo molho e o molho de tomate, envolva bem e deixe cozinhar cerca de 12 minutos.
Passo 3 - Junte o feijão e os coentros, misture e deixe apurar mais 5 minutos. Retire e disponha num tabuleiro de
n INGREDIENTES:
100 g cebola picada
1 c. de chá alho picado
1 unid. (± 200g) alho-francês
4 c. de sopa azeite virgem extra
60 g pimento vermelho
60 g pimento amarelo
250 g sobras de polvo cozinhado
2 c. de sopa coentros picados congelados
1 q.b. pimenta preta de moinho
1 emb. (250 g) massa filo
n PREPARAÇÃO:
Passo 1 - Leve a cebola e o alho ao lume com o alho-francês cortado em rodelas fi nas e metade do azeite. Cozinhe durante cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até os legumes estarem moles.
Passo 2 - Junte os pimentos cortados em tiras e cozinhe durante mais 5 minutos. Entretanto pique as sobras de polvo em pedaços pequenos e junte
aos legumes.
Passo 3 - Salpique com os coentros picados e pimenta moída no momento, misture bem e retire do lume. Deixe arrefecer um pouco.
Passo 4 - Ligue o forno para os 180 ºC, na função ventilada.
Passo 5 - Deite o restante azeite numa taça e pincele levemente cada folha de massa filo, dobre em três partes e co-
CHURRASQUEIRA MARTINS & GRILL HOUSE
Martins Churrasqueira & Grill House
O melhor leitão de Toronto
l Procura uma refeição diferente?
Quer saborear a nossa gastronomia?
Gosta de comer e de beber bem?
Encontre os melhores vinhos e a melhor cozinha Portuguesa! Temos também ao seu dispor serviço de Take Out.
Tel.: 416-657-4343
605 Rogers Rd. Toronto
CALOURA BAR & GRILL Pratos regionais
l Temos diversos pratos regionais para se deliciar todos os dias. Connosco a animação está garantida!
Tel.: 647-748-3044
468 Rogers Rd. Toronto, ON
(entre Rogers e Old Weston Rd.)
Caloura Bar&Grill
carnes frias. Salpique com metade da cebola e da salsa picada.
Passo 7 - Estenda a outra porção de massa num rectângulo com a mesma dimensão e ponha-o sobre as carnes. Por cima, espalhe os restantes ingredientes e enrole como se fosse uma torta.
Passo 8 - Coloque sobre um tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, achate o rolo com as mãos, cubra com o pano e deixe levedar durante mais 1 hora.
Passo 9 - Leve ao forno durante cerca de 45 minutos. l
45m2 doses
forno.
Passo 4 - Misture as farinhas, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Passo 5 - Numa taça, junte o leite e o sumo do limão e deixe repousar 5 minutos. Em seguida, adicione o ovo e mexa bem. Junte esta mistura às farinhas, envolvendo aos poucos. Adicione a manteiga, misture e distribua o preparado por cima da carne. Leve ao forno cerca de 30 minutos. l
25m + tempo no forno10 unidades
loque uma porção do recheio de polvo numa das pontas. Dobre a tira de massa sobre si própria, em triângulo, de modo a que o recheio não saia. Repita o procedimento com a restante massa e recheio.
Passo 6 - Coloque os pastéis sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele-os com azeite e, de seguida, leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estarem dourados e estaladiços. l
ATLANTIS RESTAURANT Almoços e Jantares
1005 Bloor St. W. Toronto, ON
Tel.: 416.533.8120
CHURRASQUEIRA
tlantis Restaurant
l Todos os sábados temos o nosso delicioso Cozido à Portuguesa! Venha deliciar-se com esta iguaria lusa!
Transmitimos todos os jogos de futebol e temos serviço de Take-Out.
PORTUGAL
O melhor da cozinha tradicional portuguesa
Tel: 416.916.6875
1912 Eglinton Av. W. Toronto, ON
lTodos os dias espera por si uma ementa variada!
Estamos no top 10 das melhores churrasqueiras de Toronto!
