3 minute read

INVESTIMENTO NO EXTERIOR: UMA SAÍDA PARA A PROTEÇÃO DE CAPITAL

O ano começou cheio de preocupações para os investidores brasileiros. Com isso, muitos avaliam fortemente a possibilidade de investir fora do país. Dentre os fatores que levam a esse questionamento, estão várias dúvidas, principalmente em relação aos caminhos que serão tomados pelo novo governo federal.

Outro ponto que ocasiona preocupações está relacionado aos atentados à democracia ocorridos no país, que aumentam ainda mais o questionamento de quem tem dinheiro investido. Sem contar os escândalos financeiros, como o relacionado às Lojas Americanas, que ocasionam insegurança em confiar nos modelos de gestão das empresas brasileiras.

Advertisement

Com um cenário caótico, muitos especialistas de mercado já reestabeleceram a discussão entre participantes da “dolarização da carteira” de investimentos e a aplicação direta ou indireta em ativos no exterior.

Em contraponto a essa possibilidade de crise institucional que afugenta os investidores, existem fatores que tornam o investimento no país interessante. Um exemplo disso é a taxa básica, que está hoje em 13,75% ao ano, garantindo os maiores juros reais do mundo.

Segundo especialistas, o debate é positivo, mas deve partir de um pressuposto. “É importante que se tenha em mente que em uma decisão dessas é preciso sempre estar antenado ao que ocorre no mercado e sempre variar os rendimentos em diversos tipos de aplicações”, conta Paulo Henrique Ferreira de Almeida Filho, sócio e head de operações internacionais da Braúna Investimentos.

PAULO HENRIQUE FERREIRA Sócio e Head de Operações Internacionais Braúna Investimentos

Para explicar melhor como investir no exterior, Paulo Henrique t irou as principais dúvidas sobre o tema.

Como fazer um investimento no exterior?

Para investir no exterior, uma das melhores opções é abrir conta em um banco ou numa corretora fora do país. Com esse movimento, o investidor possui proteção do capital em outra jurisdição, bem como relação direta com os ativos escolhidos para investimento.

Existem riscos nessa operação?

Em questão cambial, de fato, comparar uma aplicação em moeda forte, como dólar ou euro, ao real brasileiro coloca tal operação em vantagem. Entretanto, a segurança desse tipo de operação dependerá do tipo de investimento feito no exterior. Assim como acontece no Brasil, alguns investimentos possuem um fundo garantidor de crédito — como acontece nos EUA, que possui o fundo garantidor Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC).

Como ficam os impostos?

O valor dos impostos varia a depender se o investidor mantém uma conta em sua pessoa física ou se ele investe por meio de pessoa jurídica situada no exterior (offshore)

Quando o investimento estiver aplicado direto em pessoa física, deve-se apurar mensalmente os rendimentos e oferecê-los à tributação do imposto de renda sobre ganho de capital ou carnê-leão no Brasil.

Caso o investimento esteja posicionado em sua empresa, o investidor pagará o imposto de renda sobre ganho de capital ou carnê-leão quando os lucros forem distribuídos ou devolvidos para pessoa física. Via de regra, manter o dinheiro nesse formato é bem mais vantajoso que no primeiro caso, visto que:

1. há o diferimento do imposto (o imposto é pago quando o dinheiro vem pra pessoa física);

2. há compensação dos ganhos com perdas em aplicações, que não acontece quando o dinheiro está numa conta pessoa física;

Por outro lado, há também pontos a serem considerados nessa conta, como a manutenção da contabilidade no Brasil ou no exterior, que fatalmente gerará um custo para o investidor.

Como acompanhar os investimentos nesses casos?

Todas as corretoras possuem modernos dashboards para que o investidor acompanhe a evolução de seu portfólio, bem como lâminas com balanços de analistas relevantes no mercado.

Quais são os tipos de investimentos mais inteligentes nesses casos?

Os tipos de investimentos variam de acordo com o perfil do investidor. Entretanto, atualmente, vemos um forte movimento para renda fixa americana devido ao cenário que a maior economia do mundo tem apresentado, com alta da taxa de juros por parte do Banco Central americano.

Pontos positivos e negativos nesses casos

Como ponto positivo, podemos validar o fato de o investidor ter um rendimento em dólar, pré-fixado, junto a uma das moedas mais fortes do globo e a que mais se valorizou nas últimas duas décadas perante o real. Como ponto negativo, podemos citar o câmbio, visto que o cliente, no momento de saída do recurso, pode não pegar uma boa cotação. .

• REESTRUTURAÇÃO EMPRESARIAL • GESTÃO TRIBUTÁRIA

• GESTÃO DE CRISE • RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

• PLANEJAMENTO EMPRESARIAL, PATRIMONIAL E SOCIETÁRIO