EM TEMPO - 197

Page 1

MORRE ARMANDO GOMES O médico e ex-prefeito de Nanuque Armando Rodrigues Gomes (83) faleceu dia 23 em sua residência. Ele se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o levou a uma longa internação hospitalar na cidade de Vitória (ES).

Já fora do hospital, Armando passava por um lento processo de recuperação com sessões de fisioterapia. No dia 23, seu estado de saúde se agravou e ao ser socorrido, não resistiu. Na primeira metade dos anos 60 Armando, acom-

panhado de seu irmão, o também médico Nelson Gomes (morto recentemente), chegou a Nanuque para trabalhar no campo da medicina. Pouco tempo depois, adquiriu o Hospital Santa Cruz e nos anos 70, fundou o Hospital Gecy Gomes.

Nanuque, 17 de Julho de 2020 - Ano XII - Nº 196 - Circulação: Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo

EXECUTIVO ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS Prefeito Iran Cordeiro realiza pacote de obras com a recuperação de várias ruas no município

O

prefeito de Serra dos Aimorés, Iran Cordeiro, realiza inúmeras obras de pavimentação asfáltica em ruas do município. Ele contou que as obras foram possíveis graças a emendas parlamentares de deputados na Assembleia Legislativa.

Entre as principais mudanças estão a permissão do ingresso de animais vacinados destinados para abate e exportação em zonas livres sem vacinação e a permissão do retorno de animal originário de zona livre sem vacinação, para participação em feiras ou centrais de inseminação localizadas em zona livre com vacinação. A norma traz a adequação do trânsito de produtos de origem animal entre as zonas livres, ficando vedada apenas o trânsito de cabeça, língua, faringe e linfonodos associados de zonas livres com vacinação para zonas livres sem vacinação. A IN também prevê a obrigatoriedade da atualização cadastral do rebanho pecuário pelo produtor, pelo menos uma vez por ano e a obrigatoriedade de cadastro dos transportadores de animais junto ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

A norma contou com a participação e contribuição de vários segmentos e setores envolvidos e destina-se aos atores que atuam na cadeia produtiva de carnes de animais susceptíveis à febre aftosa, entre eles Mapa, órgãos executores de defesa agropecuária, entidades de classe representativas de profissionais, indústrias e produtores rurais, entre outros. A IN entra em vigor no dia 3 de agosto.

Página 12

SERRA DOS AIMORÉS

Trata-se de uma atualização dos atos normativos aos novos conceitos internacionais, prevista no cronograma do Pnefa para o avanço do status sanitário do país para livre de febre aftosa sem vacinação, segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

“A atualização do regulamento do Pnefa faz uma adequação às diretrizes internacionais vigentes, retirando grande parte das restrições que existiam para o trânsito de animais e produtos entre unidades da federação que possuíam condição sanitária distinta para febre aftosa. Também prevê atividades de vigilância específicas voltadas para esta nova etapa do Pnefa, de ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.

Nos anos 90, entrou para a política e candidatou-se ao Executivo municipal. Mas foi em 2004 que ele se sagrou vencedor ao se eleger prefeito de Nanuque com uma larga margem de votos à frente do segundo colocado. Ele deixou esposa e três filhos.

Bolsonaro sanciona novo marco do saneamento básico com 11 vetos

Instrução Normativa aprova diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa Nº 48 que aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), conforme estabelecido pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Dono de um espírito empreendedor, Gomes olhava para o futuro com otimismo. Nasceu em Alegre (190 km de Vitória), mas foi em Nanuque que o empresário amealhou fortuna com vários investimentos nos setores de hotelaria e pecuária.

A partir da esquerda: Vereador Caburé, vice-prefeito Luciano Loiola, prefeito Iran Cordeiro e Renato Louzi, assessor parlamentar do deputado Carlos Pimenta

Assembleia

INCLUSÃO DE PSICÓLOGOS NOS PROGRAMAS SAÚDE DA FAMÍLIA, PSF, PODE VIRAR LEI

O

Projeto de Lei é autoria do deputado estadual Carlos Pimenta (foto) e já está tramitando na Assembleia Legislativa. O PL é voltado para a obrigatoriedade da presença de, pelo menos, um psicólogo nas equipes da Saúde da Família para acompanhar as visitas domiciliares de famílias que tenham pessoas idosas.

28/03/1937 - 25/06/2020

Página 06

Escola Pública de Serra dos Aimorés anuncia Curso de Açúcar e Álcool Página 03

Acompanhado do vice-prefeito Luciano Loiola, do vereador Caburé e de Renato Louzi, assessor parlamentar do deputado estadual Carlos Pimenta, Iran visitou algumas obras que estão em andamento na cidade. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de alguns parlamentares que têm contribuído com a cidade. “Nossa gestão tem recebido inúmeros apoios na Assembleia e na Câmara Federal. Como exemplo, posso citar o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) que ao longo de sua vida parlamentar, sempre destinou verbas para Serra dos Aimorés. Somos muito grato a ele e a outros que destinam verbas para nossa administração”, ressaltou o prefeito.

Página 03


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.