Iceberg

Page 8

Thanksgiving Day no Agrupamento

Organização Agrupamento FinisEsc

Complexo Escolar 3060-183 Cantanhede

Escola EB 2,3 Carlos de Oliveira Rua Prof. Ester dos Prazeres Barbosa 3060-318 Febres Tel. 231461870 Email: agrupamentofebres@sapo.pt Blogue do jornal: http://icebergfinisterra.blogspot.pt/

Redação: Licínia Torres, Maria Isabel Aires e Manuel Eliseu

No dia 20 de novembro, foi festejado o “ Thanksgiving “, nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, do nosso agrupamento, sendo dinamizado pelos docentes de língua inglesa que têm como objetivo, entre outros, informar os alunos sobre os vários aspetos da cultura inglesa e americana. Com a informação obtida nas aulas, os alunos fizeram trabalhos que estiveram expostos nos átrios das escolas e foi proporcionado um almoço diferente aos alunos do 2º e 3º ciclo, com perú assado e uma sobremesa de abóbora, uma tentativa de recriação da tradicional ementa americana. (Vê a explicação da festa na página 6 )

Alice Vieira incentivada pelos filhos a escrever

Alice Vieira é uma escritora de literatura infanto-juvenil, muito popular em Portugal. Escreveu vários livros como: “Chocolate à Chuva”, “Trisavó de pistola à cinta e outas histórias”, entre outros. Como nasceu o gosto pela escrita? Nunca pensei em ser escritora, o que queria ser era jornalista, mas os meus filhos incentivaram-me. Aprecia mais livros de prosa ou de poesia? Tanto faz, mas a minha “oficina” é livros de prosa. Na poesia sou muito rígida comigo própria. Qual foi o livro que mais lhe deu gosto escrever? Tenho de gostar daquilo que estou a

escrever, porque senão está algo mal. Não tenho nenhum preferido. Nós só gostamos daquilo que estamos a escrever. Acho que estou mais ligada ao livro “Rosa, minha irmã Rosa”, porque foi o primeiro que escrevi.

“Rosa, minha irmã Rosa”, foi o mais vendido, porque já tem 33 anos de existência. Mas o livro “Olhos de Ana Marta” também foi um dos mais vendidos, porque foi traduzido para várias línguas, em vários países.

Gosta de contatar com crianças pequenas?

Qual foi a última obra que escreveu?

Sim, porque são bastante simpáticas. Gosta mais de literatura ou jornalismo? A minha paixão sempre foi o jornalismo. A literatura foi algo que nasceu de um momento para o outro. Com que idade é que começou a trabalhar na área do jornalismo? Comecei muito cedo, tinha apenas 18 anos. Eu sempre sonhei em ser jornalista, tinha que arranjar maneira de sair de casa o mais depressa possível. Foi por isso que quis e sou jornalista. Em que programas de televisão já esteve? Já trabalhei em muitos programas de televisão. Qual foi o livro que mais sucesso teve?

Neste momento estou a escrever um romance para adultos, que estará pronto para o fim do mês. Como consegue a inspiração para escrever? Todas as minhas histórias são baseadas em factos reais, só mudo o nome das personagens. Mas há um que nunca modifiquei foi Joana Ofélia, era um nome de uma das velhas lá da minha terra. Os meus filhos diziam-me que não passava muito tempo em casa por causa do jornalismo, por isso comecei a escrever, mas nunca desisti do jornalismo. Atualmente tenho as duas profissões. Obrigado e adorei conhecê-la. Espero que nos voltemos a ver. Tatiana Ferreira 6.º B (foto da Agência Lusa)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.