Issuu on Google+

CARAMBEÍ, 13 DE JULHO DE 2013 | EDIÇÃO XXIII | ANO I * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS

ACIDENTE COM MOTO DEIXA DOIS EM ESTADO GRAVE Pag.06

TIME DO JB/GASPERIN VENCE CAMPEONATO POPULAR APÓS GOLEADA

CRECHE BETEL ATENDERÁ EM REGIME DE PLANTÃO NAS FÉRIAS

Durante o período de férias, a creche Betel, através de um convênio com a Prefeitura estará atendendo cerca de 200 crianças, em regime de plantão.


02

OPINIÃO

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

charge

NOSSA OPINIÃO

O

município de Carambeí ficou novamente de fora da entrega de novas viaturas realizadas na última quarta-feira, em Curitiba, pelo governador Beto Richa (PSDB). Foram 76 novas viaturas para as policias Civil e Militar, que segundo o governo, completam 1.094 veículos novos que já integram as frotas da segurança pública. O governo do Estado adquiriu 1.220 veículos para essa área, mas até agora muitas cidades com o mesmo porte de Carambeí não foram contempladas. Cidades como Ponta Grossa, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Castro recebem as viaturas. Os demais municípios terão que se contentar com as viaturas antigas, algumas, em péssimas condições, ou ‘emprestadas’, como é o caso da Renault Duster, cedida pela 4ª Companhia de Castro ao comando da Polícia Militar de Carambeí, com uma quilometragem bastante avançada. O delegado Marcus Vinicius Sebastião que além de Carambeí também é responsável pelo 2º DP em Ponta Grossa, recebeu uma Volkswagen Amarok. Pelo

As migalhas do Estado! Facebook, Sebastião lamentou que o município de Carambeí ficasse de fora das entregas. “E olha que nós precisamos muito, pois a nossa viatura já está com mais de dez anos de uso. Eu solicitei uma [viatura] para Carambeí, mas só me enviaram uma para o 2° DP. Seria ótimo se as lideranças de Carambeí se movimentassem e ajudassem a conseguirmos uma viatura para a cidade. O povo merece, e nós da Polícia Civil necessitamos”. É notório, o desleixo do governador com cidades de médio e pequeno porte, consideradas ‘terreiros’ eleitorais, hoje, sem muita representatividade política. Os deputados não ficam atrás. Qual deles se posicionou, ou usou de sua influência como ‘governista’, para exigir do governador as viaturas para esses pequenos municípios? Ocorre que as cidades pequenas não possuem força para eleger sozinho um deputado, então, nos obrigamos a eleger deputados comprometidos com outras cidades como, por exemplo, Ponta Grossa. Plauto Miró Guimarães (DEM), Péricles de Mello (PT), e Marcelo Ran-

gel (MD); esse último venceu as eleições municipais e deixou de representar pequenos redutos eleitorais - que depositaram nele os seus votos - para assumir a Prefeitura de Ponta Grossa. Com isso, deixou a vaga para um deputado eleito de Rebouças. Sem citar outros aventureiros, como é o caso de Alexandre Curi (PMDB), o mais votado no Paraná nas eleições de 2010. É lamentável que tenhamos que viver das “sombras” ou ‘migalhas’ de cidades maiores, e nos contentarmos como se fossemos um município de segunda classe, quando na verdade somos uma das cidades que, proporcionalmente, mais contribui com impostos para o Estado. Isso ocorre por pura falta de representação política, em nível estadual, de qualidade. Mesmo que uns e outros se sintam íntimos de deputados, e até mesmo do governador, na pratica acabam provando o contrário: no máximo conhecessem as portas dos fundos da Assembleia e do Palácio do Governo. É explícito, quando o assunto é conseguir recursos para a cidade.

Olho na mira

O ponto de ônibus O ponto de ônibus, na Rua dos Rubis, tem causado confusão entre os usuários que necessitam do embarque no ônibus metropolitano. Segundo moradores, o trajeto mudou, e o ônibus não para mais naquele local, restando apenas o abrigo, e as faixas pintadas no asfalto, que hoje servem de estacionamento para outros veículos.


PODER

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

Meio Ambiente ] Carambeí realiza conferência e elege delegados para nova etapa em PG

A

Biblioteca Municipal Keimpe Van Deer Meer sediou na última quarta-feira (10) a etapa municipal da 4ª Conferencia Municipal do Meio Ambiente, que reuniu representantes da sociedade civil organizada, das empresas locais e representantes do poder público local. Esta etapa antecede a conferencia microrregional que ocorrerá em agosto, em Ponta Grossa em etapas estadual e nacional, respectivamente nas cidades de Curitiba e Brasília.

