EM TEMPO - 197

Page 1

MORRE ARMANDO GOMES O médico e ex-prefeito de Nanuque Armando Rodrigues Gomes (83) faleceu dia 23 em sua residência. Ele se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o levou a uma longa internação hospitalar na cidade de Vitória (ES).

Já fora do hospital, Armando passava por um lento processo de recuperação com sessões de fisioterapia. No dia 23, seu estado de saúde se agravou e ao ser socorrido, não resistiu. Na primeira metade dos anos 60 Armando, acom-

panhado de seu irmão, o também médico Nelson Gomes (morto recentemente), chegou a Nanuque para trabalhar no campo da medicina. Pouco tempo depois, adquiriu o Hospital Santa Cruz e nos anos 70, fundou o Hospital Gecy Gomes.

Nanuque, 17 de Julho de 2020 - Ano XII - Nº 196 - Circulação: Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo

EXECUTIVO ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS Prefeito Iran Cordeiro realiza pacote de obras com a recuperação de várias ruas no município

O

prefeito de Serra dos Aimorés, Iran Cordeiro, realiza inúmeras obras de pavimentação asfáltica em ruas do município. Ele contou que as obras foram possíveis graças a emendas parlamentares de deputados na Assembleia Legislativa.

Entre as principais mudanças estão a permissão do ingresso de animais vacinados destinados para abate e exportação em zonas livres sem vacinação e a permissão do retorno de animal originário de zona livre sem vacinação, para participação em feiras ou centrais de inseminação localizadas em zona livre com vacinação. A norma traz a adequação do trânsito de produtos de origem animal entre as zonas livres, ficando vedada apenas o trânsito de cabeça, língua, faringe e linfonodos associados de zonas livres com vacinação para zonas livres sem vacinação. A IN também prevê a obrigatoriedade da atualização cadastral do rebanho pecuário pelo produtor, pelo menos uma vez por ano e a obrigatoriedade de cadastro dos transportadores de animais junto ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

A norma contou com a participação e contribuição de vários segmentos e setores envolvidos e destina-se aos atores que atuam na cadeia produtiva de carnes de animais susceptíveis à febre aftosa, entre eles Mapa, órgãos executores de defesa agropecuária, entidades de classe representativas de profissionais, indústrias e produtores rurais, entre outros. A IN entra em vigor no dia 3 de agosto.

Página 12

SERRA DOS AIMORÉS

Trata-se de uma atualização dos atos normativos aos novos conceitos internacionais, prevista no cronograma do Pnefa para o avanço do status sanitário do país para livre de febre aftosa sem vacinação, segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

“A atualização do regulamento do Pnefa faz uma adequação às diretrizes internacionais vigentes, retirando grande parte das restrições que existiam para o trânsito de animais e produtos entre unidades da federação que possuíam condição sanitária distinta para febre aftosa. Também prevê atividades de vigilância específicas voltadas para esta nova etapa do Pnefa, de ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.

Nos anos 90, entrou para a política e candidatou-se ao Executivo municipal. Mas foi em 2004 que ele se sagrou vencedor ao se eleger prefeito de Nanuque com uma larga margem de votos à frente do segundo colocado. Ele deixou esposa e três filhos.

Bolsonaro sanciona novo marco do saneamento básico com 11 vetos

Instrução Normativa aprova diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa Nº 48 que aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), conforme estabelecido pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Dono de um espírito empreendedor, Gomes olhava para o futuro com otimismo. Nasceu em Alegre (190 km de Vitória), mas foi em Nanuque que o empresário amealhou fortuna com vários investimentos nos setores de hotelaria e pecuária.

A partir da esquerda: Vereador Caburé, vice-prefeito Luciano Loiola, prefeito Iran Cordeiro e Renato Louzi, assessor parlamentar do deputado Carlos Pimenta

Assembleia

INCLUSÃO DE PSICÓLOGOS NOS PROGRAMAS SAÚDE DA FAMÍLIA, PSF, PODE VIRAR LEI

O

Projeto de Lei é autoria do deputado estadual Carlos Pimenta (foto) e já está tramitando na Assembleia Legislativa. O PL é voltado para a obrigatoriedade da presença de, pelo menos, um psicólogo nas equipes da Saúde da Família para acompanhar as visitas domiciliares de famílias que tenham pessoas idosas.

28/03/1937 - 25/06/2020

Página 06

Escola Pública de Serra dos Aimorés anuncia Curso de Açúcar e Álcool Página 03

Acompanhado do vice-prefeito Luciano Loiola, do vereador Caburé e de Renato Louzi, assessor parlamentar do deputado estadual Carlos Pimenta, Iran visitou algumas obras que estão em andamento na cidade. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de alguns parlamentares que têm contribuído com a cidade. “Nossa gestão tem recebido inúmeros apoios na Assembleia e na Câmara Federal. Como exemplo, posso citar o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) que ao longo de sua vida parlamentar, sempre destinou verbas para Serra dos Aimorés. Somos muito grato a ele e a outros que destinam verbas para nossa administração”, ressaltou o prefeito.

Página 03


02 OPINIÃO

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

Missão da indústria

17/JULHO/2020 Lost in Translation

Flávio Roscoe *

A importância de uma entidade representativa de classe se mede por sua capacidade de entregar resultados aos seus associados e, muito especialmente, à sociedade na qual está inserida e faz parte. É assim que a FIEMG vê e entende a sua missão de representar a indústria mineira, nos quatro cantos do estado, em todos os setores e segmentos. É com este sentimento que comemoramos, na última sexta-feira, o Dia da Indústria, criado por um mineiro ilustre – o presidente Juscelino Kubitscheck, que sempre viu o setor como poderoso instrumento de transformação econômica e desenvolvimento social. Justa e merecidamente, JK foi o primeiro brasileiro a receber a Medalha do Mérito Industrial, criada pela CNI para homenagear brasileiros que se destacaram em atividades de fortalecimento do setor. Recebeu-a das mãos de Lídio Lunardi, também mineiro, que, à época, presidia a CNI. Desde 1960, a FIEMG também celebra o Dia da Indústria e distingue empresários com a Comenda da Ordem do Mérito Industrial e com os títulos de Construtor do Progresso e Industrial do Ano. Este ano, em uma solenidade virtual em razão da pandemia, 14 companheiros, de todas as regiões do estado e de todos os segmentos, foram agraciados com a Comenda do Mérito Industrial. O título de Construtor do Progresso foi entregue ao Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, titular de uma gestão que é exemplo para o país. O Industrial do Ano 2020, Marco Antônio Tonussi Rodrigues, é exemplo de empresário do século 21, empenhado em promover o crescimento econômico e fazer dele eficaz instrumento de inclusão e transformação social. Marco Antônio comanda um grupo empresarial cujo perfil espelha, com fidelidade, a mo-

EXPEDIENTE

O jornal EM TEMPO é uma publicação da Agência Em Tempo de Comunicação Eireli - ME Redação e Administração: Rua Minas Novas, 42 - Nanuque - MG. CNPJ: 24.430.218/0001-44 I.E.: 0027299559.00-30 I. MUN.: 0000324635 Jornalista Responsável: SALVADOR LIMA - MTB: 35366 E-mail: nanuqueemtempo@hotmail.com Site: www.jornalemtempo.com Telefones: (033) 3621.1922 99913.9914 - 98892.9286

Filiado ao Impressão: Gráfica e Editora Vale do Flamboyant Ribeirão Preto - SP. Tiragem: 5.000 Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

derna indústria que estamos construindo em Minas Gerais – inovadora, desenvolvedora de tecnologia e verdadeiramente comprometida com os valores e princípios da responsabilidade social empresarial. Operando no campo da eletrônica, Marco Antônio sensibilizou-se com o drama deflagrado pela COVID-19 e mobilizou-se para produzir aqui mesmo, em Minas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o equipamento mais demandado em todo o mundo neste momento – os ventiladores pulmonares/respiradores mecânicos. A Inspirar Participações, holding do Grupo, está preparada para produzir até 12,5 mil aparelhos. Com uma vantagem adicional: o preço é 1/3 do cobrado em outros mercados brasileiros e também nos grandes mercados mundiais. Este, com certeza, é o DNA que queremos ver predominar na indústria mineira. E é, felizmente, o que está ocorrendo: empresas inovadoras, tecnológicas e cidadãs. Os melhores exemplos são exatamente as ações de solidariedade que sensibilizaram e mobilizaram a indústria mineira nestes últimos 18 meses: em janeiro de 2019, no rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho; um ano depois, em janeiro passado, as enchentes destruidoras, com volumes recordes de chuvas; e agora a pandemia da COVID-19. Em todos estes eventos, a indústria mineira se mobilizou, solidariamente, para contribuir. No caso mais recente, e ainda em curso, participamos da construção do hospital de Campanha do Expominas, com 768 leitos; do aumento de leitos nos hospitais Mário Pena (BH) e Mater Dei (Betim); e da fabricação de máscaras, jalecos e álcool em gel para atender profissionais da saúde em todas as regiões do estado. É uma obra coletiva e sinérgica, que mobiliza 60 mil indústrias distribuídas por todas as regiões do estado, representadas por 134 sindicatos empresariais de todos os segmentos e setores industriais. Nesta estrutura também estão 24 Conselhos e Câmaras Temáticas e o nosso Conselho Estratégico, formado pelas 38 maiores empresas em atividade em nosso estado. À FIEMG, com muita honra, compete a responsabilidade de liderar este grande mutirão solidário cujo objetivo maior é exatamente trabalhar integradamente com todos os segmentos da sociedade mineira, identificando demandas, necessidades e aspirações – e, naturalmente, trabalhando para ajudar a resolvê-las. É, felizmente, um trabalho que está dando certo, produz resultados relevantes para a sociedade mineira e, em essência, mostra que estamos em um bom caminho. Nestes dois últimos anos, os primeiros da nossa Gestão Pró-Indústria, os números são expressivos. No campo financeiro, transformamos déficit em superávit. No campo da atração de investimento para Minas, foram R$ 2 bilhões em projetos que vão gerar mais de 5 mil empregos. Na área da educação, sempre prioridade da indústria mineira e da FIEMG, aumentamos em 18% as matrículas no SENAI (ensino profissionalizante) e em 22% no SESI (educação

Desamores

Alberto Lacerda é escritor

Certa ocasião, estava eu em um dos bares do Rio de Janeiro conversando com um amigo que é inglês. Pedimos uns chopps pra começar. Enquanto esperávamos nossa amiga Júlia, ele me falava, num português meio enrolado, que estava a aprender a nossa querida língua, mas que tinha muitas dificuldades. Confesso que, num sentimento patriótico contido, senti certo orgulho! Mas passou rápido. Estava tendo problemas com os pronomes possessivos da terceira pessoa. Plural e singular, para ser mais exato. E por mais que tentasse, não conseguia entende-los. Coincidências, ou não, lá pelas tantas, avistei a Júlia se aproximando com uma sacola de compras. “Lá vem a Júlia com sua sacolinha”, exclamei. E o inglês me perguntou “Com a minha sacolinha? ”.“Uai, ela está trazendo uma sacolinha sua? ”, perguntei. Esse uai confundiu ainda mais o meu amigo. “Minha sacolinha? Porque ela está trazendo minha sacolinha? O que é sacolinha? ”, o pobre perguntou. Depois de lhe explicar o significado e os diminutivos da língua e de lembrarmos o garçom de colocar mais dois na conta, prossegui. “Espere, vamos com calma”, insisti e logo completei “A Júlia está chegando e vem trazendo consigo sua sacola”, entendeu? “Não. Porque está com minha sacola se eu não tenho sacola? ”.“Com a sacola dela! Ela está com a sacola dela! ”, pronto. “Mas você falou com a minha sacola”.“Não, eu disse com a sacola dela. Júlia chegou com a sua sacola, uai”. Já nervoso ele insistia que não sabia o porquê que eu falava aquilo, e que não tinha sacola nenhuma. “Foi você quem disse que ela chegou com a minha sacola e eu não tenho sacola! ”. Passado algum tempo percebi que ele estava mesmo básica). SESI e SENAI destacam-se entre as maiores redes de ensino básico e educação profissional do estado. Também participamos ativamente das grandes mudanças que começam a colocar o nosso país no século 21 e cujo símbolo mais emblemático é a reforma da previdência. São números que mostram que a indústria mineira tem trabalhado com obstinação para enfrentar e vencer as crises sucessivas dos últimos anos. Mesmo diante de tantas adversidades, a indústria cumpre a sua missão de gerar crescimento econômico e fazer dele um poderoso instrumento de transformação e inclusão social. “A indústria mineira tem trabalhado com obstinação para enfrentar e vencer as crises sucessivas dos últimos anos.” *Flávio Roscoe é presidente da FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

perdido e já estava perdendo a paciência. Tentei, o melhor que pude, pela milésima vez, entre um gole e outro, lhe explicar que eu estava dizendo a sacola dela, da Júlia. Impossível foi não conter o riso quando percebi a confusão. E quando a Júlia finalmente sentou-se conosco, quase não consegui dizer “Olá”. Explicamos tudo a ela, que por ter acabado de chegar, não entendia a discussão. Porém, não perdi tempo. Pedi um copo pra Júlia junto com mais uma rodada, o que me fez lembrar de um ponto crucial. Da mesma maneira que meu amigo julgava nossa língua complicada, retruquei que a língua inglesa também tinha lá suas confusões. Me recordei de uma das fantásticas aulas de Ariano Suassuna, e com a licença poética permitida aos escritores, usei sua sabedoria como meus argumentos e disparei. “Vocês dificultam as coisas. Veja este copo, por exemplo. É de plástico, não é? Você pode perguntar a qualquer pessoa e todas elas vão te responder que é, de fato, um copo.” Ele confirmou que sim, “mas e daí? ”. “A incongruência, my friend, é que ao dizer em inglês, já não é mais um copo, e sim, um glass. Porém, glass é vidro, e, portanto, veja você a dificuldade que é dizer um glass de glass ou um glass de plástico”, expliquei com experiência. Deste ponto em diante passei a buscar os diversos, e possíveis, pontos sem lógica da língua invasora. E determinado a lhe esclarecer meu ponto de vista (pois agora era questão de honra), continuei. “Sabe como se diz em inglês, ‘gravar um disco de vinil em tempo recorde’? Record a vinyl record in record time. Percebe a confusão? ”. Sem contar, leitor, a fonética da frase que mais parece um carro que teima a funcionar (Eu sei que você acabou de reproduzir o som e constatou isso). Rimos muito. E depois de vários chopps falar record, record, record ou “três patos de trigues tistres” já não parecia tão fácil. Assim foi a noite, na qual brindamos nosso reencontro entre diplomacia de butiquim e crises linguísticas sem resolução.