Mafalda © 2023, sucesores de Joaquín S. Lavado (Quino)/published by arrangement with Caminito S.a.s. Literary Agency Palavras Cruzadas
HORIZONTAIS
1. Opinião hipotética. Paraíso terreal no qual, segundo o Génesis, viveram Adão e Eva. 2. Naquele lugar. Nome próprio feminino. 3 Relativo ao açúcar. Pequeno espaço. 4. Dignidade pontifícia (fig.). Que tem bastante idade. 5. Autores (abrev.). Beijar. Embalagem (abrev.). 6. Conjunto de malefícios ou de coisas que provocam consequências negativas. Amarro. Substância para pintar. 7 Desmontar. Estação de Televisão Espanhola (sigla). Cada uma das partes laterais e inferiores do nariz. 8. Imita pancada ou designa procedimento rápido, decidido (interj.). Período. Pequeno prato sobre o qual se coloca uma chávena. 9. Artigo (abrev.). Nome da letra M. Termo. 10. Grande quantidade de coisas ou pessoas. Que tem ou pode tomar duas formas diferentes. Arsénio (s. q.). 11. Oferecer, pôr à disposição de. Silvo. 12. Pessoa adulta do sexo masculino. Segurar, escorar com barrotes. 13. Amargo. Repercussão. 14. Comum, vulgar. Fazer amálgama.
VERTICAIS
1. Raça. Má sorte, desdita. Como assim? (interj.). 2. Árvore leguminosa cesalpinácea. Prior. 3. Ninharia, frioleira, bagatela. Demarcar. 4. Cheiro, odor. Gravação realizada para demonstração de produto de áudio ou vídeo, ou programa de computador, com fins promocionais. 5. Nivelar. Tumor seroso que cede à pressão dos dedos. 6. Tribunal Penal Internacional (sigla). Centilitro (símbolo). Governador árabe. Rádio (s. q.). 7. Grande embarcação. Qualquer carruagem. Competente. 8. Grande quantidade de líquido. Chama, fogo. Ovário dos peixes. 9. Aparência (fig.). Embarcação de recreio, de motor ou de velas. Frâncio (s. q.). Categoria ou número em que se insere algo ou alguém. 10. Planta umbelífera que se assemelha ao funcho. Surripiar. 11. Relativo a bronze. Inflexível. 12. Tornar seco. Cada um dos artigos de uma exposição escrita, de um contrato, de um regulamento, etc. 13. Doença de certas árvores a que chamam vulgarmente lágrima. Corda. 14. Nona. Brasil (abrev.). Tratamento dado às freiras.
B I C O + O = Gesto de ameaça
S I G A + M = Sopas de pão
C O L A + R = Cor vermelha (fig)
HORIZONTAIS 1 . Conjetura, Éden. 2 . Ali, Irene. 3 Sacarino, Nesga. 4 . Tiara, Idoso. 5 . AA, Oscular, Emb. 6 Mal, Ato, Cor. 7 . Apear, TVE, Asa. 8 Zás, Era, Pires. 9
Palavras Cruzadas Diferenças
Art, Eme, Fim. 10 . Ror, Dimorfo, As. 11 . Ceder, Atito. 12 Homem, Barrotar. 13 . Amaro, Eco. 14 . Mero, Amalgamar. VERTICAIS : 1 . Casta, Azar, Hem. 2 . Olaia, Pároco. 3 Nica, Estremar. 4 . Aroma, Demo. 5 . Rasar, Edema. 6 . TPI, Cl, Emir, Ra. 7 . Nau, Trem, Bom. 8 . Rio, Lava, Ova. 9 . Ar, Iate, Fr, Rol. 10 . Endro, Pifar. 11 . Éneo, Imoto. 12 . Dessecar, Item. 13 . Gomose, Ataca. 14 . Noa, Bras, Soror. Tamanho da porta; Nariz do homem; Alça da pasta; Posição da perna; Alça da mochila; Braço da menina.
ALUGA MANSÃO POR 10 MIL EUROS MENSAIS
Inquilinos têm acesso a todo o mobiliário da casa do craque em Madrid
u Com vários investimentos no setor imobiliário e a viver atualmente na Arábia
Saudita, Cristiano Ronaldo decidiu pôr a sua mansão no Bairro de La Finca, em Madrid, a alugar. Este é um imóvel que confere todos os luxos e mordomias, destacando-se por ter nove casas de banho, sete quartos, uma ‘master’ suite, uma sala de
JOGADOR PORTUGUÊS ALUGA IMÓVEL QUE COMPROU EM 2010 POR 5 MILHÕES DE EUROS
massagens, um ginásio e uma piscina aquecida. Segundo o jornal ‘A Semana’, CR7 e Gio alugaram a mansão por 10 mil euros mensais. Este é um valor que não está ao alcance de qualquer um, mas que faz jus ao luxo deste imóvel. Os inquilinos do craque poderão usufruir de todo o mobiliário, bem como de uma decoração de luxo, pensada ao pormenor, conforme refere a publicação. Esta é uma mansão que confere a máxima segurança e privacidade, que durante vários anos foi considerada o ‘refúgio’ do internacional português.
