Page 1


UMA CIDADE

MAIS HUMANA

PRA CHAMAR DE

NOSSA O que acontece em Uruçuí, hoje, mostra a cidade que estamos construindo juntos, com muito trabalho, fé e apostando alto no nosso capital humano. . Na educação, saúde, cultura, emprego, segurança, meio ambiente, quando a cidade cresce, o futuro que queremos se torna uma realidade ainda mais presente. Elevando a qualidade de vida no dia a dia, e proporcionando mais acesso a todas as comunidades, a Prefeitura Municipal de Uruçuí assegura direitos fundamentais, e promove o respeito. É como tem que ser, é como estamos fazendo. A retomada do crescimento é nossa principal meta, e por onde vamos alcançar um destaque ainda maior no estado. Nossa cidade é um canteiro aberto em grande mudança, e essa transformação está apenas começando. Com todos juntos, Uruçuí é tudo isso.

2


3


DESTAQUES 6

ENTREVISTA COM O PREFEITO DR. WAGNER

CULTURA

14

EDUCAÇÃO

ASSISTÊNCIA SOCIAL INFRAESTRUTURA ESPORTE

22

28

34

INTERIOR

Diretor de Arte | Diagramação Carlos Daniel Jornalista Murilo Lucena DRT/PI 1938

Gráfica Gráfica do Povo 4

10

STRANS

20

ADMINISTRAÇÃO

26

MEIO AMBIENTE

32

36

38

Editor Chefe Rodrigo Quixabeira

Tiragem 3.000

16

AGRICULTURA

EXPEDIENTE

Correção de Texto Profª Maria Helena Thallita Paz

SAÚDE

Fotos CCOM Uruçuí Cobra Choca Rodrigo Quixabeira Carlos Daniel


SECRETARIAS E SECRETÁRIOS

INFRAESTRUTURA Ribamar Matheus

SAÚDE Profª Rita Melo

ESPORTE E LAZER João Luis da Silva

EDUCAÇÃO Reisimar gomes

PLANEJAMENTO Fran Pelissari

MEIO AMBIENTE Maria Nilce

ASSISTÊNCIA SOCIAL Letícia Alves Farias

INTERIOR Nezio

GOVERNO Thiago Rafael

ADMINISTRAÇÃO Joscelino Sousa

FAZENDA Raimundo Mascarenhas

AGRICULTURA Samuel Werner

CHEFE DE GABINETE Lis Estrela

COMUNICAÇÃO Evandro Carvalho

FUNDAÇÃO CULTURAL Davi Laurindo

PROCURADOR Alex Neiva

STRANS José Carreiro

CONTROLADORIA Pedro Miranda

JUVENTUDE Allysson Guimarães

ASSUNTOS ESTRATÉGICOS

Romildo Melo

5


ENTREVISTA COM

DRº PREFEITO WAGNER DE URUÇUÍ

O

timismo, autoestima e trabalho duro têm transformado Uruçuí em uma cidade cada vez melhor para se viver e investir. Em dois anos, a Prefeitura tem contribuído fortemente com ações que visam alavancar essa nova realidade, com obras estruturantes pelos quatro cantos da cidade e interior e ações sociais que estão cada vez mais presentes na vida de cada cidadão. QUE URUÇUÍ O SENHOR ENCONTROU AO TOMAR POSSE, E QUAL PRETENDE ALCANÇAR AO FINAL DA GESTÃO?

Ao assumir a gestão do município em 1ª de janeiro de 2017, o retrato do mesmo se mostrava em decadência. Quando se inícia os trabalhos de reestruturamento é que se percebe mesmo, tamanho desmantelamento. Todos os setores, principalmente os básicos como: saúde, educação e mobilidade precisavam com urgência de apoio. Havia poucos recursos e muitos desafios a ser enfrentados. Isso porque as gestões anteriores sempre deixavam as contas da prefeitura em vermelho, comprometendo os serviços e direitos importantes. No entanto, no menor tempo,o quadro foi revertido, apesar do déficit herdado. Foi projetado uma escala de atividades, objetivando a retomada do desenvolvimento urbano e rural, bem como, a realização do pagamento das dívidas. Temos avançado e acreditamos alcançar, as metas que almejamos: uma Uruçuí mais autossuficiente, desenvolvia e servindo de exemplo para a região. QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS DA CIDADE QUE AINDA DEMANDAM MAIOR ATENÇÃO DA GESTÃO?