Editorial

Carlinhos Sete é escritor

Lembrando-se da afeição – A perfeição Está sorridente. Contente a menina entende O menino sente. Encantado (está ligado) Depois da flor, o sabor do amor. A pedra diamante – a perda do amante Do vento, por dentro e por fora Minha senhora! Meu Senhor! A separação então arrebenta a corda. Acorda! A bela desperta a fera Que ferida por uma vida de espera, agora chora De certo, nada certo. E sem entender direito Ver que não tem mais jeito Iludido, culpado e apegado Meu amor, minha dor – Sua mão Não, não estou indeciso. É de você que preciso Para respirar, pra viver, Pra sorrir a esmo, e até mesmo pra me amar. • “Camélia ficou viúva, Joana se apaixonou, Maria tentou a morte por causa do seu amor”. Esse é um trecho de “Dança da solidão” (Paulinho da Viola e Paulo Cesar Baptista de Faria), uma das canções que não apenas inspiraram, mas praticamente foi a partir dela que nasceu meu livro de nome “Desamores”, lançado em 2017 pela Editora Cardume. A prosa rimada acima é o prefácio que escrevi, uma forma que tive de contar o livro todo sem revelar nada. Você já parou para pensar que o amor é sentido, expressado e até vivido de maneiras diferentes pelas pessoas? É difícil determinar de bate-pronto o que é certo e errado, por isso os personagens revelam no decorrer do livro sobre como o amor impacta em suas vidas através de suas escolhas. Embora ficção, o romance tenta ao máximo se aproximar da realidade provocando muitas vezes empatia por parte do leitor, que enquanto vive as experiências dos seis personagens principais, também viaja Brasil afora, conhecendo os lugares em que eles estão. Achei muito bacana quando um leitor me procurou dizendo que havia feito um análise social sobre o livro. Embora sucinto, ele conseguiu revelar a essência do livro. Fiquei tão feliz que resolvi compartilhar

com meus leitores. Segue: A história do livro se passa em várias partes do Brasil, desde o nordeste até o sudeste. O cuidado que o autor teve em descrever os lugares nos leva até eles, como se fosse um convite a conhecer os locais de verdade. Pra quem já conhece, as lembranças se tornam mais nítidas. Um dos recursos utilizados pelo autor é a definição de cada título, que explica de modo didático o que cada um quer dizer, como se estivesse preparando o leitor para o que há por vir. Em tempos de (até mesmo) falta de uso de vírgula (!) e baixo vocabulário, é um artifício válido. Embora o livro trate essencialmente sobre “amor”, especificamente sobre o ponto de vista de cada personagem sobre este sentimento, o autor aborda de forma secundária, temas que, infelizmente, fazem parte do cotidiano, como bullying, violência doméstica, homossexualidade, igualdade de direitos, depressão, descobertas e primeiras experiências. Falando sobre o tema principal, o autor aborda o amor através do ponto de vista dos personagens, que se relacionam entre si, cada um de uma forma diferente, mostrando que, embora as pessoas classifiquem como “amor”, nem sempre é este o sentimento principal em uma relação, mesmo que afetiva. A forma como o autor aborda os relacionamentos mostra que muitas vezes as pessoas preferem contar mentiras para si mesmas, seja para não sofrer ou simplesmente por acomodação, além de falar também sobre insegurança, ciúmes, anseios e decepções, o que pode levar a consequências drásticas, inclusive criminosas. A música é um recurso bem utilizado também. Como vivemos em um país que respira musicalidade, a trilha sonora embala alguns momentos, e como são músicas antigas e de conhecimento público, é fato que mesmo depois de terminar o livro, há uma associação ao ouvir uma delas com determinado ponto do livro ou personagem. • Acabei de lançar mais dois livros nesse período de quarentena, um falando sobre dinheiro e outro uma estória baseada em duas canções. Para saber mais, acesse minhas redes sociais, mas, pode deixar que em breve falarei aqui mais sobre eles. •

Carlinhos Sete é escritor e cronista de rádio e jornal. Veja mais em @carlinhos_sete no Instagram e no site www.carlinhos7.com.br

Choque entre poderes É preocupante o que tem ocorrido na política recente do Brasil em relação ao bom andamento das instituições já tão desgastadas perante a opinião pública. Para exemplificar, pode-se citar as medidas que o STF Supremo Tribunal Federal que, ao invés de se ater às suas funções como guardião da Constituição, passa a tomar decisões que caberiam a outros poderes e para ilustrar, a Corte num ato surrealista, determinou que o

combate à pandemia, provocada pelo novo coronavírus, caberia somente a prefeitos e governadores. Ao Governo Federal apenas a missão de enviar o dinheiro para financiar tais medidas. Agora, com o recrudescimento da pandemia, a culpa começa a recair sobre as costas do Governo Federal. Na verdade, a responsabilidade tem que ser atribuída àqueles que tomaram decisões, de certa forma precipitadas, para tentar con-

ter a doença. Isolamento social numa população sem a menor condição de se manter em presa dentro de casa é algo que não combina com a condição econômica do povo brasileiro. Até porque, a grande maioria dessa população vive em condições subumanas e sem a devida economia para se resguardar durante tanto tempo dentro de seus domicílios. Por conta disso, a nosso ver, o Governo Federal até que tem feito sua parte com vistas a ajudar nessa longa travessia.


17/JULHO/2020

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

03

PREFEITO DE SERRA DOS AIMORÉS ANUNCIA EXECUÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA Iran Cordeiro parabenizou a comunidade beneficiada e agradeceu o empenho do deputado estadual Carlos Pimenta pela parceria Em busca de melhor qualidade de vida aos munícipes, a gestão Parceria para o Progresso, através do prefeito Iran Cordeiro e do vice Luciano Loiola anunciou a execução das obras de pavimentação asfáltica da Rua São Marcos interligando a Praça Ministro Gabriel Passos à Rua Rio Paranapanema. Após o preparo da base a São Marcos recebeu nova pavimentação. A realização da obra foi possível pela interveniência do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT), que encaminhou Emenda Parlamentar ao Governo de Minas por solicitação do vereador Edgard Cordeiro “Caburé” (PDT). “É com grande satisfação que anunciamos o asfaltamento desses trechos. Agradeço ao deputado Carlos Pimenta, que não tem economizado esforços para atender as demandas da comunidade de Serra dos Aimorés. Além da pavimentação, a cidade foi contemplada com recursos para a Saúde e que serão aplicados em reformas e equipamentos aos postos de saúde da cidade”, disse Iran Cordeiro. Edgar Pacheco fez questão de agrade-

cer o empenho de Carlos Pimenta no atendimento à sua solicitação. “No ano passado, o deputado Carlos Pimenta visitou as ruas em torno da Praça Ministro Gabriel Passos. Na oportunidade, pedimos seu empenho na solução da situação caótica em que se encontravam os trechos. Em março fomos informados que os recursos já estavam sendo providenciados. Somos gratos pelo empenho do deputado e pela demonstração de carinho pelo povo serrense”, relatou Caburé. Além dessa obra que está sendo entregue à comunidade, muitas estão em andamento. Em estágio adiantado, já com 90% concluída, o Posto de Saúde Central. A pavimentação asfáltica da Rua Rio Jequitinhonha e a Rua Rio Suassui com pavimentação em ossinho, que ligam o centro da cidade ao bairro Serra Verde, já foram concluídas. Após a realização dos serviços de drenagem, a pavimentação da Rua Abaete entrará em fase de conclusão, mais um compromisso de campanha do Prefeito Iran Cordeiro que está sendo cumprido.

ESCOLA PÚBLICA DE SERRA DOS AIMORÉS ANUNCIA CURSO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL Prefeitura Municipal será parceira do projeto Neste semestre a Escola Estadual Vanda Reuter, de Serra dos Aimorés, finalizará preparativos para inserir no seu currículo, o curso de Açúcar e Álcool para o próximo ano. A informação foi dada por Adão César, diretor da Escola. Ele contou que será construído um laboratório de Química com 88m², tendo como parceiras a Prefeitura Municipal de Serra dos Aimorés, a Destilaria de Álcool de Serra dos Aimorés (DASA), a Bahia Etanol S.A., e um aporte financeiro na ordem de R$ 50 mil reais, proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Celinho do Sintrocel (PCdoB/MG). Adão Cesar contou que esteve no dia 01 de Julho com o prefeito Iran Cordeiro (PDT–

MG) e com diretores da Dasa e Bahia Etanol. Na reunião, ficou acertado a construção do laboratório e do alinhamento das vagas – cada empresa participante terá uma quota de alunos a ser matriculados. “O funcionamento do curso, na Escola Estadual Vanda Reuter, já foi autorizado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, por reconhecer sua importância para a região que possui 12 usinas em pleno funcionamento e distribuídas na tríplice fronteira Minas, Bahia e Espírito Santo”, salientou Cesar. Ele destacou a importância do curso que basicamente terá seu sustento no agronegócio e esclareceu que ao final, os alunos estarão qua-

lificados como profissionais preparados para atuar na área sucroalcooleira e com capacidade de exercer atividades técnicas tais como, procedimentos de análises em laboratórios e atuar nos processos de produção industrial na área. Iran Cordeiro vê no projeto, a oportunidade de qualificar mão de obra para trabalhar no setor usineiro. “Trata-se de um instrumento capaz de fortalecer as indústrias da região, na absorção da mão de obra local, evitando assim, muitas vezes, a importação de profissionais de outras regiões do pais, e assim, contribuindo decisivamente para o fortalecimento da economia da região na geração de emprego e renda”, finalizou.


Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

04

17/JULHO/2020

FRISA CONQUISTA NOTA MÁXIMA NA CERTIFICAÇÃO AA PELA BRC Trata-se de uma norma Global de Segurança Alimentar onde é possível diminuir riscos e aumentar a segurança dos alimentos O Frisa – Frigorífico Rio Doce S.A., conquistou a certificação para a norma de segurança de alimentos. O feito demonstra as conformidades em grau elevado exigido pela norma global em função do trabalho desenvolvido pela empresa, com o recebimento do conceito AA na auditoria de recertificação pelo BRC. A empresa foi auditada entre os dias 22 e 27 de junho nas cidades de Colatina (ES) e Nanuque (MG).

NANUQUE RECEBE R$ 300 MIL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE POR AÇÃO DO DEPUTADO ZÉ SILVA Comunicação oficial do gabinete foi destinada ao vereador Gilmar Alemão

FRISA CONQUISTA NOTA MÁXIMA NA CERTIFICAÇÃO AA PELA BRC

“A nota máxima é um reconhecimento do nosso cuidado e rigor em nossos processos. Mantivemos a nossa auditoria em 2020, mesmo com a pandemia, porque acreditamos no nosso potencial, mas foi um grande desafio. Tudo foi feito com as medidas de

segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde e Agricultura, um desafio a mais considerando todas as complexidades causadas pelo Coronavírus. Os resultados alcançados diante da harmonização dos procedimentos foram fantástico”,

afirmou a gerente de qualidade do Frisa, Rosangela Guedes. Trata-se de uma Norma Global de Segurança Alimentar em que as empresas alimentícias são certificadas mediante a realização de uma auditoria feita por um auditor de uma empresa independente - o or-

ganismo de certificação. A norma BRC é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), um programa que visa harmonizar as normas internacionais de segurança de alimentos com o apoio dos maiores varejistas e fabricantes de alimentos do mundo.

CONSUMIDOR – SEGURANÇA ALIMENTAR A certificação auxilia os fabricantes, proprietários de marcas e varejistas a cumprir as suas obrigações legais e proteger os consumidores. A Norma Global de Segurança Alimentar foi desenvolvida para especificar os critérios de segurança, qualidade e operação dos alimentos que devem ser colocados em prática por uma empresa de produção de produtos alimentícios, a fim de que ela cumpra as obrigações relativas à conformidade legal e à proteção do consumidor. O formato e o conteúdo da Norma permitem a avaliação das instalações, sistemas, colaboradores e procedimentos operacionais de uma empresa por um terceiro competente – o organismo de certificação – com base nos requisitos da norma.