Da redação

Em sua palestra, “Resíduos Sólidos e Redução de Impactos Ambientais”, Jeanette Beder da UNICENTRO, abordou sobre a importância do tema, que por muito tempo foi deixado em segundo plano. Também destacou a disposição dos resíduos e da responsabilidade das prefeituras. Os diferentes tipos de resíduos, e de como eram tratados, abordando os impactos dos mesmos. Segundo ela, atualmente, os municípios devem prover um local adequado para depositar os resíduos gerados. A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos também compôs a fala da professora, que apresentou algumas opções para contribuir com o gerenciamento desses resíduos, através da criação de uma usina de reciclagem. “Desde que se tenha uma coleta seletiva de qualidade, na fonte geradora”, disse Beder.

O município, conforme a palestrante, deve saber como julgar cada opção e analisar qual a melhor opção para a cidade. “O aterro deve receber apenas os resíduos últiEntre as autoridades con- mos. No Brasil ainda vai muita matéria orgânica e materiais vidadas a compor a mesa, passíveis de reciclagem para os aterros sanitários”, frisou. estiveram o vice-prefeito Delegados Bart Janssen (PMDB), que na oportunidade represenDurante a etapa municipal da 4ª Conferência do Meio tou o prefeito municipal OsAmbiente em Carambeí, também foram votadas as promar Blum (DEM), que estava postas elaboradas pelos grupos, bem como a eleição/inem viagem; presidente da dicação dos delegados que irão representar o município Câmara Municipal, Jeverna etapa macrorregional de Ponta Grossa (ver quadro). son Gomes da Silva (PDT); chefe do escritório regional da secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA), Ronaldo Becher; a palestrante Jeanete Beder e Souza; e Márcio do Nascimento, coordenador desta etapa. Em sua fala, o representante do governo estadual, Ronaldo Becher fez uso da palavra, trouxe os cumprimentos do governador Beto Richa (PSDB) e do secretário estadual Eduardo Cheida. Falou sobre o dia 1 de agosto, onde acontecerá em Ponta Grossa a conferencia microrregional, onde se espera a presença de cerca de 70 outros municípios, onde também serão apresentadas propostas municipais que serão encaminhadas para o evento estadual que acontecerá em Foz do Iguaçu, nos dias 5 e 6 de setembro, de onde sairão as propostas para Brasília. “O lixo que você joga na rua não fala, mas diz muito a respeito de você”, ressaltou Becher, ao destacar a importância do tratamento dos resíduos. Em seguida, o vice- prefeito Bart Jansen disse em seu discurso que a preservação do meio ambiente é

03

Willen Albert Dijkinga, re- Ivan Barzotto, represenpresentante da iniciativa tante da iniciativa privada privada (Groninger Indús- (BRF). tria e Comércio de Cepilho Ltda).

Marco Benetti, representante da iniciativa privada (Focam Indústria e Comércio de Aditivos).

Fabiane Correia, represen- Adriana Fernandes de Olitante da sociedade civil or- veira, representante da ganizada (CMEI Bethânia) sociedade civil organizada (Conselho Municipal de Saúde).

Florindo Emanoel Pinto, representante da sociedade civil organizada ( Iate Club de Carambeí).

a preocupação com a vida, observando os projetos de educação ambiental e coleta seletiva, já praticada no município. “Trata da importância de lutarmos por um mundo melhor, preservando e armazenando do jeito correto, temos como principal objetivo transmitir a ideia de preservação”. Após o discurso de Bart, a secretária de Meio ambiente, Aline Teixeira, fez uma breve explanação sobre o

evento, falando sobre a etapa municipal e seus objetivos e o tema: “resíduos sólidos”. “A política nacional de resíduos sólidos que ficou 21 anos em discussão no Congresso Nacional, onde o principal foco deste encontro é discuti-la”, ponderou Aline, ao citar que o lema da conferência é “Vamos Cuidar do Brasil”, voltada aos resíduos sólidos, explorando os quatro eixos temáticos.

RETROESCAVADEIRA

O prefeito de Carambeí, Osmar Blum (DEM) esteve ontem em Campo Largo para receber uma máquina retroescavadeira que faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Em seguida, uma solenidade simbólica de entrega do novo equipamento foi realizada em frente ao Paço Municipal, que reuniu secretários, assessores e vereadores. O objetivo

é apoiar os pequenos municípios na ampliação da capacidade de manutenção das estradas vicinais e melhorar a infraestrutura das comunidades rurais. Da Região dos Campos Gerais, os municípios Imbituva, Ipiranga, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Prudentópolis, Reserva, Teixeira Soares e Tibagi também foram contempladas com as novas máquinas.

