Page 1

CORREIO BRIGADIANO

Pág 4– 2ª Quinzena de Dezembro 2004

163 Anos de Glórias

Rústica de Prevenção às Drogas abre Semana da Polícia Civil O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Servipol), em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Fundergs e com o Banrisul, promoveu no dia 28 de novembro a 6ª edição da rústica, minirústica e caminhada aberta de prevenção ao uso indevido de drogas, com o tema “Corra das Drogas – Siga o Caminho da Vida”. O dia ensolarado estimulou policiais civis e militares, crianças e adultos oriundos de vários estados brasileiros a percorrerem os 10 quilômetros da prova, cujo objetivo principal era conscientizar sobre a importância que se deve dar à prevenção ao uso indevido das drogas.

Detran-RS apoiou o evento da Polícia Civil

Entre as autoridades presentes estavam o chefe de Polícia, delegado Acelino Felipe Marchisio, a diretora-geral da Secretaria da Justiça e da Segurança, Ana Maria Pellini, o diretor da Divisão de Comunicação Social, delegado Paulo Costa Prado, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Paulo César Caldas Jardim, e o diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, delegado Paulo Rogerio Lermetz Grillo. A programação marcou a abertura das comemorações alusivas ao 163º aniversário da Polícia Civil. Houve uma homenagem especial à chefia da organização e à família do patrono da Polícia Civil, Plinio Brasil Milano. Os personagens do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente – Minnie, Mickey e Puft –, os motocilcistas Bull Dogs e os batedores da Polícia do Exército, foram as sensações da festa que reuniu cerca de três mil pessoas. A arbitragem oficial da prova foi realizada pelos acadêmicos da Faculdade de Educação Física da Ulbra-Canoas, que mais uma vez demonstraram eficiência e profissionalismo. O Sesc e o Detran-RS foram os responsáveis pela

Resultados Rústica Adulto 10 Km ÊMasculino Ê1º Jocemar Nario SoaresÊ (Ulbra/Brasil Telecom) 2º Tauru Susin BonorinosÊ (Ulbra/Brasil Telecom) 3º Adelar Scheler (Ulbra/Brasil Telecom)

Ano XI - Nº 155

Feminino Famílias participaram da minirústica e da caminhada

recreação e lazer no evento. Camas elástica, oficinas de pintura e diversos brinquedos foram colocados à disposição da garotada. Cerca de 480 medalhas com a estrela da Polícia Civil foram distribuídas. Todas as crianças e participantes da caminhada receberam as distinções. Os primeiros colocados receberam bicicletas, ventiladores e prêmios doados pela Associação dos Delegados de Polícia, União Gaúcha dos Policiais Civil e Ugeirm-Sindicato.

Vencedores

ÊPoliciais Civis ÊMasculino Ê1º Everaldo Jorge Bacini (Rio Grande) 2ºÊ Cláudio Rogério Maidana (Passo Fundo) 3º Eureuval Mota Lucas (Porto Alegre)

ÊFeminino Ê1ª Ana Cristina (Delegacia da Mulher) 2º Elvira Paim (Cogepol) 3º Naida (1ª DP de Porto Alegre)

Tonico Alvares/CMPA

Três mulheres policiais civis sobem ao podium na categoria Prata da Casa

Brigadiana vence a prova na categoria Geral Feminino

Atletas da Ulbras/Brasil Telecom vencem na categoria Geral Masculino

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, em 25 de novembro, no período do Grande Expediente, homenagem à Polícia Civil, por proposta do vereador Pedro Américo Leal (PP). Chefe de Polícia em 1967 e 1968, Leal disse que sua passagem pela corporação o marcou por toda a vida. Observou que foi ele quem criou o Grupamento de Homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Américo Leal (PP) Operações Especiais (GOE), considerado grupo de elite da instituição. "A tivo tem um significado especial, "pois representa Polícia é minha oitava filha." Acrescentou que, o reconhecimento dos segmentos sociais sobre mesmo com salários defasados, armamentos o trabalho que a instituição promove no municíultrapassados, viaturas estouradas e DPs ina- pio". Lamentou, no entanto, que apesar de a dequadas, os policiais mantêm a rotina de pro- Constituição de 1988 ter estabelecido uma políteger a sociedade. "Apesar dos efetivos parcos, cia de primeiro mundo, estarreçam as condições a Polícia gaúcha executa muito bem suas fun- de polícia de terceiro mundo. "Enquanto for visções, principalmente se for comparada com as ta como instituição de Estado, e não de goverde São Paulo e Rio de Janeiro." no, sempre teremos uma polícia ‘à meia-boca’, Para o chefe de Polícia, delegado Acelino sem condições para dar a resposta na sua misFonseca Marchisio, a homenagem do Legisla- são institucional", alertou. Também falaram em homenagem à PC PC:

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

Operadores da Segurança Pública - Irmãos de Ofício

2ª Quinzena/Dezembro 2004

Polícia Civil festeja mais um aniversário

Ê1º Sd Terezinha AlfredoÊ (Brigada Militar) 2º Paula Brunett (Ulbra/Brasil Telecom) 3º Lisiane Duarte Souza (Aracruz/Guaíba)

Câmara Municipal da Capital homenageia 163º aniversário

Primeiros colocados da Polícia Civil fizeram a festa com as autoridades

APESP

Claudio Sebenelo (PSDB) disse que maior homenagem que se pode fazer à Polícia é dizer que "a corporação é o continente de todas as culpas sociais". Salientou, porém, que não se pode largar nas costas dela a responsabilidade pelos atos da sociedade. Para ele, o trabalho da Polícia será facilitado quando o atendimento às crianças for mais eficiente. Professor Garcia (PSB) (PSB), filho de policial civil, disse que na época de seu pai havia um status em pertencer à corporação. Para ele, é fundamental que a imagem do policial seja recuperada. Reforçou que a maneira mais eficaz de elevar a dignidade dos policiais é melhorar as condições de trabalho. Elói Guimarães (PTB) também defendeu maior valorização da Polícia Civil. "É preciso uma política salarial à altura da importância da instituição para a população". Para ele, toda vez que se enfraquece a Polícia, dá-se asas à delinqüência. "A sociedade tem dívida com a corporação”.


Pág 2 – 2ª Quinzena de Dezembro 2004

163 Anos de Glórias

CORREIO BRIGADIANO

Grêmio Náutico União sedia festa de aniversário

Fotos Baiano/PC

O Patrono Plínio Brasil Milano nasceu na cidade de Alegrete em 7 de outubro de 1908. Filho de Eucharis Milano e Nerina Milano, casou-se com Lúcia Caldas Milano, filha do jornalista Caldas Júnior e de Dolores Alcaraz Caldas, irmã de Breno Caldas, ex-diretor do “Correio do Povo”, com quem teve 4 filhos. Bacharelou-se em ciências Jurídicas e Sociais, no ano de 1932, pela Faculdade de Direito de Porto Alegre. E como estudante, teve atuação destacada nos meios acadêmicos, presidindo organizações universitárias. Exerceu a advocacia de forma integra e leal, destacando-se pela lisura de seus atos e destacada competência, como foi no trato com amigos ou colegas, tanto na vida particular como na profissional. Também foi titular de um dos cartórios do cível e comércio desta capital, porém, o principal legado deixado pelo então Dr. Plínio, foram seus serviços prestados a Polícia Civil e aos cidadãos da Pátria a que tanto amava. Possuiu, no decorrer de sua carreira, larga folha de serviços públicos, em diversos cargos de extrema importância. Atuou na 4ª e 5ª DP, foi diretor do DISP e também fez parte da administração municipal na qualidade de subprefeito, durante a gestão do ilustre Dr. Antônio Brochado da Rocha. Ainda muito jovem, arcou com a responsabilidade de montar o serviço de contra-espionagem numa polícia ainda carente de recursos. Organizou-o de forma tão eficaz que tornou possível a destruição de uma rede de espionagem nazista em nosso país, o que tornou a polícia gaúcha reconhecida por personalidades de renome internacional como uma das melhores de nosso continente. Tanto destacou-se nesse setor de atividades que por diversas vezes esteve no estrangeiro, articulando com autoridades internacionais, um plano para acabar com as organizações de criminosos internacionais. Visitou os Estados Unidos da América em missão especial, a convite do próprio governo Americano e do Federal Bureau os Investigation (FBI), onde fez um curso de especialização em Polícia Política. Ainda na delegacia de Ordem Política e Social criou cursos para aprimoramento de funcionários, uma Biblioteca e um Museu de Armas, instalou-se um refeitório e, valendo-se do convívio de renomados jornalistas da família de sua esposa, fundou a Revista “Vida Policial”, órgão oficial da Repartição Central da Polícia. Seu constante sacrifício e determinação em prol de uma Polícia mais atuante e dinâmica, acabaram por abalar sua precária condição de saúde, levando-a a procurar tratamento médico em Montevidéu, onde veio a falecer, com apenas 36 anos de idade, em 22 de dezembro de 1944. O reconhecimento do poder público municipal e da sociedade a Plínio Brasil Milano, pelos relevantes serviços prestados, está expressos na designação de seu nome à uma rua do 4° Distrito.O reconhecimento da Organização Policial, veio na designação de “Patrono da Polícia Civil”, reconhecido por lei, e ainda pelo respeito e admiração de seus colegas e amigos de profissão e ideal.

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

EXPOSIÇÃO – Durante a Semana da Polícia Civil Gaúcha – queÊ ocorreU de 28 de novembro a três de dezembro – a comunidade pôde prestigiar uma exposição de fotos históricas. Ao todo, foram seis painéis, com temas relacionados à organização policial, dispostos no saguão do Palácio da Polícia, em Porto Alegre. As fotos – cerca de 20, antigas e modernas – fazem parte do acervo do Museu da Polícia e foram distribuídas por assunto: histórico da Polícia Civil, patrono Plínio Brasil Milano, Guarda Civil, participação feminina na organização,Ê Academia de Polícia (Acadepol), além de fardamentos antigos.

Duzentos policiais civis (lista na página ao lado) receberam a Medalha do Serviço Policial – Delegado Plínio Brasil Milano prateada e dourada, no ginásio de esportes do Grêmio Náutico União, com a presença de mais de 500 pessoas, em 3 de dezembro, data em que a Polícia Civil comemorou o 163º aniversário. Além do chefe de Polícia, delegado Acelino Marchisio, compareceram ao evento o vice-governador do Estado, Antônio Hohfeldt, o secretário da Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, e familiares do patrono da Polícia,

delegado Plínio Brasil Milano. Em seu discurso, Marchisio, que recebeu a medalha prateada por 20 anos de Polícia, ressaltou a importância de as instituições comemorarem a data de suas criações. “É neste momento de emoção que reafirmamos nossa opção pela Polícia”, afirmou o deleDelegado Marchisio condecora agentes presentes à solenidade gado. Já o vice-governador disse que a função de Polícia Judiciária vai além agraciados ficaram bastante emocionados. “Se do policial, chegando até a eu não viesse, ficaria arrependido, pois foi uma família dele. “Todos se envol- festa muito bonita”, revelou o inspetor de Polívem com a instituição, afinal, cia Belerindo Valeriano Orlando, um dos agracié o pai, a mãe, o filho, o mari- ados com a medalha prateada, que estava do, a esposa que está na li- acompanhado da mulher e dos dois filhos. Integrantes da Equipe Anti-Seqüestro e do Grupanha de frente”, frisou. A cerimônia contou com mento de Operações Especiais garantiram a a participação da banda do 3º segurança das autoridades que compareceram Batalhão de Polícia do Exér- à solenidade. Encerrada a cerimônia dezenas cito, que executou por três de policiais agraciados, acompanhados de familiares, tiraram fotos com o chefe de Polícia, Sub-Chefe de Polícia recebe medalha das mãos do secretário José Otávio Germano vezes o Parabéns a Você em ritmo de samba. Os policiais junto ao estandarte da organização.

Abertura das comemorações

Torneio de tiro

Competição mobilizou policiais civis

Ninjas da PC acompanharam ato de hasteamento das bandeiras com uniforme especial

O destaque da abertura da Semana da Polícia Civil, em comemoração aos 163 anos da corporação, o destaque ficou por conta da presença dos agentes da Equipe Anti-Seqüestro (EAS), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com o uniforme preto característico que inclui toucas ninjas. Eles foram cumprimentados até pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, que realizou ato ecumênico. A cerimônia iniciou por volta das 9h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Polícia Civil, que permaneceram no local até o encerramento das comemorações. O Grupamento de Operações Especiais (GOE) também esteve presente. ÊO chefe de Polícia Civil, delegado Acelino Felipe da Fonseca Marchisio, leu mensagem alusiva à data no Auditório Cícero do Amaral Viana, no primeiro andar do Palácio de Polícia.

Já o ato ecumênico contou ainda com representantes das igrejas Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Metodista e Presbiteriana do Brasil. ÊA presidente do Ugeirm-Sindicato, Adélia Porto, compareceu na abertura da Semana da Polícia Civil. Ela disse que o ideal seria comemorar a data com “um salário digno” e cobrou do governo o envio do projeto da nova matriz salarial da área da segurança pública para a Assembléia Legislativa. “Não vamos aceitar que seja concedido reajuste apenas para um segmento da categoria”, advertiu, alertando que a situação está cada vez mais insuportável para os servidores. “Se der correção para um, ela deve ser dada para todos”, afirmou. Os policiais civis reivindicam reajuste imediato com pelo menos a inflação, abertura de concurso público, melhores condições de trabalho e envio do projeto da matriz salarial.