ACESSE E LEIA: WWW.JORNALEMTEMPO.COM

Vereador Gilmar dos Santos Pereira “Alemão e o deputado federal Zé Silva Ofício com data do dia 10 de julho, encaminhado ao vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, pelo gabinete do deputado federal Zé Silva em BH, demonstra que, por meio de ação parlamentar junto ao Ministério da Saúde, foi efetivado empenho no valor de R$ 300 mil para Nanuque, dinheiro destinado às ações de fortalecimento do combate à Covid-19. “Mais uma vez agradecemos a atenção e o esforço do nosso amigo Zé Silva, um deputado que representa muito bem o Município na esfera federal”,disse Alemão, que é do Solidariedade, mesmo partido do deputado Zé Silva. Em maio deste ano, o parlamentar viabilizou um trator agrícola para a Associação dos Produtores e Trabalhadores Rurais da Cabeceira do Ribeirão, área rural do distrito de Vila Pereira, beneficiando dezenas de famílias de agricultores. OUTRAS AÇÕES Por intermédio de Zé Silva, Nanuque já recebeu R$ 100 mil para o Fundo Municipal de Saúde, recurso destinado à atenção básica, além de 2.300 quilos de sementes de milho para pequenos produtores rurais e ações junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

TEIXEIRA DE FREITAS

O deputado federal Zé Silva encaminhou ofício ao vereador Alemão informando o repasse da verba que deverá ser aplicada no setor de Saúde do município de Nanuque

Vigilância sanitária fiscaliza ação de distribuição de medicamentos em igreja As vigilâncias sanitárias do estado e do município de Teixeira de Freitas fizeram uma ação conjunta de fiscalização na segunda-feira (13), após denúncias de que uma igreja estaria distribuindo medicamentos controlados para a população. As equipes de fiscalização impediram a distribuição, em virtude do local não possuir farmacêutico, nem alvará sanitário, bem como levaram para análise amostras dos medicamentos manipulados. O Ministério Público também foi acionado para avaliar a iniciativa e adotar as medidas cabíveis. Desde o início da pandemia do coronavírus, os brasileiros são bombardeados diariamente, sobretudo pelas redes sociais, com

notícias sobre remédios milagrosos que estariam curando ou prevenindo contra a Covid-19. Um dos grandes perigos é que diversos grupos estão espalhando muitas fake news sobre a temática, com objetivo de confundir a população ou criar atritos políticos, se aproveitando da boa fé, do desespero e medo das pessoas, até mesmo para lucrar financeiramente. Três dessas substâncias são mais recorrentes nas conversas sobre o assunto: cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina. Vale destacar que há uma evolução muito grande nos modos de tratamento, visto que é uma doença nova e toda a comunidade médica e científica aprende diariamente. Os médicos especialistas procuram organizar protocolos de tratamento para não preju-

dicar os pacientes com remédios experimentais. O Instituto Couto Maia, por exemplo, que é um dos principais hospitais na Bahia no atendimento a pacientes graves com diagnóstico de Covid-19, possui protocolo clínico disponível no site www.institutocoutomaia.com.br e não utiliza cloroquina, hidroxicloroquina ou ivermectina no tratamento. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que “não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate ao coronavírus. Ao contrário do que alguns tem difundido, existem evidências de que os remédios podem fazer mal à saúde”, afirma o secretário, ao pontuar ainda que essas medicações são controladas e só devem ser liberadas com receita.


17/JULHO/2020

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

05

VALE DO MUCURI SOFRE COM FIEMG APOIA REFORMA DA INÉRCIA DO GOVERNO ESTADUAL PREVIDÊNCIA EM MINAS Estradas deterioradas prejudicam o agronegócio na região

A estado da LMG-719, totalmente abandonada, prejudica o desenvolvimento de Nanuque grande produtor e exportador de proteína animal. Capixabas e mineiros não trafegam mais por ela. Eles querem evitar prejuízos com manutenção de veículos O agronegócio mineiro contribuiu com quase 50% do saldo da balança comercial do estado. Os produtos agrícolas fecharam o primeiro quadrimestre de 2020 com um superávit de US$ 2,18 bilhões, valor que corresponde a 48% do saldo de todos os setores no estado. Esse resultado vem atrelado ao desempenho das exportações (US$ 2,41 bilhões), apesar da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Os dados integram o Relatório do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais, produzido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nanuque já se transformou num importante polo exportador de proteína animal em Minas Gerais, através do Frigorífico Rio Doce S/A (Frisa). No entanto, a empresa tem enfrentado dificuldades para transportar insumos – animais para abate, transportar carne bovina para ser embarcada nos portos de Vitória e Rio de Janeiro. Empresários do setor produtivo do Vale do Mucuri têm direcionado pesadas críticas ao governo mineiro pela falta de interesse na reconstrução da rodovia LMG-719 que está há muito tempo, intransitável. O trecho de 7 quilômetros liga Nanuque à divisa do Espírito Santo, mas tem uma importância muito grande para o tráfego da produção destinada à exportação. Por conta do seu estado de abandono,

caminhões com mercadorias têm optado pela BR-418 para se chegar à BR-101 e isso contribui para aumentar a distância nas viagens para Vitória, gerando, portanto, inúmeros prejuízos com o consumo de combustível. As reclamações foram tantas que ecoaram no Governo do Estado. Tanto que o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, prometeu que o DER/MG, realizaria um serviço de recuperação do piso asfáltico para que ele tivesse boas condições de tráfego, porém, a promessa já faz quase um ano. O prejuízo é ainda maior para o setor comercial da cidade, pois a rodovia é uma das portas de entradas para o estado de Minas.“Em tempo de pandemia e com a queda nas vendas e, somando-se a isso uma rodovia intransitável, só afugenta mais os consumidores capixabas

que usam nosso comércio para se abastecerem. Estamos sofrendo muito com o descaso do Governo de Minas. Pagamos nossos impostos, queremos investir ainda mais, mas nossa percepção é que estamos ilhados e abandonados pelo governador”,pontuou o empresário Carlos Silva. EXPORTAÇÃO O setor da agropecuária que manteve boa representatividade nas exportações no primeiro quadrimestre foram as carnes. Elas registraram vendas de US$ 286,29 milhões e 84,65 mil toneladas, acréscimo de 14,3% e 3,9%, respectivamente. Ainda de acordo com o Relatório do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais, as vendas de carne bovina já apresentavam bom desempenho desde 2019, devido à demanda dos países asiáticos, principalmente a China.

Se aprovada, proposta garante economia de R$ 32,6 bi aos cofres públicos nos próximos 10 anos Minas Gerais vive uma grave situação de desajuste das contas públicas. As despesas aumentam de forma acelerada e muito acima do ritmo de crescimento das receitas, tornando insustentável o equilíbrio fiscal e, como consequência, o adequado provimento de serviços públicos à população. O principal motivo desse desarranjo é o gasto com pessoal, tanto ativos como aposentados e pensionistas. Para corrigir distorções que podem interromper esse círculo vicioso, a FIEMG apoia a reforma da previdência enviada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa e pede a mobilização dos deputados em torno deste projeto. É por causa desse desajuste que, há cinco anos, os servidores do governo do Estado recebem os salários parcelados ou atrasados e fornecedores acumulam créditos bilionários a receber. A dívida acumulada do governo mineiro já soma R$ 130 bilhões - duas vezes a atual receita corrente líquida -, inviabilizando por completo a capacidade de realizar investimentos demandados pela sociedade. Os números das despesas com pessoal explicam o desajuste das contas públicas de Minas Gerais. Em 2019, a receita corrente líquida estadual foi de R$ 64 bilhões. No mesmo ano, a despesa bruta com pessoal (ativos e inativos) alcançou R$ 52 bilhões, ou seja, 81% do total. Isso significa dizer que sobram somente 19% de toda a arrecadação do Estado para fazer investimentos em saúde, educação, segurança e em infraestrutura. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, o governo de Minas Gerais conta com 473.764 servidores civis. Deste total, 39% são ativos e 61%, aposentados e pensionistas. Essa desproporcionalidade tem acarretado em um desequilíbrio no Regime Próprio de Previdência

do Estado (RPPS). Em 2002, havia 1,6 servidor ativo para cada aposentado e pensionista. Atualmente, essa relação caiu para 0,6. Como resultado, o déficit da previdência estadual vem crescendo exponencialmente, saltando de R$ 5,8 bilhões em 2013 para R$ 12,5 bilhões em 2019, somando R$ 85,5 bilhões neste período. Em função disso, a tendência é de continuidade do crescimento do déficit previdenciário em Minas Gerais, tendo em vista a mudança acelerada na estrutura etária dos servidores e o aumento da expectativa de vida da população em geral. “Esta situação exige uma reforma urgente da previdência estadual, a exemplo do que fizeram 20, entre os 27, estados brasileiros. Caso contrário, o rombo da previdência continuará canalizando recursos que deveriam ser destinados para áreas essenciais ao desenvolvimento econômico do estado e à promoção do bem-estar da população mineira”, afirma o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. A reforma previdenciária é, também, uma das exigências do governo federal para a manutenção dos repasses de recursos voluntários da União, que são aqueles enviados por convênios, e para a adesão do Estado ao Plano de Recuperação Fiscal. Reforma da previdência mineira O governador Romeu Zema encaminhou no fim de junho à Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma proposta de reforma da previdência dos servidores civis estaduais mineiros inseridos no RPPS. O governo espera economizar R$ 32,6 bilhões em 10 anos, assegurando não só o pagamento dos salários, como também mais recursos para investir em

áreas prioritárias como Saúde, Educação e Segurança - buscando garantir a capacidade de pagar fornecedores de produtos e serviços essenciais, como medicamentos, merenda escolar, armamento policial. A não aprovação da reforma poderá acarretar crescimento insustentável da dívida pública, com consequências dramáticas para a população, principalmente os mais pobres, que são mais dependentes de serviços públicos. O modelo enviado à ALMG apresenta alíquotas progressivas. Servidores que recebem até R$ 6 mil terão alíquotas inferiores a 14%, que chegam a até 13,67% sobre o total da remuneração, dependendo dos vencimentos. Assim, 83% dos servidores civis ativos terão alíquota inferior a 14%, o que representa 153 mil servidores de um total de 184 mil. A reforma também contempla 251 mil pagamentos a inativos e 38 mil a pensionistas. Já aqueles que recebem mais pagarão um valor maior de contribuição. Dessa forma, quem ganha menos contribui menos. Flávio Roscoe entende que os deputados estaduais mineiros têm a chance de fazer história.“O futuro do estado e a capacidade de retomarmos os trilhos de crescimento econômico e fazer dele instrumento efetivo de inclusão e transformação, com geração de emprego e bem-estar social, estão nas mãos dos nossos parlamentares, em quem confiamos. A aprovação da reforma da previdência enviada pelo Executivo é fundamental”, acredita. A FIEMG acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido pela ALMG e pelos parlamentares mineiros e entende que a aprovação desta proposta é a oportunidade de colocarmos Minas Gerais no caminho certo para se tornar um estado cada vez mais competitivo e produtivo.

Governo de Minas preveem desafogamento das contas do Estado com reforma da Previdência Mudanças previdenciárias propostas pelo governo foram detalhadas na Assembleia Legislativa; análise do tema está suspensa na Casa até o fim do ciclo de debates

Para discutir o problema, uma reunião, em novembro do ano passado na Secretaria de Estado da Infraestrutura, contou com as presenças do secretário Marco Aurélio, diretores do Frisa, vereador Sidnei Pereira, Renato Louzi e o deputado estadual Carlos Pimenta

Representantes do Governo do Estado estiveram na Assembleia Legislativa, para apresentar a reforma da Previdência proposta por Romeu Zema (Novo). Eles justificaram as mudanças sugeridas pela necessidade de honrar compromissos, como as

futuras aposentadorias. Deputados oposicionistas criticaram o pouco tempo para análise dos textos e os percentuais de contribuição. Zema enviou o tema ao Legislativo por meio de uma Proposta

de Emenda à Constituição (PEC) e de um Projeto de Lei Complementar (PLC). A matéria contém alíquotas progressivas de contribuição, mexe no tempo necessário para a aposentadoria e muda a idade mínima para a concessão do benefício.


Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

06

FRASES DA QUINZENA Maia X Weintraub “Ninguém está sentindo falta dele no Ministério da Educação. Ninguém queria que ele ficasse no Brasil de qualquer jeito. É uma pessoa que mais atrapalhou do que ajudou. Não entendi essa necessidade de se criar um ambiente para ele sair correndo do Brasil, até porque ele está sendo indicado para um banco internacional, certamente ele teria autorização dos EUA para entrar no país”, Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal referindo-se a ida de Weintraub aos Estados Unidos, em 23.06.

17/JULHO/2020

INCLUSÃO DE PSICÓLOGOS NOS PROGRAMAS SAÚDE DA FAMÍLIA, PSF, PODE VIRAR LEI

Luiza Brunet “Os dois maiores fatores que impedem uma mulher, seja criança, adolescente ou adulta, de denunciar por ter apanhado, ou recebido qualquer tipo de violação, é a vergonha e o julgamento. Nós podemos falar, sim, do nosso sofrimento. Não precisamos ter vergonha. Quem tem que ter vergonha é o agressor, porque o agressor é um covarde. O homem que deveria ser exposto. Se a gente colocasse a foto de todos os agressores expostos, não haveria espaço, porque são muitos. Então, aquela vergonha que sentíamos no passado, não precisamos mais sentir”,

Luiza Brunet sobre a violência contra a mulher ao programa Conversa com Bial em 24.06.

Fernando Ferry

“Hoje a gente esbarra num problema da falta de equipamentos, de respiradores, de remédio. Eu vi que o poço é muito mais fundo do que pensava. Para se ter uma ideia, marquei uma reunião com representantes do sindicato dos enfermeiros para ver uma questão de 240 profissionais que foram demitidos, e, no dia da reunião, o meu superintendente de Finanças foi preso. Eu fiquei muito assustado. Eu falei para a mulher do sindicato: ‘Desculpa, o Fred foi preso.

O que você quer que eu faça?’. No dia seguinte, ela pegou um carro de som e foi para a frente da secretaria. Depois, descobri que ela é filiada a um partido político e vai ser candidata a vereadora. Tem um jogo político muito forte, e eu não sou político. Sou um quadro técnico”, Fernando Ferry ao demitir-se do cargo de secretário de Saúde do Rio de Janeiro. Ele contou que sua saída também tem o propósito de não sujar seu CPF, dia 23.06.

Mourão “Se eu estou preparado para assumir a Presidência da República? Essa é uma pergunta realmente complicada Porque, se eu respondo que sim, o chefe, que está lá no Palácio da Alvorada se recuperando do Covid, vai dizer ‘esse cara está de olho no meu cargo’ e se eu respondo que não, vão pensar ‘ora, não temos ninguém para substituir o presidente’” Vice-presidente Hamilton Mourão respondendo ao senador Jorge Kajuru se estaria preparado para assumir a Presidência da República - dia 14.07 no Senado Federal.