R$ 2 MILHÕES

Cleide Ávila, representante Sonia Lima, representante Aline de Macedo, represenda sociedade civil organiza- da Prefeitura Municipal de tante da Prefeitura Municida (COOPAM). Carambeí . pal de Carambeí.

A Prefeitura de Carambeí abrirá licitação no próximo dia 22, às 9h, para a contratação de empresas para o transporte escolar, com validade nos próximos 12 meses. O valor da licitação, na modalidade pregão eletrônico, será de R$ 2 milhões de reais, dividida em 14 lotes. As empresas devem ficar atentas ao edital do processo disponível também no Departamento de Compras e Licitações. Serão contratados ônibus com ano limite de 1995, micro-ônibus 2000 e vans ano 2005.


04

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

Arraiá ] 3,6 mil pessoas passaram pelo PHC

F

oi justamente o frio do último sábado (6), aliado as atrações do II Araiá do Parque, realizado numa parceria entre Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) e Prefeitura Municipal, que fez do evento um sucesso. Segundo a organização, cerca de 3,6 mil pessoas passaram pelos portões do Parque de Exposições – anexo ao Parque Histórico de Carambeí. Os visitantes prestigiaram e saborearam as guloseimas da praça de alimentação, assistiram as apresentações das escolas, participaram das brincadeiras, puderam tentar a sorte no bingo comunitário e as crianças se divertiram no parque inflável.

Assessorias

Outra vez, a fogueira e a ‘cadeia’ foram o ponto alto da festa. A animação da festança ficou por conta da locutora Jessica Santos, do DJ Buco e O GRUPO FOLCLÓRICO DO PARQUE ENSAIADO PELA PROF.ª SILVANA do grupo ‘Pego a Laço’. MATTOS TAMBÉM SE APRESENTOU DURANTE O ARRIÁ. | FOTOS: BABY

10 ESCOLAS DISPUTARAM O II CONCURSO MUNICIPAL DE QUADRILHAS. | FOTO: BABY.

O II Concurso Municipal de Quadrilha – do Arraiá do Parque reuniu 10 escolas para a disputa, as vencedoras foram contempladas com um cheque no valor de R$ 1 mil reais da Associação Parque Histórico de Carambeí . As instituições ganhadoras do Concurso foram: Categoria Educação Infantil - Centro Municipal de Edu-

GERAL

cação Infantil Betânia, Categoria Ensino Fundamental I – Escola Municipal Fátima Augusta Bosa e na Categoria Ensino Médio - Colégio Estadual Carlos Ventura (única inscrita no grupo).

“Conversei com algumas pessoas, que prestigiaram o II Arraiá do Parque, todos saíram muito contente. O evento ocorreu em perfeita harmonia, sem incidentes” relata Foukje J. Bueno, gerente da APHC. Para Pâmela Ribas, uma das organizadoras do evento e funcionária da APHC, todos saíram satisfeitos com os resultados. “As Associações de Pais e Mestres (APM’s) das Escolas e o Koffiehuis fizeram boas vendas, o público foi bem atendido, tudo correu bem durante o evento”. A secretária municipal de Educação e Cultura, Ana W. Kaspchack, afirma que a festa foi um sucesso. “Todos que prestigiaram se divertiram e tudo estava perfeito.”


CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

05


06

Recesso ] 200 crianças serão atendidas em regime de plantão

P

COTIDIANO

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

Da redação

ara atender as famílias que necessitam do serviço de creche durante o período de recesso na rede pública municipal, que inicia na próxima segunda-feira (15) e segue até o dia 26, a creche Betel, que mantém convênio com o município através da Associação de Assistência Social Evagélica de Carambeí (AASEC) - se prepara para atender – em regime de plantão - cerca de 200 crianças. Conforme o diretor da Betel, Jeferson Luiz de Castilhos, não se trata de uma novidade, visto que o ‘plantão’ já ocorre desde 2007. Castilhos conta que além dos alunos da Betel, as crianças dos CMEI’s, Bethânia (Jardim Brasília), e São Judas Tadeu (Boqueirão), que também pertencem à AASEC, estarão sendo atendidas. “A intenção é beneficiar as famílias que neste período realmente necessitam do serviço, que trabalham, ou foram admitidas recentemente. Essas, geralmente, não têm com quem deixar as crian-

