PODE MULHERES

Page 1

café de cooperativa produzido mULHERES café dePOR cooperativa produzido POR mULHERES



Ao longo da história,

as mulheres enfrentam a árdua missão de conquistar seu lugar na sociedade e no mercado de trabalho.

As integrantes do grupo e criadoras da marca “Póde Mulheres”, são exemplos para outras milhares de mulheres que sonham em ter seu próprio negócio, conquistar sua independência financeira e serem reconhecidas profissionalmente por isso. Acreditar na atuação da comunicação como forma de dar visibilidade ao tema, colaborando assim para a inclusão produtiva do agricultor familiar, auxiliando na organização, gerando emprego e renda para a região; ajudam na comunicação de forma cooperativa, colaborativa e sustentável. Foi através dessa percepção que decidimos produzir este catálogo fotográfico, contando a rotina de trabalho dessas

mulheres..

Aqui contamos a história que está por trás da marca “Póde Mulheres”. A história da Eliane Livio de Almeida, Maria José Lopes Rodrigues e Raryane Rodrigues, 3 produtoras que vivem da produção e colheita do café Conilon de qualidade, na região de Muqui, no estado do Espirito Santo. A marca seria apenas mais uma dentre tantas outras no mercado de solúvel, mas apresentar a forma como ele chega às prateleiras é que deixa o “Póde Mulheres” especial e com valor agregado não só da qualidade, mas das histórias de vida que foram transformadas através da produção deste café.


A narrativa fotográfica

retrata a sensibilidade e força feminina que nascem nas plantações e no cultivo do café. Há muito mais que uma simples colheita, e a fotografia tem o poder de retratar com realidade o trabalho realizado pelas produtoras. Não queremos que os consumidores finais comprem pó de café, queremos que eles consumam sustentabilidade, vinda de uma produção justa e igualitária, que coloca mulheres no mesmo patamar do homem quando o assunto é produção rural. O projeto tem inspiração em trabalhos como os de Sebastião Salgado, não só nas técnicas de uma fotografia rica em detalhes, mas no olhar aguçado de querer viver intensamente aquilo que está sendo feito. Salgado em seus diversos trabalhos, se inspirou em fazer da fotografia sempre uma narrativa, contando histórias, mostrando e levando ao público uma percepção, um direcionamento diante de fatos e assuntos pertinentes.


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Vila Velha, com a orientação da professora Maria Aparecida Torrecilas.

Agradecimentos

Agradecemos indistintamente a todos os grandes incentivadores deste trabalho. Ao Alexandre Ferreira, por nos apresentar o grupo; a Natércia Bueno por intermediar nosso contato junto as mulheres da cooperativa; e ao presidente da Cafesul, Sr. Renato Theodoro que com toda a sua diretoria nos permitiu elaborar este trabalho. Agradecemos a Professora Maria Aparecida Torrecilas, toda a dedicação em orientar cada etapa deste longo processo. Os agradecimentos também a Maria Rosilene Favalessa, que nos mostrou o cooperativismo através de bibliografias e ao superintendente do Sistema OCB/ES, Sr. Carlos André de Oliveira, que acreditando na relevância do produto, incentivou com apoio institucional. Aos meus colegas Jessica Hiluey, Mariana Garcia e Thiago Nascimento, que nos ensinaram como é importante trabalhar cooperativismo e comunicação. Aos nossos amores infinitos; nossa família e amigos, que viveram nossas ausências com muita paciência. Para aqueles que partiram durante nossa jornada acadêmica, nossa eterna saudade.

Obrigada.!




“É prazeroso

estar na lavoura, você esquece de tudo”

Eliane Livio de Almeida









- “ Só sorriso ,assim que somos conhecidos na região”






- “É um orgulho

ter esse reconhecimento”



“O melhor prêmio

é saber que a gente produziu um produto de qualidade”

Maria José Lopes Rodrigues




“O que eu desejo pra minha família, é o que eu desejo pros outros: um produto de qualidade”










“ Se eu pudesse deixava o serviço da casa e só trabalhava na roça”

Raryane Rodrigues





“Meu sonho é o café e a roça”



“O café é o ganha-pão de aproximadamente 25 milhões de pessoas em 42 países. O café define as estações do ano, o ritmo do trabalho, sua renda, seu bem-estar.”

Sebastião Salgado




Empoderamento. Força. Independencia. União. Essa é a essência da linha Pó de Mulheres. Uma linha criada pela CAFESUL para a valorização das mulheres cooperadas, das MULHERES DO CAMPO.






Essa linha tem um apelo emocional e retrata o empoderamento da mulher moderna, que possui liberdade financeira para construir

sua vida.!


Créditos Fotografia: Maria Luiza Dalla Picola Yzamara Belo da Vitória Edição: Yzamara Belo da Vitória Diagramação: Jessica Hiluey Leão Apoio: Sistema OCB/ES Orientação: Maria Aparecida Torrecilas



C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.