Revista Espaço Cidadão # 08

Page 25

Os ices não apenas introduzem os jovens no consumo de álcool como os ajudam a ingerir doses cada vez maiores. Como são considerados menos ofensivos, os pais pensam que seus filhos estão protegidos. De fato, esta ideia é totalmente falsa. Os ices como a cerveja são exatamente a porta para a dependência alcoólica. Como a família pode prevenir a dependência alcoólica? Não basta proibir. É insuficiente ensinar. Longas palestras tem efeito contrário. Cobrar e perguntar quanto bebeu incita à mentira. Portanto, os pais precisam considerar algumas dicas preventivas: Não beber. Sim, os pais que querem prevenir alcoolismo de seus filhos não bebem, nem socialmente. Não ter bebida na própria geladeira. Desenvolver vida familiar tão agradável e gostosa que não haja lugar mais gostoso no mundo do que a própria casa. Nem o barzinho mais famoso da cidade. O mesmo princípio se aplica aos relacionamentos. Acolher os amigos dos filhos, tratá-los com muito respeito e consideração. Facilitar que as reuniões aconteçam na própria casa, ainda que isso custe comida, refrigerantes, horas de barulho e agito. Adotar atitudes diretivas quanto a horários de passeios, locais e companhia. Filhos de 14 anos certamente não podem ir a lugares que a própria lei considera

www.revistaespacocidadao.com.br

impróprios para menores e os pais não podem permitir exceções. Quanto mais idade os filhos tiverem, mais liberdade terão para escolher os lugares que frequentam e os horários que retornam. A partir de determinada idade os próprios filhos devem pagar pelas despesas do lazer do seu próprio bolso, ainda que seja de mesada. Quando um jovem precisa pagar pela bebida que consome e não tem todo dinheiro que quiser, adotará atitude mais responsável. Um porre não é o fim do mundo, ao menos, os pais não deveriam trata-lo assim. Longos sermões não curam de ressaca, nem previnem nova bebedeira. Pais conscientes responsabilizam seus filhos pelo abuso de álcool. Não falando, apenas indicando que não concordam e depois deixando que curem sua ressaca sozinhos. Ainda não inventaram nada mais eficaz para o amadurecimento do que a responsabilidade de cada um por si mesmo. E a partir do momento que jovens são capazes de serem responsáveis por si, decidirão como querem viver. Isso requer um bocado de maturidade por parte dos pais e muita união do casal. Casais que não vivem bem, entrarão em codependência do alcoolismo de seus filhos.

As meninas é que causam maior preocupação. As adolescentes de hoje compõem a primeira geração de mulheres que se igualam aos homens nos índices de alcoolismo.

Dr Albert Friesen psicólogo CRP 08/2921 – clínico, terapeuta de casais e de família, professor de psicologia, teologia e filosofia.

Março de 2012 Espaço Cidadão

25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.