Diretores: Eduardo Vieira e Jorge Passarinho Diretora de Notícias: Marta Almeida
Redação: Bosco da Costa, Gil Afonso, Gilberto Rios, Márzio Lorenzo, Helena Zlicic, João G. Silva, Luís Moniz (Astrologia), Tony Campos (London) Revisores: Nuno Adães e Teresa Lencastre
Designer Gráfico: Mário Lourenço Lisboa: Media Consulting, Correio da Manhã e Record
Distribuição: Décio Gonçalves (Mississauga, Brampton, Oakville e Hamilton)
Publicidade: EFC Publishers & Promotions Inc (Toronto), Media Consulting (Lisboa).
Propriedade/Editora: Universal Promotions & Publishers Inc.
Brampton: 70 Summerlea Rd., Brampton, ON, L6T 4X3, tel. +1 416 532 3666 e +1 905 790 7666.
Lisboa: Rua Dom Pedro Cristo, 1C, 1700-135 Lisboa, tel. +351 218 474 915.
Published every Tuesday - Publica-se à terça-feira. email: eduardo@cmctvcanada.com | info@cmctvcanada.com www.correiodamanhacanada.com
Os artigos publicados nesta edição são da responsabilidade dos autores.
CARNEIRO
De 18 a 24 de abril de 2023
Por Luís Moniz (rikinho-astro@hotmail.com)
Amor: este é o momento propício para expressar a sua verdadeira individualidade. Esperam-se conquistas e ótimos progressos em termos sentimentais. Trabalho: a conjuntura permite-lhe encontrar as melhores soluções profissionais. No entanto, não tenha receio de tomar decisões firmes e corajosas.
TOURO
Amor: adote uma postura calma e tranquila de forma a conseguir manifestar toda a sua afetividade. Agora é tempo de consolidar a sua relação amorosa.
Trabalho: provavelmente sente que pode atuar em proveito próprio e de acordo com os seus interesses. Todavia, use as suas capacidades com sabedoria.
GÉMEOS
Amor: este é um período oportuno para experienciar uma grande paixão. Embora seja uma pessoa racional, preveem-se alterações no seu comportamento. Trabalho: aproveite os recursos financeiros disponíveis para colocar a sua vida económica em ordem. A resolução de problemas vai trazer-lhe sossego.
CARANGUEJO
Amor: sente necessidade de encontrar paz na sua vida afetiva. Neste sentido, deve estabelecer relacionamentos compatíveis com a sua sensibilidade.
Trabalho: estão favorecidos os contatos com o público e as áreas criativas estão beneficiadas. Trata-se de uma época de boas evoluções na carreira.
n REIS – A CONQUISTA (RECORD TV)
Resumo de 18 a 21 de abril*
Capítulo 139 (ESTREIA) - 18 de abril
A comitiva do rei Gesurita chega a Hebrom e Davi fica impactado ao ver Maaca. Bateseba não esconde os ciúmes da princesa. Urias presenteia sua noiva. Benaia se aproxima de Davi e fala algo em segredo. Eliã e Zeleque voltam ao acampanhamento machucados com uma má notícia. Joabe afronta Davi e todos ficam espantados com a ousadia do soldado. Abigail estranha a saída de Davi durante a noite. O harpista vai até a caverna de Macpela e é surpreendido. Durante a festa de posse do novo rei, o comandante Abner percebe algo estranho.
Capítulo 140 - 19 de abril
Bateseba tenta falar com Davi na caverna de Macpela. Todos perplexos com o destino de Merabe. Abigail recebe a visita de seus pais, Asher e Liora. Davi e Abigail se desentendem. Bateseba se esquiva da conversa com seu pai Eliã. Abner, Isbosete e Paltiel planejam vingança contra os filisteus. Urias bêbado briga com Eliã e Asael. Doegue se arisca para atender a um pedido de Mical. Eliabe encontra Zeruia e os dois relembram o passado. Patiel vê Mical chorando e tenta descobrir o que houve. Bateseba e Mizpá conversam e ao passar por Urias ele desvia o olhar. Eliã anuncia a chegada de um mensageiro de Abner.
Capítulo 141 - 20 de abril
Eliabe aconselha Davi. Exército de Davi se prepara para uma missão. Elisama se assusta ao ver Bateseba chegar chorando. Joabe parte com alguns soldados com uma mensagem para Abner. Davi impõe condições ao rei Talmai para estabelecer a tão esperada aliança e começa a sofrer as consequências de sua decisão. Abner
LEÃO
Amor: a harmonia presente no ambiente familiar reflete o amadurecimento de ambos os membro do par. Porém, mostre o seu caráter bastante generoso.