>>ACIDENTE

VÍTIMAS CONTINUAM INTERNADOS EM UTI Da redação

‘PLANTÃO’ É POSSIVEL GRAÇAS AO CONVÊNIO ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AASEC. | FOTO: GLEYDSON CARLOS. ças”, disse ele. Para isso existe um processo de triagem entre as famílias. Além de superintende da AASEC, ele também é especialista em práticas interdisciplinares junto à infância e juventude. “Atualmente existe uma nova configuração familiar, onde a mãe, que antigamente é quem ficava em casa com o filho, precisa sair para trabalhar, participar do orçamento familiar. Com isso surgiu também às necessidades, onde as creches passam a desempenhar um novo papel, mui-

to além de simplesmente ‘ficar’ com a criança, mas educá-la”, observa Castilhos. Por outro lado, o diretor explica que as correrias do cotidiano têm afastado os pais dos filhos. “Nós desenvolvemos um trabalho de conscientização e orientação de pais durante o ano letivo. Em reuniões com eles, tentamos demostrar a necessidade de sua presença, principalmente, em momentos de folga do trabalho. Desta forma, muitos passam a se programar, com férias e folgas nos recessos”.

Tortas de Carambeí conquistaram público da 35ª EFAPI

As tradicionais tortas de Carambeí mais uma vez encantaram e conquistaram paladares diversos na 35ª EFAPI, que reuniu milhares de visitantes entre os dias 28 de junho a 7 de julho no Centro de Eventos em Ponta Grossa. Durante os dez dias de feira foram comercializadas 370 tortas entre as tradicionais doces, salgadas e dietéticas. As torteiras Marisa Drogg, Marli Heck, Josiane Spinardi, Ivone Pedrollo e Ester Marcondes contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, através do departamento de Turismo, Associação Parque Histórico de Carambeí e ainda da Sociedade Rural de Ponta Grossa. O evento também oportunizou o lançamento do IV Festival de Tortas que vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro.

MOTOCICLISTAS TERIAM FURADO UMA PREFERENCIAL. | FOTO: ARQUIVO.

Continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Alexandre Luiz Oliveira Siqueira, 20 anos, no Hospital Santa Casa, em Ponta Grossa; e Ricardo Sampaio de Oliveira, 20 anos, em Campo Largo. Os dois se envolveram em um grave acidente de trânsito na madrugada do último domingo, no momento em que voltavam de um baile gaúcho. A colisão ocorreu no cruzamento entre a Rua dos Topázios e Orquideas, no Jardim Novo Horizonte. Segundo registro, as vítimas estavam a bordo de uma motocicleta que teria furado uma preferêncial e atingido a lateral de outro veículo. Com a pancada, os dois foram arremessados por cima do veículo na calçada, atingindo uma canaleta e meio fio. “No momento em que a equipe do resgate chegou até o local, o Alexandre, que conduzia a motocicleta, apresentava traumatismo craniano encefálico, sinais de ‘afundamento’ no crânio, e várias escoriações pelo corpo”, contou Adriana Mello, enfermeira do Centro Municipal de Saúde, que auxiliou no atendimento às vítimas. Segundo ela, Ricardo, que estava como ‘garupa’ na motocicleta, estava bem, visivelmente, apenas com dor de cabeça e uma pequena fratura na face, mas estava conversando. “Ele teve um rápido lapso de memória, chegou a desmaiar. Foi levado para um hospital em Ponta Grossa para fazer

exames, porque tinha plano de saúde. Foi uma surpresa para nós, quando soubemos do seu estado de saúde, e que precisou ser internado na UTI”, diz.

Segundo a polícia, Alexandre Luiz, condutor da motocicleta, não era habilitado e, na hora do acidente, apenas uma das vítimas estava com o capacete. Outra informação, ainda não confirmada pela polícia, é o fato das vítimas, supostamente, terem ingerido bebidas alcoólicas antes da batida. “O que foi recolhido, da cintura do condutor foi um facão, que ele alegou ser para a sua defesa”, comentou um policial militar que atendeu a ocorrência, ao acrescentar que apenas um capacete foi encontrado no local.

Entretanto, a enfermeira, funcionária do centro de saúde diz que no atendimento não verificou a existência de nenhum capacete, e também não descartou a possibilidade que os dois estivessem sem o equipamento de segurança. “Não sabemos se estavam, ou não, mas o fato é que as lesões são graves para alguém que estava de capacete”, frisou Adriana, ao comentar que era visível o estado de embriaguez de uma das vítimas, e não descartou a possibilidade de um coma alcoólico.