A linha de tiro do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, do Exército, em Porto Alegre, foi o local escolhido para policiais civis participarem do torneio de tiro alusivo aos 163 anos da Polícia gaúcha, no dia 2 de dezembro. A organização ficou a cargo da Academia de Polícia Civil (Acadepol), e, segundo seu diretor-geral, delegado Ênio Gomes de Oliveira, o eventou serviu para o congraçamento daqueles profissionais que gostam e se interessam pelo tiro policial. Participaram da competição 38 agentes, divididos em categorias masculino e feminino e por armamento pistola .40 e revólver .38. A pista contou com alvo fixo, a 25 metros do atirador e as provas tiveram como árbitros Mauro Cauduro e Mário Romera Júnior, integrantes da Federação Gaúcha de Tiro. Modalidade revólver para homens: 1º lugar: Euclides Becker; 2º lugar: Mauro Fernando Andrade; 3º lugar: Luís Alberto Souza; 4º lugar Pedro Tolfo; 5º lugar: Eduardo Pizzato. Modalidade revólver para mulheres: 1º lugar: Teresinha Martini; 2º lugar: Eliana Casado; 3º lugar: Márcia Regina; 4º lugar: Maria José; 5º lugar: Roberta Barbedo. Modalidade pistola .40 para homens: 1º lugar: Pedro Tolfo, 2º lugar Mauro Fernando Andrade; 3º lugar Itamar Navarro; 4º lugar: Euclides Becker; 5º lugar: Eduardo Pizzato. Já no feminino:1º lugar: Roberta Barbedo; 2º lugar: Márcia Regina Endres; 3º lugar: Eliana Casado; 4º lugar: Maria José.

163 Anos de Glórias

CORREIO BRIGADIANO

2ª Quinzena de Dezembro 2004 – Pág 3

Servidores da Polícia Civil recebem medalhas por tempo de serviço Delegados (30 Anos)

Guido Welker; Hamilton Luiz B. da Silveira; Heitor de Mendonça

Pompermajer; Elaine Regina Machado Soares; Eliana Cardoso;

Ferreira Correia; Nei Rodrigues dos Santos; Neli de Almeida; Nelson

Uchoa Junior; Heitor Peukert Filhor; Hener Mansuetor; Hildo Vitor

Eliana Duarte Souza e Silva; Eliane Goncalves Schmith; Eliane Klier

Antonio de Moura; Nelson Burkard; Nelson Jandir Feula Filho; Nelson

do Monte; Ibsen Assumpção Machado Filho; Ilda Rosa da Silva; Irene

Bacalau; Ellen Doris Wolff Dick; Eloes Hermes Marchetti; Eloisa Dutra

L. de Souza Gonçalves; Neusa Maria Amaral F. Casagrande; Ney

de P. Anicet; Iris Terezinha Rodrigues Pontes; Ironi Beloto Medeiros;

Duarte; Eloy Francisco Felicio Carvalho; Elpidio Carlos Bock Junior;

Flavio dos Reis; Nildo Moises Nitsche; Nilo Marques Baldo; Nilo Sergio

Acelino Felipe Da F. Marchisio; Adalberto Abreu de Oliveira;

Itamar Martinelli; Ivo Ariel Martins Deckmann; Jair Marques Ravasa;

Elpidio Gazzola; Elton Roberto Cassanego Panta; Emilio Claudio

Pereira de Moura; Nilson Amaro Ribeiro; Nilson Gonçalves; Nilton

Adalberto Mattos Lima; Airton Araujo Machado; Alicildo Jose dos

João Bruno M. Trindade; João Fernando de Oliveira; João Luiz

Souza Nunes; Enilson Scozziero George; Enio Antonio Andreta; Enio

Marques Doyle; Nilton Ribeiro de Souza; Nilton Roberto Teixeira;

Passos ; Álvaro Jose Rolim Butteli; Alvaro Steigleder Chaves; Ar-

Gomes Braga; João Pedro da Costa; Jorge Luiz da Silva; Jorge Luiz

Calisto Missau; Enio da Silva Pereira; Enio Debom Samuel; Enzo

Nilton Zalta; Nilza Maria Vedana; Nirce Clementina Simon; Noimar

lindo Cirio da Cunha; Aurea Regina Hoeppel; Carlos Alberto Ponzi

Fraga Antunes; Jorge Ubirajara de Moura Correa; José Almir Moura;

Mario Aramburu Arbiza; Erica Koller; Erico Eifler Ciardullo; Etevaldo

Luiz Bastiani; Norton Valladao Panizzi; Octavio Pires Chagas; Orisau

Filho; Celso Santino Ferri; Cesar Wilson Oliveira Carrion; Clovis

José Antonio Pereira da Silva; José Carlos Amaro da Silveira; José

Dias Rodrigues; Euclides Becker; Felipe Gonzalez da Silva; Fernando

Luis Lelling; Orlando Romagna; Osvaldo Carlos de Menezes Corrêa;

Fernando Loureiro; Clovis Vaner Rodrigues de Souza; Ernesto Luiz

Claudio Barbosa da Rocha;José Francisco Ribeiro Castellan; José

Bernardes Selmo; Fernando de Padua E. S. Amaral; Fernando Luiz

Osvaldo Jesus Barão Oliveira; Oto Romeu Mundstock; Paolo Del

Clasen; Eron Marques de Lemos; Flavio dos Reis Pereira; Flavio

Idelmiro Rodrigues Ferreira; José Luis Alves de Carvalho; José Natal

Vieira Rodrigues; Fernando Scaglia Rojas; Fernando Vitorio

Gos; Paulo Alberto Gomes Cardoso; Paulo Cesar da Silva; Paulo

Henrique S. M. Junior; Francisco Lorenz Ribeiro Costa; Gerson Ave-

Zanini; José Osmar Ipe da Silva; José Paulo Valandro; José Roberto

Casagrande; Flavio Krause de Almeida Gomes; Flavio Mendes Totta;

Cesar da Silva Fleck; Paulo Clementel Maricato; Paulo Darci

lino Cavedine Fraga; Gilnei da Rosa Albuquerque; Heraldo Chaves

Lopes; Juacir de Araujo; Juarez Borges Delvaux; Juarez Rosa; Julio

Flavio Pinheiro de Abreu; Flavio Ricardo Cogo Bernardi; Flavio

Reckziegel; Paulo Fernando de Souza Moreira; Paulo Figueira

Guerreiro; Ignacio Luiz Allgayer Mendonça; Ivan Pompilio Dias; Je-

Cesar Cruz de Mello; Kirsia Silveira; Laura Elisa Buttelli Ramos; Lauro

Steinmetz Dewes; Francisco A. Freitas de Souza; Francisco de

Soares; Paulo Gilberto da S. Moreira; Paulo Jucenir Andrade; Paulo

ronimo José Pereira; João Batista Goulart de Souza; João Carlos

Gonçalves Castro; Lenir Camaran; Luis Antonio Albino de Abreu;

Medeiros Agostinho; Francisco Pedro Silva da Silva; Gelcir L.

Justino de Brum Gomes; Paulo Nagel Vargas; Paulo Ricardo Andriotti

da Luz Diogo; João Paulo Colome Barcellos; João Silveira Goulart;

Luis Fernando Borges Pedroso; Luis Viegas Lopes; Luiz Augusto

Sonego; Gerson Carpes Pastoris; Gerson Luis da Silva Noviski;

de Lima; Paulo Ricardo Berbigier; Paulo Ricardo da Silva Souza;

Jorge Luis Carvalho dos Anjos; Jorge Roberto de Mattos Melgar;

Dutra Pereira; Luiz Carlos Fraga de Souza; Luiz Carlos Silveira

Getulio Pereira Gomes; Gilberto Fernando Guarda; Gilberto Oliveira

Paulo R. Hoenig; Paulo Ricardo Madeira de Araujo; Paulo R. Santos

Jorge Simão Brustoloni Toscani; José Angelo Marcolin; Julci Seve-

Guterres; Luiz Eduardo Lopes Bicca; Luiz Fernando de Oliveira; Luiz

da Silva; Gilmar Valdomiro Ramos da Silva; Gilson Nunes Rosa;

e Silva; Paulo Ricardo Schultz Mattos; Paulo Roberto D. Guindani;

ro; Jussara Constança Simão; Lauro Antonio Costa dos Santos;

Inacio Schein; Luiz Jardel Lemos dos Santos; Luiz Laureano Pinto

Gilson Pinheiro Machado; Gilson Wives Azevedo; Giselda Soares

Paulo Roberto de Medeiros; Paulo R. Lamas; Paulo Roberto Lucas;

Leonidas Augusto Costa Reis; Lucia Regina Messias Salim; Luiz

Nunes; Luiz Otavio Nunes Ávila; Luiz Paulo de Souza Jacques; Marco

Castilhos; Glaci Lopes da Silva; Glacy T. Figueira; Glecy Terezinha

Paulo R. Nessi Vieira; Paulo Roberto Reis; Paulo Roberto Ribeiro da

Antonio Ost Frank; Marcia Andrade da Silva Petri; Marcos Rogerio

Cezar Bobsin; Marcondes Souza Chagas; Margareth Coutinho

Pozo; Guacira Coelho Nunes; Gualter Ricardo da Rosa; Guarajara

Silva; Paulo Rogerio da Silva; Paulo Rogerio S. de Figueiredo; Paulo

Ribeiro; Mauro Duarte de Vasconcellos; Nairo Frolio Pires ; Nilva

Rodrigues; Maria da Graça Araujo Fialho ; Maria da Graça Ruschel;

Kovalski Soares; Hamilton M. de Castro; Hamilton Milani Machado;

Sergio Lopes Mendonça; Paulo Tomaz Correa Grey; Paulo Victor

da Silveira Moraes; Odival de Souza Soares; Oscar Correa dos

Maria de Fátima Nunes Ferraz; Maria Elaine Coelho Lebkuchen;

Hamilton Silveira da Silveira; Hector Rodrigues Noguerol; Helvecio

Roland Neto; Pedro Dilmair Barbosa Alves; Pedro Luis Pereira Bastos;

Santos Junior; Paulo Videla Ruschel; Pedro Carlos Rodrigues; Ra-

Maria Erotildes Fernandes Espil; Maria Regina O. dos S. Martins;

Machado Filho; Henrique Paulo Vanin; Heraldo da Silva Valdez;

Pedro Manoel dos Santos Ferreira; Raul Irineu Dias de Menezes;

quel Vasconcellos Dornelles; Roberto Fernandes Barboza; Saul Ka-

Maria Rosangela Noble Portella; Marilucia da Silva Kulczynski; Mario

Homero José Duarte Filho; Hugo Cesar S. de Carvalho; Hugo R.

Reginaldo do N. Moreira; Regis Edgar Haack; Regis Serineu Duarte

zanowski; Suely de Fatima Rech; Vanise Helena de O. Danckwar-

Douglas Quintana Brisolara; Marisa da Graça Burigo; Mariza Justina

Basler Filho; Humberto Augusto P. Vizentini; Humberto de Oliveira

Kovalski; Remy Euclides de Sousa; Renato Barros dos Santos;

dt; Willian Cesar Oliveira Carrion; e Zelia Silva Lima

Risson; Marlene Oliveira Pereira; Mauro Luiz Scomazzon; Ricardo

Moraes; Iara Regina Teixeira Alves; Ilbeti Terezinha L. da Rosa; Ilca

Renato da Costa Ribeiro; Renato de Azambuja dos Santos; Reni

D. Marques; Roberto da Silva Gomes; Roberto das Neves Junior;

Teresinha Cerioli; Ilo Antonio da Silva Brietzke; Isamar José Oliveira

Jorge Dietze; Ricardo A. Hesse; Ricardo C. Sanguinetti; Ricardo Jose

Roberto de Lima Giglio; Roberto V. da Silva; Rodoaldo João Antonio

da Silva; Itamar Guterres Navarro; Ivan Souza da Cruz; Ivo Nunes;

Pompermajer; Ricardo Nunes de Freitas; Ricardo Sampaio França;

Carlosso; Rogelio Antonio Hermes; Rogerio Coelho Orviedo; Rogerio

Jacqueline de Mattos; Jadel Dias Rocha; Jaime Antonio Simoni; Jair

Roberto Bayard S. Filho; Roberto Caetano Sperb; Roberto Link Cidral;

da Silveira; Roni Antonio Campagna; Rosane Cristina Senandes;

Ferreira; Jairo Ferreira Correia; Jamis Rossel Conde da Silva; Jane

Roberto Nunes da Silva; Roberto Tailor de Carvalho; Rogerio

Afonso Tarcisio Rauber; Agnelo Miranda Bicca; Airton Taba-

Rosangela Alves da Silva; Rosani Bernadete Nunes; Rui Acacio

de Oliveira; Jane M. Speck de Mello; Janet Olbrisch; Jerico L. Correa;

Bohmgahren dos Santos; Rogerio da Silva; Rogerio Konrath; Rogerio

jara Schmitz; Ayres Luiz Ferreira da Silva; Beatriz Aparecida Buri-

Elizalde ; Rui Victor do Monte; Sadi Fernando Amaral França; Sandra

João Wovst; João Aloizo Cardoso Barreto; Joaão Alves dos Santos;

Fraga Pinto; Rogerio Francisco da Silva; Rogerio Luiz Zeni; Romel

go; Beatriz Conceição Goularte Sesti; Claudia Regina Cadore Pe-

Lucia de Souza Libano; Saulo Ernani Radin; Selma Beilich; Sergio

João Batista de V. Siqueira; João Carlos Gomes; João Carlos

Webber da Rocha; Ronaldo Cardozo Escobar; Ronaldo Delfino

reira; Claudio Seno Guarnieri; Deisi Janine Kalil; Elisabeth Gotts-

Carlos dos S. Ribeiro; Sergio Luiz G. de Barcellos; Sergio Paulo N.