Trabalho: valorize as opiniões das pessoas à sua volta e desenvolva o diálogo de modo partilhar conhecimentos que lhe possam proporcionar vantagens.
VIRGEM
Amor: procure evitar posturas excessivamente impertinentes e materialistas que prejudicam a sua imagem. Não tenha medo de evidenciar a sua essência. Trabalho: é provável que tenha de dedicar mais tempo para executar as suas tarefas com êxito. Mas, tudo indica que vai alcançar os seus objetivos.
BALANÇA
Amor: a altura é indicada para acabar com uma ligação insatisfatória. Durante este ciclo de expansão, vai querer mudar o rumo dos acontecimentos.
Trabalho: a ocasião é oportuna para assumir as suas responsabilidades de maneira a iniciar projetos interessantes. Mas, não tenha medo de avançar.
ESCORPIÃO
Amor: atravessa uma fase ideal para melhorar as suas condições de vida. Naturalmente tem a força imprescindível para concretizar as suas ideias.
Trabalho: há a possibilidade de descobrir um serviço complementar que lhe traga o aumento de rendimentos. Uma amizade pode trazer-lhe boas notícias.
Amor: a sua natureza apaixonada está reforçada. Novas opções surgem de repente e tudo decorre conforme a sua disponibilidade de iniciar um romance. Trabalho: certamente, todas as suas ações e competências estão plenamente aumentadas. Durante esta etapa, é oportuno liderar todos os seus planos.
Amor: rasgam-se novos horizontes, mas adote atitudes arrojadas e arrisque com coragem, porque de nada vale a pena continuar a adiar os problemas. Trabalho: a sua habilidade de lidar com a esfera social pode trazer-lhe ótimas colaborações. Acredite em si, aumente a sua fé e mostre o seu valor.
Amor: o planeta saturno já abandonou o seu Signo e agora já está em melhores condições de projetar abertamente as suas particularidades individuais.
Trabalho: analise cuidadosamente todos os pormenores que envolvam contratos, mas as suas avaliações devem ser rigorosamente imparciais e flexíveis.
Amor: combata o marasmo e encare as situações com otimismo. Esta é uma etapa que marca a necessidade de alicerçar as suas atitudes na compreensão.
Trabalho: todas as matérias devem ser analisadas com clareza e objetividade. Se precisar, peça ajuda especializada a pessoas sapientes e experientes.
Davi fica impactado com a beleza de Maaca
reune os homens e aguarda Simei para montar uma estratégia contra os Filisteus. Joabe descumpre as ordens de Davi.
Capítulo 142 - 21 de abril
Aionã questiona Davi sobre o casamento com Maaca. Mical discute com Isbosete por causa de Davi. Abisai fica incomodado ao ver Joabe
mentir para Davi. Zeruia fica aos prantos após notícia dada por Joabe. Mizpá acolhe Joabe em uma crise de choro. Aitofel tenta fazer com que Urias e Bateseba reatem o compromisso. Davi conta a Abagail sobre a mensagem de Mical. Doegue fica diante de Áquis, o rei filisteu. Abner surpreso com a revelação de Rispa. Aitofel irritadíssimo com a neta Bateseba.
Título: ‘Mafia Mamma’
Género: Ação/Comédia/Crime
Realização: Catherine Hardwicke
Elenco: Toni Collette, Monica Bellucci, Rob Huebel
Sinopse: Enquanto cuidava dos negócios do seu avô, há muito distante (e agora falecido) em Itália, Kristin, uma mãe suburbana de boas maneiras, herda inesperadamente o seu império e vê-se presa no meio de uma guerra mortal da máfia.
Título: ‘Evil Dead Rise’
Género: Terror/Thriller
Realização: Lee Cronin
Elenco: Alyssa Sutherland, Lily Sullivan, Gabrielle Echols
Sinopse: Duas irmãs encontram-se numa luta pelas suas vidas quando um livro antigo dá à luz demónios sedentos de sangue que ficam loucos num prédio de apartamentos em Los Angeles.
Título: ‘Asteroid City’ | Género: Comédia/Drama
Realização: Wes Anderson | Elenco: Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks | Sinopse: Situada numa cidade fictícia do deserto americano, nos anos 50, durante uma convenção Junior Stargazer/Space Cadet, Asteroid City segue o caos que acontece quando o evento, organizado para reunir alunos e pais de todo o país, é espetacularmente interrompido por eventos importantes.
