Correio Carambeiense

Page 6

06

Recesso ] 200 crianças serão atendidas em regime de plantão

P

COTIDIANO

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

Da redação

ara atender as famílias que necessitam do serviço de creche durante o período de recesso na rede pública municipal, que inicia na próxima segunda-feira (15) e segue até o dia 26, a creche Betel, que mantém convênio com o município através da Associação de Assistência Social Evagélica de Carambeí (AASEC) - se prepara para atender – em regime de plantão - cerca de 200 crianças. Conforme o diretor da Betel, Jeferson Luiz de Castilhos, não se trata de uma novidade, visto que o ‘plantão’ já ocorre desde 2007. Castilhos conta que além dos alunos da Betel, as crianças dos CMEI’s, Bethânia (Jardim Brasília), e São Judas Tadeu (Boqueirão), que também pertencem à AASEC, estarão sendo atendidas. “A intenção é beneficiar as famílias que neste período realmente necessitam do serviço, que trabalham, ou foram admitidas recentemente. Essas, geralmente, não têm com quem deixar as crian-

>>ACIDENTE

VÍTIMAS CONTINUAM INTERNADOS EM UTI Da redação

‘PLANTÃO’ É POSSIVEL GRAÇAS AO CONVÊNIO ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AASEC. | FOTO: GLEYDSON CARLOS. ças”, disse ele. Para isso existe um processo de triagem entre as famílias. Além de superintende da AASEC, ele também é especialista em práticas interdisciplinares junto à infância e juventude. “Atualmente existe uma nova configuração familiar, onde a mãe, que antigamente é quem ficava em casa com o filho, precisa sair para trabalhar, participar do orçamento familiar. Com isso surgiu também às necessidades, onde as creches passam a desempenhar um novo papel, mui-

to além de simplesmente ‘ficar’ com a criança, mas educá-la”, observa Castilhos. Por outro lado, o diretor explica que as correrias do cotidiano têm afastado os pais dos filhos. “Nós desenvolvemos um trabalho de conscientização e orientação de pais durante o ano letivo. Em reuniões com eles, tentamos demostrar a necessidade de sua presença, principalmente, em momentos de folga do trabalho. Desta forma, muitos passam a se programar, com férias e folgas nos recessos”.

Tortas de Carambeí conquistaram público da 35ª EFAPI

As tradicionais tortas de Carambeí mais uma vez encantaram e conquistaram paladares diversos na 35ª EFAPI, que reuniu milhares de visitantes entre os dias 28 de junho a 7 de julho no Centro de Eventos em Ponta Grossa. Durante os dez dias de feira foram comercializadas 370 tortas entre as tradicionais doces, salgadas e dietéticas. As torteiras Marisa Drogg, Marli Heck, Josiane Spinardi, Ivone Pedrollo e Ester Marcondes contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, através do departamento de Turismo, Associação Parque Histórico de Carambeí e ainda da Sociedade Rural de Ponta Grossa. O evento também oportunizou o lançamento do IV Festival de Tortas que vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro.

MOTOCICLISTAS TERIAM FURADO UMA PREFERENCIAL. | FOTO: ARQUIVO.

Continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Alexandre Luiz Oliveira Siqueira, 20 anos, no Hospital Santa Casa, em Ponta Grossa; e Ricardo Sampaio de Oliveira, 20 anos, em Campo Largo. Os dois se envolveram em um grave acidente de trânsito na madrugada do último domingo, no momento em que voltavam de um baile gaúcho. A colisão ocorreu no cruzamento entre a Rua dos Topázios e Orquideas, no Jardim Novo Horizonte. Segundo registro, as vítimas estavam a bordo de uma motocicleta que teria furado uma preferêncial e atingido a lateral de outro veículo. Com a pancada, os dois foram arremessados por cima do veículo na calçada, atingindo uma canaleta e meio fio. “No momento em que a equipe do resgate chegou até o local, o Alexandre, que conduzia a motocicleta, apresentava traumatismo craniano encefálico, sinais de ‘afundamento’ no crânio, e várias escoriações pelo corpo”, contou Adriana Mello, enfermeira do Centro Municipal de Saúde, que auxiliou no atendimento às vítimas. Segundo ela, Ricardo, que estava como ‘garupa’ na motocicleta, estava bem, visivelmente, apenas com dor de cabeça e uma pequena fratura na face, mas estava conversando. “Ele teve um rápido lapso de memória, chegou a desmaiar. Foi levado para um hospital em Ponta Grossa para fazer

exames, porque tinha plano de saúde. Foi uma surpresa para nós, quando soubemos do seu estado de saúde, e que precisou ser internado na UTI”, diz.

Segundo a polícia, Alexandre Luiz, condutor da motocicleta, não era habilitado e, na hora do acidente, apenas uma das vítimas estava com o capacete. Outra informação, ainda não confirmada pela polícia, é o fato das vítimas, supostamente, terem ingerido bebidas alcoólicas antes da batida. “O que foi recolhido, da cintura do condutor foi um facão, que ele alegou ser para a sua defesa”, comentou um policial militar que atendeu a ocorrência, ao acrescentar que apenas um capacete foi encontrado no local.

Entretanto, a enfermeira, funcionária do centro de saúde diz que no atendimento não verificou a existência de nenhum capacete, e também não descartou a possibilidade que os dois estivessem sem o equipamento de segurança. “Não sabemos se estavam, ou não, mas o fato é que as lesões são graves para alguém que estava de capacete”, frisou Adriana, ao comentar que era visível o estado de embriaguez de uma das vítimas, e não descartou a possibilidade de um coma alcoólico.

Ela informou também que ambos ainda correm risco de vida. “Estamos torcendo pela recuperação dos rapazes”, afirmou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.