Monticelli; João Lair dos Santos Castro; João Luiz Padilha Brasil;

Ramos; Ronaldo Luiz C. da Silva; Ronilton Ubiratan Vieira Osorio;

chald Chiodi; Enio Antunes; Enio Dartora; Erico Dias Maciel; Fer-

Pantoja; Sergio Pinto Kellermann; Sergio Renato da Silveira; Silvio

João Luiz Santos de Souza; João Manoel Machado Soares; João

Rosangela C. Barcellos Rocha; Rosangela Mariante Botelho;

nando Roehe; Francisco Carlos Fabra; Galba Onix de Medina Por-

Luiz Lemos; Silvio Rubin; Stanislau Terra de Freitas; Suzana Daudt

Ricardo Lemos Macedo; Joel Antonio Pasquetti; Joel de Oliveira

Rosemari Fin Carboni; Rosemarie C. de M. Santanna; Rosie

to; Gilberto Costa de Oliveira; Gilselaine Farias da Silva; Heraldo

Vanni; Terezinha Dinorá Aires de Lima; Ubirajara Aymore F. Carvalho;

Santos; Jones V. Streck; Jonorio Pinheiro Menezes; Jorge Alberto

Aparecida Costa dos Santos; Rubens M. dos Passos Siqueira;

T. Costa Niederauer; Jane Raquel B. Schenini Mesquita; Jorge Al-

Valdecir Soares da Rosa; Vanderlei Hermes; Vandina Vasconcellos

Rhodes da Mota; Jorge Antonio de Andrade Cabral; Jorge de Melo

Rudinei S. Louro; Ruy Antonio Simões Nogueira; Sadi Arlindo

berto Wolkmer; Jorge Alves Ferreira; Jorge Luiz da Silva Mahfuz;

Costa; Vera Beatriz Silveira Messias; Vilson Machado Santos; Vitor

Larrosa; Jorge Luis Camargo de Lima; Jorge L. Leal; Jorge Luis

Fontoura Gonçalves; Saionara Caetano dos Santos; Santiago

José Adenal Trindade Vargas; José Antonio Regianini; José Edler

Hugo Cananea; Wagner Antonini; Walmor Machado Mariante;

Vasques da Silva; Jorge Luiz Dias; Jorge Luiz Rocha Soares; Jorge

Gonçalves Salva; Santos Roney Neves Machado; Selmar da Silva

Biscaino Pahin; José Fernando dos Reis Pereira; José Gregolin

Washington Luiz dos S. da Silva; Wilson José de Souza; Zeferino

Meireles; Jorge Miguel Teixeira; Jorge Omar Marques de Freitas;

Gomes; Sergio dos Santos Fagundes Filho; Sergio Gomes Soares;

Neto; José Nei Barbosa dos Santos; Jurandir Lima Keppler; Juran-

Nicolau Botelho Grecco; e Zeni M. Camargo

Jorge Reis de Espindula; Jorge Tadeu Chaves Duarte; Jorge

Sergio Luis Zolim da Silva; Sergio Luiz Borges; Sergio Luiz de Vargas;

Ubirajara da Silva; Jorge Visentini; José Alberto Cardoso Reinaldo;

Sergio Moacir Simões; Sergio Pinto de Souza; Sergio Renan Nunes

Abel dos Santos Mota; Adalberto Ferreira; Adão Glenio dos

José Aloisio Simão Griebler; José Amilcar Azambuja Cavalheiro;

Brum; Sergio R. V. da Cunha; Sergio Rodrigues; Sergio S. Dias;

Santos; Adelia Rosaura Porto; Adelino Calgaroto; Ademar Alves de

José Augusto Ferreira da Silva; José Carlos Lucero D’Ávila; José

Severino Eloi Bastos; Sidney dos Santos Maia; Silvia Wudarcki; Silvio

Quadros; Ademir Lemes dos Santos; Adi Cardoso da Silva; Airton

Carlos Silveira Tarouco; José Carlos Souza Fraga; José Luiz Chagas

de Farias Raupp; Silvio Luis Lenhard; Silvio Luiz da Silva Fraga;

Gampe Storck; Alberto Jurado da Rocha; Alberto Ribamar L. Coelho;

Portela; José Mauro Galante Oliveira; José Milton de Oliveira; Juçara

Silvio S. da Silva; Sinibaldo Reboa Cheis; Sirley de Souza Fernandes;

Aldino Ortigara; Alexandre Abelardo S. Pereira; Alexandre Mensch;

Martins; Julio Cesar Dambros; Julio Cesar Maciel dos Santos; Julio

Tanea Aguiar de Carvalho; Tania Maria Cesar de Castro; Tania Maria

Alexandre Neves Braga; Allan Denis Rocha de Mendonça; Altino

Cesar Rist Mostardeiro; Julio Cesar Silva Pinto; Julio Cezar

Dadall; Tereza Maria Valcanover; Ubirajara de Oliveira Pinto; Valdir

Augusto da Silva Telles; Alvaro Vargas da Silva; Amilton de L. Severo;

Longaray; Julio Christoff; Jurema Machado de Oliveira; Laurete T.

da Silva Rocha; Valeria de Araujo Rocha; Valmir Acosta Mendes;

Ana Aparecida Q. de Paula Guedes; Ana Beatriz Oliveira Scherer;

W. Muller; Leandro Laquini dos Santos; Leandro Saraiva Gomes;

Valmir Thumns; Valter Pereira da Silva; Vanderlei Leal dos Santos;

Ana Lucia Alves de Carvalho; Ana Radanovitsck; Ana Maria Martins

Lenice Escobar Lopes; Leodoro Vitor Julião; Leonor Padilha

Vanderlei Machado; Varlei da Conceição Guterres; Vasco Magno

dos Santos; Analdina Inez da Costa Nunes; Anderson S. Mugica;

Rodrigues; Leopoldo Cesar L. Louzada; Loecyr Ubirajara Diogo

Ribeiro; Vera Lucia Pipper; Vera Luiza Petersen Pradella; Vera R.

Acacia Eloisa da Silva Kober; Adair Beck Menger; Adenir

Angela Magali Azevedo Marinsaldi; Angela Maria dos Santos;

Moraes; Loreny L. Piccinini dos Santos; Lucia Maria Haygertt

Silva Larruscaim; Virginia Maria de Oliveira Lemos; Vitor A. da Costa;

Lazzarotto Oliveira; Airton do Rosario Rosa; Alceu de Souza Rufino;

Angelina de Paula Costa; Anilto dos Santos Pereira; Antonio Adair

Mallmann; Lucimar Pereira Jaquet; Lucio Felipe Machado de

Viviane Borowski Rodenbusch; Volmar Pinheiro de Oliveira; Volnei

Alex Francisco Pezarola Lopes; Alexander C. Alves de Oliveira;

Pereira Abadie; Antonio Alberto Fonseca Griguc; Antonio Carlos da

Azevedo; Luis Alberto Moraes da Silva; Luis Carlos Moreira; Luis

Arnildo Braga de Lima; Volnei Barcelos; Walmir Reis da Silva; Walter

Alexandre Neibert Simanke; Alfredo Luiz Wendelstein; Anselmo

C. Dienstmann; Antonio Carlos Gomes da Silva; Antonio Carlos M.

Felipe dos Passos; Luis Felipe Simões; Luis Fernandes Bernardes;

Guizzardi; Walter Marino G. de Oliveira; Wanderley dos S. Oliveira;

Tomiello Neto; Antonio Carlos dos Santos; Antonio Schaefer;

Gonçalves; Antonio Carlos Vargas Fermino; Antonio Francisco de

Luis Sergio Ferreira da Cruz; Luiz Ademir Rodrigues; Luiz Antonio

Wilson Brasil Junior; Wilson Carlos Barbosa Gularte; Wilson C.

Antonio Vasconcelos Alves; Ariovaldo Jeronimo R. dos Passos; Arno

C. Filho; Antonio Jose Galuschka; Antonio Paulo Padilha; Antonio

Bitencourt; Luiz Artur Garcia; Luiz Aurélio Luz Alves; Luiz Carlos

Barcellos; Wilson W. da Silveira Soares; Zelia de A. Carvalho

Raugust; Aurelio Augusto Aragon; Beatriz Dandreau Rodrigues;

Renato Nunes Ferreira; Ari Leiria Cardoso; Arnaldo Rogerio F. da

Neves Estigarribia; Luiz Carlos Pinto Corino; Luiz Carlos Santos

Camargo; e Zenir dos S. Figueiredo

Berenice Conceição S. dos Santos; Bodo Norberto Marschner; Breno

Silva; Artemis Lima Traub; Atila Nunes de Miranda Neto; Aurea Maria

Oliveira; Luiz Carlos Schitz de Souza; Luiz Carlos Sipriano Machado;

Investigadores (20 Anos)

Martin Trindade Vaz; Carlos Airton Pereira Storniolo ; Carlos Alberto

Braga de Aguiar; Belerindo Valeriano Orlando; Ben Hur Cabral

Luiz Carlos Vogel; Luiz F. de Mattos; Luiz Fernando Correa; Luiz

Fracaro; Carlos Alberto Ziger Garcia; Carlos Augusto Silveira Pinto;

Pinheiro; Brasil Batista Machado Rodrigues; Carlos A. Michalowski

Fernando Cunegatto; Luiz Fernando Leonini Machado; Luiz Fileto

Carlos Roberto da Silva; Celso Aloisio Grun; Cesar A. Souto da

Ribeiro; Carlos Alberto da Silva; Carlos Alberto Oliveira da Silva;

Scholz Rodrigues; Luiz Francisco Lima Tassinari; Luiz Henrique

Silveira; Cesar Augusto Ruff; Cesar Lima da Silva; Cezar Ernani

Carlos Augusto Gomes Nunes; Carlos Croaci Pereira dos Santos;

Aguzzi Lamadril; Luiz Henrique da Silva; Luiz Henrique dos Santos

Rosa de Moura; Ciro Figueiredo de Afonso; Clara Regina da Costa;

Carlos Frederico Paz Botelho; Carlos Gabriel da Rocha; Carlos

Arruda; Luiz Henrique Souza dos Santos; Luiz Roberto Maiato

Claudio Przibilski Dias; Claudio Roberto Lied; Cloister Castro Schultz

Gilberto Lange; Carlos José dos Santos Ramos; Carlos Roberto

Caminha; Magda Cougo Barres Pinheiro; Magda Terezinha C.

Junior; Clovis R. Espindola da Silva; Dayse Maria Bandeira da

Padilha Sousa; Carmem Carvalho; Carmen Lucia dos Santos;

Criscuoli; Manoel Isaias Coelho Vasques; Manolo Aires Madail;

Silveira; Deloni Jose Possebon; Dempsey Cardoso; Denyzard

Carmen Lucia Rodrigues Florence; Celso Roberto Silva; Celzo

Marcelo Correa Ferreira; Marco A. Almeida Correa; Marco Antonio

Marques Diniz; Dilza Duarte Lima; Diniz Brezolim; Ederson José F.

Mazzoni; Cesar Alfredo Wundervald; Cesar Amilton de Mello Lima;

Machado Soto; Marco Antonio Marques; Marcos Paiva Vidal; Marcos

da Fontoura; Edison L. Nascimento dos Santos; Edite Teresinha

Cesar de Oliveira Rodrigues; Cesar Santanna de Lima; Claimar de

Sidnei Bahi Soriano; Marcos Silveira de Araujo; Margareth Maria

Fialho Maragno; Edson Pasa Barroso; Elenir Konrath Pires de

Zotti; Claiton de Souza Santos; Claudio dos Santos Cortes; Claudio

dos S. Ribeiro; Maria Alice de O. Castro; Maria Cenir M. Feijó; Maria

Oliveira; Eliana dos Santos Casado; Eliane Beatriz de Almeida; Elton

F. da Rosa Machado; Claudio Gomes Medeiros; Claudio M. de

Clair Ribeiro; Maria Cristina Capra Pastro; Maria Cristina de Borba;

Flores Nunes; Elton Luis dos Santos; Emuri Duval Gonçalves; Enes

Andrades Silva; Claudio Rogerio Grala; Clayton Alves; Cleber

Maria Cristina Funck Horlle; Maria da Graça Soares de Vargas; Maria

Saldanha Luciano; Enio Elemar dos Santos; Erli Jose Fagundes;

Dornelles Soares; Cleber Remi Bueno Mazui; Clenir Rodrigues

das Graças Duarte da Costa; Maria Denise da Silva Sacco; Maria

Ermedo Fussieger; Errone Rudolfo Roos; Estanislau Ilde Da Cunha

Munhoz; Clovis de Oliveira; Danilo Laux Camargo; Dario Luis F. Leão;

Francisca Busanello; Maria H. Rodrigues; Maria Ines Pompermayer;

Robalo; Eva Fagundes Silva Lourençone; Everton Henrique M.