Título: ‘Indiana Jones and the Dial of Destiny’
Género: Ação/Aventura | Realização: James Mangold | Elenco: Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Antonio Banderas | Sinopse: Em 1969, o arqueólogo e aventureiro americano Indiana Jones (Harrison Ford) está vivendo no cenário da corrida espacial - mas o esforço americano para vencer os russos na lua traz consigo algumas verdades desconfortáveis para Indy
O cantor sertanejo da dupla Rômulo e Ricardo morreu, aos 30 anos, vítima de cancro. São muitos os votos de pesar pela morte do músico, entre eles o cantor Gusttavo Lima.
Todos os dias, a partir das 20h30, atualidade em português no Jornal da Noite Canadá. No seu canal 24 horas em português, 893 da Bell Fibe.
Inquilinos têm acesso a todo o mobiliário da casa do craque em Madrid
Não perca o CMC TV em Destaque, domingo das 11h00 às 12h00, na
AGENDA CULTURAL ANUNCIE O SEU EVENTO info@cmctvcanada.com
EVENTOS 2023 - CASA DOS AÇORES DE ONTÁRIO
29 de Abril 4º Jantar em Louvor do Divino Espírito Santo «LB Entertainment Services» - por Lúcio & Brandon.
13 de Maio Festa do Dia da Mãe Atuação do cantor Tony Silveira. Os eventos acima agendados estão sujeitos a sofrer qualquer alteração sem aviso prévio.
Faça as reservas para os eventos ou informação adicional contactando: Fátima Bento (416) 953-5960 ou Cidália Sousa - (289) 814-2604. 1136 College Street, Toronto, ON.
CASA DA MADEIRA COMMUNITY
CENTRE - SEMANA CULTURAL
MADEIRENSE
De 21 a 29 de abril: Semana Cultural Madeirense. Sexta-feira (21): Madeira de Honra, às 19h00, seguido da cerimónia das bandeiras e os hinos. Atuações do R. Folc. da Casa da Madeira, de Miguelito da Concertina e muito mais. Haverá exposições Culturais. Som e luz a cargo de DJ Gil. Sábado (22): Noite Madeirense, às 19h00. Atuações de Os Pestinhas, Décio Gonçalves Miguelito da Concertina e Bailinho de Rabo de Peixe 2023. Som e luz a cargo de DJ Gil. Quinta-feira (27): Noite regional com folclore, às 19h00. Atuações do R. Folc. da Casa da Madeira e de João Quintino. Sexta-feira (28): Noite de Fado, às 19h00, com Tony Gouveia e Jennifer Bettencourt acompanhados pelos guitarristas Hernani Raposo, Valdemar Mejdoubi e Sergio Santos. Som e luz a cargo de 5 Star Productions. Sábado (29): Encerramento da Semana
Cultural, às 19h00 com as atuações de Décio Gonçalves e João Quintino. Som e luz a cargo de 5 Star Productions.
Informações: 416-704-2612 ou 647877-1451.
BAILE DE PRIMAVERA - AMOR DA PÁTRIA
Sábado, 22 de abril. Baile de Primavera. Jantar do Amor da Pátria C.C., com animação de Mario Marinho. Na Casa dos Açores em Toronto. Contato 416-5352696
CASA DO ALENTEJO COMMUNITY CENTRE - ASSEMBLEIA GERAL
Domingo, 23 de abril, com início às 15h00: Assembleia Geral Ordinária na sua sede
CASA DAS BEIRAS C.C.C. OF TORONTO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Domingo, 23 de abril: Assembleia Geral Ordinária, às 15h00, no salão principal (115 Ronald Ave.).
CELEBRAÇÃO DO 25 DE ABRIL - CASA DO ALENTEJO
Terça-feira, 25 de abril: Celebração do 25 de abril, com jantar pelas 19h00 no restaurante “O Sobreiro”. Música com Pedro Joel e colóquio com Abel Nunes.
Informações: 416-676-3222 ou 416-8893344.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO MINHONOITE DA MULHER
Sábado, 29 de abril: Noite da mulher, às 19h00. Informações: 647-939-7698 ou 416-937-1892. 165 Dynevor Rd, York, ON.
CASA DAS BEIRAS C.C.C. OF TORONTO
- MATANÇA DO PORCO
Sábado, 29 de abril: Matança do Porco, às 19h00, no Europa Convention Centre (7050 Bramalea Rd, Mississauga). Música a cargo de Flávio Santos e Rui Pedro. Informações: 416-604-1125 ou 416-824-5675.
TARDE CRIATIVA PARA CRIANÇASCASA ALENTEJO
Domingo, 30 de abril, 14h00. Tarde Criativa de Atividades (gratuita), com Sonia Batista, para crianças dos 4 aos 10 anos, aberto à comunidade, aos nossos associados e amigos. Trabalhos manuais e almoço incluído. Para Inscrições contactar 416-537-7766 até ao próximo dia 25 de abril. 1130 Dupont St, Toronto, ON .
ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO MINHOJANTAR DE BACALHAU
Sexta-feira, 5 de Maio: Jantar de bacalhau, às 20h00. Música a cargo de Daniel Tiago Almeida. Informações: 647-9397698 ou 416-937-1892. 165 Dynevor Road, Toronto, ON.
UNIVERSITY OF TORONTO
PORTUGUESE ASSOCIATION - GALA DE SCHOLARSHIP
Sábado, 13 de maio: Gala de Scholarship, às 18h30, no Europa Catering (1407 Dundas St. W.). Informações: utpa_club@ yahoo.com ou 647-631-5191.
GRANDE NOITE DE FADO - CASA ALENTEJO
Sábado, 20 de maio, Grande Noite de Fado, com tributo a Fernando Maurício, jantar pelas 19h30 e espetáculo com três grandes fadistas vindos de Portugal: Pedro Galveias, Jose Geadas E Miguel Ramos. Para reservas contactar Casa
do Alentejo 416-537-7766 ou por e-mail: casadoalentejo@rogers.com
1.º ANIVERSÁRIO MOTO GALOS - A. M.
BARCELOS
Domingo, 21 de maio, 8h00 - abertura das inscrições para o ‘ride’; 10h00‘Ride’ - oferta T-shirt e patch; 13h00 - almoço; 16h00 - 1.º show - Highway Heathens 2023 Harley-Davidson stunt 19h00 - 2º show - Higway Heathens 2023 Harley-Davidson stunt. Motorcycle Show and Shine, batismo dos novos membros do Moto Galos, atividades para crianças. Porco no espeto à tarde e entretenimento com “OS TRÊS GALOS”. Contactos Vitor 647-949-1390, Helena 416-831-8251 e Dyana 647-248-3376. 767 Simcoe Rd, Bradford, ON.
KITCHENER
KITCHENER PORTUGUESE CLUB INC.FESTA DO SÓCIO
Sábado, 22 de abril: Festa do Sócio, às 17h00. Som a cargo de DJ CC SoundStruck. Informações: 519-5796960 ou www.kitchenerportugueseclub. com
50.º ANIVERSÁRIO FESTAS DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO - OAKVILLE
25, 26, 27 e 28 de maio - 2451 Old Bronte Road Oakville
25 de maio - ao meio dia: Benção das
Pensões
25, 26 e 27 de maio - Distribuição das
Pensões
28 de maio - 10h30: procissão do Divino
Espírito Santo para a igreja. 11h: missa solene e depois da missa Procissão do Divino Espírito Santo - 50 anos de Mordomia, segue-se as tradicionais sopas do Divino Espírito Santo. Das 14h às 17h30 Arraial com Tony Silveira, Mário Marinho e Banda Filarmónica Lira Bom Jesus. Haverá arrematações. às 17h45: Tradicional procissão das Rosquilhas, entrega da Coroa e Banda do DES aos Mordomos novos e Mordomia 2024, seguindo a entrega das rosquilhas as todas as pessoas presentes. Contacto Duarte e Leonor Benevides 905-825-3634 289-885-3191
u Com vários investimentos no setor imobiliário e a viver atualmente na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo decidiu pôr a sua mansão no Bairro de La Finca, em Madrid, a alugar. Este é um imóvel que confere todos os luxos e mordomias, destacando-se por ter nove casas de banho, sete quartos, uma ‘master’ suite, uma sala de
JOGADOR PORTUGUÊS ALUGA IMÓVEL QUE COMPROU EM 2010 POR 5 MILHÕES DE EUROS
massagens, um ginásio e uma piscina aquecida. Segundo o jornal ‘A Semana’, CR7 e Gio alugaram a mansão por 10 mil euros mensais. Este é um valor que não está ao alcance de qualquer um, mas que faz jus ao luxo deste imóvel. Os inquilinos do craque poderão usufruir de todo o mobiliário, bem como de uma decoração de luxo, pensada ao pormenor, conforme refere a publicação. Esta é uma mansão que confere a máxima segurança e privacidade, que durante vários anos foi considerada o ‘refúgio’ do interna-
Para anunciar ligue para: 416.532.3666 ou 647.444.1240 (Pagamento com cartão de crédito)
Precisa-se pessoal para trabalhar em fábrica. Ligar para 416-990-7494 204
Precisa-se rececionista para consultório dentista. Deve falar por tuguês e inglês. Para começar imediatamente, com um salário muito bom. Ligue para 647-4017736. Email: drrashinelahi@ gmail.com// Dental office receptionist needed. Must speak Portuguese and English. Start immediately with very good pay. Call 647-401-7736.