A Infraestrutura, a Saúde, a Segurança e a Educação são setores que continuam a desafiando. 6

Em nosso cronograma consta a conclusão de obras importantes, dentre elas as duas Unidades Básicas de Saúde: a do Bairro São Francisco e a Unidade Osiel. Seguiremos com a reforma de três grandes unidades escolares; Amanda Carla, Solano e José Cavalcante, com previsão de entrega até o final de janeiro. No esporte, algumas ações foram realizadas. Fizemos a reforma de vários campos de futebol e do Estádio marrecão.Estamos concluindo a reforma no Ginásio Poliesportivo Sebastião Leal. O monitoramento em pontos estratégicos tem garantido maior rigor no cumprimento da ordem. A cultura também não passou despercebida. Música, dança e atividades lúdicas marcam nosso método de incentivo.

"

Pagamos as dívidas ao tempo que projetamos uma escala de atividades que estimulassem a retomada do desenvolvimento da cidade ao campo, e temos avançado nessa meta um pouco de cada vez.

"


7


URUÇUÍ ESTÁ EMPENHADA NA RETOMADA DO CRESCIMENTO, E NA CRIAÇÃO DE NOVAS FRENTES DE EMPREGO E RENDA. DE QUE MANEIRA A ATUAL GESTÃO TEM ESTREITADO AS PONTES EMPREGADORES E EMPREGADOS? QUE TIPO DE INCENTIVOS O GOVERNO MUNICIPAL TEM CRIADO PARA ALAVANCAR ESSES SETORES?

serviço mais ágil a nossa população que vive longe da sede do município.

A manutenção da folha de pagamento dos servidores municipais em dias é um compromisso mantido por mim, desde o 1ª dia de minha administração. Graças a nossa equipe que se empenhada em realizar planejamentos frequentes, zeramos qualquer atrasos herdados de gestões anteriores. Hoje fico feliz em poder antecipar o pagamento de nossos servidores em algumas ocasiões e em promover o poder de compra no comércio e abrir espaço pra uma gestão participativa. EDUCAÇÃO, ASSIM COMO SAÚDE, EXIGE ATENÇÃO ESPECIAL EM QUALQUER GESTÃO. O CENÁRIO EM URUÇUÍ TEM MUDADO, COM A ABERTURA DE NOVAS UNIDADES ESCOLARES E TAMBÉM DE POSTOS DE SAÚDE. DE QUE FORMA O GOVERNO PRETENDE EXPANDIR, E MANTER, A QUALIDADE DE ATENDIMENTO EM AMBAS AS ÁREAS? QUAIS SÃO OS PLANOS PARA O PRÓXIMO BIÊNIO?

8

No setor educacional, se desenvolveu as ações de reformada em três escolas e se objetiva construir, no bairro São Francisco, uma nova unidade, pois foi recebido valores fornecidos pelo FUNDEF e se tem em caixa parte significativa de recursos. Nossa meta é gastar bem, com consciência, daí a existência do ‘Plano de Aplicação’ voltado para as áreais essenciais, dentre elas a Educação, pois se pretende reformular os espaços escolares,climatizá-los e ampliar a frota de transporte. Na saúde não será diferente. Pretende-se,melhorar o acesso assistencial a todos aqueles que precisam, principalmente àqueles que moram na zona rural. A título de exemplificação, se pode enumerar a Unidade de Saúde Básica que se construiu na comunidade Santa Rosa. Esse reforço também é refletido na aquisição de novas ambulâncias que prestarão um

O LAZER EM NOSSA CIDADE MELHOROU COM INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA, REFORÇO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA E DE PROGRAMAS QUE TEM REFORMADO PRAÇAS E ÁREAS LIVRES NA CIDADE. A PROPOSTA DO GOVERNO PRETENDE REESTRUTURAR NOVOS ESPAÇOS? E DE QUE MANEIRA PRETENDE INTEGRAR AINDA MAIS A SOCIEDADE?

Estuda-se cada vez mais, novas maneiras de deixar nossa cidade mais agradável e interresante para seus moradores e visitantes. Não é por acaso que se caminha em sentido único, o da transformação. Para tanto, se criou pontos de acesso wi-fi gratuítos em algumas praças, objetivando a parceria comunicacional da comunidade. Pretendemos usar mecanismos de acesso eficientes que nos conecto com a zona rural.O ano em curso será voltado para inovações na área do lazer. A MOBILIDADE URBANA TEM SIDO UMA DAS BANDEIRAS LEVANTADAS PELA ATUAL GESTÃO, PROVA DISSO SÃO OS MAIS RECENTES INCENTIVOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS PRÓPRIOS OU POR MEIO DE


PARCERIAS. COMO A ADMINISTRAÇÃO ESTUDA MANEIRAS DE TORNAR O TRÂNSITO UM LUGAR MAIS SEGURO A TODOS?