Dejanira Oliveira Monti; Delamar de Oliveira Filho; Delma Teresinha

Maria Leonor Velasque; Maria Rosangela de Campos Vaz; Mario

Rodrigues; Ezoel P. da S. Rodrigues; Fabiola S. Machado; Fernando

Polano Santana; Deroci Ferreira Pinto; Dilma da Silva Lux; Dilson

Augusto Freitas Viegas; Mario R. Raddatz; Marisa Santos da Cunha;

Silveira Porto; Francisco Vanderley R. Nogueira; Gabriel Romero

da Silva Prestes; Dilson Luiz dos Santos Quintana; Diogenes Rocha

Marta Franco Dutra; Mathuzalen A. de Oliveira Filho; Mauro Gilberto

Carvalho de Lima; Gilberto de Nadal; Gilberto Gonçalves Silveira;

Venturini; Dione Teresinha Silva Barbosa; Dirce Maiene Costa da

de Morais Fortes; Mauro Luiz de Farias; Miguel Abott D’Ávila; Miguel

Gilberto Vieira Vera; Gilmar Gai; Gilnei Jorge Santos da Fontoura;

Costa; Dumara Antonia da Silva; Edilberto Antonio A. Padilha; Edir

Otavio Santos de Souza; Milton Devanir da Silva Barbosa; Milton

Gisele de Souza Mello; Gislaine M. Bertotto; Gladir Beatriz Ludwig;

José Pinto Barbosa; Edmar da Silva Esparrago; Eduardo Jose

dos S. Fialho; Milton L. Correa; Mirian Teresinha da S. Tavares; Nei

Abilio Otaviano Machado Pereira; Adair Carneiro Trindade; Adão Nogueira Meirelles; Ademir Dias de Souza; Ademir P. Ilha ; Adilson F. S. da Conceição; Aimore Belo Munhoz; Airton Caminha de Azevedo; Alan Darli Clave Gomes; Alberto Dorneles da Silva; Alberto Sidnei Moura Pinto; Alexandre B. de Andrade; Alexandre Vargas de Almeida; Alexandre Verran Costa Leite; Amaury Rodrigues Dubal; Anibal José Custódio da Rosa; Antonio Augusto de Medeiros; Antonio B. Rodrigues; Antonio Carlos Benitez Silva; Antonio Carlos G. da Rosa; Antonio Carlos Machado; Antonio Carlos O. Machado; Antonio Carlos Paz; Antonio Carlos Ribeiro; Antonio C. S. da Rosa; Antonio Fernando Cichowski; Antonio S. F. da Silva; Arnaldo da Rosa Borba; Athos Jose Ramos Sequeira; Ayrton Luiz Fialho Kampff; Beatriz C. Leite; Bruno Barth; Carlos A. da S. Venerozo; Carlos Alberto Camara; Carlos Alberto da Silva Nunes; Carlos Alberto R. Graff; Carlos Alberto Silveira; Carlos Alberto T. de Souza; Carlos Antonio da S. Haesbaert; Carlos Augusto da Silva; Carlos Augusto Mennet Marchiori; Carlos Augusto Vanti; Carlos Eduardo Rivero Pereira; Carlos Esteves; Carlos Ezael Alfaro Carvalho; Carlos Henrique da Silva Simões; Carlos Ricardo Padilha; Carlos Roberto da Costa Duro; Carlos Roberto G. de Oliveira; Carlos Tadeu da F. Lopes; Carmem Helena Negreiros Lagranha; Cecilia Silva Ferreira; Cegineia Tura Markus; Celso Fernando França Filho; Cesar Augusto Cordeiro Noronha; Charles Ben Hur Franco de Lima; Charles Pereira

Aristóteles Jorge Bridi; João Antonio Leote; Paulo Costa Prado; e Valter José Maitelli

Delegados (20 Anos)

Comissários (30 Anos) Jardel da Silva Nunes

Comissários (20 Anos)

dir Quartieri da Silva; Lorenzo Rebuelta Neves; Luiz Carlos Herrera; Luiz Gonzaga V. Abs da Cruz; Luiz Gustavo de Oliveira Mallet; Luiz Valter de Andrades; Marco Aurelio da Silveira; Maria José Eringer Refosco; Mauro Alves da Silva; Miguel Angelo de M. Fumagalli; Nereu Manfio; Nestor Desingrini Malaggi; Nilson Aneli; Olavio Schnorr; Paulo Ricardo O. de Oliveira; Paulo Ricardo Vinas; Renato Schneider de Moraes; Rene Blanco da Rosa; Romario Bertão de Souza; Rudimar R. Souza; Tania Maria Silveira da Fonseca; Telvino A. Monti; Ubirassu Cernicchiaro Souto; Waldenyr Simões Dias; e Waldir C. Machado

Escrivães (20 Anos)

Inspetores (20 Anos)

Gonçalves; Cícero Ramão Nascimento Coronas; Cildo dos Santos; Cintia Maria Castro Preuss; Claudio Jose de Castro Ramos; Claudio Moacir Saraiva Santos; Claudio Nunes; Claudio Renato Neto Maciel; Cleusa Chaves Mariante; Cleusa Maria da Costa; Clovis Nei Gomes Xavier; Clovis Oliveira Venâncio Freitas; Cosme Ferreira Moreira; Deborah P. Xavier; Delmar Heibutcke; Dilmar Pereira de Oliveira; Douglas Aguirre Coelho; Edison Luiz Santos Teixeira; Edison Vladimir Ferreira; Edson Norberto Engel; Eliane Camargo Lima; Elisabete Silva Firmo; Elizabeth Ester R. Garcia; Enio O. da Silva Gonçalves; Eraldo Souza Nunes; Erli Mattos Gonçalves; Ernani Fraga Flores; Ernani R. de V. Siqueira; Ester Souza Tombesi; Evaldo Pichler; Fabio Walter Ferreira Caminha; Fatima Marytza Dewes da Silva; Felipe Katter; Fernando Albernaz Garcia; Fernando Rogerio Castro; Flavio Henrique de Deus Botão; Flavio Rogerio de Souza Pereira; Flavio Rudinei da Cunha Costa; Francisco Carlos Nunes Bender; Francisco Weinar da S. Remboski; Gelson Nei B. Ramos; Geovani da Silva Trindade; Gerson da Silva Valdez; Gerson Luis da Silva Santos; Getulio Braz Tusi Perazolo; Gilberto Brasil Filho; Gilberto Luiz Cereja da Silva; Gilberto Ribeiro da Cunha; Gilma da Silva Vilarinho; Gilnei Ubirajara Souza da Silva; Gladis Regina Garcia Viacava; Gretel Emilia Vagtinski; Grover Cleveland Ferreira Guerra; Gustavo Verran Costa Leite; Helison Czolpinski; Hellenton Romar Vargas Paiva; Henrique Jose Chalupka; Herni Matsdolfo; Heron Artur D. Vasconcelos; Hilton Jose Ferreira Pacheco; Iara Regina Linck Magalhaes; Imbere Machado Lopes; Isaac Delivan Lopes Ortiz; Ivan Marques Camargo; Jair do Amaral Eleutherio; Jairo Flores de Medeiros; Jairo L. da Rosa; Janair Maria Weingaertner; Jefferson Ferreira; Jesus Marcelino Rubim; João Alberi M. Mafalda; João Alberto Souza de Souza; João Batista F. Selau; João Batista M. Pereira; João Carlos de P. Pereira; João Claudio S. do Nascimento; João Derli C. dos Santos; João Francisco B. Gonçalves; João Itacir Pires e Pires; João Juarez da Silva Nunes; João Luis Ávila Braga; João Luiz C. de Castro; Joel Cremer Soares; Johnny Duarte Fagundes; Joir G. Pereira; Jones Fernandes; Jorge E. Machado; Jorge E. S. de Souza; Jorge Fernando Weingaertner; Jorge L. Assis Rodrigues; Jorge L. L. da Rosa; Jorge Luis Silva dos Santos; Jorge Luiz Batista Urdangarim; Jorge Luiz Bizello Antunes; Jorge Luiz Fernandes dos Reis; Jorge Luiz Leal Nunes; Jorge L. M. Nunes; Jorge L. Schmidt ; Jorge O. A. Trindade; Jorge Ubirajara F. Ritter; José Alci M. Franco; José Carlos M. dos Santos; José Carlos M. Fernandes; José C. Torino; José Edi da C. Santos; José Fernando L. Rodrigues; José Lesipe A. Leal; José Luis P. da Silva; José Mauro Quiles; José P. da Silva; José S. B. Campos; Jose T. Pinto Emílio; José Vieira; Josiane Regina G. Silva; Joyne Horacio dos S. Cidade; Juarez Archimedes A. Jardim; Juliano Rangel Lima; Julio B. Appel; Julio C. de Fabra Junior; Julio Cesar M. Constanza; Julio Cezar Schenini; Julio Sergio C. Malta; Laurentino R. da Cruz; Lauro B. Flores; Lauro G. Carvalho Filho; Liane Mª de P. Ribeiro; Linda Katia S. da Silva; Lucio R. L. de Lima; Luis Antonio E. Almeida; Luis C. da S. Alves; Luis Carlos M. Marculino; Luis Fernando Pilla Dias; Luis Fernando S. de Souza; Luis Henrique R. da Silva; Luis T. Besminoff dos Santos; Luiz Carlos Feijó Corrêa; Luiz Carlos S. Machado; Luiz Carlos S. da Cruz; Luiz Claudio da R. Lemos; Luiz Fernando Andrade da Silva; Luiz Fernando Ibias Ferreira; Luiz Fernando Maciel Luz; Luiz Fernando Vieira de Almeida; Luiz Henrique Bilher; Luiz Mario Machado; Luiz Osmar dos Santos; Luiz Roberto Maia Muller; Luiz Silva Matias; Manoel Fernando Cardoso da Rocha; Manoel Vargas Palmeira; Marcelo Mena Irigoyen; Marco Antonio Cunha Gomes; Marco Antonio de Barba; Marco Antonio Rodrigues da Silva; Marco Antonio Souza Fagundes; Marco Aurelio Almeida Correa; Marco Aurelio dos S. Lourenço; Marco Aurelio Souza Fagundes; Marcos Cezar Ferreira Caminha; Marcos Fernandes dos P. Lopes; Marcos Nunes de Carvalho; Marcos Ramos Pinto; Marcos Ricardo de Oliveira; Marcos Vinicius Souza de Souza; Mari Rosane Ayres Rodrigues; Maria Augusta Vieira Rodrigues; Mario Benir Zimermann; Mario Fialho dos Santos; Marisa de Oliveira Barbosa; Marlene Peixoto Nunes; Marlene Torres Alves; Mauricio Alberto Bonatto; Mauro da Rosa Severo; Mauro Fernando Andrade; Mauro Fernando da C. Vidal; Mauro Frey de Leiros; Nilton Cesar Franco Siqueira; Olavo Jose Deon; Osmar Pereira Filho; Osvaldo Locatelli Barbiani; Osvaldo Raimundo G. Padilha; Paulo Dutra do Nascimento; Paulo Gustavo da Silva Kuchle; Paulo Jesus Tejada Fagundes; Paulo Jonny Luz; Paulo Ricardo Caetano; Paulo Roberto Batista Maciel; Paulo Roberto de Freitas; Paulo Roberto Pacheco; Paulo Roberto Prates; Paulo Roberto Rodrigues; Paulo Roberto Silva Marcolino; Paulo Roberto Silva Vaccaro; Paulo Roberto Swiatovy; Paulo Roberto TormesIi; Paulo Roberto Ullmann; Paulo Vicente da Silva Jacques; Paulo Vitor de Oliveira Paixão; Pedro Darcilo Reckziegel; Pedro Mattos Alem L. Ramos; Raquel Soares; Renan Martins Cezar; Renato Rosa de Mattos; Ricardo Barcelos Lopes; Ricardo Correa da Silva; Roberto de Souza Remião; Rogério Inacio Rodrigues; Rosana Caetano Duarte; Rozaura Bastarrica Ayres; Rubilar Pinto Cardoso; Rudinei Reinaldo Souza; Ruy Roballo; Saul Fernando Martini da Cunha; Sergio Augusto F. Albuquerque; Sergio Renato Kolhausch Drumm; Sergio Renê Araujo Oliveira; Sergio Roberto Dias Lougue; Silvio Jair de Oliveira; Tamir da Costa Gutierri; Valdir Antonio Alves; Valdir Bastos Coimbra; Valmir Godinho Daitx; Vera Lucia Machado; Vilnei Alves; Vitor Hugo dos Santos; Vlademir Cassal Cunha; Waldemar D. Prusokowski; Wasington Leo Soares Ferreira; Wilardino Carvalho; Wladimir L. Saul; Wolfram Guenther W. Dick; Yaro M. Chaves Filho; e Yascara F. Medeiros.