Email : drrashinelahi@ gmail.com 412
Caloura Bar and Grill precisa de uma EMPREGADA COM EXPERIÊNCIA, para servir às mesas. Part time e Full time.
Contactar: 416-999-4707 373
Precisa-se de padeiro com experiência para trabalhar de segunda-feira a sexta-feira. Contacto: 416-520-0845 394
Precisa-se de cozinheira com experiência para trabalhar de segunda-feira a sábado.
Contacto: 416-520-0845 395
Procura-se funcionária(o) administrativa para escritório de mediação de seguros que esteja disposta(o) a obter a licença provincial de seguros (RIBO). Fluente em Português e Inglês. Localização: South Etobicoke. Enviar resume para anam@vieirainsurance. com 425
Desde 1968
Pioneira na indústria do café
416-535-1555
Ferma Food Products precisa de motorista para camião ligeiro, com licença de classe G. Interessados devem ligar para 416-533-3591 424
Precisa-se de ‘Dental Assistant’ para tempo integral. Interessados enviar resume para Dental Medical123@gmail.com 355
Precisa-se de empregado/a, com carta de condução, para trabalhar em peixaria.
Contacto: 416-769-2010 417
In the Mississauga, Brampton and Oakville areas. Some day time positions available. Premium rates of pay.
Contact: 416-417-6055
Para as áreas de Mississauga, Brampton e Oakville. Algumas posições diurnas disponíveis. Salários premium.
Ligue para: 416-417-6055 428
www.correiodamanhacanada.com
905-790-7666 info@cmctvcanada.com
NATUREZA Cidade tem centenas de espécies de árvores, mas é também o lar de algumas espécies raras
um odor picante quando pisadas. Esta árvore é nativa das florestas carolínicas do sul de Ontário. Podem-se encontrar sassafras no extremo sul de Mississauga, em Hancock Woodlands.
Mississauga é o lar de 20 grandes cultivares de olmo siberiano, no bairro de Park Royal. Enquanto os olmos siberianos são considerados uma espécie invasiva não nativa e são enc ontrados em toda a cidade, os olmos do Park Royal foram desenvolvidos especialmente para o local e acredita-se que sejam os únicos que restam em Mississauga. Durante mais de 50 anos, estas grandes árvores cresceram e tornaram-se impressionantes em tamanho, apesar das difíceis condições de crescimento. Muitas delas têm mais de 24 metros de altura e têm troncos verdadeiramente longos e retos. Estas são árvores raras e podem ser encontradas nas seguintes ruas: Padstow Crescent, Bonner Road e Lewisham Drive.
um sabor doce que os esquilos, os ‘chipmunks ’ (animal da família dos esquilos, mas mais pequeno e com riscas ao longo das costas) e os pássaros comem. As nogueiras Shagbark são uma espécie menos comum no sul de Ontário e podem ser encontradas em vários bosques em Mississauga, como o Bidwell Trail Common, Deer Run, Dr. Martin L. Dobkin Community Park, Erin Woods e Windrush Woods.
Mississauga é o lar de aproximadamente 2,1 milhões de árvores, com mais de 200 espécies. As árvores variam entre as c oníferas, decíduas, floríferas e
frutíferas. Já se ouviu falar de carvalhos e áceres, mas Mississauga é também o lar de algumas espécies raras de árvores. Por isso, enquanto se passeia pelos parques e bairros da cidade, talvez se consiga avistar uma destas raras árvores.
As sassafras são belas árvores nativas que têm três formas de folhas únicas numa só árvore. As flores são pequenas e amarelas e o fruto é azul-escuro sobre um talo vermelho. É uma fonte de alimento para os pássaros. Todas as partes da planta têm
A nogueira Shagbark (Shagbark Hickory) tem o nome da sua casca acinzentada que começa a desprender-se em tiras verticais, descascando-se do tronco em uma ou ambas as extremidades, à medida que a árvore envelhece. A sua noz é de
A autarquia tem um mapa arbóreo onde se pode procurar árvores pertencentes à cidade em avenidas, ruas e parques. Uma vez que haja interesse, pode-se pesquisar através da própria morada para verificar se existem estas árvores perto da área onde vive. O mapa mostra, ainda, as espécies de árvores, o seu diâmetro e mais informações sobre os mais variados exemplares. O município tem também o programa Árvores Fantásticas, onde se pode nomear uma árvore com base na sua idade, tamanho, espécie, forma única, localização na paisagem ou o seu valor para a vida selvagem. Também é possível visualizar o mapa interativo para saber mais sobre estas árvores.