Mobilidade urbana é uma das principais pautas da administração uruçuiense e por essa razão, se trabalha não só para mostrar serviços, mas para encontrar meios que tornem as vias de trânsitos, lugares mais seguros. Fomos contemplados com o Projeto “Avançar Cidades” e aguardamos liberação da verba pela Caixa Econômica Federal, para asegurar o investimento nos dispositores do trânsito, que envolve desde a reforma até a manutenção das vias.

sozinho,se precisa do apoio de todos, principalmente das maiores esferas do poder. Será assim que mostrarei serviço e mudanças ao povo uruçuiense. COMO O SENHOR VÊ URUÇUÍ NUMA PROJEÇÃO DE FUTURO?

Acredito que o município de Uruçuí, em 20 anos, se apresentará de forma diferente, pois esta é a região que mais cresce no estado.Temos a maior renda per capta do estado, bons investidores, e um setor aquecido através do agronegócio que tem impulsionado o mercado local e estreitado pontes com outros estados do país. Nossa cidade está ampliando acessos, se qualiO RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DE URUÇUÍ DIZEM MUITO SOBRE A CONSTRU- ficando cada vez mais e criando meios para se ÇÃO DE SUA GENTE. HÁ UMA ATENÇÃO DO tornar o grande centro irradiador de desenvolSEU GOVERNO VOLTADAS PARA POLÍTI- vimento. As pessoas que aqui vivem se orgulhaCAS DE PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS rão do trabalho que se realizou.Portas e janelas TRADIÇÕES? estão abertas a todas as novas oportunidades A gestão municipal procura trabalhar em sin- que surgirem. tonia com todos os setores. E é por isso que a mesma vem apoiando a Secretaria de Cultura Uruçuí em futuro próno desenvolvimento de projetos que buscam resgatar nossas raízes. ximo será uma cidade NA RECENTE PASSAGEM DAS ELEIÇÕES, O SENTIMENTO ENTRE OS ELEITORES MAIS INDECISOS FOI O DE MUDANÇA. COMO O SENHOR AVALIA A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA DO PAÍS, TENDO EM VISTA O DIÁLOGO COM O GOVERNO DO ESTADO?

Os tempos mudaram e o sentimento de que as coisas não mudam, também. Já não se atende à Velha política. As fronteiras foram rompidas e a população, com veemência reivindicar seus direitos mostrando o que quer que seja feito. Prova disso foi o resultado da eleição presidencial, que acabou levando um candidato sem grandes chances de vitória aparente ao poder. Por isso acredito muito numa política de diálogo entre os governos e pretendo mantê-la com o governo do estado. Acredito ter chegado a hora de jogar foraas diferenças políticas e fazer oposição apenas quando se fizer necessário. Entrarei em contato com o Karnak e se for preciso, com o Planalto, porque não se faz uma boa gestão

"

tranformada. Uma projeção que nos conforta assegurar como sendo a maior no crescimento na região sul do Piauí.

"

9


SAÚDE EM

AÇÃO

10

10


NOVA UBS VAI REFORÇAR ATENDIMENTO A COMUNIDADE EM URUÇUÍ

A

saúde em nosso município permanece em alta, avança com os melhores profissionais e recursos, para atender a quem mais precisa. Está a caminho a mais nova Unidade Básica de Saúde, a UBS São Francisco. Com parte da sua estrutura pronta, a unidade será capaz de realizar procedimentos diários, como a marcação de consultas e também, o acompanhamento de pacientes por meio do Saúde da Família. E mais, vai ajudar a desafogar as demais unidades de saúde do nosso município.

11


TECNOLOGIA QUE FACILITA A VIDA

A

s inovações na área da saúde passam também por uma ampla modernização do sistema de atendimento. Mais de 50 computadores foram implantados nas nossas unidades para facilitar o cadastro e as marcações de consultas. O prontuário eletrônico melhora e assegura com mais precisão, o acesso médico de nossos munícipes. Diante disso, a rede de saúde também foi contemplada com a aquisição de novos equipamentos, tais como: o desfibriladores, videocolposcópios, notebooks e eletroencefalograma que vão auxiliar os profissionais da área a um diagnóstico mais preciso. Consultórios passaram por uma reforma e ganharam móveis novos. Por meio de recursos próprios, a administração municipal também adquiriu duas ambulâncias para os serviços de atendimento móvel, além de dois novos veículos 4x4 através de projetos. Uma das am-

12

bulâncias, de menor porte, foi destinada ao transporte de pacientes entre clínicas, UBS e Hospital.