O Projeto de Lei é autoria do deputado estadual Carlos Pimenta e já está tramitando na Assembleia Legislativa. O PL é voltado para a obrigatoriedade da presença de, pelo menos, um psicólogo nas equipes da Saúde da Família para acompanhar as visitas domiciliares de famílias que tenham pessoas idosas. Em sua justificativa, Carlos Pimenta lembra que a Pandemia de coronavírus – Covid -19, atinge emocionalmente e psicologicamente toda população mundial, porém,“os idosos estão sendo as principais vítimas devido ao isolamento social”. De acordo com o parlamentar, os idosos, na quase totalidade, vem apresentando depressão, ansiedade, medo e angústia, tornando-se necessário o acompanhamento psicológico e emocional

do setor público de saúde, o que contribuirá para diminuir os impactos dos idosos que vivem em Minas Gerais. MONTES CLAROS ENFRENTA PANDEMIA COM RESPONSABILIDADE E CAUTELA Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Carlos Pimenta tem viajado por diversas cidades do Estado para verificar e orientar os prefeitos e os maiores hospitais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Em Montes Claros, por exemplo, maior cidade do norte mineiro, o parlamentar tem elogiado o trabalho que a prefeitura e a secretaria municipal de saúde estão realizando em prol da população nesse momento de pandemia.“Aqui em Montes Claros, até então, a situação da pandemia de coronavírus está sob controle.

A prefeitura fez o isolamento social no momento certo e promoveu a flexibilização com responsabilidade e cooperação de toda população”, comentou. Os hospitais de retaguarda já estão montados e equipados. A prefeitura de Montes Claros tem distribuído máscaras laváveis para a população carente e os postos de saúde estão com todas as equipes preparadas para toda e qualquer emergência, além do controle rigoroso dos casos suspeitos. De acordo com Carlos Pimenta, é importante elogiar os hospitais da cidade que prepararam e disponibilizaram os leitos de CTIs e enfermarias exclusivas para a Covid 19. “É verdade que o “pico” da epidemia ocorrerá no final de Julho e que os números aumentarão mas, com a graça de Deus, haveremos de continuar firmes e preparados para atender

nosso povo, tanto de Montes Claros quanto do Norte de Minas”, completa. PORTEIRINHA O deputado Carlos Pimenta esteve em Porteirinha, onde em companhia do prefeito Silvanei Batista, assinou a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Tratamento do Câncer, uma parceria entre o Município e, as Santas Casas de Montes Claros e Porteirinha. O parlamentar enalteceu a boa administração de Silvanei e completou: “É uma das obras mais importantes e fantástica que a cidade vai ter. Vai trazer um diferencial enorme para a população de Porteirinha e para a Santa Casa, além da economia que a cidade vai ter quando precisar levar pacientes para Montes Claros”, concluiu.

Carlos Pimenta participa de Reunião Especial com gestores do Estado A Assembleia Legislativa de Minas recebeu na manhã desta quarta-feira, 24/06, em Reunião Especial, os secretários de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e do Planejamento e Gestão, Otto Leyy. Os dois foram convidados a prestar esclarecimentos sobre as ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus e as contratações necessárias para operacionalizar o Hospital de Campanha montado no Expominas, em Belo Horizonte. O deputado Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde participou do encontro e mais uma vez, expressou preocupação com as diferentes realidades regionais de Minas, principalmente a do Vale do Jequitinho-

nha. Segundo o parlamentar, o Vale do Jequitinhonha tem nas cidades de Governador Valadares e Teófilo Otoni, os pontos de referência para quase 1 milhão de habitantes, incluindo todo o Vale, parte do Norte de Minas e região do Vale do Mucuri. Nestas regiões, segundo o parlamentar “100% dos leitos de CTI já estão ocupados e é necessário, por ser uma região fragilizada. E nós temos por essas regiões uma atenção especial”,pontuou o parlamentar. Embora já esteja disponível, com mais de 700 leitos, o Hospital de Campanha, em Belo Horizonte, ainda não foi usado. Se o pico da pandemia, estimado para acontecer no dia 15 de julho, 2

mil novos casos da doença serão registrados no Estado. Número menor do que o imaginado em abril. Mesmo assim, o Secretário de Saúde garante que o Estado está preparado para esse cenário. Mas ele alertou que tudo depende da adesão da população ao isolamento social. De acordo como Secretário de saúde, ouvido pela terceira vez no plenário da ALMG, no novo cenário, do pico em Minas precisará de 1.200 leitos. O Hospital de Campanha tem 740 leitos de enfermaria e 28 de estabilização. Diante disso, Carlos Eduardo defendeu o reforço no isolamento social “ Nós estamos na rampa do Pico”, concluiu o secretário. O Hospital de Campanha, no Expominas, que custou R$ 5 mi-

lhões e 300 mil já está pronto, mas ainda falta concluir a licitação para a estrutura. De acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, como a previsão de casos do pico do coronavírus caiu, a projeção dos gastos foi reduzida. “Se a situação for pior teria que fazer um aditivo. “E quem vai dizer da necessidade ou não a essa definição será dada pela secretaria de Saúde, se vamos ter que abrir ou não esse hospital de campanha em função da ocupação ou não dos leitos regulares. O hospital de campanha é sempre a última opção, porque ele não deixa legado na área da saúde para o Estado ou Município”, concluiu o secretário.


Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

17/JULHO/2020

07

GOVERNO ANUNCIA CONCURSO DIA DO PRODUTOR RURAL MINEIRO DE QUALIDADE DE CAFÉ - NÚMEROS MOSTRAM IMPORTÂNCIA Inscrições para 17ª do prêmio podem ser feitas até 8 de setembro Foto: Divulgação/Emater

O Governo de Minas anunciou a abertura de inscrições para a edição 2020 do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O lançamento do prêmio foi feito pelo vice-governador Paulo Brant, durante seminário on-line sobre cafeicultura, promovido pela Emater-MG em parceria com o Conselho Nacional do Café (CNC). Produtores interessados em participar do concurso deverão preencher ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios locais da Emater-MG até 8 de setembro. A solenidade de encerramento, com anúncio dos vencedores, será em dezembro. A participação é gratuita. O regulamento completo do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Emater-MG. “O concurso valoriza qualidade e diversificação do café mineiro assim como o caráter educativo. Produtores contam com os extensionistas da Emater para desenvolverem, juntos, processos produtivos que objetivam a obtenção de um café de qualidade - tema do concurso”, afirmou Paulo Brant. Regulamento Podem participar da competição produtores de municípios mineiros com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada. O concurso tem duas categorias. A primeira é a Café Natural, sistema em que o café recém-colhido é levado para secar. A outra é a Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador

para só então seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase na qual o produto passa por um tanque de fermentação. A Emater-MG, vinculada à Seapa, informa que, durante a realização das etapas do concurso, todas as orientações das entidades de saúde sobre medidas de prevenção à covid-19 serão seguidas e que, caso necessário, as datas poderão ser remanejadas devido à pandemia. O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés será promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Julgamento Os cafés concorrentes são submetidos a análises físicas e sensoriais, feitas por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, dez classificadores e degustadores de café. No processo de classificação das amostras, será utilizada a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Atributos como fragrância/ aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global serão analisados. A comissão julgadora fará a classificação das melhores amostras das duas categorias, de cada região cafeeira de Minas Gerais: Cerrado, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. O produtor que obtiver a maior pontuação final, independentemente de categoria, será considerado

Serviço automatizado para requerimento de defesa de beneficiários bloqueados no Garantia-Safra é lançado O serviço é destinado aos agricultores familiares aderidos ao Programa Garantia-Safra que tiveram a concessão do benefício bloqueada, em função da identificação de indícios de não enquadramento dos critérios de elegibilidade na inscrição Com o objetivo de facilitar, simplificar e agilizar o envio e análise dos requerimentos de defesas dos beneficiários que tiveram o benefício bloqueado no Programa Garantia-Safra, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Secretaria de Governo Digital do

Ministério da Economia, disponibilizou o serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após Bloqueio do Benefício Garantia-Safra”, na plataforma Gov.br. O serviço é destinado aos agricultores familiares aderidos ao Programa Garantia-Safra que tiveram a concessão do benefício bloqueada, em função

campeão estadual. Em 2019, o campeão estadual foi o cafeicultor Paulo Gomes, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. O concurso contou com 1.411 amostras inscritas. Os vencedores comercializaram seus lotes de café com preços mais altos. Seminário O seminário “Funcafé e a colheita de 2020” fez parte das atividades do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Emater-MG e CNC, em maio deste ano, com objetivo de contribuir com extensionistas, pesquisadores, cooperativas e produtores para o desenvolvimento e o fortalecimento da produção sustentável da cafeicultura mineira e nacional. O encontro on-line promoveu um debate sobre a colheita do café em Minas Gerais, a importância do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para o setor, além de apresentar uma visão das cooperativas associadas ao CNC sobre temas relevantes para o atual momento da safra 2020. A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, ressaltou o trabalho feito pelas instituições vinculadas à Seapa junto aos produtores de café. “É um trabalho que a Emater tem feito com brilhantismo. Também a Epamig, com a pequisa que ajuda que o setor cresça e o IMA, que contribui muito com o produtor na certificação dos produtos”. O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, apresentou as ações realizadas pelos técnicos da empresa na área da cafeicultura e um panorama da situação da colheita no estado. Maior produtor de café do país, Minas Gerais deve colher entre 30,7 milhões e 32 milhões de sacas este ano. Também participaram do evento o presidente do CNC, Silas Brasileiro e dirigentes das principais cooperativas ligadas à produção de café de Minas Gerais e São Paulo. Fonte: Governo de Minas

da identificação de indícios de não enquadramento dos critérios de elegibilidade na inscrição. A portaria Nº 25 da Secretaria de Política Agrícola, de 08 de julho de 2020, regulamenta os procedimentos necessários para recepção e análise dos requerimentos de defesa que serão encaminhados pelos agricultores familiares para às Comissões Estaduais de Avaliação e Julgamento do Garantia-Safra em cada Unidade da Federação que participa do Programa. Essas comissões serão responsáveis pela análise dessas defesas, consequentemente, deferindo ou não às solicitações. O objetivo do serviço disponibilizado é garantir ao agricultor familiar beneficiário o direito à ampla defesa e contraditório, tendo em vista determinação do TCU em proceder a análise dos casos de beneficiários que não se enquadram nos critérios de seleção identificados no cru-

DA AGROPECUÁRIA NO ESTADO

Produtores se destacam com a garantia de oferta de alimentos, mesmo em pandemia

Em 7 de julho foi comemorado o Dia do Produtor Rural Mineiro. O Estado concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 1,8 milhão de trabalhadores que fazem Minas ser líder nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho. Minas ocupa o segundo lugar na produção de laranja e feijão, além de terceiro em cana-de-açúcar, abacaxi, cebola e banana. O trabalho do produtor rural tem grande peso na economia do Estado. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro cresceu 5,12% no ano passado e representa 36% do PIB estadual. Abastecimento O diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, lembra que as atividades desenvolvidas pelo produtor rural são os pilares de centenas de municípios mineiros. “Temos no setor agropecuário nossa identidade e tradição, além de ser o principal propulsor social e econômico para a maioria dos municípios. As atividades rurais geram renda e ocupa-

zamento de dados e efetivar as devidas exclusões, se confirmadas as irregularidades, e estabelecer rotinas destinadas a melhorar os controles internos do Programa e mecanismos de responsabilização das pessoas que prestarem informações falsas para acessar o benefício disposto pelo programa. Garantia-Safra O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Para aderir ao Garantia-Safra, é necessário ser agricultor familiar, ou seja, possuir DAP Ativa

ção, além de garantirem o abastecimento de alimentos para a sociedade”, afirma. A importância do trabalho dos produtores rurais para a população ficou evidente durante a pandemia. A produção no meio rural não parou. O trabalho no campo garante o abastecimento em todo o estado, com oferta regular de alimentos nos supermercados, sacolões e centros de distribuição. Em muitos locais onde o funcionamento de feiras foi suspenso, os agricultores se adaptaram à nova realidade. Em todo estado, há iniciativas de vendas on-line que não deixam que os produtos faltem à mesa do consumidor. Outro exemplo de profissionalismo dos produtores foi demonstrado com a colheita de grãos. Mesmo em um ano marcado pela recessão econômica, o estado bateu recorde na safra 2019/2020, com 15,4 milhões de toneladas. O crescimento foi de 8,4% em relação à safra anterior. Exportação Além do abastecimento no mercado interno, o agronegócio mineiro também teve força suficiente para assegurar o aumento das exportações. Somente nos primeiros cinco

atendendo os critérios do Pronaf; ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca. Uma vez aderido ao Programa, o agricultor receberá o benefício quando o estado e município tiverem cumprindo com os procedimentos relacionados ao processo de implementação, bem como os procedimentos referentes ao processo de verificação de perdas, e ter sido comprovado perdas de pelo menos, 50% do conjunto das culturas produzidas. Atualmente, o valor do benefício é de R$ 850, pagos em cinco parcelas de R$ 170, por meio de cartões eletrônicos emitidos pela Caixa de acordo com o calendário de pagamento de benefícios sociais. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação do Garantia-Safra pelo e-mail garantiasafra.cgs@agricultura.gov.br.

meses de 2020, as vendas do setor para o mercado internacional somaram US$ 3,45 bilhões, um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O agronegócio respondeu por 33,6% das exportações totais do estado, entre janeiro e maio. Os destaques nas vendas foram o café, produtos do complexo soja (farelo, grão, óleo) e carnes. Agricultura familiar A agricultura familiar tem papel relevante em Minas Gerais. O último Censo Agropecuário do IBGE mostrou que este segmento representa 73% dos estabelecimentos agropecuários do estado. A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está presente em 93% dos municípios mineiros e atende 390 mil produtores rurais, a maior parte deles vinda desse nicho. Números em Minas Estabelecimentos agropecuários: 607,5 mil Pessoas ocupadas no campo: 1,8 milhão Exportações do agronegócio (jan-mai): US$3,45 bilhões Safra de grãos: 15,4 milhões de toneladas