Ela informou também que ambos ainda correm risco de vida. “Estamos torcendo pela recuperação dos rapazes”, afirmou.


GERAL

Popular ] JB/Gasperin vence campeonato após goleada

O

time do Jardim Brasília/Gasperin sagrou-se campeão do Campeonato Popular de Futsal 2013, categoria master, após vencer de goleada, pelo placar de 6 x 0, o time do AFCB/Batavo. Na mesma noite, disputa pelo terceiro lugar, o time da Ass. Atlética Real garantiu lugar no pódio após derrotar o Talagaço. Ao todo, nove equipes disputaram o campeonato. Os jogos ocorreram no ginásio de esportes Art Jan de Geus.

Marcos Aurelio Barbosa, do time do Talagaço, e Wilson Cavalcanti, do JB/Gasperin estão empatados na artilharia, com 27 gols cada. Dos 416 gols do campeonato, o Gasperin fez a melhor campanha, e conseguiu se consolidar como a defesa menos vazada da disputa, sofrendo apenas 20 gols. 52 cartões foram aplicados durante os jogos, sendo 45 amarelos e sete vermelhos.

07

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

Da redação

JB/GASPERIN VENCEU DE GOLEADA O AFCB/BATAVO COM O PLACAR DE 6 X 0. FOTO: ARQUIVO.

AS BOAS JOGADAS DO AFCB/BATAVO NÃO EVITARAM A DERROTA PARA O GASPERIN QUE FEZ UMA BOA CAMPANHA DURANTE TODO O CAMPEONATO. | FOTO: ARQUIVO.

JOGO ENTRE ASSOCAM E CARAMURU É TRANSFERIDO POR CONTA DE REFORMA Pela quarta rodada do primeiro turno da Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal, o duelo entre Assocam/Carambeí e Caramuru/ Play Back que estava marcado para acontecer no sábado (13), foi transferido para o próximo dia 17. Ocorre que a casa do time castrense, o ginásio de esportes Douglas Pereira, está passando por reformas, visto que o espaço sediará o evento de abertura dos Jogos da Juventude 2013, no próximo dia 19. Caramuru é um dos favoritos do campeonato, com uma boa pontuação. O Assocam também vem fazendo nesta quarta rodada uma boa campanha. A sucessão de vitórias, - sendo quatro, apenas uma em casa, no final de semana passado, quando enfrentou e venceu o time da cidade de Pinhais, pelo placar de 3 x 1. “Independente do resultado do jogo contra o Caramuru, estamos classificados, em terceiro na chave, mas vamos com desejo de vitória”, comentou o técnico Sandro Marcelo de Oliveira, ao apontar que

este será o último jogo deste turno, após a desistência do time de Quedas (ler abaixo).

Sandro conta que o time melhorou suas características defensivas e possibilitou as últimas vitórias. “A qualidade dos passes fez a diferença nos gols. A presença dos atletas Rafinha e Maycon, ajudou o time que teve um avanço surpreendente, com equilíbrio e entrosamento dos atletas”, destacou. Desistência

O time de Quedas desistiu da disputa. A informação foi repassada pela Federação Paranaense de Futsal no final da tarde da última quarta-feira (10). O comunicado ressalta que o time pediu o seu afastamento da competição, alegando a falta de ginásio. Desta forma, estão canceladas as próximas partidas que deveriam ocorrer contra Rebouças e Carambeí, respectivamente. “Ficam sumariamente cancelados os jogos, sem nenhum prejuízo as demais equipes”, diz o documento.


08

CARAMBEÍ | SÁBADO | 13 DE JULHO DE 2013

Nicinha Pompeo

No último dia 10, o casal Henrika e Henrique Harms completaram Bodas de Ouro. As comemorações ocorreram ao lado da família no Clube da AFCB. Parabéns!

Envie suas fotos para: nice.correio@gmail.com

Ricardo Figueiró (Curitiba) e A secretária de Educação, Ana Emerson Teixeira (Caram- Wieslava recebeu no último dia 7 beí) em recente reunião de muitos cumprimentos pela passagem de seu aniversário. negócios em Castro. Em breve novidades na área de telecomunicações.

Isabella fez aniversário no dia 13 de junho, e sua festinha será com familiares 13 de julho. Gatinhas! Destaque para as amigas Emilly Zadra Machinski completou Kauane Oliveira & Beatriz Lopes. 9 anos no dia 07.

Victória Ribeiro dos Santos participou da 2ª festa do arraiá do parque. | Foto: Baby

Fadile Matar estreia idade nesta semana ao lado dos amigos e familiares.

VARIEDADES


Correio Carambeiense