TRABALHO POR UMA SAÚDE MELHOR

V

árias adequações estão sendo feitas na saúde de Uruçuí e uma delas chega à praça. São as academias populares. Através de incentivo local, a prefeitura tem estudado novas áreas que serão equipadas com aparelhos de práticas esportivas, promovendo ainda mais qualidade de vida, um serviço completamente gratuito. Mudanças também ocorreram nos pontos de atendimentos de regiões como a Nova Santa Rosa, Baixa Funda, Sangue e Pratinha. Salas odontológicas passaram por novidades, assim como equipes que prestam serviços paralelos aos postos de saúde, como auxiliares e vigilantes. Programas de formação continuada investindo em workshops, cursos profissionalizantes, além de maior controle da higiene dos espaços, é um dos marcos que não passam despercebidos pela gestão de nossa cidade.

13


NOSSA

CULTURA 14

14


CULTURA DIVERSIDADE NA MÚSICA, DANÇA E FÉ

D

e janeiro a dezembro, a arte é o principal personagem em Uruçuí. E começa pelo brilho das representações de fé, como as festas do Divino Espírito Santo. Grupos folclóricos de reisados tomam conta das ruas da cidade em explosões de cores, gestos e gerações, que entram em sintonia com a a hospitalidade da região nessa época do ano. Grandes homenagens fazem parte do roteiro cultural da nossa cidade. Dentre elas estão: Homenagem às mulheres realizado por unidades escolares, gincanas e festivais e o VII Festival da Abobora do Povoado Tucuns, animado por bandas locais. Os festejos são celebrações que envolvem toda a comunidade. A praça vira o palco principal para Santo Antônio, em que ao longo de 13 dias, contagia muita gente com o alegria das festas da roça. E não para por aí. Quadrilhas escolares, profissionais locais e diversas pessoas vindas de outras cidades vizinhas fazem até julho, o maior festival junino de Uruçuí. As comemorações cívicas tem lugar

no calendário oficial dos eventos que integram o município e são acompanhados de perto pelo melhor da música instrumental. A Banda Fanfarra, da Fundação Cultural do Município de Uruçuí, embalada por charangas e outros ritmos, já se apresentou em outros estados, como o Maranhão. Saudando mais um ano de nossa cidade, a programação de aniversário reúne shows no céu e também na terra. A queima de fogos é uma atração que ilumina a noite antes das estrelas ocuparem a cena musical. Além de nomes nacionais,bandas regionais e um palco cultural, inclui apresentações de balé da Companhia de Dança do município.

15


MAIS EDUCAÇÃO

16

16


ENSINANDO E APRENDENDO UM RETRATO DA EDUCAÇÃO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

A

educação deu um salto em 2018.Buscou aprimorar ainda mais as metas da Prefeitura nas escolas de Uruçuí. A qualidade do ensino é uma das prioridades da Secretaria de Educação que organiza a área respeitando a lei e carga horária pedagógica. Os métodos utilizados nas salas de aula da rede municipal tem ajudado a desenvolver a interação entre professores e alunos, e de cara, estreitando as pontes entre a escola e a comunidade. A primeira fase desse trabalho é a garantia do livro didático, um marco histórico no município dentro da educação infantil, contemplando crianças de 3 a 5 anos de idade, nas zonas urbana e rural.

17


UNIDADE ESCOLAR AMANDA CARLA

N

ão é apenas o conhecimento nas bases iniciais que foi alimentado, mas qualidade da nossa merenda, chegando a toda a rede. Com ajuda da agricultura familiar, a prefeitura estreitou as relações entre as escolas e os produtores locais, promovendo uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. O perfil do ensino também é rico em vitamina humana. O desenvolvimento de programas incentivando a produção textual, brincadeiras lúdicas, trabalhos sócio-recreativos e de alfabetização a todas as idades através de recursos federais foi o prato cheio em Uruçuí. Essa ponte, aproximou a sala de aula das famílias, hoje, com programa próprio de acompanhamento em parcerias com as escolas que tem dividido responsabilidades com os docentes, durante as reuniões de pais e mestres realizadas com frequência. Nenhuma data importante passou em branco pela Secretaria de Educação, e assim também foram os temas que viraram pauta no dia a dia da troca do ensino-aprendizagem.