Para mais informações sobre as árvores de Mississauga, visite mississauga.ca/trees.
As líderes de claque tentam PERFORMANCE recuperar depois da sua apresentação mostrar vários erros durante a atuação
As líderes da claque McMaster Marauders estão a tentar recuperar, após a sua apresentação bastante atrapalhada na Flórida, se ter tornado viral no final da primeira semana de abril.
A equipa atuou na Associação Nacional de Chefes de Claque e no Campeonato Nacional de Dança do Colégio da Aliança Nacional em Daytona, Flórida, nos dias 6 e 7 de abril.
O vídeo da primeira atuação da equipa tornou-se viral no Twitter depois de terem cometido vários erros aquando do seu desempenho.
A certa altura, mostra que
uma mulher é atirada, pelo menos, 3 metros para o ar, mas em vez de subir a direito, ela voa para o lado e é apanhada apenas a alguns centímetros do tapete
Momentos depois do reagrupamento, dois conjuntos da equipa de ‘cheerleaders’ formam uma pirâmide, da qual um dos conjuntos quase deixou uma mulher cair de cabeça no tapete.
Os vídeos da performance tiveram mais de 430 mil visualizações no Twitter e causaram vários ‘tweets’ críticos acerca do desempenho.
Thalia Marinis, uma das líderes de claque da equipa, postou um ‘TikTok’ dizendo que a equipa se saiu bem nos treinos, mas que não conseguiu corresponder
na apresentação.
“Estamos literalmente a sofrer de cyberbullying... os treinadores dizem-nos para ignorarmos todos os ‘tweets’ maus”, disse ela.
“Decidimos ir dar um passeio para nos sentirmos melhor e comer alguma coisa, era exatamente o que eu precisava para me s entir melhor acerca do nosso terrível primeiro dia de competição”, acrescentou.
As pontuações do concurso mostram que tiveram 10 deduções e foram colocadas em último lugar, nesse dia, na sua divisão, a divisão feminina 1A avançada.
A treinadora, Kelly Van Burgsteden, disse que a equipa treinou desde o verão passado e venceu o Power Cheerleading Athletics Collegiate Championship (PCA), o que as levou a entrar nesta competição.
Ela disse que esta era a primeira vez que a equipa atuava a este nível.
“Quando falha uma habilidade na claque, pode parecer assustador para o público em geral, mas ninguém ficou ferido”, escreveu ela num e-mail.
“Acontece até às melhores equipas, pois às vezes não é o seu dia... seremos melhores a longo prazo. É assim que os programas crescem e aprendem”, acrescen-
impecáveis”, disse Marinis, “e a apresentação foi muito mais tranquila depois de alguns ajustes do dia anterior.”
$14,58 saco
$4,98
tou. Tanto ela, como Marinis, referiram ainda o calor como a causa para alguns dos erros.
“No Canadá competimos em arenas de hóquei e temos de fazer saltos nos bastidores para nos mantermos quentes”, disse Van Burgsteden.
“Não há forma de simular a exaustão provocada pelo calor que sai do chão sob o sol de Daytona. É algo em que só se consegue melhorar com a experiência.”
No entanto, a equipa teve a oportunidade de se redimir no segundo dia. Ainda assim, houve alguns percalços, um dos quais foi uma das líderes cair do topo de uma pirâmide e aterrar de costas. A equipa classificou-se novamente em último lugar, mas teve 4,75 deduções em vez de 10.
“Os treinos desse dia foram
De acordo com Van Burgsteden, “as mudanças efetuadas nada tiveram a ver com a capacidade das raparigas para as concretizar ou com a sua capacidade de as realizar em segurança. Foi mais com o objetivo de construir alguma confiança num recinto muito intimidante para as realizar”.
“D emos o nosso melhor e acho que nos saímos bem”, disse Marinis.
“É tão normal que os atletas tenham dias maus, especialmente no mundo das ‘cheerleaders’, onde só se tem uma oportunidade para fazer o melhor desempenho possível. Seja como for, eu, a minha equipa e os meus treinadores estamos todos muito orgulhosos uns dos outros”, acrescentou.
Van Burgsteden disse ainda que a equipa voltará fortalecida no futuro.
“As raparigas sabem que podem chegar ao topo e não se estão a concentrar no fato de não terem tido o melhor desempenho este ano”, disse ela. “Elas estão entusiasmadas por voltar no próximo ano, tendo esta experiência no seu currículo.”