Pág 2 – 2ª Quinzena de Dezembro 2004

163 Anos de Glórias

CORREIO BRIGADIANO

Grêmio Náutico União sedia festa de aniversário

Fotos Baiano/PC

O Patrono Plínio Brasil Milano nasceu na cidade de Alegrete em 7 de outubro de 1908. Filho de Eucharis Milano e Nerina Milano, casou-se com Lúcia Caldas Milano, filha do jornalista Caldas Júnior e de Dolores Alcaraz Caldas, irmã de Breno Caldas, ex-diretor do “Correio do Povo”, com quem teve 4 filhos. Bacharelou-se em ciências Jurídicas e Sociais, no ano de 1932, pela Faculdade de Direito de Porto Alegre. E como estudante, teve atuação destacada nos meios acadêmicos, presidindo organizações universitárias. Exerceu a advocacia de forma integra e leal, destacando-se pela lisura de seus atos e destacada competência, como foi no trato com amigos ou colegas, tanto na vida particular como na profissional. Também foi titular de um dos cartórios do cível e comércio desta capital, porém, o principal legado deixado pelo então Dr. Plínio, foram seus serviços prestados a Polícia Civil e aos cidadãos da Pátria a que tanto amava. Possuiu, no decorrer de sua carreira, larga folha de serviços públicos, em diversos cargos de extrema importância. Atuou na 4ª e 5ª DP, foi diretor do DISP e também fez parte da administração municipal na qualidade de subprefeito, durante a gestão do ilustre Dr. Antônio Brochado da Rocha. Ainda muito jovem, arcou com a responsabilidade de montar o serviço de contra-espionagem numa polícia ainda carente de recursos. Organizou-o de forma tão eficaz que tornou possível a destruição de uma rede de espionagem nazista em nosso país, o que tornou a polícia gaúcha reconhecida por personalidades de renome internacional como uma das melhores de nosso continente. Tanto destacou-se nesse setor de atividades que por diversas vezes esteve no estrangeiro, articulando com autoridades internacionais, um plano para acabar com as organizações de criminosos internacionais. Visitou os Estados Unidos da América em missão especial, a convite do próprio governo Americano e do Federal Bureau os Investigation (FBI), onde fez um curso de especialização em Polícia Política. Ainda na delegacia de Ordem Política e Social criou cursos para aprimoramento de funcionários, uma Biblioteca e um Museu de Armas, instalou-se um refeitório e, valendo-se do convívio de renomados jornalistas da família de sua esposa, fundou a Revista “Vida Policial”, órgão oficial da Repartição Central da Polícia. Seu constante sacrifício e determinação em prol de uma Polícia mais atuante e dinâmica, acabaram por abalar sua precária condição de saúde, levando-a a procurar tratamento médico em Montevidéu, onde veio a falecer, com apenas 36 anos de idade, em 22 de dezembro de 1944. O reconhecimento do poder público municipal e da sociedade a Plínio Brasil Milano, pelos relevantes serviços prestados, está expressos na designação de seu nome à uma rua do 4° Distrito.O reconhecimento da Organização Policial, veio na designação de “Patrono da Polícia Civil”, reconhecido por lei, e ainda pelo respeito e admiração de seus colegas e amigos de profissão e ideal.

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

EXPOSIÇÃO – Durante a Semana da Polícia Civil Gaúcha – queÊ ocorreU de 28 de novembro a três de dezembro – a comunidade pôde prestigiar uma exposição de fotos históricas. Ao todo, foram seis painéis, com temas relacionados à organização policial, dispostos no saguão do Palácio da Polícia, em Porto Alegre. As fotos – cerca de 20, antigas e modernas – fazem parte do acervo do Museu da Polícia e foram distribuídas por assunto: histórico da Polícia Civil, patrono Plínio Brasil Milano, Guarda Civil, participação feminina na organização,Ê Academia de Polícia (Acadepol), além de fardamentos antigos.

Duzentos policiais civis (lista na página ao lado) receberam a Medalha do Serviço Policial – Delegado Plínio Brasil Milano prateada e dourada, no ginásio de esportes do Grêmio Náutico União, com a presença de mais de 500 pessoas, em 3 de dezembro, data em que a Polícia Civil comemorou o 163º aniversário. Além do chefe de Polícia, delegado Acelino Marchisio, compareceram ao evento o vice-governador do Estado, Antônio Hohfeldt, o secretário da Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, e familiares do patrono da Polícia,

delegado Plínio Brasil Milano. Em seu discurso, Marchisio, que recebeu a medalha prateada por 20 anos de Polícia, ressaltou a importância de as instituições comemorarem a data de suas criações. “É neste momento de emoção que reafirmamos nossa opção pela Polícia”, afirmou o deleDelegado Marchisio condecora agentes presentes à solenidade gado. Já o vice-governador disse que a função de Polícia Judiciária vai além agraciados ficaram bastante emocionados. “Se do policial, chegando até a eu não viesse, ficaria arrependido, pois foi uma família dele. “Todos se envol- festa muito bonita”, revelou o inspetor de Polívem com a instituição, afinal, cia Belerindo Valeriano Orlando, um dos agracié o pai, a mãe, o filho, o mari- ados com a medalha prateada, que estava do, a esposa que está na li- acompanhado da mulher e dos dois filhos. Integrantes da Equipe Anti-Seqüestro e do Grupanha de frente”, frisou. A cerimônia contou com mento de Operações Especiais garantiram a a participação da banda do 3º segurança das autoridades que compareceram Batalhão de Polícia do Exér- à solenidade. Encerrada a cerimônia dezenas cito, que executou por três de policiais agraciados, acompanhados de familiares, tiraram fotos com o chefe de Polícia, Sub-Chefe de Polícia recebe medalha das mãos do secretário José Otávio Germano vezes o Parabéns a Você em ritmo de samba. Os policiais junto ao estandarte da organização.

Abertura das comemorações

Torneio de tiro

Competição mobilizou policiais civis

Ninjas da PC acompanharam ato de hasteamento das bandeiras com uniforme especial

O destaque da abertura da Semana da Polícia Civil, em comemoração aos 163 anos da corporação, o destaque ficou por conta da presença dos agentes da Equipe Anti-Seqüestro (EAS), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com o uniforme preto característico que inclui toucas ninjas. Eles foram cumprimentados até pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, que realizou ato ecumênico. A cerimônia iniciou por volta das 9h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Polícia Civil, que permaneceram no local até o encerramento das comemorações. O Grupamento de Operações Especiais (GOE) também esteve presente. ÊO chefe de Polícia Civil, delegado Acelino Felipe da Fonseca Marchisio, leu mensagem alusiva à data no Auditório Cícero do Amaral Viana, no primeiro andar do Palácio de Polícia.

Já o ato ecumênico contou ainda com representantes das igrejas Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Metodista e Presbiteriana do Brasil. ÊA presidente do Ugeirm-Sindicato, Adélia Porto, compareceu na abertura da Semana da Polícia Civil. Ela disse que o ideal seria comemorar a data com “um salário digno” e cobrou do governo o envio do projeto da nova matriz salarial da área da segurança pública para a Assembléia Legislativa. “Não vamos aceitar que seja concedido reajuste apenas para um segmento da categoria”, advertiu, alertando que a situação está cada vez mais insuportável para os servidores. “Se der correção para um, ela deve ser dada para todos”, afirmou. Os policiais civis reivindicam reajuste imediato com pelo menos a inflação, abertura de concurso público, melhores condições de trabalho e envio do projeto da matriz salarial.

A linha de tiro do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, do Exército, em Porto Alegre, foi o local escolhido para policiais civis participarem do torneio de tiro alusivo aos 163 anos da Polícia gaúcha, no dia 2 de dezembro. A organização ficou a cargo da Academia de Polícia Civil (Acadepol), e, segundo seu diretor-geral, delegado Ênio Gomes de Oliveira, o eventou serviu para o congraçamento daqueles profissionais que gostam e se interessam pelo tiro policial. Participaram da competição 38 agentes, divididos em categorias masculino e feminino e por armamento pistola .40 e revólver .38. A pista contou com alvo fixo, a 25 metros do atirador e as provas tiveram como árbitros Mauro Cauduro e Mário Romera Júnior, integrantes da Federação Gaúcha de Tiro. Modalidade revólver para homens: 1º lugar: Euclides Becker; 2º lugar: Mauro Fernando Andrade; 3º lugar: Luís Alberto Souza; 4º lugar Pedro Tolfo; 5º lugar: Eduardo Pizzato. Modalidade revólver para mulheres: 1º lugar: Teresinha Martini; 2º lugar: Eliana Casado; 3º lugar: Márcia Regina; 4º lugar: Maria José; 5º lugar: Roberta Barbedo. Modalidade pistola .40 para homens: 1º lugar: Pedro Tolfo, 2º lugar Mauro Fernando Andrade; 3º lugar Itamar Navarro; 4º lugar: Euclides Becker; 5º lugar: Eduardo Pizzato. Já no feminino:1º lugar: Roberta Barbedo; 2º lugar: Márcia Regina Endres; 3º lugar: Eliana Casado; 4º lugar: Maria José.

163 Anos de Glórias

CORREIO BRIGADIANO

2ª Quinzena de Dezembro 2004 – Pág 3

Servidores da Polícia Civil recebem medalhas por tempo de serviço Delegados (30 Anos)

Guido Welker; Hamilton Luiz B. da Silveira; Heitor de Mendonça

Pompermajer; Elaine Regina Machado Soares; Eliana Cardoso;

Ferreira Correia; Nei Rodrigues dos Santos; Neli de Almeida; Nelson

Uchoa Junior; Heitor Peukert Filhor; Hener Mansuetor; Hildo Vitor

Eliana Duarte Souza e Silva; Eliane Goncalves Schmith; Eliane Klier

Antonio de Moura; Nelson Burkard; Nelson Jandir Feula Filho; Nelson

do Monte; Ibsen Assumpção Machado Filho; Ilda Rosa da Silva; Irene

Bacalau; Ellen Doris Wolff Dick; Eloes Hermes Marchetti; Eloisa Dutra

L. de Souza Gonçalves; Neusa Maria Amaral F. Casagrande; Ney

de P. Anicet; Iris Terezinha Rodrigues Pontes; Ironi Beloto Medeiros;

Duarte; Eloy Francisco Felicio Carvalho; Elpidio Carlos Bock Junior;

Flavio dos Reis; Nildo Moises Nitsche; Nilo Marques Baldo; Nilo Sergio

Acelino Felipe Da F. Marchisio; Adalberto Abreu de Oliveira;

Itamar Martinelli; Ivo Ariel Martins Deckmann; Jair Marques Ravasa;

Elpidio Gazzola; Elton Roberto Cassanego Panta; Emilio Claudio

Pereira de Moura; Nilson Amaro Ribeiro; Nilson Gonçalves; Nilton

Adalberto Mattos Lima; Airton Araujo Machado; Alicildo Jose dos

João Bruno M. Trindade; João Fernando de Oliveira; João Luiz

Souza Nunes; Enilson Scozziero George; Enio Antonio Andreta; Enio

Marques Doyle; Nilton Ribeiro de Souza; Nilton Roberto Teixeira;

Passos ; Álvaro Jose Rolim Butteli; Alvaro Steigleder Chaves; Ar-

Gomes Braga; João Pedro da Costa; Jorge Luiz da Silva; Jorge Luiz

Calisto Missau; Enio da Silva Pereira; Enio Debom Samuel; Enzo

Nilton Zalta; Nilza Maria Vedana; Nirce Clementina Simon; Noimar

lindo Cirio da Cunha; Aurea Regina Hoeppel; Carlos Alberto Ponzi

Fraga Antunes; Jorge Ubirajara de Moura Correa; José Almir Moura;

Mario Aramburu Arbiza; Erica Koller; Erico Eifler Ciardullo; Etevaldo

Luiz Bastiani; Norton Valladao Panizzi; Octavio Pires Chagas; Orisau

Filho; Celso Santino Ferri; Cesar Wilson Oliveira Carrion; Clovis

José Antonio Pereira da Silva; José Carlos Amaro da Silveira; José

Dias Rodrigues; Euclides Becker; Felipe Gonzalez da Silva; Fernando

Luis Lelling; Orlando Romagna; Osvaldo Carlos de Menezes Corrêa;

Fernando Loureiro; Clovis Vaner Rodrigues de Souza; Ernesto Luiz

Claudio Barbosa da Rocha;José Francisco Ribeiro Castellan; José

Bernardes Selmo; Fernando de Padua E. S. Amaral; Fernando Luiz

Osvaldo Jesus Barão Oliveira; Oto Romeu Mundstock; Paolo Del

Clasen; Eron Marques de Lemos; Flavio dos Reis Pereira; Flavio

Idelmiro Rodrigues Ferreira; José Luis Alves de Carvalho; José Natal

Vieira Rodrigues; Fernando Scaglia Rojas; Fernando Vitorio

Gos; Paulo Alberto Gomes Cardoso; Paulo Cesar da Silva; Paulo

Henrique S. M. Junior; Francisco Lorenz Ribeiro Costa; Gerson Ave-

Zanini; José Osmar Ipe da Silva; José Paulo Valandro; José Roberto

Casagrande; Flavio Krause de Almeida Gomes; Flavio Mendes Totta;

Cesar da Silva Fleck; Paulo Clementel Maricato; Paulo Darci

lino Cavedine Fraga; Gilnei da Rosa Albuquerque; Heraldo Chaves

Lopes; Juacir de Araujo; Juarez Borges Delvaux; Juarez Rosa; Julio

Flavio Pinheiro de Abreu; Flavio Ricardo Cogo Bernardi; Flavio

Reckziegel; Paulo Fernando de Souza Moreira; Paulo Figueira

Guerreiro; Ignacio Luiz Allgayer Mendonça; Ivan Pompilio Dias; Je-

Cesar Cruz de Mello; Kirsia Silveira; Laura Elisa Buttelli Ramos; Lauro

Steinmetz Dewes; Francisco A. Freitas de Souza; Francisco de

Soares; Paulo Gilberto da S. Moreira; Paulo Jucenir Andrade; Paulo

ronimo José Pereira; João Batista Goulart de Souza; João Carlos

Gonçalves Castro; Lenir Camaran; Luis Antonio Albino de Abreu;

Medeiros Agostinho; Francisco Pedro Silva da Silva; Gelcir L.