08

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

17/JULHO/2020

ZEMA ASSINA DECRETO QUE INCENTIVA PRODUTORES DE QUEIJO E BEBIDAS QUE COOPERATIVISMO NA AGRICULTURA USAM NOMES DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA FAMILIAR E AGROINDÚSTRIAS DEVEM SE IDENTIFICAR ATÉ 9 DE AGOSTO Setor responde por mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no Estado

Entre os principais produtos da consulta pública estão os queijos Parmesão, Fontina, Gruyère, Grana e Gorgonzola. Entre as bebidas estão a Genebra e o Steinhaeger

Foto: Pedro Gontijo - Imprensa MG

O governador Romeu Zema assinou dia 02, por meio de videoconferência, o Decreto 47.999, que regulamenta o Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria de Minas Gerais, o Cooperaf-MG. Em 2019, as cooperativas representaram 10,2% do PIB do agronegócio no estado. Entre os principais objetivos do programa, que será coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), destaca-se o apoio à organização dos trabalhadores rurais em economia familiar e das cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria, o que inclui ações de formação, fomento, crédito, assistência técnica e extensão rural. Zema lembrou que mais uma pauta importante do agronegócio avança na sua gestão, já que o assunto é discutido desde 2017. Para o governador, isso demonstra que sua administração está empenhada na simplificação da vida de quem produz, gera emprego e paga impostos. “Estamos dando mais um passo com a assinatura deste decreto. É preciso olhar para quem realmente necessita: o pequeno produtor, que é aquele que não tem escala para comprar e para vender. Dessa forma, fortalecemos

ainda mais a agricultura no estado”, afirmou. Incentivo Para a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, o decreto incentivará a formação das cooperativas de agricultura familiar e agroindústria em Minas. “No ano passado, durante a crise no preço do café, os produtores que estavam organizados por meio de cooperativas conseguiram atravessar o período com mais tranquilidade. Isso demonstra a força do setor”, ressaltou.

O deputado federal e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Vilson Luiz da Silva, destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas. “A equipe entendeu nossas necessidades na construção do decreto. Hoje é um dia para comemorar”, afirmou.

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato, lembrou que as gigantes do cooperativismo são compostas por pequenos produtores. “Na Cooxupé, por exemplo, que é a maior cooperativa de café do mundo, 85% dos cooperados são pequenos. Sozinhos, eles não conseguiriam colocar um grão de café na Europa, Ásia e Oceania ”, disse.

Estiveram presentes, ainda, na solenidade virtual o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio; o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido; o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza; a presidente da Epamig, Nilda de Fátima; o diretor-geral do IMA, Thales Almeida; o superintendente de Abastecimento da Seapa, Gilson de Assis; o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Albanez, e o presidente-diretor da União Nacional das Cooperativas Agricultura, Getúlio Gomes Vieira.

Fortalecimento O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, lembrou que onde o cooperativismo vai bem, a economia está aquecida. “Minas Gerais é um exemplo de governança no setor. Fortalecer o cooperativismo é potencializar o desenvolvimento econômico”, lembrou.

História A primeira cooperativa do Brasil foi criada em 1889 em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. Passados 131 anos, o estado ocupa a segunda colocação em número de cooperativas (756), sendo 25% ligadas à agropecuária (190), segundo o levantamento feito em 2020 pelo Sistema Ocemg.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está abrindo a possibilidade para que produtores e agroindústrias que utilizam nomes que serão considerados como Indicação Geográfica (IG) se identifiquem até o dia 9 de agosto. A medida consta da Portaria Nº 1, publicada no Diário Oficial da União. O Mapa disponibilizou para consulta pública a relação preliminar dos produtores identificados nos registros do Ministério. O acordo Mercosul – União Europeia, assinado ano passado, vai estabelecer alguns nomes como IG quando entrar em vigor. Entre os principais produtos da consulta pública estão os queijos Parmesão, Fontina, Gruyère, Grana e Gorgonzola. Entre as bebidas estão Genebra e Steinhaeger. Segundo o diretor de Temas Técnicos Sanitários e Fitossanitários, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Leandro Feijó, A consulta pública vai trazer para o Acordo a transparência e segurança jurídica

necessárias. “A identificação dos produtores que já utilizavam os nomes que vão virar IG é uma solução que protege os usuários que investiram e produziram anteriormente e, ao mesmo tempo, garante um produto autêntico ao consumidor”, afirma. Desta forma, a identificação de quem utilizava os nomes até 25 de outubro de 2017 ou 2012 (dependendo do produto) vale inclusive para os demais países do Mercosul, desde que a empresa exportasse para Argentina, Paraguai e/ou Uruguai antes da data estabelecida. Por exemplo, uma empresa que utilizasse o nome “parmesão” a partir de 2016, e de forma contínua até 25 de outubro de 2017, deve buscar seu nome na listagem. Caso o encontre e os dados estejam corretos, não é necessário preencher o formulário ou entrar em contato com o Mapa. Caso o nome da empresa conste da lista, mas contenha dados incorretos, o responsável pelo estabelecimento deve acessar o formulário indicado

no site do Mapa e comunicar os dados corretos. No caso da empresa enquadrar-se nos requisitos e não estiver na lista, deve utilizar o formulário para identificar-se e enviar documentação comprobatória no e-mail tnt.sri@ agricultura.gov.br. Podem identificar-se detentores de registro federal, estadual ou municipal. Indicação Geográfica A indicação geográfica é um ativo de propriedade intelectual que conecta um produto ou serviço à sua origem territorial. Ela é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Com isso, ela ajuda a combater a usurpação e uso indevido do nome por terceiros não legitimados ao uso e pode contribuir para a agregação de valor econômico ao bem ou serviço em questão.

Vacinação contra a febre aftosa supera meta em Minas Minas registrou 96,7% de bovinos e bubalinos imunizados contra a febre aftosa neste primeiro semestre de 2020, superando a meta inicial de 95%. A campanha contou com a participação de mais de 350 mil produtores rurais que imunizaram cerca de 23 milhões de animais nos rebanhos mineiros. Os dados são do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que atua na análise das declarações enviadas pelos pecuaristas. Para o superintendente técnico do Sistema FAEMG, Altino Rodrigues Neto, o balanço confirma o compromisso dos produtores mineiros com a sanidade de seu rebanho: “Mesmo durante a pandemia, o produtor mineiro cumpre com seu dever mantendo os índices de vacinação contra

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

Altino Rodrigues Neto, Superintendente Técnico do Sistema FAEMG

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR RUFINO DE FREITAS CAIRES NETO

REQUERIMENTO Nº 007/2020 Excelentíssimo Senhor Presidente da dos braços e postes de energia elétriCâmara Municipal de Nanuque – MG. ca já foi realizada? a febre aftosa em patamares que nos dão segurança”. Ele lembra que a expectativa do setor é que o Ministério da Agricultura confirme a retirada da vacinação para 2021. Restariam, portanto, apenas mais uma etapa em novembro próximo, e a última, em maio de 2021. “Depois de mais de 50 anos de vacinação, vamos realizar nosso grande sonho de tornar

o estado de Minas Gerais, e o Brasil, livres de febre aftosa, sem vacinação. Isso nos traz uma expectativa de abertura de mercados mais exigentes e que pagam melhor pelos nossos produtos. A febre aftosa é um parâmetro para avaliar os serviços de defesa sanitária de um país. Aquele país que a erradica, consegue status sanitário diferente do que usa a vacinação”.

O Vereador signatário deste, no uso de suas atribuições e com fulcro na Lei Orgânica e no Regimento Interno deste Poder Legislativo, requer que seja encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Nanuque, o presente requerimento, o qual solicita as seguintes informações: • A Prefeitura Municipal de Nanuque já realizou a licitação para aquisição

• Em caso positivo, informar a data prevista para instalação dos postes de energia elétrica na Rua Cedro, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Sala das Sessões, aos 22 dias do mês de junho de 2020 RUFINO DE FREITAS CAIRES NETO Vereador – autor


17/JULHO/2020

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR ANTONIO CARLOS ARANHA RUAS

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR EDSON FERNANDES DOS SANTOS

INDICAÇÃO Nº 69/2020 O Vereador EDSON FERNANDES DOS SANTOS, no uso de suas atribuições, fundamentado na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno deste Poder Legislativo, apresenta a seguinte Indicação, para posterior encaminhamento ao senhor Prefeito Municipal. Confecção de cartazes ou placas com a justificativa para as obras públicas paralisadas no município de Nanuque. JUSTIFICATIVA Senhor Presidente, senhores Vereadores, Obras públicas paralisadas são motivos de muita reclamação e revolta, porque geram expectativas e frustrações para cidadãos e cidadãs que esperam por melhorias nos serviços públicos em todas as áreas: Saúde, Educação, Infraestrutura, Comércio, Esportes, etc. Com a finalidade de garantir e impor mais seriedade e compromisso por parte do

Poder Público em entregar as obras e ser transparente na execução, solicitamos do Poder Executivo que determine a confecção de cartazes ou placas com a justificativa de paralisação das obras inacabadas. Pior ainda é que, quando se consulta determinados sites sobre algumas obras, existem até informações de que algumas até foram finalizadas, outras estão em andamento, quando na verdade já se encontram paradas há muito tempo. Por isso, é importante garantir essa transparência, para que a população saiba o porquê de determinada obra estar paralisada e de quem é a responsabilidade: do Município, do Estado ou do Governo Federal. Gabinete do Vereador, em 22 de junho de 2020. EDSON FERNANDES DOS SANTOS Vereador – autor

09

OFÍCIO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR Requerendo efetivo policiamento nos finais de semana nos distritos de Vila Gabriel Passos e Vila Pereira em proteção a nossa comunidade. MOTIVOS: - Eventos festivos com carros de som e outros em meio a praças e bares realizado por pessoas de outras cidades e estado, lugares estes com alto índice de contaminação pelo coronavírus. - Solicito ao Governador, por intermédio do senador Carlos Viana, a reconstrução da LMG-719, rodovia que liga Nanuque ao Norte do Espírito Santo. INDICAÇÃO O Vereador ANTONIO CARLOS ARANHA RUAS, no uso de suas atribuições e de conformidade com a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno deste Poder Legislativo, remete ao Plenário a seguinte INDICAÇÃO, para posterior encaminhamento ao Prefeito

Municipal: Orientação da Secretaria de Saúde quanto ao descarte correto de máscaras protetoras. JUSTIFICATIVA Senhor Presidente, senhores Vereadores, Dentro da pandemia decorrente da Covid-19, a população tem mudado hábitos e vem incorporando em sua rotina diária a utilização de máscaras de proteção. Independentemente do tipo de máscara, o uso de descarte corretos são fundamentais para garantir a eficácia no controle e a redução da transmissibilidade do novo vírus. Por isso, cobramos do Prefeito para que oriente a Secretaria Municipal da Saúde quanto aos cuidados que devem ser tomados durante o uso e o descarte correto das máscaras, sejam elas descartáveis ou não. A medida deve ser incluída com destaque nos próximos decretos municipais sobre combate à Covid-19. De acordo com a Anvisa

(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por se tratar de material contaminado, as máscaras descartáveis comuns não podem ser dispensadas inadequadamente no lixo orgânico ou junto à materiais recicláveis. Sendo assim, é necessário que a população em geral, envolva a máscara utilizada em saco plástico e descarte em lixo comum. A máscara descartada incorretamente pode infectar os coletores de lixo, além de ser fonte de disseminação do vírus para outros locais. A máscara descartável utilizada pela população não deve ser usada por um longo período. A recomendação da Anvisa é de no máximo três horas. Além disso, é necessário trocá-la sempre que estiver úmida, com sujeira aparente ou danificada. Gabinete do Vereador, em 22 de junho de 2020. ANTONIO CARLOS ARANHA RUAS Vereador – autor

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADORA ROZILENE RAMOS ALMEIDA

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR VALDEMAR FAVORETI DE SOUZA

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 006/2020 DE 08 DE JUNHO DE 2020 12/2020 DE 22 DE JULHO DE 2020 Concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Nanuque-MG, ao Ilustríssimo Senhor Benedito Souza Barreto.

Art. 3º - Revogadas as disposições em contrário, a presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

A Câmara Municipal de Nanuque, Es- Sala das Sessões, aos oito dias do mês tado de Minas Gerais, por seus Repre- de junho de 2020. sentantes, aprovou e a Mesa promulga a seguinte ROZILENE RAMOS ALMEIDA Autora RESOLUÇÃO: Art. 1º - Fica Concedido o Título de AGRADECIMENTO Cidadão Honorário do Município de A vereadora encaminhou ainda um Nanuque ao Ilustríssimo Senhor Bene- Ofício ao Senhor Prefeito Municipal, dito Souza Barreto. Roberto de Jesus, onde transmite Art. 2º - A honraria ora outorgada será agradecimentos ao Chefe do Executivo representada por Diploma especial- pela construção de uma boca de lobo mente confeccionado e entregue ao na Avenida Olival Mendonça, ao lado agraciado em Sessão Solene para esse da empresa Águia Branca, no bairro fim convocada. Vila Esperança.

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

Concede o Título de Cidadão Hono- Art. 3º - Revogadas as disposições em rário do Município de Nanuque-MG, contrário, a presente Resolução entra ao Ilustríssimo Senhor Rivaldo Soares em vigor na data de sua publicação. Viana. Sala das Sessões, aos 22 dias do mês de A Câmara Municipal de Nanuque, Es- junho de 2020. tado de Minas Gerais, por seus RepreWALDEMAR FAVORETI DE SOUZA sentantes, aprovou e a Mesa promulga Autor a seguinte

RESOLUÇÃO: Art. 1º - Fica concedido o Título de Cidadão Honorário do Município de Nanuque ao Ilustríssimo Senhor RIVALDO SOARES VIANA. Art. 2º - A honraria ora outorgada será representada por Diploma especialmente confeccionado e entregue ao agraciado em Sessão Solene para esse fim convocada.