18

Palestras, trabalhos escolares e de campo, abordaram desde a violência, saúde, prevenção e segurança, sem esquecer do papel das escolas no processo da construção do respeito.

UNIDADE ESCOLAR JOSÉ CAVALCANTE FILHO

UNIDADE ESCOLAR FRANCISCO SOLANO


O

monitoramento é feito através da aplicação de simulados, de reforço escolar e do atendimento individualizado especializado, formado por uma equipe multidisciplinar que orienta os alunos em situações que requerem maior atenção. Um grande exemplo dessa observação mais de perto dentro da sala de aula é refletida nos estudantes especiais que apresentam dificuldades ao longo do processo de aprendizagem.

Parcerias público privadas seguem a mesma linha do salto. A SEMEC por meio de algumas empresas tem impulsionado o enriquecimento da aprendizagem dos alunos, levando em conta o destaque para a qualificação no mercado de trabalho. Essa contribuição vai além. A educação de Uruçuí ajudou a contribuir com elementos para o Currículo Estadual, seguindo a linha do BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Nessa ótica, investimentos em treinamentos de profissionais da área vem se refletindo na nota do IDEB, melhorando cada vez mais o alcance. Dentro e fora de sala, as ações da SEMEC cumpriam diretamente o pagamento com suas responsabilidades, entre elas, a folha de funcionários, encargos sociais e fornecedores. O encerramento do ano letivo nas escolas de educação infantil dentro do período corrente, demonstram o aumento do desempenho dos alunos do 3º, 4º e 5º ano.

19


20

20


RESPEITO QUE SE VÊ EM CADA ESQUINA DA CIDADE

Q

uem mora em Uruçuí ou quem está de passagem já notou que as ruas do Centro e de bairros próximos estão com sinalização nova e recuperadas. O trabalho diário é feito com a manutenção criteriosa de nossos semáforos, redutores de velocidade e de placas. A organização do trânsito se estende também a nossa gente, desde o acompanhamento de caminhadas, passeatas e carreatas realizadas em datas especiais ou durante campanhas e eventos do município. Um destaque para o trabalho das equipes da STRANS é quanto a restruturação de vias e logradouros públicos, ações de repreensão com as blitz, além de uma rigorosa fiscalização do tráfego, incluindo o transporte remunerado de passageiros, mototaxistas, taxistas e motoristas de linhas interurbanas e rurais. Olho vivo também nas ações junto ao porto do rio Parnaíba, durante o embarque e desembarque de canoas e lanchas, com reforço nos períodos de alta temporada e nos momentos de lazer dos banhos. Nossa equipe de campo recebeu mais atenção e também melhores condições de trabalho. Novos uniformes seguindo o padrão nacional, além de materiais de sinalização como cones, fitas zebradas, cavaletes, placas entre outros. Cerca de 20 agentes de trânsito formam o efetivo de nossa cidade. 21


CUIDANDO CADA VEZ MAIS

DE SUA GENTE

22 22


LUGAR DE (RE)FAZER HISTÓRIAS E CONSOLIDAR EXPERIÊNCIAS

G

arantir o atendimento às necessidades da nossa população é um dever que a Prefeitura Municipal de Uruçuí vem cumprindo a cada nova etapa da gestão pública. Neste princípio, a assistência social está integrada com esse papel transformador, agindo como célula entre o Estado e o cidadão. Nesse empenho de atividades e atenção, voltadas com frequência para a manutenção e para a seguridade das famílias atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social, o trabalho realizado por nossos profissionais tem se tornado cada vez mais referência por meio de programas de atendimento, valorizando a diversidade de cada grupo, articulando a conexão com indicadores ativos de proteção social local e com outros territórios. 23


P

arte desse esforço está nos serviços de orientação, mapeando e organizando a sócio assistência, que promove atenção básica a famílias nas zonas urbana e rural do município, encaminhados a políticas públicas de inclusão. Em 2018, o CRAS em Uruçuí reforçou políticas de prevenção a situações de risco e vulnerabilidades por meio do desenvolvimento de potencialidades, como o do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Nesse aspecto, ações socioeducativas continuadas, integrando crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência tiveram melhores resultados por meio de atividades intergeracionais. Mais de 615 famílias receberam visitas ao longo de 2018, e esse número ainda é maior em relação às que precisaram de acompanhamento. 650 no total, diferente dos atendimentos individuais realizados que superaram os 3 mil.