Justino de Brum Gomes; Paulo Nagel Vargas; Paulo Ricardo Andriotti

da Luz Diogo; João Paulo Colome Barcellos; João Silveira Goulart;

Luis Fernando Borges Pedroso; Luis Viegas Lopes; Luiz Augusto

Sonego; Gerson Carpes Pastoris; Gerson Luis da Silva Noviski;

de Lima; Paulo Ricardo Berbigier; Paulo Ricardo da Silva Souza;

Jorge Luis Carvalho dos Anjos; Jorge Roberto de Mattos Melgar;

Dutra Pereira; Luiz Carlos Fraga de Souza; Luiz Carlos Silveira

Getulio Pereira Gomes; Gilberto Fernando Guarda; Gilberto Oliveira

Paulo R. Hoenig; Paulo Ricardo Madeira de Araujo; Paulo R. Santos

Jorge Simão Brustoloni Toscani; José Angelo Marcolin; Julci Seve-

Guterres; Luiz Eduardo Lopes Bicca; Luiz Fernando de Oliveira; Luiz

da Silva; Gilmar Valdomiro Ramos da Silva; Gilson Nunes Rosa;

e Silva; Paulo Ricardo Schultz Mattos; Paulo Roberto D. Guindani;

ro; Jussara Constança Simão; Lauro Antonio Costa dos Santos;

Inacio Schein; Luiz Jardel Lemos dos Santos; Luiz Laureano Pinto

Gilson Pinheiro Machado; Gilson Wives Azevedo; Giselda Soares

Paulo Roberto de Medeiros; Paulo R. Lamas; Paulo Roberto Lucas;

Leonidas Augusto Costa Reis; Lucia Regina Messias Salim; Luiz

Nunes; Luiz Otavio Nunes Ávila; Luiz Paulo de Souza Jacques; Marco

Castilhos; Glaci Lopes da Silva; Glacy T. Figueira; Glecy Terezinha

Paulo R. Nessi Vieira; Paulo Roberto Reis; Paulo Roberto Ribeiro da

Antonio Ost Frank; Marcia Andrade da Silva Petri; Marcos Rogerio

Cezar Bobsin; Marcondes Souza Chagas; Margareth Coutinho

Pozo; Guacira Coelho Nunes; Gualter Ricardo da Rosa; Guarajara

Silva; Paulo Rogerio da Silva; Paulo Rogerio S. de Figueiredo; Paulo

Ribeiro; Mauro Duarte de Vasconcellos; Nairo Frolio Pires ; Nilva

Rodrigues; Maria da Graça Araujo Fialho ; Maria da Graça Ruschel;

Kovalski Soares; Hamilton M. de Castro; Hamilton Milani Machado;

Sergio Lopes Mendonça; Paulo Tomaz Correa Grey; Paulo Victor

da Silveira Moraes; Odival de Souza Soares; Oscar Correa dos

Maria de Fátima Nunes Ferraz; Maria Elaine Coelho Lebkuchen;

Hamilton Silveira da Silveira; Hector Rodrigues Noguerol; Helvecio

Roland Neto; Pedro Dilmair Barbosa Alves; Pedro Luis Pereira Bastos;

Santos Junior; Paulo Videla Ruschel; Pedro Carlos Rodrigues; Ra-

Maria Erotildes Fernandes Espil; Maria Regina O. dos S. Martins;

Machado Filho; Henrique Paulo Vanin; Heraldo da Silva Valdez;

Pedro Manoel dos Santos Ferreira; Raul Irineu Dias de Menezes;

quel Vasconcellos Dornelles; Roberto Fernandes Barboza; Saul Ka-

Maria Rosangela Noble Portella; Marilucia da Silva Kulczynski; Mario

Homero José Duarte Filho; Hugo Cesar S. de Carvalho; Hugo R.

Reginaldo do N. Moreira; Regis Edgar Haack; Regis Serineu Duarte

zanowski; Suely de Fatima Rech; Vanise Helena de O. Danckwar-

Douglas Quintana Brisolara; Marisa da Graça Burigo; Mariza Justina

Basler Filho; Humberto Augusto P. Vizentini; Humberto de Oliveira

Kovalski; Remy Euclides de Sousa; Renato Barros dos Santos;

dt; Willian Cesar Oliveira Carrion; e Zelia Silva Lima

Risson; Marlene Oliveira Pereira; Mauro Luiz Scomazzon; Ricardo

Moraes; Iara Regina Teixeira Alves; Ilbeti Terezinha L. da Rosa; Ilca

Renato da Costa Ribeiro; Renato de Azambuja dos Santos; Reni

D. Marques; Roberto da Silva Gomes; Roberto das Neves Junior;

Teresinha Cerioli; Ilo Antonio da Silva Brietzke; Isamar José Oliveira

Jorge Dietze; Ricardo A. Hesse; Ricardo C. Sanguinetti; Ricardo Jose

Roberto de Lima Giglio; Roberto V. da Silva; Rodoaldo João Antonio

da Silva; Itamar Guterres Navarro; Ivan Souza da Cruz; Ivo Nunes;

Pompermajer; Ricardo Nunes de Freitas; Ricardo Sampaio França;

Carlosso; Rogelio Antonio Hermes; Rogerio Coelho Orviedo; Rogerio

Jacqueline de Mattos; Jadel Dias Rocha; Jaime Antonio Simoni; Jair

Roberto Bayard S. Filho; Roberto Caetano Sperb; Roberto Link Cidral;

da Silveira; Roni Antonio Campagna; Rosane Cristina Senandes;

Ferreira; Jairo Ferreira Correia; Jamis Rossel Conde da Silva; Jane

Roberto Nunes da Silva; Roberto Tailor de Carvalho; Rogerio

Afonso Tarcisio Rauber; Agnelo Miranda Bicca; Airton Taba-

Rosangela Alves da Silva; Rosani Bernadete Nunes; Rui Acacio

de Oliveira; Jane M. Speck de Mello; Janet Olbrisch; Jerico L. Correa;

Bohmgahren dos Santos; Rogerio da Silva; Rogerio Konrath; Rogerio

jara Schmitz; Ayres Luiz Ferreira da Silva; Beatriz Aparecida Buri-

Elizalde ; Rui Victor do Monte; Sadi Fernando Amaral França; Sandra

João Wovst; João Aloizo Cardoso Barreto; Joaão Alves dos Santos;

Fraga Pinto; Rogerio Francisco da Silva; Rogerio Luiz Zeni; Romel

go; Beatriz Conceição Goularte Sesti; Claudia Regina Cadore Pe-

Lucia de Souza Libano; Saulo Ernani Radin; Selma Beilich; Sergio

João Batista de V. Siqueira; João Carlos Gomes; João Carlos

Webber da Rocha; Ronaldo Cardozo Escobar; Ronaldo Delfino

reira; Claudio Seno Guarnieri; Deisi Janine Kalil; Elisabeth Gotts-

Carlos dos S. Ribeiro; Sergio Luiz G. de Barcellos; Sergio Paulo N.

Monticelli; João Lair dos Santos Castro; João Luiz Padilha Brasil;

Ramos; Ronaldo Luiz C. da Silva; Ronilton Ubiratan Vieira Osorio;

chald Chiodi; Enio Antunes; Enio Dartora; Erico Dias Maciel; Fer-

Pantoja; Sergio Pinto Kellermann; Sergio Renato da Silveira; Silvio

João Luiz Santos de Souza; João Manoel Machado Soares; João

Rosangela C. Barcellos Rocha; Rosangela Mariante Botelho;

nando Roehe; Francisco Carlos Fabra; Galba Onix de Medina Por-

Luiz Lemos; Silvio Rubin; Stanislau Terra de Freitas; Suzana Daudt

Ricardo Lemos Macedo; Joel Antonio Pasquetti; Joel de Oliveira

Rosemari Fin Carboni; Rosemarie C. de M. Santanna; Rosie

to; Gilberto Costa de Oliveira; Gilselaine Farias da Silva; Heraldo

Vanni; Terezinha Dinorá Aires de Lima; Ubirajara Aymore F. Carvalho;

Santos; Jones V. Streck; Jonorio Pinheiro Menezes; Jorge Alberto

Aparecida Costa dos Santos; Rubens M. dos Passos Siqueira;

T. Costa Niederauer; Jane Raquel B. Schenini Mesquita; Jorge Al-

Valdecir Soares da Rosa; Vanderlei Hermes; Vandina Vasconcellos

Rhodes da Mota; Jorge Antonio de Andrade Cabral; Jorge de Melo

Rudinei S. Louro; Ruy Antonio Simões Nogueira; Sadi Arlindo

berto Wolkmer; Jorge Alves Ferreira; Jorge Luiz da Silva Mahfuz;

Costa; Vera Beatriz Silveira Messias; Vilson Machado Santos; Vitor

Larrosa; Jorge Luis Camargo de Lima; Jorge L. Leal; Jorge Luis

Fontoura Gonçalves; Saionara Caetano dos Santos; Santiago

José Adenal Trindade Vargas; José Antonio Regianini; José Edler

Hugo Cananea; Wagner Antonini; Walmor Machado Mariante;

Vasques da Silva; Jorge Luiz Dias; Jorge Luiz Rocha Soares; Jorge

Gonçalves Salva; Santos Roney Neves Machado; Selmar da Silva

Biscaino Pahin; José Fernando dos Reis Pereira; José Gregolin

Washington Luiz dos S. da Silva; Wilson José de Souza; Zeferino

Meireles; Jorge Miguel Teixeira; Jorge Omar Marques de Freitas;

Gomes; Sergio dos Santos Fagundes Filho; Sergio Gomes Soares;

Neto; José Nei Barbosa dos Santos; Jurandir Lima Keppler; Juran-

Nicolau Botelho Grecco; e Zeni M. Camargo

Jorge Reis de Espindula; Jorge Tadeu Chaves Duarte; Jorge

Sergio Luis Zolim da Silva; Sergio Luiz Borges; Sergio Luiz de Vargas;

Ubirajara da Silva; Jorge Visentini; José Alberto Cardoso Reinaldo;

Sergio Moacir Simões; Sergio Pinto de Souza; Sergio Renan Nunes

Abel dos Santos Mota; Adalberto Ferreira; Adão Glenio dos

José Aloisio Simão Griebler; José Amilcar Azambuja Cavalheiro;

Brum; Sergio R. V. da Cunha; Sergio Rodrigues; Sergio S. Dias;

Santos; Adelia Rosaura Porto; Adelino Calgaroto; Ademar Alves de

José Augusto Ferreira da Silva; José Carlos Lucero D’Ávila; José

Severino Eloi Bastos; Sidney dos Santos Maia; Silvia Wudarcki; Silvio

Quadros; Ademir Lemes dos Santos; Adi Cardoso da Silva; Airton

Carlos Silveira Tarouco; José Carlos Souza Fraga; José Luiz Chagas

de Farias Raupp; Silvio Luis Lenhard; Silvio Luiz da Silva Fraga;

Gampe Storck; Alberto Jurado da Rocha; Alberto Ribamar L. Coelho;

Portela; José Mauro Galante Oliveira; José Milton de Oliveira; Juçara

Silvio S. da Silva; Sinibaldo Reboa Cheis; Sirley de Souza Fernandes;

Aldino Ortigara; Alexandre Abelardo S. Pereira; Alexandre Mensch;

Martins; Julio Cesar Dambros; Julio Cesar Maciel dos Santos; Julio

Tanea Aguiar de Carvalho; Tania Maria Cesar de Castro; Tania Maria

Alexandre Neves Braga; Allan Denis Rocha de Mendonça; Altino

Cesar Rist Mostardeiro; Julio Cesar Silva Pinto; Julio Cezar

Dadall; Tereza Maria Valcanover; Ubirajara de Oliveira Pinto; Valdir

Augusto da Silva Telles; Alvaro Vargas da Silva; Amilton de L. Severo;

Longaray; Julio Christoff; Jurema Machado de Oliveira; Laurete T.

da Silva Rocha; Valeria de Araujo Rocha; Valmir Acosta Mendes;

Ana Aparecida Q. de Paula Guedes; Ana Beatriz Oliveira Scherer;

W. Muller; Leandro Laquini dos Santos; Leandro Saraiva Gomes;

Valmir Thumns; Valter Pereira da Silva; Vanderlei Leal dos Santos;

Ana Lucia Alves de Carvalho; Ana Radanovitsck; Ana Maria Martins

Lenice Escobar Lopes; Leodoro Vitor Julião; Leonor Padilha

Vanderlei Machado; Varlei da Conceição Guterres; Vasco Magno

dos Santos; Analdina Inez da Costa Nunes; Anderson S. Mugica;

Rodrigues; Leopoldo Cesar L. Louzada; Loecyr Ubirajara Diogo

Ribeiro; Vera Lucia Pipper; Vera Luiza Petersen Pradella; Vera R.