O parlamentar solicitou registro em ata e encaminhamento de Moção de Aplausos aos seguintes agraciados: Subtenente Laurisvaldo Mendes Trindade – Secretário Municipal de Obras de Nanuque -, sargento Marjore Celeste de Souza Prates, cabo Allan Fabiano Siman Moreira e José Antônio Santos da Silva pelos bons serviços prestados ao município.

Senhor Presidente, senhores Vereadores, A manutenção e limpeza das galerias e bueiros, tem relação com o saneamento, ATIVIDADE PARLAMENTAR DA VEREADORA fazendo parte de um conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as ELIENIS OLIVEIRA SANTOS TIGRE condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíREEQUERIMENTO: duo e facilitar a atividade econômica. Em Nanuque, o saneamento básico ainda se A vereadora Elienis Oliveira Santos Tigre solicitou envio de ofício ao chefe do Exe- encontra em fase de conclusão, sendo um direito assegurado pela Constituição e cutivo onde solicita a execução do serviço de limpeza de galeria e bueiros locali- definido pela Lei nº 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limzados ao lado da Rua das Rosas, no bairro Isadélfia Ferraz de Brito. Requer seja oficiado ao Senhor Prefeito Municipal solicitando as seguintes provi- peza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. dências: Executar serviços de limpeza da galeria e dos bueiros localizados ao lado Sala das Sessões, aos 22 dias do mês de junho de 2020. da Rua das Rosas (localizada atrás das casinhas) no bairro Isadélfia Ferraz de Brito. ELIENIS OLIVEIRA SANTOS TIGRE Vereadora JUSTIFICATIVA:


Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

10

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR GILMAR DOS SANTOS PEREIRA

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 009/2020 DE 15 DE JUNHO DE 2020 Concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Nanuque-MG, a Ilustríssima Senhora SIMONI MARQUES BRITO DE SOUZA. A Câmara Municipal de Nanuque, Estado de Minas Gerais, por seus Representantes, aprovou e a Mesa promulga a seguinte

RESOLUÇÃO: Art. 1º - Fica Concedido o Título de Cidadã Honorária do Município de Nanuque a Ilustríssima Senhora SIMONI MARQUES BRITO DE SOUZA. Art. 2º - A honraria ora outorgada será representada por Diploma especialmente confeccionado e entregue a agraciada em Sessão Solene para esse fim convocada.

Art. 3º - Revogadas as disposições em contrário, a presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Sala das Sessões, aos 15 dias do mês de junho de 2020 GILMAR DOS SANTOS PEREIRA Autor

OFÍCIO AO PREFEITO MUNICIPAL 1. Ofício ao Prefeito Municipal para realizar a recuperação do calçamento da Rua Alterosa – Bairro Romilda Ruas. 2. Ofício ao Prefeito Municipal para realização da recuperação do calçamento da Avenida Santos Dumont. 3. Ofício ao Prefeito Municipal para realização da recuperação do calçamento da Avenida Nanuque, no bairro da Vila Nova. 4. Ofício ao Prefeito Municipal para realização da recuperação do calçamento da Avenida Brasil, no bairro da Vila Nova Sala das Sessões 15 de junho de 2020 GILMAR DOS SANTOS PEREIRA Vereador

17/JULHO/2020 CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR SOLON FERREIRA DA ROCHA FILHO

O presidente da Câmara Municipal, vereador Solon Ferreira da Rocha Filho voltou a defender a tese de que medidas para a reabertura do comércio local são extremamente necessárias para conter os prejuízos gerados na economia do município por conta do novo coronavírus. Segundo o parlamentar, todas as cidades e estados que adotaram medidas duras de isolamento social envolvendo o fechamento da atividade econômica, estão passando por momentos de grande dificuldade, sem ter obtido sucesso no combate ao Covid-19. O parlamentar lembrou que o desaquecimento econômico, em Nanuque, fechou portas que não serão reabertas,

levando à falência empresas geradoras de empregos. “Aqui em Nanuque, o desemprego já é uma realidade. O Governo Federal destinou uma ajuda de R$ 600,00 para uma grande parte das famílias brasileiras. Isso tem ajudado bastante, mas esse dinheiro só virá até o mês de setembro. Eu quero ver o que vai acontecer quando o auxílio for interrompido. Estaremos num bolsão de miséria com famílias inteiras passando fome. O que defendemos é a normalidade na atividade empresarial. Seguir os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias é fundamental, mas é necessário encontrar um meio termo” disse Solon. Ele contou que o mu-

nicípio de Teixeira de Freitas, no estado da Bahia, tem seu comércio aberto e em plena atividade. “As pessoas naquela cidade têm à sua disposição um comércio que as abastecem. Elas saem às ruas dentro de um protocolo estabelecido pelas autoridades. Já em Nanuque, o isolamento social não funcionou. Veja as ruas da cidade como estão cheias de pessoas. Qual é o problema de alguém entrar numa loja e comprar uma camisa ou um sapato? O que estão fazendo com nossa economia é um absurdo. A vacina ainda vai demorar algo em torno de 1 ano. Então vamos ficar todo esse tempo estagnados, vivendo um crise financeira indefinidamente?”, finalizou.

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADORA BENTA VIEGAS BOUZADA

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR SIDNEI PEREIRA DA SILVA

PROJETO DE RESOLU- agraciada em Sessão Solene a seguinte ÇÃO Nº 010/2020 DE 22 para esse fim convocada. RESOLUÇÃO: DE JUNHO DE 2020 Concede o Título de Cidadão Honorária do Município de Nanuque – MG, a Ilustríssima Senhora ALDA STELLA MESSIAS BRITO. A Câmara Municipal de Nanuque, Estado de Minas Gerais, por seus representantes, aprovou e a Mesa promulga a seguinte

Art. 3º - Revogadas as disposições em contrário, a presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Sala das Sessões, aos 22 dias do mês de junho de 2020 BENTA VIEGAS BOUZADA Autora

Art. 1º - Fica Concedido o Título de Cidadã Honorária do Município de Nanuque a Ilustríssima Senhora NEIDE RAMOS. Art. 2º - A honraria ora outorgada será representada por Diploma especialmente confeccionado e entregue a agraciada em Sessão Solene para esse fim convocada.

RESOLUÇÃO:

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 011/2020 DE 22 DE JUNHO DE 2020 Art. 3º - Revogadas as dispo-

Art. 1º - Fica Concedido o Título de Cidadã Honorária do Município de Nanuque a Ilustríssima Senhora ALDA STELLA MESSIAS BRITO.

Concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Nanuque-MG, a Ilustríssima Senhora NEIDE RAMOS.

Art. 2º - A honraria ora outorgada será representada por Diploma especialmente confeccionado e entregue a

A Câmara Municipal de Nanuque, Estado de Minas Gerais, por seus Representantes, aprovou e a Mesa promulga

sições em contrário, a presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Sala das Sessões, aos 22 dias do mês de junho de 2020 BENTA VIEGAS BOUZADA Autora

CÂMARA MUNICIPAL DE NANUQUE ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR GILSON COLETA

INDICAÇÃO Nº 63/2020 Os vereadores GILMAR DOS SANTOS PEREIRA e GILSON COLETA BARBOSA, no uso de suas atribuições, fundamentados na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno deste Poder Legislativo, apresentam a seguinte Indicação, para posterior encaminhamento ao senhor Prefeito Municipal:

Autorização de publicidade em campos de futebol e quadras poliesportivas. JUSTIFICATIVA

INDICAÇÃO Nº 70/2020 O Vereador Sidnei Pereira Silva no uso de suas atribuições, fundamentado na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno deste Poder Legislativo, apresenta a seguinte Indicação para posterior encaminhamento ao senhor Prefeito Municipal. Concessão de auxílio financeiro ou empréstimo especial a motoristas de transporte escolar.

JUSTIFICATIVA Senhor Presidente, senhores Vereadores, Desde o início da pandemia da Covid-19 e a paralisação das atividades nas escolas públicas e privadas da cidade, condutores de veículos de transporte escolar perderam a fonte de renda e estão enfrentando enormes dificuldades para pagar as contas e garantir a substância de suas famílias. Dentro dessa realidade, recomendamos ao Prefeito estudar viabilidade de concessão de auxílio financeiro ou empréstimo especial a esses profissionais. No segundo caso o valor seria quitado através de prestação de serviços públicos ao Município em outras áreas diferentes da Educação. O empréstimo teria caráter de auxílio aos motoristas do transporte privado escolar, como remuneração antecipada durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Passada a crise, o setor recompensaria o recebimento dos recursos prestando serviços públicos para o Município, como o transporte de estudantes da rede municipal em excursões e eventos promovidos pelas escolas e a condução de idosos e/ou necessitados de atenção especial para tratamento de saúde. No caso de auxílio financeiro, vai depender da disponibilidade de recursos e mediante consulta sobre a legalidade da medida. Gabinete do Vereador, em 22 de junho de 2020.

SIDNEI PEREIRA SILVA Vereador – autor Senhor Presidente, senhores vereadores: Leva-se ao Prefeito a proposta de elaboração de projeto de lei permitindo a exploração de publicidade em campos de futebol e nas quadras e ginásios públicos com o objetivo de incentivar as práticas esportivas nesses espaços, promovendo melhores condições para o seu uso. Tal autorização poderá possibilitar uma melhor manutenção desses espaços, com obtenção de recursos de patrocinadores para pequenas reformas, pinturas e outros benefícios. No dia a dia, o custo de manutenção desses espaços acaba sendo elevado e até o poder público alega não ter condições de pagar. Sala das Sessões, em 15 de junho de 2020.

GILSON COLETA BARBOSA Vereador - autor


17/JULHO/2020

Mais notĂ­cias em: www.jornalemtempo.com

11


BOLSONARO SANCIONA NOVO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO COM 11 VETOS Fonte: O Tempo

Entre os vetos, está o que permitia que estatais que prestam os serviços hoje renovassem contratos por mais 30 anos sem licitação O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou na quarta-feira (15) o novo marco regulatório do saneamento básico, medida que estimula a participação da iniciativa privada no setor. Onze dispositivos do texto foram vetados pelo mandatário, mas apenas três foram divulgados nesta quarta. Entre os vetos, está o que permitia que estatais que prestam os serviços hoje renovassem contratos por mais 30 anos sem licitação. A decisão de Bolsonaro contraria interesses de governadores, que pressionavam pela manutenção do artigo.

atualmente. Em 94% dos municípios, o serviço é feito por estatais.

inviabilidade técnica ou financeira.

O projeto foi aprovado pelo Senado no final de junho, com 65 votos favoráveis e 13 contrários, com oposição de toda a bancada do PT.

O novo marco do saneamento básico criou expectativas para a economia, sobretudo para a retomada pós-pandemia do coronavírus. A medida era uma das prioridades do Ministério da Economia para atrair investimentos privados para o país.

A proposta, agora convertida em lei, estabelece metas de saneamento a serem cumpridas em até 12 anos. O potencial de

PRIORIDADES

O ministro Luiz Ramos (Se-

Outros 35 milhões de brasileiros não contam com acesso de água tratada. Isso estimula a proliferação de doenças, argumento que fortaleceu a votação do projeto na pandemia. O contexto do novo coronavírus deu força à proposta entre senadores. O projeto estava parado na Casa desde o fim do ano passado. O projeto amplia as possibili-

da população no mesmo período. Bolsonaro tinha até 15 de julho para a sanção. Contaminado pelo novo coronavírus, o presidente participou da solenidade por videoconferência e não deu nenhuma declaração. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que a perspectiva de universalização do setor se

Também foi vetado trecho que, segundo o governo, impediria que o setor de resíduos sólidos se beneficiasse das novas regas estabelecidas pelo marco legal. Na justificativa do veto parcial, o governo argumentou que os dispositivos contrariam os objetivos do marco legal, que busca promover competitividade e eficiência por meio de contratos de concessão com licitação. O Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou ainda que os vetos não representam um ato de confronto ao Congresso, que tem a palavra final sobre a medida. O modelo sancionado abre caminho para o envolvimento de empresas na universalização do acesso a água e esgoto. Somente 6% das cidades são atendidas pela iniciativa privada

investimentos estimado para a universalização dos serviços, segundo o relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e membros do governo é de R$ 700 bilhões no período. O prazo para o cumprimento das metas poderá ser acrescido de mais sete anos. Isso será adotado se a empresa prestadora do serviço comprovar

cretaria de Governo) afirmou antes da aprovação que a nova lei poderá gerar até 1 milhão de empregos em cinco anos. Em razão das carências do setor, a nova legislação é vista como um ponto de estímulo do crescimento da atividade. Segundo o governo, o Brasil tem hoje aproximadamente 104 milhões de pessoas sem serviço de coleta de esgoto.

dades de que empresas privadas possam prestar o serviço. Vencedoras de licitação terão de se comprometer com as metas de eficiência e universalização. A nova lei define que, até dezembro de 2033, o acesso à água potável no país deve ser ampliado para 99% da população. O tratamento e a coleta de esgoto deve alcançar 90%

torna concreta após a sanção. “Já temos uma carteira de mais de R$ 50 bilhões pronta para ser oferecida para a iniciativa privada. O primeiro leilão deverá acontecer já no mês de setembro no estado de Alagoas”, disse.

DIREITO

O novo marco legal determina a realização de licitação, com

participação de empresas públicas e privadas, e acaba com o direito de preferência das companhias estaduais. A ideia dos aliados do presidente é que as medidas possam vigorar já em 2021 para ajudar na retomada da economia, além de ampliar o acesso a água e esgoto no país. No entanto, a implementação da medida ainda depende de regulamentações que podem ser alvo de disputa política entre o setor privado e as estatais. Entre a regulamentação e a modelagem dos novos projetos, especialistas acreditam que as primeiras licitações devam começar a sair do papel apenas em 2023. De qualquer maneira, agentes do segmento já se movimentam e demonstram interesse em entrar nas operações. Pessoas do setor afirmam que fundos americanos (como o Macquarie), canadenses e do Oriente Médio já contrataram assessorias técnicas para avaliar as oportunidades do segmento. Entre estrangeiros, há ainda grupos como o espanhol Acciona e os chineses CGGC (Grupo Gezhouba) e CREC 4 (Grupo CTCE), interessados em concessões no ramo. Grupos nacionais de outras áreas da infraestrutura, como CCR, Pátria e Equatorial, também querem ingressar no setor, segundo pessoas familiarizadas com o tema.


SUPLEMENTO FEMININO DO JORNAL EM TEMPO - 17 DE JULHO DE 2020 - ANO II - Nº 45 - NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Base de alho – fortalece e ajuda no crescimento das unhas

Por Thamy Hasegawa Como fazer a minha famosa “Base de alho” para fortalecer as unhas? Em meio a tantas opções para o fortalecimento das unhas, acabamos muitas vezes nos perdendo e sem saber qual produto escolher, mentira ? Manipulei bases para fortalecimento e crescimento das unhas em farmácias, as quais diziam que iriam fazer milagres!!! Como eu sempre fui desesperada para minhas unhas crescerem e ficarem bonitas, eu fui em busca DA BASE FORTALECEDORA PERFEITA!!! E o melhor de tudo é que encontrei!! Com as dicas de uma manicure aqui e uma manicure ali, consegui a base perfeita!!! E vou passar a minha receita para vocês. • 1 vidrinho de Base

(qualquer base incolor); • 1/2 alho bem picadinho; • 1 cravo da índia. É só colocar tudo dentro da sua base, dar uma misturada com o próprio pincel, e pronto!! Base feita.. É tão simples que parece que o único efeito que terá é o cheiro do alho, mas pode ter certeza que sua unha não ficará com o cheiro do alho!! O cravo na base faz com que o alho perca (boa parte) do seu cheiro. O mais interessante dessa base é que ela não deixa suas unhas amareladas.. Você pode passar antes de passar o esmalte colorido (que é o que eu mais indico, porque talvez dependendo da cor do esmalte ele sim pode manchar suas unhas), ou pode passar só elas, como uma base qualquer!!! Quem usou aprovou!!


Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

02 MULHER

Canal 1 Flávio Ricco

Colaboração: José Carlos Nery

“Fazenda”, com nova mecânica, vai estrear numa terça-feira

A Record já tem decidido que a estreia de “A Fazenda” será em setembro, primeira quinzena, numa terça-feira - 1º, 8 ou 15 daquele mês. Já está tudo sendo pensado e organizado em relação a isso. Ainda sobre essa próxima edição de “A Fazenda”, a sua mecânica será diferente da que existiu até agora. O programa terá “Roça” na terça-feira; “Fazendeiro” na quarta e eliminação na quinta. Cabe lembrar que serão 20 participantes, com 4 reservas para qualquer eventualidade e, entre 8 ou 10 dias da estreia, todos serão hospedados em um hotel, para realização de testes e um necessário período de confinamento.

Futebol na Globo volta cercado de cuidados e com Corinthians e Palmeiras A Globo já anuncia o clássico Corinthians e Palmeiras, na volta do seu futebol, quarta-feira que vem, às 21h45. As transmissões no meio da semana, ao contrário do que vinha acontecendo no início da temporada e mesmo em se tratando de campeonatos estaduais, serão novamente normais. Não bastassem outras razões para isso, entra por aí a parte comercial e a obrigação de entregar um “x” número de jogos combinados para os seus anunciantes. E um trabalho que também irá obedecer a uma série de protocolos de segurança. Ninguém com mais de 60 anos será convocado. Narradores e comentaristas estarão sempre no estúdio e apenas um repórter no campo de jogo. Cléber Machado, Casagrande e Caio Ribeiro já estão escalados. CONSULTORIA O SBT, para o jogo Flamengo e Fluminense, teve o cuidado de contratar a WSC Consultoria Jornalística e de Informática, especializada em dados estatísticos e históricos. Empresa que há 25 anos presta serviços para a TV Globo. MUDANÇA A partir do dia 22, o programa comandado por Andresa Boni na TV Cultura, às quartas, 22h15, terá um novo cenário e agora será “Opinião”, e não mais “Opinião Nacional”. Na estreia, um balanço sobre a situação da Covid-19 no País. A médica infectologista Rosana Richtmann e a psicanalista Vera Iaconelli serão as suas convidadas.

Dois Trallis É muito bom assistir César Tralli, leve e solto, na apresentação do “SP 1”. Sempre muito seguro, sabe se colocar de acordo com o noticiário, descontraído às vezes, mas sem nunca perder a mão. Só que no “GloboNews”, 6h da tarde, parece que existe um outro César Tralli. Sério e duro o tempo todo. Duas pessoas. FICÇÃO

BATALHA

Autor de “Deus Salve o Rei”, Daniel Adjafre prepara o lançamento de um livro, romance de ficção, que também deve virar série de TV. Tudo num futuro próximo, em que as pessoas convivem normalmente com figuras sintéticas. O protagonista, após ficar abalado com a destruição da sua “boneca”, terá que reaprender a dividir espaço com alguém de verdade.

Na espera da sua próxima novela, “Além da Ilusão”, na fila das 18h na Globo, Cláudia Raia trabalha em projetos próprios. Neste momento, ela corre atrás de patrocínio para viabilizar o espetáculo “Teatro Drive-In”, que deverá percorrer oito capitais, começando por Rio e São Paulo.

PILOTANDO Joel Datena, além da rotina diária, está gravando pilotos do “Bora São Paulo” e “Bora Brasil” com suas novas companheiras de trabalho, Maiara Bastianello e Thaís Dias, que estreiam na segunda. Dia também da despedida de Laura Ferreira, que vai morar em Portugal.

NO ANO QUE VEM O próximo “Bake Off Celebridades” será gravado pelo SBT a partir de agosto. Mas não se trata de um produto para exibição agora ou grade de final de ano. A edição com famosos terá formato de temporada e só irá ao ar em 2021.

17/JULHO/2020

Você se veste com suas emoções? Saiba como superar situações que podem mudar todo percurso de sua vida A especialista em imagem e moda Jhanne Pires traz lições preciosas sobre o poder do vestuário para enfrentar situações adversas e vencer desafios em todas as esferas da vida Algumas pessoas durante a pandemia trataram de adotar o desânimo, assim que esse terrível sentimento bateu em suas portas, pensando que agora ficariam em casa e não precisam mais pensar no que vestir, como se a escolha das peças que simbolizam e projetam a sua imagem para o mundo se resumisse à roupa. A especialista em imagem e moda, Jhanne Pires, criadora do método ‘Vista-se de Si’, aponta que nossa postura em relação ao vestuário precisa mudar, para nos empoderarmos diante das circunstâncias que aparecem em nossas vidas: “Precisamos entender que é muito mais do que apenas vestuário ou tendências de moda. Aquilo que escolhemos usar reflete quem somos. É preciso vestir-se de si mesmas, que é apropriar-se da vida, das emoções e dos comportamentos, pois essa é a maneira como mostramos ao mundo o que e quem nascemos para ser, é o direito de fazer a gestão do futuro que desejamos, no lugar de aceitar qualquer futuro.” Vestindo suas emoções Jhanne tem acompanhado várias mulheres através do seu método, e relata que em momentos como estes, em que há grande carga emocional e pessoal a ser superada, como durante a pandemia da covid-19, várias mulheres ficam “de mal” com o closet e o espelho:“muitas de nós alguma vez acabou desistindo da imagem que um dia sonhamos projetar, abrindo mão do que imaginávamos para nós. Muitas acham que se vestem para os outros e ainda não perceberam que vestir-se de si significa, num primeiro e absoluto momento, vestir-se para si e assumir as responsabilidades, vestindo-se com as emoções e os looks, pois é dessa mistura de emoções e estilos que somos feitas.” Imagem x Comportamento
 Segundo a especialista, as escolhas de vestuário devem ser feitas de dentro para fora: “nossas melhores escolhas se baseia no dueto imagem e comportamento. Antes de pensar no estilo de vestir que cada mulher tem e adota, nas roupas que transmitem a nossa melhor imagem em cada área da vida, é preciso entender que somos feitas de carne, sangue, músculos, ossos, artérias, água, nervos e principalmente emoções. Toda a nossa composição física e química é importante para que o corpo e a mente funcionem, mas as emoções ditam o bom ou mau andamento de tudo, até da saúde física.” Mude de dentro para fora a partir de emoções positivas No entanto, Jhanne Pires ressalta que antes de vestir-se de suas emoções, é preciso agir em direção à uma mudança: “Vestir-se de si quando a única vestimenta emocional possível é a amargura? Não, de jeito nenhum. Bora perdoar o que e a quem você tiver para perdoar, porque nada é mais libertador.” Enviado por: Hebert Neri MF Press Global Phone:+351 919 636 852 / 932 045 194 twitter: @hfneri

Jhanne Pires


17/JULHO/2020

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

MULHER 03

Enjoo matinal, o que é? Causas, tratamentos e duração O enjoo matinal é um resultado da grande produção hormonal durante o início da gestação. O sintoma pode ser controlado com dietas e medicamentos gordurosos. Principalmente se tiver pessoas que fumam ao seu redor, evite estar ao lado, senão a prática pode não funcionar.

TESTE DE FARMÁCIA, QUANDO É A HORA CERTA DE SE FAZER?

Busque seu médico A diminuição das refeições não pode alterar na ingestão das proteínas. As substâncias proteicas são indispensáveis para a formação do bebê. Portanto, inclua alimentos como ovos, peixes, qualquer tipo de grãos, queijo, frutas e verduras. Além disso, a dieta é indicada do início até o fim da gestação. Já sentiu aquele enjoo no estômago, forte e único, logo pela manhã, ao acordar? Saiba o enjoo matinal é um dos principais sintomas da gravidez, como também um dos mais incômodos. Quando menos se espera, a nova mamãe já correu para o banheiro, botando tudo para fora. Tanto o enjoo por si só, como vomitar, é um dos indicativos clássicos de gravidez e, sobretudo, pode durar um bom período da gestação. Aos poucos, as mulheres grávidas vão aprendendo a lidar com esse mal-estar matinal. Apesar do horário ser propício para o incomodo, ele não acontece só pela manhã, como também a qualquer momento do dia. Dito isso, qual é a causa do enjoo durante a gravidez? Vamos descobrir!

Causas do enjoo matinal

Nas primeiras 16 semanas da gestação, as mulheres sentem um desconforto estomacal, náuseas e enjoo constante. Todos esses sintomas acontecem devido à intensa produção hormonal. O estrogênio é muito elevado no corpo, afetando diretamente a função gástrica do organismo. Consequentemente, surge o enjoo matinal. Outras duas substâncias que se elevam é a progesterona e o HCG. Mas, não se preocupe, isso é sinal de que está tudo bem com a gestação e, além disso, há tratamentos para ajudar a suportar essa fase inicial meio complicada. Apesar de ocorrer em outros horá-

rios, o enjoo se denota ainda mais pela manhã, porque é o período em que o açúcar está mais baixo no sangue. O período do sono noturno, sem comer, aumenta o ácido gástrico do estômago e junto a baixa da glicose, potencializam a sensação das náuseas, causando até o vômito.

de estratégias que gestantes podem aderir para evitar essa sensação desagradável, principalmente no período matutino.

A baixa na glicose e a produção excessiva dos ácidos gástricos são mais comuns pela manhã, porque são muitas horas sem comer durante a noite. Portanto, tenha sempre uma bolachinha, ou alguma coisa leve ao lado da cama. A primeira coisa a fazer é ingerir algo doce para que o açúcar se eleve e estabilize o estômago. Esse método vai aliviar, e muito, os enjoos matinais e proporcionar maior qualidade de vida ao acordar. Contudo, não se esqueça de manter o hábito. Além disso, não fique tantas horas no dia sem comer.

Coma várias vezes ao dia

Sabe aquela mania de encher o prato e comer se sentir bem cheia? Então, não faça isso! O aconselhável é diminuir as quantidades nas refeições e distribuir os horários de comer em mais vezes por dia. Assim, o organismo vai se manter bem mais balanceado.

Proteínas na dieta

Sopa Cremosa de Batata, Milho, Bacon e Aipo

Ingredientes

Modo de Preparo

• 1 batata média

Com um garfo, faça alguns furos na superfície da batata. Cozinhe por oito minutos no microondas em potência alta, virando na metade do tempo. Espere esfriar, descasque e amasse. Enquanto isso, unte uma panela média com óleo em spray e aqueça em fogo alto. Acrescente o aipo, a cebola, o milho e o pimentão. Deixe cozinhar mexendo frequentemente por cerca de cinco minutos. Adicione o bacon, o leite e a batata amassada e misture bem. Tempere com o sal, a pimenta e o molho, e cozinhe por dez minutos, com a panela tampada, sem deixar ferver.

• Óleo em spray • ¼ de xícara (chá) de aipo picado • 2 colheres (sopa) de cebola picada • 1 espiga de milho cozida, com grãos removidos ou ½ xícara (chá) de milho enlatado • ¼ de xícara (chá) de pimentão vermelho picado • 30g de bacon canadense picado • 1/2 xícara (chá) de leite desnatado • Sal, pimenta e molho de pimenta Tempero Forte à gosto

Até quando dura o enjoo matinal?

Mantenha a comida perto

Quando deve se preocupar?