24

ASSISTÊNCIA SOCIAL TAMBÉM É GARANTIA DE DIREITOS

N

o último ano, o CRAS de Uruçuí tem intensificado ainda mais o cumprimento a garantia de direitos básicos das famílias assistidas pelos programas do centro. Entre eles, os inscritos no Bolsa Família. No programa social já são mais de 3 mil famílias atendidas e 180 novas cadastradas. A quantidade de atividades desenvolvidas nas comunidades com esse público alvo também deu um salto. Quase 400 crianças convivem ativamente com os projetos do CRAS. Cerca de 55 adolescentes, 60 adultos e mais de 120 idosos, completam o ciclo coletivo que divide outras atribuições com o município.


ATIVIDADES QUE FORTALECEM O CONVÍVIO FAMILIAR

Entra em cena o serviço de proteção e atendimento especializado a famílias, o PAEFI, que tem as medidas protetivas como uma de suas principais funções. Por meio do programa são feitas entrevistas e avaliações nos quadros m Uruçuí, o CRAS apresenta uma série iniciais de orientação às famílias, além de atenmecanismos que aproximam e melho- dimento individual e em grupo. ram de maneira expressiva as relações no cenário familiar. E isso começa com a metodo- Os profissionais que atuam através do logia de acompanhamento desses cenários, em PAEFI, também realizam serviços que prestam caráter grupal ou individual. assistência jurídico-social e a relatam todo o acompanhamento durante as visitas domicilia A inclusão por meio do Serviço de Pro- res. Quando necessário, executam medidas de teção Integral e Atendimento à Família, o PAIF, proteção social à adolescentes em cumprimenpromove a qualificação de serviços da rede in- to de regime socioeducativo de liberdade assistersetorial que trabalha de maneira integrada tida, ou mesmo a serviços de proteção à comucom a saúde, educação e habitação. Orientações nidade. psicossociais e visitas através do CRAS Volante, mapeiam o atendimento no município e na Em 2018 foram mais de cinco ações dezona rural, e incentivam a participação em ofi- sempenhadas pelo Centro de Referência Especinas de capoeira, música, canto, e balé. cializado da Assistência Social, que englobaram datas comemorativas,campanhas de combate a violência e ao uso de drogas e palestras. Ao URUÇUÍ SE ESCREVE todo, mais de 60 famílias receberam atendiCOM REFERÊNCIA E mento ao longo do ano. Foram realizadas mais de 80 visitas e cerca de 300 atendimentos. ESPECIALIZAÇÃO

E

H

á muitos serviços de utilidade pública em Uruçuí, mas certamente um dos canais de maior atenção continuada a nossa gente é realizado pela unidade do CREAS. E a valorização disso começa pela família. Fortalecendo a auto estima de crianças, adolescentes, jovens e idosos, a equipe especializada do CREAS investe na integração das pessoas, agindo em situações onde há riscos para a própria vida.Esse resgate acontece através de estímulos que garantem a manutenção dos direitos, além da capacidade de assistência durante todo o processo de atendimento, principalmente para pessoas expostas a cenários marcados pela violência física, psicológica ou sexual, e a condições adversas como trabalho infantil, abandono, violência à mulher e deficiências.

O CREAS em Uruçuí, possui uma equipe técnica formada por seis profissionais: uma coordenadora,um assistente social, um psicólogo e dois advogados que atendem de segunda a sexta- feira, nos turmos: manhã - das 8 às 12 horas e tarde, das 14 às 17 horas.

25


UMA ADMINISTRAÇÃO

COMPROMETIDA

26

26


COMPROMISSO COM O QUE É PÚBLICO E COM NOSSOS SERVIDORES

O

Executivo Municipal se empenha na organização de sua equipe administrativa. Por isso, o trabalho prima pela responsabilidade e compromisso, em sintonia com os diversos projetos do governo, mantendo em dias, por exemplo, pagamentos e recuperando débitos, como o de gestões anteriores que provocaram aos cofres de Uruçuí o déficit de mais de R$ 28 milhões negativado junto ao INSS. O pagamento foi realizado na atual gestão, que promoveu a parte de nossos servidores que aguardavam na fila o direito de aposentadoria, a garantia de direitos fundamentais. A regulamentação do débito beneficiou mais de 40 servidores municipais diretos. Outros serviços realizados em conjunto foi o recadastramento e o planejamento do perfil de cada servidor público, melhorando cada vez a eficácia das ações da PMU.

