T1301 revista de seguros março de 1947 ocr

Page 1

NUA RIO DE

SEGUROS única obra esta· tistlca de seguros uo Brasil

il

REVISTA·0( S(GUROS SEGUROS E

Restam ainda alguns ~xemplares da edição de 1946. Pre; o de cada e)(emplar Cr S 60,00

.....

Março de 1947

JANEIRO

Fundador: CANDÍDO DE OLIVEIRA Diretor Re~>~~>onsavel: ABILIO DE CARVALHO Diretores:

sé V. Borba, João Santiago nles e David Cau:zpista F. 0

.

Consulto r Tecnico: RLOS BANDEIRA DE MELLO Redator: ÀVIO BRASIL

SUMARIO 1uro de Vida e Outros- Redação cloonalização de Seguro - David ,wnpisla Filho.

tgente de Seguro de Vida deve Sler un santo - R t>natc. de Alencal', . TO SEGURO - Companhia de egurus Gernis. mo Transpories - Uma obriga·ão negligenciada Adriano clauio Zander.

tituto de Prev idencia Social Luiz Celeste. bania - Comp. Nacional -de Se· ·uros. aia do seguro no Brasil. oubo de n1 ercado rias nos portos rasileiros - Darcy Vieira Mayer. America _ Comp. Nacional dP ieguros dle Vida (Rc latorio). itaUva Terrestres Acidentes e ·ansportes (Relatorio). panhia de Sleguros Aliança da iahia (Relalorio). Fortaleza - Comp. Nacional de eguros (Relaloric.). panhia de Seguros Nictheroy Balanço).

An::ierica Terrestres, Maritlmos Acidentes. !ndependencia Cbmp. de Se· uros Gerais. npanhia de Seguros da Bahia. tnto ·paga o seguro . de impostos. norabilia.

VISTA DE SEGUROS

50,00 60,00 100,00 120,00 5,00

de reputaçAo .-m Uqutdaç!IN ..atisfatórtas. FILIAIS:

Rio de Janeiro !llio Paulo

NUM. 309

Seguro de vida e outros

Redação e Administração: Rio Branco, 117-3.• • Sala 305 Telefone: 23-5506

RIO DE

, Mais de um . . .lo

Brasil, porte simples . . . . . . . . . . . . . • • .. .... Cr$ Brasil, registrado ·. . . ........• , ........... . Estrangeiro, porte simples . . ...•......... Estrangeiro, registrado . . ..•...... , .. , ... . Número avulso . . . ... ... ......... ..... . . "

REVISTA DE SEGUROS

YORKSHIRE fnsuranoe Co. Ltd. Fundada em 18214

CAPITALlZAÇÀO

A S S I N A T U R A S:

NO XXVII

THE

O seguro foi institwido para garantir a propriedade comerciaJ e depois a individual, contra os azares da vida. A propri.a pessoa, in totum ou parcialmente, pode ser. obje-to deste contraio, assim como os direitos ligados à sua cxistencia.. Os direitos lambem são coisas e se di$em coisas _tncorporeas. O segt1ro 1111mtem a propriedade e e-sta é a base natural do edifício economicp, tal como a família é a do edifício so.cial;; é, como esta, lei qa 11a.ture:::a vigente, mesmo no mundo animal. · O instituto de propriedade, nascido para a pr1Jpria defesa dos vencedores na luta economica, permaneceu sempre e permanecerá, apesar de todas as tentativas de demolição, porque eorresponde à necessidade fundamental de defende, um-a posição que todos, embora alternadm1'Lente, acabam por ocupar. A tm'efa das classes dirigentes não é ilúdireuJ-Se, mas compartilhar dos frutos da mes111a civilização, e11caminlwmdo-os para uma compreensão reciproca; não é dominar, mas educar a plebe, dos tumultos, para transforn1.<V-la em povo que ascende para a ma.is alta con· ciencia coletiva. A atividade do homem é uma força criadora. A vida tomada em conjunto nas su-as aptidões, pode ser avaliada il'uma certa importancia. O Cod. Civ. declara que a vida t ' as facuTda.dcs lmma.nas tambem se pode·m estimar como objeto m:::oavel e segurar, no ·valor ajustado, contra os ris· cos possíveis, como o de morte involuntaria, inhabilitação para trabalhar e outros semell;antes. O seguro é, portanto, uma índenisação da perda dessa energia, qu.e cessará em1.t a i11capacidade ou com a morte. Obrigando-se, mediante um premio, a verter uma sonw em consequencia do risco . assumido, o segurador especula com a. diferença das q1tantias pagas pelos segurados e as indenisações a desembolsar em consequencia do sinistro. O seguro, no parecer de· sabias escrit01'es, é, em regra, ltm ato . de previdencia e de simples administração pa.ra o segtwado que procura pôr-se a salvo .dos perigos que ameaçam a sua pessoa.

387


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
T1301 revista de seguros março de 1947 ocr by CNseg - Issuu