Acacia Eloisa da Silva Kober; Adair Beck Menger; Adenir

Angela Magali Azevedo Marinsaldi; Angela Maria dos Santos;

Moraes; Loreny L. Piccinini dos Santos; Lucia Maria Haygertt

Silva Larruscaim; Virginia Maria de Oliveira Lemos; Vitor A. da Costa;

Lazzarotto Oliveira; Airton do Rosario Rosa; Alceu de Souza Rufino;

Angelina de Paula Costa; Anilto dos Santos Pereira; Antonio Adair

Mallmann; Lucimar Pereira Jaquet; Lucio Felipe Machado de

Viviane Borowski Rodenbusch; Volmar Pinheiro de Oliveira; Volnei

Alex Francisco Pezarola Lopes; Alexander C. Alves de Oliveira;

Pereira Abadie; Antonio Alberto Fonseca Griguc; Antonio Carlos da

Azevedo; Luis Alberto Moraes da Silva; Luis Carlos Moreira; Luis

Arnildo Braga de Lima; Volnei Barcelos; Walmir Reis da Silva; Walter

Alexandre Neibert Simanke; Alfredo Luiz Wendelstein; Anselmo

C. Dienstmann; Antonio Carlos Gomes da Silva; Antonio Carlos M.

Felipe dos Passos; Luis Felipe Simões; Luis Fernandes Bernardes;

Guizzardi; Walter Marino G. de Oliveira; Wanderley dos S. Oliveira;

Tomiello Neto; Antonio Carlos dos Santos; Antonio Schaefer;

Gonçalves; Antonio Carlos Vargas Fermino; Antonio Francisco de

Luis Sergio Ferreira da Cruz; Luiz Ademir Rodrigues; Luiz Antonio

Wilson Brasil Junior; Wilson Carlos Barbosa Gularte; Wilson C.

Antonio Vasconcelos Alves; Ariovaldo Jeronimo R. dos Passos; Arno

C. Filho; Antonio Jose Galuschka; Antonio Paulo Padilha; Antonio

Bitencourt; Luiz Artur Garcia; Luiz Aurélio Luz Alves; Luiz Carlos

Barcellos; Wilson W. da Silveira Soares; Zelia de A. Carvalho

Raugust; Aurelio Augusto Aragon; Beatriz Dandreau Rodrigues;

Renato Nunes Ferreira; Ari Leiria Cardoso; Arnaldo Rogerio F. da

Neves Estigarribia; Luiz Carlos Pinto Corino; Luiz Carlos Santos

Camargo; e Zenir dos S. Figueiredo

Berenice Conceição S. dos Santos; Bodo Norberto Marschner; Breno

Silva; Artemis Lima Traub; Atila Nunes de Miranda Neto; Aurea Maria

Oliveira; Luiz Carlos Schitz de Souza; Luiz Carlos Sipriano Machado;

Investigadores (20 Anos)

Martin Trindade Vaz; Carlos Airton Pereira Storniolo ; Carlos Alberto

Braga de Aguiar; Belerindo Valeriano Orlando; Ben Hur Cabral

Luiz Carlos Vogel; Luiz F. de Mattos; Luiz Fernando Correa; Luiz

Fracaro; Carlos Alberto Ziger Garcia; Carlos Augusto Silveira Pinto;

Pinheiro; Brasil Batista Machado Rodrigues; Carlos A. Michalowski

Fernando Cunegatto; Luiz Fernando Leonini Machado; Luiz Fileto

Carlos Roberto da Silva; Celso Aloisio Grun; Cesar A. Souto da

Ribeiro; Carlos Alberto da Silva; Carlos Alberto Oliveira da Silva;

Scholz Rodrigues; Luiz Francisco Lima Tassinari; Luiz Henrique

Silveira; Cesar Augusto Ruff; Cesar Lima da Silva; Cezar Ernani

Carlos Augusto Gomes Nunes; Carlos Croaci Pereira dos Santos;

Aguzzi Lamadril; Luiz Henrique da Silva; Luiz Henrique dos Santos

Rosa de Moura; Ciro Figueiredo de Afonso; Clara Regina da Costa;

Carlos Frederico Paz Botelho; Carlos Gabriel da Rocha; Carlos

Arruda; Luiz Henrique Souza dos Santos; Luiz Roberto Maiato

Claudio Przibilski Dias; Claudio Roberto Lied; Cloister Castro Schultz

Gilberto Lange; Carlos José dos Santos Ramos; Carlos Roberto

Caminha; Magda Cougo Barres Pinheiro; Magda Terezinha C.

Junior; Clovis R. Espindola da Silva; Dayse Maria Bandeira da

Padilha Sousa; Carmem Carvalho; Carmen Lucia dos Santos;

Criscuoli; Manoel Isaias Coelho Vasques; Manolo Aires Madail;

Silveira; Deloni Jose Possebon; Dempsey Cardoso; Denyzard

Carmen Lucia Rodrigues Florence; Celso Roberto Silva; Celzo

Marcelo Correa Ferreira; Marco A. Almeida Correa; Marco Antonio

Marques Diniz; Dilza Duarte Lima; Diniz Brezolim; Ederson José F.

Mazzoni; Cesar Alfredo Wundervald; Cesar Amilton de Mello Lima;

Machado Soto; Marco Antonio Marques; Marcos Paiva Vidal; Marcos

da Fontoura; Edison L. Nascimento dos Santos; Edite Teresinha

Cesar de Oliveira Rodrigues; Cesar Santanna de Lima; Claimar de

Sidnei Bahi Soriano; Marcos Silveira de Araujo; Margareth Maria

Fialho Maragno; Edson Pasa Barroso; Elenir Konrath Pires de

Zotti; Claiton de Souza Santos; Claudio dos Santos Cortes; Claudio

dos S. Ribeiro; Maria Alice de O. Castro; Maria Cenir M. Feijó; Maria

Oliveira; Eliana dos Santos Casado; Eliane Beatriz de Almeida; Elton

F. da Rosa Machado; Claudio Gomes Medeiros; Claudio M. de

Clair Ribeiro; Maria Cristina Capra Pastro; Maria Cristina de Borba;

Flores Nunes; Elton Luis dos Santos; Emuri Duval Gonçalves; Enes

Andrades Silva; Claudio Rogerio Grala; Clayton Alves; Cleber

Maria Cristina Funck Horlle; Maria da Graça Soares de Vargas; Maria

Saldanha Luciano; Enio Elemar dos Santos; Erli Jose Fagundes;

Dornelles Soares; Cleber Remi Bueno Mazui; Clenir Rodrigues

das Graças Duarte da Costa; Maria Denise da Silva Sacco; Maria

Ermedo Fussieger; Errone Rudolfo Roos; Estanislau Ilde Da Cunha

Munhoz; Clovis de Oliveira; Danilo Laux Camargo; Dario Luis F. Leão;

Francisca Busanello; Maria H. Rodrigues; Maria Ines Pompermayer;

Robalo; Eva Fagundes Silva Lourençone; Everton Henrique M.

Dejanira Oliveira Monti; Delamar de Oliveira Filho; Delma Teresinha

Maria Leonor Velasque; Maria Rosangela de Campos Vaz; Mario

Rodrigues; Ezoel P. da S. Rodrigues; Fabiola S. Machado; Fernando

Polano Santana; Deroci Ferreira Pinto; Dilma da Silva Lux; Dilson

Augusto Freitas Viegas; Mario R. Raddatz; Marisa Santos da Cunha;

Silveira Porto; Francisco Vanderley R. Nogueira; Gabriel Romero

da Silva Prestes; Dilson Luiz dos Santos Quintana; Diogenes Rocha

Marta Franco Dutra; Mathuzalen A. de Oliveira Filho; Mauro Gilberto

Carvalho de Lima; Gilberto de Nadal; Gilberto Gonçalves Silveira;

Venturini; Dione Teresinha Silva Barbosa; Dirce Maiene Costa da

de Morais Fortes; Mauro Luiz de Farias; Miguel Abott D’Ávila; Miguel

Gilberto Vieira Vera; Gilmar Gai; Gilnei Jorge Santos da Fontoura;

Costa; Dumara Antonia da Silva; Edilberto Antonio A. Padilha; Edir

Otavio Santos de Souza; Milton Devanir da Silva Barbosa; Milton

Gisele de Souza Mello; Gislaine M. Bertotto; Gladir Beatriz Ludwig;

José Pinto Barbosa; Edmar da Silva Esparrago; Eduardo Jose

dos S. Fialho; Milton L. Correa; Mirian Teresinha da S. Tavares; Nei

Abilio Otaviano Machado Pereira; Adair Carneiro Trindade; Adão Nogueira Meirelles; Ademir Dias de Souza; Ademir P. Ilha ; Adilson F. S. da Conceição; Aimore Belo Munhoz; Airton Caminha de Azevedo; Alan Darli Clave Gomes; Alberto Dorneles da Silva; Alberto Sidnei Moura Pinto; Alexandre B. de Andrade; Alexandre Vargas de Almeida; Alexandre Verran Costa Leite; Amaury Rodrigues Dubal; Anibal José Custódio da Rosa; Antonio Augusto de Medeiros; Antonio B. Rodrigues; Antonio Carlos Benitez Silva; Antonio Carlos G. da Rosa; Antonio Carlos Machado; Antonio Carlos O. Machado; Antonio Carlos Paz; Antonio Carlos Ribeiro; Antonio C. S. da Rosa; Antonio Fernando Cichowski; Antonio S. F. da Silva; Arnaldo da Rosa Borba; Athos Jose Ramos Sequeira; Ayrton Luiz Fialho Kampff; Beatriz C. Leite; Bruno Barth; Carlos A. da S. Venerozo; Carlos Alberto Camara; Carlos Alberto da Silva Nunes; Carlos Alberto R. Graff; Carlos Alberto Silveira; Carlos Alberto T. de Souza; Carlos Antonio da S. Haesbaert; Carlos Augusto da Silva; Carlos Augusto Mennet Marchiori; Carlos Augusto Vanti; Carlos Eduardo Rivero Pereira; Carlos Esteves; Carlos Ezael Alfaro Carvalho; Carlos Henrique da Silva Simões; Carlos Ricardo Padilha; Carlos Roberto da Costa Duro; Carlos Roberto G. de Oliveira; Carlos Tadeu da F. Lopes; Carmem Helena Negreiros Lagranha; Cecilia Silva Ferreira; Cegineia Tura Markus; Celso Fernando França Filho; Cesar Augusto Cordeiro Noronha; Charles Ben Hur Franco de Lima; Charles Pereira

Aristóteles Jorge Bridi; João Antonio Leote; Paulo Costa Prado; e Valter José Maitelli

Delegados (20 Anos)

Comissários (30 Anos) Jardel da Silva Nunes

Comissários (20 Anos)

dir Quartieri da Silva; Lorenzo Rebuelta Neves; Luiz Carlos Herrera; Luiz Gonzaga V. Abs da Cruz; Luiz Gustavo de Oliveira Mallet; Luiz Valter de Andrades; Marco Aurelio da Silveira; Maria José Eringer Refosco; Mauro Alves da Silva; Miguel Angelo de M. Fumagalli; Nereu Manfio; Nestor Desingrini Malaggi; Nilson Aneli; Olavio Schnorr; Paulo Ricardo O. de Oliveira; Paulo Ricardo Vinas; Renato Schneider de Moraes; Rene Blanco da Rosa; Romario Bertão de Souza; Rudimar R. Souza; Tania Maria Silveira da Fonseca; Telvino A. Monti; Ubirassu Cernicchiaro Souto; Waldenyr Simões Dias; e Waldir C. Machado

Escrivães (20 Anos)

Inspetores (20 Anos)