RESPEITO E VALORIZAÇÃO AO SERVIDOR MUNICIPAL

A

Prefeitura Municipal de Uruçuí atualmente conta com uma organização administrativa, fruto do empenho, responsabilidade e compromisso do prefeito Dr. Wagner Coelho, que, ao assumir a gestão municipal, se deparou com débitos milionários. Foram mais de 28 milhões de reais em contas, principalmente débitos junto ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), herança de gestões anteriores. A Secretaria Municipal de Administração buscou organizar o setor de recursos humanos, fazendo prioritariamente um recadastramento com o objetivo de traçar o perfil do funcionário público municipal. Assim foi diagnosticada a situação

e foram traçados métodos com o objetivo de organizar as instituições, melhorando o organograma de cada secretaria, prestando serviços públicos de maneira eficaz. Devido ao débito histórico junto ao INSS, Uruçuí não tinha condições de aposentar os servidores da PMU. Ao negociar e pagar em dias as dívidas, o sonho da aposentadoria passou a se transformar em realidade. São mais de 40 servidores aposentados na atual gestão, a grande maioria teve seus benefícios concedidos em 2018.

27


TRABALHANDO POR

VOCÊ

28

28


UMA CIDADE EM PLENA TRANSFORMAÇÃO

O

s canteiros de trabalho estão a todo vapor em Uruçuí. Obras que estão acontecendo para melhorar ainda mais o acesso de quem mais precisa, e também para manter em dia serviços essenciais à comunidade. 29


T

udo isso pode ser visto através de programas desenvolvidos pela prefeitura como o que tem recuperado e pavimentado vias asfálticas em bairros por toda a cidade. Tem trabalho também na zona rural, garantindo a manutenção de estradas vicinais que ligam as principais regiões do município, além de novas estradas que seguem dentro do calendário de execuções da atual gestão.

C

onstrução de novas escolas, pontes e academias populares, fazem do planejamento de infraestrutra de Uruçuí um salto no desenvolvimento urbano. A instalação de câmeras de segurança para reforço da vigilância, reforma de campos de futebol e do estádio municipal, além da implantação de galerias, compõe um conjunto de atividades que ganham reconhecimento por parte da população.

30


O

bras que também jogam luz no presente de Uruçuí chegam através do programa "Clarear o Homem do Campo", que beneficiou com energia elétrica mais de 18 comunidades da zona rural. Novos tempos para toda a região.

31


C

onstrução de um aterro sanitário dará destino certo aos resíduos sólidos, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra.

RESPEITO AO

MEIO AMBIENTE 32

32


PREFEITURA DE URUÇUÍ ATINGE ICMS ECOLÓGICO ATRAVÉS DE GESTÃO VERDE

A

s ações ambientais desenvolvidas em Uruçuí em 2017 garantiram ao município, o selo de ICMS Ecológico com certificação B. Através de políticas de meio ambiente, a prefeitura tem reforçado o planejamento de identificação e controle de agentes poluidores, incentivando ainda, a promoção de campanhas educativas. Reduzir riscos de queimadas e gerenciar resíduos sólidos, além de ações de educação ambiental, trabalham em sintonia com o programa de redução e reaproveitamento desempenhado pelo município na atual gestão. Um reflexo disso é o investimento na capacitação de técnicos e gestores voltados para políticas públicas e educação do meio ambiente. Fóruns, oficinas, seminários, mobilizações, caminhadas e palestras, são alguns exemplos de como o trabalho ambiental chega a todos em Uruçuí. A Brigada Municipal de combate a incêndios fornece apoio logístico aos brigadistas e

possui instrumentos que auxiliam de forma mais consciente o uso da água e a conservação do solo e da biodiversidade. Transformar e proteger o espaço vivo é também uma maneira de assegurar qualidade de vida para toda a comunidade. O município possui ações de controle à poluição sonora, visual e atmosférica. Outra medida é quanto a fiscalização do controle legal do uso e ocupação do solo. A criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano também vem ajudando no cumprimento das leis ambientais. O ICMS Ecológico é um forma de estimular os municípios a participarem do processo de desenvolvimento sustentável em larga escala. Esse recurso é promovido pelos estados, com o propósito de se criar meios capazes de transformar a execução de suas atividades em gestões verdes a seus respectivos participantes.

33


A GENTE

JOGA JUNTO 34

34


QUANDO O ESPORTE DÁ UM SHOW, A CIDADE É CAMPEÃ

C

om a administração pública de Uruçuí não se joga, e há um time que faz isso acontecer. O esporte aproxima, integra e abre oportunidades a inúmeras pessoas e comunidades. Cada atividade tem espaço no calendário de Uruçuí e movimenta modalidades como o futebol, ciclismo, e os esportes radicais.