A princípio, 70% a 80% das mulheres gestantes sentem enjoo durante a gravidez. É normal ir ao banheiro algumas vezes ao dia para vomitar durante esse período. Apesar disso, há um limite para essa recorrência do sintoma. A intensificação do enjoo pode gerar riscos para a saúde da mãe e do bebê. Se notar uma recorrência do enjoo matinal durante o dia, é bom procurar um médico para avaliação. A hiperêmese grávidica pode atingir cerca de 1% das mamães nesse período. Vomitar várias vezes provoca desnutrição, fraqueza, desidratação e, consequentemente, perda de peso. O perigo para a criança, devido a ausência de nutrientes necessários no crescimento, é o nascimento prematuro. Além disso, o bebê pode nascer com pouco peso. Dito isso, nesses casos, o mais aconselhável é a internação, porque o acompanhamento médico irá repor as vitaminas do corpo, mantendo o equilíbrio durante a gestação. Tratamentos para o enjoo matinal Os enjoos e vômitos podem, sobretudo, parecer impossíveis de controlar. Contudo, há uma série

Invista em alimentos azedos

Se toda rotina anterior não funcionar, o ideal é que procure o médico, porque ele poderá passar suplementos e medicamentos que vão cortar o enjoo. Nunca tome remédios de forma avulsa, não é tudo que uma gestante pode tomar, a fase da gestação é muito sensível para o bebê.

As vezes não é nem necessário ingerir. Corte, por exemplo, um limão e inale aquele cheirinho cítrico, isso ajudará a controlar o enjoo. Existem essências prontas com esse aroma que pode ser comprado e mantido o mais próximo da cama, ou em pontos estratégicos da casa.

Gengibre

A redução dos hormônios necessários para a construção da placenta começa a diminuir por volta do quarto mês, ou segundo trimestre. Na 12º semana, o enjoo matinal começa a ficar mais ameno e ocorre em períodos mais distanciados.

As propriedades do gengibre ajudam a equilibrar o ácido do estômago, portanto inclua-o na dieta. Existem várias formas de adequá-lo ao dia a dia como nos chás, no tempero da carne, ou se possível mastigar um pedacinho durante um tempinho.

Repouso

Mantenha a calma

Lembre-se de praticar o repouso no início da gravidez e mentalizar que logo passará. No quinto mês, a gestante já está estável, levando a vida normalmente sem as desagradáveis náuseas matinais.

Respire fundo quando estiver se sentindo muito enjoada. Controlar a respiração ajuda a controlar o enjoo. Entretanto, evite ficar próxima ao cheiro de alimentos muito

Sabia que existe um período correto para fazer o teste de farmácia e ter um resultado confiável? Saiba quando é a hora certa de fazer o teste como ele deve ser feito A primeira dúvida de uma possível mamãe: Fazer o teste de farmácia funciona ou tenho que fazer de sangue (HCG)?Quando existe a possibilidade de estar grávida, é melhor que se verifique logo. E sim, o modo mais fácil, o teste de farmácia, é confiável. Os cuidados que se deve ter é escolher um teste de confiança, e ser feito após o atraso menstrual. O teste é feito medindo o hormônio beta HCG na urina, que é produzido quando a mulher está grávida. Qual o melhor dia para fazer o teste de farmácia? Você pode realizar o teste após o primeiro dia de atraso menstrual. Porém, o resultado mais confiável é após cinco dias de atraso. Isso porque a quantidade de hormônio HCG é maior no organismo, com mais probabilidade de resultado confiável. O teste feito com a primeira urina do dia tem ainda maior confiabilidade. Isso porque essa urina contém maior quantidade de hormônios. Para se fazer o teste basta comprá-lo em qualquer farmácia. Custa em média 10 reais. Como saber o resultado? Urine em um recipiente limpo e coloque a fita em contato com a urina. Leia a caixinha para confirmar o passo a passo. Espere de 1 a 5 minutos para sair o resultado que será: • Duas riscas: resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez; • Uma risca: resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada. Se o teste der negativo e sua menstruação continuar atrasada, repita o teste em 5 dias.


04 MULHER

Mais notícias em: www.jornalemtempo.com

17/JULHO/2020

HORÓSCOPO ÁRIES (21/03 a 20/04) Tudo o que as pessoas querem de você hoje é efetividade. Menos ideias avançadas, e mais praticidade. Conte com ótimo faro para decisões financeiras. No amor, sensualidade à flor da pele. TOURO (21/04 a 20/05) Em concordância com os tempos atuais, você encontra seu caminho, seu ritmo e o dia segue mais tranquilo. Apele para sua experiência e para sua fé. Ótimo momento para aprofundar ou começar estudos. GÊMEOS (21/05 a 20/06) Dia de Mercúrio, que está em posição astral favorável para os seus negócios. Finalmente os caminhos ficam mais claros. Clima astral bom para dedicar sua atenção em assuntos práticos, sem voar demais e com paciência. CÂNCER (21/06 a 21/07) É como se você estivesse correndo atrás do tempo perdido, certo? Então aproveite o período astral positivo que vai de hoje até o fim da semana. Leve adiante seus interesses pessoais, já que muitos deles ficaram parados no tempo. LEÃO (22/07 a 22/08) Mais um dia em que a sua capacidade de realização e administração será observada e, eventualmente, aplaudida ou criticada. Mostre que sabe trabalhar duro e enfrentar as adversidades com espírito firme. VIRGEM (23/08 a 22/09) As frequências astrais favorecem o seu signo hoje. Em todos os campos, os caminhos se tornam mais fáceis. Dê preferência às atividades manuais e valorize sua experiência de vida. Novidades a caminho. LIBRA (23/09 a 22/10) Ideias não faltam, assim como empolgação para desenvolvê-las. Porém, hoje é um dia em que as pequenas atitudes serão valorizadas. Astral perfeito para resolver assuntos rotineiros ou familiares. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Conhecimento e companhias experientes são o caminho do ouro hoje. E, se você não conhece um assunto, encontrará quem o conheça muito bem. Isso afastará suas preocupações, restituindo sua confiança. SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Excelente astral para somar a consciência dos limites com a execução de tarefas rotineiras. Mostre para as pessoas que nem só de ideias maravilhosas você vive. CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01) Hoje é um dia em que tudo flui a seu favor, com obrigações cumpridas e ritmo correto. Aceite a realidade e veja beleza nela, dentro do possível para você. Busque uma vida que vale a pena viver. AQUÁRIO (21/01 a 19/02) Há momentos em que você percebe que pouco da vida está sob seu controle, certo? Com força e apoio externo, será possível enfrentar tudo com coragem. A introspecção e o isolamento te fortalecem. PEIXES (20/02 a 20/03) Mais um dia em que a informação certa se soma com a sensibilidade e o realismo. Assim, você consegue dar o melhor no meio familiar e também no meio profissional. Estudos, publicações e viagens em alta.

Amor de mãe desenvolve o cérebro das crianças, diz estudo

Estudo comprova que o amor, o afeto e o apoio emocional materno promove o aumento cerebral e o equilíbrio emocional, enquanto a falta dele pode ter sequelas mentais graves para toda a vida Que o amor da mãe é fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança ninguém dúvida, mas um estudo norte-americano confirma que o amor materno é crucial para o desenvolvimento do cérebro da criança na infância. O estudo foi liderado pela investigadora e psiquiatra infantil Joan Luby, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e concluiu que uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais depressa em crianças cujas mães demonstram afeto e apoio emocional, em comparação com as que são distantes e frias. Imagens do cérebro mostram que esta evolução é maior em crianças menores de 6 anos e que não é possível compensar a falta de afeto nos primeiros anos de vida. Segundo a investigadora, isto se deve ao fato de a grande plasticidade do cérebro das crianças mais pequenas fazer com que responda de modo mais ativo ao apoio materno. Ou seja, o carinho maternal é fundamental para o desenvolvimento cerebral do filho desde os primeiros dias de vida e essa importância prolonga-se por toda a primeira infância. Publicada no “Proceedings of the National Academy of Sciences”, a investigação, realizada em 127 crianças, seguiu-as regularmente ao longo de anos e monitorizou a sua atividade cerebral através de ressonâncias magnéticas.

Teste para mães e filhos

Para qualificar o tipo de mãe, os pesquisadores gravaram-na numa situação de stress, durante a qual tinha que desempenhar determinadas tarefas na presença dos filhos. As mães deveriam concluir essas tarefas e, enquanto isso, a equipe de investigação deu às crianças um presente com um aspecto muito atrativo mas que não podiam abrir de imediato. Situações semelhantes ocorrem várias vezes ao dia em qualquer família, especialmente com crianças pequenas, que exigem atenção em momentos que, por um motivo ou outro, a mãe não pode dar, seja porque trabalha em casa ou cuida de outro filho. Os investigadores explicaram que a razão por trás desse tipo de teste é que essas situações são enfrentadas diariamente por muitas mães e são verdadeiros desafios às habilidades maternas. As mães que conseguiam manter o autocontrole e completar a tarefa, enquanto ofereciam algum tipo de apoio emocional ao filho, foram classificadas como mais afetuosas e acolhedoras. Já as que desprezavam ou ignoravam a criança ou as que agiam de forma punitiva recebiam notas menores no apoio emocional.

Os principais resultados e conclusões da investigação

Estudo conclui que o amor da mãe pode ajudar no desenvolvimento cerebral da criança. As ressonâncias magnéticas mostraram o impacto dessa

diferença de comportamento materno no hipocampo das crianças, região do cérebro localizada nos lobos temporais, responsável por atividades como a memória, a aprendizagem e o controle das emoções. “Pequenas mudanças no apoio emocional geram grandes diferenças no resultado final. A relação entre uma criança e a mãe durante o período pré-escolar é vital, e ainda mais importante do que quando a criança é mais velha”, afirmou a investigadora ao site especializado em ciência Science Daily. “Acreditamos que isso se deve a uma maior plasticidade ce-

O que a quarentena trouxe de bom e de ruim para a nossa vida sexual?

rebral quando a criança é mais pequena, o que significa que o cérebro é mais afetado por experiências no início de vida. Isso sugere que é vital que as crianças recebam apoio emocional e afeto nesses primeiros anos.” A pesquisa mostrou ainda que a trajetória de crescimento do hipocampo se associa a um desenvolvimento emocional mais saudável na adolescência devido ao desenvolvimento dessa região do cérebro durante a infância das crianças. De acordo com Joan Luby, os resultados da pesquisa sugerem que talvez seja possível ajudar as crianças a melhorar

o desempenho escolar, a lidar melhor com a vida adulta e a desenvolverem-se de modo saudável se os pais forem ajudados a aprender a oferecer mais apoio e afeto nos primeiros anos dos filhos. “Também sabemos que dar esse apoio aos pais pode ter um impacto positivo noutras características do desenvolvimento infantil, sejam comportamentais ou de adaptação. Então, temos uma razão muito lógica para encorajar políticas que ajudem os pais a oferecer mais apoio emocional aos filhos“, afirma a psiquiatra infantil.

Vivemos um momento onde tudo é novo, inclusive os comportamentos sexuais, por isso, mulheres buscam diferentes formas de se satisfazerem Nesses mais de três meses de isolamento social, mulheres que estão longe dos parceiros se reinventarem em busca de prazer. Já quem vem passando esse tempo junto, em casa, também teve de procurar alternativas para evitar o desgaste o casamento e esquentar a relação. De uma forma ou de outra, a quarentena mexeu com a nossa vida sexual.

Segundo a sexóloga Andréia Fiamoncini, a quarentena tem ajudado muitas mulheres a redescobrirem a masturbação, por exemplo. A prática chegou até a ser recomendada por governos de alguns países no auge da pandemia. “Independente de ter ou não parceria, a mulher pode explorar a própria sexualidade olhando para esse corpo, tocando, acariciando, sem pressa, sem cobrança.

Para isso, a mulher pode aproveitar enquanto estiver no banho, ensaboar bem as mãos ou usar algum óleo, passar lentamente pelo corpo e usar vários tipos de toques, ritmos e pressões”, diz Andréia. A brincadeira não precisa ser sempre sozinha. “A mulher pode convidar a companhia para essa troca e descoberta. Primeiro um faz no outro e depois troca. A ideia é similar, ou seja, acariciar o outro, cada parte do corpo, com vários tipos de toques, ritmos e pressões. O objetivo é ampliar as sensações, encontrar novas zonas de prazer e estímulos.

Falta de libido: E agora? Todo o estresse do momento também pode prejudicar a vida sexual. O acúmulo

de tarefas, a rotina desorganizada e o estresse, tudo isso pode afetar a libido. “É natural a libido diminuir. A melhor forma de lidar com isso, é encarar com naturalidade essa situação. Para casais, comunicação sempre é o melhor caminho”, recomenda a especialista. Em caso de disparidade da libido entre os membros do casal, vale tentar entender o lado do outro para lidarem com isso juntos, entender as causas que podem gerar a indisposição no outro e encontrar uma forma de amenizar isso. “Outro ponto importante, é o casal ampliar o foco de atenção na relação, olhar pra relação muito mais além do que só sexo, ou seja, investir em atividades que exigem menos esforço como as carícias, beijos, explorar a erotização, desfocar dos

órgãos sexuais. Esses momentos ampliam e reforçam a intimidade do casal”, aponta Andréia. Para a sexóloga, esse momento pode ser uma boa oportunidade para as mulheres se entenderem e abraçarem com naturalidade o comportamento sexual e essas mudanças que acontecem no corpo. “Acho que trouxe à tona que para muitas mulheres, sexo talvez não tenha sido tão importante, mas que pode se tornar a ser, pode ensinar a reconhecer melhor o corpo e a descobrir novas sensações e novos prazeres, pode ensinar que sexo pode ser bom e que pode estar na lista de prioridades e, claro, que a mulher pode ter autonomia e que isso favorece muito na relação sexual e na vida”, concluiu a terapeuta sexual.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.