Gonçalves; Cícero Ramão Nascimento Coronas; Cildo dos Santos; Cintia Maria Castro Preuss; Claudio Jose de Castro Ramos; Claudio Moacir Saraiva Santos; Claudio Nunes; Claudio Renato Neto Maciel; Cleusa Chaves Mariante; Cleusa Maria da Costa; Clovis Nei Gomes Xavier; Clovis Oliveira Venâncio Freitas; Cosme Ferreira Moreira; Deborah P. Xavier; Delmar Heibutcke; Dilmar Pereira de Oliveira; Douglas Aguirre Coelho; Edison Luiz Santos Teixeira; Edison Vladimir Ferreira; Edson Norberto Engel; Eliane Camargo Lima; Elisabete Silva Firmo; Elizabeth Ester R. Garcia; Enio O. da Silva Gonçalves; Eraldo Souza Nunes; Erli Mattos Gonçalves; Ernani Fraga Flores; Ernani R. de V. Siqueira; Ester Souza Tombesi; Evaldo Pichler; Fabio Walter Ferreira Caminha; Fatima Marytza Dewes da Silva; Felipe Katter; Fernando Albernaz Garcia; Fernando Rogerio Castro; Flavio Henrique de Deus Botão; Flavio Rogerio de Souza Pereira; Flavio Rudinei da Cunha Costa; Francisco Carlos Nunes Bender; Francisco Weinar da S. Remboski; Gelson Nei B. Ramos; Geovani da Silva Trindade; Gerson da Silva Valdez; Gerson Luis da Silva Santos; Getulio Braz Tusi Perazolo; Gilberto Brasil Filho; Gilberto Luiz Cereja da Silva; Gilberto Ribeiro da Cunha; Gilma da Silva Vilarinho; Gilnei Ubirajara Souza da Silva; Gladis Regina Garcia Viacava; Gretel Emilia Vagtinski; Grover Cleveland Ferreira Guerra; Gustavo Verran Costa Leite; Helison Czolpinski; Hellenton Romar Vargas Paiva; Henrique Jose Chalupka; Herni Matsdolfo; Heron Artur D. Vasconcelos; Hilton Jose Ferreira Pacheco; Iara Regina Linck Magalhaes; Imbere Machado Lopes; Isaac Delivan Lopes Ortiz; Ivan Marques Camargo; Jair do Amaral Eleutherio; Jairo Flores de Medeiros; Jairo L. da Rosa; Janair Maria Weingaertner; Jefferson Ferreira; Jesus Marcelino Rubim; João Alberi M. Mafalda; João Alberto Souza de Souza; João Batista F. Selau; João Batista M. Pereira; João Carlos de P. Pereira; João Claudio S. do Nascimento; João Derli C. dos Santos; João Francisco B. Gonçalves; João Itacir Pires e Pires; João Juarez da Silva Nunes; João Luis Ávila Braga; João Luiz C. de Castro; Joel Cremer Soares; Johnny Duarte Fagundes; Joir G. Pereira; Jones Fernandes; Jorge E. Machado; Jorge E. S. de Souza; Jorge Fernando Weingaertner; Jorge L. Assis Rodrigues; Jorge L. L. da Rosa; Jorge Luis Silva dos Santos; Jorge Luiz Batista Urdangarim; Jorge Luiz Bizello Antunes; Jorge Luiz Fernandes dos Reis; Jorge Luiz Leal Nunes; Jorge L. M. Nunes; Jorge L. Schmidt ; Jorge O. A. Trindade; Jorge Ubirajara F. Ritter; José Alci M. Franco; José Carlos M. dos Santos; José Carlos M. Fernandes; José C. Torino; José Edi da C. Santos; José Fernando L. Rodrigues; José Lesipe A. Leal; José Luis P. da Silva; José Mauro Quiles; José P. da Silva; José S. B. Campos; Jose T. Pinto Emílio; José Vieira; Josiane Regina G. Silva; Joyne Horacio dos S. Cidade; Juarez Archimedes A. Jardim; Juliano Rangel Lima; Julio B. Appel; Julio C. de Fabra Junior; Julio Cesar M. Constanza; Julio Cezar Schenini; Julio Sergio C. Malta; Laurentino R. da Cruz; Lauro B. Flores; Lauro G. Carvalho Filho; Liane Mª de P. Ribeiro; Linda Katia S. da Silva; Lucio R. L. de Lima; Luis Antonio E. Almeida; Luis C. da S. Alves; Luis Carlos M. Marculino; Luis Fernando Pilla Dias; Luis Fernando S. de Souza; Luis Henrique R. da Silva; Luis T. Besminoff dos Santos; Luiz Carlos Feijó Corrêa; Luiz Carlos S. Machado; Luiz Carlos S. da Cruz; Luiz Claudio da R. Lemos; Luiz Fernando Andrade da Silva; Luiz Fernando Ibias Ferreira; Luiz Fernando Maciel Luz; Luiz Fernando Vieira de Almeida; Luiz Henrique Bilher; Luiz Mario Machado; Luiz Osmar dos Santos; Luiz Roberto Maia Muller; Luiz Silva Matias; Manoel Fernando Cardoso da Rocha; Manoel Vargas Palmeira; Marcelo Mena Irigoyen; Marco Antonio Cunha Gomes; Marco Antonio de Barba; Marco Antonio Rodrigues da Silva; Marco Antonio Souza Fagundes; Marco Aurelio Almeida Correa; Marco Aurelio dos S. Lourenço; Marco Aurelio Souza Fagundes; Marcos Cezar Ferreira Caminha; Marcos Fernandes dos P. Lopes; Marcos Nunes de Carvalho; Marcos Ramos Pinto; Marcos Ricardo de Oliveira; Marcos Vinicius Souza de Souza; Mari Rosane Ayres Rodrigues; Maria Augusta Vieira Rodrigues; Mario Benir Zimermann; Mario Fialho dos Santos; Marisa de Oliveira Barbosa; Marlene Peixoto Nunes; Marlene Torres Alves; Mauricio Alberto Bonatto; Mauro da Rosa Severo; Mauro Fernando Andrade; Mauro Fernando da C. Vidal; Mauro Frey de Leiros; Nilton Cesar Franco Siqueira; Olavo Jose Deon; Osmar Pereira Filho; Osvaldo Locatelli Barbiani; Osvaldo Raimundo G. Padilha; Paulo Dutra do Nascimento; Paulo Gustavo da Silva Kuchle; Paulo Jesus Tejada Fagundes; Paulo Jonny Luz; Paulo Ricardo Caetano; Paulo Roberto Batista Maciel; Paulo Roberto de Freitas; Paulo Roberto Pacheco; Paulo Roberto Prates; Paulo Roberto Rodrigues; Paulo Roberto Silva Marcolino; Paulo Roberto Silva Vaccaro; Paulo Roberto Swiatovy; Paulo Roberto TormesIi; Paulo Roberto Ullmann; Paulo Vicente da Silva Jacques; Paulo Vitor de Oliveira Paixão; Pedro Darcilo Reckziegel; Pedro Mattos Alem L. Ramos; Raquel Soares; Renan Martins Cezar; Renato Rosa de Mattos; Ricardo Barcelos Lopes; Ricardo Correa da Silva; Roberto de Souza Remião; Rogério Inacio Rodrigues; Rosana Caetano Duarte; Rozaura Bastarrica Ayres; Rubilar Pinto Cardoso; Rudinei Reinaldo Souza; Ruy Roballo; Saul Fernando Martini da Cunha; Sergio Augusto F. Albuquerque; Sergio Renato Kolhausch Drumm; Sergio Renê Araujo Oliveira; Sergio Roberto Dias Lougue; Silvio Jair de Oliveira; Tamir da Costa Gutierri; Valdir Antonio Alves; Valdir Bastos Coimbra; Valmir Godinho Daitx; Vera Lucia Machado; Vilnei Alves; Vitor Hugo dos Santos; Vlademir Cassal Cunha; Waldemar D. Prusokowski; Wasington Leo Soares Ferreira; Wilardino Carvalho; Wladimir L. Saul; Wolfram Guenther W. Dick; Yaro M. Chaves Filho; e Yascara F. Medeiros.


CORREIO BRIGADIANO

Pág 4– 2ª Quinzena de Dezembro 2004

163 Anos de Glórias

Rústica de Prevenção às Drogas abre Semana da Polícia Civil O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Servipol), em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Fundergs e com o Banrisul, promoveu no dia 28 de novembro a 6ª edição da rústica, minirústica e caminhada aberta de prevenção ao uso indevido de drogas, com o tema “Corra das Drogas – Siga o Caminho da Vida”. O dia ensolarado estimulou policiais civis e militares, crianças e adultos oriundos de vários estados brasileiros a percorrerem os 10 quilômetros da prova, cujo objetivo principal era conscientizar sobre a importância que se deve dar à prevenção ao uso indevido das drogas.

Detran-RS apoiou o evento da Polícia Civil

Entre as autoridades presentes estavam o chefe de Polícia, delegado Acelino Felipe Marchisio, a diretora-geral da Secretaria da Justiça e da Segurança, Ana Maria Pellini, o diretor da Divisão de Comunicação Social, delegado Paulo Costa Prado, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Paulo César Caldas Jardim, e o diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, delegado Paulo Rogerio Lermetz Grillo. A programação marcou a abertura das comemorações alusivas ao 163º aniversário da Polícia Civil. Houve uma homenagem especial à chefia da organização e à família do patrono da Polícia Civil, Plinio Brasil Milano. Os personagens do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente – Minnie, Mickey e Puft –, os motocilcistas Bull Dogs e os batedores da Polícia do Exército, foram as sensações da festa que reuniu cerca de três mil pessoas. A arbitragem oficial da prova foi realizada pelos acadêmicos da Faculdade de Educação Física da Ulbra-Canoas, que mais uma vez demonstraram eficiência e profissionalismo. O Sesc e o Detran-RS foram os responsáveis pela

Resultados Rústica Adulto 10 Km ÊMasculino Ê1º Jocemar Nario SoaresÊ (Ulbra/Brasil Telecom) 2º Tauru Susin BonorinosÊ (Ulbra/Brasil Telecom) 3º Adelar Scheler (Ulbra/Brasil Telecom)

Ano XI - Nº 155

Feminino Famílias participaram da minirústica e da caminhada

recreação e lazer no evento. Camas elástica, oficinas de pintura e diversos brinquedos foram colocados à disposição da garotada. Cerca de 480 medalhas com a estrela da Polícia Civil foram distribuídas. Todas as crianças e participantes da caminhada receberam as distinções. Os primeiros colocados receberam bicicletas, ventiladores e prêmios doados pela Associação dos Delegados de Polícia, União Gaúcha dos Policiais Civil e Ugeirm-Sindicato.

Vencedores

ÊPoliciais Civis ÊMasculino Ê1º Everaldo Jorge Bacini (Rio Grande) 2ºÊ Cláudio Rogério Maidana (Passo Fundo) 3º Eureuval Mota Lucas (Porto Alegre)

ÊFeminino Ê1ª Ana Cristina (Delegacia da Mulher) 2º Elvira Paim (Cogepol) 3º Naida (1ª DP de Porto Alegre)

Tonico Alvares/CMPA

Três mulheres policiais civis sobem ao podium na categoria Prata da Casa

Brigadiana vence a prova na categoria Geral Feminino

Atletas da Ulbras/Brasil Telecom vencem na categoria Geral Masculino

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, em 25 de novembro, no período do Grande Expediente, homenagem à Polícia Civil, por proposta do vereador Pedro Américo Leal (PP). Chefe de Polícia em 1967 e 1968, Leal disse que sua passagem pela corporação o marcou por toda a vida. Observou que foi ele quem criou o Grupamento de Homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Américo Leal (PP) Operações Especiais (GOE), considerado grupo de elite da instituição. "A tivo tem um significado especial, "pois representa Polícia é minha oitava filha." Acrescentou que, o reconhecimento dos segmentos sociais sobre mesmo com salários defasados, armamentos o trabalho que a instituição promove no municíultrapassados, viaturas estouradas e DPs ina- pio". Lamentou, no entanto, que apesar de a dequadas, os policiais mantêm a rotina de pro- Constituição de 1988 ter estabelecido uma políteger a sociedade. "Apesar dos efetivos parcos, cia de primeiro mundo, estarreçam as condições a Polícia gaúcha executa muito bem suas fun- de polícia de terceiro mundo. "Enquanto for visções, principalmente se for comparada com as ta como instituição de Estado, e não de goverde São Paulo e Rio de Janeiro." no, sempre teremos uma polícia ‘à meia-boca’, Para o chefe de Polícia, delegado Acelino sem condições para dar a resposta na sua misFonseca Marchisio, a homenagem do Legisla- são institucional", alertou. Também falaram em homenagem à PC PC:

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

Operadores da Segurança Pública - Irmãos de Ofício

2ª Quinzena/Dezembro 2004

Polícia Civil festeja mais um aniversário

Ê1º Sd Terezinha AlfredoÊ (Brigada Militar) 2º Paula Brunett (Ulbra/Brasil Telecom) 3º Lisiane Duarte Souza (Aracruz/Guaíba)

Câmara Municipal da Capital homenageia 163º aniversário

Primeiros colocados da Polícia Civil fizeram a festa com as autoridades

APESP

Claudio Sebenelo (PSDB) disse que maior homenagem que se pode fazer à Polícia é dizer que "a corporação é o continente de todas as culpas sociais". Salientou, porém, que não se pode largar nas costas dela a responsabilidade pelos atos da sociedade. Para ele, o trabalho da Polícia será facilitado quando o atendimento às crianças for mais eficiente. Professor Garcia (PSB) (PSB), filho de policial civil, disse que na época de seu pai havia um status em pertencer à corporação. Para ele, é fundamental que a imagem do policial seja recuperada. Reforçou que a maneira mais eficaz de elevar a dignidade dos policiais é melhorar as condições de trabalho. Elói Guimarães (PTB) também defendeu maior valorização da Polícia Civil. "É preciso uma política salarial à altura da importância da instituição para a população". Para ele, toda vez que se enfraquece a Polícia, dá-se asas à delinqüência. "A sociedade tem dívida com a corporação”.

JCB 155 AnivPC  

Caderno comemorativo ao aniversário da Polícia Civil, do Estado do Rio Grande do Sul.