A prefeitura promove a participação em eventos e a cada ano, cresce o número de inscrições em torneios, campeonatos e atividades esportivas nas zonas rural e urbana, são mais de 30 por ano. Destaque também para os recursos voltados ao esporte no município. A reforma de campos, quadras e do estádio Marrecão, assegurarão a continuidade dos treinos e campeonatos da região. Um novo ginásio poliesportivo está a caminho. Foram mais de R$ 30 mil em premiações e bons títulos à nossa cidade.

35


PLANTANDO FRUTOS

E COLHENDO RESULTADOS

36

36


AGRICULTURA FAMILIAR É DESTAQUE NA PRODUÇÃO EM URUÇUÍ

E

ntre 2017 e 2018, inúmeros trabalhos foram desenvolvidos na produção agrícola na região de Uruçuí.Parte deste destaque se deve à agricultura familiar. O apoio ao pequeno agricultor diminuiu a distância entre o produto e o consumidor final e passou a alavancar a produtividade com a ajuda de técnicas que vem facilitando ainda mais a eficiência. Esses métodos tem garantido menos desperdício para a lavoura, em pequena ou larga escala. Hoje, uma equipe de três engenheiros agrônomos, um técnico agrícola e mais dois assessores dão reforço às atividades da Secretaria de Agricultura. Cada especialidade é composta de qualificação superior, incluindo formação continuada. Outro aspecto é quanto a informação. As equipes mantem atualizadas a relação dos pequenos produtores, realizando acompanhamento e orientação nas mais diversas necessidades.

PARCERIAS QUE ALIMENTAM NOVAS IDEIAS

A

mpliar as fronteiras está em pleno desenvolvimento em Uruçuí e não por acaso. A atual gestão mantem relações importantes em vários seguimentos. Na agricultura, a prefeitura procurou renovar parcerias através da Secretaria de Meio Ambiente e estreitar laços com órgãos como a EMATER e ADAPI, ambos com postos de trabalho na cidade. Com o apoio de instituições como: UESPI e IFPI, com campus no município, a prefeitura tem buscado integrar o ensino-aprendizagem à zona rural. Parte desse trabalho visa proporcionar aos alunos durante o processo de formação, atribuições que preencham o currículo obrigatório para conclusão de cursos em áreas de ensino superior ou técnico. Nessa troca de experiências, o homem do campo tem a oportunidade direta de conhecer novos métodos de manejo da terra e animais, recebendo supervisão profissional e técnica, voltadas para a extensão rural. 37


A FORÇA DO

TRABALHO 38

38


BONS VENTOS QUE MOVEM COMUNIDADES EM TODA A REGIÃO DE URUÇUÍ

É

a força do trabalho do sertanejo que dá um novo sentido ao nosso campo, e mais do que produzir, a nossa gente sabe o valor que essa terra oferece. Por isso, a Prefeitura Municipal de Uruçuí segue atendendo às demandas da população que vive nas comunidades, povoados e assentamentos do interior. Nos últimos dois anos,ampliamos o abastecimento de água na zona rural e chegamos a atender novas áreas: as comunidades do Brejão, Buritirana, Porto Velho, São Joaquim e Santo Antônio. A região do Baixão das Cabeceiras, na Estiva, também recebeu um novo reservatório. Também, outras regiões como: Sambaíba, Ponte, Tucuns, Uruçuí Preto, Vão da Arara, Sangue, Jacinto, Pratinha, Três Morros, Vereda de Baixo, Puçá, Joseli, Santa Tereza, Ariosto, Sousa e Corrente, prosperaram. Cada comunidade está passando por grandes transformações. Obras levaram água encanada e com maior controle de qualidade para dentro das casas e a velha política foi deixada para trás.

A construção e recuperação de estradas vicinais, implantação de maior frota de ônibus escolares, encurtam distâncias entre a cidade e o interior. E não é tudo. A saúde chega a passos longos a quem mais precisa. O Mais Médicos, o PSF, o CRAS, e muitos outros, estão indo ao encontro de todos aqueles que ainda não recebe assistência integral de todos os serviços que a PMU dispõe. Nos próximos anos o cenário será de mais incentivos que irão conectar essas comunidades através do esporte, da cultura e da promoção através da renda.

39


www.urucui.pi.gov.br 40

Profile for CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO URUÇUI

Revista PMU Construindo um Novo Tempo - Edição 002/2019  

Prefeitura Municipal de Uruçuí, Revista anual Edição 002/2019

Revista PMU Construindo um Novo Tempo - Edição 002/2019  

Prefeitura Municipal de Uruçuí, Revista anual Edição 002/2019

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded